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Ver Versão Completa : Engesa Fi 88 - Tornado Lála



alan rodrigues
18/05/2007, 22:42
Olá amigos, comprei meu engesa há aproximadamente 01 ano, (só alegria) e não sei pq até o momento ñ o apresentei oficialmente aqui no FROTA 4X4, peço desculpas por isso, apenas algumas fotinhas espalhados no campo ENGESA.
Mas vamos lá, p/ tornar oficial: Embora a tradição, visto no site, diga q tem q batizar na trilha, eu o chamei de TORNADO, pq no dia em q fui buscá-lo e levar p/ esposa e filha conhecerem a máquina, caiu um tornado em Piracicaba que inundou até o shopping. Mas qdo minha filhinha o viu, já disse q era dela e o chamou de Lala, dos teletubies, e assim já ficou com nome e apelido.
Vejam a fera. Primeiro como comprei, depois já coloquei pneus 33 e troquei o hidrovácuo original p/ o da S10, devido a um belo susto na hora de pisar no freio.

alan rodrigues
18/05/2007, 22:50
Após a compra o primeiro passeio foi para Ilhabela para comemorar em gde estilo, onde fomos até a cachoeira da lage e castelhanos. Depois mais alguns passeios e trilhas para começar a pegar o jeito da coisa, e digo: estou muuuuito satisfeito com a viatura. Vejam mais fotos agora com a diversão.

Kim
18/05/2007, 23:00
Parabéns pela viatura, tá show!!!!

Acho que já vpi alguma foto perdida por aí!!!

Abraços.

Kim.

alan rodrigues
18/05/2007, 23:01
Bom pessoal, após colocar os pneus 33, achei q a viatura ainda ñ estava com um visual legal e achei q iria pegar na carroceria, então coloquei calços e após troquei a grade pela do Marruá.
Mais fotos.
Bom, estes dias, durante uma trilha, comecei a perceber um barulho diferente e qdo fui no mecanico p/ ver o q se tratava, o Engesa ñ fez feio como outros carros q qdo vai na oficina o defeito some. Ele mostrou o q queria e onde doia. Desta forma, foi aberto o diferencial dianteiro e p/ meu espanto, só tinha água, o lubrificante havia sumido. Resultado: troca de todos os rolamentos, e aproveitando ainda a internação, troca dos rolamentos de roda dianteiros, retentores, todos do munhão e mais dois na saída do cardã q não me recordo corretamente o nome, sendo q os rolamentos de roda traseiros e óleo do diferencial traseiro ainda bem, estavam bons.

alan rodrigues
27/05/2007, 19:08
olá Kim, obrigado. Tenho acompanhado as novidades do Brancão.
Para o tornado acabou de chegar um Kit de buchas do Marcelo. Ele tá com um baita balanço lateral nas curvas. O Nero me aconselhou a ver as buchas panhard, só agora deu p/ comprar e optei no jogo completo, pq todas estavam desgastadas e eram de borracha ainda. Dizem q é assim mesmo, q o engesa é bem macio, mas tenho ainda a impressão q a traseira do tornado tá meio caída. Preciso verificar amortecedor e mola.
Diga p/ mim, parece q o escape do brancão está com saída traseira. Pretendia deixar o Tornado assim. Mas nas oficinas de escape fui informado que o cano passaria muito próximo ao tanque de combustível e iria acabar esquentado o mesmo, sendo perigoso. Isso procede? Como vc fez no Brancão? Pensei em colocar algum tipo de isolante. abraços. alan.

Kim
27/05/2007, 21:48
Caro alan rodrigues!

Bem, no engesa, não usei nada como prestação, e olha que passa a 1cm de distância.

Segue algumas fotos do sistema de exaustão (chick né).

Sobre a panhard, comprei o kit do Marcelo, muito bom mesmo, aconselho, mais voltando a barra, coloquei as buchas do feixe de mola da D40, sendo que há necessidade de diminuir o comprimento no torno, o mesmo saberá o que fazer.

Ficou excelente, pois a mesma é de borracha de alta resistência, não estraga mesmo.

Abraços.

Kim.

ps.: As fotos são em sequencia do meio até o final.

cristiano
27/05/2007, 23:50
Bom pessoal, após colocar os pneus 33, achei q a viatura ainda ñ estava com um visual legal e achei q iria pegar na carroceria, então coloquei calços e após troquei a grade pela do Marruá.
Mais fotos.
Bom, estes dias, durante uma trilha, comecei a perceber um barulho diferente e qdo fui no mecanico p/ ver o q se tratava, o Engesa ñ fez feio como outros carros q qdo vai na oficina o defeito some. Ele mostrou o q queria e onde doia. Desta forma, foi aberto o diferencial dianteiro e p/ meu espanto, só tinha água, o lubrificante havia sumido. Resultado: troca de todos os rolamentos, e aproveitando ainda a internação, troca dos rolamentos de roda dianteiros, retentores, todos do munhão e mais dois na saída do cardã q não me recordo corretamente o nome, sendo q os rolamentos de roda traseiros e óleo do diferencial traseiro ainda bem, estavam bons.

Alan, você tem que adquirir o costume de verificar o óleo dos diferenciais, caixa e redução e às vezes até motor quando entrar em alagados.

É normal quando se compra o primeiro jeep achar que nada acontece quando se tem snorkel e se respeita o limite da viatura, porque nos relatos ninguém costuma colocar que verificou que se houve contaminação ou não, é automático.

Forte abraço

alan rodrigues
29/05/2007, 13:25
É isso ai Cristiano aprendi do jeito mais difícil (caro), agora vou sempre prestar mais atenção nestas coisas.

Kim ñ entendi, sobre a panhard, o kit do Marcelo já ñ vem com essas buchas, vc poderia, por favor, esclarecer para o novato aqui sobre as buchas do feixe de molas da D40. abraços alan.

Kim
29/05/2007, 17:46
Caro alan rodrigues!

Bem, no engesa, não usei nada como prestação, e olha que passa a 1cm de distância.



Digo proteção.

Sobre as buchas, da panrahd (aquela que fica paralela ao eixo, com uma ponta no eixo e outra no chassi, para o veículo não chaqualhar de lado), coloquei pois ainda não havia comprado o kit do Marcelo, foi a solução que havia encontrado no momento.
as buchas da D40, vão no olhal das molas trazeiras (feixe), sendo duas de cada lado na D40 (são todas iguais). elas são mais compridas, então levei em um torneiro (quase não saio de lá rsrs), então a parte metálica externa, deixou do tamanho do olhal da panrahd e, a bucha interna, deixou com o tamanho do suporte no eixo/chassi.

Só fiz isso por que não tinha o kit do Marcelo e as buchas que tinha estavão péssimas.

Abraços.

Kim.

alan rodrigues
29/05/2007, 22:56
OK, entendi, amanha a viatura tá indo p/ trocar as buchas. Vou pensar em fazer o sistema de exaustão semelhante ao seu. Ficou chic mesmo, parabéns. abraços alan

Kim
29/05/2007, 23:25
Caro Alan!

O que uso no meu é um "JK" da vanzin no meio e um "turbo senna" na ponta, sendo que retirei a "telinha" que ele tem no meio, olhando contra a luz entenderá o que quero dizer!

essa telinha é para não dar ressonancia em carros de 1000cc!

Abraços.

Kim.

alan rodrigues
05/06/2007, 22:34
Pessoal, acabei de trocar as buchas da viatura. Como já mencionei, coloquei o kit do Marcelo Buchli.

Ñ tem comparação. Parece q estou andando c/ outro Engesa. Acabou aquela onda na traseira. Já fiz um pequeno teste com ele - 5º Pira na lua - ficou d+.

Em tempo - ñ vai ser preciso trocar amortecedor e molas, o meca disse q testou os amort. e ainda estão bons, as molas foram medidas e estão com medidas próximas das originais.
Cada vez + feliz com a viatura. abraços a todos.

