PDA

Ver Versão Completa : Bloqueio



LuizCabral
17/04/2004, 17:39
Calma Bill, nao me mande fazer uma Pesquisa :D

Mas sera que dava pra vcs me explicarem como eh o funcionamento do bloqueio de diferencial? Eu tava dando uma pesquisada ai e o pessoal tava querendo fazer um bloqueio com cabo de freio? :shock:

como eh o funcionamento? da pra colocar no vitara? qual o melhor, os que tem acionamento de ligado/desligado ou os permanentes? A Pajero TR4 ja vem com bloqueio, eh o mesmo principio?

Obrigado a todos, e vão desculpando a ignorância ai... :lol:

Henrique Josino
17/04/2004, 19:04
A pagero TR4 vem com bloqueio do diferecial central(na caixa), não de diferencial (na roda), é o mesmo sistema das land e niva ou carros que ultiliza tração integral.

[]'bloqueados...

Wallace
17/04/2004, 20:46
Oi Luiz,

Depende que tipo de bloqueio estamos falando, pois são muito diferentes entre si.
Sugestão... esqueça esse treco de bloqueio de freios... compre um Lock-Right para o eixo traseiro e seja feliz.

LuizCabral
18/04/2004, 11:21
Oi Luiz,

Depende que tipo de bloqueio estamos falando, pois são muito diferentes entre si.
Sugestão... esqueça esse treco de bloqueio de freios... compre um Lock-Right para o eixo traseiro e seja feliz.

Eh, eu sei, eu queria saber o funcionamento justamente para entender como um freio pode funcionar como bloqueio...

Dalger
18/04/2004, 11:54
Luiz.
O sistema de bloqueio com cabo, é uma versão antiga do sistema de tração atual.
O que ele faz é bloquear a roda que esta patinando, transferindo a potencia para a outra roda.
E um sistema que, para funcionar tem que ter o controle eletronico de tração, visto que o tempo de reação de uma pessoa é muito lento para operar o sistema.
Se vc conseguir alguma reportagem que fale do sistema de controle de tração, vai ententer melhor.
Além disso, o acionamento de freio com cabo não teria a eficiencia necessária, visto que vc terir que impor muita força para conseguir segurar a roda. Isto se agrava ainda mais se vc tiver molhado o sistema de freio, o que diminui sua eficiencia.
Um jeito de vc melhorar isto, seria utilizar um sistema pneumático. Assim vc iria conseguir impor uma forma adequada.
conversei com algumas pessoas que trabalham com carros de corrida e eles me indicaram a seguinte receita. Colocar mais uma pinça de freio que trabalhe independente do sistema de freio. O que não lhe traria falhas ao sistema original e que teria uma maior eficiencia ao sistema auxiliar (bloqueio), visto que as tubulações não seria compartilhadas, efitando assim a perda de eficiencia do sistema.

Agora, para vc entender como é dificil o funcionamento vou tentar lhe explicar o que aconteceria para o bloqueio funcionar.
Imagine que vc esta parado, com uma roda dianteira e uma traseira no ar. Nesta situação, caso seu carro não possua bloqueio, ele estara totalmente sem tração. Com o freio(bloqueio) auxiliar, vc poderia travar as rodas que estão no ar. Assim, vc iria transferir a tração para a roda que esta em contato com o solo, conseguindo a tão desejada tração. Mas muito cuidado. Além de estar sobrecarregando o sistema, o que poderia trazer uma quebra na ponta de eixo, poderia fazer com que seu veiculo se deslocasse para uma direção não desejada, visto que as rodas ainda estão travadas. Assim, vc teria que ter sensibilidade para soltar o freio auxiliar assim que conseguisse tração suficiente para movimentar, com segurança, o veículo. Ok. Neste tipo de situação ele até funciona bem. Mas vamos a outra situação.

Se vc estivesse tentando vencer uma subida, onde o carro perde a tração de duas das rodas a cada estagio da subida, e vc precisasse de muita rotação para vencer a mesma.
Aqui, seria impossível vc utilizar o freio auxiliar, por não dar tempo de vc acionar o sistema no momneto adequado. IMAGINE:
Quando vc estivesse subindo e a roda dianteira esquerda comessasse a patinar, vc teria que descobrir que era esta a roda a patinar para acionar o freio auxiliar. Caso vc acionasse a alavanca errada, vc poderia deslocar o carro para um destino nada agradável.
Este foi um exemplo de apenas um momento da subida, agora vc pense quantas vezes e em quantos momentos diferentes isto iria acontecer.

Este sistema funciona sim eletronicamente, pois o sistema tem um sensor em cada roda que detecta qual roda esta patinando e a bloqueia, com o freio, automáticamente, possibilitando a tração adequada.

Portanto, se vc quer ter um sistema para te ajudar a sair de um buraco, pense bem antes de fazer esta adaptação, pois ela não é simples e, caso mal feita, pode prejudicar o freio do seu carro.
Agora, se vc quer utilizar ele como bloqueio em locais de deslocamento, pode esquecer.
A não ser que vc consiga um sistema de controle de tração para adaptar, e mesmo assim, vc não poderá mais colocar seu carro dentro dos rios. Afinal, agua e eletricidade não se dão muito bem.

Bem, espero poder ter, ao menos, ter ajudado.
É por isso que é bom um grupo de discussão.

Rafael_Reis
18/04/2004, 13:36
Dalger,

Tu so te meio equivocado em pensar q é um sistema ultrapassado ou q precisa de gerenciamento eletronico...

Esses dias mesmo eu tava perguntando ao Bill pq os Rock Crawlers usavam freios independentes mesmo possuindo bloqueio desligaveis (pneumaticos ou por cabo). Em jipes q fazem offroad radical MESMO (como o endurance trail), pode ser um recurso muito eficiente.

Freiando a roda q esta sem tração e desligando o bloqueio se manda 50% do torque para a roda q tem tração ao inves de 25% possiveis com o bloqueio. Como as manobras em geral sao feitas em baixa velocidade e com a ajuda dos spotters funciona muito bem.

Na trilha teria a mesma eficiencia, desde q a transmissao seja dimensionada para tal.

Usando seus exemplos fica claro pq eles usam o bloquei de diferencial e o freio independente. No caso da subida o bloqueio de diferencial entra em ação. Quando fica com roda no ar o freio independente.

Abração,

Wallace
18/04/2004, 21:54
Oi Rafael,

Você está totalmente equivocado.
Um bloqueio tipo Lock-Right vai lhe dar 100% de tração com uma ou duas rodas no chão.
Com uma roda no ar tanto a roda no ar como a do chão vão girar na mesma velocidade (é isso que o bloqueio faz) praticamente não existe perda de tração, pois toda a tração é usada na roda em contato com o solo. A que esta no ar consome quase nada de força... é só o mínimo para girar a massa da mesma.
Quando não se tem o bloqueio é que se perde 100% da tração, pois toda a tração vai para a roda no ar.
O perigo de um bloqueio de acionamento manual (Air Locker, por exemplo) é quando se está bloqueado com uma das rodas no ar e aquela roda toca o solo. Ai pode quebrar algo já que o diferencial está totalmente bloqueado. Veja que isso é mais difícil de acontecer num bloqueio tipo Lock-Right que deve pular os dentes antes de quebrar alguma coisa.
A Mercedes ML usa um sistema de bloqueio que vai freiando as rodas que perdem tração. É um sistema que usa um sistema de freio ABS modificado para ter tal tipo de atuação, com gerenciamento eletrônico. E mesmo assim existem sistemas de tração melhores.

Rafael_Reis
18/04/2004, 22:03
Wallace, o raciocinio é o seguinte:

Imaginemos q vc tem bloqueio ARB ok?
Em determinado obstáculo vc coloca uma das rodas traseiras no ar.
As duas dianteiras, apesar de estarem no chao não tem tracao suficiente para, juntamente coma roda traseira q esta no chao, te tirar do enrosco.

Prezumo q vc tenha 50% da força no eixo dianteiro e 50% no eixo traseiro. Uma vez bloqueado vc joga metade dessa força para cada roda, ou seja 25%.

Logo, se na situação acima vc desliga o ARB traseiro e freia a roda q esta no ar, vc tem o dobro de força na roda q esta no chao. Isso, pode fazer com q estas tres rodas em contato com o solo tenham força para te tirar do enrosco.

Se não for por isso, não consigo entender pq os rock crawler teriam freios independentes e bloqeios desligaveis...

Acho q não estou equivocado nao...

Abração,

Rafael

Wallace
18/04/2004, 22:34
Não imagina não, pois não gosto do ARB...;-)
Errado como já falei... se tem uma roda traseira no ar e o ARB está bloqueado toda a tração está na roda que está no chão... ou seja, seus 50% que vem para esse eixo e não os 25% que você falou.
Desligar o bloqueio e frear a roda no ar vai ser pior, pois parte da tração vai ser gasta forçando o freio.
A eventual vantagem é ficar mais difícil de quebrar alguma coisa como falei (ao não usar o ARB bloqueado), mas ai basta usar um Lock-Right.
Pode usar o freio, mas antes tem que ter um ARB ou não faz sentido.
Lembrando que você está falando de uma competição muito particular e radical.
O mais simples, elegante, melhor, etc... na minha opinião é usar um Detroit Eletrac e eventualmente acionar o freio normal quando estiver com o bloqueio total não acionado e com uma roda no ar.

Rafael_Reis
18/04/2004, 22:47
Hehehe lá vamos nós de novo Wallace... :wink:

Eu nao to dizendo q todomundo deve usar o sistema de freio pq é melhor!!! Eu mesmo se fosse usar usaria um Lock Right e pronto.

O to tentando dizer é q o sistema deve ter alguma utilidade, senão pq a maioria desses caras usaria? Caso do Samuca do Jorge Freitas...
Logico q isso so funciona em bloqueios desligáveis...

EU acho q no sistema de freio independente vai mais força pra roda não freiada pelo proprio principio de funcionamento do diferencial...
Quanto a distribuição da força não falei q ia 25% pro eixo e sim para a roda... se ta bloqueado vc teria 50% no eixo, 25% em cada roda. Desbloqueadndo e freiando a q esta no ar vc teria os 50% todos para uma unica roda. A q esta no chao.

Algeu ai (fora eu e o Wallace q vivemos para discordar um do outro... :lol: ) q conheça o pq de usar os freios independentes poderia opinar? Bill, X, Regis, Tannuri...

Abração,

Wallace
18/04/2004, 23:34
Rafael preste atenção por favor no que escrevi anteriomente e agora... pare e leia com atenção ou você entenderia o que estou escrevendo... não tenha presa para responder...;-)
Eu expliquei que tem vantagem quando se usa junto com o ARB sim.
Mas não é para ganhar tração não... mas para evitar de quebrar algo.
Só com o ARB já se tem mais tração.
Entendi perfeitamente o que você disse... você é que não me entendeu.
Bloquedo com o ARB e com uma roda no ar você não tem 25% para cada roda deste eixo, mas sim 50% para a roda que está no chão e 0% para a roda no ar... já que ambas giram na mesma velocidade, mas a que está no ar não tem como consumir nenhuma força; quem consome a força é a que está no chão.
Veja bem estamos falando em usar o freio quando já temos o ARB.

Rafael_Reis
19/04/2004, 01:27
Sem pressa entao.... :D E prestando bastante atenção dessa vez :twisted:

Se entendi o q tu ta dizendo, a utilidade de usar o freio independente é para evitar quebras certo? :roll:

Só q me parece q freiar uma das rodas e deixar toda a força para a outra faz com q se exerça uma força muito maior no semi-eixo q está girando do q deixar o bloqueio acionado... Ou nao? :?: :?:

Agora fiquei realmente confuso... Como o uso de freios independentes poderia poupar o equipamento?

Abraços agora sem entender mais nada, :cry:

Rafael_Reis
19/04/2004, 01:33
Wallace,

Entenda por "semi-eixo q esta girando" como aquele q a roda esta em contato com o solo ok?

Parece q ainda faltou calma.... :lol:

Abraços re-lendo o topico,

joaocosta
19/04/2004, 10:34
Viva,

estive a visitar o site Aventura4x4.com (http://www.aventura4x4.com) e achei um tipo de bloqueio super interessante... Diferencial traseiro soldado (bloqueio 100%). Segundo o proprietário do SJ410 (http://www.aventura4x4.com/main.aspx?line=&act=&con=1317) "basta encher de solda alternadamente 2 dentes dos planetários, desta forma existe alguma folga mas os satélites não conseguem rodar porque os dentes seguintes estão cheios de solda. A unica dificuldade é fazer manobras, estilo estacionar... de resto e 5 estrelas!"
Alguém já tentou isto??? Eu estou a pensar se isto pode ou não funcionar... E se funcionar, sou capaz de fazer isto no meu Samurai.

Rafael_Reis
19/04/2004, 10:48
O Bill usou as planetaria soldadas um bom tempo...

Mas era cheio de mutretas pq usava roda livre na traseira. Ai rodava em 4x4H tracionando so na frente.

Abracao,

Wallace
19/04/2004, 12:18
E o Bill ainda usava um diferencial mais forte (Dana 30) e ainda quebrou dois semi-eixos na brincadeira...

Wallace
19/04/2004, 12:25
Oi Rafael,

= = = =
Só q me parece q freiar uma das rodas e deixar toda a força para a outra faz com q se exerça uma força muito maior no semi-eixo q está girando do q deixar o bloqueio acionado... Ou nao?
= = = =
Não... errado... na melhor das hipóteses é a mesma coisa... mas acho que bloqueado é melhor já que não vai ter as perdas do diferencial trabalhando.

= = = =
Agora fiquei realmente confuso... Como o uso de freios independentes poderia poupar o equipamento?
= = = =

Releia o tópico... se estiver bloqueado e com as rodas girando quanto a roda que está no ar tocar o solo pode quebrar com certa facilidade.
É o mesmo problema quando se salta...
E esse o motivo que o principal é ter curso de suspensão para manter as rodas no chão e com tração. É o que estou desenvolvendo na minha XJ... sem levantar, sem pneus maiores, mas ganhando curso de suspensão... fica melhor e mais difícil de quebrar.

billj
19/04/2004, 12:38
Xiiiiiiiii, estão os dois viajando...........

http://www.pirate4x4.com/forum/showthread.php?t=205930&highlight=cutting+brakes


Abraços,

Rafael_Reis
19/04/2004, 12:52
PQP...serve para fazer curvas fechadas???
É isso Bill?

hahahaha Ae Wallace... :shock:
Nois tave é doido mesmo... :wink:

Abracao

billj
19/04/2004, 13:00
PQP...serve para fazer curvas fechadas???
É isso Bill?

hahahaha Ae Wallace... :shock:
Nois tave é doido mesmo... :wink:

Abracao


É isso.

Wallace
19/04/2004, 13:10
Pode até servir para fazer curvas fechadas de uma forma meio maluca... mas também serve para a aplicação que falei... evitar que quebrar algo quando usar um ARB.

LuizCabral
19/04/2004, 13:17
heehhehehe, bill e suas respostas curtas e ojetivas :D

Aê dalger, deu pra entender...Valeu ai a paciencia...

Ei rafael tu tem bloqueio ne? qual eh a marca? vale mesmo a pena?

Bill vc tem bloqueio tambem ne? eh o mesmo do rafael?

[]'s cheios de perguntas :oops:

Henrique Josino
19/04/2004, 13:27
Viva,

estive a visitar o site Aventura4x4.com (http://www.aventura4x4.com) e achei um tipo de bloqueio super interessante... Diferencial traseiro soldado (bloqueio 100%). Segundo o proprietário do SJ410 (http://www.aventura4x4.com/main.aspx?line=&act=&con=1317) "basta encher de solda alternadamente 2 dentes dos planetários, desta forma existe alguma folga mas os satélites não conseguem rodar porque os dentes seguintes estão cheios de solda. A unica dificuldade é fazer manobras, estilo estacionar... de resto e 5 estrelas!"
Alguém já tentou isto??? Eu estou a pensar se isto pode ou não funcionar... E se funcionar, sou capaz de fazer isto no meu Samurai.


da uma olhada nisso...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1076&postdays=0&postorder=asc&start=15

[]' usando o botão PESQUISA :lol: :lol:

billj
19/04/2004, 13:30
heehhehehe, bill e suas respostas curtas e ojetivas :D

Aê dalger, deu pra entender...Valeu ai a paciencia...

Ei rafael tu tem bloqueio ne? qual eh a marca? vale mesmo a pena?

Bill vc tem bloqueio tambem ne? eh o mesmo do rafael?

[]'s cheios de perguntas :oops:


Nem sei qual bloqueio ele tem......... :P

Quando o meu jipe estava com os eixos originais, tinha um Lockright no diff traseiro e o dianteiro estava aberto. Com os D30, o traseiro estava soldado e o dianteiro com ARB. Agora com os D44, vou ter eventualmente um Lockright em ambos.........

Como é que vou fazer curvas com um Lockright na frente?!?

.........aguradem......... :wink:

Abraços,

Rafael_Reis
19/04/2004, 15:28
Não teho bloqueio... ainda.
Provavelmente sera um Lock Right

Como fazer curvas com um Lockright na frente?!??

Bill, seria um rear steering?


Abracao,

billj
19/04/2004, 16:01
Não teho bloqueio... ainda.
Provavelmente sera um Lock Right

Como fazer curvas com um Lockright na frente?!??

Bill, seria um rear steering?


Abracao,


Usando exatamente o artifício do que estávamos falando, desconectando o cardan traseiro e puxando o freio de mão........... 8)

Não vai ficar tão eficaz quanto pude, pois o regulamento do Endurance Trila proibe freios individuais para cada roda.......

http://www.drivetrain.com/remco.html

Abraços,

Dalger
19/04/2004, 23:36
É isso ai pessoal. Ate que rendeu bastante este topico. Ao menos foi polemico.

Com relação ao sistema de freio manual, eu não quis dizer que é arcaico, mas que existem sistemas eletronicos, "baratinhos" que fazem o serviço.

Realmente, acho que para trilhas lentas, funciona como um excelente bloqueio, mas que no barro não ajuda muito. A não ser que vc encrave e, depois de detectar qual roda esta suspensa, ou livre, utiliza-se o freio auxiliar.

Estou estudando o assunto com um mecânico, e temos alguns projetos a estudar. O que falta e grana. Já bolamos um sistema pneumático é um elétrico (simples). Depois que eu terminar a suspensão, agente estuda o freio.

Caso alguem tenha alguma dica para o freio, seria muito bem aceita.

LuizCabral
20/04/2004, 20:22
o lockright eh bloqueio "full time" ou vc pode ligar e desligar qnd quiser?

LuizCabral
21/04/2004, 21:01
O lockight faz perder a função do diferencial traseiro? tipo ele fica blocado o tempo todo? eu uso o carro na cidade, da pra fazer as curvas normalmente? força o eixo?

[]'s cheios de perguntas :roll:

Rafael_Reis
21/04/2004, 21:37
Mais ou menos...

Ele fica bloqueado o tempo todo.
Quando a diferença de rotacao entre as rodas e suficiente grande (em uma curva por exemplo), O diferencial desacopla um dos lados gerando os famoss estalos. Nessa situação, se nao me engano, estaria tracionando em somente uma das rodas.

Abração,

Wallace
22/04/2004, 13:10
Oi Luiz,

Como falei:
Pode usar ele no eixo traseiro sem problemas.
Sim, vai ter efeito diferencial em curva... mas tem que acelerar menos em curva.

Dalger
15/05/2004, 18:59
Wallace,
Me esclareça uma coisa. Com o lock right no eixo traseiro, ao fazer uma curva no barro, o carro não teria a tendencia de jogar a traseira, visto que o eixo esta bloqueado e o atrico com o terreno seria muito baixo???
Quero dizer, em uma pista molhado, em alta velocidade, o carro não jogaria a traseira, provocando o deslizamento do veiculo ???
Te pergunto isso pois, em uma corrida de Jeep Cross, que é em terreno totalmente elameado, o carro ficaria mais dificil de controlar, to certo ???
Obrigado.

Wallace
16/05/2004, 11:35
Dalger,

Se acelerar vai ficar bloqueado (ou deveria).
Se não acelerar não bloqueia (ou não deveria).
Mas de toda forma é muito pior que sem o bloqueio... onde toda a tração iria para a roda interna...

Elio
29/06/2004, 10:05
Gente,

Estava pensando em colocar Lock Right no Samuka feixe. Peço a ajuda e paciência dos colegas para esclarecer algumas dúvidas:
- Colocar bloqueio da traseira e diant é aconselhável (ou possível)?
- Qual o efeito do bloqueio quando se está rodando no asfalto? Perda de potência, estabilidade, desgaste exagerado de pneus?
- O Lock Right é "plug and play"? Posso levar em qq mecânico que a instalação é simples ou precisa fazer alguma adaptação?
- Alguém sabe que são "couplers"?
- O bloqueio força os demais componentes?

Abs....

du
29/06/2004, 10:38
Wallace,

Por favor explique o que é, ou como é o funcionamento deste "couplers". Boiei.

Abraços Du.

Wallace
29/06/2004, 10:55
Oi Eduardo,

É o próprio bloqueio, só que no Samurai tem um pulo de gato, ai você tem duas opções de Lock Right, com ou sem eles.
Na pratica é tudo sem, pois é muito difícil de encontrar com para comprar, mesmo porque custa mais caro.

Beto Lacerda
29/06/2004, 11:07
na boa num entendi nada , que que é couplers , tipo qual a diferença de um com e um sem eles ??, pra que que servem ??
valew
[]'s

Elio
29/06/2004, 11:47
Wallace,

Eu só não sei o que são estes "couplers" e qual a dif com ou sem. Custa o dobro onde tenho acesso, mas não sei pra que servem.

Se eu acelerar numa curva no asfalto digamos a uns 50km/h, o que vai acontecer com o comportamento do veículo se o bloq trava?
Deixando de lado o custo, existe alguma desvantagem em rodar com bloq no asfalto?

abs,
Elio

Elio
29/06/2004, 15:35
Wallace,

Vamos ver se fiz minha lição de casa:

“Couplers” são engrenagens que já estão lá de fábrica e raramente será necessário substituí-las, a menos que já tenham sido soldadas.

Quanto ao desempenho no asfalto, creio que seria simplesmente uma questão de adaptar a maneira de dirigir. No geral, acho não deve alterar muita coisa com os Lock Right. No caso de travarem numa curva deve dar uns trancos interessantes.

O meu Samuka é ’95, tá todo original, motor, câmbio, etc. Os pneus são um pouco maiores que os originais que eram uma sabão para lama, mas nada de insanidade.

No meu caso: air lockers só na traseira seria ideal pq posso acionar ou não conforme a necessidade, mas o custo fica meio fora se comparado com o valor da viatura. O preço do Lock Right me parece ok, mas ainda tenho receio do comportamento no asfalto (ex: manobrar, ou fazer aquela curva meio fechada a 50km/h com o pé no fundo).

Passei ou fui reprovado ?

Abs,
Elio

Wallace
29/06/2004, 16:32
Foi reprovado...;-)
A engrenagem que vem de fabrica não é um Coupler não, ou não seria uma engrenagem né...

