PDA

Ver Versão Completa : Engesa - Q20B - Embreagem



TcheRenato
13/05/2007, 11:46
Meus caros,

Andei pesquisando no Forum e não achei nada sobre a adaptação da embreagem nos Engesa com motor Q20B.

Logo que concluí a troca do motor pelo Q20B, na minha viatura, lembro que tive que fazer uma gambiarra sinistra pra fazer funcionar o sistema de embreagem. No sistema original das D20, o pedal "puxa" o cabo de embreagem, que por sua vez aciona um conjunto inversor, que fica preso na capa seca, que empurra o braço acionador do rolamento do colar de embreagem. Acontece que este "conjunto inversor" (não tenho a mínima idéia de cmo se chama isso), é demasiadamente grande para caber nos Engesa, pois, para caber, precisaria recortar a lataria, ficando quase no lugar do acelador da viatura. Eu acabei tendo que encolher este "sistema inversor", na sua largura, mas ainda assim, sei que foi uma solução provisória. Não gostei do resultado final, apesar de estar funcionando muito bem, sei que um dia, fatalmente, irá apresentar desgaste e me deixar na mão, não tendo outra peça para reposição.

Então, morrendo de curiosidade, pergunto: quem tem motor Q20B, fez o quê?

Lembro que na época da adaptação do motor, cheguei a comprar o sistema de embreagem hidráulico da D20 moderna, no qual o cilindro mestre e o cilindro escravo são de plástico. Paguei na época mais ou menos R$700 por este conjunto :parede: e acabei percebendo que, a princípio, não tem como colocar o cilindro escravo sem mexer naquela orelha da capa seca, onde fica o atual "sistema inversor", fixado por 2 parafusos.


- Alguma idéia de outro cilindro escravo que seja mais fácil de adaptar?
- Talvez até mesmo outro sistema mecânico que caiba no minúsculo espaço que sobrou entre a orelha da capa seca e a lataria?
- Alguma outra sugestão?

Porque nas D20 o sistema de embreagem não é como a maioria dos veículos, em que o cabo puxa o braço que aciona o colar, ao invés de ter que empurra-lo? Isso me parece coisa de português... :-D

[ ]'s

Eduardo Valaretto
13/05/2007, 18:29
Tanto nos engesa com Q20B como nas camper com Maxion (S4 ou S4T) o inversor é parecido com o da D-20, mas é mais curto, sendo um dos motivos pelo qual a embreagem desses carros é mais dura que nas D-20. A peça "inversor" era feita pela engesa e pelo que eu saiba não existe mais a venda (nem na Rota 4x4). A solução acho que vc já implementou, é cortar e soldar o sistema da D-20, caprichando na solda acho que o sistema é resistente.
Um colega aqui da Bahia teve seu inversos original quebrado em um camper e soldou, faz uns 3 anos e acho que não teve mais problemas com ele.

Abraços,

Eduardo Valaretto.

TcheRenato
13/05/2007, 21:11
Tanto nos engesa com Q20B como nas camper com Maxion (S4 ou S4T) o inversor é parecido com o da D-20, mas é mais curto, sendo um dos motivos pelo qual a embreagem desses carros é mais dura que nas D-20. A peça "inversor" era feita pela engesa e pelo que eu saiba não existe mais a venda (nem na Rota 4x4). A solução acho que vc já implementou, é cortar e soldar o sistema da D-20, caprichando na solda acho que o sistema é resistente.
Um colega aqui da Bahia teve seu inversos original quebrado em um camper e soldou, faz uns 3 anos e acho que não teve mais problemas com ele.

Abraços,

Eduardo Valaretto.

OK, tks pela informação!

Creio então que vou partir para a adaptação do sistema hidráulico, uma vez que a peça que bolei, um dia vai sofrer desgaste e vou ter que trocar. Ainda bem que tem bastante tempo para isso... :-D

Será que ninguém que adaptou este motor tem sistema de embreagem hidráulico?

[ ]'s esperançosos

CAVESO
13/05/2007, 21:20
Os engeseiros (assim como os Cjoteiros) têm adapatado com sucesso os cilindros hidráulicos da Toyota band, mesmo conjunto do Troller.