PDA

Ver Versão Completa : RODA-LIVRE AUTOMÁTICA>>>>>>>>>>



Jameson Andrade
18/04/2004, 07:45
Olá,
Eu comprei um Jeep em 1999 e fiquei com ele até 2002, usando para o trabalho. O maior incoveniente quando chovia era ter que descer para "virar as orelhas da tração", como diz o pessoal daqui. O mais chato era ter que "adivinhar" se a estrada estava com muita ou pouca lama... se precisasse de tração, lá vamos nós descer e virar as orelhas.
Isso eu chamo de "corta-tesão" do Jeep, descendo e subindo para ligar e desligar a tração. Em uma oportunidade na época, resolvi trocar o par de rodas livres manuais por automáticas. Passei a usufruir do prazer da tração 4X4 com o devido conforto... Por várias vezes estacionava o Jeep
em uma ladeira, na estrada de terra, e quando tentava sair de ré, ele não subia, derrapando mesmo com terra seca. Bastava puxar a alavanca da tração para ele subir num passe de mágica... Se fosse a manual, teria que descer e fazer o "ritual da torção das orelhas", subir, puxar a alavanca, sair da dificuldade, descer de novo, destorcer as orelhas, subir, empurrar a alavanca e só então sair , pois isso acontece em lugares que se pode andar a 60 ou 70 km/h, nem podendo deixar ligada a tração manual na roda. ALIÁS, QUERIA FAZER UMA PERGUNTA AOS MUITO MAIS EXPERIENTES: COM A RODA-LIVRE MANUAL LIGADA NA RODA SOMENTE, QUAL A VELOCIDADE MÁXIMA PARA NÃO DANIFICAR O SISTEMA???? SÃO OS MESMOS 40km/h?????
Um abraço,
Jameson.

leopoldo
18/04/2004, 08:32
Não,

a limitação de velocidade a mais de 40 km/h é só quando o conjunto está ligado. ou seja:

1- roda livre automática + alavanca acionada.
2- roda livre manual+alavanca acionada.

aquí, com tudo ligado, na areia ou asfalto todo o conjunto diferenciais, cruzetas, cardans, engrenagen e carcaça do câmbio são forçados pois no CJ não há o diferencial central.

Mas

tem um caso que pode:
roda livre manual ligada e alavanca não acionada.

aqui você só gasta mais combustível e se tiver blocante tem de ter cuidado ao fazer as curvas.

num fora de estrada em que não se sabe como vai estar lá na frente, faça assim, pois não precisa ficar descendo e subindo do jeep.

As diferença entre as duas, fora o liga-desliga:

1- os parafusos da roda livre manual não soltam tão facilmente.
2- na roda livre automática, sem aceleração não há tração, ou seja, descer uma rampa íngreme tracionado...nem pensar.

DICA:

1-Se você quer muita economia e tiver eixo trazeiro flutuante, coloque a roda livre atrás também.

Vai judiar do freio bem mais, mas o CJ está sempre ......livre para rodar.

2-Nesta mesma linha de raciocínio, faça uma adaptação e acople uma roda livre manual na automática e terá o melhor de ambas.

***Isso tá nos mesus planos***

Wallace
18/04/2004, 10:43
Oi Leopoldo,

Suas explicações sobre o uso da roda livre são corretas.

Mas suas sugestões são perigosas e não fazem muito sentido.
De que adianta qualquer economia se você pode morrer...
Não economize quando o assunto é segurança.

Não entendi qual vai ser a vantagem da sua roda livre manual automática... não vai ter o pior dos dois mundos?

E não ter roda livre também pode ser interessante... é menos coisa para quebrar ou ter problema.

Abraços 4x4 sem roda livre...

leopoldo
18/04/2004, 13:06
Mas suas sugestões são perigosas e não fazem muito sentido. De que adianta qualquer economia se você pode morrer...


Tss, tss....Negativo; O uso de roda livre na transmissão de veículos já foi usada no passado, veja por exemplo o caso do Automóvel ROVER:
tinha no próprio câmbio.
Não há problema algum em usar um veículo com transmissão livre, só que o freio deve ser re-dimensionado (pelo menos no caso do jeep), pois se fará maior uso do mesmo. Isso porque não se tem mais o efeito do freio motor.
Isso também se assemelha muito ao câmbio automático.
Já desceu uma ladeira com um jeep automático engatado em D?
Assim, numa estrada, o veículo só engrena a transmissão quando se acelera. No resto está na "banguela". Isso economiza combustível pacas.
Eu já rodei assim com o meu CJ e fora a sensação estranha só requereu maior atenção nas frenagens, mas nada que seja impossível de se re-adaptar, ou melhor, re-aprender a dirigir, talvez um pouco mais que na re-educação na condução de CJ's equipados com Blocantes no eixo trazeiro.

Assim,

-perigoso.....sim, só para marinheiros de 1º viagem, mas já existe precedente histórico dessa utilização. Não sei afirmar quais e se tem veículos assim hoje em dia, leves ou pesados. Deve haver pelo menos algo semelhante ou alguma variante.
E afinal, quem é que não usa de vez em quando uma bela banguela?

-sentido, apenas na economia de combustível, que no caso do jeep, pode fazer diferença apreciável.


Não entendi qual vai ser a vantagem da sua roda livre manual automática... não vai ter o pior dos dois mundos?

Não necessáriamente. Mas no caso da roda livre automática requer alguma modificação para acoplar à manual. Não é só plug and Play. Não é tão fácil assim. A vantagem seria de você poder "Travar" o sistema quando não quizesse ou não pudesse usar o sistema no automático.....típico do fora de estrada.
É no mínimo, mais uma opção para um veículo denominado de:
para todo tipo de terreno, para todo tipo de situação.


....E não ter roda livre também pode ser interessante... é menos coisa para quebrar ou ter problema.

SIM, SIM, SIM. 100%.

Se você tem um CJ só para trilha, no sítio, fazenda, etc....onde sempre chove........porquê ter roda livre? é desperdício de $$$$.

Wallace
18/04/2004, 21:30
Oi Leopoldo,

Negativo... o que!
Existe um grande problema... seu veiculo ficara ilegal sem possibilidade nenhuma de aprovação do Inmetro já que é obrigatório ter freio motor.
Mesmo porque usar o veiculo desengrenado é proibido.
Não adianta nada superdimensionar o freio já que o problema não é a potencia, mas a dissipação de calor o que é um grande problema numa serra.
Não tem nada a ver com transmissão automática; que alias tem muito freio motor, normalmente muito mais e mais seguro que veículos mecânicos.
Se desceu uma ladeira em Drive é porque não sabe guiar... já que é a mesma coisa de descer um ultima marcha num mecânico.
Não existe mais porque não é bom, seguro, etc...
Querendo economizar combustível, basta cortar a alimentação do mesmo... as injeções já fazem isso atualmente.
Eu não uso o veiculo desengrenado em decida nunca.

Wallace
18/04/2004, 21:32
Mesmo para estacionar já fica perigoso e ilegal.
Todo o veiculo tem que ter dois sistemas para estacionamento e tem que usar os dois.

Wallace
18/04/2004, 21:37
E vai ter Jipe para que... já que não poder usar no fora de estrada, pois no fora de estrada o freio motor é que deve ser usado em decidas para ter controle do veiculo onde o uso do freio (sem um bom ABS) é extremamente perigoso.
Sugiro que venda o seu jipe e compre um Uno Mile que deve então atender seus requisitos de economia.

leopoldo
18/04/2004, 22:11
CALMA Wallace, sujestões não são mandamentos. E alías, eu referí que este conceito (roda livre híbrida) leva a outra forma de dirigir, ou seja, saber quando usar.


Existe um grande problema... seu veiculo ficara ilegal sem possibilidade nenhuma de aprovação do Inmetro já que é obrigatório ter freio motor. Não adianta nada superdimensionar o freio já que o problema não é a potencia, mas a dissipação de calor o que é um grande problema numa serra.


Quem falou em andar na imigrantes ou na 23 de maio só na automática????

Isso é coisa de doido, não seria???

Tudo tem sua utilidade na hora certa.

Por isso que seria interessante a híbrida. Na imigrantes ou na 23, manual acoplada. É como um jeep normal.

Agora, imagine você numa reta de São Paulo ao Mato Grosso, centenas de KM's de asfalto retinho, lisinho, sem tráfego pela frente.......É aí que dá para usar a manual desligada, só na automática.


Não tem nada a ver com transmissão automática; que aliás tem muito freio motor, normalmente muito mais e mais seguro que veículos mecânicos. Se desceu uma ladeira em Drive é porque não sabe guiar...

Quiz me referir a sensação do desacoplamento. Lógico que não é para se descer uma ladeira com um D, afinal o 1,2..... estão lá para isso.

Mas essa de freio a motor, nunca ví isso. Se você acelera a 80 km/h e solta o pé, o motor não segura o carro como no mecanico.
Só se seu automático estiver com lockup. O meu não faz isso.


Não adianta nada superdimensionar o freio já que o problema não é a potencia, mas a dissipação de calor o que é um grande problema numa serra....

É por isso que não deve ser usado em serra. Aí, como já escreví, a híbrida teria de estar engatada.


Não existe mais porque não é bom, seguro, etc...

Não seja tão radical. Com o avanço dos controles eletrônicos, muita coisa tem voltado com uma nova máscara. Se não há no momento, coisa que eu não posso afirmar, nada impede que amanhã uma montadora ponha em linha algo "semelhante", baseado no mesmo princípio, como uma grande novidade!


Mesmo para estacionar já fica perigoso e ilegal.
Todo o veiculo tem que ter dois sistemas para estacionamento e tem que usar os dois.

Mas você está se esquecendo :

1- O único veículo que tem 2 sistemas de estacionamento é o automático, que além de ter o park, tem o freio de mão. Todos os outros, são incompletos.

2-Que com uma roda livre híbrida, se a manual estiver engatada é como se a automática não existisse.

3- Se o freio de mão trava as rodas, pouco importa se tem manual, híbrida ou automática. Mas é lógico que por segurança a manual teria de estar travada e a híbrida também.

MAS,

Se o freio é no cardã, sem travar a roda livre, não tem freio de mão.

Eu já rodei só com automáticas para avaliar o comportamento do jeep e já tirei as minha s comclusões a respeito de uma híbrida, mas não me esqueço que TUDO TEM SEU USO, NA HORA CERTA.

E no final das contas, como eu já escreví.....não é fácil acoplar as duas.

Uma coisa friso bem...... não é para colocar automáticas no eixo trazeiro flutuante e sair por aí...... vai dar "M" mesmo.

Wallace
18/04/2004, 22:22
Oi Leopoldo,

Quando se tira o pé nos automáticos é normalmente o mesmo de ir para a marcha mais alta... ou o mesmo que engatar a marcha mais alta no mecânico.
O meu tem trava do conversor, mas só funciona em velocidade constante em ultima marcha... por enquanto...;-)
Os mecânicos têm dois sim... basta deixar engrenado como manda o código de transito.

monge
18/04/2004, 23:39
Fala Gente... :D


O debate aqui tá bão... :D

Mas o que já foi comprovado, automáticas pra off-road não prestam.... :D

Tem o incoveniente do liga e desliga... mas eu por exemplo quando vou sair pra trilha já "torço as orelhas" dela aqui na garagem e só "destorço" quando chego em casa de volta... :D :D

Nunca tive problemas além do afrouxamento dos parafusos delas. :roll:


Leopoldo, chegou a alguma conclusão do sistema pra travar estes abençoados parafusos de fixação delas? :D

[]'s

Eugênio

leopoldo
18/04/2004, 23:49
Mas o que já foi comprovado, automáticas pra off-road não prestam....

É isso mesmo Eugênio, automáticas, só se fossem como eu propuz aí em cima, no retão mas isso, ainda sujeito a testes.

Sobre a fixação, tô parado. Só fiz os desenhos do protótipo e o torneiro só usinou 1/3.
Agora, até o fim do ano, o $$$$ tá contadinho, mas na 1º oportunidade dou o grito.

Sobre as questões do V8, faz 5 na cidade com o pé manso. Na estrada, não deve passar de 6.5, no max 7.

Mas aí depende do câmbio, da rel coroa-pinhão, do dia. do pneu, do tamanho do pé.......

Para melhorar mesmo o 302, só colocando uma injeção holleye uma ultra team.

