Ver Versão Completa : Corrosão na chapa/pintura de alumínio
Nelson Defender 110
18/05/2007, 17:08
Caros colegas de forum,
tenho um Defender 110 ano 97 e estão aparecendo pontos em que a pintura está descascando.
Uma corrosão abaixo da pintura e a pintura se desprendendo.
A chapa não está corroída por enquanto, apenas aparecem bolhas e a tinta solta no local.
Dá para fazer um pequeno reparo, um retoque, raspando e tratando a area afetada ou precisa pintar a porta toda por exemplo ?
Aplica-se algum primer especial para alumínio ?
Dá para estancar este processo ?
Vejam a foto anexa.
Obrigado e abraços,
Nelson
joão k. chikui
18/05/2007, 23:10
Nelson
parece corrosão galvânica, tipo de motor de popa. Nos motores de popa ocorre devido diferença de potencial de oxidação do alumínio/ferro em presença de eletrólito (água salgada). Em alguns motores existem anodos de sacrifício de zinco, que se desgastam no lugar do alumínio.
Nelson Defender 110
19/05/2007, 11:47
Caro João,
realmente parace corrosão galvânica. Mas é comum esse fenômeno nos Defender ou outros carros com carroceria de alumínio ?
Será que tem haver com bateria do carro ?
E dá para instalar um anodo de sacrificio ?
Sou o segundo dono do carro e o antigo dono morava perto da praia. Pelo jeito não lavava muito o carro. Tenho tomado mais cuidado. Se a corrosão parar aonde está tudo bem, o problema é se continuar se alastrando !!!!
De qualquer maneira obrigado pela dica.
Um abraço,
Nelson
joão k. chikui
19/05/2007, 13:45
Nelson, não é relacionado à bateria do carro, mas sim ao contato do alumínio com o aço da estrutura. Me parece que enquanto novo, tudo pintado , enborrachado e calafetado, quase não há contato do metal 1 com metal 2. Com o passar do tempo , milhares de buracos e torções, alguns pontos podem entrar em contato direto.
Ainda no campo das especulações, para a formação de uma pilha galvânica , só falta um eletrólito, ou melhor , faltava, pois uma simples maresia e um sereno , mais um rebite mal vedado, e mais uma vez a lei de Murphy ataca.
Anodo de sacrifício? Em motores de popa funciona de verdade. Para teu caso deveria tb. Se informe com os especialistas em Land daqui do Fórum(Alexandre, loras, .......)
Nelson,
Você abre um tópico sobre corrosão, e diz:
"A chapa não está corroída por enquanto, apenas aparecem bolhas e a tinta solta no local."
Se a chapa não esta corroída e a pintura soltando procura um bom pintor e muda o titulo do tópico.
Eita!!!
A minha é 93 e não apresenta tais sinais...
Hum... seria interessante lixar a tinta para saber o tamanho do estrago não?
Li na internet que esse tipo de "evolução" é bastante comum no canto inferior do parabrisa, principalmente após uns 20 anos de uso. Tinha umas fotos bem interessantes e parecidíssimas com a tua.
Tem infiltração de água nesse local?
Abs,
henrique wamser
20/05/2007, 20:22
olá
está parecendo mais que houve um conserto , um baita xaxixo e embaixo desta tinta tem massa de má qualidade e algo mais.
tenho dito
Nelson Defender 110
20/05/2007, 23:56
Caros colegas de forum,
corrosão e pintura tem tudo a ver. :parede:
O fenomeno que mostrei está aparecendo em vários pontos do carro e não é conserto mal feito. São locais que nunca bateram ou amassaram.
A chapa por baixo está aparentemente boa.
Depois que vi neste site o relato (e as fotos) de um colega com um Defender com as longarinas completamente podres, fiquei realmente preocupado.
Num país como o Brasil com tanta praia e tanto sal temos que tomar cuidado.
Mas pelos relatos parece que o meu problema é um caso isolado. :pensativo:
Abraços a todos,
Nelson
geraldo paulino filho
21/05/2007, 05:46
Olá colega, para a pintura em alumínio existe um primer especial, fácil d encontrar.
Os pontos de ferrugem aparecem, porque a Land não é TODA de alumínio, mas tem varias partes de ferro além do chassis, seria bom procurar na parte de baixo das portas, no interior embaixo dos pedais [principalmente se já ocorreu vazamento de óleo de freio e do lado do passageiro, [essas partes ficam encobertas por uma espuma/borracha que não permitem a visualização da lataria no local, é quase certo que vc encontrará outros pontos de ferrugem, infelizmente.
