Ver Versão Completa : Trepidação no câmbio da Ranger
Amigos, tenho uma Ranger 4x4 2005 que está apresentando vibração no câmbio quando em velocidades constantes em 3ª, 4ª e 5ª marchas, com rotação por volta dos 1900 a 2100 giros. Já foi aberta a caixa de câmbio e o pessoal da concessionário não encontrou nada de anormal. Também substituíram o cardan, mas o problema continua o mesmo. Estou até pensando em trocar o carro. Alguém já teve esse tipo de problema ou sabe o que poderia ser?
Se alguém puder ajudar, agradeço.
Sermac
Walter L. L. Casitta
16/05/2007, 19:22
Manda verificar os suportes de motor e caixa...
murilloaquino
16/05/2007, 22:35
Normalmente problemas nos coxins, como disse o walter, interferem bastante...
:P
Pequeno jr
16/05/2007, 23:28
X2....
Algum dos coxins foram para o saco.
Amigos, tenho uma Ranger 4x4 2005 que está apresentando vibração no câmbio quando em velocidades constantes em 3ª, 4ª e 5ª marchas, com rotação por volta dos 1900 a 2100 giros. Já foi aberta a caixa de câmbio e o pessoal da concessionário não encontrou nada de anormal. Também substituíram o cardan, mas o problema continua o mesmo. Estou até pensando em trocar o carro. Alguém já teve esse tipo de problema ou sabe o que poderia ser?
Se alguém puder ajudar, agradeço.
Sermac
Caro Sermac,
Se for uma pequena vibração semelhante a uma falha do motor a minha tb apresenta. Me disseram que é por conta do cardam longo entre outras desculpas esfarrapadas...
no meu caso é só apertar ou aliviar o acelerador que a coisa some.
abs,
Bird
XLT 3.0 2005 atualmente com 36 mil kms
edubelem
18/05/2007, 15:08
Sermac, provavelmente não é cardã, pos 1900 de 3ª - 50km 4ª - 75km e 5ª -110km, por tanto uma diferença de vel muito grande, o problema é da cx p/ frente, como a cx já foi vista, não sei não, mas pare cx, o problema surgiu depois de algum serviço ou baque?
[]'s
Amigos, tenho uma Ranger 4x4 2005 que está apresentando vibração no câmbio quando em velocidades constantes em 3ª, 4ª e 5ª marchas, com rotação por volta dos 1900 a 2100 giros. Já foi aberta a caixa de câmbio e o pessoal da concessionário não encontrou nada de anormal. Também substituíram o cardan, mas o problema continua o mesmo. Estou até pensando em trocar o carro. Alguém já teve esse tipo de problema ou sabe o que poderia ser?
Se alguém puder ajudar, agradeço.
Sermac
Se fores trocar os coxins atente para os detalhes:
1. A borracha pode estar velha (molenga), o que não apresenta desgaste externos, ou seja, pode estar ruim e parecer externamente em estado bom.
2. Se for trocar apenas um coxim do motor, troque logo todos os outros.
No meu carro antigo fiz a besteira de trocar apenas um coxim que estava defeituoso (direito). Seis meses depois o coxim do outro lado (esquerdo) ficou capenga por trabalhar demais antes da troca do direito. Resultado: paguei pelo mesmo serviço duas vezes, além do transtorno de ficar indo em oficina.
Sobre a vibração, o carro vibrava devido estar com a lenta em rotação muito baixa. Então em lenta a alavanca do cambio só faltava dançar um pagode...
Daniel
O cardan esta balanceado? Pneus estão alinhados e balanceados, sem buchos e com desgaste igual ? Faça um rodizio neles em X quando for fazer o alinhamento e balanceamento. Procure uma loja que faça o balanceamento com a roda no carro (com aqueles carrinhos).
Roodrigo HC
16/12/2008, 21:32
Amigos, estou com um novo problema: a primeira marcha da ranger tá dura pra entrar, se forçar ela entra (não arranha, só está dura), se vc tirar a primeira e passa qualquer outra elas entram super bem. Se vc soltar a embreagem e pisar novamente fica duro de novo. A ré quando vc coloca ela dá um barulho, meio que "tum" mas mesmo assim entra. Levei no mecanico ele acusou um tal do rolamento do eixo guia da embreagem pra cx de marcha, outro já acusou problema de embreagem toda. OU seja, como é meu primeiro carro a diesel, estou perdido igual azeitona na boca de banguelo. O óleo da cx esta novo, foi a primeira coisa que troquei.
Anthoniusnikos
16/12/2008, 22:09
Deve ser mesmo esse rolamento do eixo prisma do volante. Custa uns R$ 30,00 mas tem que baixar a caixa.