Só que isso é uma bagatela de U$ 2 000.00.

Ainda não acertei os 6 números mas conmtinuo tentando.

monge
19/04/2004, 00:04
Fala Gente... :D

5 km/l na cidade? Poxa vc não sabe o quando me animou com esta notícia, o meu 3.000 dá uns 4 km/l... hehehehe :D

Eu também neste restinho de ano to super apertado, mas vou me enforcar mais um cadinho, não é todo dia que aparece um v8tão dando sopa por aqui.. hehehehehe :D

Eu ainda estou pior que vc Leopoldo, vc ainda tenta acertar os 6 números, e eu que tenho que achar um bilhete destes caido na rua e com os 6 números premiados? ehehehehehe :D :D :D :D

[]'s


Eugênio

Jameson Andrade
19/04/2004, 10:03
Olá, agradeço as explicações e dicas dos amigos jipeiros experientes mas sobre o assunto RODA-LIVRE MANUAL, suponhamos que eu conecte a roda-livre manual SOMENTE NA RODA , e alavanca de dentro esteja DESLIGADA, qual seria a velocidade máxima para não danificar as engrenagens, digo, se podemos andar no asfalto a 80,90 km/h, no caso do Jeep Ford????
Um abraço,
Jameson.

Alexandre Vaz Ferreira
19/04/2004, 10:32
a limitação de velocidade a mais de 40 km/h é só quando o conjunto está ligado. ou seja:

1- roda livre automática + alavanca acionada.
2- roda livre manual+alavanca acionada.

aquí, com tudo ligado, na areia ou asfalto todo o conjunto diferenciais, cruzetas, cardans, engrenagen e carcaça do câmbio são forçados pois no CJ não há o diferencial central.

Mas

tem um caso que pode:
roda livre manual ligada e alavanca não acionada.

aqui você só gasta mais combustível e se tiver blocante tem de ter cuidado ao fazer as curvas.

num fora de estrada em que não se sabe como vai estar lá na frente, faça assim, pois não precisa ficar descendo e subindo do jeep.


Jamesom
Conforme a explicação do Leopoldo, se a roda livre estiver acionada(em 4x4) e a alavanca da tração desligada pode sim andar acima de 40 km/h, este é o caso do Jeep com "queixo duro", ou seja, que vinham original sem roda livre (somente com um flange) e o conjunto estava sempre acionado, como se fosse uma roda livre sempre em 4x4 :wink: .

Um abração

marco cruz
20/04/2004, 08:44
Pessoal,
Tive uma situação parecida - viraram as orelhas para o 4x4 na roda livre enquanto eu tomava café na padoca sem que eu percebesse, e em seguida, peguei a trabalhadores a caminho de sta branca e, na altura do posto BR (itaquaquecetuba), o rolamento da roda livre foi para o saco, fazendo com que eu perdesse a trilha e alguns $$$$ para pagar a plataforma.
Assim, não arrisco andar com a roda livre acionada (4x4) em velocidades altas...

leopoldo
20/04/2004, 12:10
ué essa eu não entendí.

roda livre manual não tem rolamento !

que diabos de rolamento é esse???

LauroRH
20/04/2004, 12:20
Precisamente. Nao há problemas maiores de transmissao, T-case e/ou diferencial, porem os rolamentos das rodas dianteiras terao desgaste prematuro (roda livre acionada, alavanca 4x4 desligada).

billj
20/04/2004, 12:30
Precisamente. Nao há problemas maiores de transmissao, T-case e/ou diferencial, porem os rolamentos das rodas dianteiras terao desgaste prematuro (roda livre acionada, alavanca 4x4 desligada).


heim?!?!?!? :? :roll:

Abraços vendo mais um colega ir viajando no maionese,

LauroRH
20/04/2004, 12:31
Rolamentos das "rodas livres" - nao propriamente da roda (aro+pneu) em si.

billj
20/04/2004, 12:32
Rolamentos das "rodas livres" - nao propriamente da roda (aro+pneu) em si.


