Conectar

Ver Versão Completa : Como Fabricar Uma Gaiola

Quílvio Talvani
18/05/2007, 12:36
Em primeiro lugar gostaria de cumprimentar todos os membros deste seleto grupo.
Colegas de grupo, eu gostaria de receber dos amigos orientação e até se possivel desenho ou fotos de como se constroe uma gaiola.
Eu, já possuo um motor de passat 1,5 de injeção eletrónica, caixa de variante II, a suspençaõ dinateira e trazeira, os pedais da mesma.
O projeto que tenho em mente é de criar um chassis soldando os tubos que faram o mesmo na suspenção trazeira, eu teria mais ou menos um modelo que peguei na intrenet, mas como não tenho permissão do proprietário não exibir para não quebrar as normas do grupo.
De qualquer forma agradeço as informações e o apoio que receberi, obrigado.
Quílvio.

Denilson Maçaneiro
18/05/2007, 12:44
Em primeiro lugar gostaria de cumprimentar todos os membros deste seleto grupo.
Colegas de grupo, eu gostaria de receber dos amigos orientação e até se possivel desenho ou fotos de como se constroe uma gaiola.
Eu, já possuo um motor de passat 1,5 de injeção eletrónica, caixa de variante II, a suspençaõ dinateira e trazeira, os pedais da mesma.
O projeto que tenho em mente é de criar um chassis soldando os tubos que faram o mesmo na suspenção trazeira, eu teria mais ou menos um modelo que peguei na intrenet, mas como não tenho permissão do proprietário não exibir para não quebrar as normas do grupo.
De qualquer forma agradeço as informações e o apoio que receberi, obrigado.
Quílvio.

e ai cara blz?
da uma olhada no site: http://daniel.ekstrand.nu/rorramsprojekt.htm
lá tem bastante foto...

Quílvio Talvani
18/05/2007, 14:43
Valeu pela dica Denilson, estive lá, muito bom a o site, mas não é bem o que eu quero.
Minha idéia e de fabricar o chassis a partir da suspensão trazeira.
Eliminando por completo a origim do fusca, não usar nem o chinelo como assoalho.

digobrazil
20/05/2007, 14:03
Seja bem vindo a este maravilhoso mundo das Gaiolas.

o que posso te ajudar acho que ja esta aqui neste site, pois qd eu comecei montar a minha eu fui fazendo um tipo de diario e a cada passo eu postava as fotos da minha gaiola que começou a partir de uma Variant II tb, inclusive a suspensão dianteira que muitos diziam que nao daria certo e que no final das contas ficou muito melhor que a suspensão da brasa ou do fusca.

Qt ao chassi e faze-lo todo tubular e uma questao de gosto, pois a unica coisa que vc conseguiria eliminar seria o tunel.

Mas acho que é inviavel vc eliminar o tunel se a parte da frente do seu chassi da Variant II estiver bom e nao ter que refazer por causa de estar podre ( que no meu casso eu tive que refaze-lo, estava tudo podre)

os passos para montagem é o mesmo, independente do modelo que vc queira fazer.

entre nesta pagina que é daqui deste site mesmo e tem muitas fotos da construção da minha gaiola............que agora ja esta prontinha

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=18442

e nesta outra tem mais algumas dicas e tb algumas fotos da minha gaiola ja pronta

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=26859

digobrazil
20/05/2007, 14:25
entre em sites de busca como o Google, na parte de buscar imagens
http://images.google.com.br/imghp?ie=UTF-8&oe=UTF-8&hl=pt-BR&tab=wi&q=

e procure por Gaiolas ou por Sand Rails ou por Dune Buggy, que vc vai encontrar muitas fotos de gaiolas, inclusive de gaiolas americanas

Quílvio Talvani
20/05/2007, 15:22
Caro Digo, valeu muito obrigado pelas dicas da construção de tua gaiola, criei uma pasta no meu computador e amarzenei todas as tuas fotos e sei que alguma coisa servira de modelo para mim.
A variante que comprei esta um poquinho pior que a tua, vou mandar um foto.
Eu, também concordo que o prazer esta na construção dia a dia vendo o resultado.