alan rodrigues
13/11/2007, 00:13
Olá turma, após um período de estiagem, finalmente choveu e todo mundo tava louco p/ fazer uma trilhinha. Tb fui, e me empolguei, resultado: planetária e satélite moídos.
Bem uso pneus 33 no Engesa e gostaria de perguntar aos amigos o q provavelmente foi a culpa da quebra.
Em uma estrada rural, numa curva, a + ou - 60 Km/h, puxei o freio de mão (sem desengatar) para a traseira escorregar e fazer a curva. Em tempo, já fiz isso algumas vezes em outras oportunidades. Depois na trilha após uma grande inclinação, para entrar num riacho, tentei sair do outro lado e neste local, tb com subida bem ingreme, onde um cj com bloqueio e outro Engesa tentou umas 3-4x para conseguir subir, percebi que dei uns trancos legais e escorregava para o lado. Não consegui subir e fui rebocado. No momento não percebi nenhum barulho diferente. Andamos novamente por estradas fiz curvas e após passar por outro riacho e enfrentar um subidão bem mais ingreme que o anterior, local onde ninguém conseguiu subir a não ser rebocado, tentei subir somente uma vez e tb fui rebocado e neste momento percebi um barulho diferente. Após lá em cima com calma fomos verificar e o barulho era proveniente do diferencial traseiro. Bom é a primeira vez que abro o diferencial traseiro do Tormnado Lála e foi trocado a planetária, satélite, pino e rolamento da coroa. Então a quebra seria proveniente dos trancos, do cavalo de pau ou combinação de ambos?
É bom que ninugém precise, mas se precisar, o nº do conjunto planetária satélite pino (marca THIP) é PH1482, compatível com a F1000 até 1992. Rolamento da coroa nº 25577 e capa 25523.

alan rodrigues
15/01/2008, 23:39
Atualizando a ficha do brinquedinho preferido.
Retirei a capota de fibra e instalei uma capota conversível da Atlantida. Tive que trocar também os retrovisores, que tinham suporte nas portas de fibra. Acho que agora a viatura ficou realmente com cara de jeep. Passear com a capota abaixada é bom demais. Agora vou perder o restinho de cabelo.
Durante a instalação andei um tempo sem as portas, adorei, estou até pensando em fazer alguma coisa com velcro e botão de pressão semelhante a fixação da parte lateral da capota, para retirar as portas com facilidade para poder curtir.
Será que daí vai aguentar o vento quando sair na estrada?
Segue umas fotinhos. alan.

zguilherme
18/09/2008, 15:11
opa alan, tudob om, eu to ficando cadudo, e agora q vi q tens fotos heheheeh, muito bacana cara... tua viatura ta linda.

e a capota, q tem achado dela em? putz e vc saiu da de fibra pra lona em... e eu querendo ir pra fibra o meu deus....

Entao sobre o cavalo de pau creio q foi responsavel tmabem pela quebra do conjunto, pensa, o motor rodando, deixando o voltante do mortor na inercia sendo brecado de uma so vez... alguma coisa iria quebrar.... o mais fraco acaba se partindo, ai eh engrenagem, ponta de eixo, carda... e tc.. entao travar o freio de mao assim... nao acho bom nao em.

e as novidades da viatura, cmo q ta?

q motor ta rodando?

abracos

alan rodrigues
21/09/2008, 18:24
olá zguilherme tudo bem.
Meu engesa ta com motor do opala 4cc. As vezes acho ele um pouco fraco qdo mais exigido, mas a forma que uso a viatura, ta bom d+.
Agora devagar e sempre, nada de novos cavalos de pau c/ a viatura, ficou caro a brincadeira. Mas o lado bom é q agora sei q o conjunto é novo, (dianteiro e traseiro)é só cuidar.
Novidades da viatura: Qdo comprei (2006) optei pela troca do sistema de hidrovácuo e cilindro mestre, foi instalado da S10. Neste ano "fui aconselhado a trocar" o reparo do hidrovácuo e do cilindro mestre. Na segunda vai p/ oficina de novo, não tá legal. vamos ver se ainda tá na garantia.
Troquei a bomba d'água e dei uma geral no carburador (h-34). Depois dessa geral, melhorou bastante o rendimento. Consumo na cidade em torno de 3,5 a 4 Km/l.
Até que enfim mudei a saída do escape, da lateral, para a parte traseira semelhante ao do Kim.
Troquei esta semana, os cabos de vela, tampa do distribuidor, bateria e nova manutenção do motor de partida, com troca de bendix, bobina etc etc. Esse pega muito barro e vai travando já fiz 2 ou 3 vezes. Sabe como colocar uma proteção no motor de partida?
Qto a capota, fiquei muito contente qdo tirei a de fibra e instalei a de lona conversível. Acho que jipe tem q ter capota conversível. A instalação da capota foi feita por uns amigos que me ajudarão. Não gostei da instalção das portas que não ficou legal. Pior a janela que encaixa na porta, não gostei do sistema.
VC acabou de colocar a conversível e tá pensando em por capota de fibra?

zguilherme
22/09/2008, 02:01
ops parceiro, nao eh q a minha eh conversivel, ela eh de lona, mas fixa, eu nao baixo a capota, nunca baixei em jipe algum...

mas... eu to pensando na de fibra sim, pelas portas... gosto das portas de fibra.... a macaneta da minha porta eh ridicula.... entao.... por isso q estou optando.

mas... bom sobre protecao do motor de arranque... tipo o q vc pode colocar eh uma aba de borracha na caixa derodas... ali tampando... por dentro do paralama, ou por baixo do motor de arranque.... dai da uma ajuda boa viu... acredite. fiz isso em um jipe q tinha motor de opala.

agora nao fiz ainda no engesa.... um dia farei q estiver com muita paciencia hahahhaa.

ta lindona a viatura viu.... show demais...

entao, mas o sistema de portas, eh meio ruinzim neh... pra coloca a parte de cima da janela... o meu deu trabalho pra acabar com o ruido viu... putz... pq ela balancava e fazia uma batecao.... inferno mesmo.

detalhes, q me esquenta a cabeca

mas sim, penso em por uma de fibra.

alan rodrigues
23/09/2008, 22:46
Olha cara, qdo andei com a capota abaixada adorei. Agora acho q ñ troco mais a conversível. Preciso um dia rebater o parabrisa para experimentar, o meu ainda ta com silicone prendendo ele e até agora não abaixei. Vc devia experimentar passear sem capota, antes de pensar em comprar a fibra.

Já pensei em fazer uma proteção na caixa de rodas, com camara de pneu, mas até agora nada.

Vi tb uma proteção total para o motor, acho q preso no chassi envolvendo toda a parte de baixo do motor, com um material semelhante a isolante de capo só que mais rigido. Pensei em colocar, mas será q não vai influenciar na temperatura do motor, o meu trabalha com o ponteiro colado na faixa vermelha.

qto a capota rígida a minha tá aqui guardada, se tiver interesse?
abraços alan

zguilherme
24/09/2008, 02:34
opa alan, a capota de lona eh show neh cara, nao tem o q falar, so q as portas eu gosto de fibra, pq da melho visibilidade.

mas me diz, quanto vc me faz sua capotinha em????

rapaz... eu nao sei, mas acho q poderia sim aumentar a temperatura, se vc selar o motor.... e isso nao vai ser bom.... vc acha necessario fazer este fechamento pq? qual sua ideia/:???

alan rodrigues
24/09/2008, 22:14
zquilherme, a algum tempo fiquei sabendo q capota semelhante a minha foi vendida por R$ 2.900, inclusive foi o preço q meu amigo q comprou junto a de lona, vendeu a dele. Hoje não sei o preço, acho q esta nessa faixa, (vou pesquisar, se tiver diferença te aviso). Se realmente for esse preço, poderia ver algum desconto p/ pintar na cor q desejar.
Qto a fechar a parte de baixo, ñ sei se é boa idéia, é q qualquer poça de água faz o engesão parar. No meu caso a hélice do motor funciona direto, jogando água/barro pro motor todo, não tenho ventoinha, q já fui orientado a instalar, mas até agora não fiz. (tá funcionando bem acho q vai continuar assim). Coloco de vez em qdo proteção no distribuidor, mas com o tempo estraga e preciso trocar.
Qdo tinha opala tive problemas de aquecimento, só de lembrar, arrepia.

zguilherme
25/09/2008, 09:22
rapaz... q coisa em, eu tambem to com a helice ligada direto no motor, 6 pas... mas nao tenho problema algum com aquecimento... nem em trilha... meu motor ta sempre fresco, e olha q eh um q20b e anda sempre bem reduzido... na rodovia tambem nao da nada, mas como nao tenho alternador a agua nao da problema.....

talvez vc fazer uma COIFA na parte debaixo da helice, e nas laterais do radiador, canalizando o fluxo de vento funcionaria muit obem para o resfriamento do motor, todos nos estamos fazendo isso, e ainda acaba com o problema da lama ser jogada pra todo lado.

talvez seria uma solucao, senao me engano o Dr. Guilherme , meu ilustre xara, fez.... e ficou muito bom.

eu estou fazendo, so q tem tanta coisa pra fazer q isso vai ficando por ulitmo ... kkkkk...

entao eu to precisando de uma capotinha de fibr,a apesar q a minha de lona eh show.... mas as portas tao complicadas viu.... to querendo uma porta de fibra mesmo. dai compro o conjunto, capota etc... e vou usando as portas, depois instalo a capota.

e q tem feito na viatura parceiro?