Abs
Antho
Carlos Jacomini
17/12/2008, 14:09
Regra básica de mecânica: dificuldades constantes no engate de 1a e da ré, dê uma olhada na embreagem pois são os momentos em que ela é mais solicitada, ou seja que atua mais intensamente.
Se o problema não for lá, aí o melhor é verificar a caixa de cambio....
Vai ficando difícil até que não engata mais nada. A Natasha foi de reboque para a oficina, mas os colegas ensinam que bombeando o pedal da embreagem dá para chegar sem precisar do reboque.
Para mim, o problema é embreagem (disco, platô, atuador e cilindro do pedal) prepara o bolso porque não sai barato: do motor 2.5 R$ 1.200,00 + ou - do 2.8 fica mais em conta (perto dos R$ 800,00).
Abs.
Anthoniusnikos
19/12/2008, 22:44
Raposo, é bem provável que a embreagem, platô e atuador ainda estejam bons. Acompanhe, fotografe e post os serviços.
Abração
Antho
Bandinho
20/12/2008, 10:20
Na semana santa deste ano, em março, quando fizemos o encontro de picapes em Penedo, minha Ranger(CD, 2002, 2.8), uns dias antes de viajar começou a apresentar, exatamente esse problema, dificuldade pra engatar a 1a. e a ré. Como não arranhava, a embreagem estava macia e só acontecia ou cedo quando ia sair ou no anda e para do transito, levei no mecânico e ele disse q se tava tb bem não devia fazer nada. Assim fiz, até hoje continua do mesmo jeito, sem problemas, muito raramente endurece pra colocar a 1a no transito, aí coloco 2a, 3a, 4a, depois entra normalmente a 1a. Por enquanto não mexo em nada.
Abraços.
rogeriomasih
20/12/2008, 13:03
Senhores,
falando em embreagem, a minha ranger apresente uma comportamento bem estranho, o qual até já foi apresentado em outro tópico (depois envio o link).
Para engatar as marchas ou sair de frente não tem problema nenhum, mas quando vou sair de ré, o carro apresenta uma certa dificuldade e trepida, como se tivesse com problema na embreagem, ou seja, como se o disco estivesse no final.
Alguém já teve este problema?
Anthoniusnikos
21/12/2008, 01:28
Olá Rogéio. Quanto tempo já está com essa embreagem? Já experimentou sair (Lógico! Em primeira) numa subida? Ela trepida igual quando sai em ré?
Se o rolamento do prisma estiver começando a ficar ruim, pode destemperar o eixo, e os gastos com peças pode de R$ 30,00 passar de R$ 300,00.
Abs
Antho
as 3 rangers daqui de casa dão um certo trabalho de engatar apenas a 1a. nao é toda vez que acontece, mas geralmente tenho dificuldade. pra engatar direito, coloco 3a-2a e aí passo para 1a....entra facil. mas se colocar a 1a direto, fica duro de entrar.
na minha gasolina tinha vez que só entrava na base da porrada...a marcha entrava bem seca....mas tb tinha vez que entrava bem mole....to trocando a embreagem dela agora e nao mexi no cambio.....vou ver se o problema é com a embreagem ou não.
Walter L. L. Casitta
21/12/2008, 08:59
O problema é com a embreagem, se não estiver tudo certinho os engates ficam ruins.
rogeriomasih
23/12/2008, 05:01
Olá Rogéio. Quanto tempo já está com essa embreagem? Já experimentou sair (Lógico! Em primeira) numa subida? Ela trepida igual quando sai em ré?
Se o rolamento do prisma estiver começando a ficar ruim, pode destemperar o eixo, e os gastos com peças pode de R$ 30,00 passar de R$ 300,00.
Abs
Antho
Este é o 'problema': de primeira ela sai normalmente, mas de ré apresenta o problema de trepidação e falta de força, como se o disco estivesse gasto. O que pode ser?
marcelinoDF
29/07/2011, 09:49
Prezados foristas, ressucitando um forum de 2008!
ainda é praxe nos motores diesel sair em 2a marcha ao invés da 1a. como fazemos nos motores a gasolina? Esse costume é por causa do torque gigante do motor diesel? ou o q?
Walter L. L. Casitta
29/07/2011, 09:59
Prezados foristas, ressucitando um forum de 2008!
ainda é praxe nos motores diesel sair em 2a marcha ao invés da 1a. como fazemos nos motores a gasolina? Esse costume é por causa do torque gigante do motor diesel? ou o q?
??????? :screwy:
marcelinoDF
29/07/2011, 10:07
rrrrssss
Prezado Cassita, vc já deve ter visto outras duvidas minhas... repara, nao!!!
Vc é ótimo cara!!!
forte abraco!
Marcelino
Imperador!
29/07/2011, 10:07
Prezados foristas, ressucitando um forum de 2008!
ainda é praxe nos motores diesel sair em 2a marcha ao invés da 1a. como fazemos nos motores a gasolina? Esse costume é por causa do torque gigante do motor diesel? ou o q?