Acho uma droga Air Locker na traseira... é lock Right mesmo no caso do Samurai... pergunta ai para quem tem... se só vai usar no asfalto deixa como esta, mas se for para fora de estada...

Elio
29/06/2004, 17:45
Wallace,

Qdo vc falou "não esta bem assessorado" me despertou para procurar saber mais (até então eu não tinha perguntado para vendedor algum). O pessoal da Rocky-road me disse o seguinte:

"Side couplers are simply new side gears. Very rarely do you need to replace the factory sidegears, unless they have been welded.

Glenn Wakefield"

A minha decisão de colocar ou não bloq seria independente de couplers, mas eu gostaria de aprender que catzo é isto né. Quando estou reprovado, quero saber qual a resposta certa. :?

Vou usar o Samurai off road sim, mas tenho que chegar lá rodando pelo asfalto. Uso no dia do rodízio em SP, e minha esposa tb. Então preciso saber qual vai ser o comportamento no asfalto com o LR na tras, e seria bom saber isto antes de instalar. :idea:

A propósito, pq air lockers na tras é uma droga? :?

Abs,
Elio

Wallace
29/06/2004, 20:08
Oi Elio,

Quem disse que americano sabe de alguma coisa...;-)
Não é como ele falou, mas foi uma resposta para outro americano...;-)
O problema que vejo do Air Locker e outros similares é que ele bloqueia mesmo, não tem nem como pular um dente... ai se não souber usar algo pode quebrar algo.
Veja o caso do Sandro que quebrou duas vezes seguidas...
Na frente no Samurai tudo bem o Air Locker por falta de opção, mas atrás o bom é mesmo um Lock Right (no caso do Samurai).
Tem muitos que usam o veiculo como você... e com o bloqueio.

Elio
30/06/2004, 19:21
Ainda não sei o nome dos couplers em português, mas o fato é que substituem as engrenagens laterais (stock side gears) que estão presentes em todo e qq diferencial. Talvez algum colega possa me ajudar: seriam substitutos das planetárias? :?

Couplers da lock rite não são peças de reposição padrão de mercado e só podem ser usados em conjunto com o próprio lock rite.

Lock rites com couplers custam o dobro dos sem couplers e fazem o mesmo serviço então não teriam sentido a menos que as engrenagens laterais estivessem danificadas ou talvez soldadas. Qdo digo “soldadas”, estou relacionando com a mensagem do João em 19/Abr neste mesmo tópico.

Segundo os usuários do Fórum Zukiworld:
“Além do custo, a dirigibilidade no asfalto com engrenagens originais é um pouco melhor se comparado ao uso com couplers (opinião de quem já rodou com e sem couplers lock rite numa mesma viatura). Aconselho que se inverta as engrenagens laterais originais qdo se instala a lock rite sem couplers (direita vai para a esquerda e vice versa). Força menos as engrenagens, melhora o comportamento em curvas no asfalto e diminui os estalos.”

Tô colocando a foto do que acho que são estes couplers. Alguém se habilita?

Nenhum povo de qualquer nacionalidade sabe tudo, mas o fato e que o lock rite é fabricado por americanos. Como eu tinha pedido uma resposta para leigo entender (layman terms), acho que recebi a mais simplista possível do Glenn.

Finalmente, se couplers não servem pra po#%^&! nenhuma, então quem foi o fd&&%&^ que projetou este trem? Na minha humilde opinião, simplesmente tentaram melhorar uma coisa que não melhorou .... e nem piorou.

Abs de quem não é pró nem anti americano.

Rafael_Reis
30/06/2004, 21:01
Não é bem isso...
Quando vc abre o diferencial, pode detectar desgaste dos couplers, o q prejudicaria o bom funcionamento do bloqueio. Neste caso ao invés de correr atras de peças originais, vc ja compra o bloqueio com elas...

Abração,

Elio
01/07/2004, 08:47
Não é bem isso...
Quando vc abre o diferencial, pode detectar desgaste dos couplers, o q prejudicaria o bom funcionamento do bloqueio. Neste caso ao invés de correr atras de peças originais, vc ja compra o bloqueio com elas...

Abração,
Bingo! Apenas complementando: a informação que tive foi que é muito raro (não impossível) ocorrer este desgaste. O mais comum é o caso da solda. Se couplers são peças que têm função semelhante às planetárias, será que originais custam mais que USD300 que é a dif no preço de um pra outro?
Abs

Wallace
01/07/2004, 11:45
Oi Elio,

O bloqueio todo é que substitui as planetárias.

Como já falei, no Samurai acharam este pulo de gato, mas nos outros eixos tem que ter os couplers.
Originalmente é com os couplers.

Wallace
01/07/2004, 11:49
Oi Rafael,

Errado.
O diferencial original não tem os couplers como o do Lock Right.
Acho que é melhor comprar as engrenagens originais que os couplers neste caso, principalmente porque o bloqueio de Samurais com couplers é quase impossível de achar.

Elio
01/07/2004, 13:55
Oi Elio,

O bloqueio todo é que substitui as planetárias.

Quer dizer que se eu coloco lockrite sem couplers, posso jogar fora as planetarias originais? :shock: Acho que não.

Lockrites com couplers é uma coisa. Lockrites sem couplers é outra, embora na prática o resultado é o mesmo. Couplers, no caso do Samuka pelo menos, não são peças vendidas separadamente.

Andei pesquisando e descobri que engrenagens laterais (side gears) nada mais são que planetárias.

Wallace
01/07/2004, 16:02
Oi Elio,

Pode jogar sim, mas eu guardaria!
Se side gears são as planetárias o que são as spider gears do seu desenho?

Quem sabe seja interessante você considerar que eu vendo bloqueios, já os tive em mãos e até já instalei... então talvez eu conheça alguma coisa deste assunto...;-)
Algo que talvez faça alguma diferença para alguém que só pesquisou na internet...;-)

Mas quem sabe você possa responder uma duvida que fiquei, supondo é claro que sua “teoria” esteja certa... onde é colocado o bloqueio (como o Lock Right) se as planetária continuarem lá no diferencial?

Elio
01/07/2004, 17:48
Wallace,

- Eu já pesquisei na RRO, Tuftrail, Tellico, Rubicon, JD’s, you name it, e mais alguns (posso até colocar URL’s se quiseres). Teu preço é justo! Se considerar handling, impostos etc, chega aqui no mesmo preço seu. Pra que? Posso comprar de um amigo jipeiro que ainda vai me dar uma ajuda! Não é por aí, nem de longe. :wink: :wink:
- Nunca vi um diferencial desmontado na minha frente e meu conhecimento é puramente teórico. Sou novato mesmo e não tenho a menor vergonha de assumir.
- Tenho certeza que vc sabe o que são couplers. Só não sei pq vc não fala aqui pra nois, preto no branco. Vai me poupar tempo no Google e sobra pra tomar latinhas hehehe...
- Existem centenas de diagramas, manuais de instalação, fotos, na web. Aliás, a própria Powetrax disponibiliza tudo isto pra quem quiser. Só que isto é teoria. Papel aceita tudo né... concordo 100% com vc...
- Se vc tiver um pouco de paciência, veja o tópico “lockers” no Zukiworld Forum. Será que eu estou tão errado assim?

Abs

Rafael_Reis
01/07/2004, 21:55
Oi Rafael,

Errado.
O diferencial original não tem os couplers como o do Lock Right.
Acho que é melhor comprar as engrenagens originais que os couplers neste caso, principalmente porque o bloqueio de Samurais com couplers é quase impossível de achar.

Fala Wallace!!!
Verdade cara, eu tava imaginando errado. Digo imaginando justamente pq nunca instalei um. É aquela história: "Na prática a teoria é outra".
Baixei e to postando no fórum o manual de instalação do lockright 1512 (vitara) q talvez ajude melhor a galera a entender o esquema dos couplers e side gears. Acho q neste manual dá para ver bem o q são e para que servem.

Ah, o Bill ta atribuindo as braçadas dele no trial ao spotter dele...
Ahahaha Vai deixar assim?
Falando meio sério... As fotos são ANIMAIS!!!

Abração,

Rafael_Reis
01/07/2004, 22:02
Elio, algumas "cobras criadas", e neste caso podemso incluir o Wallace, tem o habito de não entregar a coisa de "mão beijada" e fazer o cara ter q correr atrás para descobrir as coisas. No começo eu ficava muito puto da cara com isso, deverdade. SÓ Q, com o tempo, acabei descobrindo que eu aprendia muito mais nas pesquisas que obtendo respostas prontas.
Eu continuo achando meio sacanagem isso, mas q faz o cara aprender isso faz. :wink: Acho q ele convive muito com o Bill, ai dá nisso. :D

Caso tu já tenha visto desenhos de diferenciais, vistas explodidas e mesmo assim não tenha entendido, te sugiro visitar : www.howstuffworks.com
Lá tem explicações bem simples sobre componentes mecânicos, inclusive diferencial. Talvez te ajude a pelo menos entender como funciona e torne os desenhos mais claros.

Abração,

Rafael_Reis
01/07/2004, 23:02
Eu queria postar o manual de instalação do Lockright 1510 (samurai sem couplers) mas olhando o manual, ele é igual ao do 1530 q é com couplers.

Vai entender...

Bom, tentei...

Abração,

Elio
02/07/2004, 10:31
Rafael, Eu já tinha visto este site do howstuffworks e foi muito útil no meu caso. Valeu!

Wallace, eu estou jogando a toalha no tema "couplers". Não vou colocar bloq, mas tem umas coisas interessantes que quero dos EUA. Te mando uma mp ok?

Abs,

Dalger
14/12/2004, 00:14
Eu queria postar o manual de instalação do Lockright 1510 (samurai sem couplers) mas olhando o manual, ele é igual ao do 1530 q é com couplers.

Vai entender...

Bom, tentei...

Abração,

Rafael,
O que vc usa no Cabrito no eixo dianteiro ??? Digo, eixo, caixa originais do vitara???
Percebi que seu carro utiliza pneus bem agressivos. Como é a quebradeira ???

Rafael_Reis
14/12/2004, 01:26
Cara o Cabrito está com tudo original do vitara. To vindo de uma quebra de diferencial dianteiro e definitivamente esse é o ponto fraco do maldito jipe. O diferencial teve a caixa satelite quebrada soltando as engrenagens dentro... Bom as engrenagens foram trocadas e a carcaça foi soldada para tapar os furos. Reparos feitos pela RC4x4 e peças frnecidas pela Suzucar.

Na minha opiniao o melhor é usar o focinho e a carcaça do Grand Vitara q sao de aço, porem são peças bastante caras. To cada vez mais convencido a colocar uns D44, feixes com SPOA e jumelos revover.

Os pneus são sensacionais!!! Mas de diferencial original tem q andar pianainho... e rezar bastante.

:?

Abração,

Dalger
20/12/2004, 00:10
Vou usar o meu somente para INDOOR. Tenho um Troller e um Samurai 93 para trilhas mais pesadas.
Vc acha que para INDOOR o diferencial guenta???
Parece que meus amortecedores estão no fim da vida deles. Vc sabe que amortecedor poderia ser colocado para um acrescimo de 4cm na altura da suspenção ???? Qual vc usa, o original ???

Rafael_Reis
20/12/2004, 07:58
Ta falando de vitara ou de samurai?
Se for de vitara, na frente so serve o amortecedor original ou similar como o monroe e na traseira com 2" de lift serve o de omega suprema. Sem lift o de chevy. QUanto ao diferencial, se usa pneus agressivos (cross, 3k, frontiera) vai precisar de pelo menos o focinho do diferencial de aço, senao vai espalhar migalha de engrenagem pela pista toda...