Piorou............. :roll:

LauroRH
20/04/2004, 12:33
estou tentando enviar um anexo que mostra onde está a "coruja"....
mas nao consegui... vao até http://www.avm.com.br/products2.htm e vejam ali o rolamento a que me refiro.....

marco cruz
20/04/2004, 13:04
Prezados,
Acertando o que saiu errado: o rolamento da roda estourou e, por conseqüência, minha roda livre foi pro saco. :roll: Daí, não ando com ela acionada.

Apesar de saber que tecnicamente o rolamento da roda não estourou por causa da roda livre, acabei me convencendo de que não devo andar com a mesma acionada. :oops:

Mania de advogado. :wink:

LauroRH
20/04/2004, 14:45
Pessoal,
Mesmo que a tracao (alavanca) esteja desligada, se a roda-livre estiver acionada, o conjunto de rodas dianteiras gira (pois as rodas dianteiras estao no chao, sendo impulsionadas pela tracao traseira, certo?).

Por consequencia, continua tb girando todo o conjunto diferencial+cardan dianteiros, alem da propria caixa de tranferencia tb (pois, embora nao engatada, recebe toda a tracao/forca do cardan dianteiro, que esta funcionando "morto", por assim dizer).

Conclusao: desgasta todo (ou quase) o conj. de tracao dianteiro, alem do oleo do diferencial.

Se a roda livre pudesse estar sempre ligada, nao teria sentido prover uma forma de desliga-la (i.e., a roda girar livremente, sem transmitir movimento a mais nada...)

Deu pra entender...?

Facamos o seguinte: estou acionando agora o pessoal da AVM, e posto aqui em questao de horas o parecer deles s/ assunto, ok?

Assim todos ganhamos... :)

Wallace
20/04/2004, 14:52
Oi Lauro,

Pode girar a vontade que o desgaste é mínimo já que existe somente uma força mínima devido ao peso dos componentes.
Basta andar 1 metro em 4x4 que já vai gastar mais que 10 km em 4x2.
A roda livre foi feita mais para economia de combustível, mas com a melhora das linhas de transmissão e dos lubrificantes sua vantagem é cada vez menor.
Abraços sem roda livre e sem maiores desgastes e com pouca ou nenhuma diferença no consumo.

billj
20/04/2004, 15:09
Pessoal,
Mesmo que a tracao (alavanca) esteja desligada, se a roda-livre estiver acionada, o conjunto de rodas dianteiras gira (pois as rodas dianteiras estao no chao, sendo impulsionadas pela tracao traseira, certo?).

Por consequencia, continua tb girando todo o conjunto diferencial+cardan dianteiros, alem da propria caixa de tranferencia tb (pois, embora nao engatada, recebe toda a tracao/forca do cardan dianteiro, que esta funcionando "morto", por assim dizer).

Conclusao: desgasta todo (ou quase) o conj. de tracao dianteiro, alem do oleo do diferencial.

Se a roda livre pudesse estar sempre ligada, nao teria sentido prover uma forma de desliga-la (i.e., a roda girar livremente, sem transmitir movimento a mais nada...)

Deu pra entender...?

Facamos o seguinte: estou acionando agora o pessoal da AVM, e posto aqui em questao de horas o parecer deles s/ assunto, ok?

Assim todos ganhamos... :)


OK, mas que isso tudo tem haver com o desgaste dos rolamentos dianteiros, tanto os da roda ou aqueles que não existem dentro da roda livre?!?!? :roll: :wink:

Abraços,

leopoldo
20/04/2004, 19:32
Bill, deixa pra lá.....

já é caso de maionese azeda coberta de chantilly.

e com uma azeitona preta em cima !


ô pessoal, dá uma paradinha pra pensar no conjunto maior,né?

se o rolamento da roda pifou, é porque já tava na hora da morte mesmo pô, com roda livre ou sem roda livre.

Se fosse assim, os EUA tinham perdido a guerra de tanto trocar rolamento de roda porque o jeep 42 tinha cubo flutuante no 2 eixos.

HAJA sempre como JACK:

UMA PARTE DE CADA VEZ.

Sergio Rocha
20/04/2004, 20:47
Oi pessoal

Depois de ler e reler toda esta doideira, cheguei as seguintes conclusões:

Pneu e rolamentos só gastam se estiverem no chão e rodando, parados não,
Roda livre não quer dizer roda com habeas corpus
Jeep tem 4 rodas, duas na frente duas atras,
Já existe roda livre manual com rolamento
Rolamentos das rodas diant gastam mais com a roda livre acionada e a tração desligada,
Com a roda livre ligada, gira o cardan diant.
Desisto, é muito conhecimento acumulado.