eu agora, vou fazer o isolamento termo-acustico das portas, q sao um lixo kkk serio, pessimas.... pelo valor q paguei elas nao valem a metade...

sao apenas uma casquinha bonita...

mas o funcionamento eh fraco, e muito.

entao vou usar aquelas espumas de poliuretano, q vc bate um spray e ela vai crescendo e crescendo e vira uma espuma... sabe? dai acho q vai melhora muito, e vai deixar a porta mais resistente. assim espero.

mais detalhes te passo estes dias quando fica pronto kkkk.... sempre tem algo pra fazer.

abracos

JG

alan rodrigues
29/09/2008, 22:06
olá amigo, boa idéia em fazer uma proteção na parte de baixo e nas laterais da hélice, acho q vai melhorar bastante o problema, foi bom falar c/ vc. preciso treinar mais minhas habilidades manuais p/ por a mão na massa e fazer alguma coisa eu mesmo.
Agora vou precisar trocar os rolamentos de roda dianteiros. Estou verificando que preciso trocar aproximadamente a cada ano. Infelizmente ando pouco com o engesa, somente em alguns finais de semana e faço poucas trilhas. De quando comprei em 2006 até agora, andei 8500 Km - o antigo dono retificou o motor e zerou o velocimetro - mas uso pneus 33, será q é devido ao tamanho do pneu q esta precisando trocar tanto.
Sempre comprei marca tinkem (recomendado por todos). to desconfiando que são dos falsos. será que compensa colocar FAG
Engraçado que toda vez que vai p/ a oficina p/ trocar, mando verificar os traseiros, pois ainda ñ tenho flutuante, e os traseiros nunca foram trocados. vamos ver dessa vez.
Qto a capota e as portas de fibra, qdo as retirei, andei um tempo sem as portas. O engesa já chama a atenção, sem capota e sem as portas então, as pessoas olhavam ainda mais admiradas.
Boa sorte na sua empreitada, descobri logo que comprei o engesa, que sempre queremos instalar algo a mais na máquina.
abraços
alan

zguilherme
29/09/2008, 23:54
e um buraco sem fundo neh alam! ahahahahah sempre vamos inventar algo...

agora os pneus 33 sim forcam mais os rolamentos, os tinken sao muito bons eu uso... ou INNA... tipo, podem ser falcos sim, ja ouvi fala disso, mas compra em um distribuidor bom q nao da problema... entretanto o desgaste prematuro pode ser na hora da instalacao, ouvi casos de gente q pinga solda pra deixa o rolamento no lugar etc... e isso nao pode...

o flutuante eh uma necessidade, entao ,tem de troca os rolamentos mesmo, vale a pena o cuidado... eu to pra montar o flutuante, to juntando grana pra ele....

pq morro de medo, e ainda quero usa pneus 35... entao da e ja viu.

olha... este motor seu vai fica quando vc for kkkkk..... pq agora q ta retificado, motor bom toda vida.... ainda mais rodnado pouco.

mas estas viaturas nossas tem um charmetodo especial, aind tem gente q me pergutna se eh importado , acredita??? kkkk

offban
20/12/2008, 06:27
Alan, vi vc falando aqui no seu tópico q o motor do seu Engesa morre mto pq molha.

Ainda sou meio novato aqui, mas em pesquisas pra aperfeiçoar o motor do meu (q tb é 4cc Opala) vi uns tópicos falando do carburador e do distribuidor q me interessaram mto.

Tem o Sérgio aqui do fórum da MotorSpice (inclusive o login dele é motorspice) q apresenta a alternativa do equipamento DIS q substitui o distribuidor com perfeição e melhorias no rendimento e potência, e acaba com as falhas.
Tem até vídeo do motor funcionando jogando água em cima dele.

Dê uma conferida q acho q vale a pena. Eu já entrei em contato com ele e com o representante aqui de BH e vou fazer isso nessa próxima semana agora.

alan rodrigues
23/12/2008, 15:22
olá rick fields, (o vídeo ainda não vi) mas antes de optar pelo DIS, primeiro vou tentar algo mais simples e barato, como proteger a hélice do radiador, (a minha fica ligada direto) proteger o próprio distribuidor e a bobina, e ainda melhorar um pouco as laterais do motor (qdo coloquei os calços, verifiquei q ficou um espaço gde ali). Percebo q qdo entro na água os pneus jogam ela pra cima e a hélice cuida de espalhar agua pro motor todo.
Se optar em instalar o DIS, bota suas impressões aqui p/ todo mundo acompanhar.
Feliz natal e um ótimo ano novo passeando com o Engesa. alan

fpc3
26/12/2008, 02:26
ta ae o video demonstrativo...


[ame=http://www.youtube.com/watch?v=ELqaJ_ZNiKU]YouTube - Apresentação do DIS por Fernando Coelho da Revista Planeta Offroad[/URL]

alan rodrigues
06/01/2009, 23:56
valeu FPC3, obrigado pelo vídeo. Impressionante. O sistema resolve o problema.
Tb visitei a pg deles: www.motorspice.com.br. e vi outros vídeos.
Na minha ingenuidade tava confundindo esse DIS com o PANDOO (equipamento p/ injetar o motor) exposto aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=47633
Já entrou em contrato com a motorspice? Sabe qual o preço da inovação?
Vis as fotos do fundo falso que vc fez no seu Engesa. Parabéns pela idéia.
abraços alan

sraposo
21/01/2009, 12:58
Olá a todos.

Aproveitando que o DIS foi citado aqui, gostaria de aproveitar para comentar do lançamento do DE (Distribuidor Eletrônico), que faz o mesmo que o DIS e ainda permite construir um mapa de ignição independente. Em alguns motores, é até possível arrancar o distribuidor, como no caso do BF-161 (Willys 6 cil). Em http://www.motorspice.com.br/de/prototipoDoDE.wmv pode-se ver um teste quando o DE ainda era um protótipo, em 17/10/2008.

Abraço!

Sérgio
Motor Spice electronic devices
www.motorspice.com.br

fpc3
09/03/2009, 22:38
no motor 4cc do opala da pra tirar o distribuidor ou ele fica controlando o oleo?

sraposo
09/03/2009, 22:57
Oi, Fernando.

A bomba de óleo do motor de Opala depende do distribuidor instalado :(

Isso não impede o uso do DE, é claro. O produto permite, mas não obriga, que o distribuidor seja retirado.

Abraço!

alan rodrigues
11/10/2009, 00:11
O engesão há alguns meses, fez uma visita ao meca, em virtude de um jogo nos semi-eixos, daí foi trocado tb os terminais de direção e novamente os rolamentos de munhão bem como os retentores do cubo de roda e da manga de eixos. Agora sumiu o barulhinho que eu sempre ouvia na suspensão dianteira.
Achei um vídeo dele postado no youtube pelo Danilo Chequito.
Opa parece q o arquivo é inválido, vou ver se consigo validar para conseguir colocar. alan

Kim
27/04/2010, 23:43
Opa Alan!

Como está o jipe?

Notícias?

Abraços.

Kim.

alan rodrigues
26/06/2010, 11:23
Embora nossa seleção ainda não esteja convencendo...
Olha o Engesão em ritmo de copa.

Passear com o bruto nas ruas é certeza de atrair olhares, com essa roupagem então todo mundo passa e buzina ou acena, etc.

Na última foto o parceiro de passeio do engesa. alan

guilhermeabreu
26/06/2010, 11:40
Embora nossa seleção ainda não esteja convencendo...
Olha o Engesão em ritmo de copa.

Passear com o bruto nas ruas é certeza de atrair olhares, com essa roupagem então todo mundo passa e buzina ou acena, etc.

Na última foto o parceiro de passeio do engesa. alan

GRANDE ALAN RODRIGUES

Parabens pelo ENGESA da copa do mundo .

ABRAÇO

Kim
26/06/2010, 12:29
Engesa temático!!!!:mrgreen:

Quando na comemoração, num precisa ficar socando o pé no "açulerado" não, para chamar a atenção, a pintura já está muito legal, foi muito criativo!!!:palmas:

Do mais, espero que use a pintura até o final da copa!!!:concordo:

Paulo Cesar
27/06/2010, 16:38
Alan,
Parabens pelo carrão, gostei da personalização da Copa.
Quanto a capota, realmente tem mais liberdade assim, tanto que meu CJ5 nem tem capota,
porem só uso ele em passeios, agora, andar aqui na cidade como ando no Engesa fica
complicado, dá pouca segurança, por isso estou incrementadoa idéia de fazer uma.
abs.
Paulo

Kamar
12/06/2014, 13:47
Parabens Alan, pela viatura!

Estou postando sua foto em nossa fanpage, ok? https://www.facebook.com/jipeirosvoluntarios/photos/p.598296843619151/598296843619151/?type=1&theater