Só vejo saírem em 2ª motoristas de ônibus e caminhões vazios...
Na Ranger é um sacrifício sair de 2ª, o diferencial é longo demais.
Ora, pra que sair de 2ª se sai bem melhor de 1ª?
marcelinoDF
29/07/2011, 10:11
valeu, Imperador!
essa de diferencial longo, eu nao sabia direito em que situacoes faz diferenca.
Novo na tribo dos carros a diesel, mas to sempre fucando no forum.
Muito grato, mesmo!
Pequeno jr
29/07/2011, 13:01
valeu, Imperador!
essa de diferencial longo, eu nao sabia direito em que situacoes faz diferenca.
Novo na tribo dos carros a diesel, mas to sempre fucando no forum.
Muito grato, mesmo!
MArcelino só costumava sair na 2º MArcha em D-10, F-4000 e etc pq eles tinham a primeira marcha extremamente curta. Nas pick-ups medias não necessita isso.
arianton
27/06/2012, 12:49
Boa tarde,
Estou retomando este assunto, pois tenho uma Ranger Limited 3.0 2007 e ultimamente estou com problemas para engatar a 1ª marcha com o veículo parado, andando até que entra normal.
Pra conseguir engatar eu procuro primeiro engatar uma outra marcha, tipo a 3ª ou 4ª e depois ela entra.
E agora a ré também tem dificuldade, quanto tento ela fica dando uma espécie de tranco, pra não forçar aí faço a mesma coisa, engato outra marcha e depois ela entra.
Gostaria da opinião dos integrantes do forum, se alguém já teve este problema.
Desde já agradeço.
Daniel.Shimomoto
27/06/2012, 20:30
Boa tarde,
Estou retomando este assunto, pois tenho uma Ranger Limited 3.0 2007 e ultimamente estou com problemas para engatar a 1ª marcha com o veículo parado, andando até que entra normal.
Pra conseguir engatar eu procuro primeiro engatar uma outra marcha, tipo a 3ª ou 4ª e depois ela entra.
E agora a ré também tem dificuldade, quanto tento ela fica dando uma espécie de tranco, pra não forçar aí faço a mesma coisa, engato outra marcha e depois ela entra.
Gostaria da opinião dos integrantes do forum, se alguém já teve este problema.
Desde já agradeço.
Pode ser DUAS coisas: Atuador da embreagem, a embreagem ou os dois juntos.
A unica vez que tive problemas desse tipo foi quando a minha Ranger estava com 70 mil km. Começou a ficar ruim de engatar a primeira e o resultado foi o atuador da embreagem com problema. Quando aconteceu isso com a minha, o resto (plato+disco) estava ok mas PODE acontecer de estar ruim e requerer troca.
Uma coisa que eu chamo a atenção é para atentar ao nivel do reservatorio do fluido da embreagem. A primeira coisa é ver se tem oleo nele e se faltar, completar e dar umas bombeadas. Costuma funcionar e MELHORAR (não conserta) o engate. Mas pode ter certeza que se ele estiver vazio, que existe algum vazamento no sistema e o atuador está comprometido.
Abraços
BRAVOECONOVEMBER
27/06/2012, 21:47
ÀS VEZES trocar o fluído da embreagem e sangrar direitinho ajuda bastante, ajudou no meu caso. Mas pra conseguir uma extensão de tempo, porque o atuador da embreagem deve estar com vazamento interno, perdendo eficiência e não acionando como deveria.
Sou mais um "felizardo" com problemas de engate de marcha na ranger. A minha é uma 2.3 16V XLT CD 2008. Está com 80mil km e quando ela está fria, a primeira e a ré costuma entrar belezinha. Depois que esquenta, é de lua, tem hora que entra razoavelmente vem, tem hora que entra super difícil, forçando mesmo.
Muita gente falou nesse tópico e deu sugestões, mas poucas pessoas disseram exatamente qual foi o problema, inclusive quem abriu o tópico nem respondeu falando o resultado... Mais pessoas que tiveram esse problema, como resolveram na prática? Será que vou ter que trocar o kit de embreagem inteiro? Ou pode ser apenas o atuador? Tem uma documentação técnica da ford que dá dicas de como sangrar o sistema de embreagem, vejam trecho desse documento:
"A Ford Ranger utiliza o eficiente conceito de atuador hidráulico central para o acionamento da embreagem, o qual substitui a construção convencional de cabo, alavanca e garfo. Os circuitos hidráulicos devem ser isentos de ar, pois sua presença, devido à compressibilidade, produz perdas no sistema e diminui o curso do rolamento (rolamento este incorporado ao atuador hidráulico),
dificultando a introdução das marchas. Normalmente esse problema surge logo após a troca da embreagem, justificando, assim, o fato da primeira suspeita ser de embreagem defeituosa, o que absolutamente não procede. Para evitar esse inconveniente, o sistema deve ser sangrado totalmente após a troca da embreagem. Como se pode observar no esquema ao lado, o cilindro
mestre desse veículo é instalado numa posição bastante inclinada e, portanto, propenso a reter o ar, que nem sempre é liberado através da sangria convencional."