Desculpem, mais não resisti :D :D :D

Pode andar sem problemas com as roda livres acionadas, que o que aumenta de consumo não da nem pra notar.O que gasta do cjto dianteiro tb é irrisorio.

Favor corrigirem se estou enganado.

leopoldo
20/04/2004, 21:20
Do direito constitucional:

habeas corpus:

1-Procedimento emergencial que nem precisa de advogado PODENDO qualquer pessoa pedir para sí ou para outrem.
2-Pedido que se faz a um juiz noticiando ao mesmo que o direito de liberdade de alguém está sofrendo constrangimento, seja porque já o prenderam ilegal e abusivamente, seja porque pretendem prendê-lo.

De resto, tudo bem, concordo.

Sergio Rocha
20/04/2004, 21:37
Do direito constitucional:

habeas corpus:

1-Procedimento emergencial que nem precisa de advogado onde qualquer pessoa pode pedir para sí ou para outrem.
2-Pedido que se faz a um juiz noticiando ao mesmo que o direito de liberdade de alguém está sofrendo constrangimento, seja porque já o prenderam ilegal e abusivamente, seja porque pretendem prendê-lo.

De resto, tudo bem, concordo.

:shock: :shock: :shock: Caramba

alem de engenheiro,fisico,quimico,prof pardal vc tb é advogado.Ou será juiz do STF :?:

:lol: :lol: :lol:

Valeu :wink:

Jameson Andrade
21/04/2004, 05:12
Pessoal,
Tive uma situação parecida - viraram as orelhas para o 4x4 na roda livre enquanto eu tomava café na padoca sem que eu percebesse, e em seguida, peguei a trabalhadores a caminho de sta branca e, na altura do posto BR (itaquaquecetuba), o rolamento da roda livre foi para o saco, fazendo com que eu perdesse a trilha e alguns $$$$ para pagar a plataforma.
Assim, não arrisco andar com a roda livre acionada (4x4) em velocidades altas...
É ISSO QUE EU PENSO..., talvez não dê muito pra gente confiar a andar a 80km/h com as orelhas torcidas... No meu caso, a coifa das alavancas 'tração e reduzida' não está bem presa e por isso dá pra ver o eixo dianteiro parado ou em movimento... mas com isso entra um pouco de lama... não é através de uma coifa meio solta que se deve saber se o eixo se move ou não, aliás não é o caso deste tópico, e sim da roda-livre, que por precaução, prefiro acionar as orelhas quase na hora de
cair na lama.

leopoldo
21/04/2004, 12:47
ué, mais um ?????

que diabos é esse papo de coifas ?????

Beto Lacerda
21/04/2004, 14:54
devem ser aquelas borrachas guarda pó no assoalho ,em volta das alavancas, as dele devem estar estouradas e ele pode ver o chão de dentro do jeep :lol:

andretomasi
21/04/2004, 15:21
O meu também tá assim :shock: , dá pra ver direitinho o cardan dianteiro :lol: :D :lol: :D

[ ]´s

Pedro Bachir
21/04/2004, 17:40
Mais um da turma que vê o chão e o cardã de dentro do jeep... :lol:

Quanto as rodas livres no jeepão eu não tenho preocupação(inté rimo) 8) , elas não tavam funcionando, ai meu cunhado pego e coloco uns roletes mais largos um pouko nela, ai ela ta funcionando como uma flange... 8)
A as rodas livres dele são as originais automáticas :D

flw :)

LauroRH
22/04/2004, 14:08
Pessoal, vamos por partes:

1- de fato, roda livre MANUAL nao tem rolamentos, mas AUTOMATICA tem. A confusao se deveu ao titulo do topico, que se refere ao automatico, enquanto as msgs dos colegas se referiam a manual (é o que dá ler e escrever apressadamente..)

