PDA

Ver Versão Completa : MOLAS



xande
17/04/2004, 13:59
:D em fim coloquei meu JEEG em "vista explodida" peça por peça. A lata já está na reforma e tenho algumas dúvidas sobre a mecanica. Meus caros "gurus":

1) Alguem sabe quais são as especificações das molas do F1 alcool 4cc? antes de desmontá-lo elas eram muito boas, mas já que está "no chão" gostaria de deixá-las melhor ainda, alguem sabe de onde o Dr Frankenstein tirou-as?
2) Faz muita diferença os amortecedores Rancho dos originais do ENGESA? o que vou ganhar?
3) Gostaria de pintar meu JEEG cor de deserto, chassis marrons e lata cor de aréia. Alguem já viu algum Jeep destas cores e qual a opinião, ( apesar de gosto cada um tem um)

Wilson Gambôa
17/04/2004, 21:04
As molas da Dianteira Del Rey com ar condicionado encaixam perfeitamente, o jipe fica mais macio e "um pouco" mais alto do que com as originais. Essa mola serve para tanto para a dianteira como na suspensão traseira.
Conforme o Wallace disse, Os Rancho são bons mas $$$
:cry: . Se vc for optar por algo mais perto do Original do veiculo e infinitamente mais barato, procure em lojas peças p/ caminhão o amortecedor traseiro da F4000, que serve perfeitamente, inclusive as buchas que vem com ele. :lol:

Wilson Gambôa
17/04/2004, 21:45
segue fotos...

xande
20/04/2004, 19:15
Obrigado a turma pela resposta e fotos. Acho que vou apostar no Rancho. Quanto as molas, meu JEEG era super leve quando não tinha o guincho work 12000 na frente, senti que ele ficou meio pesado na frente depois do guincho. Utilizando molas do Del rey arcond. será que ele não vai ficar arriado em função da mola ser muito macia? existe outra mola que se adapta melhor no caso de eu usar Rancho e guincho? detesto perder performance por que acho que quanto mais mantemos o jipe em seu estado original ( os eng. estudaram a melhor forma dele ser ) maior será a segurança e melhor será seu desempenho no OFF. Não ligo muito para visual agressívo, gosto é de performance e componentes que a melhoram. :lol:

haundrich
22/05/2004, 10:59
As molas da Dianteira Del Rey com ar condicionado encaixam perfeitamente, o jipe fica mais macio e "um pouco" mais alto do que com as originais. Essa mola serve para tanto para a dianteira como na suspensão traseira.
Conforme o Wallace disse, Os Rancho são bons mas $$$
:cry: . Se vc for optar por algo mais perto do Original do veiculo e infinitamente mais barato, procure em lojas peças p/ caminhão o amortecedor traseiro da F4000, que serve perfeitamente, inclusive as buchas que vem com ele. :lol:

Wilson

Seu engesa está com o motor opala original?

[]'s
Flávio

NeRo
23/05/2004, 16:11
como duro no asfalto para não ter rolagem de carroceria (inclinação) e mole para ter bom desempenho na trilha.


Velho... quanto a rolagem, a carroceria inclina pq está sofrendo uma força, um amortecedor mais duro aumentaria a resistência a essa força (se sim, pra onde essa força vai?) ou absorveria essa força?

[]s

haundrich
09/07/2004, 16:03
As molas da Dianteira Del Rey com ar condicionado encaixam perfeitamente, o jipe fica mais macio e "um pouco" mais alto do que com as originais. Essa mola serve para tanto para a dianteira como na suspensão traseira.
:lol:

Caro Wilson

Isso vale também para engesa diesel?

Flávio - Voltando a ativa no fórum, ainda que precariamente...

NeRo
09/07/2004, 17:09
O Reinaldo me falou de um cara que faz molas... tem que levar o carro e a mola original... fica na casa verde.

Vamos aguardar um pouco, o Adenilson da Zanesco vende as molas originais e estou as aguardando. Ele deve vender alguma que fique legal com motor Diesel

[]s

gnecchi
03/08/2004, 21:44
PessoALL,

Estou com as molas originais do ENGESA 6CC ÁLCOOL (motorização original)....... e estou mudando os kichutes de Candando (pneus militares c/ roda R16) para BF 33" MUD c/ rodas Mangels mod.Daytona R15, mas apesar de eu estar com calços maiores de aproximadamente 5cm (não cheguei a medir) estou achando que o BANDIDO está baixo e os pneus novos irão pegar nos paralamas (e alargadores tb) !!!!

Qual mola seria ideal para deixá-lo mais alto se eu tiver problemas com os BF 33" ?? Seriam as molas do ENGESA Diesel ???? Se positivo a ZANESCO seria a mais indicada encontrá-las ??????? :roll: :roll:

Só pra lembrar: estou com amortecedores Rancho (mostrador com 5 opções de regulagem) que por sinal é show de bola, pois suba a serra de Santos neste fim de semana e acompanhei os carros de passeio nas curvas na boa.


[]'s... e desculpem-me por abusar da experiência de vcs :) :)

NeRo
03/08/2004, 22:12
Estou com as molas originais do ENGESA 6CC ÁLCOOL (motorização original)....... e estou mudando os kichutes de Candando (pneus militares c/ roda R16) para BF 33" MUD c/ rodas Mangels mod.Daytona R15, mas apesar de eu estar com calços maiores de aproximadamente 5cm (não cheguei a medir) estou achando que o BANDIDO está baixo e os pneus novos irão pegar nos paralamas (e alargadores tb)
Fala Marcão!
Eu não lembro qual o off-set da roda, vamos esperar mais alguém. Tomando como base o setup do F3 do Edu Velo, só pega na caixa quando muito exigido mas o alargador dele é diferente. Se não trocar o alargador com esse calço que está, vai pegar.
Procure aqui, é o tópico do Jabiraca na frota, tem fotos:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2498


Qual mola seria ideal para deixá-lo mais alto se eu tiver problemas com os BF 33" ?? Seriam as molas do ENGESA Diesel ???? Se positivo a ZANESCO seria a mais indicada encontrá-las
Você não mexe nisso para pneus 33", terá somente que levantar a carroceria, e para isso terá que mexer em algumas coisas, não sei exatamente todas, coluna de direção é um exemplo.
Pelo que entendo, com molas pra calibradas pra Diesel o Bandido vai virar Canguru :D


Só pra lembrar: estou com amortecedores Rancho
Que inveja! :D


[]'s... e desculpem-me por abusar da experiência de vcs
Nunca mais peça desculpas! :D

Marcão, a minha referência para isso é sempre o Jabiraca do Edu, não pega com os alargadores de borracha que ele usa, com os alargadores de fibra vai pegar. O F2 de nosso colega Reinaldo está alto e mesmo assim pegou no alargador.

Estude com calma, conversa com o Edu.
Pelo que eu aprendi aqui no fórum, sou contra levantar o carro sem a real necessidade disso. E, casa de ferreiro, espeto de pau, o Boi está muito alto e com calços montados errados, tenho o projeto de baixá-lo assim que tiver uma grana sobrando.

[]s

haundrich
04/08/2004, 09:08
Caro Gnecchi

Pelo que já andei pesquisando, as molas para engesa 4 cilindros são as mesmas da pickup Pampa, modelo com a/c.

Não posso te dizer como fica essas molas com um GM 6 canecos em cima.
Acredito que o GM 4.1 seja 60kgs mais pesado que o 250-S e que isso não chega afetar muito o desempenho destas molas.

O pessoal que está com GM4.1 e molas de pampa podia passar-nos sua experiência.

Aqui vão os dados que coletei:

Dados da Mola de Pampa (Dianteiras, LDE, ar condicionado)
Comprimento a Vazio: 500mm
Diâmetro do Fio: 13.8mm
passo: 45mm
Diâmetro Externo: 132mm
k: (vou ficar devendo essa, não tenho equipamento para medir isso)

Obs:esses dados foram tirados de uma mola usada. Mas não deve fugir muito da nova.

Elas são 10 cms mais compridas que as molas do meu diesel (que não sei se são originais. Tô que nem vc.. )

Quem tiver os dados de molas originais do engesa diesel, por favor, as coloquem neste tópico. Assim como o pessoal que porventura esteja utilizando molas diferentes e que tiveram sucesso na experiência.

Flávio Schurt

haundrich
04/08/2004, 09:17
Estou em contato com a Molas Falbo, senhor Marcos, sobre questão de molas para o meu engesa diesel.

Molas Falbo - Osmar.
011-4991-1833
http://www.molasfalbo.com.br


AH, no site da Mangels tem uma lista das rodas de aço, com especificações e o offset que sai de fábrica.;
Primeiro entre neste aqui:
http://www.mangels.com.br/rodas/tabela.html
http://www.mangels.com.br/rodas/inftecnicas.html

Falouws

Flávio

Eduardo Velo
04/08/2004, 09:32
Marcos , tudo bem ?
Se , olhe bem , SE ... vc tiver problema com as molas qdo colocar os pneus maiores , parte para originais , Zanesco ou Rota 4x4 , o fase 3 tem uma peculiaridade , ele é maior e portanto mais pesado , entre eixos maior tbm , o cálculo das molas é diferente do fase 1 e 2 ...
Os amortecedores Rancho cobrem um possível desgaste das molas , se ficar na dúvida troca ...
Pelo que vi no Ibira os calços no teu Engesa são de 50 mm , os do meu estão com alguns esmagados entre 25 a 30 mmm (original) , ptto não acredito que vá ter problema em pegar a não ser no alargador de fibra , que vai quebrar assim que vc fizer o Roncom com a gente , ae já coloca os de borracha , rsrsrs ...

[]s...

gnecchi
04/08/2004, 10:25
NeRo,

O offset da roda modelo Daytona (15x8,0) da Mangels é -25 !!!


Flávio,

Obrigado pelas dicas.... estou colocando os dados da Molas Falbo na minha planilha de fornecedores de Peças/Serviços para ENGESA :wink: :wink: quando estiver com a planilha organizada irei postá-la para que todos compartilhem da mesma.


Edu Velo,

Irei realizar a instalação dos pneus novos e fazer um teste pra ver o que acontece, mas estou achando que o BANDIDO está baixo..... talvez vc não teve que mexer nas molas em função das suas molas originais serem do modelo a Diesel :roll: :roll: ....... mas de qualquer forma irei testar antes de sair trocando :wink:
Primeiro preciso encostar o bicho e descobrir se a minha ponta de eixo foi pro saco, pois depois na segunda-feira deu "Mal de Parkinson" na direção e parecia que a roda dianteira esquerda estava solta !!!!! estou esperando vaga na oficina perto de casa pra encostá-la e fazer uma nova revisão de cabo a rabo, pois não quero ficar na mão quando for ao Roncom com vcs..... no máximo aceito largar os alargadores de paralama de fibra no caminho :lol: :lol:

Aliás gostaria que depois vc me desse o fone de onde comprou os alargadores de borracha..... e também onde econtrou os tapetes para o JABIRACA (vi pelas fotos do Frota 4x4 que ele está com tapetes de borracha).


[]'s agradecidos a todos

Eduardo Velo
04/08/2004, 10:42
Marcos , os tapetes vieram nele , mas o traseiro e da caçamba comprei no GR borrachas em S. André , , pode ser em qqer casa de borracha , tapete de 1m de largura , vou trocar os diant. logo tbm pq estão indo pro sa.. , vou comprar a manta de borracha e moldar ...

Os Alargadores de borracha - comprei com o Rodrigo da garra 4x4 , ele expõe no Ibira é só ligar e pedir pra ele levar na quinta ...

http://www.garra4x4.com.br

O problema do shimmi pode ser o parafuso da Panhard Transversal , da uma olhada qdo chegar em casa , pede pra alguém mexer na dir. e acompanha o movimento das barras nos terminais . Se for na Roda desmonta o cubo da roda livre , saca o cjto e vc vai ter acesso a contra porca do rolamento , se ela não estiver travada , solta e pode causar esse shimmi tbm ...

[]s e bom trampo ...

gnecchi
04/08/2004, 11:38
Edu Velo,

Irei verificar os parafusos da Panhard e aproveitar para instalar travas (em aço Inox.. hehe) nas mesmas !!

Quanto aos tapetes aqui do lado do escritório também tem uma casa de borrachas.... acho que a mais recomendada é a chamada "grão de arroz" (2mm de espessura, 1000mm de largura) o preço aqui no Miranda Borrachas é de L$45 o metro linear :shock:
Se quiser comparar o preço com a GR Borrachas aí vai o fone:
F. Miranda Borrachas e Acessórios Ltda
Rua Clodomiro Amazonas, 287
Fone: 3168-8823 / 3071-3389
mangueiras, conexões, adaptadores, engates, mangotes, lençol sintético e natural, passadeiras, guarnições, braçadeiras, tapetes, lona plástica, botas, luvas, capas, máscaras, óculos, capacetes e outros EPI's


[]'s

haundrich
04/08/2004, 14:38
3) Gostaria de pintar meu JEEG cor de deserto, chassis marrons e lata cor de aréia. Alguem já viu algum Jeep destas cores e qual a opinião, ( apesar de gosto cada um tem um)


Engesa fica bem em qualquer cor hehehehe

Tire a foto bem definida, de ângulo (uma foto que aparece capô e lateral juntos) de seu engesa e me mande por MP. Quem sabe eu consiga reproduzir-lo com as cores que vc quer.

Flávio

haundrich
04/08/2004, 19:22
Dados da mola de meu engesa diesel

Mola traseira do Ursus
Comprimento a Vazio: 380mm
Diâmetro do Fio: 15.5mm
passo: 58mm
Diâmetro Externo: 145mm

Nota-se que ela é bem menor, se compararmos com a mola da pampa. E devo estar perdendo curso.

Mas continua minha dúvida sobre quais as especificações de molas originais
do engesa diesel .

[ ]'s - querendo um curso de molas

Flávio

haundrich
15/08/2004, 12:08
Acabei de trocar as molas dianteiras. Coloquei as molas de pampa para experimentar no meu engesa diesel. Detalhe: Sem o guincho elétrico dianteiro.

1. Ficou muito macio. Tem quebra mola que vc nem sente.
2. Sobrou apenas 10cms de curso antes de atingir o batente dianteiro.
3. Característica de que quando acelera forte, tendência de puxar para esquerda ficou acentuada. Assim como de puxar o volante nas irregularidades do piso.
4. Dirigibilidade não ficou muito prejudicada. Mas começo a repensar sobre barra estabilizadora desconectável.
5.. Melhorou o curso. Num barranco de rti (hehehe ..isso foi grosseria..) o pneu dianteiro subiu + - 70 cm, sem que o resto perca o contato com o chão.

As molas traseiras continuam ( são mais duras ) . Pretendo trocá-las pela de pampa também, a título de experiência.

Dependendo do resultado, acredito que vale a pena encomendar molas , com 3"pol a mais de comprimento, com as características desta mola de pampa. E aeh então entram os amortecedores ranchos RS-9000, com modelo adequado ao novo curso de suspensão.

Falouws
Flávio

gnecchi
26/08/2004, 23:30
Flavio / Edu Velo,

Acabo de trocar as molas do meu Engesa, pois com as molas que estavam nele não coube os BF33" (não sei se as molas antigas são do 4CC ou se são de outro veículo... depois irei tirar fotos e medidas para comparar).

Estou colocando as molas do Engesa Diesel na dianteira e as molas originais na traseira (lembrando que o PREDATOR é um F3 com motor 6CC).

Optei pelas molas do Engesa Diesel, pois irei instalar guincho e a tendência é a dianteira abaixar em função do peso. A mola dianteira do 6CC x Diesel tem o mesmo comprimento, mudando apenas o diametro do fio (do Diesel é 1mm maior). Se eu sentir que as molas dianteiras deixaram o veículo muito duro irei trocar pelas molas do 6CC.

Depois informo as medidas das molas molas novas e também das que estou trocando (se bem que as que estou trocando já devem ter sofrido fadiga).

Abaixo as fotos das molas novas !!!!


[]'s

haundrich
27/08/2004, 11:54
Grande Gnecchi


Eu tirei algumas medidas da mola de F1000, que ficaram duras!

O diâmetro do fio deu 17mm. Além disso, ficaram mais curtas.

As molas de Pampa (muito moles para engesa diesel) deu 13,5mm + - e comprimento quase 50 cms.

Então acredito que as molas do engesa diesel poderão estar em torno de 15mm.

Encontrei na rota 4x4 molas para diesel, dianteiros, com comprimentos de 40cm orginais. E ele tem também molas mais altas, de 45 cm. E 47 cm sob encomenda. Vou acabar pegando essas de 45cm. Só preciso especificar corretamente o amortecedor rancho para elas.

Enquanto isso estou estudando um projeto de mola que possa iniciar o diâmetro do fio em 14mm e terminar em 17mm, sem que se perca muito o curso. Ou que no meio seja mais grossa do que nas extremidades.

Com isso espero obter maciez nas condições normais e melhor resposta da suspensão quando solicitada , por exemplo, num valo ou pedra ou mesmo numa voadora(pior caso), a fim de evitar que se atinja o batente tão facilmente.

Vc pode nos passar o diâmetro do fio e o comprimento das molas de sua foto?
Isso vai nos dar idéia se vai ficar macio ou mais dura a viatura.
Valeus

Flávio

gnecchi
27/08/2004, 14:18
E aí Flávio... tudo certo ??


Aí vão as medidas das molas que peguei na Rota 4x4:

Dianteira - Mola do Engesa Diesel
Comprimento a Vazio: 425mm
Diâmetro do Fio: 15mm (eu não tinha paquímetro para medir... foi na trena messss)
Diâmetro Externo: 135mm

Traseira *** segundo a Rota 4x4 esta mola é uns 30mm maior que a original !! :roll:
Comprimento a Vazio: 435mm
Diâmetro do Fio: 16mm
Diâmetro Externo: 145mm

Ainda não cheguei a pegar as medidas das molas que estavam no PREDATOR... comparando estas medidas tb será um bom parâmetro de avaliação.

Neste fim de semana irei verificar qual será o comportamento com o carro em moviemnto ...


[]'s

billj
27/08/2004, 14:47
Está faltando uma coisa importante nas espqcificações de molas que estão colocando aqui......

O número de voltas........

Abraços,

gnecchi
27/08/2004, 15:04
Bill,

VC está completamente CERTO !!!

Dianteira: 10 voltas
Traseira: 08 voltas

pode conferir nas fotos que enviei anteriormente.


[]'s

haundrich
28/08/2004, 11:50
Pessoal

Resultado de molas de pampa na traseira: NEGATIVO

Ficou horrível. Qualquer coisinha, já dá o batente. Com o tanque cheio então, ficou inviável.

Pelo menos serviu para descobrir que o baque seco e metálico que está ocorrendo não vem dos batentes de borracha (achei que estivesse podres, rachados e o som metálico poderia vir do parafuso de fixação dos mesmos). E SiM, está vindo dos próprios amortecedores. Depois que coloquei num barranco, na posição de se fazer um X, foi possível ver isso:
Uns 30mm antes de as borrachas encostarem no batente, o amortecedor traseiro já estava apitando fim de curso.

Para a traseira do engesa, a diferença de abertura de um amortecedor de F4000 traseiro e do amortecedor de MB608 dianteiro (em uso no momento) é apenas o seguinte (distância entre centro de olhal a olhal):

Amortecedor F4000 traseiro
aberto fechado curso
605 mm 373mm 232mm

Amortecedor MB608 dianteiro
aberto fechado curso
626 mm 375mm 251mm

Ou seja, fechado a diferença é apenas 2 mm.

As 4 molas vou trocar e acabar colocando molas de comprimento 450mm (3 cms maiores que as originais). Mas na traseira vou continuar com o mesmo problema: Amortecedor dando batente antes das borrachas.

Pergunto: Mantendo o mesmo passo do elos, com as molas mais grossas por causa do peso da motorização diesel, não acabo perdendo curso? Mesmo aumentando o comprimento das mesmas?

Se eu colocar molas mais finas (as de pampa no caso) e utilizar amortecedor de dupla ação, consigo obter mais curso e manter o carro macio e evitar que se atinja facilmente o fim de curso? Ou o amortecedor acaba se desgastando prematuramente?

[ ]'s - Lendo material sobre rockcrawlers....

Paulo Lucena
11/09/2004, 20:35
Pessoal,

Deem uma olhada no site das Molas Fercai (www.molasfercai.com.br)
no item Cotação, Compressão Paralela
O interessante é que com tantas informações que temos sobre molas, é possível configurar alguma coisa para cotar, e quem sabe termos um kit
difinido de molas (Engesa Gas/Alc/Diesel com ou sem guicho....)
com certeza bem mais barato que na Rota 4x4...


Saudações Engeseira

NeRo
12/09/2004, 09:36
O interessante é que com tantas informações que temos sobre molas, é possível configurar alguma coisa para cotar, e quem sabe termos um kit difinido de molas (Engesa Gas/Alc/Diesel com ou sem guicho....)
Você está certo... assim nos livraríamos da dependência.
Não tenho nada contra a Rota, sempre fui muito bem atendido lá mas... Podíamos juntar esforços para isso. :?

Abraços! E bela viatura!

haundrich
12/09/2004, 12:12
Enviei uma cotação para eles também, estou no aguardo. Também surgiu dúvidas. Vou tirá-las durante essa semana.
É a altura P1 e o curso P1. Entendo que deve ser a altura final com carga, e o curso que sobrou com esta carga.
E o tipo de aço? Não tenho muito conhecimento para especificar aço para molas.

Outra coisa : Meu engesa pesa 1100kgs na dianteira e 1050kgs na traseira. Para calcular a carga, devo descontar o peso dos eixos/diferenciais/pneus.
Estou descontando 150kgs por cada . Logo passo minha planilha com projeção para essas molas.

Tô com umas idéias lokas mesmo para fazer molas de k variável. Pelo menos 2 estágios.

haundrich
12/09/2004, 12:16
Flavio / Edu Velo,

Acabo de trocar as molas do meu Engesa, pois com as molas que estavam nele não coube os BF33" (não sei se as molas antigas são do 4CC ou se são de outro veículo... depois irei tirar fotos e medidas para comparar).

Estou colocando as molas do Engesa Diesel na dianteira e as molas originais na traseira (lembrando que o PREDATOR é um F3 com motor 6CC).

Optei pelas molas do Engesa Diesel, pois irei instalar guincho e a tendência é a dianteira abaixar em função do peso. A mola dianteira do 6CC x Diesel tem o mesmo comprimento, mudando apenas o diametro do fio (do Diesel é 1mm maior). Se eu sentir que as molas dianteiras deixaram o veículo muito duro irei trocar pelas molas do 6CC.

Depois informo as medidas das molas molas novas e também das que estou trocando (se bem que as que estou trocando já devem ter sofrido fadiga).

Abaixo as fotos das molas novas !!!!


[]'s

E aeh, Gnecchi

Como ficou o seu engesa com essas novas molas?
Ficou macio? Melhorou as condições em estrada de terra?
E para trilha?
Asfalto?
Os seus amortecedores utlilizados?

Flávio

gnecchi
14/09/2004, 11:37
haundrich,

Eu quase não andei com o PREDATOR depois de trocar as molas e pneus.

Tá fazendo 1 1/2 mês que estou com ele e fiz apenas uma trilha no litoral norte de SP, mas ainda estava com as molas originais (molas do modelo 4CC, mas com o motor 6CC). Com as molas do 4CC as mesmas estavam chegando no fim de curso com facilidade na trilha (principalmente os dianteiros.....os batentes estavam detonados).

Tenho os amortecedores Rancho e com as molas novas (do modelo Diesel na dianteira), percebi que quando tiro toda a pressão dos amortecedores o carro está pulando mais.... principalmente quando passo em lombadas, mas isto já era esperado. Escolhi as molas do modelo diesel, pois estou colocando guincho e gaiola, e o peso na dianteira irá aumentar consideravelmente !!!

Na estrada posso considerar que mesmo antes o desempenho era favorável, pois utilizo os RANCHO na pressão máxima e o bicho faz curvas acompanhando os carros de passeio na boa.

O BF 33" deixaram o carro mais macio e tb mais silencioso que os Candango, pois o desenho dos Candando favorece o zunido no asfalto.

Mesmo com as molas novas e consequentemente com o carro mais alto os pneus dianteiros estão pegando no parachoque dianteiro (em monobras em marcha ré com a direção totalmente virada), portanto com a instalação do suporte de guincho estou trazendo o parachoque dianteiro mais para frente, pois não quero cortá-lo.

Acredito que para o final da próxima semana o Predator já tenha saido do estaleiro e então poderemos testá-lo nas trilhas :wink: :wink: ....... ahhhh havia me esquecido: além da gaiola e suporte de guincho ele sairá do estaleiro com embreagem hidráulica ... vamos ver ser a dona da pensão encara a direção dele agora :lol: :lol:


[]'s

haundrich
14/09/2004, 18:42
haundrich,

Eu quase não andei com o PREDATOR depois de trocar as molas e pneus.

Tenho os amortecedores Rancho e com as molas novas (do modelo Diesel na dianteira), percebi que quando tiro toda a pressão dos amortecedores o carro está pulando mais.... principalmente quando passo em lombadas, mas isto já era esperado. Escolhi as molas do modelo diesel, pois estou colocando guincho e gaiola, e o peso na dianteira irá aumentar consideravelmente !!!

Na estrada posso considerar que mesmo antes o desempenho era favorável, pois utilizo os RANCHO na pressão máxima e o bicho faz curvas acompanhando os carros de passeio na boa.

O BF 33" deixaram o carro mais macio e tb mais silencioso que os Candango, pois o desenho dos Candando favorece o zunido no asfalto.

Acredito que para o final da próxima semana o Predator já tenha saido do estaleiro e então poderemos testá-lo nas trilhas :wink: :wink: ....... ahhhh havia me esquecido: além da gaiola e suporte de guincho ele sairá do estaleiro com embreagem hidráulica ... vamos ver ser a dona da pensão encara a direção dele agora :lol: :lol:


[]'s
Beleza, agora sim, está montado nos Rancho
Qual o código de RS 9000 que vc está usando? e está com controle interno? o que vc está achando?
Na trilha então vc deve estar usando pressão 2 ou 3?
E no asfalto, vc usa o grau 9,né?
E qual a embreagem hidraulica que vc instalou?

Falouws.. agora que está quase saindo do estaleiro, aguardando o lançamento do Predator ao mar de lama,,hehehehe

Flávio

gnecchi
15/09/2004, 00:49
Beleza, agora sim, está montado nos Rancho
Qual o código de RS 9000 que vc está usando? e está com controle interno? o que vc está achando?
Na trilha então vc deve estar usando pressão 2 ou 3?
E no asfalto, vc usa o grau 9,né?
E qual a embreagem hidraulica que vc instalou?

Falouws.. agora que está quase saindo do estaleiro, aguardando o lançamento do Predator ao mar de lama,,hehehehe

Flávio

Não sei exatamente o código.... os rancho já vieram com ele, mas é o modelo que possui 5 graduações de calibragem !!
No asfalto utilizo ele no máximo, pois é o ideal para se fazer curvas sem medo de ser feliz :wink:
Na trilha deixo ele no grau 1 ou 2.. depende da situação
A embreagem é de toyota !!! depois posto algumas fotos desta adaptação.

[]'s

haundrich
15/09/2004, 09:11
Beleza , Gnecchi

Vc deve estar com os Rancho RS5000. de 5 regulagens. Mesmo assim , show de amortecedor.
Ele atua rapidinho? tipo , girou o botão de regulagem de 1 para 5 (máximo) e vc já sente a atuação?

Flávio - Com inveja positiva de quem tem ranchos

Cilon Carlos Heck
15/09/2004, 09:23
Haundrich, os rancho valem a pena. Eu tinha no meu fase 1, tirei e passei para o fase 2 que está em reforma. Na troca eu coloquei os traseiros da F4000. Pra andar na cidade é horrível. A gente é tão acostumado a fazer curva metendo o jipe e agora parece que ele vai tombar.
Eu optei pela troca porque o fase 2 eu vou utilizar mais em viagens e o outro é só para trilhas. Se você puder, compre um jogo de Rancho que vai sentir a diferença.

gnecchi
15/09/2004, 10:01
haundrich,

A diferença entre a graduação menor (1) e a maior (5) dos Rancho é muuuuito absurda .... parece que vc mudou de carro em segundos !!!! com pressão máxima nem parece que estou dirigindo um carro com o CG tão alto :wink:

Mas é claro a diferença é perceptível se vc estiver numa estrada sinuosa, pois se for num retão de asfalto não tem o porque dar tanta diferença, a não ser em freadas e lombadas/valetas.

Com certeza é um investimento pra lá de satisfatório.


[]'s

haundrich
15/09/2004, 10:51
Gnecchi

É um relógio só para os dois pares de amortecedores ranchos RS5000?
E um botão pressuriza e outro despressuriza os 4 amortecedores?
É que tinha visto outro sistema que tinha 2 relógios e dois controles, podendo ajustar independetemente os dianteiros ou os traseiros (apesar que isso já é melzinho na chupeta.hehehe)

Mudando um pouco de assunto...
Aquele relógio que está tampado, caso tivesse algum instrumento ali, vc conseguiria ler esse instrumento totalmente, estando dirigindo?
Em outras palavras, o volante atrapalha ler aquele relógio que está tampado?
É por isso não tem relógio ali?

A coluna e direção do seu é do Vectra?

billj
15/09/2004, 11:10
Tem bosta sendo escrito aí............ :roll:


Existem dois séries de amoretecedores Rancho, o RS5000 e o RS9000. O melhor, existIAM esses séries, o RS9000 foi substituido pelo RS9000X, coisa de marketing.

O código do amoerteceodr é definido por 04 números, por exemplo:

RS9123

O "9" define o série e o "123" define o modelo. Até que sei, este número não tem relação com nada física, é apenas uma denominação.

Quanto as posições de ajuste, é o seguinte:

o RS5000 não tem
0 RS9000 tem 05 posições
o RS9000X tem 09 posições

Na realidade, o RS9000X é nada mais que um RS9000 com o botão de ajuste dividido em 09 em vez de 05. Por isso chamo de coisa de marketing, na prática não faz merda alguma. Mas eles podem cobrar mais caro por isso........ :roll:

www.gorancho.com


Abraços,

gnecchi
15/09/2004, 11:45
Seguindo o raciocínio ....

do mestre Bill o meu modelo seria o RS9000 ... com 5 posições de ajuste e apenas um controle para os 04 amortecedores :wink: :wink: :wink:


haundrich,
No local daquele relógio que "estava" tampado hoje está o relógio do Rancho e no local onde estava o rancho (local da foto) eu instalei um conta-giros !!!!! conclusão: na altura que uso a coluna de direção o volante atrapalha totalmente a visão do conta-giros e o relógio do rancho está totalmente visível.... ou seja, irei inverter as posições, pois o mais importante é ter visão permanente do conta-giros...... pois o rancho não se calibra a todo momento, portanto quando necessário terei que dar uma "pescoçada" para ver o relógio do rancho.

Não tinha nada antes porque originalmente vem sobrando os dois ultimos furos !!! (para os modelo a gasolina e álcool).


[]'s já sabendo definir os modelos de rancho !!! 8)

haundrich
15/09/2004, 12:05
Bill

No 9000X não existe nenhum incremento de desempenho em relação ao 9000?
Faço essa pergunta porque há alguns meses atrás já me falaram que o 9000 ficava mole , mesmo sendo utilizado na regulagem máxima.

Flávio

haundrich
15/09/2004, 12:09
conclusão: na altura que uso a coluna de direção o volante atrapalha totalmente a visão do conta-giros e o relógio do rancho está totalmente visível....

[]'s já sabendo definir os modelos de rancho !!! 8)

Beleza Gnecchi

É o mesmo caso do meu. O volante acaba escondendo o marcador de combustível Felizmente demora para ter dar uma "pescoçada" para checar a autonomia.

[]'s Flávio

gnecchi
17/09/2004, 22:58
haundrich,

Quando eu conseguir criar fôlego $$$$$$$$........ pretendo fazer um novo painel para o PREDATOR... mas antes as proridades são: Hi-lifit e PX.

A princípio faria o painel na configuração conforme foto abaixo.......... só que meu painel seria todo verde ........

Tabém não realizei nenhuma medição para testar se esta configuração ficaria prejudicada pelo volante ..... o correto seria fazer um molde antes da instalação definitiva ...... massss ainda é só ilusão :lol: :lol:



[]'s imginando o novo painel em operação :roll: :roll:

NeRo
29/09/2004, 14:24
Talvez possamos tem um fornecedor interessante aqui:

http://www.abmol.com.br/home.html

Estou precisando das molas dianteiras do 6 canecos. Numa conversinha com o Zanesco, esta empresa é que produzia as molas para ele.

O pessoal que entende melhor das questões envolvidas na fabricação de molas podia bater um fio lá... que acham?

haundrich
01/10/2004, 16:43
haundrich,

Quando eu conseguir criar fôlego $$$$$$$$........ pretendo fazer um novo painel para o PREDATOR... mas antes as proridades são: Hi-lifit e PX.

A princípio faria o painel na configuração conforme foto abaixo.......... só que meu painel seria todo verde ........

Tabém não realizei nenhuma medição para testar se esta configuração ficaria prejudicada pelo volante ..... o correto seria fazer um molde antes da instalação definitiva ...... massss ainda é só ilusão :lol: :lol:



[]'s imginando o novo painel em operação :roll: :roll:

Gnecchi

Não sei realmente que tamanho que vai ficar o seu conjunto de instrumentos. Mas pude perceber que talvez lhe seja necessário retirar aquele relojinho das setas do centro, e aproximar mais os instrumentos ao centro. Porque muito provavelmente os dois relógios pequenos de cada canto ficarão invisíveis atrás do aro do volante.
É questão de conferir mesmo.

Quanto as molas, depois de pesquisar, conclui que vou gastar muito até chegar num resultado satisfatório sobre as molas que eu queria ter. Ainda mais longe de qualquer possível fornecedor. E como o Igor do Rota já tem essas molas 5 cms mais altas e bateu os dados mais ou menos com o que eu precisava, (ele inclusive utiliza na sua camper), então bati o martelo. Dentro de alguns estarei com molas novas.

Próximo passo: ahhhh ...A m o r t e c e d o r e s R S 9 0 0 0 , 9 regulagens e com controle interno

Fábio
05/10/2004, 21:28
Flavio / Edu Velo,

Acabo de trocar as molas do meu Engesa, pois com as molas que estavam nele não coube os BF33" (não sei se as molas antigas são do 4CC ou se são de outro veículo... depois irei tirar fotos e medidas para comparar).

Estou colocando as molas do Engesa Diesel na dianteira e as molas originais na traseira (lembrando que o PREDATOR é um F3 com motor 6CC).

Optei pelas molas do Engesa Diesel, pois irei instalar guincho e a tendência é a dianteira abaixar em função do peso. A mola dianteira do 6CC x Diesel tem o mesmo comprimento, mudando apenas o diametro do fio (do Diesel é 1mm maior). Se eu sentir que as molas dianteiras deixaram o veículo muito duro irei trocar pelas molas do 6CC.

Depois informo as medidas das molas molas novas e também das que estou trocando (se bem que as que estou trocando já devem ter sofrido fadiga).

Abaixo as fotos das molas novas !!!!


[]'s

Gnechi e All...

Tem alguma coisa estranha por aqui! Pelo que sei, e também pelo que o pessoal da Rota me disse, as molas dianteiras devem ser maiores que as traseiras (coisa de 3cm).

Quando fui pegar as minhas (43cm traseiras) eles não tinhas as molas dianteiras compativeis e quiseram me oferecer as dianteiras de outro jogo, que apesar de terem extatos 43cm pertenciam ao jogo de molas menores, ditas "originais"

Assim sendo, acho que você pegou as traseiras de um jogo e as dianteiras de outro.

[]´s

haundrich
06/10/2004, 08:50
Pessoal

Minhas molas diesel, da rota4x4, estão a caminho.
Fio 15
Dianteiras com 45 cms
Traseira com 42 cms

Só falta os ditos batentes de borrachas. Está dificíl de achar.

Falouws

Flávio

Eduardo Velo
06/10/2004, 12:46
A gente tava falando sobre molas no tópico Envesa -
__________________________________________________ __
Carlão e All -
Molas no meu Fase III :
Dianteiro - 11 elos - diam= 16 mm
Traseiro - 08 elos - diam = 16 mm

Obs.- qdo vazio fica alinhado , qdo carregado (cx ferr. , sobress. , kit salva-vidas + kit salva-jipes , etc...) a tras. fica arriada , não sei se é por isso ... , mas tem uma estabilidade muiiiito boa em curvas ." SAI DA FRENTE ... "

Fábio
06/10/2004, 13:30
Só falta os ditos batentes de borrachas. Está dificíl de achar.
Flávio

Flavio,

Se não me engano, os batentes das molas são dos caminhões VW. Tem que ir atrás em lojas de peças para esse tipo de veículo.

[]´s

gnecchi
06/10/2004, 14:22
Flavio / Edu Velo,

Acabo de trocar as molas do meu Engesa, pois com as molas que estavam nele não coube os BF33" (não sei se as molas antigas são do 4CC ou se são de outro veículo... depois irei tirar fotos e medidas para comparar).

Estou colocando as molas do Engesa Diesel na dianteira e as molas originais na traseira (lembrando que o PREDATOR é um F3 com motor 6CC).

Optei pelas molas do Engesa Diesel, pois irei instalar guincho e a tendência é a dianteira abaixar em função do peso. A mola dianteira do 6CC x Diesel tem o mesmo comprimento, mudando apenas o diametro do fio (do Diesel é 1mm maior). Se eu sentir que as molas dianteiras deixaram o veículo muito duro irei trocar pelas molas do 6CC.

Depois informo as medidas das molas molas novas e também das que estou trocando (se bem que as que estou trocando já devem ter sofrido fadiga).

Abaixo as fotos das molas novas !!!!


[]'s

Gnechi e All...

Tem alguma coisa estranha por aqui! Pelo que sei, e também pelo que o pessoal da Rota me disse, as molas dianteiras devem ser maiores que as traseiras (coisa de 3cm).

Quando fui pegar as minhas (43cm traseiras) eles não tinhas as molas dianteiras compativeis e quiseram me oferecer as dianteiras de outro jogo, que apesar de terem extatos 43cm pertenciam ao jogo de molas menores, ditas "originais"

Assim sendo, acho que você pegou as traseiras de um jogo e as dianteiras de outro.

[]´s


Fábio,

Qdo comprei as minhas, o Igor me ofereceu as molas traseiras mais altas... ele me avisou que as originais eram realmente menores que as dianteiras, mas que ele tinha essas molas traseiras maiores (diz ele que tem as mesmas especificações que as originais... só seria maior na altura) então decidi ficar com as maiores !!!! por enquanto não tenho o que reclamar :roll: :roll:


haundrich,
Quanto aos batentes os meus tb foram trocados.... se não me engano são de 608 :? irei verificar e depois te aviso :wink:



[]'s

haundrich
07/10/2004, 10:48
Fábio e turma

Por acaso tem foto do batente das molas original?

Pelo menos aqui na região eu procurei por batente de caminhão VW, mas está complicado. Ví um monte de catálogos e nada parecido com o que tenho. Cheguei até verificar as borrachas usadas em chassis VW para ônibus. A variedade é tanta, que fica difícil descrever o que preciso para o balcão da loja.
Chego a cogitar que o batente que está no meu engesa não é original.

Gnecchi , o batente do 608 não fica meio pequeno não? ou vc está usando dois, um em cima e outro embaixo?

Flávio

gnecchi
07/10/2004, 16:19
Gnecchi , o batente do 608 não fica meio pequeno não? ou vc está usando dois, um em cima e outro embaixo?

Flávio


haundrich,

Perguntei pro meu meca e ele disse que ele compra como sendo mola original do Engesa. Como irei desmontar a suspensao novamente para trocar o kit de buchas PU, pedi para ele verificar se acha alguma especificação nos batentes.

ahhh .. ia me esquecendo: é um batente só. Este batente novo é maior do que o anterior.


[]'s

Paulo Lucena
18/10/2004, 16:35
Pessoal

Minhas molas diesel, da rota4x4, estão a caminho.
Fio 15
Dianteiras com 45 cms
Traseira com 42 cms
- - - - - - - - - - - - - -

E aí Flavio, já colocou as molas novas ?? Me dá um retorno, porque
após colocar guincho/quebra-mato na Arara-Azul, vou ter que trocar as molas devido ao peso.
Como ficou seu contato com as molas Falbo ? Deu jogo ?

Um abraço,

Eduardo Velo
18/10/2004, 19:45
Minhas molas diesel, da rota4x4, estão a caminho.
Fio 15 Dianteiras com 45 cms Traseira com 42 cms
Só falta os ditos batentes de borrachas. Está dificíl de achar.Flávio

Galera , tirei as 4 molas hj para pintar as bases e batentes :
Dianteira - 11 fios diam. 16 mm e altura 415 mm
Traseira - 8 fios diam. 16 mm e altura 390 mm

[]s ...

ddr54
19/10/2004, 11:51
Ai Pessoal ,

Tenho um Engesa 87 á alcool com manual de manutenção .

No manual tem as informações das molas e amortecedores originais .

Se for útil e interessar , posso colcar os dados aqui .

Sds

Danilo

PS : Estou procurando manual do proprietario

Eduardo Chaves
19/10/2004, 13:29
Falæ Danilo...

Posta as informações pra gente sim...

[]'s...

ddr54
19/10/2004, 15:58
Segue anexo os arquivos jpg escaneados .

O diametro do fio vou medir e informar o mais breve possivel .

Danilo

ddr54
19/10/2004, 16:22
Parece que os anexos não foram .

Vou tentar novamente , após zipar .

Danilo

Eduardo Velo
20/10/2004, 16:05
Não lembro quem pediu fotos dos batentes , mas só peguei minha cam. digital a pouco ...
o traseiro tem 3 gomos e o dinat. 2 gomos , são presos num cone com parafuso passante , o cone tem 2 abinhas que entram nas fendas no suporte superior para evitar que gire e saia do lugar ...

[]s...

Fábio
20/10/2004, 21:45
Pelo que me lembro na minha Camper, tem batentes em cima e em baixo...

Será que estou louco?
Será que é assim mesmo?
Será que alguém fez caca na minha suspensão?

[]´s (indignados por meu estacionamento ser longe de casa e só poder conferir isso amanhã...)

fpandur
20/10/2004, 22:00
Pelo que me lembro na minha Camper, tem batentes em cima e em baixo...

Será que estou louco?
Será que é assim mesmo?
Será que alguém fez caca na minha suspensão?


:D :D Grande Fábio, se bem me lembro, na minha também tem 2 batentes. Tanto que não sobra muito espaço entre eles, ficando preenchido todo o "espaço vertical" da mola.

Ah, a minha está bem aqui perto, mas estou com preguiça de descer lá e ver isso .... :lol: :lol: :lol: :roll:

Abraços

Pedro
20/10/2004, 22:46
Grande Fábio, se bem me lembro, na minha também tem 2 batentes. Tanto que não sobra muito espaço entre eles, ficando preenchido todo o "espaço vertical" da mola.

Ah, a minha está bem aqui perto, mas estou com preguiça de descer lá e ver isso .... Laughing Laughing Laughing Rolling Eyes

Abraços
_________________
Flávio Pandur
CJ-5 63 - Donatello
Camper 93 4x4 S4T - Pomarola
Presidente Prudente - SP
Masssss.....se fica só um pequeno espaço, isso não impede a compressão da mola, prejudicando a "distorção" da suspensão para a superação de um obstáculo?? O ideal não seria ter um espaço maior entre estes batentes, ou ter apenas um batente?
[]'s

fpandur
21/10/2004, 14:33
Dei uma olhada hoje com mais atenção nos batentes da Camper. Há um cone de apoio na parte de cima e outro embaixo (de um material mais rígido, tipo um plástico ou algo assim). E no meio desses cones, um batente tipo "sanfona" de borracha. Esse batente fica preenchendo todo o espaço entre os cones e portanto, "fechando" todo o espaço interior da mola.

Acabei não tirando fotos, vou tirar e ver se fica bom, uma vez que a Camper está devidamente montada :lol: :lol: e as imagens podem não ficar tão nítidas como as fotos do Edu ....

Abraços

Paulo Lucena
21/10/2004, 18:18
Oi Eduvelo !!

Vou pegar carona, nas fotos que vc enviou
e gostaria de saber sobre as molas. Onde
comprou ? São molas do que ?
Quais as dimensões ?

Obrigado,

Eduardo Velo
21/10/2004, 20:08
Vou pegar carona, nas fotos que vc enviou
e gostaria de saber sobre as molas. Onde comprou ? São molas do que ?
Quais as dimensões ? Obrigado,

Cara , vc é o 3º Engeseiro Fase 3 do forum ...
Nem faço idéia de que carro é essas molas, veio nele a 2 anos , mas vamos lá :
Diant. - comprimento - fora - 415 mm diam. fio 16 mm 11 fios
Tras. - comp. fora- 390 mm - diam. fio 16mm 9 fios (e não 8 como tinha contado antes ) ...
Qdo for trocar vou num auto peças de caminhão ou num moleiro e descubro ...

[]s...

Paulo Lucena
21/10/2004, 20:28
Pois é Eduardo,

Meu motor é um Maxion S4T, e eu estou colocando quebra-mato e
guincho (work 12000). Com isso acho que a frente ficou muito pesada/mole, mesmo com os Rancho 9000 (para Mitshubishi L200).

O fio da minha mola é 15mm, e o resto das dimensões só qdo.
tirar. Me interessei pela sua, por ser um fio 16mm (maior resistencia)
e a distancia entre os elos tbem está muito boa.

O motor da Jabiraca é Disiel, qual ? Se vc tiver notícias, sobre do
que (carro) é sua mola me dá um toc....ok ?

Obrigado,

Eduardo Velo
21/10/2004, 21:09
Está muito parecido com o meu , antes da reforma , hehehe ...
O meu é Q20B s/ turbo , o restante dos dados e a reforma estão aqui
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2498&start=0

[]s...

Paulo Lucena
21/10/2004, 21:26
Eduvelo,

Bela Maquina vc tem aí !

Realmente a configuração da Jabiraca está praticamente a
mesma da Arara-Azul.

Veja o que vc consegue em relação as molas. Isso vai me
ajudar muito, e tbem a outras Jordânias por aí.

Grande abraço,

Eduardo Chaves
22/10/2004, 13:59
Paulo,

Estamos próximos, estou em Americana, esta noite vai ter trilha aqui, parece que virá um Samurai ou Vitara de Campinas, mas não sei quem é, se tiveres a fim, vem pra cá vc tb...

Encontro às 22:30 no posto Bremen em frente à Nardini e chegada prevista entre 5 e 6 da matina, café da manhã R$ 10,00/pessoa.
Meu molecular: 19-9754-8811.

Trilha promovida pelo clube Coyotes Off-Road...

[]'s e desculpem o off...

Paulo Lucena
22/10/2004, 19:36
Salve Eduardo Chaves !!!


Agradeço muito o convite mais não vai dar.

Minha esposa está em São Paulo a trabalho
e eu segurando as pontas aqui com as crianças.
Numa outra oportunidade quem sabe.

Um Grande abraço e bom passeio
a todos,

ddr54
27/10/2004, 16:07
Amigos ,

Em 13/10 postei aqui copias do manual de manutenção com a pagina sobre molas e amortecedores .

Como tive que desmontar o diferencial dianteiro , pude verificar as medidas .

Todas as medidas conferem de acordo com o manual .
O diametro do fio da mola é 13,30 mm .

Fotos anexas facilitam verificar o numero de elos . Ambos os lados são iguais .

Quanto a traseira , fico devendo a verificação .

Danilo

Eduardo Velo
27/10/2004, 17:45
Danilo , é o mesmo n. de fios da mola traseira do meu engesa porém o diam. é 16 mm e não 13,30 mm
O que vc está fazendo no diferencial dianteiro ???

[]s... xeretas , hehehe ...

ddr54
27/10/2004, 18:26
Além do empeno do munhão , o diferencial também empenou .
Mas parece que tudo foi recuperado .

Amanhã vou buscar o diferencial e ver como ficou o serviço .

Espero que possa andar e tirar umas fotos neste final de semana .

Danilo

ddr54
27/10/2004, 19:49
Eduvelo ,

Notei que a barra de direção do meu Engesa tem uma curva .
Vide fotos .


Isto é assim mesmo ?

Danilo

Eduardo Velo
27/10/2004, 22:09
A barra do meu é reta ...
O pessoal não liga pra essa barra pq ela só alinha a direção , o alinhamento das rodas é feito pela outra barra .
Pode endireitar , essa barra é de material mais maleável pra absorção de torção , como vc quase não sente esforço com DH , estando os terminais bons , essa barra é que vai entortar em caso de impacto ou roda presa ...

[]s e bom trampo ...

haundrich
29/10/2004, 12:06
Pessoal

Minhas molas diesel, da rota4x4, estão a caminho.
Fio 15
Dianteiras com 45 cms
Traseira com 42 cms
- - - - - - - - - - - - - -

E aí Flavio, já colocou as molas novas ?? Me dá um retorno, porque
após colocar guincho/quebra-mato na Arara-Azul, vou ter que trocar as molas devido ao peso.
Como ficou seu contato com as molas Falbo ? Deu jogo ?

Um abraço,

Grande Paulo e Turma dos Engeseiros

Seguinte: Ficou muito bom eu ter colocado molas mais altas. As coloquei porque eu queira mais curso de suspensão e fazer caber os pneus 35"pols.


Resultado:

Aumentou o curso e melhorou o desempenho nas estradas de terra/obstáculos. E ficou mais macio também. Dá para colocar uma média de velocidade um pouquinho mais alta, mantendo o mesmo conforto. Lembrando que não quero rallye, apenas viajar com conforto nas estradas secundárias.

Só falta trocar os amortecedores traseiros que não estão legais. E fazer um ajuste nas panhards, porque com a subida das molas, os eixos sairam um pouquinho do centro. Lembrei da idéia do Mott de ter panhards com ajuste por causa disto, no começo hehehehe
Agora cabe os BF35"pols (para o futuro) e praticamente estou concluindo o que eu pensava a respeito entre colocar molas maiores ou colocar calço na carroceria.

Colocar calço na carroceria parece ser rápido e barato de se fazer, tendo que ajustar os comandos que vem da carroceria ao chassis/motor (pedais da embreagem, acelerador, direção..) e boa.

No meu caso, colocar molas maiores, implica em critério na compra e troca das 4 molas e ajustar as panhards. Pelo que vi, terei que baixar o ponto de ancoragem destas panhards com relação ao chassis, para minimizar o efeito do deslocamento lateral. Estou me informando a respeito disso para ser feito da melhor forma e pesquisando uma maneira de mudar esse sistema de panhards para outro sistema. Tudo isso, sem falar que é necessário refazer o ângulo de caster no eixo dianteiro. Isso significa em usinar os munhões e resoldá-los no novo ângulo (o que eu já tinha feito antecipadamente, por causa de um defeito de montagem encontrado no meu eixo dianteiro, já o fiz pensando mesmo nas molas)).

Em resumo:

Se for olhar pelo lado prático da coisa, compensa apenas subir os calços da carroceria, que também tem algumas desvantagens. E sai mais barato.

Se for chato que nem eu, que busca um pouco mais de curso de suspensão, faz tudo isso aeh que expliquei acima, para diminuir os barulhos da cabeça, he he he..

Falouws

Flávio

haundrich
29/10/2004, 12:27
Grande Fábio, se bem me lembro, na minha também tem 2 batentes. Tanto que não sobra muito espaço entre eles, ficando preenchido todo o "espaço vertical" da mola.

Ah, a minha está bem aqui perto, mas estou com preguiça de descer lá e ver isso .... Laughing Laughing Laughing Rolling Eyes

Abraços
_________________
Flávio Pandur
CJ-5 63 - Donatello
Camper 93 4x4 S4T - Pomarola
Presidente Prudente - SP
Masssss.....se fica só um pequeno espaço, isso não impede a compressão da mola, prejudicando a "distorção" da suspensão para a superação de um obstáculo?? O ideal não seria ter um espaço maior entre estes batentes, ou ter apenas um batente?
[]'s

Pedro, Flávio Xará Pandur e Engeseiros

Eu conferi os batentes do Ursus, e são exatamente iguais aos postados neste tópico. Inclusive estão novos. Mesmo assim, quando a suspensão é solicitada, acaba dando um baque metálico e é lá nos amortecedores. Ou seja, os amortecedores batem o fim do curso antes do batente meu de borracha.

Agora achei muito interessante saber que alguns companheiros nossos tem dois batentes, que entendi que fica em cima e outro batente em baixo.
Tem fotos do batente inferior?

Porque começa a fazer sentido para mim ter os 2 batentes (em cima outro embaixo, dentro da mesma mola) e é o que provavelmente está faltando no meu, o batente inferior.

Prova disso foi quando coloquei o Ursus no barranco, fazendo uma espécie de rampa de RTI (lembrando o Bill) , e aeh a traseira do lado oposto teve sua mola comprimida no máximo, até acabar o curso. Foi aeh que verifiquei que não tinha mais curso mas o batente de borracha não estava encostado. Porque o amortecedor bate antes.

Isso explica porque será o 3 par de amortecedor a ser trocado na traseira, depois de algumas pequenas voadoras he he he he.

Então, estou curioso para saber porque viaturas tem um batente e rodam numa boa e porque que outras tem 2 batentes.
Será que há diferença nos desenhos das bases das molas? Ou o segundo batente é do tipo que já veio adaptado?

Em todo caso, melhorou o meu problema. Vou instalar o segundo batente embaixo.

Ao pessoal que ficou preocupado com a possível perda de curso por causa da inserção de batentes dentro do espaço das molas, digo que isso é psicológico.. hehehe... Eu também tive essa mesma impressão. Mas tem que ter os batentes, para salvar os amortecedores de qualquer baque gratuito.

Falouws.. Depois mando os desenhos em autocad simulando o movimento da suspensão traseira do meu engesa, onde mostra a necessidade do batente.

Flávio

Fábio
29/10/2004, 13:15
Isso explica porque será o 3 par de amortecedor a ser trocado na traseira, depois de algumas pequenas voadoras he he he he.


Haundrich,

Qual amortecedor você está usando? Pergunto isso, pois meus Ranchos ficaram lá nos EUA :? e estou querendo colocar as molas novas de qualquer jeito.

Essas molas deixaram o carro duro ou macio? Como eu uso 02 amortecedores por roda posso dosar isso, colocando ou retirando um deles.




Ao pessoal que ficou preocupado com a possível perda de curso por causa da inserção de batentes dentro do espaço das molas, digo que isso é psicológico.. hehehe... Eu também tive essa mesma impressão. Mas tem que ter os batentes, para salvar os amortecedores de qualquer baque gratuito.

Falouws.. Depois mando os desenhos em autocad simulando o movimento da suspensão traseira do meu engesa, onde mostra a necessidade do batente.


Bom, na verdade no seu caso, que o amortecedor está dando fim de curso comprimido, você não perde em curso de suspensão mesmo. Agora... se conseguisse um amortecedor que fosse menor comprimido e maior extendido, a teoria seria válida sim!

Ah.. Desencana do CAD! Acho que ficou claro para todos!!!!

[]´s

Eduardo Chaves
29/10/2004, 14:09
Haundrich,

Em vez de CAD, manda as fotos da RTI... hehehe...

E quais molas e amortecedores fizeram parte da receita...

[]'s...

haundrich
29/10/2004, 18:19
Turma

Os amortecedores que estou usando são os de MB608. Passo as medidas depois. Mas são semelhantes aos da F4000, no curso aberto e fechado. A diferença fechado é coisa de 5mmm, se não estiver enganado.

Acredito que o amortecedor de F4000 seja mais duro que esse de MB608 que estou usando, pois percebi isso movimentando o bicho no balcão. Mas acho que essa maneira de testar na mão não deve servir de parâmetro.

Ok.. hehehe vou desecanar do Cad, apesar do desenho pronto. Só falta converter para jpg para que possa ser visualizado

Eduardo, vou ficar te devendo a foto. No dia que fiz o teste, minha câmera estava viajando , heheheh e agora não poderei reproduzir tão fácil a situação em virtude das molas novas, mas farei novamente o teste, até para ver como fica com as molas mais duras (acredito que ficou menos do que com molas de pampa).

Falouw turma
Flávio

Ricardo Cubas
08/03/2005, 08:20
Pessoal

Minhas molas diesel, da rota4x4, estão a caminho.
Fio 15
Dianteiras com 45 cms
Traseira com 42 cms
- - - - - - - - - - - - - -

E aí Flavio, já colocou as molas novas ?? Me dá um retorno, porque
após colocar guincho/quebra-mato na Arara-Azul, vou ter que trocar as molas devido ao peso.
Como ficou seu contato com as molas Falbo ? Deu jogo ?

Um abraço,


Reativando este tópico,

Flavio voce está usando pneus 35 ??? Voce trocou as molas por molas mais altas , certo ? Quanto vc ganhou de altura ?? Como está o engesa hoje.

estou com penus 35 no meu engesa, não mexi na supsensão e nem nos calços e eles couberam bem. Não sei se estão com molas originais ou não. Agora estou querendo partir para pneus 37, aí vou precisar levantar um pouco.

Grande Paulo e Turma dos Engeseiros

Seguinte: Ficou muito bom eu ter colocado molas mais altas. As coloquei porque eu queira mais curso de suspensão e fazer caber os pneus 35"pols.


Resultado:

Aumentou o curso e melhorou o desempenho nas estradas de terra/obstáculos. E ficou mais macio também. Dá para colocar uma média de velocidade um pouquinho mais alta, mantendo o mesmo conforto. Lembrando que não quero rallye, apenas viajar com conforto nas estradas secundárias.

Só falta trocar os amortecedores traseiros que não estão legais. E fazer um ajuste nas panhards, porque com a subida das molas, os eixos sairam um pouquinho do centro. Lembrei da idéia do Mott de ter panhards com ajuste por causa disto, no começo hehehehe
Agora cabe os BF35"pols (para o futuro) e praticamente estou concluindo o que eu pensava a respeito entre colocar molas maiores ou colocar calço na carroceria.

Colocar calço na carroceria parece ser rápido e barato de se fazer, tendo que ajustar os comandos que vem da carroceria ao chassis/motor (pedais da embreagem, acelerador, direção..) e boa.

No meu caso, colocar molas maiores, implica em critério na compra e troca das 4 molas e ajustar as panhards. Pelo que vi, terei que baixar o ponto de ancoragem destas panhards com relação ao chassis, para minimizar o efeito do deslocamento lateral. Estou me informando a respeito disso para ser feito da melhor forma e pesquisando uma maneira de mudar esse sistema de panhards para outro sistema. Tudo isso, sem falar que é necessário refazer o ângulo de caster no eixo dianteiro. Isso significa em usinar os munhões e resoldá-los no novo ângulo (o que eu já tinha feito antecipadamente, por causa de um defeito de montagem encontrado no meu eixo dianteiro, já o fiz pensando mesmo nas molas)).

Em resumo:

Se for olhar pelo lado prático da coisa, compensa apenas subir os calços da carroceria, que também tem algumas desvantagens. E sai mais barato.

Se for chato que nem eu, que busca um pouco mais de curso de suspensão, faz tudo isso aeh que expliquei acima, para diminuir os barulhos da cabeça, he he he..

Falouws

Flávio

haundrich
01/04/2005, 23:03
Fiquei devendo as fotos neste tópico. Logo as trarei.
Estou agora com amortecedor de MB608 na dianteira e amortecedor de F4000 na traseira. Acredito que não consigo aliar desempenho x conforto mais do que isso, sem cair no investimento de um Bilstein ou Ranchos da vida, por enquanto.

Estou pesquisando sobre as panhards, porque com as molas mais altas, elas "cutucam" mais o chassis, eheheheh

Flávio Schurt - Dando uma geral no fórum

Ricardo Cubas
14/04/2005, 15:34
estou trocando as molas por molas um pouco mais altas + 5cm. e já apareceu o primeiro problema. A cruzeta pega na "luva" e não gira. Isso acontece porque o cardam subiu aumentando o angulo. Mas não era pra pegar ..... era pra dar outros problemas não esse :cry:

Alguma idéia do que fazer ??? Não vale cortar a mola em 5cm !!! :x

haundrich
14/04/2005, 15:59
putz, o meu a princípio não deu esse problema, pelo fato de ser mais comprido, é F2.
Tinha que ver se tem cruzeta para trocar que permita esse ângulo.
Tem como pegar um transferidor e marcar esse ângulo para a gente? e foto? estou curioso para ver isso.
Em jeep Willys , o pessoal que faz spoa (molas sobre o eixo), só vi necessidade de encompridar o cardâ um pouco, para não ficar escapando a luva.

Flávio Schurt

Ricardo Cubas
14/04/2005, 16:25
Pois é, eu tambem nao tava preparado pra isso. To indo lá no fim da tarde com maquina pra registrar.

É estranho a frente da caixa está muito mais alta que a parte de trás ... vou tirar umas fotos e postar aqui.

Até agora a solução encontrada foi dar um passe na cruzeta para ela não pegar .... ou achar outra cruzeta mesmo .... mas ainda acho que não devia pegar ....

Eriksom Teixeira Lima
15/04/2005, 11:19
Ricardo

Quanto maior o calço de mola ou a própria, mais "cruzada" ficará a barra panhard. Isso gerará um deslocamento lateral em arco do diferencial na "DIREÇÃO" do ponto de fixação da panhard no chassis.

Você tem razão em tese que o garfo da cruzeta não deveria se "fechar", em tese, pois ele já deveria estar fechando e você nunca percebeu. :(

Meus dois tostões de sugestão: solte a barra panhard, depois faça todos os testes para verificar se ainda assim o garfo se fecha em si mesmo.
Se sim, procure um garfo maior.
Se não (na minha opinião, de qualquer jeito), aumente o tamanho do suporte do chassis da barra panhard, "baixando-o" em direção ao solo, de modo que você consiga diminuir a inclinação da dita barra. Isso não só melhorará a dirigibilidade de seu engesa, como também e principalmente reduzirá o deslocamento em arco, melhorando a eficiência de seu engesa em trilhas com erosões, pedras e similares.

Eriksom

Ricardo Cubas
15/04/2005, 11:56
Creio que é isso mesmo, já deveria estar se fechando ....

Quanto a panhard e ao deslocamento, estava preparado para isso , e para alterar a fixação para manter o alinhamento.

mas é meu uma questão de testar e ver como fica.

Qualquer outras ajuda/idéia é muito bem vinda.

Ricardo Cubas
28/04/2005, 09:48
O problema da cruzeta esguelando era porque o dif. dinateiro era de rural e tava em um angulo diferente do original. Relamente já deveria estar pegando antes. Resoldei a bolota do difrencial para ficar Ok.

Quanto a barra panhart , é necessário abaixar a fixação no chassis ou apenas aumentar seu comprimento, pois dessa maneira ela tambem vai baixar mais em direção ao solo.

Eriksom Teixeira Lima
28/04/2005, 13:36
Ricardo,

Fica dificil dar uma receita de bolo sem ver o bicho. Mas vou tentar não queimar a rosca, afinal não sou padeirinho distraído
:lol: :lol: :lol: :lol:

Assim foi feito para ajustar a panhard na minha Camper, pois uso eixos de band. Com o carro perfeitamente estabilizado no chão, a barra panhard desconectada, o eixo foi centrado tomando por base os braços tensores perfeitamente alinhados em paralelo ao chassis. Depois disso, medimos a panhard para saber se ela está no comprimento e na angulação ideal.

Se o comprimento estiver muito curto, verifique se o suporte do diferencial pode ser deslocado. Ou se seria melhor e possível deslocar o suporte do chassis. 8)

Ambos, aliás, tudo aqui, exige uma soldador de primeira qualidade para não empenar nada. :?:

Se o comprimento OK e a angulação ruim, descrave o suporte do chassis e procure aumentá-lo para baixar mais em direção ao chão. Isso diminuirá o ângulo e, portanto, o reduzirá o deslocamento de todo o eixo na direção do suporte da panhard cravado no chassis. Não eliminará, apenas, diminuirá o deslocamento dado um grau de abertura qualquer. Dependendo de amortecedores, de buchas, talvez você ganhe um pouco mais de abertura, mas só medindo para ter certeza. :?

No caso de minha Camper, ela ficou muito mais estável no asfalto. Como eu resolvi terminar de reformá-la toda (e pedi para fazer um pequeno ajuste - malditos Hella Iluminator :evil:, que terminou de revelar outras merdas escondidas feitas pelo proprietário anterior). Ou seja, ela ainda está no estaleiro :cry: :cry: :cry: .

De qualquer forma, do que já está pronto, temos:
- barra panhard, rebaixada
- tensores dianteiros, agora perfeitamente alinhados
- suporte de molas no chassis, reposicionado para ficar perfeitamente em paralelo com os do diferencial (se você notar a mola fica embarrigada ou em arco, e aumenta ainda mais com a abertura da suspensão, tudo por causa dessa opção da Engesa/Envemo: agora na minha Camper não estão mais :roll: )
- suporte dos amortecedores no diferencial, reposicionados (como escrevi, os eixos são de band, e estavam dando batente muito antes do final - a pinça batia no suporte do amortecedor :x )

:cry: :cry: :cry: Depois de escrever essa msg fiquei triste e saudoso da Puta Velha. Vou vê-la, mas só sábado. Quem sabe na semana que vem já possa fazer uma trilha :o Na Fenajeep ela estará tinindo e de motor amaciado. Até lá, só a Phoddasse para me carregar

Se não entendeu alguma coisa que escrevi, ou se ficar em dúvida, não faça, pois pode piorar :twisted:

Putz, escrevi demais com sempre. Ainda bem que meu amigo GV de Brusque não está aqui para me dar esporros :P

Abraços

Eriksom

NeRo
09/05/2005, 18:03
Pergunta.
Existem calços para acerto de molas no Engesa?
A alinhadora de chassi informou que vai precisar... tô estranhando essa história pois as molas não tem nem um ano de uso. :?

Eriksom Teixeira Lima
09/05/2005, 20:18
NeRo

Eu acabo de retalhar o chassis da minha Camper. Quando ficar pronto, eu conto toda a história :(

Por causa disso, descobrimos que os suportes de molas não são colocados em perfeito alinhamento. Idem para os dos tensores. Idem para os dos amortecedores. O que pode estar acomtecendo no seu é que na medição técnica isso tudo apareça e se some a mais alguma pequena torção no chassis (tua fama aqui é looonnnngaaa. Más línguas, sabemos :lol: :lol: )

Então pergunte em detalhes o que eles estão falando para analisar, pois corrigir defeitos de fábrica nem sempre é necessário. Mas que é bom, é. Palavra de um saudoso de uma certa Puta Velha que já foi "A Menina" :(

NeRo
09/05/2005, 20:36
Fala irmão! Já acompanho um pouco sua novela com a Puta Velha. :D

O que sei é:
:arrow: Essa fama toda é injustificada. Mas por aqui se perde amigos mas não a piada. :mrgreen: Ninguém enxerga os próprios erros, só dos outros! :evil:
:arrow: Desvio diagonal (Essa dava pra pegar com a dica do barbante dada pelo Edu Velo)
:arrow: Eixo dianteiro empenado.
:arrow: munhão esquerdo empenado.

Amanhã vou conferir pessoalmente essa história de calços, como eu disse as molas são novas. E a história do munhão vou avaliar se é melhor trocar ou ficar assim um pouco.

Ricardo Cubas
10/05/2005, 09:14
Bem , depois da troca das molas por mais altas da Rota4x4 o engesa ganhou altura (claro), ficou com a direção mais boba (esperado). Nada que comprometa muito , mas pode ser melhorado.

A questão da cruzeta foi resolvida. mas como sempre, apareceu outro problema. A carroceria na traseira tá inclinada para o lado do motorista. Vou trocar as molas de lado pra ver se pode ser mola, os calços de carroceria estão OK.

Outra dúvida surgiu. estou com amortecedores Rancho com regulagem. Fiz uma trilha no findi na posição mais "mole". Em uma subida ingrime e escorregadia tive dificuldades. A pergunta é: a regulagem do amortecedor influencia - nesse caso negativamente - no agarre no solo ?? Por estar mais mole o jipe perde aderencia ao solo ??

Wallace
10/05/2005, 11:39
Influencia sim, pois a tendencia é do eixo quicar mais (mesmo que voce não perceba)

Ricardo Cubas
11/05/2005, 09:38
ok, então o ajuste para mais macio funciona para erosoes e obstaculos enquanto o mais duro funciona para terrenos encorregadios ??

na questão do engesa estar torto continuo sem entender, pode ser algum ajuste na barra panhard que faz a carroceria ficar mais inclinada na traseira na lado do motorista ??

Wallace
11/05/2005, 12:22
Mais peso lá ou mola com menos carga.

Ricardo Cubas
11/05/2005, 13:51
Mais peso lá ou mola com menos carga.

Waalace,

já troquei as molas de lado, então problema com as molas não é. Não há mais peso do lado do motorista. os calços de carroceria estão todos do mesmo tamanho. :?

NeRo
11/05/2005, 20:07
Chassi desalinhado pode torcer a carroceria também...

Eriksom Teixeira Lima
12/05/2005, 09:23
Ricardo

A primeira coisa a destacar é que molas mais altas afastam o diferencial da carroceria e portanto alteram o cáster, o que deixa o carro bobo. :cry:

Quanto a carroceria torta, é bastante provável que molas mais altas ao afastar diferenciais e carroceria façam com que o veículo fique "tombado" para o lado em que a panhard prenda na carroceria (deslocamento lateral do eixo).

Para saber, solte as panhard, dê uma volta no quarteirão, e meça tudo de novo. Se for isso, a solução é simples, mas que exige esperiência em soldagem: descrave a panhard do chassis e a solde de novo. Insisto, não e coisa boba de fazer, tem de saber.

Quanto ao cáster, é mais complicado ainda: você precisaria descravar e resoldar a "ponta"do diferencial para recuperar o cáster adequado, provavelmente 0 grau. O ideal é nessa "volta no quarteirão" sem panhard, você passar num alinhador e verificar o cáster para saber o quantofoi alterado. :cry:

Não fique tão desesperado, provavelmente você não torceu o chassis, coisa que só poucos conseguem fazer :lol: :lol: :lol: :lol:

NeRo, depois mando meus comentários sobre sua msg, mas torcer o chassis é coisa de menino prodígio. 8) Estive em BSB nos últimos dois dias *argggghhhhhh* e estou saindo para trabalhar agora.

Eriksom

Eriksom Teixeira Lima
12/05/2005, 11:50
NeRo

Realmente, fama e chifre são coisas que os amigos "botam" nos amigos. Por isso prefiro não ter amigos :D :D :D :D

. Munhão empenado, melhor trocar.
. Eixo empenado, eu desempenaria, e depois reforçaria os tubos.
. desvio diagonal no chassis :?: Desculpe a iNgUInorânÇa, quer dizer que que as longarinas não estão exatamente paralelas? Como elas são fixadas entre si pelos dois tubos em cima do eixo traseiro, isso quer dizer que eles estão tortos? Entendi errado :?:

Não fale na Puta Velha, eu fico deprimido :cry:

Eriksom

Ricardo Cubas
13/05/2005, 17:39
Ok.

Veja realmente a direção ficou mais boba, mas não é nenhum fim do mundo. Algum outro problema se eu nao refizer o angulo de caster ???

Quanto ao engesa estar tomabado para o lado do motorista é realmente porcausa da panhard. Quando se tira a barra ele volta ao normal.

Por que é mais adequado refazer o suporte da panhard mais para baixo em vez de "emcumpridar" a barra e deixar o suporte como está ??

esse é um negócio muito interessante. Quanto mais se mexe, mais se tem para mexer :wink:

Ainda bem que temos amigos dispostos a ajudar.

valeu. :D

Eriksom Teixeira Lima
13/05/2005, 19:02
Ricardo.

Quanto mais inclinada ficar sua barra panhard, maior será o deslocamento lateral do diferencial considerada a mesma abertura dele (afastamento do chassis).

Se você baixar o suporte e colocar a barra mais reta/menos inclinada, o deslocamento lateral diminuirá muiiiitttto sem nenhuma perda de abertura. ( :idea: tente imaginar o movimento usando o seu braço apoiado em uma mesa para mover algum objeto)

As buchas todas agradecerão :wink:

Outra coisa mais. É muito mais fácil resoldar/aumentar os suportes do que aumentar o tamanho da panhard. :D

Quanto ao cáster, além de comer mais pneu e ficar mais boba (e insegura), não vejo problemas. Pelo contrário, o raio de curva talvez até diminua um pouco (a pensar melhor sobre isso :?: ).

Eriksom

NeRo
15/05/2005, 08:45
. Munhão empenado, melhor trocar.

Vai ficar assim. :( Não tenho dinheiro. Mas claro que informarei isso ao futuro comprador.


. Eixo empenado, eu desempenaria, e depois reforçaria os tubos.
Foi feito. :D

. desvio diagonal no chassis :?: quer dizer que que as longarinas não estão exatamente paralelas?
Não... quero dizer que estão \ \. Pegou? :D Estão parelelas mas existia um desvio entre os eixos traseiro e dianteiro de 1,5cm.

Não fale na Puta Velha, eu fico deprimido
Toda puta que vale a pena deixa a gente deprimido de vez em quando. :wink: Mas sempre compensa. :D
Abraço!

guilhermeabreu
15/05/2005, 10:54
GALERA

Comprei molas novas na ROTA 4X4 com o JOÃO , as dianteiras tem 42 cm de comprimento , elos com 14,8 cm de espessura , que segundo ÍGOR seria a mais recomendada para meu ENGESA , pois essas molas são do ENGESA MOTOR OPALA 6 CC , e o meu motor é o MWM , e ficaria bom , as trazeiras tem 40 cm de comprimento e 14,8 cm de espessuras do fio .

A frente ficou 2 cm mais baixo que a trazeira , mas elevou mais a carroceria de como estava .
Como estava ,com as molas originais do ENGESA ÁLCOOL 4CC a frente estava muito baixa e cheguei até a bater o carter no diferencial . Mas como eu já estava acostumado com aquelas molas , que deixavam o ENGESA bem macio , estranhei um pouco no começo . GOSTAVA DELE BEM MACIO COMO ERA , mas não era o indicado .

Coicidentemente qdo troquei as molas , coloquei dois pneus 33" nas rodas BBS tala 10" e coloquei na frente . PUT'S o ENGESA ficou praticamente indirigível , ficou maluco , querendo tomar o mato pra qquer lado que ele olhava . E qdo coloquei a terceira roda larga na trazeira melhorou bastante , estou aguardando o 4º pneu chegar pra completar e verificar se o problema vai acabar.

PERGUNTO : Se este problema continuar ? é pq aumentei a altura por ter trocado as molas? e terei que abaixar a fixação da PANHARD?
Ou terei que suportar esta loucura do bicho até acabar com estes 33", e voltar para outro mais estreito e ficar com nojo da cara dele.

NO AGUARDO E UM ABRAÇO A TODOS

NeRo
15/05/2005, 13:01
Guilherme amigo, deixa eu ver se entendi.
Você está andando com pneus diferentes na frente e atrás? Eles são diferentes somente na largura ou na altura também? Os pneus sempre devem ser iguais senão não dá para avaliar.

Com mola nova a frente ficou mais baixa? ou será a traseira que ficou muito alta?
Já que você comprou da Rota, dá pra falar com eles e pedir para trocar as molas ainda.
No manual do F1 as medidas para molas traseiras são:
comprimento sem carga: 380mm
Comprimento com carga de 465+28 kg (não me pergunte o pq desses valores. :D) 271 mm

Até onde eu sei o Engesa suporta pneus 33 sem mexer nadinda. Mas você pode verificar o alinhamento e cáster. Verificar isso é o começo para decidir o que fazer.

Eduardo Chaves
15/05/2005, 13:54
Guilherme amigo, deixa eu ver se entendi.
Você está andando com pneus diferentes na frente e atrás? Eles são diferentes somente na largura ou na altura também? Os pneus sempre devem ser iguais senão não dá para avaliar...

...Até onde eu sei o Engesa suporta pneus 33 sem mexer nadinda. Mas você pode verificar o alinhamento e cáster. Verificar isso é o começo para decidir o que fazer.

x2 :wink:

guilhermeabreu
15/05/2005, 17:28
NERO

Antes de colocar as molas novas ,a frente ficou muito mais baixa que a trazeira pq mudei de motor , coloquei o MWM . QDO TROQUEI AS MOLAS E COLOQUEI AS NOVAS O engesa FICOU TODO M AIS ALTO , sendo que a frente ficou +- 2 cm mais baixa que a trazeira . talvez por eu não ter colocado as molas dianteiras do ENGESA com motor Q20B . O ÍGOR filho do JOÃO me falou se eu colocasse esta mola com o meu motor MWM , que o ENGESA ficaria muito duro , pq o motor MWM não é mais pesado que o motor do opala 6 cc e o motor Q20B é muito mais pesado, e com a mola deste (opala 6 cc )ficaria boa . Eu havia pensado em só trocar as da frente ,e ele me disse que se fizesse ísto , a trazeira iria ficar mais baixa pq as molas originais já estariam cansada . Os ENGESAS que vi por aí são todos nivelados , mesmo espaço que tem entre o pneu e o paralama dianteiro , tem no trazeiro . mas é apenas um pequeno detalhe .

Qdo coloquei só 2 pneus largos na frente é que o bicho ficou DOIDO , mas na próxima 3º feira estarei com os 4 no lugar , e se continuar DOIDO , vou fazer novo alinhamento , pois com estas modificações deve ter mudado todos os ângulos e graus da suspensão não concordam ?

ATÉ BREVE

NeRo
15/05/2005, 22:46
Pois é amigo...
Seu carro está 2 cm mais alto na traseira, a mola original, pelo manual, tem 38 a que você comprou, 40. Volte as molas traseiras anteriores e veja como fica.
Quanto a direção estar boba, deve ser Cáster devido a nova altura das molas... tem que verificar...

Eriksom Teixeira Lima
16/05/2005, 14:45
Não... quero dizer que estão \ \. Pegou? :D Estão parelelas mas existia um desvio entre os eixos traseiro e dianteiro de 1,5cm.


NeRo, fala sério, que papo é esse de "pegou". Me inclua fora dessa :lol: :lol: :lol:

Ou seja, seu pequeno Engesa está com os torto qui-nem-qui caminhão velho? Não seria o caso de soltar a carroceria, reposicionar a frio no | | correto e reforçar a solda nas travessas para ele não "correr" ainda mais? :?:

No dia em que a Puta Velha ficar pronta (se for antes do Juízo Final ou antes do final de meu juízo) em coloco todos os detalhes da atual reforma, pois, creio, que me livrei de TODOS os problemas, originais, é claro :twisted:

Eriksom

Eriksom Teixeira Lima
16/05/2005, 15:10
Guilherme

Não tem jeito, molas maiores ou calços de mola SEMPRE alteram o cáster :( . Pela sua descrição, seu cáster foi BASTANTE alterado. Ele ficou com a cara enfiada pro chão, ou seja, vai "passarinhar" muito e PARA SEMPRE se você não fizer o item 1 abaixo. Claro que usar pneus diferentes atrás piora um pouco, pois provavelmente seu carro está sendo empurrado meio de atravessado.

Vejamos as duas coisas possíveis de fazer:

1 - descravar e resoldar as pontas do seu diferencial dianteiro para voltar ao cáster normal, que acho que no original é Zero (a conferir). Ou seja, trabalho pesado e para ser feito por gente que saiba o que está fazendo. Existe isso em Campos/RJ :?: [oops, nenhum preconceito contra sua cidade, esclareço logo. Meu mecânico, por exemplo, está em Cabo Frio, pois não conheço nenhum que saiba fazer isso no Rio]

2 - se o seu motor estava batendo o cárter no diferencial, você teria duas opções mais fáceis: retrabalhar o cárter para ele não bater :idea: ; ou, refazer o calço do motor para jogar o dito para cima (se é que é possível, só vendo) :mrgreen:

Note, esse serviços são muiiitttoo mais fáceis de serem executados, mas também não são simples, tem de saber fazer. O item 1 eu não recomendo exceto para aqueles mecânicos que entendem muito do serviço (são raros). Eu acho que o item 2 é o melhor a fazer.

Infelizmente, sua compra de molas não foi bem planejada. Eu sempre fico puuuttoo da vida com essa receitas de bolo que costumam vender por aí :evil: . Nada contra o João, pessoa que prezo muito e tem seriedade, mas o filho dele deveria ter perguntado mais a você, e depois perguntado ao João o que fazer, antes de te vender errado, ou melhor, te vender algo que exige profundas alterações no veículo. Porém, o João é sério. Vale a pena perguntar a ele como solucionar o problema.

É isso.

Eriksom

NeRo
16/05/2005, 21:54
Não seria o caso de soltar a carroceria, reposicionar a frio no | | correto e reforçar a solda nas travessas para ele não "correr" ainda mais?
Isso foi feito amigo... fiz todo o alinhamento técnico do chassi. Já o reforço decidirei a necessidade dele na revisão do alinhamento.

Quanto a compra das molas do amigo Guilherme... agora é hora de parar e analisar o que fazer... pois isso é um acerto difícil...
Eu falaria com o João da Rota antes de qualquer coisa... melhor tentar acertar nas molas que alterar carter e ponta de eixo. Comprei as 4 molas novas na Rota e não tive problema nenhum, inclusive as minhas dianteiras, teoricamente, são as mesma do Guilherme
Mas confesso que esse assunto já estrapolou meus conhecimentos... :(

Eriksom Teixeira Lima
16/05/2005, 22:22
Quer dizer que o BOI já pode ir pro pasto sem medo de torcer a espinhela :?:
Tadinho, corria o risco de ficar igual ao da sua foto :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Quanto ao Guilherme, tens razão, o melhor mesmo é conversar e explicar para o João o problema, pois ele pode ter outras soluções. :|

]s | |

Eriksom

NeRo
17/05/2005, 07:27
O JR tomou canseira para acertar as molas do dele... Mas aquele puto só trabalha! Nunca entra no fórum. :evil:

haundrich
26/05/2005, 17:10
Ok.

Quanto ao engesa estar tombado para o lado do motorista é realmente por causa da panhard. Quando se tira a barra ele volta ao normal.

valeu. :D

Caro Ricardo Cubas

O lado tombado citado acima, é, quando olhando engesa de trás (motorista lado esquerdo), o lado direito ou esquerdo? e fica todo um lado tombado? Ou fica só um canto tombado?

Pergunta parece boba, mas , veja, como as panhards se cruzam (a dianteira começa do lado direito do eixo e ancora no chassis e a panhard traseira começa no lado esquerdo do eixo e acaba ancorando o chassis), e as molas são iguais, fica mascarando qualquer possível enforcamento das panhards.

Flávio Schurt - Nada como um ensolarado feriado para voltar ao 4x4brasil, preciso de férias.

haundrich
26/05/2005, 17:33
No manual do F1 as medidas para molas traseiras são:
comprimento sem carga: 380mm
Comprimento com carga de 465+28 kg (não me pergunte o pq desses valores. :D) 271 mm

.

E aeh Nero

Esses valores servem a calcular o k (constante da mola) para eventual confecção das molas (para o dia que não fabricarem mais essas molas, acredito).
k = peso/curso = 465 /271 = 1,72 kg/mm. Assim é possível verificar se a mola que vc forjou ficou igual a original até experimentar novas molas (Ex: comprando Marruá, tem opção de 3 molas, macio médio e competição (voadoras hehehe)).

Os + 28 kg, eu acredito que, se não for alguma tolerância, deve ser peso do estepe, ou galão ou sei lá.

Flávio Schurt - Nada como um ensolarado feriado para voltar ao 4x4brasil, preciso de férias.

haundrich
26/05/2005, 18:59
Falando em ângulo da Barra Panhard, e deslocamentos laterais sob o curso da suspensão, lembrei da Four Wheeler de junho 2005 (ela sempre vem com 30 dias de antecedência, hehehehe), escaneei e tah aqui, dêem uma olhada nessa miséria.
Notem na última página como fica a panhard, com o carro parado (e no chão! ;-) )

Eu durmo imaginando o comportamento dessa Colorado em cima dessa suspensão e os deslocamentos laterais..

Flávio Schurt - Nada como um ensolarado feriado para voltar ao 4x4brasil, preciso de férias. Ou como resignar-se por não poder ir a Fenajeep...

haundrich
26/05/2005, 19:22
Ah, interessante também ela usar barras estabilizadoras..

guilhermeabreu
29/05/2005, 17:13
NERO e ERIKSON

Já coloquei as 4 rodas BBS 10 " com os 4 pneus 33" BF A/T .

O ENGESA ficou diferente na dirigibilidade , não está mais DOIDO como estava qdo só tinha os 2 da frente , mas acho que pela largura do pneu ou pela alteração de algum grau da suspensão.

O asfalto por aqui não são muito nivelados . qdo passava com pneus fino ele seguia a direção do volante normalmente , mesmo tendo alguns desnivelo no asfalto . Agora , qquer irregularidade do asfalto ele fica querendo acompanhar estas irregularidades mesmo vc com o volante reto , como se estivesse andando na areia e o ENGESA acompanha a trilha que o carro anterior passou , mesmo fazendo curvas e com o volante solto , não sei se fiz entender esta alteração que notei com estes pneus largos.

Qdo tive uma BAND curta / aço , coloquei pneus BF 31" MT , não notei estas alterações , será que por ser pneu 33"?

Com relação as molas , depois que coloquei as rodas e pneus iguais e andei um pouco ,o ENGESA ficou nivelado igual a todos que vi por aí .
Com molas de 42cm na frente do ENGESA 6cc e molas de 40 cm a tras do ENGESA acredito que seja do 6cc tb. AGORA : A DIRIGIBILIDADE , NÃO FICOU IGUAL .

Eriksom Teixeira Lima
29/05/2005, 23:39
Guilherme

Primeiro passo você já deu, pneus iguais. Vamos aos seguintes.

Você pode tirar uma dúvida simples com auxílio de uma pessoa. Deite debaixo da viatura e peça para alguém girar o volante com o carro parado, lentamente de um lado para outro. Analise detalhadamente cada um dos O4 terminais de direção e também do eixo principal da caixa de direção. Se houver frouxidão em algum deles (principalmente no da caixa) ou na própria eixo da caixa (conexão do braço pitman) ela TAMBÉM pode sambar como você descreve.

Alinhamento de direção.

O outro motivo para sambar é a convergência excessiva das rodas. Na minha Ram eu troquei os pneus e não fiz na hora o alinhamento, ela ficou ingovernável (os pneus estavam tão desgastados que enganavam entre o mecânico e a loja de pneus). Depois de alinhada com "barbante" ela ficou quase 100% (falta mexer no eixo pricipal da caixa de direçao que apresenta leve folga, embora seja gigantesca na minha opinião :evil:

Então aqui ficam duas sugestões
1- se o alinhador for de sua inteira confiança, ele poderá fazer a análise dos terminais descrita acima. Mas só se for, pois caso contrário, ele pode chutar qualquer coisa.
2- É interessante você ir fazer para saber exatamente como está cáster, camber e convergência. O Nero pode te passar os dados corretos para o Engesa (minha Camper usa diferenciais Band e os números que uso são dele :? )

Boa sorte

Eriksom

NeRo
30/05/2005, 23:04
2- É interessante você ir fazer para saber exatamente como está cáster, camber e convergência. O Nero pode te passar os dados corretos para o Engesa (minha Camper usa diferenciais Band e os números que uso são dele :? )
Dados do Manual do F1 que o Eteval (obrigado :D) forneceu:
Câmber: 1°30' ± 30'
Cáster: 5 (Condição estática nominal)
Convergência: 2 a 4 mm
Ângulo de esterço LE-LD: 24°
Diferença máxima admissível para ângulo de cáster entre LD e LE: 0°30'

Pessoal... eu não manjo muito disso... pela descrição não pode ser bumpsteer?
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=92&highlight=bumpsteer

Flávio: Valeu a explicação. :wink:

CARLOS MOREIRA
31/05/2005, 11:05
NeRo escreveu:



Cáster: 5 (Condição estática nominal)


NeRo, fiz o alinhamento do RINO esta semana, e os dados do manual (pg 1-3 GEOMETRIA), sobre cáster informa: "Ângulo de cáster (em ordem de marcha) - 3 graus e 50 min", diferente da sua informação. Fiquei em dúvida :?:
Outra coisa, vc sabe o que quer dizer EM ORDEM DE MARCHA?

[]´s duvidosos

Caio
31/05/2005, 14:51
Pessoal,

Na Camper que eu comprei a panhard foi removida e colocada uma bandeja, como se fosse um towbar.Foram usados tubos de 2" com chapa de 3/16" fechando o meio do triangulo.
Dois pontos do triangulo ancoram nas longarinas do chassi e terceiro ponto como se fosse a bola do engate vai no eixo.A peça não é chapada tem uma angulação.Tudo muito bem dimensionado e com buchas.


Alguem já viu esse sistema em algum jipe para saber das limitações ou vantagens comparada com as panhard. :?: :?: :?:

PS: Já estou com as primeiras fotos do inicio da reforma para montar o album antes e depois :D :D :D
Vai ser vermelha mesmo :D :D
Lá tem alguns detalhes da bandeja.

Eriksom Teixeira Lima
31/05/2005, 22:21
Nero

pelo que li no tópico que você aponta (muito bom, aliás) pode ser um dos problemas dele. Minha sugestão é eliminar os outros possíveis antes (mais fácil e mais barato)

Esqueci de dizer que na minha Camper eu havia trocado a caixa de direção por uma do Opala original e, com isso, também o braço pitman por um da D-20, bem maior = mais comprido e mais baixo (ele é em forma de "degrau", digamos assim). Logo, a barra está muito mais "horizontal" e quase paralela a panhard (na realidade, ela está mais baixa/horizontal que a panhard). Como estava usando terminais de Mercedes, eles seguram muito do movimento. Na atual reforma, sai a caixa do Opala, e vamos testar a caixa da D-40, por fora da longarina. Um dia acaba essa maldita reforma :cry: :cry:

Se você não fala, eu não lembro. Deve ser a idade :roll:

Eriksom

NeRo
31/05/2005, 22:32
e os dados do manual (pg 1-3 GEOMETRIA), sobre cáster informa: "Ângulo de cáster (em ordem de marcha) - 3 graus e 50 min", diferente da sua informação. Fiquei em dúvida :?:
Outra coisa, vc sabe o que quer dizer EM ORDEM DE MARCHA?
Fala Carlão... seus dados batem com o meu Manual do Proprietário, então pode ficar tranquilo. Pelo menos está de acordo com o papel. :D
Agora, versar sobre termos técnicos já não é comigo, Ordem de Marcha é o carro pronto para rodar. Já Condição Estática Nominal não vou falar nada pra não dizer besteira. Vou perguntar para um alinhador que sempre me faz esse seviço.

haundrich
01/06/2005, 19:16
Pessoal,

Na Camper que eu comprei a panhard foi removida e colocada uma bandeja, como se fosse um towbar.Foram usados tubos de 2" com chapa de 3/16" fechando o meio do triangulo.
Dois pontos do triangulo ancoram nas longarinas do chassi e terceiro ponto como se fosse a bola do engate vai no eixo.A peça não é chapada tem uma angulação.Tudo muito bem dimensionado e com buchas.


Alguem já viu esse sistema em algum jipe para saber das limitações ou vantagens comparada com as panhard. :?: :?: :?:

PS: Já estou com as primeiras fotos do inicio da reforma para montar o album antes e depois :D :D :D
Vai ser vermelha mesmo :D :D
Lá tem alguns detalhes da bandeja.

Não recordo o nome correto deste sistema, Caio. Se entendi bem, é semelhante a suspensão traseira do JPX. A grande vantagem é que neste sistema elimina qualquer deslocamento lateral em função do curso, quando em superfície uniforme. Ao contrário dos engesas, onde há deslocamentos, ainda que mínimo.

Eu considero o sistema interessantel, já andei pensando em colocar no meu, mas vi algumas dificuldades, prinicipalmente questão de espaço. Aguardo fotos suas, para ver como ficou.

Uma possível desvantagem: Acredito que quando uma roda fica mais baixa que a outra, a tendëncia é que a rótula central que fica em cima da bolota do diferencial descreva um pequeno raio, de forma a empurrar uma dessas barras contra o chassis. E como o chassis fica bem ancorado nesse sistema, então acaba restringindo o movimento de descida de somente um dos lados do eixo. Não sei dizer o quanto isso chega influenciar no desempenho do sistema. E também depende de sua pretenção na utilização de sua viatura, se é para viajar, trilha ou rockcrawler ;-)

falouws
Flávio Schurt

Caio
02/06/2005, 08:41
a tendëncia é que a rótula central que fica em cima da bolota do diferencial descreva um pequeno raio


Ela está instalada no meio do eixo e não no diferencial, como estou em reforma não consegui ver os limites (RTI) para observar o movimento da bandeja.
Assim que der tiro umas fotos no fim de curso da susp.
Quando comprei a viatura fiquei um pouco preocupado por não ser original,mas pela construção da peça notei que não tinha cara de gambiarra além do que o ex-proprietário me garantiu que o sistema era seguro e testado.

Wallace
02/06/2005, 12:54
Pode ter varios tipos de problema de geometrica de suspensão.
Como relatado, ela vai descrever uma arco que não existe com a Panhard, assim tudo vai mudar, incluindo a inclinação diferente do pino mestre.

Caio
02/06/2005, 17:22
Pode ter varios tipos de problema de geometrica de suspensão.


Geometrica= geometria

Tipos de problema= Pode danificar algo no chassi??? Vai perder curso???
Vibração??? desgaste prematuro????

Esse arco seria na rótula??? Acho que só com as fotos vai ficar mais claro.

Eriksom Teixeira Lima
03/06/2005, 18:32
Caio,

o que você descreve é o eixo traseiro ou dianteiro? Pela sua descrição estou achando que é o dianteiro, mas ...... De qualquer forma, tá com cara de ser o sistema do JPX. Se bem feito, é ótimo. :lol:

Quem (e onde) fez? Você comprou de quem essa Camper?

Aqui no 4x4Brasil na parte mesma do Engesa/Camper tem uma foto não sei onde :( da suspensão traseira de um engesa, creio que feita pelo cara da Ensimec (esqueci o nome). Compare se é igual ao que você fala.

Mande fotos

Eriksom

Wallace
03/06/2005, 20:56
Tipos de problema= Pode danificar algo no chassi??? Vai perder curso???
Vibração??? desgaste prematuro????

Esse arco seria na rótula??? Acho que só com as fotos vai ficar mais claro.O problema pode ser só perda de curso até compontamentos malucos.
Pode ocorrer por exemplo se o eixo girar (giro no sentido de quando se olha o veiculo de lado) alterando a inclinação do pino mestre.

Eduardo Chaves
05/06/2005, 13:28
Tipos de problema= Pode danificar algo no chassi??? Vai perder curso???
Vibração??? desgaste prematuro????

Esse arco seria na rótula??? Acho que só com as fotos vai ficar mais claro.O problema pode ser só perda de curso até compontamentos malucos.
Pode ocorrer por exemplo se o eixo girar (giro no sentido de quando se olha o veiculo de lado) alterando a inclinação do pino mestre.

Com certeza o eixo não é suportado apenas por este triângulo, tem as barras longitudinais, originais ou não do engesa/camper que seguram o eixo para não "girar"...

Quais outros problemas podem ocorrer com este sistema ?

Sempre ouvi dizer que este sistema é superior à panhard em vários aspectos, inclusive curso da suspensão... :roll:

[]'s...

Caio
06/06/2005, 08:30
o que você descreve é o eixo traseiro ou dianteiro?

O sistema tá instalado em ambos os eixos.



Quem (e onde) fez? Você comprou de quem essa Camper?


Foi feito em uma oficina de Goiania (o ex-dono era de lá), mas comprei a Camper em SP.
Como o preço estava bom tive que abrir mão e pegar a transferencia do F1, porem estou acertando o alinhamento, arrumando os coxins e fazendo um forro para reduzir um pouco o ronco de ré engatada :x :x

Foi soldado um perfil "L" de 1/4" do lado do diferencial virado para frente e instalado a rótula.

As fotos estão vindo :wink: :wink:

Eriksom Teixeira Lima
07/06/2005, 01:50
Caio,

Não fique tão impressionado com previsões apocalipticas. Tire as fotos, mande para cá, mande também para camper@camper.com.br para o Ricardo Farias (diga que fui eu que pedi para ele analisar e te passar o que souber sobre o ex-dono ... aliás, ele é o Nelcivone?)

Pode ser que tenha sido bem feito, e você tenha uma boa solução. Vamos ver o que é nas fotos antes de dar um palpite qualquer.

Não se esqueça de dar um procurada nas páginas recentes aqui da seção Engesa/Camper sobre a foto que lhe falei.

Eriksom

Caio
07/06/2005, 08:00
Não fique tão impressionado com previsões apocalipticas


Obrigado Eriksom,

Não sou nenhum "expert" em mecanica ,mas tenho uma boa noção de projeto estrutural e em muitos casos o tal "bom senso" vale muito. Bom senso não é matéria de faculdade isso se aprende com a experiencia.

O que eu analisei na compra foram a qualidade das soldas, dimensionamento das peças, acabamento e a palavra de quem estava vendendo.

Essa última é a mais dificil,mas jipeiro ainda preza muito isso :D :D

PS: As barras longitudinais continuam lá firmes e fortes e com as tais buchas de poliuretano.

Caio
08/06/2005, 09:23
Pessoal,

Aqui vai umas fotos da tal"bandeja" se alguem souber o nome do sistema será bem -vindo :D :D

SJKCaio
13/06/2005, 16:19
Ponto de apoio no eixo (ao lado do diferencial dianteiro)
Tá meio embassado :x :x

Eriksom Teixeira Lima
13/06/2005, 17:53
Caio,

Eu ainda não consegui descobrir de onde vieram suas "peças". Já ouvi falar de algo assim em ônibus da VW, mas nunca vi.

QUando souber, informo

Eriksom

Eduardo Chaves
14/06/2005, 13:11
Caio,

Eu não entendi a fixação do triângulo no chassis, vc tem alguma foto que mostre este detalhe ? No lado do eixo parece ser um pivô de suspensão...

Este tipo de suspensão não é 3link ? Corrijam-me se estiver errado, sempre me confundo...

[]'s...

Beto Lacerda
14/06/2005, 13:29
parece a do jpx ou a dianteira do kalango ...
[]'s

Eduardo Velo
14/06/2005, 13:30
Esse sistema existe em algumas picapes ... ainda não tinha visto em Engesa , funciona como uma barra panhard ...
A barra panhard da maior curso de mobilidade , mas acaba torcendo a carroceria pra acompanhar a torção do eixo e as buchas acabam sofrendo até mais por isso mesmo , principalmente a da carroceria , esse sistema divide mais o esforço , diminue o curso transversal , mas aumenta o curso vertical .
Seria interessante colocar numa rampa com 30% de inclinação só a diant. pra ver como se comporta ...
Caio , assim que tiver pronto vamos fazer esse teste ???

[]s...

SJKCaio
14/06/2005, 14:09
Fácil Edu,

Essa semana vai entrar para preparação de pintura (a fibra estava boa com poucas trincas).
As ferragens dentro da fibra( junção chassi/carroceria) foram abertas e tratadas.
Vou aproveitar a desmontagem e ajeitar o aquecimento do coletor de admissão e fazer uma proteções para a bobina e ignição.

SJKCaio
14/06/2005, 14:24
Eu não entendi a fixação do triângulo no chassis, vc tem alguma foto que mostre este detalhe ? No lado do eixo parece ser um pivô de suspensão...


A bateria vai mudar de lado (onde está o filtro) para diminuir o comprimento do positivo, o filtro vai para o lugar original (no vão) e a bobina vai ganhar uma proteção para água e um negativo reforçado.

Eduardo Chaves
14/06/2005, 14:32
Caio,

Realmente a bobina e a IE têm que sair daí o qto antes, acho mais interessante que a proteção, elevá-las e protegê-las, ou se possível, como nos CJ, vai pra dentro da cabine...

Qto a fixação do triângulo, foi nessa mesma foto que fiquei com dúvidas, não dá para se ter uma idéia de como foi feito a fixação no chassis... :?

[]'s...

Eduardo Velo
14/06/2005, 14:43
Sei que a pergunta é pro Caio , mas como já vi numa picape sei como é ..
No final da barra tem um pino que vai uma bucha/coxim que fica preso transversal ao chassi naquela aba ( soldada no chassi ) qdo a suspensão trabalha ela acompanha , tipo a estabilizadora do fase 1 ... só que mais parruda e presa ao diferencial pra trablhar como panhard ...
Na picape que eu vi não tinha tração diant. era preso direto no centro do eixo ...

[]s...

Eduardo Chaves
14/06/2005, 15:00
Ahhhh... bão....

Valeu Xará...

Só conhecia fixado como uma bucha de jumelo, tipo os links do Spider, desse jeito nunca vi...

[]'s...

SJKCaio
14/06/2005, 17:21
Agora entendi a vista que o Eduardo quer......
Ainda não vi a fixação no chassi na próxima visita verifico (tb fiquei curioso!!!)

SJKCaio
14/06/2005, 17:23
Realmente a bobina e a IE têm que sair daí o qto antes, acho mais interessante que a proteção, elevá-las e protegê-las, ou se possível, como nos CJ, vai pra dentro da cabine...


Bem melhor que tentar proteger :idea: :idea: :idea:

haundrich
04/07/2005, 20:11
Flávio: Valeu a explicação. :wink:

Desculpe ter estragado o tópico dos engesas com estas fotos de pickup, mas me chamou a atenção a posição das panhards usadas por ela. Qualquer coisa, eu tiro essas fotos daeh e movo para outro tópico, melhor, outra seção, de variedades....

Flávio Schurt

haundrich
04/07/2005, 20:20
Caio

Ficou interessante essa ancoragem com esse braço triangular.
Estou curioso para ver como foi na rampa.

Flávio Schurt

SJKCaio
11/07/2005, 08:49
Fala Haundrich,

Tava fora do Forum esses dias, mas ainda tô em obras com a viatura se tudo der certo :x :x essa semana sai do estaleiro ai vou poder avaliar o desempenho real da modificação.

Falows

haundrich
11/07/2005, 11:38
opa, beleza enton

Flávio Schurt

Flavio Miranda
08/03/2006, 15:29
All,

Comprei a Camper do Gustavo Heck, como alguns já sabem e estou entrando neste "mundo"...

Veio com as molas da Pampa e a viatura balança muito e está dando final de batente com os amortecedores originais (ele ficou com os Rancho).

Então... após tanto tempo com este topico aberto e tantas soluções testadas... o que vcs recomendariam para um desempenho bom nas trilhas + relativo conforto na cidade/estrada. Ela não pulando ao passar numa irregularidade ou buraco de asfalto, já está bom...

Prá quem saiu do Samurai com feixes de CJ !!! Vai ser um Landau mesmo com amortecedores da F4000.

O kit da Rota4x4 é a melhor solução para as molas ?
Com este kit , devo utilizar amortecedores originais (motor 6 canecos 250s) ou trocar pelos do MB ou F4000 ? Neste caso, tanto faz diant ou traseiro ?
E os HDS ?!

Rancho eu não gosto... muita $$$ e sem pressão fica muito mole. Com pressão, fica muito duro e... vive vazando...

Se tiver tudo isso respondido em outros topicos... me fala que eu continuo procurando. :oops: :lol:

[ ] s ainda confortáveis...

NeRo
08/03/2006, 20:51
Flávio... na minha pouca experiência, se não tem tempo pra ficar experimentando opções, vai de Rota mas é caro.
Talvez seja mais interessante ver com o amigo Alexandre. :concordo:
Ou pegue os dados contidos no manual e mande fazer uma original. :mrgreen:

Quanto a amortecedor, já aviso que com os F4000 o carro continua lango quanto a balanço lateral (mas não "pula"), não tenho experiência própria com o MB. :pensativo: Mas não é algo tão caro quanto mola para experimentar opções.

Na minha opinão, rolling acentuado é característica do carro... tem que acostumar. :mrgreen:

Flavio Miranda
08/03/2006, 23:31
Nero,

Uma coisa que ainda não entendi...
:roll: :pensativo:
- amortecedores dianteiros do F4000 nas 4 patas da Camper/Engesa !? Ou só na frente ? Traseiros do F4000 na traseira da Camper ?!
- idem para amortecedores do MB ?!?
- ou uma combinação de F4000 e MB ?