A Texaco produz um tipo de graxa muito comum no Nordeste; vc a aplica diluida ou não ao chassis, onde fica agarrada, sendo muito difícil sua remoção; esse é o melhor protetor que conheço até agora.
Alguém conheçe o produto chamado "Ox Free", funciona?
Abs
Jaylson Freitas
21/05/2007, 18:09
Caro Nelson, talvez eu seja o colega, que tinha as longarinas do chassis da minha 110 totalmente corroídas, que você se referiu. Bom o seu caso não é um caso isolado, pois na minha viatura também apareceram umas pequenas bolhas na porta trazeira do lado esquerdo; fiquei observando durante um período, e como não evoluiu deixei de lado, e olha que eu moro na praia. No seu caso eu aconselharia aguardar a evolução das oxidações, acredito que não seja nada de grave.
Quando eu tinha lancha era comum aparecerem estas oxidações no motor de popa, quando as eu raspava tinha um pó esbranquiçado debaixo da tinta, era só lixar passar um primmer e pintar novamente.
As corrosões eletrolíticas,Galvânicas,etc... as vezes são difíceis de serem diagnosticadas e requerem um tratamento tópico, até se descobrir as verdadeiras causas;que podem ser: instalação de equipamentos e acessórios sem os devidos cuidados.
Um abraço,
Jaylson
Nelson Defender 110
21/05/2007, 21:19
Caro Geraldo,
você acertou na mosca, realmente houve um vazamento de oleo de freio no meu carro, mas o vazamento e recente e as bolhas na pintura sao mais antigas. Mas soltou a pintura na parede interna do espaço do motor. Vou providenciar o conserto rapidamente (com a tinta Hameritte, que aliás já foi falada no forum e é uma excelente tinta).
Mas a questão que se revela para mim agora depois de todas as informações dos colegas de forum, é que no caso do Defender que usa alumínio e aço, as vezes uma área desprotegida de pintura no chassi por exemplo pode provocar uma corrosão na carroceria num outro ponto completamente distante.
Moral da estória: não devemos deixar nenhuma parte do carro desprotegida mesmo que seja uma peça aparentemente robusta como um para-choque ou uma longarina.
Em relação ao OX-FREE, fiquei com vontade de instalar, mas li na internet uma matéria da revista quatro rodas que não é muito animadora. Agora, este tipo de tecnologia já utilizada na proteção de navios e plataformas marítimas, chamada proteção por corrente impressa. O problema que se for mal dimensionado pode acelerar o processo de corrosão ao invés de freiar.
Caro Jaylson,
realmente o caro que citei é o seu. E a dica que alguém deu de processar a Land Rover do Brasil por vício oculto procede completamente, mesmo tendo expirado o tempo de garantia. Mas acho que para isso voce deveria ter comprado o carro zero Km, não sei se é o seu caso.
Quanto ao meu problema, estou observando as bolhas e aparentemente elas não estao evoluindo (graças a Deus!). Acho que sou mais cuidadoso que o ultimo dono.
Vou dar um retoque nos pontos e zéfini.
E a sua longarina já consertou ? Boa sorte no reparo.
Abraços a todos,
Nelson
Jaylson Freitas
22/05/2007, 18:26
Nelson,
Sim, já recuperei o chassis em junho do ano passado, ficou melhor do que de fábrica, pois a chapa que é usada nas longarinas originais é muito fina; substituí toda a chapa antiga por uma de 3/16, foi usada solda Mig e posteriormente foi dado um jato de areia em todo o chassis e eixos, após a conclusão mandei alinhar, e estava tudo dentro das tolerâncias.Fiquei bastante satisfeito com o serviço .Custo total dos serviços R$ 3.600,00.
Ao contrário de que muita gente pensa, as Defender's não são tão resistentes à corrosão,só algumas partes da carroceria que são de alumínio,mas as partes de aço são bastante mal tratadas (palavra de um mecânico da LR amigo meu).
Mês passado estive em Itacaré, onde existem mais de 50 Defender's, e conversando com o mecânico, ele me falou que é bastante comum corrosão no chassis das LR.
Em relação à processar a LR, de início me pareceu uma saída, mas conversando com meu pai e meu irmão, que são advogados, desistí da idéia.