2- Segue e-mail da AVM sobre rodar c/ engate da roda-livre, mesmo em 4x2:
"Ao veículo não vai causar danos, porém, ao seu bolso, sim. Nestas condições de uso, os semi-eixos, diferencial, cardã e caixa de transferência, continuarão girando sem nenhuma utilidade (e se desgastando). Isto implica num consumo de combustivel maior - desde que o motor precisa de força extra para efetuar este trabalho. Fora isto, o desempenho será prejudicado porque o veículo não atingirá as velocidades máximas que seriam normais. O óleo que
está localizado na caixa de transferencia e no diferencial continuará
lubrificando e, em conseqüência, envelhecendo.
Estas são as razões da existencia da roda livre.

Atenciosamente

Eng° J. G. Aliaga
Depto. de Engenharia de Produtos"

marco cruz
22/04/2004, 14:30
leopoldo said

"Hajam sempre como JACK:

UMA PARTE DE CADA VEZ. "

"Do direito constitucional:

habeas corpus:

1-Procedimento emergencial que nem precisa de advogado onde qualquer pessoa pode pedir para sí ou para outrem.
2-Pedido que se faz a um juiz noticiando ao mesmo que o direito de liberdade de alguém está sofrendo constrangimento, seja porque já o prenderam ilegal e abusivamente, seja porque pretendem prendê-lo. "

De mecânica pode ser que entende, mas de Direito e português...

Sergio Rocha
22/04/2004, 19:11
Fala Lauro

Tudo isso que a engenharia da AVM disse nós sabemos.O detalhe é que este desgaste, e esforço a mais que o motor faz,são irrisorios.
Não tem sentido, vc acionar a roda livre e ir pra estrada rodar 50km até chegar no local da trilha.O q se está dizendo, é q em percursos em que vc tem barro e asfalto não precisa se preocupar tanto em desacoplar.
Muita gente anda com o sistema acoplado direto sem nenhum problema.
Eu já fiz esta experiencia e o consumo não teve diferença.
As brincadeiras aqui no forum, são uma constante.E são só brincadeiras. :lol: :lol: :lol:

Um abraço

Sergio Rocha
22/04/2004, 19:17
Marco disse
De mecânica pode ser que entende, mas de Direito e português...[/quote]


É de mecanica pode ser que entendA.

Não só mecanica, como quimica,fisica,direito,radiografia etc etc etc 8) 8) 8) 8)

leopoldo
22/04/2004, 19:29
aaaaaaaaaEEEEEEEEEEEEEEEEhhhhhhhhhhhh PESSOAL.

Muito bom! todo mundo de ôlho nas palavras das quais utilizo para me expressar !

E eu dou mancadas mesmo! mas, obrigado por apontárem-nas.

Já corrigi as orelhadas.

Infelizmente outras virão; conto com o esquadrão dos olhos de águia.

marco cruz
25/04/2004, 23:42
Leopoldo,
Espero que tenha levado na brincadeira; foi a chance de "dar um troco"...
Nós, os mortais da maioria, sempre levamos "porrada" pelas cagadas que fazemos em nossos jipes, é já viu, né...
[]´s encerrando o mal-entendido.

leopoldo
26/04/2004, 00:35
Na boa e sem stress.

Isso aqui é só papo entre amigos mesmo com puxão de orelhas pra tudo quanto é lado !

Santoro
26/04/2004, 23:27
so uma duvida hehehe n me agridam por favor , tenho um cj5 , 79 (há uma semana ), q tem rodas livres automaticas , como me assegurar e elas n estao acionadas ? elas so sao acionadas quando a 4x4 esta ligada ? pra desligar e solvoltar pra 4x2 ? ou tem q fazer mais alguma coisa , como engatar ré , sei la hehehe

Sergio Rocha
26/04/2004, 23:36
so uma duvida hehehe n me agridam por favor , tenho um cj5 , 79 (há uma semana ), q tem rodas livres automaticas , como me assegurar e elas n estao acionadas ? elas so sao acionadas quando a 4x4 esta ligada ? pra desligar e solvoltar pra 4x2 ? ou tem q fazer mais alguma coisa , como engatar ré , sei la hehehe

As rodas livres automaticas só acoplam quando vc traciona(acelera).
Isso é claro se atração estiver ligada.Ou seja, por exemplo numa descida, mesmo com a tração ligada, elas não funcionam(acoplam).
deu pra entender :?:

