Ver Versão Completa : cj5 original mais largo, como?
__Maciel__
11/05/2007, 18:21
bom gente, tava querendo coloca o cj nas trilhas mas ele nao passa muita confiança nem andando em estradas de terra, pq parece que vai tombar. Estava pensando em uma soluçao mais simples e barata, que nao deixe ele perder a originalidade (tem aquela historia de comprado zero, era do meu avo e por ai vai). O jeep esta precisando de pneus novos, os que estou pensando sao os frontiera 16 e 15, e tork 15....parece que os mais baratos e o povo fala bem...as rodas de f1000, sO que mais negativas ainda......e por fim um alargador pras rodas....isso pro jeep fica mais largo. Mas como nunca fiz trilhas e quem sabe mesmo dos problemas sao voces o que me preocupa sao as quebras, o que pode ocorrer com essa configuraçao, ate quando posso alargar sem pergar na lataria....bom eh isso....espero ajuda de voces...grande abraço...
vai anexada uma foto daki mesmo do forum, segundo o dono a roda eh de f1000,n sei pois naum entendo disso...rsrs
a roda da f1000 é 16 tala 6 e offset 0, com pneus argentino, frontiera ou tork não vai pegar na lata se as molas não estiverem muito ruins, o máximo que pode ser necessário são uns calços de 1'', o meu tá assim, é uma configuração muito comum.
Na foto é um pneu mais largo, parece 31, a roda deve ser 8 -25, nessa config também não precisa de alargador, talvez um calço de 1 1/2 no máximo.
Em ambas configuraçãoes vai raspar um pouco na caixa de rodas traseira quanto torcer muito na trilha, mas isso não tem jeito, não é nada de mais pra um jipe de trilha.
Elmer_Jeep
12/05/2007, 09:27
vai forçar demais os rolamentos dos semi-eixos trazeiros, isso daí é inevitável, a não ser que instale um kit flutuante...
[]'s
Essa roda é de F1000? a minha é igual, só que todos dizem que não tem como mudar o offset justamente pelo estilo da roda, mas pelo que eu to vendo ali, deu certo... de quem é aquela foto?
abraço
leopoldo
12/05/2007, 13:32
põe eixo de rural e seja feliz
põe eixo de rural e seja feliz
Maciel, se vc procurar por 'alargadores', 'bitola', 'off-set' vai poder escrever um livro sobre o assunto depois. Vá até o fórum CJ, clique no geral desse fórum e use o botão 'procurar no fórum'. Boa leitura :concordo:
Leopoldo, tem um (monte de...) topico que vc discorre sobre isso, faz até uma associação com um skate, lembra-se? Não o encontrei. Tens o link aí?
Aproveitando, uma curiosidade: vc fez F.E.I. por volta de 86, 87???
[s],
Cacá
Lucas Nassif
13/05/2007, 15:03
Tem que tomar cuidado com a maioria dos jeeps originais nas curvas. A melhor solução são eixos de rural! Sem dúvida..
[]'s
__Maciel__
13/05/2007, 20:55
opa....bom gente
comentando "a uma sO voz" os post...
Eu NAO posso fazer modificações no jeep por dois motivos:
1 - naum tenho dinheiro
2 - o jeep, em hipotese alguma, pode deixar de ser original
Felipe....pelos motivos acima nao posso por calços....modificaçoes mais "radicais" implicao em gastos...
Elmer_Jeep....estou pensando em usar apenas uma roda mais negativa....axu que diminui um poko a possibilidade de dar problema....i vai pega na lataria se eu usa os alargadores
Henah...Essa foto eh de um jeep aki do forum mesmo....uma amiga minha tava a procura i eu acabei encontrando esse ai...segundo o dono, eh sim uma roda de f1000
Leopoldo....fica inviavel pra mim o eixo de rural....pelo motivo 1....
PKR-JEEP....valeu pela dica
Lucas Nassif......tem mesmo....rsrs...pelo motivo 1 naum poderei colocar...
bom gente...pelo q eu vi, por enquanto nada de alargadores...estou a procura de uma roda tao negativa quanto a da foto, mas parece ser beeem dificil de axar uma BARATA.....
bom...
eh isso...
mt obrigado e qualquer conselho poste por favor...
minha intensao eh colocar ele nas trilhas o mais rapido possivel.....
abraçaum
__Maciel__
13/05/2007, 20:57
bom gente....lembrei de algo...
no caso estou podendo gastar na faixa de 1500 barões....eh possivel???pneu 15 trator + rodas da foto....abraçaum
Essa roda de F1000 não tá virada não?
O que são pneus de trator? Dever ser o Frontiera, não?
1.500 barões é não ter dinheiro??? Catzo! Então tô falido e nao tava sabendo:mrgreen:
[s],
Exatamente Cacá, ela parece estar virada, mas eu pensava que era impossivel fazer isso... segue a roda do samurai de F1000.... sera que a mesma roda?
abraço
Segue a foto... da roda f1000
Segue a foto... da roda f1000
É Henanh, tá virada sim. Ja vi um CJ com roda virada, dependendo do encosto da roda - e se for de ferro - é só virar.
Não sei se é a mesma, mas parece ser. Será?
:dance:
Sei que no mundo dos torneiros, das soldas e remendos, tudo é possível mas nao entra na minha cabeça como se faz nessa roda!
abraço
Sei que no mundo dos torneiros, das soldas e remendos, tudo é possível mas nao entra na minha cabeça como se faz nessa roda!
Bom, é meio complicado mesmo, mas vou tentar explicar em 10 passos simples:
1) Pegue o macaco e levante o carro.
2) Tire o conjunto roda + pneu
3) Afaste-se
4) Vire a roda
5) Recoloque o conjunto roda + pneu já virado
6) Aperte os parafusos
7) Aperte bem os parafusos
8 ) Aperte mais
9) Tá quase bom... não vai mais um pouco mesmo?
10) Abaixe o carro
Sacou?
:dance:
é essa roda de F-1000 com off-set invertido que vc procura?
Cacá, assim seria bem simples, mas pela foto nota que realmente ele cortou uma parte e soldou mais para trás.... vocês me entendem neh?
Proença,
Seria exatamente isso, só que não é esse modelo da roda ( que eu saibam são dois tipos que equiparam a F1000), e sim o modelo da roda que postei...
abraços
Rodrigo59
15/05/2007, 09:40
Se inverter a roda vai ficar diferente, o desenho da parte de traz da roda e difetrente da frente, o que da pra fazer que eu estava pensando em faze no meu cj e levar a roda num torneiro, ele vai abrir a roda no meio, calandrar uma fita de ferro de umas 4" de largura e soldar esta fita que agora é um aro no meio das duas metades da roda ficando uma roda que era tala 8" agora com tala 12"
Marcos ET
15/05/2007, 10:25
opa....bom gente
comentando "a uma sO voz" os post...
Eu NAO posso fazer modificações no jeep por dois motivos:
1 - naum tenho dinheiro
2 - o jeep, em hipotese alguma, pode deixar de ser original
Maciel, blza? Olha meu amigo, Jeep original é original... (óbvio né?) se ele ta como saiu da fábrica, entao vc so deve respeitar os limites da viatura. Nao espere andar junto com o transito, nao espere grandes velocidades e nao espere ótimo desempenho em área urbana... mas em troca disso, já que é original, se vc respeitar tudo isso, o jeep nao vira... fica só na impressao! além do mais, se "em hipótese alguma, pode deixar de ser original" entao estamos falando das todas 16" de aço (hoje em dia sao facilmente encontradas em lojas de implementos agrícolas para uso em carretinhas de trator) e pneus 600x16...
O Jeep começa a ficar perigoso qdo agent vai saindo das especificações de fábrica, alterando o centro de gravidade e outras características do carro (mais alto, motor mais pesado/leve, mais potencia, mais curso de suspensao, mais isso, mais aquilo, mais guincho.... etc...). Se seu jeep tá original e vai continuar assim, entao nao vejo pq se preocupar. Acostume-se com o comportamento do carro e aprenda suas limitações... use pneus e rodas ORIGINAIS e tudo ficará bem....
Espero ter ajudado! grande abraço!
otavio_gomes
15/05/2007, 10:52
bom gente, tava querendo coloca o cj nas trilhas mas ele nao passa muita confiança nem andando em estradas de terra, pq parece que vai tombar. Estava pensando em uma soluçao mais simples e barata, que nao deixe ele perder a originalidade (tem aquela historia de comprado zero, era do meu avo e por ai vai). O jeep esta precisando de pneus novos, os que estou pensando sao os frontiera 16 e 15, e tork 15....parece que os mais baratos e o povo fala bem...as rodas de f1000, sO que mais negativas ainda......e por fim um alargador pras rodas....isso pro jeep fica mais largo. Mas como nunca fiz trilhas e quem sabe mesmo dos problemas sao voces o que me preocupa sao as quebras, o que pode ocorrer com essa configuraçao, ate quando posso alargar sem pergar na lataria....bom eh isso....espero ajuda de voces...grande abraço...
vai anexada uma foto daki mesmo do forum, segundo o dono a roda eh de f1000,n sei pois naum entendo disso...rsrs
Maciel,
Antes de gastar dinheiro verifique:
As reais condições de seu Jeep:
- ele está torto?
- os amortecedores estão em ordem?
- a direção apresenta folga maior que 22 cm na borda do volante?
- quando faz curva para a direita ele inclina a mesma coisa que para a esquerda?
- em que condições estão os freios?
Que uso você faz do Jeep?
Que tipo de pneu deve ser adequado ao uso que você faz?
Provavelmente a manutenção adequada da suspensão, direção e freios deixará seu jeep melhor.
Se for trabalhar a suspensão, Não arqueie as molas e nem passe próximo de uma tal de forginha.
Sobre pneus:
Faça orçamento antes de escolher o modelo do pneu.
Um abraço,
Otávio.
guilherme soares
15/05/2007, 13:12
Ei Maciel,
Estava lendo seu Tópico e tenho os Pneus Tork 750x16 novos com as rodas Orbitais Mangels com Off Set -25 feito aqui mesmo em belo Horizonte pelo Roberto Talas ( referência neste tipo de serviço ). O Serviço nem parece adaptação, quem vê acha que é original. Só estou vendendo pois meu CJ está reformando e partirei para pneus maiores. Comprei a alguns meses e fiz 3 trilhas com eles. Se interessar mande uma mensagem a mim. Leva o jogo completo!!!!
Abs,
__Maciel__
15/05/2007, 13:43
bom dia gente...o forum (pra mim pelo menos) tava fora do ar....ficou mais de um dia.....voltando ao assunto....
Marcos, o jeep nao vai ser usado no dia-a-dia, no maximo transferencia para trilha. No caso das rodas, essa sera uma das unicas modificaçoes, e como eu ja havia dito, serao akelas modificaçoes que podem ser desfeitas a curtissimo prazo. Em relaçao ao comportamento (erro meu) eu nao falei que o jeep ja estava em uso a um bom tempo e eh usado em estradas de terra sempre e com muita frequencia, nisso eu ja avaliei o comportamento dele e o que pode ser melhorado.....ele melhoraria d+ com pneu com desenho diferente do original e um poko mais largo. Eu nunca enfrentei o que pode se chamar de "trilha"....nunca andei no jeep apenas com esse proposito mas nele ja fiz de tudo e muitas vezes, tipo andar em morros e no meio do mato com chuva, atoleiros, morros muito ingremes totalmente lameados, barrancos lameados....esses jeep SO anda nessas condicoes a +- 6 anos....na faixa de 3 vezes ao mes....dai as melhorias.....acostumei com o comportamento mas quando se anda em um jeep totalmente original da pra perceber a falta que faz um pneu com desenho diferente e mais largo, e como ele melhoraria com as rodas mais pra fora.....naum predendo fazer os chamados "passeios" depois das melhorias, tava kerendo umas trilhas mais pesadas (eh claro depois ki eu pergar alguma experiencia)
vlw Marcos
__Maciel__
15/05/2007, 13:59
agora a resposta do Otavio....rsrsrsr
- bommm...torto eu AXU que ele naum ta....axuuu
- sim estao em ordem, mas as molas naum...no caso das molas quando compra as pecas elas vao ser trocas pelo meu pai (espero)
- apresenta muita folga (a folga eh feita por apenas uma borracha, que vai ser trocada)
- o jeep inclina dimais para os dois lados....tanto que naum da pra notar qual inclina mais
- os freios estao precisando de fluido....
- o jeep ta seno usado em fazenda ( puxa na maioria das vezes algumas carretinhas,coisas que naum cabem no carro....e raramente puxa carretas pesadissimas....coisa de mais de uma tonelada...rsrsrsrsr...mas tem muito tempo que naum faz esse tipo de coisa..
- o uso dele naum vai mudar (tanto)....ele naum puxa mais essas carretas pesadas.....nem raramente. O jeep vai ser usado em trilhas na regiao de Belo Horizonte sempre que der e voltar a fazenda sempre que der tambem....
No caso da suspensao eu vi um cara dono de um CJ q falou que prendeu os eixos por baixo dos feixes...ficou mais alto...sera que nao da problema nao???
Ainda estou pesquisando preços de rodas e pneus....
.vlw Otavio
O Guilherme...voce teria fotos?????? onde voce esta em BH???