Conectar

Ver Versão Completa : Intercooler no Q20b

Daniel Lima
15/05/2007, 23:27
Caros amigos, estou pensando na possibilidade(R$R$R$R$) de colocar um intercooler no meu q20b. Me surgiram então dúvidas onde espero que vcs possam me ajudar a clarear a mente:

1. O ganho de potência compensa a adaptação?
2. Qual intercooler seria apropriado para o perkings?

Finalizo pedindo a algum colega que tenha feito esta adaptação, que coloque sua opinião e me ajude a decidir pela adaptação ou não da peça.

Um grande abraço
Daniel Lima
Engesa f2,q20b turbo,eixos band,flutuante,disco nas4,e...quem sabe um intercooler.

franzlana
15/05/2007, 23:56
Com o Intercooler o seu motor vai ficar mais econômico, trabalhar com menor temperatura máxima e ganhar muito em rendimento (potência). Pode prever um ganho mínimo de 10% de potência o que parece pouco mas na prática faz muita diferença. Para dimensionar pense no interccoler de um motor com cilindrada semelhante, pois o que conta é o volume de ar a ser resfriado. O seu motor está na casa dos 4.0, assim precisa de um "radiador de ar" capaz de resfriar este volume. Um problema é local para adaptar o intercooler no Engesa. Um intercooler grande é o da MB Sprinter mas você tera que analizar o espaço sob o capuz do seu veículo. No caso do meu, uso MWM 2.8 e reduzi artezanalmente as cabeças do interculler da Sprinter e montei colado atraz da grade dianteira porque vou montar Ar Condicionado e preciso de espaço. Mas esta redução das cabeças deu muito trabalho e não recomendo. Vamos ver se alguem com a sua configuração de motor dá uma ideia.
Boa sorte.

Daniel Lima
16/05/2007, 20:15
Caro Franzlana, tenho o problema do tamanho do motor que deixa o radiador e condensador do ar condicionado bem apertados; o que me sobra é adaptá-lo entre o motor e o capô (o que não deve ser fácil), mas seguirei seus conselhos e tentarei um intercooler cujas dimensões das entradas não precisem ser alteradas. Terei de adquirir um scoop(é esse o nome?) para colocar por fora do capo, acho que o da l-200 serve...
Por que vc não colocou o intercooler do próprio mwm 2.8? será que este teria as dimensões corretas?
Um abraço
Daniel Lima
Engesa f2

CAVESO
17/05/2007, 01:12
Daniel,

Comprei um scoop da S10 de um amigo que está fazendo em fibra de vidro, pois vou colocar posteriormente um motor diesel intercoolado.
Acho ele o mais bonito dos scoops e com uma boa entrada de ar.

Ele ainda não me repassou o preço de quanto será o scoop, mas se interessar posso ver com ele.

Marco Saldanha
17/05/2007, 09:28
No meu engesa FII com motor 6 cilindros que não sobra espaço para nada eu quero colocar o ar-condicionado + ventoinhas elétrica e para ficar legal realmente eu terei de corta lataria que fica em frente ao radiador.Minha idéia e fazer acabamento com longarina do capu.Vc mesmo carta em casa e como acabamento coloca uma borracha na parte cortada.Este espaço que to ganhando deve servi para vc colocar o interculer com bastante espaço.Se não entender me responda que tento montar um esquema com fotos para vc.

José Augusto
17/05/2007, 10:04
Daniel, já passei por isso tenho na Rural um S4T, inicialmente instalei um intercooler pequeno, por acomodar melhor e mais fácil, era um desses para motor da S10, apesar de aumentar os bocais o resultado ficou uma bost@, perto do limite o intercooler segurava o motor e aí fumaça preta (ou seja faltava ar), só ficou bom quando mandei fazer um "de acordo".

O q20b turbinado é praticamente igual ao S4T, na minha opnião a solução fica mais para o lado do caminhão do que do lado das picapes médias.

joão k. chikui
17/05/2007, 13:35
Daniel
Eu tentaria o do volks 8-120 , 8-150 , cargo 815 ou mercedes 710 plus.
Teu motor é 3.8 , muito próximo destes aí.

CARLOS SIQUEIRA
17/05/2007, 17:30
Caros, por interesse pessoal (estou prestes a montar um "perkinho" no meu F1, falta só a liberação "burrocrata"), pesquisei na volksvagen caminhões e, segundo a informação do Frans, próximo ao 4.0L, seria o do caminhão 9150-E, cujo fabricante é a VISCONDE RADIADORES (11)6487-5000, que por sua vez, não produz ainda como reposição, não fornecendo inclusive especificações técnicas do produto. Procurando mais um pouco, entrei em contato com a GAIGER RADIADORES (41)3286-3130, falei com o Mocelin e este informou que fabrica intercoolers para picapes e jipes, necessitando de fotos para verificar o melhor modelo para uso no Q20b, por não conhecê-lo. Como o meu ainda não está montado, peço a quem tiver, enviar uma foto e colocar aqui no forum o especificado e seu valor.

[]'s, querendo ajudar,

Carlos Siqueira.

José Augusto
17/05/2007, 22:11
Caros, por interesse pessoal (estou prestes a montar um "perkinho" no meu F1, falta só a liberação "burrocrata"), pesquisei na volksvagen caminhões e, segundo a informação do Frans, próximo ao 4.0L, seria o do caminhão 9150-E, cujo fabricante é a VISCONDE RADIADORES (11)6487-5000, que por sua vez, não produz ainda como reposição, não fornecendo inclusive especificações técnicas do produto. Procurando mais um pouco, entrei em contato com a GAIGER RADIADORES (41)3286-3130, falei com o Mocelin e este informou que fabrica intercoolers para picapes e jipes, necessitando de fotos para verificar o melhor modelo para uso no Q20b, por não conhecê-lo. Como o meu ainda não está montado, peço a quem tiver, enviar uma foto e colocar aqui no forum o especificado e seu valor.

[]'s, querendo ajudar,

Carlos Siqueira.

Os meus mandei fazer na Radiadores 2 irmãos, aqui em São Bernardo do Campo, o dono o Marcelo é um colega e tb era jipeiro, tinha uma Rural preta que era show, ele fez para mim 2 intercooler e 2 radiadores (para o CJ e para a Rural).

segue em anexo as fotos do intercooler da Rural já instalado na frente.

Marco Saldanha
18/05/2007, 09:30
Os meus mandei fazer na Radiadores 2 irmãos, aqui em São Bernardo do Campo, o dono o Marcelo é um colega e tb era jipeiro, tinha uma Rural preta que era show, ele fez para mim 2 intercooler e 2 radiadores (para o CJ e para a Rural).

segue em anexo as fotos do intercooler da Rural já instalado na frente.

Na segunda foto tem uma manta atrás do intercule ou estou enganado de tão lixadinha ela esta. Se for pode me falar que tipo de manta e esta para isolar o calor.
Obrigado

Daniel Lima
20/05/2007, 18:07
Desculpem a demora, estive viajando...Bom mas quando adentrei ao fórum vi que uma solução simples é a procura do intercooler dos caminhões vw...pelo que entendi teriam o mesmo, ou até maior, volume de ar para o turbo...
Quanto ao scoop... carlos, vc não acha a entrada de ar pequena, no caso do scoop da s-10? Não seria melhor um "feioso" com um volume de ar maior?
Estive obsrvando o scoop e me chegaram estas dúvidas...
Abraços a todos...
Daniel LIma

joão k. chikui
20/05/2007, 19:25
Daniel, se for usar o intercooler dos volks /cargo , vai na frente do radiador original(se é que cabe) , logo , não vai scoop.

CAVESO
20/05/2007, 20:13
Daniel,

Eu acahei o scoop da S10 com uma boa entrada, embora a impressão passada pela vista de fora, leve ao contrário.

O ideal seria você dar uma olhada por dentro do capô para ver as duas canaletas de entrada.

Mas, certamente é possível achar ou adaptar algo mais "aberto".

Sucesso na empreitada!

José Augusto
21/05/2007, 18:19
Na segunda foto tem uma manta atrás do intercule ou estou enganado de tão lixadinha ela esta. Se for pode me falar que tipo de manta e esta para isolar o calor.
Obrigado

Marco, estava bem lixadinha mesmo (na lata).