Elmer_Jeep
27/04/2004, 00:05
galera, sobre esse lance de deixar as rodas-livres manuais na posição 4x4 eu tenho experiencia que o desgaste é insignificante, meu pai tinha uma toyota bandeirante carroceria de madeira ano 96, compramos zero km em 96 e todo fim de semana ele viajava pra fazenda à uns 200km de distancia daki, chegando la tinha locais de difícil acesso onde só andava veículos 4x4 daí quando acabava os 150 km de asfalto ele ja acionava as "orelhas" da roda livre, detalhe q quando voltava da viagem esquecia de desligar as rodas-livre, desligava apenas a alavanca e lá se vinha 200 km de volta pra casa, em velocidades na media de 100km/H, isso acontecia muito, na maioria das vezes ele esquecia e eu nem olhava daí rodava a semana toda na cidade e sexta feira ia de volta pra fazenda com as "orelhas" na posição 4x4.
Nunca tivemos problemas com essas rodas-livres e rolamentos do cubo dianteiro, apenas a necessidade de substituir cruzeta ou estria do cardâ mas tudo em seu tempo normal de desgaste, nada prematuro.
Vendemos a band pra um primo meu e até hoje roda numa boa com as rodas-livres originais.

Elmer A. Brito
Jipeiro_RR 8)

roger_caldas
27/04/2004, 00:55
so uma duvida hehehe n me agridam por favor , tenho um cj5 , 79 (há uma semana ), q tem rodas livres automaticas , como me assegurar e elas n estao acionadas ? elas so sao acionadas quando a 4x4 esta ligada ? pra desligar e solvoltar pra 4x2 ? ou tem q fazer mais alguma coisa , como engatar ré , sei la hehehe

Coé Santoro! Parabéns pela aquisição! :)
Quanto à parada da roda-livre automática, li por aí, não me lembro se no manual, que para acioná-la basta vc colocar a alavanca de controle da tração dianteira na posição "LIGADA". Para desligá-las é exatamente como você comentou: basta voltar a alavanca descrita acima para a posição "DESLIGADA" e dar uma pequena rézinha! :)

Quanta tecnologia, hã!? hahahahah :lol:

Ahhh, de que lugar do Rio você é? Meu Jiponga está por aí tb...tãããão longe... :cry:

Um abraço,
Rogério

Santoro
27/04/2004, 09:55
e agora , dar a rezinha pra desengatar ou n dar .... (o carro !!) hehehe

Fala roger , eu estou na tijuca .

Beto Lacerda
27/04/2004, 11:29
Se for da nova , desengata ( a tração ) e dá (uma rezinha) ela desengata (roda livre), se for das antigas , basta desengatar (a tração) , ou parar de acelerar , no momento que as rodas virarem mais rapido que o semi-eixo ela desengata (roda livre) sozinha (tipo bicicleta , só tem tração quando pedala ) , não precisa dar uma rezinha mas se quiser dar ... :lol:

Santoro
27/04/2004, 13:01
ta , agora como saber se e das antigas ou das novas ? meu jeep e um ford 79 .

roger_caldas
27/04/2004, 13:17
Saaaaalve Santorowski! :)
Por via das dúvidas, dê a sua rézinha....hahahahha :lol:
[]´s desengatados,
Rogério

Santoro
27/04/2004, 13:52
pelo q eu vi no carro agora , a roda livre e mais velha q eu hehehe acho q deve ser das antigas , entao basta desligar a 4x4 ne ? nada de rezinha pra mim deixo isso pros entendidos

hehehe

Beto Lacerda
27/04/2004, 14:21
Se for a original é das antigas , só empurra a alvanca , dai pode andar pra frente que vc ja esta desengatado , soltinho , soltinho :twisted: :lol:

Alexandre Vaz Ferreira
27/04/2004, 15:08
E aí Santoro

É só testar, solta a alavanca, anda p/ frente e pede p/ alguém ver se o cardã dianteiro está parado ou rodando :wink: ; ou se for igual ao meu Jeep, sem guarda-pó das alavancas, olha tu mesmo pelo "olho mágico de cardã" :shock: :D .
Um abração

Obs: ainda tô devendo as fotos :oops: