PDA

Ver Versão Completa : 4x4 duvidas??



neoti
16/05/2007, 18:27
Caros colegas se eu estiver nun trecho onde de tempos em tempos tenho que usar a tração 4x4 ( a cada 2 km por exemplo) e a tração da minha viatura é manual (engata nas rodas dianteiras) posso andar com as rodas engatadas e usar as alavancas para engatar quando precisar ? isso é prejudicial se não usado constantemente? desculpem se não fui claro.

Lucas Nassif
16/05/2007, 19:48
Caros colegas se eu estiver nun trecho onde de tempos em tempos tenho que usar a tração 4x4 ( a cada 2 km por exemplo) e a tração da minha viatura é manual (engata nas rodas dianteiras) posso andar com as rodas engatadas e usar as alavancas para engatar quando precisar ? isso é prejudicial se não usado constantemente? desculpem se não fui claro.

Vc possui a Roda Livre manual! Se vc está num trecho que usa muito o 4x4, pode acionar a RL em 4x4 e na hora que precisar da tração, vc engata pelas alavancas normalmente, sem ter necessidade de descer do carro toda hora para acionar a RL. Mas não esqueça de desativá-la após pegar o asfalto!

Abraços :concordo:

Morcego
17/05/2007, 13:39
A unica coisa que muda é que vai as engrenagens do diferencial dianteiros vão rodar livremente movendo todo o conjunto sem tracionar. Mas não causa problema nenhum neste caso. 8-)

neoti
17/05/2007, 17:58
Valeu pelas dicas pessoal um grande abraço a todos

luiztacco
18/05/2007, 11:05
No manual que tenho aqui fala que de tempos em tempo é bom você andar com a RL acionada sem engatar o 4X4. Isso ajuda na lubrificação da RL.

valdir rainer
18/05/2007, 22:14
Caros colegas se eu estiver nun trecho onde de tempos em tempos tenho que usar a tração 4x4 ( a cada 2 km por exemplo) e a tração da minha viatura é manual (engata nas rodas dianteiras) posso andar com as rodas engatadas e usar as alavancas para engatar quando precisar ? isso é prejudicial se não usado constantemente? desculpem se não fui claro.


Se vc tiver bloqueio 100% na dianteira,não pode.:discordo:

Senão vc vai quebrar as cruzetas ou até o eixo.

joão k. chikui
18/05/2007, 22:51
Neoti
Estando com as RL em 4x4 , quando chegar no trecho que vc pensa ser necessário traçar, correndo mesmo , é só puxar a alavanca de 4x4 .
A reduzida não pode engatar andando , tem que parar a viatura.
Valdir, acho que o carro do Neoti tem bloc LSD apenas na traseira.

neoti
19/05/2007, 09:48
Se vc tiver bloqueio 100% na dianteira,não pode.:discordo:

Senão vc vai quebrar as cruzetas ou até o eixo.

E como eu sei se tem ou não bloqueio na dianteira ?? tem no manual ??

valdir rainer
20/05/2007, 16:19
E como eu sei se tem ou não bloqueio na dianteira ?? tem no manual ??

QUANDO VC ENGATAR A TRAÇÃO 4X4,SE VC SENTIR QUE AO FAZER UMA CURVA O JEEP QUER PUCHAR O VOLANTE PARA O CENTRO,COMO SE QUIZESSE IR RETO,É PORQUE ELE TEM BLOQUEIO 100%,AI VC NÃO PODE FORÇAR PARA FASER A CURVA,E SIM FAZER MAIS ALGUMAS MANOBRAS,OU DESLIGAR A RODA LIVRE,AGORA SE VC TIVER NO BARRO LIZO JA NÃO VAI FORÇAR MUITO O CONJUNTO,PORQUE UMA RODA SEMPRE VAI ESCORREGAR.:concordo:

ESTOU FALANDO ISSO PORQUE JA VI PESSOAS QUE COMPROU O JEEP SEM SABER QUE AS PLANETARIAS ESTAVAM SOUDADAS.:concordo: