Ver Versão Completa : jeep com freio estranho
anderson_wzorek
12/05/2007, 19:15
fala galera,o problema é o seguinte: meu jeep tem servo freio,cilindro mestre e pedaleira de opala,quando o jeep esta desligado o freio ta legal,o pedal ta la em cima,ai quando funciono o jeep,o freio baixa,e andando pra conseguir parar é só bombeando e mesmo assim quase não para,ai quando desligo escuto um barulho de ar vazando de algum lugar no servo...ta estranho.Oque pode ser galera?Cilindro mestre pequeno,servo com problemas?por favor dicas serão bem vindas
Saudações off roads....
tem que ver várias coisas:
Vc tem freio a disco na dianteria e tambor na traseira, certo?!
Se vc mexeu na tubulação, tem que sangrar bem o sistema. E se vc tem tambor na traseira, tem que reuglar as lonas. Qd digo regular digo o afastamento delas em relação ao cubo do freio. Quanto ao vazamento de ar do servo... veja se seu servo não tem nenhum furo (escape de ar) e se o cilindro está bem apertado no servo. Se vc instalou um servo remanfaturado... pode ser o problema.
valeu
anderson_wzorek
12/05/2007, 21:19
então amigo,o meu freio é tambor nas 4 rodas ainda,,eu mexi em td tubulação e sanguei,mas amanha vou fazer isso de volta pra garantir,vou dar uma olhada na regulagem das lonas,o cilindro ta bem apertado sim,o servo eu comprei em ferro velho,poder ser esse o problema,mas primeiro vou re-sangrar as rodas pra garantir ai se não der freio é o servo mesmo...
obrigada pelas dicas...abraços
Cara comprar servo em FV não é bom. Já fiz isso e o servo não durou 2 semanas. Comprei um novo e tudo certo!!! Faça um sangria novamente, depois faça uma regulagem nas lonas... provavelmente solucionará o problema.
Dica: pegue o manual do mecânico willys (tem na sessão de downloads) e regule as lonas conforme indica no manual... não tem erro.
abraço.
anderson_wzorek
13/05/2007, 15:09
Dae,então me arrependo de ter comprado em ferro velho,se a sangria e a regulagem de lonas não adiantar eu compro um novo,alias quanto vc pagou?obrigada pela dica do manual...
abraço
leopoldo
13/05/2007, 19:59
Quase certeza ser problema de folga.
Com uma boa regulagem, e se as panelas não estiverem empenadas vc poderá resolver o problema.
É conveniente colocar uma válvula de pressão residual no sistema traseiro.
Andrezão4x4
13/05/2007, 20:36
fala galera,o problema é o seguinte: meu jeep tem servo freio,cilindro mestre e pedaleira de opala,quando o jeep esta desligado o freio ta legal,o pedal ta la em cima,ai quando funciono o jeep,o freio baixa,e andando pra conseguir parar é só bombeando e mesmo assim quase não para,ai quando desligo escuto um barulho de ar vazando de algum lugar no servo...ta estranho.Oque pode ser galera?Cilindro mestre pequeno,servo com problemas?por favor dicas serão bem vindas
Saudações off roads....
Aproveitando o Tópico, o servo freio do opala com cilindro mestre do mesmo apresenta alguns problemas, certo??? Lí algumas sugestões a respeito do cilindro mestre da toyota e D20...qual a melhor opção??? Tem o mesmo resultado??? Estou para comprar...aguardo uma ajuda.
Obrigado!
[]'s
anderson_wzorek
13/05/2007, 20:54
Fala mestre Leopoldo
oque vem a ser essa válvula de pressão residual?
Desculpa minha ignorancia,é que nunca ouvi falar nisso.
essa regulagem a que vc se refere é quanto as lonas??
abraços e obrigada pelas dicas
a válvula que o Leopoldo se refere, acho que é a válvula reguladora de pressão (acho!!!) um servo novo depende de qual carro vc tá usando. mas deve tar pela facha de ns 150, 180. ñ sei ao certo...
quanto a pergunta LOKO4X4, o problema do servo e cilindro do opala é que em muitos sistemas de freio de jeep, o cilindro não consegue mandar fluído suficiente para as rodas. o que acontece de ter q dar umas bombeadas até o freio pegar. D20, toyota, são bons sistemas, nunca usei, mas já vi de usuários do fórum que tiveram ótimos resultados. no meu caso, eu tive o sistema do opala por muito tempo e nunca foi um sistema bom, sempre tinha que fica regulando as lonas e tal... até que eu troquei o servo e o cilindro mestre pelo da F-1000 antiga. comprei ambos da marca CONTROIL. não tive mais problemas!!!
