Ver Versão Completa : Guincho traseiro
Estava pensando em instalar um guincho traseiro em meu jipe (Warn 9000), mas não sei se é tão necessário assim.
Qual é a real utilidade dele em uma trilha?
Será que não é desperdício de dinheiro?
Um abraço.
Antonio.
joão k. chikui
13/05/2007, 19:33
Antônio
Tv seja util em caso de apenas 1 viatura, sair de ré de um obstáculo mau abordado; Obstáculo com laterais muito acentuadas.
Mas, na ultima das hipóteses pode ser um reserva para o guincho dianteiro.
Elmer_Jeep
13/05/2007, 20:31
serve tb pra comprimir a suspensão trazeira (dependendo do grau de inclinação do obstaculo)
[]'s
É verdade, em caso de uma única viatura, o guincho traseiro pode ser fundamental.
Mas a relação custo/benefício é muito alta, não acham?
Antonio,
Também é muito util quando se desce grandes degraus ou inclinações muito acentuadas, o ultimo jipe a descer sempre corre risco. O guincho pode segurar e descer devagar, sem o risco de um acidente ou quebras.
[s] guinchados,
José Augusto
13/05/2007, 22:40
Antonio, na Rural tenho um work 12000 compacto na traseira desde a 1a reforma, como já comentaram é uma segurança a mais.
Uma das vantagens é vc poder descer de "alguma coisa" mais ingreme sem ter o risco de perder o controle, escorregar e capotar de frente ou mesmo abortar um enrrosco sem depender de outro guincho.
São inumeras situações onde se pode tirar proveito, mas existem incovenientes, peso extra, uma instalação elétrica mais elaborada, base com espaço para instalação.
A potência pode ser menor do que um guincho dianteiro, ou, de preferência, tem de ser igual?
José Augusto
13/05/2007, 23:07
Na minha opnião, se puder/couber por um guincho igual é melhor, mas um menor também vai bem, na pior das hipóteses vc pode usar uma patesca para dobrar a capacidade.
FernandoRisso
14/05/2007, 09:00
Antônio,
Eu acho q é gasto demais, mas vc pode optar um guincho um pouco menor e mais barato, como um tabor 9k, mas acho q um guincho de menos de 9.000 lbs naum vai servir pra nd.
[]'s
Pois é, Fernando,
guincho não é acessório barato.
Por isso que eu estou em dúvida em relação ao custo/benefício.
Quanto a esse guincho Tabor 9K, li comentários no fórum de que seria uma segunda linha da Warn...
Fala Antônio, tudo blz!!!!
Concordo com o Fernando, acho que um guincho barato ( tipo aquele work 9000 que vc me vendeu ) atende sem problemas. Pra ter uma idéia, ele tá puxando minha Rural com motor V8, isopor, churrasqueira, barraca, etc. É bem lento mais até agora me tirou dos enroscos, pra traseira do CJ é mais que suficiente.
FernandoRisso
15/05/2007, 12:59
Antônio,
É uma segunda linha da warn sim, mas vi alguns gringos comentando que atende sem problemas e são muito mais baratos.
Um amigo comprou um e achei muito bom, compacto e forte.
Agora, se vc precisar puxar algo pra valer (um caminhão REO 6x6... rsrsrs) é só usar seu guincho mecânico.
[]'s
Fala Magoo,
então você está gostando do guincho?
Pois é, acho que por ora meu jipe vai ficar sem o guincho traseiro.
Obrigado aos amigos pelas informações.
Antonio.
Antônio, pra puxar o jeep pra trás, um Hi-lift quebra o galho e NMHO é equipamento obrigatório na trilha ( mesmo com guincho traseiro ), então "pindura" o HL na gaiola e poe logo o Jeepão na trilha pra gente ver o monstro em ação.
[]´s "me candidatando pra acompanhar a 1ª trilha"
Magoo,
pode deixar, vou avisar no fórum sobre a primeira trilha do jipão...
Essa sua dica do hi-lift é uma boa... Com ele e umas cintas, dá pra resolver o problema...
Abraços.
Antonio.
Pois é, Fernando,
guincho não é acessório barato.
Por isso que eu estou em dúvida em relação ao custo/benefício.
Quanto a esse guincho Tabor 9K, li comentários no fórum de que seria uma segunda linha da Warn...
Antonio,
A primeira analise a fazer é se você já sentiu a falta de um ou se imagina pelo tipo de trilha que faz que a cada momento vai precisar. Se faz trilhas muito complicadas acho que é um acessorio util e que valerá o investimento.
Na minha viatura não tenho guincho, mas já fui salvo por um guincho traseiro de um amigo numa situação que só ele resolveria.
Era uma trilha com uma subida, depois tinha um plator e uma nova subida, numa mata muito fechada, sem possibilidade de manobrar, chovia muito e meu amigo conseguiu vencer a primeira subida por ter bloqueios e uma viatura mais preparada, parou no plator e me puxou. Depois venceu a segunda subida e me puxou novamente. Se o guincho fosse na dianteira não teria como fazer isto com tanta facilidade.:palmas:
Pelo menos para os amigos o guincho traseiro é bem util. :dance:
PS: Gostaram da desculpa que o meu amigo tinha viatura mais preparada.???..:razz: Por isto não consegui subir, tá ? :oops: :oops:
leopoldo
18/05/2007, 19:07
Não é imprescindível mas, é muito útil, principalmente para quem já ficou um bom tempo com o jeep afundado na lama e sem ter como enganchar o guincho da frente num ponto de ancoragem decente.
Isso já não é mais problema. Uso o 9 000 na frente e o 6 000 para o reverso.
A conclusão é a seguinte:
SE vc tem disponibilidade $$, ponha.
E afinal, só depois de instalar um é que vc descobre as funcionalidades de ter um a mais.
Só procure proporcionar também bons pontos de engate/ancoragem ... exemplos: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=13022
Boa noite Antonio eu acho ema boa ideia o Sr. colocar um guincho no seu jipe, de tao boa ideia que é vou ate vender o meu pra voce rsrsrs.
Boa noite Antonio eu acho ema boa ideia o Sr. colocar um guincho no seu jipe, de tao boa ideia que é vou ate vender o meu pra voce rsrsrs.
Ricardo, acho que não vai dar...
Vou ficar só com as rodas da sua Land :concordo:
Pois é, pessoal, acabei instalando um Tabor 9000 :concordo:
[]'s.
Folgado
Duas perguntas...
- Quanto custa (+ou-) este Tabor?
- Como vc fassou os cabos pelo chassi?
[]´s Agradecidos e cada vez mais admirados com a sua máquina :concordo:
Folgado
Duas perguntas...
- Quanto custa (+ou-) este Tabor?
- Como vc fassou os cabos pelo chassi?
[]´s Agradecidos e cada vez mais admirados com a sua máquina :concordo:
Fugger, paguei R$ 2.300,00, estava em promoção...
Os cabos ainda não foram passados, mas a caixa de solenóides vai ficar instalada em frente ao passageiro, na parede corta-fogo. Estou pensando em colocar um botão no painel que aciona o guincho traseiro, eliminando aquele controle que é acoplado na caixa de solenóides. Os cabos serão passados por dentro do chassi, veja a foto abaixo...
O guincho encaixou certinho porque o chassi foi "alongado" em 15 cm.
[]'s.
Antonio.
leopoldo
17/11/2007, 14:52
O certo é colocar o controle do guincho perto do quincho.
Vc tem de controlar o guincho observando oque acontece nas imediações do cabo, do controle, do chassis.
Mudar a posição para dentro da carroceria ou colocar um controle por botão é pedir para arrumar uma catástrofe.
Um dia, alguém curioso ao vc mesmo pode acionar sem querer e só vai descobrir depois de ter entortado o chassis.
O certo é colocar o controle do guincho perto do quincho.
Vc tem de controlar o guincho observando oque acontece nas imediações do cabo, do controle, do chassis.
Mudar a posição para dentro da carroceria ou colocar um controle por botão é pedir para arrumar uma catástrofe.
Um dia, alguém curioso ao vc mesmo pode acionar sem querer e só vai descobrir depois de ter entortado o chassis.
Leopoldo, valeu pelas dicas.
Estava pensando em colocar um botão tipo caça, que para acionar você tem que levantar a capa e ficar com o dedo levantando a alavanca, se tirar o dedo, desliga automaticamente. Assim não tem o problema de ligar o guincho sem querer.
E ao acionar o guincho, ter alguém do lado de fora olhando e dizendo o que ocorre. Do contrário, você tem toda a razão, pode dar problema.
[]'s.
Estava pensando em colocar um botão tipo caça, que para acionar você tem que levantar a capa e ficar com o dedo levantando a alavanca, se tirar o dedo, desliga automaticamente. Assim não tem o problema de ligar o guincho sem querer.
E ao acionar o guincho, ter alguém do lado de fora olhando e dizendo o que ocorre. Do contrário, você tem toda a razão, pode dar problema.
[]'s.
Otima ideia!! Quando eu tiver um carro com guincho vou fazer isso! Evita aquele cabo passando por fora do veiculo!
Abraço:concordo:
O que eu tenho que ver é se esse botão "caça" aguenta a amperagem utilizada pelo guincho :pensativo: .
[]'s.
Antonio.
joão k. chikui
18/11/2007, 18:02
Folgado
Principalmente na traseira o guincho deve ser operado por alguém de fora da viatura, pois é mais fácil visualizar a situação.
Para fazer comando por botão no painel , qq botão de vidro elétrico de Santana serve, a amperagem é mínima, pois é só um sinal para as solenóides
Por último, esse Thabor 9k é uma estupidez de bom : 2 semanas atrás usei o meu de forma que nunca tinha usado um guincho, por mais de 10 h seguidas , parando apenas para mudar a ancoragem, com um jeep morto na cinta, sem sequer ameaçar aquecer. Baterias de CCA bem acima do mínimo e alternador bom são fundamentais.
Fala João, como vão as coisas?
Olha, o fato de ter o controle do guincho por botão no painel não elimina a possibilidade de encaixe daquela tomada com o cabo para acionamento à distância. Assim, posso acioná-lo de dentro - pelo botão no painel -, ou de fora - do modo convencional. A única diferença é que a caixa de solenóides vai ficar do lado de dentro, mas como o cabo para acionamento tem cerca de 3 metros, não vai ter problema se quiser usá-lo.
Comprei esse Tabor 9000 porque estava mais barato. Já li comentários no fórum de que era um guincho de segunda linha da Warn, e eu acredito que seja mesmo. Mas como é para colocar na traseira (do jipe!!!), acho que ele dará conta do recado de maneira satisfatória.
João, não pensa que esqueci do nosso passeio para a "Pedra Balão"... é só meu jipe ficar pronto...
Um abraço.
Antonio.
Ronaldo B.
18/11/2007, 19:32
[]'s.
Folgado,
Como o João já disse, a corrente que vai passar pela chave é minima, então não precisa e uma chave muito forte. Mas eu recomendaria vc instalar uma chave geral no circuito do interruptor do guincho que será colocado dentro do jipe, porque se alguém acionar o botão por curiosidade ou sem querer, num lava rápido por exemplo, com o chave geral do guincho desligada, o guincho não funcionará. É uma proteção eficiente e fácil de ser instalada.
[]´s
com o chave geral do guincho desligada, o guincho não funcionará. É uma proteção eficiente e fácil de ser instalada.
Boa Ronaldo, vou providenciar...
Folgado,
Como o João já disse, a corrente que vai passar pela chave é minima, então não precisa e uma chave muito forte. Mas eu recomendaria vc instalar uma chave geral no circuito do interruptor do guincho que será colocado dentro do jipe, porque se alguém acionar o botão por curiosidade ou sem querer, num lava rápido por exemplo, com o chave geral do guincho desligada, o guincho não funcionará. É uma proteção eficiente e fácil de ser instalada.
[]´s
Boa ideia do Ronaldo. Ou uma chave geral, ou até uma outra chave tipo liga e desliga, e então o guincho só funciona se aquela chave tiver ligada e você acionar a segunda chave...Pois já aconteceu comigo, mais de uma vez de meu sobrinho ou algum colega ligar o botão 4x4 só para ver o que acontece, com o carro rodando ou não. Imagina se fosse o guincho. :parede:
Ronaldo B.
19/11/2007, 00:06
A idéia é essa mesmo, usar um chave simples de liga/desliga na fiação que vai pro interruptor que será usado prá acionar o guincho, cortando a alimentação.
Pode colocar essa chave embaixo do painel, prá ninguém ver e ir lá mexer e acabar ligando o guincho. Eu tô prá fazer isso no meu faz tempo, mas sempre acabo deixando prá depois, aparecem outras coisa prá fazer, e aí por aí vai....
[]´s
Elmer_Jeep
19/11/2007, 11:12
Folga, um amigo meu usou um botão de comando do vidro elétrico pra acionar o guincho, também com uma chave liga-desliga no meio do caminho. Fica muito bom.
[]'s
Obrigado, amigos,
quando se trata se segurança, não podemos descuidar...
[]'s.
Gabriel Melo
30/07/2009, 23:54
Eu acho necessario pois se voce esta em dois jeeps, o de traz encalha, e ele nao tem guincho e é um lugar quede um lado e ribanceira e o o outro é morro, um lugar que nao de para fazer a volta, você pode usar o guincho traseiro no caso, e é segurança tbm, mais é um investimento e tanto.
abço
Guiga Tostes
10/03/2010, 18:23
Ressucitando o topico gostaria da opiniao dos amigos quanto as formas instalacao do guincho na traseira, apesar de muito boa a unica forma seria alongando as longarinas do chassi?
Vi algumas fotos de instalacoes embutidas na traseira mas nao foi possivel ver detalhes...
Estou estudando pois pretendo instalar na traseira da Band.
Abrs
fabioabe
15/03/2010, 11:22
Vi duas bands aqui em Curitiba com guincho eletrico ekron atras. Vc terá q fazer um parachoque traseiro novo, para deixar imbutido o guincho. se naum me engano foi feito um reforço na travessa traseira.
Att
Fabio
Guiga Tostes
15/03/2010, 17:43
Vi duas bands aqui em Curitiba com guincho eletrico ekron atras. Vc terá q fazer um parachoque traseiro novo, para deixar imbutido o guincho. se naum me engano foi feito um reforço na travessa traseira.
Att
Fabio
Valeu Fabio, se tiver ou conseguir fotos...eu agradeço!:mrgreen:
Abrs
Ressucitando o topico gostaria da opiniao dos amigos quanto as formas instalacao do guincho na traseira, apesar de muito boa a unica forma seria alongando as longarinas do chassi?
Vi algumas fotos de instalacoes embutidas na traseira mas nao foi possivel ver detalhes...
Estou estudando pois pretendo instalar na traseira da Band.
Fala Guilherme!
Vai deixar o estepe original ou colocar outro tanque no lugar dele?
Se não fizer isso, instale-o de cabeça pra baixo, colocando uma chapa entre as longarinas e aproveitando o "\_/" de reforço...
Assim a boca do guincho fica logo abaixo da última travessa.
E claro, uma chapa para proteção dele também é providencial...
Uma fotinho para ilustrar...:concordo:
[]'s
Guiga Tostes
15/03/2010, 22:24
Fala Guilherme!
Vai deixar o estepe original ou colocar outro tanque no lugar dele?
Se não fizer isso, instale-o de cabeça pra baixo, colocando uma chapa entre as longarinas e aproveitando o "\_/" de reforço...
Assim a boca do guincho fica logo abaixo da última travessa.
E claro, uma chapa para proteção dele também é providencial...
Uma fotinho para ilustrar...:concordo:
[]'s
Xeque-mate, mestre Giovani!!!! Uma imagem diz mais que mil palavras:concordo:
Era exatamente isso que eu gostaria/pensava em fazer pois não queria alongar as longarinas...mas não sabia como e se daria certo:oops::mrgreen::oops::mrgreen:
Agora sabendo que o guincho pode ficar de cabeça para baixo fica mais fácil, pois meu estepe já não está lá ha tempos e tb não tenho intenção de botar um tanque ali.
Mais uma vez muito obrigado, vamo q vamo!!!
Abrs
Segue em anexo a foto de um Troller com Guincho na Traseira.
Guiga Tostes
16/03/2010, 15:53
Opa, obrigado pela foto amigo!
Vou partir para algo embutido, para nao perder angulo de saida como no exemplo da foto.
Abrs
Caros amigos!
Bem, estou com um Work 9000lb para colocar na traseira do meu Engesa, e gostaria da opinião de vcs.
Coloco do lado direito (acompanhante) ou no centro do parachoques?
Lembrando que usarei uma carreta para trabalhar na propriedade, e o Engesa será meu veículo do dia a dia.
Se colocar no centro, posso desenvolver um suporte para a bola.
Ainda não estou com a opinião formada.
Um complemento, usarei pneu 35", o que protegerá (en termos) o guincho!!!! rsrs
Abraços.
Kim.
Caros amigos!
Bem, estou com um Work 9000lb para colocar na traseira do meu Engesa, e gostaria da opinião de vcs.
Lembrando que usarei uma carreta para trabalhar na propriedade, e o Engesa será meu veículo do dia a dia.
Abraços.
Kim.
Para ter uma ancoragem decente, no meio.:concordo:
Engate é fácil de colocar abaixo do bocal.
[]'s
Tive a oportunidade de ir em trilha ond ehavia pelo menos umas 3 vtrs com guincho traseiro.
Usaram uma unica vez mas é uma simplicidade tremenda o uso nesta posição e rápido. O pessoal usava 9K lbs. Acredito que como ele terá um uso menos intenso e serve mais para alinhar/segurar do que para desatolar, caso falte força, patesca nele e boa.
No meu caso a ranger tem tendencia sempre em escorregar a traseira em ladeiras e iria ajudar muito. Resgatando amigos tb!
Posição idela é o centro e com o máximo de aproveitamento do angulo de saida. Esse equipamento tem de ajudar e nao atrapalhar, certo?
Caramba!!!!
Acho que vou cortar meu parachoquinho de chapa 8mm!
Olha a diferença entre o novo e o original.
http://lh5.ggpht.com/_FaOIAI9KB0o/TBbTq0JLeDI/AAAAAAAAGcA/ypoVnAdiswQ/s400/10062010%28002%29.jpg
Já estou pensando em como montar.
Abraços.
Kim.
Kim,
Olha as fotos do meu album, onde detalho o guincho no fundo de meu troller.
As fotos do guincho começam a partir do nº80/125
se precisar de mais alguma informação é só falar.
ps.: o guincho é 12.000 e o estepe é 35'
http://picasaweb.google.com/zeca.cj/ReposicionamentoDoEixoDianteiroAjusteDeCasterEGuin choNaTraseira#
Opa Zeca!
Gostei das fotos!
Muitas idéias na minha cabeça!!!!!!!
Abraços.
Kim.
Maravilha!
Precisando, voce sabe onde me encontrar! :concordo:
cristiano
04/11/2010, 17:28
Xeque-mate, mestre Giovani!!!! Uma imagem diz mais que mil palavras:concordo:
Era exatamente isso que eu gostaria/pensava em fazer pois não queria alongar as longarinas...mas não sabia como e se daria certo:oops::mrgreen::oops::mrgreen:
Agora sabendo que o guincho pode ficar de cabeça para baixo fica mais fácil, pois meu estepe já não está lá ha tempos e tb não tenho intenção de botar um tanque ali.
Mais uma vez muito obrigado, vamo q vamo!!!
Abrs
No meu caso eu vou ter que refazer o parachoque e embutir o guincho dentro dele, porque eu tenho um tanque traseiro de 80 litros.
Caros amigos!
Abraços.
Kim.
Leve em consideração que o angulo de saida será afetado. Procure minimizar ao maximo esta perda.
GPA-Airborne
05/11/2010, 18:17
Usaram uma unica vez mas é uma simplicidade tremenda o uso nesta posição e rápido. O pessoal usava 9K lbs. Acredito que como ele terá um uso menos intenso e serve mais para alinhar/segurar do que para desatolar, caso falte força, patesca nele e boa.
Nava, só fique atento a questão do freio do guincho na hora de considerá-lo como ponto de ancoragem.
No meu work9000, que comprei a uns 5 anos, o freio é ridículo, e então para esse uso, ele não seria de muita serventia!
douglasm
07/11/2010, 00:44
pra quem não quer mexer em parachoque e nem ficar quebrando a cabeça com um projeto mais complexo, da pra botar um engate para para a bola de reboque daqueles removíveis, e fazer uma plataforma para o guincho que engate ali, dai é só fazer um engate plug&play para os cabos do guincho, e ainda da para usar em outro veículo.
fácil, barato, prático e não perde angulo de saída.
acho que esse Troller tem esse sistema, ao menos parece ser.
Então pessoal!
Fui no engesa, analisei bastante.
Entre o tanque e o parachoque, tem um espaço, que cabe certo o guincho.
Então, o gincho será no centro, embutido.
Agora, pensando como será o reboque, pois precisarei usar carretinha para levar as coisas para o sítio.
Mais nada impossível!
Abraços.
Kim.
Guiga Tostes
07/11/2010, 11:49
Kim,
no caso da minha Band que não possui tanque de combustivel na traseira, conseguimos embutir o guincho na traseira sob o assoalho traseiro, apoiado nas longarinas e na ultima travessa do chassi, deste modo não houve perda de angulo de saida.
Pensando na mesma questão do reboque, ao pensar em um novo parachoques que já integrasse o suporte de estepe/hilift e galão o Giovani da Power Offroad solucionou o problema adicionando logo abaixo do bocal do guincho um ponto para receber o engate com sistema removivel(marcado na foto em vermelho), nos mesmos moldes dos Mopar que equipam as Cherokas e Jeeps YJ/TJ/YK. Se quiser entre em contato com o Giovani que com certeza ele irá projetar um parachoques para o Fuzileiro que irá te antender e surpreender.:concordo:
Segue ilustração do projeto que está em andamento e tb foto para visualização do guincho embutido(não está muito detalhada mas já podes ter uma idéia).
Espero que ajude. :pipoca::pipoca:
Abrs
Grande Guiga Tostes!!
É mais ou menos isso que estava querendo ver!
Vou copiar as imagens e, levar para o engenheiro projetista!!!:mrgreen:
Assim fica mais fácil para colocar o tubo que recebe a barra com a bola do engate.
O sistema que colocarei, a bola do engate não fica fixa.
Abraços.
Kim.
Bernardo Leite
28/03/2014, 22:22
Folgado boa noite fera,
Poderia me mandar todas as fotos que você tem do seu Jipão azul, se tiver fotos de acordo com a execução... gostaria de fazer as modificações no meu e deixar igual ao seu, está muito Bonito. Se possível se tiver a relação das peças que você colocou e os preços agradeço, tenho muitas duvidas de como tenho que montar a suspensão para colocar uns pneus 33, se essa que você tem suporta. abraço. E-mail: bernardo.fl_@hotmail.com