Ver Versão Completa : Ainda sobre cintas...
rogeriomasih
15/05/2007, 12:21
Oi,
estive conferindo uns tópicos sobre cintas e fiquei com a seguinte dúvida:
foi praticamente unânime que as cintas com ganchos são mais perigosas. Não entendi o porquê...:pensativo: :pensativo: :pensativo:
Qual a diferença (em termos de segurança) entre ligar dois carros através de uma cinta utilizando ganchos (da própria cinta) e manilhas?
Luciano SHAKALL
15/05/2007, 14:53
Eu também tenho tenho essa dúvida... :oops:
Eu entendo até a parte onde "se a cinta arrebentar, o efeito chicote poderá causar estragos, e se na ponta tiver esse gancho de aço,
os efeitos do estrago serão beeeem maiores", o que "não aconteceria com a cinta SEM os ganchos"...
Mas prender as cintas sem ganchos com manilhas não é trocar seis por "meia-dúzia"?
Se a cinta arrebentar, a manilha na ponta não causará tanto estrago quanto o gancho??? :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo:
Bruno Machado
15/05/2007, 16:54
Eu também tenho tenho essa dúvida... :oops:
Eu entendo até a parte onde "se a cinta arrebentar, o efeito chicote poderá causar estragos, e se na ponta tiver esse gancho de aço,
os efeitos do estrago serão beeeem maiores", o que "não aconteceria com a cinta SEM os ganchos"...
Mas prender as cintas sem ganchos com manilhas não é trocar seis por "meia-dúzia"?
Se a cinta arrebentar, a manilha na ponta não causará tanto estrago quanto o gancho??? :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo:
Seguinte, pessoal, vcs já passaram pela situação de uma cinta arrebentar? É mais ou menos assim, uma cinta de 6 mts partiu, e pedaço que ficou no carro de trás (+/- 4 mts) quebrou o farol auxiliar...
E isso é so a cinta (tecido), se estivesse com alguma coisa metálica presa, seria muito pior.
Até aqui é fácil, claro que todo mundo concorda que uma cinta com uma coisa metálica, pesada, na ponta faz mais estrago que uma cinta sozinha.
Quanto à cinta com gancho, o perigo fica maior por alguns detalhes:
- o olhal do gancho tem uma espessura menor que a anilha, força mais a cinta. Além disso, o diâmetro do olhal é pequeno, forçando ainda mais a cinta. Na anilha vc deve colocar o olhal da cinta no parafuso, e não na parte curva - sempre que possível, é claro!;
- pelo fato do gancho já estar preso, ninguém verifica a situação da cinta, se ela já está gasta ou não;
- quando a cinta molha (coisa comum!) o gancho fica lá, e provoca desgaste maior do que nas que não tem gancho - a cinta fica rígida naquele ponto, facilitando o rompimento;
- maior dificuldade de lavar a cinta - coisa importante e que quase ninguém faz.
Essas coisas todas que escrevi somente apontam a maior facilidade de romper a cinta, mas e o gancho "voador"?
Se vc prender o gancho em um ponto de ancoragem adequado (gancho, argola, etc presos no chassis), o gancho ficará no lugar... O problema é que o gancho abre a possibilidade de ancoragem inadequada (bola de engate, parachoques, jumelos, etcs), pois os "espertos" resolvem colocar o gancho em qualquer lugar, confiando que ficará preso.
Aí acontece a m&rd@ (não se esqueçam nunca da Lei de Muphy, se alguma coisa pode dar errado, dará!), o gancho escapa da ancoragem meia-boca e volta com tudo. Quebra o que tiver na frente: farol, parabrisa, braço, canela, cabeça, onde bater faz estrago.
Uma cinta rompendo provavelmente provocará estrago (exceto pela sorte), mas uma cinta com um gancho que escapa da ancoragem provocará um estrago maior, certo?
Espero ter ajudado!:concordo:
[ ]'s
rogeriomasih
16/05/2007, 18:15
Ajudou...e Muito.
Obrigado Pelas Dicas.
joão k. chikui
16/05/2007, 19:21
Rogério
Alem de tudo que o Bruno explanou( muito bem , por sinal) , há que se levar em conta também a maior resistencia de uma manilha após ter o parafuso rosqueado , tornando-a uma peça fechada.
Evite dar "estilingadas" ou sei lá que nome se dá aí no Ceará ao ato de dar ré no carro que vai ajudar e embalar , tentando com isso usar a energia cinética para tirar o outro da inercia. Prejudica as viaturas e é super perigoso.
Pai do Pedro
16/05/2007, 19:33
...Evite dar "estilingadas" ou sei lá que nome se dá aí no Ceará ao ato de dar ré no carro que vai ajudar e embalar...
Segundo o Cearencês: estilingada = chibatada
:concordo:
Sds.
rogeriomasih
16/05/2007, 21:18
EHEHEHEHEHEH
AGORA ENTENDI...:D
Senhores, juro que eu pensava que esse era o procedimento correto...:oops: :oops: :oops: ...encostar o carro o mais próximo possível do carro atolado, pegar velocidade e tirar o outro na base da "estilingada = chibatada".
Achei que esse tranco fosse necessário para descolar o outro do atoleiro e evitasse queimar a embreagem daquele que está puxando.
Qual deve ser o procedimento correto?
mais uma vez, obrigado pelas aulas.
Segundo o Cearencês: estilingada = chibatada
:concordo:
Sds.
EHEHEHEHEHEH
Achei que esse tranco fosse necessário para descolar o outro do atoleiro e evitasse queimar a embreagem daquele que está puxando.
Qual deve ser o procedimento correto?
Realmenta a "estilingada" pode até poupar embreagem, más há uma enorme chance de você quebrar a transmisão do carro, o ideal é tentar puxar o carro normalmente, com o 4x4 e reduzido, e o procedimento de "estilingada" deve ser usado só em casos extremos e nunca tomando distâncias muito grande como chegar perto do carro a ser puxado, na maioria dos casos +- um metro já resolve, em relação ao gancho, o que ocorre é que o aço utilizados nos ganchos não tem a mesma resistência das manilhas, podendo ocorrer a ruptura mais fácil, além do que a manilha se a cinta romper vai está presa ao carro, no ponto de ancoragem, e o gancho pode se soltar!
[]´s.
Bruno Machado
17/05/2007, 00:41
Rogério
Alem de tudo que o Bruno explanou( muito bem , por sinal) , há que se levar em conta também a maior resistencia de uma manilha após ter o parafuso rosqueado , tornando-a uma peça fechada.
Evite dar "estilingadas" ou sei lá que nome se dá aí no Ceará ao ato de dar ré no carro que vai ajudar e embalar , tentando com isso usar a energia cinética para tirar o outro da inercia. Prejudica as viaturas e é super perigoso.
PessoALL,
Só um comentário: além de evitar trancos, é importante também NÃO PUXAR DE RÉ na hora de tirar alguma viatura de um enrosco.
É muuito mais fácil quebrar alguma coisa rebocando de ré do que de primeira marcha.
[ ]'s
O ideal, como o pessoal falou, é esticar a cinta e puxar. Mas como todo mundo que já fez trilha sabe que em alguns casos sem o "tranco" o bicho não sai, mas se puder ser evitado, beleza.
Bruno, qual a diferença entre puxar de ré ou de 1a?
[]s
Alexandre Zocrato
17/05/2007, 01:59
Rogério
Para se ter idéia, em um passeio há pouco tempo, tivemos de usar guincho e cinta. A cinta - sem gancho e presa com manilha - arrebentou e foi parar na perna de uma menina que estava por perto. A perna dela "roxeou" na hora. A manilha continuou onde estava. Se fosse o gancho, possivelmente causaria uma fratura talvez até exposta.
O ideal é usar a cinta sem gancho e, ainda por cima, não ficar perto dela. Esse negócio de ficar entre as duas viaturas para ver rebocar é a maior furada. Inclusive se recomenda usar o guincho com o capô aberto, para proteger o parabrisa e os ocupantes que estiverem dentro da viatura.
[]'s
Dennis Figueiredo
17/05/2007, 08:19
O qual a diferença entre puxar de ré ou de 1a?
[]s
Os semieixos dianteiros, muito mais frágeis que os traseiros, são exigidos demais puxando alguém de marcha à ré.
Pai do Pedro
17/05/2007, 08:29
Os semieixos dianteiros, muito mais frágeis que os traseiros, são exigidos demais puxando alguém de marcha à ré.
Além disso, se vc estiver rebocando alguém de ré e a cinta romper, a "chibatada" pode ser na sua cara...
Luciano SHAKALL
17/05/2007, 15:42
"- o olhal do gancho tem uma espessura menor que a anilha, força mais a cinta. Além disso, o diâmetro do olhal é pequeno, forçando ainda mais a cinta. Na anilha vc deve colocar o olhal da cinta no parafuso, e não na parte curva - sempre que possível, é claro!;
- pelo fato do gancho já estar preso, ninguém verifica a situação da cinta, se ela já está gasta ou não;
- quando a cinta molha (coisa comum!) o gancho fica lá, e provoca desgaste maior do que nas que não tem gancho - a cinta fica rígida naquele ponto, facilitando o rompimento;
- maior dificuldade de lavar a cinta - coisa importante e que quase ninguém faz."
"...há que se levar em conta também a maior resistencia de uma manilha após ter o parafuso rosqueado , tornando-a uma peça fechada..."Beleza!!! :concordo: "Clareou" legal as idéias aqui...
Luciano SHAKALL
17/05/2007, 15:43
"...Evite dar "estilingadas" ou sei lá que nome se dá aí no Ceará ao ato de dar ré no carro que vai ajudar e embalar , tentando com isso usar a energia cinética para tirar o outro da inercia..."
"Segundo o Cearencês: estilingada = chibatada..."hehehe, aqui na "minha terra" o pessoal chama de MANDAÇO! Ex: "Tem que dá um mandaço pra sair" / "Só sai se fizer um mandaço"...
E o pior é que as vezes é necessário mesmo :!:
Luciano SHAKALL
17/05/2007, 15:44
PS.
Voltando ao assunto...
Pessoal, se o "gancho", quando comparado a "manilha", é mesmo tãããão inseguro assim, porque os guinchos não vem com uma manilha AO INVÉS DE UM GANCHO NA PONTA :?: :pensativo:
[]'s Não querendo "polemizar" o fórum....
joão k. chikui
17/05/2007, 16:00
Luciano, aí é fácil: Principalmente nos elétricos, força de tração máxima na primeira camada < tensão de ruptura do Cabo < Tensão de ruptura do gancho.Esta regra sempre é seguida nos melhores equipamentos.
jamais enroscar algo no gancho pela ponta do anzol. Se o local que vc vai enroscar é mais grosso que o interno do anzol, obrigatoriamente deve usar manilha .
Bruno Machado
17/05/2007, 20:07
O ideal, como o pessoal falou, é esticar a cinta e puxar. Mas como todo mundo que já fez trilha sabe que em alguns casos sem o "tranco" o bicho não sai, mas se puder ser evitado, beleza.
[]s
Arthur,
O negócio de puxar de ré o Dennis já respondeu: força os semi-eixos e as bichacinéticas/cruzetas, que são o ponto mais frágil. :concordo:
Prá tirar um jipe de um enrosco brabo, a solução ideal não é puxar na cinta:discordo: , é puxar no guincho :concordo: .
Se tem que usar a cinta numa situação mais braba, o ideal é o veículo rebocador puxar de primeira marcha, sem trancos na cinta, alinhado com a trajetória pretendida, com a direção reta.
Mas isso é o ideal, e nem sempre o ideal é o possível.
Tem um ditado em MG prá isso: "A vida é mesmo assim, ao lado do ideal um prato de capim".
Tem hora que a gente acredita que só na ignorância que vai resolver... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
É só lembrar que quando se apela prá ignorância, normalmente o resultado a gente sente no bolso... :parede:
[ ]'s
Valeu galera, quanto a puxar de ré ficou claro! :D
heheh e agora todos nós sabemos que sem o tranco/chibatada/estilinguada/qualquer nome que seja as vezes o bicho num sai macho!! hehe
[]s jipeiros
Fernando César Ximenes
18/05/2007, 08:02
Arthur,
O negócio de puxar de ré o Dennis já respondeu: força os semi-eixos e as bichacinéticas/cruzetas, que são o ponto mais frágil. :concordo:
Prá tirar um jipe de um enrosco brabo, a solução ideal não é puxar na cinta:discordo: , é puxar no guincho :concordo: .
Se tem que usar a cinta numa situação mais braba, o ideal é o veículo rebocador puxar de primeira marcha, sem trancos na cinta, alinhado com a trajetória pretendida, com a direção reta.
Mas isso é o ideal, e nem sempre o ideal é o possível.
Tem um ditado em MG prá isso: "A vida é mesmo assim, ao lado do ideal um prato de capim".
Tem hora que a gente acredita que só na ignorância que vai resolver... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
É só lembrar que quando se apela prá ignorância, normalmente o resultado a gente sente no bolso... :parede:
[ ]'s
Além do mais, ouvi dizer q a engrenagem de ré é mais frágil do que a da primeira.[]'s
rogeriomasih
18/05/2007, 11:29
Tecnicamente eu não sei...já vi muita gente puxando de ré. Sempre tive medo daquela estória da cinta/corda arrebentar e voar (com o gancho) no para-brisa. Puxando pra frente vc fica mais protegido.
Voltando para a técnica: Qual a relação mais curta: a 1a. ou a ré?
[]s
Bruno Machado
18/05/2007, 13:01
Além do mais, ouvi dizer q a engrenagem de ré é mais frágil do que a da primeira.[]'s
Fernando,
É isso mesmo, o conjunto de engrenagens da ré é mais frágil que da 1ª marcha.:concordo:
As pessoas fazem uma confusão danada porque a ré é mais reduzida que a primeira, e portanto mais "forte", e acham que a resistência mecânica é maior também.:discordo:
[ ]'s
Bruno Machado
18/05/2007, 13:32
Valeu galera, quanto a puxar de ré ficou claro! :D
heheh e agora todos nós sabemos que sem o tranco/chibatada/estilinguada/qualquer nome que seja as vezes o bicho num sai macho!! hehe
[]s jipeiros
Pois é, Arthur,
Como eu disse no outro post, "Tem hora que a gente acredita que só na ignorância que vai resolver..."
O problema é que quando tem um carro de um amigo plantado num barro daqueles "ajeitados", ou num areial, ou agarrado com força numa vala, ou numa monte de pedras, a adrenalina vai a milhão, a gente começa a pensar m&rd@.
Mas quer ver a adrenalina baixar e vc começar a raciocinar de novo? Se vc vai puxar um amigo seu que tá nessa situação rolhística aguda, e por qualquer motivo que seja, o seu carro quebrar, quem vai pagar o conserto, vc ou ele?
Vc, né? Então quem tem que tomar conta do seu carro e pensar num jeito de diminuir a probabilidade de prejuízo, vc, né? É isso que eu tô falando.
Mas tem outro ditado aqui em MG prá isso: "passarinho que come pedra, sabe o c* que tem..." Em outras palavras, que dar tranco com seu carro, dê...:mrgreen:
[ ]'s usando técnica prá não quebrar meu jipe
rogeriomasih
18/05/2007, 16:20
Que tipo de quebra a ´chicotada´ com a cinta pode ocasionar? que peças/componentes podem ser danificados?
[quote=Bruno Machado;397162]Pois é, Arthur,
Vc, né? Então quem tem que tomar conta do seu carro e pensar num jeito de diminuir a probabilidade de prejuízo, vc, né? É isso que eu tô falando.
Bruno Machado
18/05/2007, 17:21
Que tipo de quebra a ´chicotada´ com a cinta pode ocasionar? que peças/componentes podem ser danificados?
Está tudo dito nos posts anteriores: alguma das peças da transmissão.