JOÃO R.
20/04/2015, 01:04
Senhores ressuscitando o tópico... Vi no picapesgm que o sallespickup instalou o intercooler da dakota diesel no Q20b.... Fica bom mesmo? Sei que seria melhor um intercooler maior, acho que no meu seria o do MB914 C, que tem os dutos para o mesmo lado, mas o espaço é restrito. Não medi, mas acho que os cortes serão grandes... Vale a pena mesmo??

sallespickup
21/04/2015, 18:30
João, o intercooler ajuda bastante pois a conta é simples, se o ar ta mais frio ele tem mais moleculas de ar(O2), porem o resfriamento das minhas é muito diferente do jeep, pois quando se exige na camionete ela esta em velocidade resfriando bem, ja no jeep, pra ter efeito precisa mesmo é de uma ventuinha pra ajudar na refrigeração, pois senão o intercooler pode é deixar o carro pior, ja que o chamado leg (tempo que a pressurização leva da turbina até a admissão) se torna maior, então se não tiver ganho significativo de temperatura ao MEU ver não adianta, por isso que as L200 tem um intercooler pequeno quase sem mangueiras, e com uma ventuinha, se no projeto do seu jeep couber o intercooler e uma ventuinha tipo do astra deve ficar muito bom
ah pra vc enterder o ganho real, nas minhas a entrada do intercooler é bastante quente, ja a mangueira que vai pro coletor é no maximo morna, o imperador colocou na veraneio dele e pode dizer como fica bom, ah quanto a tamanho, no jeep não precisa ser tão grande, afinal como disse não sera resfriado somente pelo vento do carro andando, isso pensando em trilha, e por isso que intercooler da dakota, meio chata de achar, mais principalmente o do volks 8150, eu considero os mais adequados

Godoy63
24/04/2015, 22:45
Olá Companheiros, estou em busca de um modelo de Intercooler que se adapte bem ao motor Q20B turbo de minha Engesa, em função de eu possuir o radiador de ar condicionado, acredito que por falta de espaço o ideal seria adaptar na parte de cima do motor, se alguém já conseguiu esta proeza, peço a gentileza se puder me passar a dica e se possível uma foto de como ficou, agradeceria muito. Abraço a todos.

JOÃO R.
25/04/2015, 01:22
Então Salles, a minha ideia era colocar na frente do radiador, eu uso o hélice de 6 pás na polia da bomba d'Água, logo ela toca direto... Por isso e pelo motivo do tamanho não gostaria de colocar sobre o motor... Eu copiei essa foto de um colega, não me lembro agora de onde, mas olhe o serviço dele... Ele diz que ficou ótimo... Não desmerecendo, mas tenho minhas dúvidas... Já te responde também Godoy...

E Salles, quais as medidas do intercooler da dakota? Você tem essa informação?
abs.

Godoy63
25/04/2015, 16:49
Então Salles, a minha ideia era colocar na frente do radiador, eu uso o hélice de 6 pás na polia da bomba d'Água, logo ela toca direto... Por isso e pelo motivo do tamanho não gostaria de colocar sobre o motor... Eu copiei essa foto de um colega, não me lembro agora de onde, mas olhe o serviço dele... Ele diz que ficou ótimo... Não desmerecendo, mas tenho minhas dúvidas... Já te responde também Godoy...

E Salles, quais as medidas do intercooler da dakota? Você tem essa informação?
abs.

João, realmente ficou meio estranho esta instalação, em minha opinião poderia ser melhorada, a minha idéia e colocar em cima do motor, por dois motivos, o primeiro e o espaço que em função de eu ter o radiador do ar condicionado instalado, creio que faltara espaço, a outra razão e que em função de eu fazer trilhas pesadas normalmente tenho muitos problemas com barro no radiador, depois da trilha e fatal, tenho que desmontar para limpar, estou bolando uma forma de fazer uma proteção para o radiador afim de melhorar esta questão da sujeira, já tenho em mente algo porém este será um futuro projeto, por estas razões que estou em busca de um Intercooler com a capacidade de refrigeração ideal para o Q20B que possa ser adaptado em cima do motor, porém concordo que em cima do motor ficará com um visual muito poluído e estranho, de qualquer forma assim que definir um modelo vou tentar caprichar ao máximo no acabamento, valeu a foto, fico na esperança de que algum companheiro me de uma dica do modelo certo para este motor. Abç

sallespickup
25/04/2015, 21:21
o unico a venda que achei http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-646681100-intercooler-dodge-dakota-turbo-diesel-_JM
amanhã te passo as medidas
quanto ao intercooler em cima, acredito que ele tem de ser pequeno por causa da caloria do motor, que perde um pouco a função de resfriar o ar, prefiro essa solução, que tem de ser melhor feita em minha opinião, mais é um lugar bom pros engesas que não tem espaço na frente, este intercooler me parece da Sprinter, acho eu, segue
http://i.imgur.com/PLyseFdl.jpg

Godoy63
26/04/2015, 17:43
Salles interessante esta solução, porém será q em função da posição apresentada se consegue uma boa captação de ar fresco, digo pelo fato de ter a hélice aspirando o calor do radiador!! O q vc acha?? Abç

JOÃO R.
26/04/2015, 23:23
Acho que não é uma boa posição...