DICA: se for comprar cilindro de freio, servo ou outra peça do sistema de freio, compre sempre peças novas. não arrisque!!! e também procure pela marca controil, a qual citei antes, o preço é beeeeeeeeeeem mais em conta em relação as outras marcas e é de boa qualidade.
qualquer coisa tamo ae.... abraço.
leopoldo
14/05/2007, 00:50
1- A válvula que eu mencionei NÃO é a mesma da reguladora.
Ela mantem uma pressão parcial na linha traseira para o freio ficar mais "esperto". Era comum, ou é comum em veículos leves com freio a disco na frente e lona atrás. Se eu não me engano no opala vc acha isso.
2- Sim ALAN, é a regulagem das LONAS. Quem usa servo tem cilindro mestre menor e este é muito susceptível e pouco tolerante com folgas no acionamento. Qualquer folguinha parece uma avenida.
Esse é a 1º sugestão. Regule e vejamos o que dá. Infelizmente seu freio não tem regulagem automática então vai necessitar ajustes periódicos.
Andrezão4x4
15/05/2007, 08:45
Valeu Alan!!!
[]'s
Andrezão4x4
15/05/2007, 08:45
Valeu Alan!!!
[]'s
1- A válvula que eu mencionei NÃO é a mesma da reguladora. Ela mantem uma pressão parcial na linha traseira para o freio ficar mais "esperto". Era comum, ou é comum em veículos leves com freio a disco na frente e lona atrás. Se eu não me engano no opala vc acha isso.
Essa válvula era usada nas primeiras Saveiro também e, se não me engano servia para "compensar" o freio traseiro quando estava sem carga.
:concordo:
anderson_wzorek
15/05/2007, 21:31
Valeu pelas dicas pessoal,o jeep ta na auto eletrica,to dando uma geral,ai final de semana vou mexer nos freios e posto os resultados aki...abraços e sugestoes serão sempre bem vindas
Caro Leopoldo.
A referida válvula é uma que funciona com um acionamento por uma mola, que acompanha a suspensão?
Tem na D20, Corsa, Palio, Saveiro, pick up Corsa dentre outros?
Funciona da seguinte maneira, quando com peso, libera o fluido de freio melhorando o desempenho do sistema trazeiro.
Quando sem peso, reduz a quantia de fluido no sistema trazeiro, evitando o travamento.
Seria esse?
Abraços.
Kim.
anderson_wzorek
15/05/2007, 22:39
Algeu ai sabeira saber me dizer se o cilindro da S-10 da certo no hidrovacuo do opala,e se é suficinete para suprir a necessidade de fluido de freio do jeep?Me apareceu um cilindro novinho na caixa,por 70 reais,meu amigo ia colocar numa chevrolet Brasil e desistiu,ai ja que vou mexer com freios se der certo compro dele...valeu galera
anderson_wzorek
20/05/2007, 19:02
fala galera!Então esse final de demana mexi nos freios da seguinte forma:
1-troca do servo freio realmente estava com problemas,coloquei um novo da varga
2-troca do reparo do cilindro mestre
3-sangria das rodas
4-regulagem das lonas
Saldo: o freio melhorou um pouco,quando desligado o motor freia normal,ligado e em movimento em certos momentos ele freia bem,duas bombeadas para ele frear é necessario as vezes,e tem horas que nem freia.