Aproveitando, se alguém souber de algum mecânico especialista em Ranger (ou em embreagem/câmbio) na região de Campinas SP, por favor me passem o contato! Abraço! :)
Estou com uma dúvida. Como faço para verificar o nível do fluído de embreagem da ranger? No reservatório não tem nenhuma marcação... Quando tiro a tampa, tem uma espécie de funil de borracha lá dentro, tem algo a ver com o nível? Eu acabei enchendo esse "funil", ficou faltando um centímetro da tampa para vazar, não sei se fiz certo ou não, o nível anteriormente estava mais ou menos no finalzinho desse "funil".
Martinão
22/05/2014, 08:03
Olá Rogério,
Estou com o mesmo problema! O carro apresenta grande dificuldade pra sair de ré, trepida e chega a morrer o motor, como se não tivesse força. As demais marchas e engates estão perfeitos.
Qual foi a tua saída para o problema?!
Valeu!
Martinão
27/05/2014, 11:15
Alguém ai pode me ajudar?!
flavio_roberto
27/01/2017, 20:48
Estou como o mesmo problema. Tenho uma Ranger 2007/2007 2.3L XLT Cabine dupla.... apresentava dificuldade pra engatar, trocar e desengatar marchas.... levei em alguns mecânicos e foi constatado o problema na embreagem que era velha...
Realizei a troca... porém continua apresentando dificuldade pra engatar a 1ª e a Ré... foi trocado kit completo de embreagem + o autuador...
Se alguém descobrir a solução favor avisar rsrs
titanium
20/06/2018, 08:47
Sou mais um "felizardo" com problemas de engate de marcha na ranger. A minha é uma 2.3 16V XLT CD 2008. Está com 80mil km e quando ela está fria, a primeira e a ré costuma entrar belezinha. Depois que esquenta, é de lua, tem hora que entra razoavelmente vem, tem hora que entra super difícil, forçando mesmo.
Muita gente falou nesse tópico e deu sugestões, mas poucas pessoas disseram exatamente qual foi o problema, inclusive quem abriu o tópico nem respondeu falando o resultado... Mais pessoas que tiveram esse problema, como resolveram na prática? Será que vou ter que trocar o kit de embreagem inteiro? Ou pode ser apenas o atuador? Tem uma documentação técnica da ford que dá dicas de como sangrar o sistema de embreagem, vejam trecho desse documento:
"A Ford Ranger utiliza o eficiente conceito de atuador hidráulico central para o acionamento da embreagem, o qual substitui a construção convencional de cabo, alavanca e garfo. Os circuitos hidráulicos devem ser isentos de ar, pois sua presença, devido à compressibilidade, produz perdas no sistema e diminui o curso do rolamento (rolamento este incorporado ao atuador hidráulico),
dificultando a introdução das marchas. Normalmente esse problema surge logo após a troca da embreagem, justificando, assim, o fato da primeira suspeita ser de embreagem defeituosa, o que absolutamente não procede. Para evitar esse inconveniente, o sistema deve ser sangrado totalmente após a troca da embreagem. Como se pode observar no esquema ao lado, o cilindro
mestre desse veículo é instalado numa posição bastante inclinada e, portanto, propenso a reter o ar, que nem sempre é liberado através da sangria convencional."
Bom dia a todos!
Paulo, conseguiu descobrir a solução para a 1ª marcha ruim de entrar???
Isso parece ser crônico nas Rangers... mas seria bom, como você bem alertou, quem passou por isso voltar para dizer SE conseguiu arrumar (ou se não conseguiu) E COMO??
Abraço!
samirachcar
17/03/2021, 19:58
Fala pessoal, tudo bem?
Meu caso é o seguinte, tenho uma Ranger XLT 4.0 V6 98/99 CD.
A caminhonete tinha uma trepidação de primeira e segunda marcha, bem forte. Eu acabei fazendo a embreagem, porque estava gasta, comprei tudo novo da Luk, troquei o cilindro mestre, retifiquei o volante e troquei o rolamento piloto do volante.
A caminhonete ficou show de bola com a embreagem nova, pedal leve, mas a trepidação de primeira marcha em torque continua.
O mecânico que fez toda a manutenção me informou que o cardan esta com uma folga e ele não tem como saber se esta empenado ou não e que isso pode ocasionar a trepidação, sendo que a parte de embreagem esta toda justa.
Alguém aqui já passou por algo parecido?
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