Abração,

EDUOARDOO+
02/02/2005, 16:24
ALL!

PESSOAL GOSTARIA DE SABER SE ALGUÉM JÁ OUVIU FALAR DA EMPRESA "MICROMAQ" DE LONDRINA PR QUE TBM FAZ BLOQUEIO
PARA 4X4 .

QUERO INFORMAÇÕES PARA QUEM SABE COLOCAR NO SAMUCA UM KIT MAIS BARATO.

TODA INFORMAÇÃO É BEM- VINDA.

DESDE JÁ VALEU

ABRÇOS DO SUL

Walter L. L. Casitta
02/02/2005, 22:45
Essa Micromaq fabrica bloqueio só pra eixo e dif. Dana 44, não é nada barato e não serve pro Samurai.

Wallace
03/02/2005, 00:56
Mais barato que o Quick Lock para Samurai acho que não deve existir.
US$ 265,00, se considerar o dólar a 2,6 fica uns R$ 700,00 o que é bem barato para um bloqueio de qualidade importado dos EUA.

EDUOARDOO+
13/03/2005, 14:16
MAIS UMA DÚVIDA TÁ DIFICI!

SE EU COLOCAR O BLOQUEIO NA TRASEIRA COMO ELE VAI SE COMPORTAR NO ESTRADÃO (CHÃO BATIDO), COM LAMA . ELE NÃO VAI BLOQUEAR AS RODAS QUANDO EU QUISER DESCER O PÉ, BRINCADO DE JOGAR A TRASEIRA PARA OS LADOS.

MEU MEDO É QUE ELE FIQUE BANDOLEIRO DE TRASEIRA OU NÃO?

VALEU

[]S EDUARDO

Wallace
14/03/2005, 11:01
Vai sim, vai jogar a traseira sim.
Mas a diferença é que num veiculo bloqueado se tem mais controle para andar de lado que num sem bloqueio. Mas precisa de um pouco de braço de toda a forma.

delavega
17/05/2005, 21:10
Pessoal,

Existe algum bloqueio de diferencial para o eixo traseiro da Pajero 3500?

Vi no manual que ela tinha uma versão com diferencial com deslizamento limitado e com diferencial com bloqueio por acionamento elétrico, com botão no painel. É semelhante ao ARB?

Pelo que ouvi falar, é bloqueio ARB que a mitsubishi vem utilizando no eixo traseiro das L200 Sport. Apesar de acreditar que não, seria possível instalar o mesmo bloqueio na Pajerinho?

Abraços curiosos,

leovalle
18/05/2005, 14:35
Está em estudo, pela Ensimec, a fabricação do Full Lock Fase 4 para Samurai. Não é imdiato ainda, mas será mais uma opção pra galera samuqueira.

[]'s

Maurício Vitara
17/06/2005, 11:15
Olá suzukeiros, estou abrindo este tópico para discutirmos um pouco sobre os bloqueis, tanto de samurai, como de vitara...qual modelo utilizado, rendimento, vantagens e desvantagens, mudança do jipe na trilha....

Vamos fazer a analize de qual mais indicado pra ambos os suzukis!! :wink:

leovalle
17/06/2005, 12:12
Só pra deixar a galera sabendo, a ENSIMEC está desenvolvendo o Full Lock pros samurais.

[]'s

Wallace
17/06/2005, 14:02
Oi Mauricio,

Para samurai voce tem hoje basicamente as seguintes opções:

Air Locker ARB, US$ 1.045,00
Que funciona por com ar pressurizado (então ainda vai precisar gastar mais na fonte de ar). A grande vantagem é que pode ser ligado e desligado pelo motorista.
Quando desligado fica como o original não mudando nada.
Quando acionado bloqueia totalmente.
Recomendo para uso no eixo dianteiro.

Detroit Ez-Locker US$ 295,00
Quick Lok US$ 285,00
Lock Right US$ 300,00
São basicamente os mesmo bloqueio de fabricantes diferentes.
Tem funcionamento automatico, sem intervenção do motorista.
Normalmente quanto mais potencia despejar mais ele vai querer bloquear.
Devido a isso alguns poucos reclamam de eventuais trancos e barulho em curvas apertadas. Mas é mais a forma de dirigir, se acelear um pouco menos deve ter funcionamento suave.
Manobrando é comum algum tranco e barulho dos dentes engrenando e desengranado.
Recomendo estes para o eixo traseiro e como o primeiro bloqueio do veiculo (depois de achar necessario coloca um ARB na frente).

Calmini Limited Slip, é caro (entre os dois modelos anteriores) e menos efetivo que ambos.
Não recomendo.

Maurício Vitara
17/06/2005, 14:44
Wallace e pro vitara, ouvi muito bem a respeito dos Lock Right...quais tem disponpiveis no mercado, preço, desempenho... :?:

Gostaria q os demais jipeiros q já tem comentassem a respeito sobre o desempenho :wink:

Beto
17/06/2005, 15:03
Wallace qual vc. recomenda? O mais barata terá a mesma funçao e vida util do mais caro?
E a cx. de redução? Qto. sai a importada?

Simon L. Miranda
17/06/2005, 15:07
No Simonrai eu uso Ez-Locker há quase 4 anos... na trilha faz a diferênça....
No asfalto não incomoda, basta se acostumar e mudar um pouco a tocada, se não acelerar bruscamente numa curva vc nem vai lembrar dele...
[]'s
Simon

Wallace
17/06/2005, 15:09
Para Vitara basicamente a mesma coisa.
ARB ao mesmo preço do Samurai.

Lock Right US$ 345,00
Sem mais outras opções similares.

E o Calmini que não recomendo.

Playmobil
27/06/2005, 19:08
Pessoal, a Ensimec já tem disponível o bloqueio para Samurai? Alguém já testou?

Beto
27/06/2005, 19:20
alguem sabe o preço?

leovalle
27/06/2005, 21:06
Pessoal, a Ensimec já tem disponível o bloqueio para Samurai? Alguém já testou?

Playmobil,

Ainda tá em desenvolvimento.
Não tem preço ainda.

[]'s

Juninho
28/06/2005, 01:26
Salve !!!

Alguém foi na fenajeep este ano ??
Quem foi .. pode conhecer o bloqueio BM100 - Bloqueio de diferencial 100% a AR ... da Micromaq / inteiramente Nacional ...fabricado aki em Londrina ... minha cidade.

Está em desenvolvimento ainda .. o compressor para uso com o sitema .. atualmente vc " enche " o reservatório no posto de gasolina e pode utilizar em média 120 130 vezes o bloqueio ...

O diferencial do bloqueio a ar .´.. é que vc pode bloquear no momento em que lhe convier .. diferente dos outros bloqueios .. os quais são permanentes e geram certa polêmica ... mas é questão de " tocada" ...e de opinião ...

No momento ele está disponível apenas para o Wyllys ... mas provavelmente .. o eixo do meu Samuka servirá pra o desenvolvimento do Bloqueio pra o Suzuki .. que tb foi bastante requisistado na feira ... todos os bloqueios levados para comercialização na feira foram vendidos .. e trouxemos mas 3 ou 4 encomendas ..de várias regiões do país ... está sendo desenvolvido tb para o Troller ...

Como ainda não existe para o samuka e nem para o Vitara .. naum posso recomendá-lo .. mas assim que estiver pronta a matriz para o meu jipe .. posto aki o funcionamento e as diferenças ocasionadas ...

Para o Wyllys posso atestar tratar-se de uma senhora mudança .. muitos jipes aki tem este bloqueio .. e tornam-se verdadeiras máquinas .. em locais de difícil transposição quando utilizam a ferramenta do bloqueio ...

Por enquanto aguardo o desfecho do caso .. em tempo .. o preço para o wyllys é de R$ 2500,00 por eixo ... tod o kit .. mangueiras e reservatório ...

Se alguém se interessar e quiser mais algum tipo de explanação sobre o sistema .. no que eu puder ajudar estou a disposição .. a fábrica é uns amigos que andam com agente e fazem parte do nosso jeep clube .. por isso a divulagação do equipamento deles ...

{ ]'s .. ainda sem bloqueio ..

Ou melhor .. com disse o serginho da Adrenalama " Bloqueio ..só o do SERASA!!

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

AlemãoRS
28/06/2005, 22:40
Se alguem aqui usa o bloqueio lock right no vitara, gostaria de saber quais e se teve algum problema porcausa dele, como quebra do diferencial, eixo, etc...

Wallace
29/06/2005, 01:00
Tenho muitos clientes com Lock Right em Vitara e Não lembro de nenhum ter quebrado o diferencial ou eixo traseiro.
Normalmente o que quebra em uso pesado com ou sem bloqueio traseiro é o conjunto dianteiro.
O Mak por exemplo correu os dois Triais em SP com Vitara e Lock Right no eixo traseiro sem problema nenhum pelo que me lembro.

leovalle
11/07/2005, 22:04
Galera,

Infelizmente uma notícia não muito boa.

A ENSIMEC decidiu não fabricar o Full Lock para Suzuki.

O motivo é a fragilidade dos semi-eixos originais Suzuki, muito finos e frágeis, para o uso no off-road mais pesado e agressivo, que é a proposta dos produtos da ENSIMEC.

A sugestão é a troca desses eixos por de CJ, Rural ou similar e aí sim praticar o off-road mais pesado.

Para aqueles que usam no off-road mais leve, expedition ou pra ir ao sítio ou fazenda, está em fase de projeto o modelo deslizante por engrenagens cônicas.

[]'s

Wallace
12/07/2005, 01:40
Engraçado... o pessoal usa sem problemas o bloqueio de Samurai...

AlemãoRS
12/07/2005, 11:42
Pelo preço que a ENSIMEC cobra pelos bloqueios full lock para CJs com certeza seriam mais caros que os importados!

Maurício Vitara
12/07/2005, 11:49
estou instalando o lock right no Vitara, depois conto como ficou o desempenho :dance:

leovalle
12/07/2005, 12:13
Galera,

Não vou entrar em discussão e poderia editar a mensagem anterior que justifica os motivos de não fabricação dos FL pros Zukispela ENSIMEC.

O motivo é simples. Fui bem claro dizendo que para o uso, PESADO, os eixos não aguentam, ou seja, para aqueles que pretendem usar pneus maiores que 33", fazer trial, trilhas muito pesadas com peneus maiores, os eixos quebram mesmo, isso é realidade e quem tem suzuki sabe bem disso.

Caro leonardo, :discordo:

Para comparar os preços dos bloqueios da ENSIMEC para CJ, você deve tirar parâmretro pelos Detroit Locker, que são idênticos em qualidade e resultado. Os demais de preço inferior, são também inferiores. Os detroit custam hoje no site da Askby por $950.00. (http://askby.com/catalog/index.php?manufacturers_id=38&osCsid=28bf44ccbe85a193d743ae41173ebbec)
ou seja, mais caros que os da ENSIMEC e que nesse caso eu vendo por R$ 1.250,00 em 3 vezes.

Pra fazer um bloqueio de qualidade, que não comprometa a marca ENSIMEC, com certeza ficaria mais caro que os importados, no caso dos Suzukis e como a demanda para, seria pequena, pelo tipo de uso, não vale a pena. Nada impede que quem tem interesse peça para fazer sob encomenda.

Usando o método Mallace: Se não conhece do assunto, não fale bobagem. :twisted:


Wallace,

Engraçado é mosquito de pau duro. :concordo:

Galera dos Zukis, favor não levar pro lado pessoal, mas levar tecnicamente e se não acreditam no que digo sobre os eixos consultem TODOS aqui que fazem no uso mais pesado pq trocaram os eixos por de CJ, de Rural, trolle, ADI. Não sou teórico e sim prático.

[]'s

AlemãoRS
12/07/2005, 14:02
Uso pesado não siginifica utilizar pneus maiores que 33"!Para usar esse tamanho de pneu é necessário muitas outras modificações, não somente trocar os eixos que não aguentam esse tamanho de pneu, os quais podem danificar sem boqueio.
Pra quem tem interesse vcs fazem por encomenda?Mas não tinham decidido não fazer?
Pelo visto a decisão de vcs foi uma decisão de mercado e não técnica!!

leovalle
12/07/2005, 14:30
Uso pesado não siginifica utilizar pneus maiores que 33"!Para usar esse tamanho de pneu é necessário muitas outras modificações, não somente trocar os eixos que não aguentam esse tamanho de pneu, os quais podem danificar sem boqueio.
Pra quem tem interesse vcs fazem por encomenda?Mas não tinham decidido não fazer?
Pelo visto a decisão de vcs foi uma decisão de mercado e não técnica!!


Caro Xará,

O uso de pneu 33" por si só já é forçar a barra pra esses eixos. Com certeza tem que fazer muitas modificações, mas o assunto aqui é bloqueio e eixos.

Não entendí a afirmativa "os quais podem danificar sem boqueio.". A que se refere?

Faz sob encomenda sim, mas com o aviso que não se deve abusar e que como será peça única (ou poucas), trabalhada em bloco de aço, ficará um pouco caro. Meu cálculo é que se aproxime dos R$ 2000.

A decisão foi analisando as duas coisas. Mercado e motivos técnicos. Pra ser competitivo (valor) teria que fabricar um bloqueio inferior, que pode comprometer a marca e com a evolução dos carros, a situação tenderia a ficar pior, pq os inferiores não aguentam pneus maiores.

Os modelos antigos eram baseados nos automáticos mais baratos e começaram a quebrar na medida que foram aparecendo pneus mais agressivos, foi quando a ENSIMEC lançou o FASE 4 que é sucesso comprovado.

[]'s

AlemãoRS
12/07/2005, 14:48
Quis dizer que utilizar pneus 33" ou maior, mesmo sem bloqueio danifica os eixos.
Pneus 33" e bloqueio full lock num samurai ou vitara com eixos originais, ocorrendo uma quebra, será porcausa dos pneus mal dimensionados, não do bloqueio!A preparação deve ser feita de forma adequada e com bom senso!

billj
12/07/2005, 15:14
Até que sei, não tem disponível nem o Detroit Locker para eixos Suzuki, pelos motivos elaborados por Sr. Valle..........

Se chama isso de "turd polishing", ou "polimento de bosta". Vc pode passar cera e perfume num monte de merda. Até fica bonitinho e cheirozinho.



Mas não deixe de ser um monte de merda............ :mrgreen:

Abraços,

leovalle
12/07/2005, 16:28
Além de corroborar com o que Sr. Bill GTDI, acrescento que se existisse bloqueio Full Lock da ENSIMEC ou o Detrot Lock, o que quebraria seria os semi-eixos ou coroa e pinhão. Não é a toa que o Fase 4 tem garantia de 1 ano inclusive para uso extremo (não há excessão).
A definição do Bill é exatamente o que queria dizer, lembrando que aquela coisa chamada spider tem alma de Samurai.

Quanto ao uso de bloqueio, com certeza ajuda na quebra na situação que vc citou.

Agora que mal dimensionamneto quebra, isso eu já sabia, vc já sabia e todo mundo já sabia.

A única coisa que eu não sabia é que o sabiá sabía assobiá. :mrgreen:

[]'s

Wallace
12/07/2005, 18:04
Uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa :D
A Ensimec fabrica o que ela entende melhor no sentido tecnico e comercial, assim como todas as outras empresas.
O comprador pode ter uma ou mais opções.
Cabe a ele analizar o que lhe convem de melhor.
Nada impede de um bloqueio mais barato atender perfeitamente ou até melhor que um de maior custo.
Cada bloqueio tem suas caracteriscas proprias com eventuais vantagens e desvantagens, principalmente com o tipo de uso, forma de conduzir e tipo de veiculo.
Assim um bloqueio que pode ser muito bom para o individou A pode ser ruim para o individuo B.
Um ARB que é acionado por botão, tão idolatrado por muitos e bem caro; pode ser o pior bloqueio do mundo se não souber quando acionar ou não.
Assim como pode ser perfeito para uns.
O fato é que um Lock-right de custo mais barato pode ser melhor para alguem que um ensimec Fase 4 ou mesmo um Detroit Locker.
O que não pode mais existir no mercado são bloqueios que não fazem o que deveriam por falta de competencia na fabricação ou projeto. Isso prejuduca a todos.
Assim bloqueios nacionaios mal feitos que não desbloqueiam do como o consagrado lock-right devem mesmo ficar fora do mercado.
E se um Lock Right por ter menor preço é melhor para alguem que um Electrac ou um Ensimec Fase 4 já que vai fazer o que o cliente precisa, é coisa que somente o cliente pode analisar.
Já que se fosse somente pela parte tecnica na minha opinião todo mundo só deveria comprar o Electrac que entendo ser o melhor bloqueio que existe hoje. :D
Eu certamente pretendo colocar dois Electrac

Beto Lacerda
12/07/2005, 18:38
todo mundo só deveria comprar o Electrac que entendo ser o melhor bloqueio que existe hoje.

Wallace tem alguem no brasil que ja use eletrac ???
tenho curiosidade de ver um ...
tenho um amigo que comprou um (se não me engano com vc), mas está p/ chegar , tirando ele não sei de mais ninguem com um desses por aqui ...
[]'s
ps.: Bill discordo que bloqueio p/ samuca é "turd polish" acho que p/ uso misto um samuca spoa 31" com um lock right traseiro e x-crawler é o melhor brinquedo disponivel , agora só p/ trilhas ai num tem jeito ...
D44 com full lock IV ..
embaixo de um CJ :twisted: :twisted:

billj
12/07/2005, 20:16
Ô Mula,

Quem falou que bloqueio para Samuca é turd polish?? Eu tinha um quando ainda tive os eixos originais e aconselharia qualquer um na mesma situação de fazer a mesma coisa...........

O que eu falei era que de gastar a grana num DETROIT LOCKER seria turd polish. Este bloqueio custa mais que o dobro de um Lock-Right, por isso não vale a pena, IMNSHO. Até o mais caro ARB seria uma escolha melhor, já que este dá para desligar.


Entendeu agora ou quer que desenhe???

:mrgreen:



Abraços,

Beto Lacerda
13/07/2005, 12:31
Entendeu agora ou quer que desenhe???

entendi , mas por falar em desenhar aprendeu a mexer na white board ??? :lol: :twisted:
serio que qdo li sua msg achei que vc desaconselhava bloquear eixos originais de samuca pq os semi eixos não aguentariam ...
porém qdo vc pacientemente e educadamente :lol: :twisted:

Ô Mula,
se dispôs a explicar melhor sua colocação tudo ficou mais claro :lol: :lol: o que não compensa é um bloqueio mais caro e muito mais resistente que os semi eixos ...

[]'s

Alexandre X
13/07/2005, 14:05
todo mundo só deveria comprar o Electrac que entendo ser o melhor bloqueio que existe hoje.

Wallace tem alguem no brasil que ja use eletrac ???
tenho curiosidade de ver um ...
tenho um amigo que comprou um (se não me engano com vc), mas está p/ chegar , tirando ele não sei de mais ninguem com um desses por aqui ...
[]'s
ps.: Bill discordo que bloqueio p/ samuca é "turd polish" acho que p/ uso misto um samuca spoa 31" com um lock right traseiro e x-crawler é o melhor brinquedo disponivel , agora só p/ trilhas ai num tem jeito ...
D44 com full lock IV ..
embaixo de um CJ :twisted: :twisted:

O Brazook QT01 irá usar eletrac nos 2 eixos.

Wallace
13/07/2005, 14:27
Tem sim a mais de ano.
Incluindo um que até já modificou o bloqueio! Coisas de doido mesmo.

Beto Lacerda
13/07/2005, 14:58
Tem sim a mais de ano.
Incluindo um que até já modificou o bloqueio! Coisas de doido mesmo.
_________________

é conhecido do pessoal ?? vai no ibira ??? que ele aprontou no bloqueio ?? modificou o que ??
[]'s

leovalle
13/07/2005, 15:21
Beto,

O Palito tá com um Eletrac pra Dana 60 que ele importou direto pra instalar no Super Palitão. Não sei se já instalou, mas o kit da crinça pesou apenas 32kg. :shock:

[]'s

Wallace
13/07/2005, 19:47
Não, é pessoal do Sul (RS).
A maluco modificou para acionar por cabo.
Tem o do Troller do Lubento que esta na liberação em guarulhos, mais um a caminho, mais alguns em pedido. Esta saindo mais que o ARB...

Beto Lacerda
14/07/2005, 10:36
Tem o do Troller do Lubento

é esse eu sabia ... queria ver um funcionando antes do do papa ... mas blz vamos esperar o do papa chegar dai eu vejo o treco ... e pelo que vc disse ja ta na boca do gol ...


A maluco modificou para acionar por cabo.
é tem doido p/ tudo ... tem gente que odeia coisas eletricas ... sabe se deu certo ??? pq num comprou um daqueles por cabo (num lembro o nome) duma vez né ... vai entender ...
[]'s

Alexandre X
14/07/2005, 10:51
Tem o do Troller do Lubento

é esse eu sabia ... queria ver um funcionando antes do do papa ... mas blz vamos esperar o do papa chegar dai eu vejo o treco ... e pelo que vc disse ja ta na boca do gol ...


A maluco modificou para acionar por cabo.
é tem doido p/ tudo ... tem gente que odeia coisas eletricas ... sabe se deu certo ??? pq num comprou um daqueles por cabo (num lembro o nome) duma vez né ... vai entender ...
[]'s
OX
.
.
.
.
.
.
.
Pra ficar mais facil de entender, vou desenhar...

















http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//medium/

leovalle
14/07/2005, 12:39
X,

Vc é Hilário!!!!!

Parabéns :palmas: :palmas: :palmas:

Beto Lacerda
14/07/2005, 12:42
esse mesmo X valeu ...
belo desenho :lol: :lol:
[]'s

Wallace
14/07/2005, 15:00
Funciona direitinho sim.
O OX tem desvantagem, não tem o deslizamento limitado que o Electrack tem.

Fabil
28/06/2006, 17:51
Kara... os couplers tem como unica funcao poupar as suas planetarias originais ( side gears), pois no dia em que vc resolver tirar o bloqueio, monta as originais e pronto..

usando o bloqueio sem os couplers ( e usando as planetarias originais), se vc perceber a area de contato dos dentes dela com os "drivers" é bem menor que a area de contato com as satelites, o que a longo prazo vai desgastar de maneira diferente e dai quando vc montar nas satelites originais provavelmente vai roncar...

sacou ?

T+

K_LANGO
23/04/2009, 00:29
Boa Noite a todos, alguem poderia me informar qual o bloqueio de diferencial mais adequado para o samurai 93 e se tem que colocar em todas as rodas?
Obrigado!!!!!

cacanakagi
23/04/2009, 11:29
Fala galera... blz... Lendo os posts do pessoal aqui, vamos ver se conseguimos um senso comum de todos em relação aos bloqueios e modificações nos veículos.
Vamos começar pelos veículos (Samurai ou Vitara).

1 - Podemos bloqueá-los de forma barata?
- Sim, usando um lockright 1510 (substituindo as satélites) ou um 1530 (substituindo planetárias + satélites) - Citei o lockright por ser o mais conhecido por nós.

1.1 - Mas meu veículo tem pneu relativamente gde , posso bloquear?
- Poder pode, mas as chances de quebrar aumentam muito bloqueando esses veículos (Samurai e Vitara) com pneus de 31 pra cima.
Mesmo sabendo que alguns usam lockright há anos com pneus 31, não é aconselhável abusar desses veículos na trilha.
Então vamos considerar como "ideal" o uso de pneus até 235/75 para bloqueios e mesmo assim, isso não garante que não vai quebrá-lo e sim apenas diminuir bastante os riscos.

2 - Qual o melhor bloqueio para eles?
- Um selecionável (ARB) por ex. Mas o problema é q custa 4 ou 5 vezes mais que um lock right.

3 - Bloqueios automáticos não danificam o conjunto ou te jogam pra fora da pista numa curva como dizem alguns mitos por aí... Como já foi dito aqui, muda-se apenas a tocada... Curvas fechadas(esquinas/manobras), pisa-se menos no acelerador. Só isso.

4 - Qual a vantagem de um ensimec ou de um Kaiser em relação ao Lock Right?
- Ensimec e Kaiser substituem a caixa satélites inteira (acho melhor) e os Lock Right, substituem apenas as engrenagens aproveitando a caixa satélites original do veículo. Entretanto eles trabalham da mesma maneira pois ambos são automáticos.

5 - Qual devo comprar?
Aquele que seu dinheiro conseguir. Se tem umas 4000 latinhas pra investir num bloqueio, pega um ARB...
Ou então compra um Kaiser que tb é bom só q é automático por +/- 2000 latinhas...
Ou como nossa ultima opção e a mais barata(meu caso) pega um LockRight que o pessoal cobra aqui de 1000 a 1500 latinhas.

6 - Será que fica bom um Samurai ou Vitara bloqueado?
- Hehehehehehehehehe Perguntinha idiota essa hein!!!

cacanakagi
23/04/2009, 12:14
Pra ficar mais fácil de entender pra quem não conhece, segue aí o funcionamento de um Automático e o funcionamento de um selecionável:

AUTOMÁTICO:
YouTube - Funcionamiento Powertrax[/URL]


SELECIONÁVEL:
[ame="http://www.youtube.com/watch?v=dXb0nHRs4B0"][ame=http://www.youtube.com/watch?v=dXb0nHRs4B0]YouTube - Airlocker operation[/URL]
Não encontrei aquele vídeo com a animação que explica melhor o funcionamento do ARB

Maurício Fernandes
06/07/2009, 12:59
JIMNY
gente, alguém sabe as opções de bloqueio para jimny ?
achei apenas os caríssimos ARB´s.

cacanakagi
06/07/2009, 22:18
JIMNY
gente, alguém sabe as opções de bloqueio para jimny ?
achei apenas os caríssimos ARB´s.
Procura nos fóruns q vc encontra muita coisa.... mas o pessoal da RC 4x4 tá vendendo lock right q é barato e funciona muito bem

Maurício Fernandes
19/11/2009, 11:51
o Rodrigo Portugal tá fazendo um com o mesmo princípio do Lock Right.
Alguém já tá usando?

Alfredo Stavale
19/11/2009, 12:22
o eixo traseiro é o mesmo do samurai com mola helicoidal.

isso vai te facilitar a procura:concordo:

joão k. chikui
19/11/2009, 12:56
Caca
Muito bom teu resumo , parabéns .
Apenas vou citar minha experiência com Bloqueio em Samurai feixe:
Uns 2 anos com 2 eixos blocados 100% auto e pneu 275/70-16 guiana , mais 1 ano e meio com 3k New Frederico 265/75-16 (~83 cm de diametro) e nunca tive uma quebra .
Lógico que , apesar de só gostar de trilhas pesadas, respeito o fato de estar preparado acima do razoável , portanto , sempre que o Maracujá enroscava(o que era raro) , apelava para o grande companheiro Warn XD9000-i e suas duas baterias em paralelo.



Fala galera... blz... Lendo os posts do pessoal aqui, vamos ver se conseguimos um senso comum de todos em relação aos bloqueios e modificações nos veículos.
Vamos começar pelos veículos (Samurai ou Vitara).

1 - Podemos bloqueá-los de forma barata?
- Sim, usando um lockright 1510 (substituindo as satélites) ou um 1530 (substituindo planetárias + satélites) - Citei o lockright por ser o mais conhecido por nós.

1.1 - Mas meu veículo tem pneu relativamente gde , posso bloquear?
- Poder pode, mas as chances de quebrar aumentam muito bloqueando esses veículos (Samurai e Vitara) com pneus de 31 pra cima.
Mesmo sabendo que alguns usam lockright há anos com pneus 31, não é aconselhável abusar desses veículos na trilha.
Então vamos considerar como "ideal" o uso de pneus até 235/75 para bloqueios e mesmo assim, isso não garante que não vai quebrá-lo e sim apenas diminuir bastante os riscos.

2 - Qual o melhor bloqueio para eles?
- Um selecionável (ARB) por ex. Mas o problema é q custa 4 ou 5 vezes mais que um lock right.

3 - Bloqueios automáticos não danificam o conjunto ou te jogam pra fora da pista numa curva como dizem alguns mitos por aí... Como já foi dito aqui, muda-se apenas a tocada... Curvas fechadas(esquinas/manobras), pisa-se menos no acelerador. Só isso.

4 - Qual a vantagem de um ensimec ou de um Kaiser em relação ao Lock Right?
- Ensimec e Kaiser substituem a caixa satélites inteira (acho melhor) e os Lock Right, substituem apenas as engrenagens aproveitando a caixa satélites original do veículo. Entretanto eles trabalham da mesma maneira pois ambos são automáticos.

5 - Qual devo comprar?
Aquele que seu dinheiro conseguir. Se tem umas 4000 latinhas pra investir num bloqueio, pega um ARB...
Ou então compra um Kaiser que tb é bom só q é automático por +/- 2000 latinhas...
Ou como nossa ultima opção e a mais barata(meu caso) pega um LockRight que o pessoal cobra aqui de 1000 a 1500 latinhas.

6 - Será que fica bom um Samurai ou Vitara bloqueado?
- Hehehehehehehehehe Perguntinha idiota essa hein!!!

Alfredo Stavale
19/11/2009, 14:01
alguem por aqui tem jipe com lock right e usa como unico carro?

eu nunca vi, mas sempre ouço falar que o lock right estraga o diferencial.
como o jimny é meu unico carro fico preocupado em colocar o lockright e ter um desgaste prematuro do diferencial.

Ronaldo B.
19/11/2009, 16:55
alguem por aqui tem jipe com lock right e usa como unico carro?

eu nunca vi, mas sempre ouço falar que o lock right estraga o diferencial.
como o jimny é meu unico carro fico preocupado em colocar o lockright e ter um desgaste prematuro do diferencial.


Estraga o que no diferencial ??? mais uma lenda...... :putz:

Fica diferente prá andar no asfalto, tive no samurai e acho que fica um pouco desconfortável devido aos trancos e estalos, se vc não se importar com isso vai tranquilo.Mas dai a estragar o diferencial rodando no asfalto não tem nada a ver.

[]´s

Alfredo Stavale
19/11/2009, 21:11
Estraga o que no diferencial ??? mais uma lenda...... :putz:

Fica diferente prá andar no asfalto, tive no samurai e acho que fica um pouco desconfortável devido aos trancos e estalos, se vc não se importar com isso vai tranquilo.Mas dai a estragar o diferencial rodando no asfalto não tem nada a ver.

[]´s
não sei. então porque quebra?precisa de alguma manutenção diferenciada??há mais esforços nos semieixos? em curvas se os dois giram na mesma proporção algum, leva um esforço maior.
eu não conheço diferencial de suzuki com bloqueio e tenha rodado 200mil km. então talvez seja o uso no offroad?

cacanakagi
20/11/2009, 07:26
não sei. então porque quebra?precisa de alguma manutenção diferenciada??há mais esforços nos semieixos? em curvas se os dois giram na mesma proporção algum, leva um esforço maior.
eu não conheço diferencial de suzuki com bloqueio e tenha rodado 200mil km. então talvez seja o uso no offroad?
Como o Ronaldo disse, não tem nada a ver com o diferencial e sim com os semi eixos... Vamos pensar da seguinte forma.... O Jimny/Samurai não tem aqueeeeeeele motor capaz de fazer absurdos no asfalto, consequentemente forçando exageradamente os semi eixos. Então a única coisa que vai mudar é a tocada... Vc acaba se acostumando a chegar numa esquina um pouco mais embalado e pisar na embreagem pra virar... Ou então vc teve que brecar numa esquina e o lado q vc vai virar já é uma subida, então numa dessas vc acostuma a ir soltando a embreagem bem devagar... Na minha opinião, o Lock Right é um bloqueio que trabalha até folgado perto de um ensimec por exemplo que é bem difícil de destravar... Digo isso pq meu primo tem ensimec no Samurai dele com eixos de Rural e o bixin é difícil de destravar, numa manobra os 35 cantam no asfalto mas ele não destrava (acho q pelo peso do Samurai)...
Alfredo, eu também tinha receio do bloqueio (por causa do tanto de asneira q escutei)... Mesmo sendo seu carro do dia a dia, vc só vai precisar se educar na tocada... Hj, como escutei o Fabil dizer uma vez, até esqueço q meu Samurai tem bloqueio... To querendo por na frente tb... hehehehehehehe

Joao Baeta
20/11/2009, 10:22
:arrow:Povo....
O Azul tem bloqueio Locker Right..... Mas está "gasto" (Está comecando a escapulir legal) e tranco as x... Irei tirar e ficar sem bloqueio..... Num futuro penso colocar o ARB (MacroTorque diz que está testando o bloqueio no Samurai...Nunca se sabe quando vai lançar! :pensativo:)
Só uso o Samurai para trilha e viagens... O bloqueio "prende" um pouco...
Coloco pergunta aqui: Kaiser já tem bloqueio para Samurai???? :pensativo:

Maurício Fernandes
20/11/2009, 11:43
Kaiser já tem bloqueio para Samurai???? :pensativo:

Já sim, tem até para o Jimny, mas custa uns R$2200,00.

Fernando Assis
21/11/2009, 05:40
Uma dúvida básica: se quiser bloquear os dois eixos,manter a dirigibilidade mais original e não quiser gastar tanto, seria ideal o uso de um ARB na traseira e um lockright na dianteira? Pergunto pq em 4x2 o bloqueio automático na dianteira não vai atrapalhar a dirigibilidade, correto? E quando precisar de 4x4, daí o bloqueio sempre é bem vindo. Tá certo esse pensamento?

cacanakagi
21/11/2009, 09:40
:arrow:Povo....
O Azul tem bloqueio Locker Right..... Mas está "gasto" (Está comecando a escapulir legal) e tranco as x... Irei tirar e ficar sem bloqueio..... Num futuro penso colocar o ARB (MacroTorque diz que está testando o bloqueio no Samurai...Nunca se sabe quando vai lançar! :pensativo:)
Só uso o Samurai para trilha e viagens... O bloqueio "prende" um pouco...
Coloco pergunta aqui: Kaiser já tem bloqueio para Samurai???? :pensativo:
Sim, a Kaiser já tem sim......
O fato de escapulir pode/deve ser suas engrenagens planetárias que estão gastas... é só trocá-las... Pois no manual do Lock Right mesmo diz que se estiver com as engrenagem gasta, ele não funciona legal...

Alexandre X
21/11/2009, 11:08
Uma dúvida básica: se quiser bloquear os dois eixos,manter a dirigibilidade mais original e não quiser gastar tanto, seria ideal o uso de um ARB na traseira e um lockright na dianteira? Pergunto pq em 4x2 o bloqueio automático na dianteira não vai atrapalhar a dirigibilidade, correto? E quando precisar de 4x4, daí o bloqueio sempre é bem vindo. Tá certo esse pensamento?