Notei avarias nas lonas e e as panelas de freio estão marcadas e gastas,seria o caso de troca-lás ou tornea-las?
ou serio o caso de colocar um cilindro mestre maior?
essa semana vou falar com o mecanico,mas tds as dicas aki são bem vindas.
e tem mais uma ,sera que o cilindro mestre da s-10 daria certo no servo do opala?
abraços aos amigos... e boa semana
valdir rainer
20/05/2007, 19:25
fala galera!Então esse final de demana mexi nos freios da seguinte forma:
1-troca do servo freio realmente estava com problemas,coloquei um novo da varga
2-troca do reparo do cilindro mestre
3-sangria das rodas
4-regulagem das lonas
Saldo: o freio melhorou um pouco,quando desligado o motor freia normal,ligado e em movimento em certos momentos ele freia bem,duas bombeadas para ele frear é necessario as vezes,e tem horas que nem freia.
Notei avarias nas lonas e e as panelas de freio estão marcadas e gastas,seria o caso de troca-lás ou tornea-las?
ou serio o caso de colocar um cilindro mestre maior?
essa semana vou falar com o mecanico,mas tds as dicas aki são bem vindas.
e tem mais uma ,sera que o cilindro mestre da s-10 daria certo no servo do opala?
abraços aos amigos... e boa semana
Anderson da uma olhada na quela haste que sai do pedal e entra dentro do cilindro mestre ,se éla não esta muito longe ,se tiver muita fólga o freio vai ficar baixo.
No meu jeep eu uso a pedaleira do opala com cilindro e hidrovacuo da saveiro e é muito bom.
Ésta valvula que estão falando é aquela igual a do monza que vai no cilindro méstre.
Fique atento para que esteja regulando as sapatas para o lado certo.
Vc deve jogar o regulador sempre para o lado do apoio das sapatas,e nunca para o lado do cilindro.
Agóra com serteza seu freio só vai ficar melhor quando vc colocar freio a disco.
Um abraço.
Anderson da uma olhada na quela haste que sai do pedal e entra dentro do cilindro mestre ,se éla não esta muito longe ,se tiver muita fólga o freio vai ficar baixo.
No meu jeep eu uso a pedaleira do opala com cilindro e hidrovacuo da saveiro e é muito bom.
Ésta valvula que estão falando é aquela igual a do monza que vai no cilindro méstre.Fique atento para que esteja regulando as sapatas para o lado certo.
Vc deve jogar o regulador sempre para o lado do apoio das sapatas,e nunca para o lado do cilindro.
Agóra com serteza seu freio só vai ficar melhor quando vc colocar freio a disco.
Um abraço.
Válvula eqüalizadora.
Existem com várias pressões, cuidado ao colocar, para que funcione corretamente, no meu Engesa estou tentando acertar a algum tempo!
Abraços.
Kim.
anderson_wzorek
21/05/2007, 22:22
Então Valdir,não me atentei no detalhe do pedal,vou tentar fazer uma regulagem nele,a haste esta bem longa,se eu encurtar o pedal vai ficar mais alto
Quanto a regulagem de lonas,eu tava fazendo o contrario,tava girando para o lado do amortecedor,e pelo oque vc me falou estou fazendo errado?
tenho ideia de colocar freio a disco nele,mas antes preciso guardar uma grana,o motor me raspou o bolso kkkk
Obrigada pelas dicas,assim que mexer novamente posto aki de volta
anderson_wzorek
21/05/2007, 22:24
Válvula eqüalizadora.
Existem com várias pressões, cuidado ao colocar, para que funcione corretamente, no meu Engesa estou tentando acertar a algum tempo!
Abraços.
Kim.
então Kim,essa valvula ai a que vc se refere pode influenciar em um mau funcionamento do freio se a mesma não estver empregada corretamente?seria esse o meu problema?
Abraço e valeu pela dica
Caro amigo anderson_wzorek!
A válvula que me refiro, tem a função de limitar a quantia da fluido que irá para o sistema trazeiro, evitando assim que as rodas trazeiras travem e assim o veículo "rode".
É aquele tal negócio, quando pisa no freio, devido a inércia, o Centro de Gravidade do jeep (ou qualquer outro carro) se desloca de onde está para a parte dianteira do mesmo, ocorrendo que diminui drsticamente o peso sobre o eixo trazeiro, assim "travando"o sistema e arrastando os pneus.
A valvula eqüalizadora tem a função de liberar o fluido gradativamente ou, confome a pressão no pedal de freio.
Quanto ao seu problema, poderei verificar ao vivo e acores...
Abraços.
Kim.