JOÃO R.
26/04/2015, 23:49
É esse intercooler da conta??? Não é pequeno?? Meu engesa também é para trilha pesada e um pouco de estrada... Tenho problema de sujeira também como você Godoy...

sallespickup
27/04/2015, 00:03
João e Godoy, coloquemos assim, o IDEAL seria um intercooler grande, na frente dos radiadores pra capitar o maior ar possivel, mais ai vem os problemas dos jeeps, pegam lama, e ai alem de não deixar o intercooler fazer o seu serviço, ainda vai esquentar o carro, então vamos pra dentro do cofre, na primeira opção em cima do motor, EU acho o pior lugar pois toda caloria do motor vai dar nele, e em trilha sera pior que sem cooler, então na frente do motor a helice ira dar uma resfriada, quanto ao tamanho, de novo não é o ideal pra aproveitar todo o potencial, porem é o que da pra fazer, agora se o bolso premitir acho que na mesma posição, mandar fazer um mais grosso, e com as duas bocas do mesmo lado ficaria muito perto do ideal, pois só a turbulencia dos encanamentos e curvas ja exerce o chamado leg e aumento de caloria, então o mais proximo possivel e sem curva é tb ideal, seria algo similar guardadas as dimensões pra caber ali http://www.srtforums.com/forums/attachments/f451/69250d1368218242-biggest-intercooler-biggest-ic-ever-dakota.jpg

sallespickup
27/04/2015, 00:07
assim com as duas bocas pro mesmo lado só que mais estreito pra caber ali na frente, e vejam que este é o projeto mais certo, pois tem pouco cano com curvas suaves http://www.forgemotorsport.com/upload/images/skintfit.jpg

JOÃO R.
27/04/2015, 00:18
Isso mesmo... A ideia de usar o intercooler do MB914 C é essa... Os dois lados saem para mesmo lado..

sallespickup
27/04/2015, 18:21
mesmo motivo que adora o da dakota, puts esqueci de medir, amanha sem falta eu mando as medidas

JOÃO R.
22/06/2015, 13:42
Salles.... E aí?? As medidas do intercooler da Dakota??? Rsrsrs....

sallespickup
23/06/2015, 17:28
ops desculpe esqueci..
altura 38, 45 com o cano de cima
largura 75, 85 com o cano
10 de espessura

sallespickup
24/06/2015, 07:52
ah tudo em centimetro....

JOÃO R.
24/06/2015, 11:53
Caramba, maior que o do MB 914 que eu vi... Este com 43cm de altura, 57 cm de comprimento e 5,2cm de espessura...

Marcos horizontina-rs
27/08/2015, 16:43
Caros amigos, estou pensando na possibilidade(R$R$R$R$) de colocar um intercooler no meu q20b. Me surgiram então dúvidas onde espero que vcs possam me ajudar a clarear a mente:

1. O ganho de potência compensa a adaptação?
2. Qual intercooler seria apropriado para o perkings?

Finalizo pedindo a algum colega que tenha feito esta adaptação, que coloque sua opinião e me ajude a decidir pela adaptação ou não da peça.

Um grande abraço
Daniel Lima
Engesa f2,q20b turbo,eixos band,flutuante,disco nas4,e...quem sabe um intercooler.

boa tarde a todos!! pesquisando sobre colocar intercooler no q20b achei seus comentarios, gostaria de ver se podes me ajudar?..quero colocar intercooler no q20b que tenho na Rural...qual intercooler vc colocou e peças?

Marcos horizontina-rs
01/09/2015, 10:22
bom dia João R. !!
gostaria de ver com o amigo se conseguiu instalar o radiador de intercooler no q20b e qual radiador que vc usou?

JOÃO R.
10/09/2015, 02:47
Opa, Marcos ... Ainda nao instalei não... Mas com o intercooler, segundo o pessoal recomenda é o do caminhão 8-140 ou ford cargo..

sallespickup
10/09/2015, 11:09
esse não é o mais ideal por causa do tamanho, porem o tamanho e volume pode ser legal pra viaturas com menos espaço
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-677821961-radiador-intercooler-ford-ranger-30-power-stroke-original-_JM

sallespickup
10/09/2015, 11:11
outra opção http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-677819185-radiador-intercooler-cherokee-laredo-2004-_JM

sallespickup
03/01/2016, 15:54
ressucitando, entrou um intercooler da dakota se alguem tiver interesse me procura, sallespickup@gmail.com