PDA

Ver Versão Completa : Hilux



Fábio
23/04/2003, 10:03
Pessoal...

Estou começando a cogitar, para um futuro (+-) próximo a aquisição de um segundo 4x4, agora para viagens.

Robustês, espaço, razoável conforto e motorização a diesel são preceitos básicos. Atendendo a estes requisitos tenho uma pequena lista de carros que me agradam, entre eles a Camper/Engesa (Um sonho antigo de montar um destes em casa), Band, L200 e por fim a Hilux.

Este último me agrada em muitos aspectos, mas tenho algumas duvidas:

- Até que ano foram fabricadas as Hilux com eixo rígido e feixe de molas na dianteira?!? Esse modelo pode ser chamado de SW5 ou tem outro nome?
- Existem diferenças entre os modelos de importação argentina e japonesa? Esse modelo com feixe de molas na dianteira, é particular de alguma dessas importações?

[]´s cheio de dúvidas...

Markito Amato
23/04/2003, 14:46
Grande Fábio, tudo bem?!

Eu tive uma Hilux cabine dupla, ano 1993 (comprei em 96 e vendi em 98), que era uma verdadeira delícia de picape. Cheguei a rodar quase 100 mil Km com ela, entre trilhas, estradas de terra e asfalto. 8)

Robusta que só, principalmente por causa dos eixos rígidos e feixes de molas na frente e atrás, ela aguentava qualquer tranco numa boa. Para tanto, bastaram algumas poucas modificações, como pneus decentes, amortecedores de curso maior (mangotes de freio também), snorkel, um pequeno corte na caçamba (para instalar um pára-chouqes mais alto) e um suporte para Hi-Lift na frente. :shock:

É claro que ela tinha uma série de outras pequenas modifcações internas, mas nada que afetasse o desempenho dela, somente o conforto. :wink:

A única coisa que lamento é que essa maravilha deixou de ser trazida para o Brasil em 1996, dando lugar ao modelo normal, fabricado na Argentina. Esse já vem com uma suspensão independente na frente que dificulta qualquer modificação mais simple$. :D

Já no tocante ao SW5, isso não passa de um nome dado a um determinado modelo; algo como a XL e a XLT para a Ford. :wink:

Ou seja, em minha opinião, levando-se em conta as picapes à venda aqui no Brasil, a Hilux até 1996 é a melhor que conheço em todos os sentidos.

A propósito, vou escanear algumas fotos para você ver como ela era. Quer dizer, como ela é, pois a mesma foi comprada por uma amigo jipeiro, o Paulo Schendel Kanto. :wink:

Abração

Fábio
24/04/2003, 13:05
Valeu, Markito!!!

Particularmente acho o visual da cabine simples fantástico!!! Difícil alguma pickup mais moderna superar... Mas isso é subjetivo...

O que me assusta nesse carro é a questão de manutenção e ainda mais o valor de seguro, que creio seja algo inviável!!! Como são os valores de peças para este carro, se comparado com sua Ranger, por exemplo?!?

Ah.. e o motor?!? Realmente é algo tão fraco como o pessoal prega ou isso é exagero de quem cresceu acostumado com grandes V6 dos SUV´s debaixo do capô?!?

[]´s...

ronaldo cidade
24/04/2003, 14:09
Amigos:

Acredito que há quem não goste das hilux :? , eu particularmente nunca achei o bicho, até que um dia :twisted: :twisted:
Agora tenho uma SW4, ano 94, V6, Automática, dei uma levantada na suspensão em torno de 5 polegadas, é o máximo que ela permite, senã0 fica muito desconfortável e dura, botei no buraco :( com certo receio, e pasmen, ela andou junto com os jeeps e rurais da vida sem fazer feio :roll: :roll: e mais ainda voltou com pelo menos uns cinco quilos de grama enroscado nos eixos, sem falar que é automática :wink: .
E o preço pago foi melhor do que modificar qualquer engesa ou outro veículo. R$ 21,000, completa com ar, vidros, travas, teto solar, pneus novos 50%asfalto/50%off road, o brabo mesmo foi o seguro, R$ 3,800, mas dividido em 6 x deu para encarar, não dá para facilitar.

Vou colocar umas fotos em um album e depois divulgo Ok.

Abraços

Ronaldo cidade
Hilux SW4
Willis Rover ou Land Willis CJ5
Dakota QC 5.2 V8

Markito Amato
24/04/2003, 23:01
Grandes Fábio e Ronaldo! Tudo certo?!

Realmente, só que tem ou teve uma Hilux sabe que ela não fica nem um pouco atrás dos outros 4x4.
E o melhor de tudo, elas vão e VOLTAM das trilhas sempre com elegância e proporcionando extremo conforto! :lol: :P

Gozações à parte, a experiência que tive com a minha Hilux foi 10. A manutenção não era cara e muita coisa eu encontrava no mercado. Por exemplo, quando fui trocar os rolamentos e retentores do eixo dianteiro, eu utilizei as peças da Bandeirantes. Isso porque, apesar do diferencial da Band ser o 8.8 polegadas (da Hilux é o 8 polegadas), a carcaça (eixo) é praticamente a mesma. :wink:

Quanto aos rolamentos, aqui no Rio, existe uma loja em São Cristóvão chamada CRM que tem toda a linha utilizada nas picapes da Toyota. O preço? Quando precisei substituir os dos esticadores das correias e o da polia do ar-condicionado, gastei cerca de 70 reais. Além disso, o seguro girava em torno dos 1200 reais.

Bom, vale lembrar que esses eram os valores que paguei durante o governo FHC 1. :shock: :lol:
Ha, ha, ha

Para matar as saudades e dar um gostinho, aí vão umas fotos dela. Tem uma (em PB) na trilha do Jacarandá (Teresópolis) e as outras mostram alguns detalhes do snorkel e do pára-choques traseiro.

Abração

ronaldo cidade
25/04/2003, 19:41
Segue fotos da lindinha :lol: , da suspensão levantada, trazeira e dianteira :twisted: , coloquei roda livre, a altura ficou muito boa e o vão livre ótimo :wink:

[]'s a todos

RWC

Ricardo Cubas
08/01/2005, 13:29
Segue fotos da lindinha :lol: , da suspensão levantada, trazeira e dianteira :twisted: , coloquei roda livre, a altura ficou muito boa e o vão livre ótimo :wink:

[]'s a todos

RWC

o que voce fez para levantar a Hilux ....