Pois estes processos são bastante lentos, necessitam ser bastante fundamentados e a chance de exito é bastante remota, uma vez que comprei o carro de segunda mão e o antigo dono não fez todas as revisões em autorizadas . Bom, no final analisei tudo e resolví recuperar meu carro.
Um abraço.
Rapaz,
Um tempo atrás tive oportunidade de conhecer uma viatura dessas de Natal.
Um doido encontrou uma Defender 110 prata 2003 por R$32.000,00 aqui em Boa Vista.:shock:
Pensando ser um negócio da China, queria deixar sua Strada como parte de pagamento para ficar com a Land. Levou lá na RC Motor Company para o aval do Dr. Elmer.
Ao receber a ligação fui conferir a viatura...:roll:
Diagnóstico::arrow:
- o cardã dianteiro estava sacado por causa de um barulho no diferencial, que o mesmo não sabia a origem (provável flange da cruzeta com folga). O vendedor tinha afirmado que ao sacar o cardã o barulho tinha desaparecido. O carro rodava bloqueado o tempo todo, a 100km/h inclusive, no asfalto.
- o chassis apresentava SIM muitos pontos de corrosão, principalmente perto do parachoque dianteiro
- a suspensão estava toda solta
- o interior extremamente mal cuidado
- as rodas também tinham sinais de ferrugem
Entre outros inúmeros detalhes...
A única ressalva era o estado da carroceria, que realmente estava bem conservada. Inclusive desmontamos o forro da porta e a parte interna estava ok!!!:concordo:
Bom, não sei que tipo de manutenção essas Lands recebem em Natal. Agora era muito suspeito uma Land de lá ter de ser "empurrada" aqui em Boa Vista...:pensativo:
Se o exemplo dessa que vi, puder ser generalizado para as outras, não vejo outros motivos para a corrosão a não ser MANUTENÇÃO INADEQUADA.:parede:
Longe de afirmar que o Jalyson não cuida bem de sua viatura...:discordo:
Mas também não se pode afirmar que o dono anterior cuidava...
Por isso, para comprar Defender muita paciência... levei mais de 06 meses procurando a minha. Carro usado, principalmente 4x4, histórico é 80% na minha decisão de compra.:concordo:
Abs,
Nelson,
Sim, já recuperei o chassis em junho do ano passado, ficou melhor do que de fábrica, pois a chapa que é usada nas longarinas originais é muito fina; substituí toda a chapa antiga por uma de 3/16, foi usada solda Mig e posteriormente foi dado um jato de areia em todo o chassis e eixos, após a conclusão mandei alinhar, e estava tudo dentro das tolerâncias.Fiquei bastante satisfeito com o serviço .Custo total dos serviços R$ 3.600,00.
Um abraço.
Jalyson,
Você teria fotos dos reparos efetuados? Do processo todo?:?:
Referência da oficina também poderia ajudar futuros companheiros!!!:concordo:
Na Inglaterra fabricam chassis para Defender novos, galvanizados... já com suporte de motor, câmbio, completo!!! Para 200tdi, 300tdi, pode escolher!!!:shock:
O preço... dá uma espiada em www.paddockspares.com
O duro é imposto + frete...:parede:
Abs,
Loras,
Geralmente são carros de empresas de turismo que fazem aqueles belos passeios pelas praias passando por riachos e poças de água na beira do mar toda semana deixando as viaturas aos cuidados dos motoristas, quem conhece de materiais sabe o que espera depois deste tipo de trato.
Jaylson Freitas
23/05/2007, 18:29
Loras, inicialmente eu abri o tópico da corrosão no chassis, para partilhar com outros e aprender um pouco mais sobre o carro que sempre fui apaixonado.Levei o carro à oficina e tentei acompanhar o trabalho, o que não foi fácil pois a oficina ficava à 70 Km da minha casa, tirei varias fotos mas o passo-a-passo ficou comprometido, porque muitas vezes eu encontrava o carro com o serviço parado e outras o serviço já executado.Mesmo assim tinha reunido algumas fotos e iria publicar aqui no fórum, mas desistí, pois chegou uma hora que o tópico tomou um rumo diferente da minha proposta; com algumas pessoas que atribuíam o defeito do carro a falta de manutenção adequada.Posso garantir que a minha Defender é muito bem cuidada e nunca fiz uma trilha pesada. As Defender's têem sim muitos pontos vuneráveis à corrosão, por exemplo: as estruturas de aço das portas, as longarinas de aço da carroceria, etc... O que me deixou chateado é que as vezes no Brasil, quando um produto é de má qualidade ou tem defeitos de fábrica (e isso é comum acontecer!!!), algumas pessoas jogam a culpa no consumidor, e isso é um absurdo!!!
É por essa e outras que o consumidor brasileiro é tão desrespeitado.
Entrei em contato com Land Rover para tentar alguma solução para o problema e eles deram com os ombros.
O que aconteceu com meu carro pode não acontecer com o seu, mas
se acontecer...saiba que você terá que se virar sozinho.
Apesar de tudo, eu acho qua ainda tenho umas fotos e vou tentar publica-las aqui forum; e se alguém tiver alguma pergunta, estou à disposição.
Um abraço,
Jaylson.
geraldo paulino filho
23/05/2007, 23:42
Olá Nelson, acertei na mosca pq aconteceu comigo, foi uma das raras surpresas desagradáveis que tive com um Land Rover. A segunda, foi essa contaminação à distância [tipo alergia: a picada é aqui, mas todo o corpo responde].
Tenho uma 110 93, são 10 anos comigo, 300.000 km rodados por todo Brasil, uma homocinética trocada, 1 mangueira de água, 1 mang.de óleo, 3 correas dentadas, 3 embreagens e jgs de pastilha, 2 jg de lona. cilindro mestre sup e inf da embragem, retentor da DH, 1 regulagem de válvula e bomba inj c/ troca dos bicos, correas alt, DH, Ar cod. 3 jg de pneus, filtros alinhamentos e balanceamentos, nesses 10 anos apenas 1 vez fiquei parado, [mas teria como proseguir se nescessário, retirando o cardan e bloqueando a cx], o resto foi "só alegria"; não conheço nenhum jipe com a resistencia do Land.
Agora, esse "Clank" da transmissão me proibe de emprestá-la a qqer pessoa, um mal que tem seu lado bom,hahaha!
Abs
Gê
Nelson Defender 110
25/05/2007, 10:26
Caro Geraldo,
realmente tem como todo carro o LR tem pros e contras. Mas é um tremendo carro e quem não tem um e gosta de aventura e de viajar, gostaria de ter !!!
Acho que o segredo é ficar atento a manutenção e consertar as coisas na hora certa.
E o "Clank" você tem razão, da pena quando precisamos deixar alguém que não conhece o carro, dirigi-lo.
Abraços a todos,
Nelson
Seguem alguns depoimentos de companheiros de outras listas Land Rovers::arrow:
"Pessoal,
Vou relatar minha experiência com a corrosão no Defender, logo que comprei o carro identifiquei pequenos pontos de ferrugem nas soleiras das portas dianteiras (embaixo das borrachas que são fixadas na porta por rebites) e na soleira da porta traseira também.
Desmontando os painéis de todas as portas identifiquei que uma delas (dianteira esquerda) estava com um processo de corrosão avançado e as outras duas com o processo no início, o motivo já foi cogitado aqui por alguns, corrosão galvânica.
Acontece que toda a estrutura (esqueleto) das portas do Defender e partes da carroceria é de aço que em contato com o alumínio causa a corrosão, as partes são porcamente isoladas pela fábrica e nas portas as borrachas das soleiras entopem os buracos de escoamento da água que fica ali acumulada favorecendo tudo.
Desmontei tudo (painéis, máquina dos vidros, motor do limpador trazeiro, forração e etc) e retirei todo o excesso de ferrugem raspando bem com escova de aço e espátula, retirei todo o pó e limalhas de ferrugem com aspirador de pó.
Utilizei um neutralizador de ferrugem, usei Ferrox mas acho que pode ser qq um e apliquei-o com um pincel em todos os lugares que localizei ferrugem, deixei pernoitar secando e lixei tudo no outro dia.
Resolvi repetir o processo (nas instruções do produto informava que apenas uma aplicação bastava), apliquei de novo, deixei um dia inteiro secando e "comendo" a ferrugem e depois lixei tudo removendo todos os resíduos do produto.
Depois de tudo lixado, bem seco e sem ferrugem apliquei uma camada fina de PRIMER e depois isolei tudo (estrutura portas e chapas de alumínio X aço) aplicando "Bate pedra" que formou uma camada emborrachada entre as chapas, na verdade emborrachou tudo mesmo o bate-pedra entra literalmente nas menores frestas isolando muito bem as chapas e todo o conjunto de agentes externos.
Apliquei uma nova camada de PRIMER e depois pintei tudo na cor do carro, na hora de montar substituí os parafusos do painel da porta traseira por aço inox e nas portas dianteiras desobstruí o dreno de água e alarguei-os levemente com um broca para impedir o acúmulo de água.
Depois de 2 anos eu desmontei pra dar uma olhada e está como novo, por isso recomendo fortemente à todos os proprietários de defender que verifiquem os paineis internos das portas dianteiras e traseiras, resolver o problema no ínício e impedir seu progresso poderá valer o custo de substituição das portas em processos de corrosão avançada."
Mais um...:arrow:
"Que ano é sua Defender? A pergunta é porque a minha antiga Land (vendí há 2 meses) era 2002, e eu identifiquei este problema nas 4 portas em fevereiro/2007, e como ainda estava dentro dos 5 anos de garantia da carroceria, a fábrica trocou as 4 portas por novas "em garantia". Vieram pretas (cor de fundo) e foram pintadas de prata na revenda aqui de Belo Horizonte."
Agora, concordo!!!:concordo:
O duro é pagar 100k por um carro que não vem pronto de fábrica... o DONO tem que acabar com infiltração de água, suporte de estepe traseiro, revestimento interno das portas e por aí vai...
Enfim, "REAL 4x4 aren't bought, they are built!!!":twisted:
Não é isso?:mrgreen:
Abs,
Loras, inicialmente eu abri o tópico da corrosão no chassis, para partilhar com outros e aprender um pouco mais sobre o carro que sempre fui apaixonado.Levei o carro à oficina e tentei acompanhar o trabalho, o que não foi fácil pois a oficina ficava à 70 Km da minha casa, tirei varias fotos mas o passo-a-passo ficou comprometido, porque muitas vezes eu encontrava o carro com o serviço parado e outras o serviço já executado.Mesmo assim tinha reunido algumas fotos e iria publicar aqui no fórum, mas desistí, pois chegou uma hora que o tópico tomou um rumo diferente da minha proposta; com algumas pessoas que atribuíam o defeito do carro a falta de manutenção adequada.Posso garantir que a minha Defender é muito bem cuidada e nunca fiz uma trilha pesada. As Defender's têem sim muitos pontos vuneráveis à corrosão, por exemplo: as estruturas de aço das portas, as longarinas de aço da carroceria, etc... O que me deixou chateado é que as vezes no Brasil, quando um produto é de má qualidade ou tem defeitos de fábrica (e isso é comum acontecer!!!), algumas pessoas jogam a culpa no consumidor, e isso é um absurdo!!!
É por essa e outras que o consumidor brasileiro é tão desrespeitado.
Entrei em contato com Land Rover para tentar alguma solução para o problema e eles deram com os ombros.
O que aconteceu com meu carro pode não acontecer com o seu, mas
se acontecer...saiba que você terá que se virar sozinho.
Apesar de tudo, eu acho qua ainda tenho umas fotos e vou tentar publica-las aqui forum; e se alguém tiver alguma pergunta, estou à disposição.
Um abraço,
Jaylson.
Jaylson,
Acho legal você postar as fotos sim!!!:concordo:
Ajudaria muito os donos de Defender em possíveis reparos futuros e soluções imediatas. Um dia o chassis vai acabar... vide boa parte dos chassis de Willys que vemos hoje em dia, necessitando de reformas.
Não conheço tua Land, nem de longe (como já disse acima) afirmo que ela é mal cuidada. Mas comprar carro usado é sempre um RISCO. Já vi carros que quase deram PT serem reformados e vendidos como semi-novos... inspecionando o mesmo, você jura de pés juntos que nunca virou...:pensativo:
Agora de fato, tenho observado que os proprietários de viaturas anteriores a 95 são mais "felizes" em relação à marca... será que existe diferença de "qualidade" entre os Defenders brasileiros e os ingleses?
Especialistas na área dizem que não... mas aconselham comprar carros < 97 ou > 99.
No fundo é uma questão de nível de exigência. Todo 4x4 tem vantagens e desvantagens. Comentar as vantagens é fácil!!! Todo jipeiro tem um pouco de pescador, não é mesmo?:mrgreen:
Encarar as desvantagens e conversar sobre os problemas para resolvê-los é mais chato, pois implicar assumir um "defeito" do carro...:oops:
Resta saber quais desvantagens você está disposto a aceitar...:!:
Abração,
Nelson Defender 110
27/05/2007, 10:23
Caro Loras,
se você me permiti, acho que você foi muito feliz nas suas duas ultimas mensagens:
1 - "O duro é pagar 100k por um carro que não vem pronto de fábrica... o DONO tem que acabar com infiltração de água, suporte de estepe traseiro, revestimento interno das portas e por aí vai...
Enfim, "REAL 4x4 aren't bought, they are built!!!" "
2 - " No fundo é uma questão de nível de exigência. Todo 4x4 tem vantagens e desvantagens. Comentar as vantagens é fácil!!! Todo jipeiro tem um pouco de pescador, não é mesmo?:mrgreen:
Encarar as desvantagens e conversar sobre os problemas para resolvê-los é mais chato, pois implicar assumir um "defeito" do carro... "
Aqui no forum as vezes tenho a impressão de um certo radicalismo: alguns ou só elogiam tremendamente o LR Defender e outros só metem o malho sem dó nem piedade...
Mas acho que o forum tem de estar no meio termo, ou seja, falar das alegrias das viagens, das aventuras, dos bons acessórios, do estilo inegável do LR, etc, mas também falar das mazelas do carro e como podem ser contornadas e tentar cobrar de alguma a fábrica e seus revendedores no Brasil uma melhora na qualidade.
E toca o barco...
Abraços a todos,
Nelson
_portela
08/06/2007, 16:33
Porra Loras!!!! rsrsrs
Tô na Merda! tenho um 90 1998 rsrsrsrs
Acho que um grande "defeito" dos Defender é que esperamos que ele se comporte como um outro carro ou 4X4 qualquer...
A "lógica" (se é que existe) britânica é completamente diferente do que estamos acostumados e o que pode parecer cuidado não é, assim como o que pode parecer desleixo também não...
Não sei se me fiz entender, mas quem tem Land Rover e á apaixonado pela marca, certamente me entendeu...
Ou como diria o Caetano, ou não????
Abraços a todos,
Fernando da Terra
08/06/2007, 17:33
Loras, concordo com a porra, digo, a esporreada do Portela!!!.....rs....a minha noventinha também é 98!!!...rs....
Alias, concordo com tudo o que vocês disseram...... e cá entre nós..... que mal tem ela ficar molhadinha por dentro?.. Afinal não é disso que mais gostamos?.....rs....
Portela,
Conheço outra Def. 90 98 espetacular... a venda inclusive.
No entanto, mais de uma pessoa já recomendou procurar após 99, caso opte pelas 300tdi. Coincidência? Reza a lenda de um tal alinhamento da correia dentada, que foi feito recall (é isso?), entre outros detalhes minuciosos.
Não investiguei a fundo, pois me decidi pelo 200tdi. Sei lá...:pensativo:
Você faz falta por aqui!!! Devia aparecer mais vezes... :concordo:
Fernando,
Na mosca!!!:mrgreen:
Abs,
Interessante.... Também tenho um Def. 110/98 mas não teve problemas de alinhamento de correia dentada, nunca entrou uma gota dágua até uns meses atrás, agora apresenta pequena infiltração no assoalho que não consigo achar a causa. Não é barulhento.... ou seja, como a montagem dos Defender é artesanal, acho que não tem anos bons ou ruins mas sim dias em que o montador estava de bem com a vida e outros nem tanto. Uma coisa que aprendi é que não existe um Defender igual ao outro- acho que é a lógica Land Rover. hehehe.
abraços
Sergio- prucurando a bendita causa da infiltração!!!!!
Salvo engano alguns 98 ainda são ingleses, certo?:?:
De repente vocês são proprietários dessas... isso foi o que o dono da 90 a venda me disse... não confirmei no histórico LR...:concordo:
Agora, que enferruja, enferruja sim. E isso não acontece somente com LR. O que me deixa indignado, é essa "malhação" em cima das Defenders.:evil:
Só porque é alumínio não deveria enferrujar. :parede:
Algumas amostras::arrow:
http://www.landyzone.co.uk/lz/f7/rust-rust-everywhere-41282.html?highlight=rusty (página 2)
http://www.landyzone.co.uk/lz/f7/rusty-door-bottoms-38831.html?highlight=rusty
Abs,
Isso mesmo Loras, o meu é inglês, última leva (comprei em 10/98) depois vieram os nacionais.