Quílvio Talvani
20/05/2007, 16:29
Aí,vai as fotos da variant II foi neste local que a encontrei nestas condições.

Jorge_PG
20/05/2007, 19:25
Olá Quilvio, da uma olhada na gaiola que eu fiz no quintal de minha casa, em www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=21763

se puder te ajudar entre em contato comigo pelo MSN estou sempre a noite,

abrs...

Quílvio Talvani
20/05/2007, 21:30
Caro Jorge, eu já havia visto o teu trabalho e gostei muito se assemelha muito com a idéia do que quero fazer.
Parabéns pela tua gaiola.
Obrigado por tua gentileza, claro que irei conversar contigo no msn, sera um prazer para mim.

Quílvio Talvani
20/05/2007, 21:37
Jorge, qual é o teu msn?

Quílvio Talvani
22/05/2007, 09:18
Bom Dia pessoal, eu estou pensando em fazer a minha gaiola com suspenção IRS nas quatro rodas.
Qual seria melhor a do Passat ou Gol ??????????
Gostaria que os amigos já com mais experiencia colocasse os prós e os contra, obrigado pela participação.

SGFrank
23/05/2007, 11:35
IRS nas 4 é meio difircil. Vc deve tá querendo fazer IRS na traseira e independente na dianteira. As conhecidas suspensões "duplo A" .
Fica show de bola, sem contar que vc pode subir e baixar a frente da maquina sem problemas nenhum, como nos kart cross. Sai um pouco cara (uns 600.00) devido aos serviços de retífica que tem que ser feito, mas vale cada centavo investido no final.

Quílvio Talvani
23/05/2007, 13:18
SGFrank, obrigado pela participação com teus conhecimentos.
Como vou usar uma caixa de variant II que já vem omocinetica (acho que assim que se escreve) e na parte de tras estou pensando em colocar duas colunas de santana e trocaria a parte final da caixa pela ponta de eixo de santana.
Esta é a minha idéia, agora quero saber se isto é certo ou me trara muitos problemas.
Um abraço Quílvio.

SGFrank
23/05/2007, 20:13
se trouxer, seremos dois com os mesmos. Estou terminando uma assim mesmo. Diferença é que cortei as colunas e fixei no que seria o facão do chassis de fusca. O resto, tá igual.
O bom é que fico com furação de gol. Tem roda de todo tamanho e gosto pra gaiola. hehehhehehhee

Quílvio Talvani
23/05/2007, 22:29
SG Frank , por gentileza coloca fotos para poder ver.
um abraço Quílvio.

SGFrank
23/05/2007, 23:11
Não tá atualizada mas é isso aí:
http://www.angelfire.com/planet/spinoffroad/gaiola/index.album/dscf0051?i=0&s=1

Quílvio Talvani
24/05/2007, 01:01
SG FRANK, valeu obrigado, já captei mais algumas idéias.
Um abraço Quílvio.

digobrazil
24/05/2007, 18:44
a chapa utilizada na construção do suporte das torres são de chapa aço1020 de espessura 3/16 e o reforço (mão francesa) são do mesmo aço 1020 e de espessura 1/8.
Os tubos que utilizei são os pretos com costura, de 1' 1/2 com parede de 2,25

Vi que vc esta em duvida em qual suspensão uzar na dianteira, se a do passat ou a do gol...............opíniao minha.........Acho que as duas são iguas, pois ambas são projetadas para aguentar o mesmo peso, podendo mudar o comprimento do curso dependendo o ano do carro.

Quílvio Talvani
25/05/2007, 11:20
a chapa utilizada na construção do suporte das torres são de chapa aço1020 de espessura 3/16 e o reforço (mão francesa) são do mesmo aço 1020 e de espessura 1/8.

Vi que vc esta em duvida em qual suspensão uzar na dianteira, se a do passat ou a do gol...............opíniao minha.........Acho que as duas são iguas, pois ambas são projetadas para aguentar o mesmo peso, podendo mudar o comprimento do curso dependendo o ano do carro.
Digo, obrigado pelas informações, agora já tenho uma idéia mais clara da bitola aser usada.

Quílvio Talvani
25/05/2007, 11:22

Digo, obrigado pelas informações, agora já tenho uma idéia mais clara da bitola a ser usada.

Quílvio Talvani
10/06/2007, 13:10
Pessoal ola, tudo bem?
Eu começei desmontar a variant II e não gostei das condições da suspensão então compre dois pares de suspensão dianteiras do santana, paguei R$300,00 por cada uma completas.
Vou motar em aros 15 com pneus 235X75X15, vomos ver como vai ficar.
Agora que vem uma grande dúvida, eu posso trocar a homocinética do cubo da variant II pela homocinética do santana que já veio junto, e usar o resto do braço da caixa da variant II?
Aguardo sugestões e opiniões.
Alias, todas as idéias eu venho garimpando aqui neste foro que é de muita valia para quem esta começando como eu.
Um abraço a todos. Quílvio.

Quílvio Talvani
20/06/2007, 11:22
Bom Dia pessoal. Aqui vai algumas fotos do molde do banco concha que eu fiz a partir de um desenho em escala 1/1 que o Marcelo A. Marchiodi colocou em outro tópico. Mandei fazer uma cópia e dali pequei as medidas, fui numa loja que vende madeira a metro e comprei os pedaços respectivos ao total foram 10 pedaços em compensados de 4mm e onte a tarde fui em uma marcinaria berto da minha casa e pedi para o dono da mesma só fazer os cortes pois eu queria montar passei a tarde toda mas valeu o esforço aí esta o resultado. um Bom Dia ao todos. Quílvio Talvani.

digobrazil
21/06/2007, 23:14
deixa ver se eu entendi.............
* vc comprou dois pares de susp do santana, certo.

* vai colocar um par na frente do gaiola e o outro a traz, certo.

* se nao me engano a susp dianteira do santana, isto é, a torre, contendo amortecedor, mola, disco de freio, pinça, cubo e a homocinetica. certo.

* o que tem a susp traseira da variant II que vc nao gostou das condições dela?

coloca umas fotos ai do chassi da variant II pra gente ter uma ideia de como esta e ai sim poder dar umas opinioes

abraços

Quílvio Talvani
21/06/2007, 23:57
deixa ver se eu entendi.............
* vc comprou dois pares de susp do santana, certo.

* vai colocar um par na frente do gaiola e o outro a traz, certo.

* se nao me engano a susp dianteira do santana, isto é, a torre, contendo amortecedor, mola, disco de freio, pinça, cubo e a homocinetica. certo.

* o que tem a susp traseira da variant II que vc nao gostou das condições dela?

coloca umas fotos ai do chassi da variant II pra gente ter uma ideia de como esta e ai sim poder dar umas opinioes

abraços
Caro Digobrazil, a fotos já havia colocado, mas não tem problema coloco novamente, pelo estado da lataria nem me atrevi a usar os chassis, começa que o quadro da suspenção dianteira da Variant esta todo soldado na lataria, sendo assim resolvi ir pelo caminho mais facil e comprar algo em condições como as quatros suspenções do Santana. Continua a minha grande dúvida existe condições técnicas de adaptir a homocinética do Santana na braço da caixa da Variant????

Quílvio Talvani
22/06/2007, 00:04
Aqui vai mais duas fotos do estado da Variante II.

Quílvio Talvani
26/06/2007, 17:31
Boa Tarde pessoal. Aqui em Porto Alegre está caindo uma baita chuva.
Meus colegas de Grupo, já de início percebi que quando um membro do grupo descobre uma manhia logo passa para os demais com já recebi varias dicas aqui como a de fazer o proprio banco de fibra, agora chegou a hora de eu dar a minha comtribuição para o grupo.

Descobri como se transforma a caixa de Variant II para tracionar suspenção de Santana. É bem simples, pasta tirar as bolachas originais da caixa da Variant II e colocar em seu lugar as bolachas da caixa do Santana, pois o mecanismo interno são todos iguais na linha Volkswagen na motorização normal na atravessada não posso dizer o mesmo por que não sei é igual.
Segue algumas fotos da desmotagemdas originais pelas do Santana.
Assim fica tudo justo e perfeito.

Quílvio Talvani
31/07/2007, 21:42
Boa Noite pessoal, tive que disistir do projeto inicial de construir agaiola com quatro suspenção de Santana, e que recebi uma aula sobre suspenção e aí percebi que estava fazendo tudo errado.
Vou partir para outro projeto onde eu mesmo irei construir as quatros suspenções independentes, assim que possível colocarei fotos.
Quílvio Talvani.

Quílvio Talvani
20/10/2007, 18:16
Boa Tarde Pessoal, depois de uma breve parada retornei a construção de minha gaiola, agora vou começar a construíla pela suspensão, aí vai as fotas do que será o alojamento do cubo e mais a ponta de eixo, só o material depois vem a foto com ela já mais adiantada.
Um abraço até as proximas fotos.

Quílvio Talvani
25/10/2007, 16:11
Boa Tarde pessoal, continuando o meu projeto aqui vai mais fotos da confecção da suspenção da minha gaiola.
Um abraço atodos.

Quílvio Talvani
01/11/2007, 21:07
Boa noite, pessoal, eu junto com o meu mecânico estamos fabricando um veículo com algumas particularidades pessoais, como a fabricação da suspenção, segue várias fotos desta etapas inicial.

Quílvio Talvani
01/11/2007, 21:11
Seguem Mais Fotos

Quílvio Talvani
01/11/2007, 21:16
Mais Fotos

Quílvio Talvani
01/11/2007, 21:21
MAIS FOTOS como é um trabalho de precisão estamos evoluido aos pouco já chegamos até aqui, a cada evolução colocarei mais fotos.

Edintruder
02/11/2007, 21:46
Já que farás do zero, estuda a instalação de 4x4. Usa outra caixa na dianteira com a relação da 3a marcha e acopla na ponta do eixo da caixa que fica fechada na saída do eixo de saída. Entre as caixas podes fazer um cardam simples de pequeno diâmetro.

fc racing
02/11/2007, 22:54
Ola amigo ........
Nao sei quel é a sua idéia mas ja q vc ta fazendo todo uma estudo para a sua gaiola faz ela 4x4 q vc vao vai c arrepender.......falow

Quílvio Talvani
04/11/2007, 12:25
Ola Edinturder, obrigado por sua visita. Quanto a sua idéia de fazer uma 4X4 esta será o segundo veículo que será construido paralelo a este. Quando eu descobri este grupo gostei muito da idéia das gaiolas que estou fazendo uma primeira para usar como carro que terá 3,50 ms e a segunda que terá 2ms será 4x4. O meu mecânico tem 66 anos e 40 anos como preparador de carro de corrida em Tarumã. Ele comprou a idéia comigo e nós juntos estamos desenvolvendo ambos os projetos simuntaneamente. Mas a nossa meta é de construir com nossas idéias a maior parte só usar pronto somente o indispensavel. Um abraço. Quílvio Talvani.

Quílvio Talvani
04/11/2007, 12:28
Meu amigo FC Racing, obrigado por sua visita e por sua atenção em responder minhas perguntas. Quanto a sua idéia de fazer uma 4X4 esta será o segundo veículo que será construido paralelo a este. Quando eu descobri este grupo gostei muito da idéia das gaiolas que estou fazendo uma primeira para usar como carro que terá 3,50 ms e a segunda que terá 2ms será 4x4. O meu mecânico tem 66 anos e 40 anos como preparador de carro de corrida em Tarumã. Ele comprou a idéia comigo e nós juntos estamos desenvolvendo ambos os projetos simuntaneamente. Mas a nossa meta é de construir com nossas idéias a maior parte só usar pronto somente o indispensavel. Um abraço. Quílvio Talvani.

Quílvio Talvani
12/04/2008, 00:06
Boa Noite, pessoal aqui vai uma seqüência de fotos de como fazer um flange para adaptar o motor AP na caixa do fusca, kombi, brasilia e varainat

Quílvio Talvani
12/04/2008, 00:11
mais fotos do flange.

Aqui um flange feito artezanal com um custo bem baixo, o custo do mesmo pronto foi de
R$ 85,00 ( oitenta e cinco reais)

robson negreiros
15/04/2008, 17:11
Boa Tarde Amigo Meu Nome é Robson E Sou Um Apaixonado Por Gaiolas Louco Por Trilhas E Tudo +, Eu Sou Filho De Metalurgico E Ja Fui Um Tb Hoje Sou Contador, Sepre Quis Fazer Uma Gaiola... Queria Saber Do Amigo Se Vc Tem Medidas Dos Tubos Q São Utilizados E O Tamanho Do Corte A Ser Feito No Chassi Do Fusca Ok
Valeu Cara

Ninja4x2
15/04/2008, 18:12
cara seja bem vindo ao forum...

Então, da uma pesquisada no forum vc vai achar muita coisa..use o menu "pesquisar"
Abraços..

Quílvio Talvani
16/04/2008, 18:25
Boa Tarde Amigo Meu Nome é Robson E Sou Um Apaixonado Por Gaiolas Louco Por Trilhas E Tudo +, Eu Sou Filho De Metalurgico E Ja Fui Um Tb Hoje Sou Contador, Sepre Quis Fazer Uma Gaiola... Queria Saber Do Amigo Se Vc Tem Medidas Dos Tubos Q São Utilizados E O Tamanho Do Corte A Ser Feito No Chassi Do Fusca Ok
Valeu Cara
Caro amigo Robson Negreiros, desculpe a demora pela resposta, mas como se diz aqui no sul; "antes tarde do que nunca" brincadeira. Meu amigo, se tu olhou o meu tópico eu ainda não tenho a estrutura da gaiola, estou na fase do motor e caixa e redução, estou fazendo aos pouco para fazer uma única vez. Então neste momento eu não sou a pessoa ideal para te fornecer as medidas. Procura o Jorge que este sim fez uma bela gaiola e um sujeito muito legal e com certeza vai te fornecer os dados que tu precisares. O tópico dele é "MAIS UM SONHO REALIZADO". Um abraço e desculpe não poder te ajudar neste momento, Quílvio Talvani.

noce
12/05/2008, 23:55
Descobri como se transforma a caixa de Variant II para tracionar suspenção de Santana. É bem simples, pasta tirar as bolachas originais da caixa da Variant II e colocar em seu lugar as bolachas da caixa do Santana, pois o mecanismo interno são todos iguais na linha Volkswagen na motorização normal na atravessada não posso dizer o mesmo por que não sei é igual.
Segue algumas fotos da desmotagemdas originais pelas do Santana.
Assim fica tudo justo e perfeito.[/quote]

Oi Amigo,
estou precisando de uma informação, estou com um diferencial de BMW e tenho que adaptar os semi eixos para uni-lo com as suspensões de gol dianteira instaladas na traseira. Acontece que a bolacha do BMW é de 6 furos no diametro 86mm (igual linha fiat 1.8 e kombi) e os meus semi eixos de gol são diametro de 75mm. Essa bolacha sua é de qual diametro entre centros dos parafusos? Vc sabe se a bolacha da kombi acopla no semi-eixo do santana? obrigado toshi_noce@hotmail.com