O melhor setup é justamente o contrario, coloque um LockRight 1530 (com planetarias) ou 1510 (sem planetarias) na traseira e um ARB na dianteira

Joao Baeta
21/11/2009, 11:24
Sim, a Kaiser já tem sim......
O fato de escapulir pode/deve ser suas engrenagens planetárias que estão gastas... é só trocá-las... Pois no manual do Lock Right mesmo diz que se estiver com as engrenagem gasta, ele não funciona legal...

:arrow:Pois é... Tenho lido o manual do bloqueio...
Eu sabia que ia escapulir antes...Pois o meu mecanico tinha me avisado...!
Mas o Kaiser funciona legal? E planetarias sao proprias? :pensativo:
Pela propria Kaiser diz que nao precisa de manutençao..... Alguem tenha que pode dizer isso? :pensativo:

mauricioalan32
26/11/2009, 21:32
Aí X... qual a diferença entre o bloqueio com planetaria e o bloqueio sem planetaria? Qual o melhor p um Vitara?

Alexandre X
26/11/2009, 22:53
As planetarias sempre vao existir. A diferenca e que ha modelos com planetarias novas (couplers) e modelos que usam as planetarias originais.
Adivinha o que acontece se suas planetarias estao f*#! e vc quer economizar e comprar um bloqueio sem planetarias novas?

cacanakagi
27/11/2009, 07:16
As planetarias sempre vao existir. A diferenca e que ha modelos com planetarias novas (couplers) e modelos que usam as planetarias originais.
Adivinha o que acontece se suas planetarias estao f*#! e vc quer economizar e comprar um bloqueio sem planetarias novas?
Tá respondido pelo Joao Baeta 2 respostas pra cima... Apesar do meu Jipe estar bem novo, eu não quis arriscar e dei preferência pelo Lock Right 1530... Tem funcionado muito bem... X, lembra da embreagem do meu que não tava muito boa, daí questionei a idéia de colocar de cerâmica??? Acabei colocando uma MECARM mesmo... Parece ter ficado bom, vou testar esse fim de semana, mas acho q vou ter q manerar no pé, pq ela tá grudando mesmo... To com medo de forçar muito o bloqueio traseiro...

Fabil
27/11/2009, 08:33
forcar o bloqueio??? , esquece.... as estrias do seu semi-eixo quebran antes..heheheh

T+

Alexandre X
27/11/2009, 08:41
Fez bem, minha opiniao e que embreagem de ceramica para offroad e cagada.
O deslizar sempre e saudavel. O comportamento 0 e 1 da de ceramica nao e legal a menos que vc va fazer arrancada em interlagos.


Tá respondido pelo Joao Baeta 2 respostas pra cima... Apesar do meu Jipe estar bem novo, eu não quis arriscar e dei preferência pelo Lock Right 1530... Tem funcionado muito bem... X, lembra da embreagem do meu que não tava muito boa, daí questionei a idéia de colocar de cerâmica??? Acabei colocando uma MECARM mesmo... Parece ter ficado bom, vou testar esse fim de semana, mas acho q vou ter q manerar no pé, pq ela tá grudando mesmo... To com medo de forçar muito o bloqueio traseiro...

Alfredo Stavale
27/11/2009, 10:20
forcar o bloqueio??? , esquece.... as estrias do seu semi-eixo quebran antes..heheheh

T+

fusivel caro hein...:shock:

Alfredo Stavale
27/11/2009, 10:26
Fez bem, minha opiniao e que embreagem de ceramica para offroad e cagada.
O deslizar sempre e saudavel. O comportamento 0 e 1 da de ceramica nao e legal a menos que vc va fazer arrancada em interlagos.


a desvantagem da ceramica é o "tranco" que ela proporciona a tramissão?

o deslizar que você menciona, é que quando enche o motor e tira o pé de uma vez e a embregaem vai soltando aos poucos? isso não embreagem com problema?

Alexandre X
27/11/2009, 10:43
O sistema tem que deslizar e nao ser tudo ou nada. Ate o cambio automatico a diferenca e que a escorregada gera calor e no manual da uma queimadinha. Mas esse negocio binario, ou tudo ou nada no offroad nao e saudavel.

cacanakagi
30/11/2009, 16:30
forcar o bloqueio??? , esquece.... as estrias do seu semi-eixo quebran antes..heheheh

T+
é... quando disse forçar o bloqueio, sabemos que o q sempre quebra é o semi eixo, e na grande maioria dos casos, por causa do bloqueio...

Valdão
03/12/2009, 13:07
Instalei bloqueio rc 4x4 esta semana, uso pneus 30x9,5, fica perigoso quebrar?

Fabil
03/12/2009, 18:53
se fica perigoso de quebrar vai depender 90% do peso do seu pé... :mrgreen:

Maurício Fernandes
04/12/2009, 14:10
Instalei bloqueio rc 4x4 esta semana, uso pneus 30x9,5, fica perigoso quebrar?

Gostei que tu perguntou depois de instalar...:dance:
Se quebrar, tem conserto :lol:

cacanakagi
05/12/2009, 08:13
Qto à quebrar, vai depender da tocada... Não queira embalar, acelerar e esquecer o pé lá embaixo não... Mas uma tocada suave, mais criteriosa/técnica e um pneu não muito grande, só vai trazer alegria....:concordo:

andre veiga
05/12/2009, 12:18
Qto à quebrar, vai depender da tocada... Não queira embalar, acelerar e esquecer o pé lá embaixo não... Mas uma tocada suave, mais criteriosa/técnica e um pneu não muito grande, só vai trazer alegria....:concordo:

Concordo plenamente,


Meu samurai tem bloqueio nos 2 eixos, e uso pneus 225/75 + recap.
A força do kit X, aliada ao fato do carro "não parar", de certa forma até tira a graça em determinadas situações.:mrgreen:

Mas é bom D+:-D

cacanakagi
06/12/2009, 16:52
Concordo plenamente,


Meu samurai tem bloqueio nos 2 eixos, e uso pneus 225/75 + recap.
A força do kit X, aliada ao fato do carro "não parar", de certa forma até tira a graça em determinadas situações.:mrgreen:

Mas é bom D+:-D
André... me tira uma dúvida... que bloqueio vc instalou na dianteira?
Pq eu achava que os Samurais anteriores à 95 tinha cx satélites com 4 pinos (ou melhor 3 né... 2 pinos cruzados) e dava pra instalar o lockright 1510...Um amigo meu desmontou 2 Samurais 95 e as cxs Satélites eram de 1 pino só.... O meu é 97, pelo q sei, só tem Kaiser...

cacanakagi
08/12/2009, 07:45
se fica perigoso de quebrar vai depender 90% do peso do seu pé... :mrgreen:
Diz ae Fabil.... Tem q usar a cx satélite do 95 pra instalar lock Right 1510 no Samurai 97??? Mas a cx Sat. do 95 tb tem apenas 1 pino... Explica melhor isso de novo....

Cadü Smith
26/03/2010, 15:45
Não tenho a pronta entrega no momento.
A instalação simples sim e vem com instruções.
Tranquilo no 87.
Para o eixo traseiro pode ser o Lock Right, mesmo, US$ 300,00 como esta lá em cima.
Eu digo que qualquer um pode usar este bloqueio desde quem só usa na cidade (só que ai não precisa!) até quem faz os maiores absurdos!

a minha maior dúvida em usar um LockR é : Se precisar acelerar numa subida de concreto em curva fechada, ou um cotovelo fechado de serra (vide Oswaldo Cruz ubatuba-taubaté), como ele se comporta ? vai estragar meus sistema? e se o carro estiver pesado e puxando reboque? essa imagino seria a pior situação pro diferencial blocado ... alguém em ajuda ?:pensativo:

[]s

trilha doida
26/03/2010, 21:22
pelo qu sei...
nesta cituação ele vai bloquear...em subida sempre vai bloquear...
até em reta se atolar o pé ele bloqueia...

quando entra em uma curva tem q tirar o pé de leve...se não ele pode bloquear...

===========
trilha doida

Cadü Smith
26/03/2010, 23:40
então pra mim não resolve... tinha que ser um que pudesse desligar, seja por alavanca/cabo de aço , pneumático, hidraulico , elétrico, pensamento, mas que de qualquer forma, fosse desligável. quem tem alguma sugestão ?
boa noite

cacanakagi
27/03/2010, 08:41
a minha maior dúvida em usar um LockR é : Se precisar acelerar numa subida de concreto em curva fechada, ou um cotovelo fechado de serra (vide Oswaldo Cruz ubatuba-taubaté), como ele se comporta ? vai estragar meus sistema? e se o carro estiver pesado e puxando reboque? essa imagino seria a pior situação pro diferencial blocado ... alguém em ajuda ?:pensativo:

[]s
Sim, essa é uma das piores situações pra ele sim...
No meu caso, quando preciso fazer curvas assim ou manobrar o jipe numa subida dentro da cidade, costumo fazer um pouquinho da curva e dar uma pisada na embreagem, isso já faz pular um ou outro dente do bloqueio.....
Nesses casos q vc citou acima o mais correto seria fazer isso ou se possível vir um pouco mais embalado pra pisar na embreagem durante a curva...

Alexandre X
27/03/2010, 10:54
então pra mim não resolve... tinha que ser um que pudesse desligar, seja por alavanca/cabo de aço , pneumático, hidraulico , elétrico, pensamento, mas que de qualquer forma, fosse desligável. quem tem alguma sugestão ?
boa noite

ARB e o melhor que seu dinheiro pode comprar. De quebra vc ganha um ponto no carro para encher os pneus depois da trilha.

Pablo Toledo
27/03/2010, 19:00
a minha maior dúvida em usar um LockR é : Se precisar acelerar numa subida de concreto em curva fechada, ou um cotovelo fechado de serra (vide Oswaldo Cruz ubatuba-taubaté), como ele se comporta ? vai estragar meus sistema? e se o carro estiver pesado e puxando reboque? essa imagino seria a pior situação pro diferencial blocado ... alguém em ajuda ?:pensativo:

[]s

Cadú, nesta eu posso opinar.

Uso lockright no meu Vitara (eixo traseiro apenas) e já fui algumas vezes pra Ubatuba via Oswaldo Cruz. Na descida é tranquilo, embora na serra o bixo não pare de estalar um minuto sequer mas entendo que isso não seja prejudicial a coisa alguma.

Na subida o ponto crítico são as curvas em cotovelo. A solução é não ter pressa pra subir, fazer as curvas um pouco mais abertas, ir na manha e mandar à merda quem estiver atrás e achar ruim a sua morosidade...ehehehehe. Enche um pouco o saco sim, mas como a serra é curta (7km) passa logo.

[ ]s

SergioTinoco
02/04/2010, 09:02
Com os Kaiser acontece a mesma coisa.
No meu caso começar as curvas/esquinas freiando alivia o bloqueio e resolve quase 100% dos casos. O estalo é menor ou imperceptível.
Porém, a garagem do meu prédio de Campos são duas rampas em curva bem fechada e muito, muito íngrimes. Não dá pra dar uma aliviadinha no pé senão fica. Eu dou uma beliscada na embreagem no início da curva aí o bloqueio solta e eu faço a rampa na boa. (Kaiser não tem clack clack).
Mas, quando minha "técnica" falha e o bloqueio não solta, tenho que fazer a rampa toda com o pneu interno cantando, mas cantando alto.:parede:
O furico fica apertadinho... não passa uma jaca de banda.

Joao Baeta
02/04/2010, 20:05
:arrow:Povo!
Alguém sabe que o MacroTorque já lançou para Samurai ou Só lenda? :pensativo:

cacanakagi
05/04/2010, 07:59
:arrow:Povo!
Alguém sabe que o MacroTorque já lançou para Samurai ou Só lenda? :pensativo:
Até ano passado, é pura lenda... Mesmo pq tb acho q nem compensa fazer um bloqueio desse preço para Samurai... O eixo é relativamente fraco então acaba compensando trocar os eixos por D44....

Be Trindade
05/04/2010, 08:26
Alguém tem o Kaiser no Vitara?!??
Queria tentar dar uma volta pra ver se eu coloco ou nao! Nao consigo me adaptar o LR...(Merd@@!!)

Joao Baeta
05/04/2010, 08:40
Alguém tem o Kaiser no Vitara?!??
Queria tentar dar uma volta pra ver se eu coloco ou nao! Nao consigo me adaptar o LR...(Merd@@!!)
:arrow:Pq será que nao adapta?
Pé chumbado! :lol:

:arrow:Pois é Cacanakagi,
Macro só vive no gógó! :mrgreen:

Cadü Smith
05/04/2010, 09:28
VAleu pelas dicas, cacanakagi , pablo toledo e ale X . Acho que pro meu caso vou ter que tomar ferroada do escorpião, o do bolso.
[]

Fabil
05/04/2010, 10:15
Diz ae Fabil.... Tem q usar a cx satélite do 95 pra instalar lock Right 1510 no Samurai 97??? Mas a cx Sat. do 95 tb tem apenas 1 pino... Explica melhor isso de novo....

no diff traseiro nao tem que mudar nada... a cx de satelites sao identicas em todos os samurais...

no dif dianteiro dos até 95 a cx de satelite e planetarias sao diferentes das traseiras.. tem apenas um pino e planetarias sao de 22 estrias

no dianteiro dos samurais 97 sem chance de colocar lockright, é tudo diferente

se nao engano a KAISER já tem bloqueio p/ a frente dos samurais 97 e jimny

T+

leo cabral
05/04/2010, 14:22
no dianteiro dos samurais 97 sem chance de colocar lockright, é tudo diferente



Fabil , diferente para melhor ou para pior? :concordo::concordo:

cacanakagi
06/04/2010, 07:50
Fabil , diferente para melhor ou para pior? :concordo::concordo:
São "High Pinion".... Pinhão alto..... São melhores pois o antigo (até 95) funciona "dando ré no pinhão" quando se anda pra frente, ou seja, Coroa e Pinhão foram desenvolvidos pra se andar pra frente, quando vc dá ré, eles não tem a mesma força/resistência aumentando a possibilidade de quebra...

Sim, a Kaiser faz o bloqueio pro diferencial dos Samurai 97 e Jimny... Pena q o preço é um pouco puxado....
Aliás, eles estão fazendo bloqueio pra tudo hehehehehehehe.... Acho que é a empresa que mais tem opção de bloqueio...

Candemil
06/04/2010, 18:04
São "High Pinion".... Pinhão alto..... São melhores pois o antigo (até 95) funciona "dando ré no pinhão" quando se anda pra frente, ou seja, Coroa e Pinhão foram desenvolvidos pra se andar pra frente, quando vc dá ré, eles não tem a mesma força/resistência aumentando a possibilidade de quebra...

Sim, a Kaiser faz o bloqueio pro diferencial dos Samurai 97 e Jimny... Pena q o preço é um pouco puxado....
Aliás, eles estão fazendo bloqueio pra tudo hehehehehehehe.... Acho que é a empresa que mais tem opção de bloqueio...

Bloqueio Kaiser para o diferencial dianteiro dos samurais, até o momento, somente para samurai até 95. Traseiro, sem problemas......

cacanakagi
07/04/2010, 10:45
Bloqueio Kaiser para o diferencial dianteiro dos samurais, até o momento, somente para samurai até 95. Traseiro, sem problemas......
Liguei na Kaiser há mais de um ano e eles disseram q funciona sim no 97.... agora fica a dúvida... alguém se habilita a confirmar isso?

Fabil
08/04/2010, 19:46
São "High Pinion".... Pinhão alto..... São melhores pois o antigo (até 95) funciona "dando ré no pinhão" quando se anda pra frente, ou seja, Coroa e Pinhão foram desenvolvidos pra se andar pra frente, quando vc dá ré, eles não tem a mesma força/resistência aumentando a possibilidade de quebra...

Sim, a Kaiser faz o bloqueio pro diferencial dos Samurai 97 e Jimny... Pena q o preço é um pouco puxado....
Aliás, eles estão fazendo bloqueio pra tudo hehehehehehehe.... Acho quer é a empresa que mais tem opção de bloqueio...

o fato de ser high-pinion realmente é um grande vantagem, pois os dentes da coroa e pinhao recebem a maior parte do torque em suas façes internas ( e nao na externa quando se usa o diff comum na frente) e tb leva vantagem principalmente em jipes com lift pois o pinhao alto deixa o cardâ menos inclinado e as cruzetas agradecem..

porem, especificamente no caso do samurai helicoidal e jimny, se nao fosse o fato de todo o conjunto ( coroa, pinhao, cx de satelites, rolamentos) serem MENORES e consequentemente mais fracos, seria outro papo...

enfim.. apesar do eixo dianteiro dos samurais 97 serem mais "modernos" que os do samurai samurai feixe, a suzuki cagou em diminuir o tamanho das peças...

T+

Fabil
08/04/2010, 19:48
Quero montar o conjunto original novamente....... até a Kaiser me entregar o bloqueio....

ué? mas sua cx de satelite original estava detonada ?

T+

Candemil
09/04/2010, 08:58
ué? mas sua cx de satelite original estava detonada ?

T+


Quebrei a dianteira a uns 15 dias..... No abrir ficou constatado a quebra do pino e planetárias..... como iria colocar o bloqueio, não teria problemas..... mas ontem passei na oficina e minha caixa satélite foi recuperada..... Amanhã já tem trilha por aqui..... Evento tradicional, cerca de 200 jeeps.

Até!

nanito
21/05/2010, 16:36
Amigos!

Queria o depoimento de alguém que tem bloqueio automático em vitara com câmbio automático. Ou depoimento do pessoal que manja bem de bloqueio! Assim como comerciantes que queriam me oferecer a um precinho camarada!

Ouvi dizer que o bloqueio fica mais "suave" nos vitara auto. Procede?

Utilizo pneus 31", mas estou vendendo eles e pretendo colocar pneus 235/75 pra ganhar um pouquinho mais de curso na suspensão. Com esta configuração o bloqueio não chega a prejudicar semi-eixos, diferencial, T-Case, etc, com o uso URBANO (curva-cotovelo na subida do estacionamento do escritório, dobrar esquinas subindo lomba, fazer retorno, rampa do shopping)!?

Pergunto isso pois eu tenho o vitara como único carro (por enquanto) e uso ele pra tudo, tanto pra viajar longas distâncias em asfalto como pra subir uns morros de lama.

Mais uma: por exemplo, numa trilha, curva-cotovelo em subida toda enlameada, com pneus MUD + bloqueio, vai tranquilo ou dá merda?!

Abraço!

Joao Baeta
21/05/2010, 20:15
:arrow:Povo...
O Macro está enrolando ou já lançou o bloqueio para Samurai? :pensativo:

Marisco Off Road
21/05/2010, 20:17
Pessoal,

Tenho uma dúvida e acho que aqui é o lugar:
Recebi um ARB RD88 mas não tenho certeza da sua aplicação, será que vcs podem me dizer quais os suzukis que podem usá-lo.
Consultei o catálogo e concluí que seria isto:
Samurai traseiro 1984 em diante ou Vitara dianteiro 1988 a 1998
Está certo ou tem erro aí?
Estava lendo o tópico e vi que tem mais de um tipo de caixa satélite no samuca e daí pode não servir.
No catálogo cita inclusive o Jimny, sidekick e grand vitara e agora?

Agradeço,

joaobastos
21/05/2010, 22:26
O Rodrigo samukanvas da 4crawl é representante oficial no brasil de toda linha ARB. Ele é o único que dá garantia e tem o curso da arb no currículum. Inclusive ele cobre qualquer preço anunciado. Ele fez isso com meus pneus maxxis. Se quiser diga que eu te indiquei e quem sabe ele me dá uns descontos a mais hebehehehehehehehehehe

Joao

Marisco Off Road
24/05/2010, 12:08
Pessoal,

alguém poderia me dar uma dica sobre o ARB?

Agradeço,

João,

A unica oficial ARB no Brasil é esta ok:
http://www.tecmin.com.br/index.html

Abs,

samukanvas
24/05/2010, 12:44
Infelizmente vc está errado. Não só somos a ARB Brasil como somos os únicos com curso para conserto de ARB. Qualquer peça! A gente trabalha um pouco diferente dos outros. Nossa relação com a ARB é um pouco mais "perto". Inclusive temos as ferramentas originais ARB para instalação em qualquer eixo.

Vai o site: http://www.arbbrasil.com.br/

Se tem interesse em alguns dos produtos OFICIAIS da marca, favor acessar o tópico de vendas ou o e-mail para esclarecimento de dúvidas.

Sobre o site só estamos esperando a tradução oficial e aprovação da ARB Austrália.

8)

Marisco Off Road
24/05/2010, 14:15
Srs,

Agradeço as infos gentilmente passadas por MP, problema resolvido!

Abs,

Marisco Off Road
24/05/2010, 14:16
Rodrigo,

Continue assim vc está no caminho certo!

samukanvas
24/05/2010, 19:30
Legal Marilson, Obrigado! :concordo:

Somos uma empresa séria que trabalha sério e vende apenas equipamentos originais. Os produtos da ARB, e estou falando dos bloqueios, são todos australianos. Nada da arb é feito na china e por isso o caminho é um pouco mais complicado de enviar pra gente, mas com o tempo pegaremos a mão.

Qualquer informação que precisar da ARB pode contar com a gente. Iremos informar a ARB toda e qualquer irregularidade na venda de bloqueios "genéricos" no brasil.

Segue o vídeo da ARB (Feito pela própria ARB) aonde comprova tudo que eu falei. Lá eles comparam o ARB orginal fabricado na austrália com um fabricado na china. Veja e compare. Semi eixo original....

http://www.youtube.com/watch?v=ewt7f-h8Wn4

É legal a gente falar sobre isso pois aí o pessoal do fórum não compra gato por lebre :concordo:

Rodrigo

Ricardo_Boiadeiro
13/12/2013, 15:50
Reavivando o tópico...

Abri o diferencial para contar as estrias e me deparei com estas imagens
443227443228443229443230

duas fotos de cada lado.

Afinal é bloqueado ou não??????

Faço a pergunta pq comprei o carro de uma pessoa que não sabia nada sobre o carro...

kn0b
14/12/2013, 11:19
Qual carro??

abs

Ricardo_Boiadeiro
14/12/2013, 14:50
Qual carro??

abs

Samurai 91

rodrigo.hoffman
14/12/2013, 22:27
Com essas fotos não da pra saber... Tira uma foto da cx satélite inteira.. Se for original só abrindo ela pra ver..

Buno Ventura
20/12/2013, 19:11
Um amigo vendeu o samurai dele e me deu o bloqueio, porem o meu e o sidekick 95 canvas, eu pesquisei e vi que da para usá-lo no meu.
Porem tenho de fazer a troca, ai onde fica minha duvida as engrenagens menores (eu chamo de "porta satélites") do sidekick, serve no samurai?
As planetárias eu vou manter de cada carro, mas as porta satélites não sei se são as mesmas...

Alguém ja fez alguma adaptação parecida?

Abraços