Com relação a ferrugem, eles tem muito mais problemas que nós por causa das condições atmosféricas e do sal usado nas ruas no inverno.
Na minha viatura, na carroceria tenho um pequeno ponto de ferrugem na soleira da porta do passageiro, no contato com o arrebite que fica bem no meio da porta. O chassi está completamente integro, sem sinal de ferrugem alguma até agora.
Como você disse isto não é privilégio dos LR, eu tive uma Toyota Bandeirante por 12 anos e apesar de ser uma exelente viatura, tinha ferrugem por todo lado, tive de reforma-la umas duas ou três vezes por conta disso.
Abraços
Sergio
Pessoal,
No Tópico "Evolução do Defender" fiz um resumo do que encontrei nas minhas pesquisas sobre motores e câmbios, desde a mudança do nome para "Defender", de 90 até 94 foi utilizado o motor 200 Tdi, de 95 a 98 o 300 Tdi que teve o problema de desgaste acentuado da correia dentada solucionado nos últimos modelos 97 e nos 98. A partir de 99 o motor no exterior foi substituído pelo Td5 de injeção eletrônica e no Brasil pelo 300 Tdi Euro ll injeção mecânica com o esticador da correia modificado. No Site da "Legião Land Rover" tem o seguinte comentário:
"Defeito na Correia de Distribuição nos motores 300 Tdi
O assunto da correia de distribuição da correia de distribuição é de facto importante. Em caso de ruptura da dita correia irão ocorrer estragos para o motor.
Felizmente, pelo facto do 300 tdi ser um motor com árvore de cames lateral, uma tal ruptura não é, na maior parte dos casos, catastrófica. Assim, ao partir, os estragos resumem-se normalmente a impulsores das válvulas empenados, balanceiros (martelos) partidos e em casos mais graves e extremos válvulas empenadas. Esta última possibilidade será bastante rara.
A causa da degradação da correia é o atrito da mesma com a tampa da distribuição, e com o as abas da poli do tensor, devido a um desalinhamento entre o carreto da bomba de injecção e o carreto da bomba. Este desalinhamento provoca uma deslocação lateral da correia provocando o contacto desta com a tampa da distribuição e as abas do tensor, acabando o atrito, contínuo, com estas partes por levá-la a uma deterioração extrema chegando a destrui-la. É minha convicção que a Land Rover sabia disso e tentou em primeira mão corrigir a situação optando pela instalação de uma tampa nova e de um suporte da bomba diferente. Assim se compreende não serem necessários estes componentes no kit2.
Agora, o que aconteceu após a modificação da tampa da distribuição e do suporte da bomba, foi as correias continuarem a partir (talvez com menos frequência), tendo a própria Land Rover dado indicação para descer o intervalo da correia de 120.000 km em clima temperado para 80.000km. Ainda assim, elas continuaram a partir! A Land Rover produz então um kit em que o tensor, já não tendo abas, não contribui para a destruição da correia, podendo desta forma a mesma passar a ser substituída aos 100000 km" . Este kit precisa de ser instalado apenas uma vez, não sendo necessária a instalação de cada vez que se muda a correia.
Aconselho apenas a verificar o estado dos rolamentos do tensor e da outra poli.
Assim o kit1 trás carreto da bomba, suporte da bomba, tensor, poli e juntas. O kit2 trás apenas o carreto da bomba, tensor e poli.
Este problema foi reconhecido pela Land Rover apenas em 98. Daí resulta que a maior parte destes motores estão em perigo apesar de pessoalmente achar que terão o kit correctivo instalado. Segundo se diz ,o kit, ao ser instalado, deve ser acompanhado da gravação de uma mancha de tinta amarela no lado direito da tampa. No entanto, se este for aplicado por outros que não um representante da marca, este sinal não estará presente. A verificação da instalação do kit só será então possivel através da observação do tensor da poli, que não deverá ter abas.
Modelos em que é necessária a instalação do Kit 1 (STC4095K)
Discovery MA 081991 - TA 200000, MA 500000 - VA 542370, TA 700000 - VA 711273
Defender MA 939976 - VA 101256
Range Rover MA 647645 - MA 664120.
Modelos em que é necessário a instalação do kit 2 (STC4096K)
Discovery VA 542371 - VA 558898, VA 711274 - WA 748935
Defender VA 101257 - VA 129096
Raul Silva.
Setembro 2003"
Loras,
De acordo com as pesquisas as 98 não tem problemas e para os modelos com problema se resolve trocando o esticador com abas pelo sem abas.
Loras,
De acordo com as pesquisas as 98 não tem problemas e para os modelos com problema se resolve trocando o esticador com abas pelo sem abas.
Valeu!!!:palmas:
Dúvida solucionada... e mais um detalhe aprendido!!!:concordo:
Abs,
dasvirgens
24/05/2010, 23:46
Ola Nelson, sei que faz tempo mas gostaria de saber como resolveu o problema da pintura descascando. a minha começou a aparecer esse problema: a pintura fica solta e por dentro cria um pó branco (oxido de aluminio). acho que a solução é lixar e repintar.
abraços, Joaquim
Marcelo Baptista
24/05/2010, 23:55
boa noite, amigo so lixar e pintar não amigo voce tem que remover a tinta e passar uma escova de aço ou de cabo de madeira ou com a peuneunatica e lipar bem e tirar todo o pó branco com a escova e aplicar o fundo foxfatisanti e depois o praimer ok amigo fica com deus Marcelo
Nelson Defender 110
25/05/2010, 14:27
Ola Nelson, sei que faz tempo mas gostaria de saber como resolveu o problema da pintura descascando. a minha começou a aparecer esse problema: a pintura fica solta e por dentro cria um pó branco (oxido de aluminio). acho que a solução é lixar e repintar.
abraços, Joaquim
Joaquim,
eu ainda não fiz nada. O processo de corrosão quase não evolui. Como o antigo proprietário morava proximo a praia e eu moro mais longe, acho e isso esta ajudando.
Mais o importante é isolar as partes de aço que estão em contato com o aluminio. No meu caso sempre tem uma estrutura de aço proxima (como a cantoneira da foto que postei na primeira mensagem) . É uma corrosão eletroquimica entre o aço e o aluminio e a agua como meio.
Raspar e pintar resolve mas melhor ainda é pintar também a estrutura de aço (desmontar e pintar se possível).
As portas do defender tambem tem esse problema, devido a sua estrutura interna de aço.
Mande noticias,
Abraços,
Nelson
dasvirgens
26/05/2010, 00:55
pois é, estou com esse problema de corrosão na base das portas, devido ao acúmulo de água ainda pelo antigo dono. Dia desses passei um removedor de ferrugem e pintei com colorgin por cima e resolveu em perte. Quando eu for trocar as dobradiças das portas vou aproveitar pra retirar a ferrugem que eu puder depois passar hammerite nas estruturas de aço. Não sei se daria certo tapar os buracos já existentes com fibra de vidro após o hammerite depois massa pra nivelar e uma nova pintura. Ferrugem é um troço que incomoda, mesmo estando escondida. Não sei se valeria a pena arrancar a estrutura oxidada da porta e por outra.
abraços
Nelson Defender 110
27/05/2010, 13:02
Joaquim,
no seu caso, eu desmontaria a porta e pintaria toda a estrutura de aço com hamerite. Alias essa tinta hamerite é muito boa, eu uso muito no meu land. Com uma boa limpeza na parte interna da porta e desobstruindo as passagens para o escoamento da agua, e a pintura da estrutura interna, o seu problema deve dimuiniuir muito. O acabamento da chapa externa vc pode fazer o que achar melhor . Pode usar o fundo fozfatizante que outro colega do forum citou. O importante é eliminar a umidade e bloquear o contato direto da chapa de alumínio com o aço.
Bom trabalho,
Nelson
Djalma Inoue
22/11/2012, 10:05
Eu li no fórum algumas pessoas falando aqui também sobre a colocação de parafusos de inox a minha land também tem parafusos de inox mas, o inox se não tiver isolado causa pilha no ferro das colunas das portas por exemplo, não seria melhor ao invés de usarmos parafusos de inox usarmos parafusos galvanizados? Não seria melhor para evitar a pilha galvânica. Se por acaso o arrebite não estiver pintado pode causar pilha?
danielsocean
24/10/2015, 14:02
Pessoal do RJ,
Minha Defender 110 2002 esta com problemas de corrosao nas portas e embaixo dos pedais, conforme relatado neste topico. Voces indicam alguem para fazer este servico no RJ ?
Abracos e obrigado.
Daniel
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.