[ ]'s
rogeriomasih
18/05/2007, 18:32
pode estragar a cruzeta que liga o eixo cardã ao diferencial? na Ranger ele é de alumínio)
ele pode chegar a romper?
Está tudo dito nos posts anteriores: alguma das peças da transmissão.
[ ]'s
leopoldo
18/05/2007, 19:48
:discordo:
1- Se o tranco é dado na lama:
Os trancos provenientes de cintas ou cabos de aço ou afins danificam elementos estruturais como o chassis ou da suspensão.
O processo de estilingar gera uma enorme energia no ponto de ancoragem que se não rompe, transmite aos parafusos do ponto de ancoragem, depois às longarinas, depois às barras de suspensão (4link) ou feixes de mola(jeep) passando pelos parafusos até chegar ao eixo, que é a extremidade que está "ancorada" no chão, para o veículo atolado.
Para o veículo tracionador, o tranco se dissemina mais nos elementos do chassis.
Vc corre o risco de repuxar uma longarina deformando as travessas.
A cinta tem como efeito benéfico amortecer os trancos que antigamente detonavam as viaturas que rebocavam com cabos de aço ou correntes.
Só que algum cerebelo de lambari com QI de ostra percebeu o efeito potencial da estilingada e deturpou o emprego das cintas de nylon.
E assim, fazendo o que é contrário da função dela que é EVITAR trancos destrutivos ao usar do reboque.
É só pensar o seguinte:
Se um veículo está "pregado" ao solo, é + fácil limpar o terreno a máximo possível para o veículo sair pelo reboque até usando suas próprias forças + ajuda do reboque que tentar arrancar na marra o atolado deste local e ficar com 2 veículos fraturados pela metade.
:putz:
2- Se o tranco é dado na areia ou em terrenos tipo pedra até a goela:
É até possível ao veículo tracionador ter elementos de transmissão também danificados.
Mas dar tranco num situação destas, o animal quadrúpede tem mais é que ganhar uma cardan na trazeira .... literalmente .... por baixo do banco do motorista :mrgreen:
joão k. chikui
18/05/2007, 22:11
Rogério , já vi casos de romper chassi(com certeza já deveria estar trincado).
Mas, o pior e mais perigoso das estilingadas eu perdi por pouco, mas vi o estrago: Um jeepão de BH foi cruzar um rio na canastra , para testar o carro e o novo Snorkel(acho que era australiano, ou parecido), o motor engoliu agua e deu calço hidráulico. Como ficou algum tempo na areia com a correnteza, foi afundando. Cinta prá mais de 10 ton , manilha idem ,num dado momento arrebentou os parafusos que fixavam o ponto de ancoragem ao para-choque. A cinta , com manilha e ponto de ancoragem saíram como uma bala , acertaram um mourão de cerca , quebrando-o.Num ser vivo, não sei o que teria ocorrido.
Nesses casos, guincho e patesca seria o mais indicado.A cinta seria utilizada para ancorar a viatura resgatante.
leopoldo
19/05/2007, 11:05
:concordo: :concordo: :concordo:
Exatamente.
rogeriomasih
19/05/2007, 13:47
NEM ME FALE...SEI EXATAMENTE O QUE VC ESTÁ DIZENDO!!!
Arthur,
[ ]'s
rogeriomasih
19/05/2007, 13:52
Qual foi o carro?
[quote=joão k. chikui;397348]Rogério , já vi casos de romper chassi(com certeza já deveria estar trincado).
PQP!!! Fiquei aqui imaginando a cena...
A cinta , com manilha e ponto de ancoragem saíram como uma bala , acertaram um mourão de cerca , quebrando-o.Num ser vivo, não sei o que teria ocorrido.
joão k. chikui
19/05/2007, 14:13
Rogério, o que vi era um Willys, separou na travessa , mas, era trinca velha disfarçada . Mes passado quebraram uma f75 , o motor saiu (pelo menos tentou) na parte que estava sendo puxada.
O da Canastra , o interesssante que usaram até junta de Boi para ajudar a puxar.