PDA

Ver Versão Completa : "Tunc" na parte traseira direita



Giuliano Barbosa
11/05/2007, 15:50
Alguém saberia dizer o que pode ser este barulho?
Parece algo solto que bate em algum lugar quando o carro se inclina para o lado direito ou "chacoalha" muito nos buracos em subidões.
No mais fiquei muito satifeito com minha primeira trilha de Niva, fui com uma pulginha atrás da orelha e com cuidado, observando vários cuidados/dicas aqui do forum... e o Nivinha me surpreendeu (positivamente, graças à Deus!): mesmo com trechos bem inclinados e longos ele não ferveu, subiu e deceu cada lugar sinistro, atravessou riachos rasos, etc e mesmo assim não notei nenhuma anormalidade, não fez barulhos estranhos, etc - foi e voltou tranquilão mesmo.
Os únicos problemas foram este barulho que ficava me preocupando e um pequeno vazamento da tampa de válvulas que já havia sido identificado (segundo o mecânico que regulou as válvulas a junta que comprei não dava vedação perfeita).
Gostaria de aproveitar o embalo pra perguntar de tem algum problema em suprimir a junta da tampa de válvulas e colocar apenas adesivos veda-juntas para motores diesel; segundo o mecânico ele fez isso (teve que fazer) em outros CJ para vedar perfeitamente a tampa de válvulas.
Outros comentários:
-um barulhinho "diesel" dele sumiu quase que completamente com a regulagem!
-os amoretecedores Turbogás do Opala deixaram o carro muito macio e estável.

fabioaguilera
15/05/2007, 23:54
Amigo

Não vá nessa de "a junta não tá vedando perfeitamente". TEM que vedar perfeitamente. Andaram aparecendo aqui em São Paulo, principalmente nos mecânicos pilantras da Status Lada, umas juntas completamente deformadas que causavam um vazamento atrás do outro. Troquei-as 4 vezes até me darem uma que estivesse zerada.

Não use cola. Até pode funcionar, mas se isso fosse certo viria da fábrica deste jeito, concorda?


Quanto ao barulho, acho que pode ser os seus calços da mola que estão zoados e o barulho que vc ouve é da mola se esfregando na lata.


Verifique e boa sorte! Cuide do seu Niva sempre preventivamente, não subestime barulhos, vazamentos, etc. Isso é a diferença entre um Niva bom e ruim. E nada de gambiarra antes de procurar exaustivamente a peça original que, via de regra, sai mais barato que a adaptação.


Abraço

Giuliano Barbosa
16/05/2007, 14:28
Obrigado amigo, já pedi uma junta da tampa de válvulas nova e também vou checar o barulho no ponto que você falou... sei que vai levar um tempinho pra acertar o Niva totalmente de que ele parece muito bom, tem que ir aprendendo aos poucos.
Interessante que uma pessoa de uma loja me falou que a tampa de válvulas do Niva que empena quando é apertada e tal... achei estranho mas vou verificar também.

fabioaguilera
16/05/2007, 17:08
Até pode ocorrer este empenamento mesmo, entretanto é muito mais provável que seja a junta. Não use colas, a junta tem que se virar sozinha pra vedar. Se não for assim, algo está errado ou com a junta ou com a tampa.


Abraço

Giuliano Barbosa
17/05/2007, 09:20
Outro detalhe sobre a junta é que a mesma era de um material "mole", toda flexível, não sei dizer o que é ... como não tenho muita experiência não sei se este tipo é normal (ou bom), pelo menos eu não conhecia este tipo de material, de qualquer forma encomendei uma nova e vou testar até dar certo pois anteriormente à regulagem das válvulas não havia qualquer vazamento neste local, vou aproveitar pra trocar o esticador da corrente também.
Quanto ao barulho, comentei com o mecânico sobre a possibilidade de ser o batente da mola e o mesmo disse que realmente faz sentido; entretanto é estranho ocorrer um ruído (relativamente alto) no mesmo lugar quando o Niva está em terceira marcha com o giro abaixo de 1000 rpm e é acelarado (por volta de 1200rpm), proveniente da vibração; a sensação é de que há algo solto - tipo o escapamento- só que ele fica do outro lado...:parede: sugere que algo está batendo na lata, pois só ocorre quando o Niva balança bastante.:pensativo:
Assim que ele sair do serviço de reforço da caixa de reduzida vou me empenhar nesta tarefa.

Peter
17/05/2007, 10:00
Escapamento não esta batendo no varão da regulagem automatica do freio?

Rones Jr
17/05/2007, 10:19
No meu tinha um barulho desse....era o escapamento solto. Há um gancho na extremidade do traseira do Niva...sempre solta e o abafador final fica bambo de um lado pro outro....e batendo tb!

fabioaguilera
17/05/2007, 10:53
Tem razão! Esqueci do escape! E já aconteceu comigo tb hehehe

O material molenga da sua junta é cortiça prensada. É assim mesmo, relaxa. O problema que acontecia é que os furos vinham fora do gabarito e o óleo vazava pela junta.

Qdo vc descobrir o que são os problemas, conta pra gente!


Abraço

fabioaguilera
17/05/2007, 14:45
Putz,lembrei de uma coisa agora:

Tem uma curva do escape que fica bem perto da cruzeta "vizinha" do diferencial traseiro. De vez em quando meu escape se aproximava demais e tomava umas cacetadas da cruzeta (diga "tunc tunc tunc" bem rápido hehehe). Acho que pode estar aí o problema. Verifique se não há marcas de batidas nesta curva que fica próxima à cruzeta.


Abraço

Fábio

Flugêncio
17/05/2007, 15:01
Folgas nas cruzetas podem causa este tipo de "Tunc"

Giuliano Barbosa
22/05/2007, 10:25
Pessoal, agradeço imensamente as colaborações dos colegas!
O Nivão vai passar a semana no meca dando "aquela" geral... quando ele sair volto a postar as causas e soluções de tudo que for detectado - o barulho é bem típico de escapamento, não parece proveniente das cruzetas (espero que não!)

obs:Fabio, realmente a junta é de cortiça prensada... comprei outras e veio idêntica mas vamos ver se agora ela veda!