Ver Versão Completa : diferencial dianteiro da Ranger. Como trocar o óleo?
cantodopirão
18/05/2007, 15:06
Amigos, levei minha Ranger 2002 para trocar os òleos e na oficina me disseram aque para trocar o óleo do diferencial dianteiro teria que desmontar a suspensão! É isso mesmo?
Me aconselharam a mandar fazer um "furo" numa retífica para facilitar o processo. Isso tem fundamento?
Forte abraço!
rogeriomasih
18/05/2007, 15:33
NUNCA OUVI FALAR DISSO!!!
Minha ranger está com 100mil e troquei todos os óleos de transmissão (cx marcha, diferencial dianteiro e traseiro).
Vou ligar para o meu mecânico e e posto a resposta aqui.
Vc conhece o tópico do pessoal do ceará? Dá uma passada por lá para trocar uma idéia com o pessoal:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=26703
rogeriomasih
18/05/2007, 15:47
Acabei de ligar para o meu mecânico e ele disse que não tem nada disso:
O diferencial dianteiro tem um bujão (perto da caixa de direção) que permite verificar e completar o nível do óleo.
Se for para arrear e trocar o óleo, tem outro bujão embaixo.
Onde foi a oficina que vc levou? Quer alguma indicação?
Acabei de ligar para o meu mecânico e ele disse que não tem nada disso:
O diferencial dianteiro tem um bujão (perto da caixa de direção) que permite verificar e completar o nível do óleo.
Se for para arrear e trocar o óleo, tem outro bujão embaixo.
Onde foi a oficina que vc levou? Quer alguma indicação?
Na minha ranger 2002 4x4 existe duas formas de trocar o óleo do dif. dianteiro:
1. Retira-se completamente a caixa de direção, possibilitando assim acessar os parafusos da tampa do diferencial. Abre-se a mesma, retira-se o óleo, fecha a tampa passando a cola de silicone e completa-se com o novo oleo;
2. Sugar o óleo por alguma bomba pelo único bujão, o superior.
Existe também o processo "porco" de apenas afrouxar os 4 parafusos inferiores da tampa do dif., ai insere-se uma chave de fenda, abre uma fenda, escorre o oleo, fecha-se o diferencial e completa. Porém este procedimento tem grande possibilidade de ficar vazando ou entortar e perder definitivamente a tampa.
Eu comprei uma bomba de óleo manual simplesinha num supermercado daqui do AM e adaptei uma mangueira fina no sugador dela. Assim, eu apenas abro o ÚNICO bujão (superior), retiro o óleo velho com a bomba e coloco um novo.
Daniel
Walter L. L. Casitta
18/05/2007, 16:06
O dif. dianteiro não tem bujão pra drenagem. Tem que desmontar tudo ou sugar o óleo pelo bujão de cima.
rogeriomasih
18/05/2007, 18:42
Fiquei curioso e levantei a ranger para ver a estória dos bujões.
Realmente não achei nenhuma bujão de dreno, como o mecânico havia falado. É capaz, então, do ´fí-duma-égua´ (como dizemos no ceará) fazer o serviço de troca do óleo pelo método ´porco´, tirando os parafusos da tampa, e drenando como se fosse por um bujão.
Valeu pela dica.
[quote=rogeriomasih;397220]
Se for para arriar e trocar o óleo, tem outro bujão embaixo.
Walter L. L. Casitta
18/05/2007, 20:13
http://img91.imageshack.us/img91/8666/drenagemd35bf1.gif
Edintruder
18/05/2007, 21:38
No diferencial traseiro eu fiz um dreno para esse fim, preparei uma porca no torno e soldei na tampa por fora. Furei a tampa e tampei com um anel de vedação de alumínio. No dianteiro só farei isso quando houver necessidade de tirar a tampa.
cantodopirão
19/05/2007, 00:08
Valeu galera!
Amanhã vou tentar conseguir a troca por aspiração!
Depois, quando necessário vou abri-lo e limpar com mais cuidado!
Resolvendo o problema de como retirar e colocar o óleo no diferencial, deve-se observar a qualidde do óleo que voçe vai colocar ali dentro.
Quando tentei trocar a caixa de satélites na consecionária tive que trocar o óleo e eles tinham o óleo 90 com a marca do fabricante. Como o serviço não ficou bom vazamento, resolvi trocar eu mesmo em casa. Foi dificultoso mas funcionou muito bem.
O detalhe é que importante, comprei o Lubrax GL5 85W140 R$15 reau o litro, que consta no manual do fabricante não a marca mas o grau SAE 85W140 para o diferencial dianteiro e traseiro.
O dana 44-3 leva 1,6 L seco consegui colocar isso tudo, o óleo parece xarope.
Surpresa foi quando sai para testar, despareceu aquele tranco nas engrenagens que ocorria quando se acelera e sonta o pe rápido, pelo menos quando esta frio. Depois de aquecido ainda observa-se a folga mas com muito menor intensidade.
Realmente se voçe investir num óleo multiviscoso de qualidade superior seu diferencial agradeçe ate as últimas engrenagens, gostei tanto que toquei o do dianteiro tambem.
Aqui vai a especificação do mesmo.
LUBRAX GL-5 - Óleo lubrificante para engrenagens hipóides, eixos traseiros, caixas de mudanças e caixas de diferenciais em geral.
Aditivos - abaixador do ponto de fluidez, agentes de extrema pressão, antioxidante, anticorrosivo, antidesgaste, antiespumante e antiferrugem
Classificação - API GL-5 e MIL-L-2105D
Grau - SAE 80W/90, 85W/140, 90, 140 e 250
Allan Nielsen
19/05/2007, 17:41
Uma forma simples de trocar o óleo sem abrir o diferencial é usar um sugador como o Walter mostrou acima.
Pode-se fazer um sugador bastante simples utilizando-se uma garrafa (ex. PET) e um aspirador de pó. Fura-se a tampa da garrafa e introduz dois pedaços de mangueira bem fina, uma vai ate o fundo da garrafa e a outra fica próxima à tampa e lacra-se o furo. A que fica próxima à tampa liga-se ao aspirador de pó (gambiarra com fita crepe), a outra se usa para sugar o óleo através do bujão.
A vantagem deste processo é que não faz sujeira, pois ao terminar de sugar tampe a garrafa e entregue onde trocam óleo.
Abs
Edintruder
19/05/2007, 22:47
É mais prático ir numa loja que comercialize e efetue trocas de óleo que dá para tirar por sucção com a máquina.
A Caixa de transferência só sai assim.
Hoje troquei o óleo do dif dianteiro e das duas caixas e gastei R$66,00.
Walter L. L. Casitta
19/05/2007, 22:54
É mais prático ir numa loja que comercialize e efetue trocas de óleo que dá para tirar por sucção com a máquina.
A Caixa de transferência só sai assim.
Hoje troquei o óleo do dif dianteiro e das duas caixas e gastei R$66,00.
A caixa de transferência tem bujão pra drenagem sim...
Prezados colegas achegados ao sugador, lembro que o processo de sugar o óleo não vai retirar as partículas metálicas que as engrenagens desprendem.
Para isto existe um imã na parte interna da tampa que deve ser limpo manualmente.
Isto é o processo de flushing primitivo do sistema, mas que funciona.
Sendo assim recomendo um pouco mais de trabalho para melhor resultado atingir.
Segue a minha recomedação de óleo o Lubrax GL5 85W140 para quem se interessar.
Observem na foto em anexo o imã com as particulas agregadas.
Sds
http://img503.imageshack.us/img503/9985/tampavz4.jpg (http://imageshack.us)
RABUGENTO
20/05/2007, 09:14
Acompanhei todo o desenrolar deste tópico mas não atinei com que quilometragem deve ser efetuada essa troca.
Como sou leigo em 4x4, goostaria muito dessa informação.
Edintruder
20/05/2007, 23:07
A caixa de transferência tem bujão pra drenagem sim...
Tem???
Embaixo do protetor?
Walter L. L. Casitta
20/05/2007, 23:30
http://img263.imageshack.us/img263/9956/cddrenowj3.gif
Allan Nielsen
21/05/2007, 16:05
O bujão de drenagem fica atras do coxin, e para ter acesso tem que remove-lo. O coxin é uma rodaporra presa com 4 parafusos logo abaixo do motor eletrico da reduzida.
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