PDA

Ver Versão Completa : Relação Traseira do Engesa Fase I



Lenilton Feitosa
11/05/2007, 23:19
Olá pessoal! Sou de Maceió/AL, tenho um Engesa Fase I com motor Diesel Q20b (adaptado), caixa de marcha Clarck 240V. Constatei que a relação traseira é de 47 x 12 = 3,916, percebo que ele não tem velocidade, porém, tem muita força! Eis a dúvida: para que tenha mais velocidade e não perca tanta força a relação ideal seria a da (F 1000) 46 x13 = 3,538 ? Desejo que ele atinja velocidade de + ou - 120 km, aliado a isso, que seja bom de lama! Aguém poderia me ajudar?

SILVIO P.
13/05/2007, 09:05
Bom Dia, Tenho Na Minha Engesa A Relação 13x46, E Motor Q20b Turbo, Melhora Muito Comparada Com A Que Vc Esta Usando, Mas Mesmo Assim Ainda Fica Curta Na Minha Opinião, Pra Andar A 120 K/h Como Vc Esta Querendo, Deve Colocar A 13x43 Ou Até Mesmo A 14x43(bem Longa), Mas Esta Ultima Fica Melhor Pra Estrada Que Pra Trilha.
[]'s.

Kim
13/05/2007, 09:37
Caros amigos!

Tenho a impresão que esta última relação citada seja muito longa, pois equipa os utilitários que saem de fábrica com motores potentes e já turbinado.

Aprecio de mais o Q20B, mais creio que não aguentará a relação 14x43, ficará frouxo na arrancada e sem final na íltima marcha.

A ideal para tal motor na minha opinião é a 13x43.

Abraços.

Kim.

SILVIO P.
13/05/2007, 16:56
Kim, ela é bem longa sim, mas aguenta tb, pois tenho um amigo que usa essa relação 14X43 ja faz tempo( OBS Q20B TURBINADO ), como disse o Lenilton que quer andar a 120 k/h, só com a relação 14x43, ou 13x43 mas com o gira alto.
Eu estou com a 13x46 e acho muito curta pro motor (Q20B turbinado), estou querento trocar por uma 14X43.:concordo:
[]'s.

Eduardo Valaretto
13/05/2007, 18:16
Tenho um F3 com Q20b e relação 3,07 e concordo com o colega, na estrada fica legal, no plano segura 120 Km/h (em subidas não), mas sou obrigado a utilizar a 1 em subidas íngremes e a segunda sai no limite (no plano).
Acho que se turbinar o problema em trilhas (marchas longas) não será solucionado, apenas conseguirei manter velocidades elevadas com mais facilidade.
Os pneus são 265/75R16 (equivalente a 32"). Acho que para o engesa seria mais interessante uma relação mais curta mesmo as custas de uma menor velocidade final.

Abraços,

Eduardo Valaretto.

Kim
13/05/2007, 18:20
Tudo bem SILVIO P.?

Acho que deveria experimentar a 13x43 primeiro, tenho a impressão que ficará satisfeito. Essa é minha opinião.

No meu Engesa tenho a 9x44 (original), após muita conversa para adquirir conhecimento (empírico), optei pela colocação de uma 11x45, usando o 6cc álcool.

Tive a oportunidade de uma 13x46, mais achei que ficaria fraco nas arrancadas.

Faço a observação acima, baseado em uma A 10 (chevrolet) que tinhamos; Ela era 6cc álcool e, colocamos um Q20B nela, retiramos um 11x(qualquer coisa) e optamos por um 13x43, ficou o bicho para andar, principalmente depois do turbo e intercooler. (trocamos a coroa/pinhão do velocímetro também)

Abraços.

Kim.

guilhermeabreu
13/05/2007, 21:21
LENILTON FEITOSA

O meu ENGESA tem eixos originais trazeiros e dianteiros , DANA 44 e DANA 30 , tenho motor MWM 2.8 turbo/intercooler , comportamento totalmente diferente do seu .

Mas a relação do meu é 13x46 = 3,54 , que para meu motor ficou muito longa , gostaria de trocar por uma 12x47 , caso vc pense em colocar 13x46 , poderiamos fazer uma troca , pois assim ficaria barato para nós dois , sem falar que a trazeira minha comprei 0KM nova .

Lenilton Feitosa
15/05/2007, 19:06
Obrigado pela dica colega! Bem, já como eu tenho o pião e corôa da dianteira (13x46) da Caravan, sendo assim, comprarei a da F1000 (13x46). Valeu cara!!!

Lenilton Feitosa
15/05/2007, 19:24
Guilherme, a idéia é boa. Gostaria de informá-lo, que ao retirar a tampa do cardã, observei que tanto o pião quanto a corôa estão semi-novos, não há nenhum defeito nas peças, estão intactas, pois o Jipe nunca participou de trilhas, mesmo quando era de outro proprietário. Sendo assim, Como poderemos fazer no intercâmbio das peças, creio que não há a necessidade de substituir a caixa de satélite!!! A relação 13x46 se adapta a minha caixa de satélite, e vice-versa? No meu caso ele terá mais um pouco de velocidade e, ainda poderei sair na 2ª marcha mesmo pequenas subidas?
Lenilton

guilhermeabreu
19/05/2007, 13:51
LENILTON

Mesmo para o meu motor que tem menos torque que o seu , eu saio em 2ª marcha o tempo todo , mesmo em pequenas subidas .

Tenho que consultar aqui no forum se precisa de trocar tb as satélites e planetárias , pois se não me engano tem diferença nas sat/planetárias para coroa/pinhão até 12 dentes e mais de 12 dentes .

O amigo ELMER pode me dizer? A dúvida : se a coroa/pinhão 13x46 são intercambiáveis com as 12x47 , ísto é , Se precisaria ou não de fazer a troca das satélites/planetárias correspondentes tb .

É que eu quero encurtar um pouco minha relação de coroa/pinhão e o LENILTON FEITOSA quer alongar um pouco a dele , e estamos estudando uma possível troca com custo baixo de só pagar o transporte e mão de obra para a troca das peças , ficando bom para os dois .

joão k. chikui
20/05/2007, 19:39
Guilherme , talvez vc tenha que perguntar ao Elmer por MP , acho que ele não passa muito no fórum das engesa. Mas , parece que a caixa de satélites até pinhão 11 é um tipo. E, de 12 acima é outro.
Gui, consulte o Igor da Rota 4x4 , com certeza ele vai te ajudar com o maior prazer.

Lenilton Feitosa
22/05/2007, 21:50
Guilherme, também vou consultar , se não for necessário a caixa de satélite e as planetárias, melhor pra gente! menos despesa. O seu conjunto (pião e corôa) é da F1000 ou original do Engesa?

guilhermeabreu
23/05/2007, 18:45
JOÃO K. CHIKUI

Valeu amigo

LENILTON FEITOSA

O meu conjunto trazeiro de coroa/pinhão , eu coloquei a da F-1000 que comprei usada num ferro- velho , mas o mecanico que trocou para mim não colocou o óleo no diferencial e qdo andei 40 km , TRAKRSKRSRSKRS , moeu tudo , aí comprei outro conjunto coroa/pinhão de F-1000 zero km da marca KL , marca que eu não conhecia , e depois fiquei sabendo que é de ótima qualidade , inclusive os caminhoneiros só usam desta marca .

Esta relação trazeira 13x46 = 3,54 não existe em nenhum ENGESA ORIGINAL , pois nos ENGESAS saíram com relação 9x44 = 4,88 e na dianteira 8x39 = 4,88 aproximado .

E na dianteira do meu esta 13x46 = 3,54 que comprei de um eixo de OPALA , pois este diferencial dianteiro , é DANA 30 , e o trazeiro que a relação é da F-1000 , é DANA 44 .

Assim tb é o seu correto? DANA 30 na dianteira e DANA 44 na trazeira , correto? Pois se o seu for DANA 44 na dianteira , não adianta nós trocarmos , pois na dianteira ficaria diferente no tamanho .

Lenilton Feitosa
24/05/2007, 23:37
Guilherme,
A relação atual do meu Jipe é a seguinte: TRASEIRA → 12x47, DIANTEIRA → 8x39, portanto, não posso usar a tração dianteira. Meu objetivo é adquerir apenas a relação da traseira 13x46, visto que eu comprei da Caravan a relação da dianteira 13x46. Ainda não instalei porque estou dependendo da relação traseira 13x46. De acordo com um colega engeseiro, ele apenas substituiu na traseira o pião e corôa (13x46), na dianteira ele colocou o conjunto da relação do Opala (13x46). Portanto, só houve a necessidade do pião e corôa (13x46) na traseira. Pelo que eu entendi, você precisa também, da relação da dianteira? Sendo assim, só tenho a relação da traseira (12x47).

Abraços

Lenilton

guilhermeabreu
25/05/2007, 16:21
LENILTON

Preciso da dianteira tb , mas mesmo assim compensa para nós trocarmos , pois precisarei só de comprar a dianteira , senão terei de comprar as duas , digo dianteira e trazeira.

Kim
25/05/2007, 18:10
Caros amigos!

Desculpe a intromissão, mais se forem trocar (o que é o mais sensato), sugiro que faça com as respectivas caixas satélite!
Até pinhão 12 é uma;
13 em diante é outra.

Não precisa nem retirar os parafusos e rolamentos da caixa, manda completa um para outro que ambos ficarão felizes!

Abraços.

Kim.

guilhermeabreu
26/05/2007, 16:54
AMIGO KIM

Brigadão , eu tinha já ouvido falar nisto mas não tinha certeza , valeu .

Samir Abib
04/06/2007, 21:46
Eai pessoal,

No meu Engesa estou usando a relação original 9x44 com motor Q20B. Ela é super curta para o motor. Saio em 3ª nos farois, mesmo nas subidinhas. A 4ª chega a 50km/h e a 5ª não passa dos 70km/m (cambio Clark 240v).

A sensação é a mesma de dirigir um trator. Na cidade coloco em 4ª e parece um carro automatico, não precisa trocar de marcha pra passar em lombada, dobrar a esquina, quando o transito dá uma diminuída, quando aparece subida .. etc ... a 4ª guenta tudo

Apesar do incoveniente de a viatura não passar dos 70km/h, no momento não penso em trocar a relação. Só uso o Engesa na cidade e nas trilhas então não tenho muito problema com isso, pelo contrário, a relação ajuda muito (além de ser um sistema limitador automatico de velocidade contra os radares rsrsrsrsrsrsrsrs)

[]s Engeseiros

Kim
04/06/2007, 21:59
Caro Samir!

Para andar a 70 km/h trabalha no limite do motor, isso implica em desgaste prematuro e consumo de combustível excessivo.

O ideal para vc é a 13x46, onde ficará com uma viatura equilibrada ente força e velocidade.

No meu Engesa, que também era 9x44, coloquei uma 11x45, gostei do resultado, mais achei uma 11x41, e neste findi., colocarei esta última.

Estou utilizando um GM 6cc, e agora estou pensando em começar a fazer as minhas viagens com minha máquina.

Se tem o dif. original (D30), tem um pessoal aqui vendendo a relação do Opala, não terá que ficar procurando.

Converse com o pessoal!

Abraços.

Kim.

Samir Abib
05/06/2007, 10:05
Eae Kim !!

Na verdade, quando eu falo que não passa dos 70Km/h, ele passa sim. Se eu pisar mais, a viatura passa um pouco dos 80km/h. Mas eu não piso justamente por isso, pra não forçar o motor, então vou na velocidade de cruzeiro que ficou nos 70km/h.

A minha ideia é essa mesmo, mais pra frente aumentar um pouco a relação e colocar uma turbina, para não perder a força. Mas agora não dá, to sem grana para tanto ! rsrsrsrsrs

Mas sinceramente, também não tenho pressa nenhuma em trocar a relação. Como só uso na cidade e nas trilhas, essa relação só me ajuda. Na cidade quase não preciso acelerar e o jeepao tá fazendo quase 12km/l.

Quanto estamos em combio na estrada indo pra alguma trilha é que tenho problemas ... o pessoal acelera, eu vou ficando pra tras e tenho que pegar o radio e sair pedidindo pra todo mundo tirar o pé ... rsrsrsrsrsrs.

Quando preciso pegar alguma estrada e estou sozinho, não tem esse stress de estar segurando a galera, mas tomo farolada até de carreta pra sair da frente ! rsrsrsrsrs

[]s

Lenilton Feitosa
05/06/2007, 21:19
AMIGO KIM

Brigadão , eu tinha já ouvido falar nisto mas não tinha certeza , valeu .

Olá Guilherme!

Desculpe por não entrar em contato durante algum tempo, é que estou mudando de setor no meu trabalho. Saiba que tenho tanto interesse quanto você no intercâmbio da relação traseira do Engesa, é só eu dispor de algum tempo para chamar um mecânico para retirar o conjunto da relação, é que o meu Jipe está sem a suspensão dianteira, que eu mesmo estou fazendo a manutenção, ou seja ele está na minha garagem parado há mais ou menos 30 dias, prefiro que ele fique guardado em casa que na oficina. Assim que eu retirar o conjunto entro em contato com você para colher seus dados pessoais e vice-versa para procedermos a troca das peças.

Abraços,


Lenilton