Ou coloca molas e amortecedores da Camper Diesel e não enche o saco ?! :lol:

[ ] s e obrigado pela paciência do novato... :oops:

Gerson Jacareí
09/03/2006, 07:46
Bom dia Flavio , quando comprei meu engesa ele veio com molas do 4cc mas o motor é um 6cc , fiz varias experiências com molas da pampa F1000 etc. e não gostei do resultado no final comprei as molas da rota e o jeep ficou 10 , quanto aos amortecedores eles estavam bons então eu fiz uma adaptação , soltando um anel no mesmo ( foto abaixo ) ainda estou testando mas ate agora ta beleza .

Eriksom Teixeira Lima
09/03/2006, 08:05
Flavio

Eu não vou resistir e depois passarei sua msg para a lista da Camper.

O Heck sempre disse o máximo dessas molas de pampa, e eu dizia que não fazia sentido pois elas são fracas: você comprou e comprovou o que eu sempre disse. Mas o Heck é teimoso ......

Quanto aos Ranchos, fico feliz de saber que você concorda integralmente comigo .... são uma merda, caros e ineficientes. Mas o Heck é teimoso ......

Quanto aos amortecedores, infelizmente eu também sempre disse ao Heck que os de F-4000 são moles demais, os melhores são do MB1113, que eu uso na minha Camper. Mas o Heck é teimoso ......

Só preste atenção nas molas da Rota, pois há relatos de que algumas delas entram em fadiga rapidamente. O João sempre trocou ... creio que o filho que o substitui tem o mesmo comportamente do pai. Se as do Alexandre servirem, ofereça uns 25% para fechar em 33% do valor de um conjunto novo(ele é conhecido como BRIMO). Mas teste antes, pois se ficarem muito levantadas você terá problemas.

[]s esperando o BRIMO mandar a Al Qaeda me visitar, mas como eles virão de trolha, fico tranquilo :mrgreen:

Eriksom

alfreis
09/03/2006, 09:38
Sr. Erikson (Com N para já começar a te deixar aborrecido!!!...Rs)

Vc e essa mania de difamar os ranchos...Eu usei e gostei muito!!!...Na minha modesta opinião valeram todos os reais investidos (não gastos pq ganhei um carro muuuuuito melhor!!!)...

Quanto ao assunto das molas, não adianta inventar...Podem falar o que quiser, mas mais cedo ou mais tarde as adaptações se mostram ineficientes...Essa história de mola da pampa nunca me convenceu, mas tem gente que usa e gosta...Na dúvida eu coloquei as molas da rota e fiquei tranquilo!!!


[]'s

Alexandre
São Paulo - SP
CJ5 (S.Anita) e Troller (Clips)

Flavio Miranda
09/03/2006, 10:53
Vamos lá ...

Gerson,

Estou com amortecedores originais e tb com 1 olhal a mais soldado. Sinceramente não gosto nem um pouco desta solução... Já vi algumas viaturas ficarem sem barra de direção na trilha, em especial CJs, justamente por soldarem + 1 olha na barra da direção e ela quebrar.
Imagina com o peso e força de uma Camper com pneus 33" !!
Mas sua msg é de grande valia para mim, pois pretendo trocar as molas e depois verificar se os amortecedores estão bons, para aguentar mais um tempo...

Eriksom,

Vai arrumar confusão comigo e o Heck hein... :? :mrgreen:

Na verdade, praticamente ainda não testei a Camper, mas o balanço dela me assusta... :shock: me lembra quando meu tio tinha Dodge Dart ... :lol:

Sobre os Rancho, apenas relato a experiencia de 1 ano em trilhas de varios graus de dificuldade e todo tipo de obstáculo e não aprovei. Não valem o quanto pe$a. Idem para motores com muita eletrônica embarcada... mas isso é outra história...
Agora... li que os F4000 são muito duros ?! Vc acho muito mole ?!??!
E por favor ... me tira a dúvida.... na dianteira : amortecedores dianteiros do MB ? Idem para a traseira ? Ou seriam 4 dianteiros do MB para as 4 patas da Camper ?

Peraí.... !!! 25% pelas molas véia !??! :evil: Ah não.... :discordo:

Alfreis,

Coisa de doido hoje cedo né... Parei no Taniguchi, abrimos a loja e quando estou ajeitando a viatura... OUTRA CAMPER chegando !!!!
E logo em seguida, para o Alexandre com o Trolha clipando !
Vou tomar mais cuidado quando estiver frequentando as "lojas de entretenimento" da Ricardo Jafet....
Do jeito que tem jipeiro entre a Conceicao e o Jabaqua, vamos acabar criando um Poli ou Paca da ZS !!
O vidro elétrico foi resovido em 15 min no sábado... o próprio Reginaldo achou o problema no porta-fusiveis junto a bateria... $ 10 simbolicos...
O problema é que uma luz dentro do capo, que o Heck instalou para iluminar o motor esta em curto e ficou 2 dias acessa e acabou com a bateria... Tentei dar uma carga lenta durante 1 noite, pegou , mas... no dia seguinte... arreou de novo... Fiz o mesmo teste com uma batera véia e deu no mesmo...
Ou seja, ou as 2 baterias foram para o saco ou ainda tem coisa roubando corrente... (o que não é dificil em função da qtde de chaves liga-desliga daquela Camper... :mrgreen: ).
O Kane tb é uma boa opção.... só não sei se a Camper "entra" na loja ... :mrgreen: :mrgreen:

Os Rancho funcionam bem... só não acho uma boa compra pois com o preço deles vc compra 2 ou 3 jogos dos HDS, MB, etc...
E pensa comigo... no brejo vc precisa de aderencia total no fundo do piso.. então tem que endurecer no 4 ou 5. Na erosão, se o pneu quikar numa subida vc tá Fu! Então tem que manter o pneu no chão sempre. Na estrada vc não consegue dirigir com segurança no 0 ou 1....
E estamos falando de JIPES e não de carro de passeio ou SUV.
Portanto.... preciso de amortecedor firme (não super duro) que absorva os impactos para não rachar o painel :lol: , que SEMPRE mantenha as rodas no chão e que o custo seja razoável...

[ ] s agradecidos aos amigos pelas info´s.

alfreis
09/03/2006, 11:17
Flavio,

Quer dizer que vc tbm é da região???
Eu morava na Pavuna com os meus pais e de uns tempos para cá estou na Leonardo Da Vinci...Alí perto temos um montão de donos de camper...Era eu (era!!!), o Farias, o Toninho, o Fernando (era tbm, pois vendeu recentemente) e mais alguns que eu não conheço!!!

Se vc estiver de férias e com bastante gasolina no tanque eu tenho um bom eletricista para indicar...Mas o comentário da gasosa é porque fica longe p/ k7...Se mesmo assim vc quiser tentar, fica na Desembargador Rocha Portela, em Arthur Alvin...Já tentei um monte de eletricistas por aí, mas foi esse que conseguiu acertar todos os meus carros e tem experiência em camper...

A minha experiência com os ranchos é em estrada e lá eu acho que eles fazem bem a diferença...Sei que algumas pessoas podem achar chato, mas a idéia do controle interno é exatamente essa de deixar o carro de acordo com o que você precisa...

Não dê ouvidos ao Eriksom que faz tempo que ele não anda de camper, portanto, deve ter esquecido como é!!!...Não poderia perder a oportunidade de dar uma provocada nesse paulista que fala com sotaque de carioca!!!...Hahahhahaha

Sobre as molas, vou pensar!!!

Elas são da camper diesel e eu comprei as molas para a traseira com um elo a mais...Isso tirava da camper aquela impressão que ela estava de traseira arriada, coisa que é original de fábrica!!!...Não sei ao certo, mas deviam estar com uns 15 ou 20 mil km...Deve ser alguma coisa assim!!!

Se interessar você pode colocar no carro e ver como fica, se não gostar do efeito me devolve!!!

[]'s

Alexandre
São Paulo - SP
CJ5 (S.Anita) e Troller (Clips)

Flavio Miranda
09/03/2006, 11:43
Alexandre,

Rua Maraca... uma acima da Leonardo... No bairro, ha 38 anos....!!!

O Taniguchi tem me atendido bem... se precisar "viajo" para Arthur Alvim...
O irmão do Reginaldo, é aquele japones da Taniguchi (claro !) que fica naquela rua ao lado do Villalva. Este cara é muito bom com injeção eletronica e outros sintomas do além que de vez em quando assolam os carros. Meu pai, depois de trocar 2 ou 3 modulos e + 3 bobinas da Parati, levou lá e ele achou o problema... cabos de vela, bomba de gasolina e outras coisinhas.
Mas não pode ligar muito para o humor dele...

Obrigado por oferecer para o test-drive das molas, mas se não ficar boa, teria que pagar 2 vezes pela mão-de-obra (um dia vou ter minha oficina em casa !)...
Se não viajar no Domingão, vou terminar o som da Camper... Eu poderia passar na sua casa para dar uma olhada !? Tô mandando os tels por MP.

[ ] s

Eriksom Teixeira Lima
09/03/2006, 17:09
Flavio

Molas de Camper a diesel :( 20 mil km (já foram pra Machu Pichu :evil: pague 100 pratas no jogo, afinal o cara tem uma trolha, vai fazer o que com aquelas molas.

Quanto aos amortecedores, uso os MB dianteiros nas 4 rodas. Eles saõ firmes, pois quem gosta de demonstrar moleza é o "outro", aquele que tinha camper e agora tem trolha.

Quanto ao Heck ..... jamais perco a chance :twisted:

Eriksom

alfreis
09/03/2006, 18:01
O intrometido, essas molas não foram para Machu Picchu, pois eu troquei depois que voltei...

Em tempo, quando vc volta a andar de camper???

[]'s

Alexandre
São Paulo - SP
CJ5 (S.Anita) e Troller (Clips)

Flavio Miranda
09/03/2006, 18:09
R$ 100,00 !!! :o Tudo isso !!!!!! :shock: :shock:

UFA !! :P pensei que não ia ficar sabendo da formula MB -> Camper !! :lol:
Tem ideia do custo e um bol lugar para comprar ? :pensativo:

O Gustavo é gaucho + é gente boa... :lol: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

------------

Então, temos uma formuleta básica para Camper 6 cc gasolina :
- molas da Rota4x4 (faltam as medidas ideiais...)
- amortecedores dianteiros do MB para as 4 rodas da Camper
- pneus 33" tala 12,5 aro 15 off-set -25.

Molas = 4 x $ 120 = $ 480
Amortecedores = 4 x $ ???? = $ ????
Pneus 33" = 4 x $ um monte de $$$$ = $ muita $$$$
Rodas 15 = 4 x $ 120, = $ 480.
----------------------------------------
TOTAL = ????

[ ]s

alfreis
09/03/2006, 18:15
Flavio,

Cote no Perin Auto Peças, que fica na Juntas Provisórias já perto da Av. do Estado...

O dono inclusive tem uma camper tbm!!!

[]'s

Alexandre
São Paulo - SP
CJ5 (S.Anita) e Troller (Clips)

Flavio Miranda
09/03/2006, 18:19
Opa !

É é perto de casa... !! Quando for trocar as molas, já vejo o estado dos shocks e se for o caso, corro lá e compro o jogo de vez !

[ ] s agradecidos e faltando só os preços...

Eriksom Teixeira Lima
09/03/2006, 19:36
Em tempo, quando vc volta a andar de camper???

[]'s

Alexandre
São Paulo - SP
CJ5 (S.Anita) e Troller (Clips)


Muito antes do que você
:twisted: :twisted: :twisted:

Flavio

Quanto aos amortecedores, é importante assinalar que amortecedores normais precisam trabalhar exatamente na posição do "meio" estabelcida pela fábrica. Se eles trabalharem abertos ou fechados, eles não funcionam corretamente. Portanto, o correto é você medir exatamente a distância dos olhais, fazendo as adaptaçoes necessária para que o amortecedor depois de instalado trabalhe na posição certa.

Eriksom

Kim
09/03/2006, 22:16
E aí pessoal :!: :!:

Concordo plenamente com o Eriksom.

No meu Engesa, que é 4cc álcool coloquei as molas dianteiras do Corcel II na frente e, na trazeira as molas da Pampa 1.8, sendo que a primeira tem 486 mm e as segundas tem 510 mm, o vão livre ficou em 44mm.
Bem, apareceu um problema. Os amortecedores ficaram completamente esticados, não sendo possível nem andar.

Solução:
Molas de ônibus MB. Problema 0 kgf de compressão; 300 kgf de extenção.
Bem na minha cidade tem uma empresa que reestrutura o amortecedor ao gosto do cliente, e foi o que fiz.
Diminui o tamanho do amortecedor para que assim trabalhasse no meio do curso; deixei a compressão e a extenção idêntica a do original.
Nas buchas do amortecedor tem que fazer um trabalho simples para ficar com a medida do original, pois é mais largo. (só esmirilhar com uma esmerilhadeira de mão)

Fotos :?:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=15502

Tem o comparativo entre os refeitos e os originais.
O que posso passar a vocês é que se soubesse da empresa antes, não teria sofrido tanto com falta de estabilidade.

Ficou excelente.

abraços...

Kim

GH
10/03/2006, 09:19
Olá pessoal,

Flávio: Samurai com feixe de Willys!! :putz:
Cara, não sei se um dia você achará a Camper dura, devido a esse comparativo...

Todavia, essa daí já tem molas dianteiras de Defender na traseira, que são firmes o suficiente.
Talvez você possa levantar um pouco mais para evitar o contato com os batentes (não sei se os amortecedores que estão nela aceitam isso), eu utilizava os Rancho bem firmes para atenuar isso.
E nunca levantei mais que está por causa do maldito portão da garagem, que agora me obriga a baixar a capota e parabrisa do CJ para entrar na garagem...

Na dianteira, os amortecedores atuais são do Troller moderno, vieram junto com os eixos. São bastante firmes, de dupla ação. E são grandes, eu não trocaria, não. Tire um se quiser, para ver como são fortes.
Talvez com molas mais firmes, como as da Rota, as dianteiras de Defender ou de Maverick 6 cil, vc encontre seu objetivo.
Mas se fôr trocar, seu caso seriam mesmo os do MB 1113.

Mas se o problema é simplesmente a inclinação da carroceria em curvas, pense seriamente na barra estabilizadora dianteira.

O projeto original (Jipe Engesa) usava, nao sei porque eliminaram na Camper, talvez por ser mais baixa e com centro de gravidade consequentemente mais baixo também.
Ou por preguiça da Envemo, haja visto que, só consegui colocar a barra, porque a carroceria está levemente erguida, se estivesse na altura original, não entraria, pois pegaria na fibra em determinado ponto que não lembro agora, passa bem perto.

Eu usei por bom tempo, inclusive, veja que os suportes ainda estão lá. Tive de tirar quando coloquei o cambio de Hilux, cujo cardan dianteiro passa exatamente onde ficava a barra (era original do Engesa).
E ela era muito mais estável, outro carro.

Teria que ver qual barra poderia servir ali, ou fazer uma nova.

A maioria dos 4x4 usa, veja os Engesa, Troller, Hilux, Explorer, etc.
Até meu modesto CJ 49 usa, pois tem molas helicoidais e braços oscilantes, como a Camper.

Flavio Miranda
10/03/2006, 09:43
Gustavo,

O Samuca pulava até quando passava em cima de folha se sulfite !!! :o Tampinha de garrafa no asfalto então !!! :putz: Puro Rock Crawling !!! :twisted:

Deixa ver se entendi.... :pensativo:
A Camper está com molas de Pampa na frente + amortecedores do Trolha. :?
Na traseira, molas dianteiras da Land Defender + amortecedores originas com + 1 olhal soldado. :|

Assim sendo, vou testar a sequencia :
1- trocar as molas pelas da Rota; :)
2- trocar os amortecedores traseiros pelos MB; :P
3- adaptar uma barra establizadora com fast-lock, para travar e destravar com facilidade (idem aqueles kits que os gringos tem para o Wrangler). :D

[ ] s

PS.: ontem eu achei um resumo do relato da sua compra desta Camper na Inet... Será que o tiozinho comprou a Belina 4x4 !? :lol:

GH
10/03/2006, 09:47
Correto!!

ps.: qual endereço do relato?
ps2.: o tio tinha uma Belina 4x4 e dois Engesa. Colecionador, mesmo.

Flavio Miranda
10/03/2006, 10:01
Link : http://www.tribooffroad.com.br/4x4/ed09/causos.asp

GH
10/03/2006, 10:18
Falta o desfecho...

Agora que sei a capa, fica mais fácil de achar na minha biblioteca...
Devo ter mais de um exemplar, se eu achar te mando via malote de sua empresa.

alfreis
10/03/2006, 15:46
Eriksom,

Foi o Chico que disse que vc anda de camper antes do que eu???... :stop:
Esse cara é muito mal!!!
Onde já se viu ficar te dando esperança esse tempo todo???... :D :D :D

[]'s solidários com a abstinência campeira do amigo,

Alexandre
São Paulo - SP
CJ5 (S.Anita) e Troller (Clips)

Eriksom Teixeira Lima
10/03/2006, 17:18
Bem, chassis novo e suspensão 3-link eu já tenho.

Falta instalar o motor e câmbio .... colocar a carroceria no lugar ..... instalar o novo painel e só

Você acha qe demora tanto tempo assim?

Eriksom

Pipo
15/03/2006, 17:53
Estou colocando na minha Engesa Diesel, quatro na frente, um par de Rancho 9000 regulaveis, e outro par normal a gás. Fiz assim, porque se o compressor de ar der problema (oq não é muito dificil) eu tenho pra garantir a dianteira dois amortecedores normais. Antes era os quatro reguláveis.
Na traseira deixei como é, com um par de Rancho 9000 reguláveis tb.
Todos eles ligados juntos (no mesmo compressor).
Esse carro é mais utilizado em estradas e rodovias, sendo assim, posso deixa-lo bem confortável no asfalto, endurecendo tudo.
E qt as molas, coloquei a que a Rotta 4x4 vendo, pro Diesel. São bem mais fortes doque as molas do 6c.
Esta bala o Jipe.
Abraço a todos.

Eriksom Teixeira Lima
16/03/2006, 07:53
Eu já disse e repito: o rancho custa caro e o benefício não compensa.

De qualquer forma, combinar dois amortecedores diferentes no mesmo eixo, você estará nivelando pelo "pior", o mais preso comandará o conjunto, o mais curto dará batente etc etc.

Eriksom

Pipo
16/03/2006, 10:47
Fiquei satisfeito com o resultado, como ja disse, utilizo esse veículo em expedições, e não em trilhas pesadas e fechada. Para isso tenho um Willys "incarnado".
E é lógico, esses tipos de adapatções são feitas com o maximo de precisão, tenho um mecanico especializado em veículos off-road. Tudo oq fazemos, fazemos muito bem feito, para se fazer uma vez só.
Óbviamente, o fim de curso (o máximo esticado) dos 2 amortecedores não são iguais, mas não vejo problema em deixar um só fazendo esse serviço, uma vez q se eu tivesse apenas 1 amortecedor (oq seria o normal), seria apenas ele q trabalharia..
Realmente são amortecedores caro, mas eu ja os-tinha, não iria encosta-los.
Abraço.

Fernando Lages
04/05/2007, 14:06
Pessoal,

Apesar de não ser o meu veículo, achei o tópico bem interessante.

Gostaria de uma informação: alguém sabe onde conseguir uma tabela com as especificações/dimensões das molas dos veículos nacionais? Já fui nos sites da Nakata, Cofap, Fabrini, e eles só têm tabelas com veículo/código da mola, ninguém informa as dimensões das molas!

franzlana
04/05/2007, 21:35
Olá pessoal.
Quando coloquei o 2.8 MWM no Engesa FIII, calcei a carroceria com calços de altura de 2” e diâmetro de 3” usinados em nylon, sob os calços originais de borracha de 1” ficando então com 3” de calço, devido a motor x capuz e também em função dos 33” x 12,5 R15. Adaptei as molas dianteiras do Del Rey com ar condicionado. A mola ficou muito comprimida (elos muitos próximos de um lado e longe no lado oposto) e curvada (fazendo um arco) então as tirei e esmerilhei as extremidades para melhorar o assentamento, conforme as originais. Instalei um batente inferior interno de 2" de altura em nylon de diâmetro de 3" para limitar o fim de curso, fazendo rebaixo no centro para embutir a cabeça do parafuso de fixação. Ainda a mola ficou fazendo arco e o Engesa ficou bobo nas retas em alta velocidade. Qualquer imperfeição no asfalto e o bicho perdia a estabilidade. (Já vi diversas pessoas perguntando por isto neste Fórum) Então verifiquei que ao subir a suspensão havia alterado (negativado) o ângulo de caster, (por isso as molas estavam fazendo um arco, onde no meio os elos fechavam mais de um lado que do outro). Criei um par de chapas de mesma espessura das que são usadas para fixar a Panhard no eixo, soldei-as sob as chapas originais com nova furação (para baixo e para traz) fazendo com que o eixo girasse no sentido horário, corrigindo assim o ângulo do caster. Na traseira mandei usinar dois calços de nylon de 1” de espessura conforme desenho meu, e montei-os sob as molas, alinhando a altura traseira do Engesa que tinha ficado com a frente mais alta, continuando com as molas traseiras originais. Os amortecedores utilizei 4 dianteiros do Mercedes Bens 1113, cujas buchas são idênticas às do Engesa e tem curso que não acaba mais, inclusive na traseira devo colocar molas do Del Rey também por que o curso final do amortecedor é tanto que a mola cai se deixar abrir tudo.(Adaptei limitador de cabo). O resultado final foi o seguinte: O Engesa na reta é um espetáculo, coloco 3800 rpm de 5ª marcha e o bicho parece um carro de passeio, o velocímetro ainda não corrigi em função dos pneus 33”, mas marca150 Km / H nesta rotação. Nas curvas os amortecedores de MB1113 trabalham muito bem com as molas de Del Rey e o Engesa curva atrás de Gols, Unos, S10, etc. Considerando a altura e aerodinâmica do bicho, acho que no asfalto ficou ótimo. Quando tem estrada vazia faço BH – Acesita em duas horas e 10 min. sem correria e com muita tranqüilidade, quem conhece a estrada, digo, pista de autorama, sabe do que estou falando. Agora vamos ao que interessa: Off Road. Ficou macio, porém sem muito balanço, (efeito mola x amortecedor muito confortável), rodei durante todo o ano de 2005, quase que diariamente, uma média de 50 Km dia, em estrada de terra (passagem por plantação de Eucalipto) ruim, com facões, buracos, córregos, lama, etc e o veículo ficou com desempenho extraordinário. Já fiz algumas trilhas pesadas onde usei todo o curso dos amortecedores e o resultado foi muito bom. Puxo carreta com barco de 5,5 metros em estrada de areia, com subidas e travessias de córregos com muita erosão e pedras e nunca usei uma pá. Considerando que o conjunto molas (Custaram R$ 30,00 o par usado) x amortecedores (R$ 180,00 0 par) estão rodando a mais de dois anos com custo zero de manutenção e zero intervenção de manutenção, penso que esta opção tem um custo x benefício excelente.
Não posto fotos das adaptações porque apesar de já ter perguntado e ter sido orientado a pesquisar, pesquisei, mas ainda não entendi como se faz. (Sou meio lento para Informática).
Um abraço a todos e fica a dica: Engesa bobo = Caster errado.
Franz.

Marx'z
22/08/2007, 21:34
Tenho um Fase II com MWM Diesel 2.8, comprei as molas mais altas na Rota 4x4, mas ainda preciso comprar os amortecedores, e, estou cada vez mais convencido da eficiência dos Rancho.
Pergunto: Para essas molas mais altas, qual o modelo exato da linha Rancho que preciso comprar???
Agradeço desde já a atenção de todos.
[ ]'s.

haundrich
22/08/2007, 21:56
Olá pessoal.
Quando coloquei o 2.8 MWM no Engesa FIII, calcei a carroceria com calços de altura de 2” e diâmetro de 3” usinados em nylon, sob os calços originais de borracha de 1” ficando então com 3” de calço, devido a motor x capuz e também em função dos 33” x 12,5 R15. Adaptei as molas dianteiras do Del Rey com ar condicionado. A mola ficou muito comprimida (elos muitos próximos de um lado e longe no lado oposto) e curvada (fazendo um arco) então as tirei e esmerilhei as extremidades para melhorar o assentamento,
..... ................
Então verifiquei que ao subir a suspensão havia alterado (negativado) o ângulo de caster, (por isso as molas estavam fazendo um arco, onde no meio os elos fechavam mais de um lado que do outro). Criei um par de chapas de mesma espessura das que são usadas para fixar a Panhard no eixo, soldei-as sob as chapas originais com nova furação (para baixo e para traz) fazendo com que o eixo girasse no sentido horário, corrigindo assim o ângulo do caster
...........

Franz.

E aeh Franz

O seu engesa não arria bastante quando carregado? por causa destas molas?
Eu desisti dessas molas por causa disto. Apesar de que não encontrei as molas exatas para delrey ar condicionado,,, ninguém na região conhecia tais molas.... havia testado várias molas de pampa e delrey, e ficava começava a arriar já até enchendo o tanque...

Tem foto do seu esquema de chapa ?, não entendi bem como vc corrigiu o caster sem mexer no eixo ou nas barras longitudinais...

AnBeLuZuK
21/12/2007, 23:40
Olá Pessoal,

estou reavivando este topico para saber se alguem tem novidades neste assunto.
Meu jipe é outro mas a questão é semelhante.
Também estou querendo trocar os amortecedores do meu jipe.
Minha dúvida é parecida com a do Marx'z.
Qual rancho colocar com molas mairores ? O 99116 e 99118 são indicados para o Troller.
Mas estou querendo algo maior, acho que seria semelhante ao caso do engesa com molas maiores.
Coloquei molas de pampa no bugão que são maiores que as originais.
Pelo catalogo escolhe-se o 99112, porem outro forista relatou aqui que ficou mais mole que os originais. Mesmo na posição mais dura !
Os rancho tem diferença de pressão entre os diferentes modelos ? Sempre se fala que para especificar apenas veirificar o tamanho aberto e fechado...

haundrich
22/12/2007, 00:25
Velho

Uma das coisas que podem explicar o porquê, com molas maiores, mesmo usando ranchos na posição mais dura, deixaram a viatura mais mole é : A mola mais comprida pode estar com um "k" (constante elástica da mola, para os íntimos) diferente ( e menor ) do "k" da mola original. Penso que além disso, acaba exigindo mais dos amortecedores e diminuir sua vida útil.

Outro detalhe: Com mola mais alta e amortecedor não adequado ao curso maior, fará que o amortecedor trabalhe fora do meio curso, tornando seu funcionamento irregular.

E por fim, a mola mais alta poderá estar "arqueando" ou "criando barriga" . Isto também afeta, de certa forma coeficiente elástico do conjunto.

Lembrei de mais uma coisa: Molas mais altas colocam as panhards em um grau mais inclinado. Se não forem feitos os ajustes necessários para a correta geometria do carro, as panhards vão ficar, digamos assim, "brigando" e em vez de apenas ancorar o chassis ao eixo, tendem "a puxar" o chassis ao eixo, com o aumento de movimentos laterais desnecessários. Se elas estão "puxando" o chassis para baixo, fica claro o aumento de carga sobre as molas, dando a impressão de molas e amortecedore mais moles.

Kim
22/12/2007, 12:13
Opa, olha a solução para alinhar o cáster e acabar com a briga das barras com o chassi!!!!


Corta;
Alinha;
Trava;
Resultado da barra na bucha, olhem que trabalha de forma correta, mesmo com uma mola de 510mm (Pampa)

Depois de travado, com o cáster no luigar, retira a barra e manda fazer o serviço correto onde se travou.

Dirigibilidade em 100%!!

Na suspensão trazeira está com calços de tecnil ainda, mais também mudarei o ângulo da barra para não forçar a bucha cogumelo e, colocarei molas maiores, da Rota 4x4.

Notem a ferramenta de precisão presa à carcaça do diferencial na terceira foto!!! kkkkkkkkkkkkk

Abraços.

Kim.

AnBeLuZuK
22/12/2007, 12:28
Olá haundrich,

Esse forista que achou os 99112 mais moles usava molas originais...
Estive olhando no catalogo rancho e parece que os 99112 são indicados para picapes mais leves, e com feixes de mola, o que seria uma aplicação diferente da nossa.
A minha experiência foi a segunte:

1-Molas originais: Comportamento de referencia.
2-Molas originais com calço de 1": O carro ficou ligeiramente mais duro e ficou uns 2 cm mais alto.
3-Molas de pampa sem calço: O carro ficou 1 cm mais alto em relação à situação anterior, 3cm mais alto que o original e ficou um poco mais mole que o original ( quem não conhece o carro não precebe ) .Todas essas modificações acompanharam modificações nos batentes e suporte do amortecedor para deixar o conjunto equilibrado ( amortecedor no meio do curso com carro nivelado e sem dar batente fechado quando a mola é comprimida )

Agora minha opinião:As molas de pampa deixaram o carro mais mole, porem elas possibilitam usar amortecedor maior e portanto ter mais curso de suspensão.
Minha ideia é usar os rancho para compensar essa "moleza", ai vem o problema, qual código do rancho usar ?
As molas da pampa tem o mesmo diametro do fio no caso do Troller e mesma distância entre os elos, porem tem mais elos, 11 contra 9 do Troller.

haundrich
23/12/2007, 12:12
Olá haundrich,

Esse forista que achou os 99112 mais moles usava molas originais...
Estive olhando no catalogo rancho e parece que os 99112 são indicados para picapes mais leves, e com feixes de mola, o que seria uma aplicação diferente da nossa.
A minha experiência foi a segunte:

1-Molas originais: Comportamento de referencia.
2-Molas originais com calço de 1": O carro ficou ligeiramente mais duro e ficou uns 2 cm mais alto.
3-Molas de pampa sem calço: O carro ficou 1 cm mais alto em relação à situação anterior, 3cm mais alto que o original e ficou um poco mais mole que o original ( quem não conhece o carro não precebe ) .Todas essas modificações acompanharam modificações nos batentes e suporte do amortecedor para deixar o conjunto equilibrado ( amortecedor no meio do curso com carro nivelado e sem dar batente fechado quando a mola é comprimida )

Agora minha opinião:As molas de pampa deixaram o carro mais mole, porem elas possibilitam usar amortecedor maior e portanto ter mais curso de suspensão.
Minha ideia é usar os rancho para compensar essa "moleza", ai vem o problema, qual código do rancho usar ?
As molas da pampa tem o mesmo diametro do fio no caso do Troller e mesma distância entre os elos, porem tem mais elos, 11 contra 9 do Troller.

AnBeLuZuK

Foi bom você comentar isso.

Quanto aos rancho, não poderei te ajudar ainda, não pesquisei o suficiente e por enquanto fica ainda sonho de consumo (assim como minha suspensão a ar) (playbas, esqueçam que suspa a ar é para subir e descer jipe para se aparecer no shopping) (meu esquema é manter o engesa nivelado em qualquer condição de carga e trilha);

Explicar que a suspensão mais "dura" ou "mole", se eu pensar bem, é complicado definir.

Penso que não é o seu caso, mas vou contar o que acontece no meu engesa atualmente, talvez possa acontecer com os demais colegas. E assim torna o assunto mais claro:

Coloquei molas mais altas, do Rota4x4. Os amortecedores são de MB-608. Estão trabalhando fora da faixa ideal. Mas até que dá para ir levando. Ficou macio do jeito que eu queria. Agora só readequar os amortecedores para o comprimento certo.

Então ele ficou "macio" , mas ao mesmo tempo, intolerante as pequenas irregularidades (costela de vaca, exemplo). Grandes buracos, erosão, trilha, ficou danado de macio.
Mas andar a 60km/h num estrada de terra, ele transmite todas as vibrações para o chassis, desconfortável.

Porque isso? Me corrijam , mas penso que o ângulo da barra longitudinal ficou alterado. Em vez de trabalhar praticamente na horizontal, ficou mais inclinado. E isso deve fazer com que "capte" todas as vibrações do terreno, transferindo para o eixo y do conjunto (sobra para o chassis).

Aí que entra o esquema do Kim acima, de reposicionar os ângulos das buchas, que irá resolver o problema de desgaste prematuro das mesmas.

Quando as forças que surgem no eixo Y, eu tenho dúvidas que irei debater oportunamente.

Em resumo, estaticamente meu engesa é macio. Mas fica "duro" quando em velocidade sobre irregularidades pequenas da estrada.

haundrich
23/12/2007, 12:19
Olá haundrich,

Agora minha opinião:As molas de pampa deixaram o carro mais mole, porem elas possibilitam usar amortecedor maior e portanto ter mais curso de suspensão.
Minha ideia é usar os rancho para compensar essa "moleza", ai vem o problema, qual código do rancho usar ?
As molas da pampa tem o mesmo diametro do fio no caso do Troller e mesma distância entre os elos, porem tem mais elos, 11 contra 9 do Troller.

AnBeLuZuK

Quanto a essa última parte, o que posso somar é o seguinte:

Vc falou que as molas de pampa tem mesmo diâmetro do fio dos Trolhas, e se o aço destas molas também for igual, então deveriam ter o mesmo "k".

Mas para uma mola de mesmo comprimento, se eu encomendar a fábrica uma mola com um "elo" a mais, isso faz a mola ficar "mais macia".

Menos elos, o fio da mola trabalha mais em pé, e deixa a mola mais "dura"
Mais elos, o fio da mola trabalha mais deitado, deixando a mola mais macia.

Daria para vc encomendar uma mola com um elo a menos, e usar os mesmos ranchos.

Para

AnBeLuZuK
23/12/2007, 13:21
Olá haundrich,

As molas da pampa são mairores que a do Troller, a do Troller tem aprox 400mm, e a da pampa tem uns 500 mm.
Ambas tem aprox a mesma distancia entre os elos e eu não notei diferença no diam. do fio medido com o paquimetro, em ambas 13,9mm, em varias medidas e por pessoas diferentes, mas com o mesmo paquimetro.
Agora, a do Troller tem as pontas desbastadas para melhor assentamento, mas a da pampa não, então elas ficam meio barrigudas quando montadas.
Quanto aos amortecedores, tem uma tabela com os tamanhos e forças em outro topico, que é bem interessante.

guilhermeabreu
28/12/2007, 21:34
No meu caso , eu estava quase comprando as molas maiores da ROTA 4X4 que o HAUNDRICH colocou no dele , meu ENGESA com molas originais era muito mole , aí por nescessidade troquei os amortecedores trazeiros pelos do MB 1113 , melhorou bastante as inclinações nas curvas , como sabem , sou pé pesado , mas continuava muito mole a frente , meus pneus 33" roçavam no para-choque qdo passava em buracos maiores , mesmo tendo feito um corte em meia lua por dentro do para-choque , acabei trocando os amortecedores dianteiros pelos do MB 1113 , iguais aos trazeiros .

IMPRESSIONANTE : RESOLVI TODOS OS PROBLEMAS , FICOU ÓTIMO , ficou mais durinho , nas curvas quase não deita mais , não roçou o pneu mais no para-choque , o ENGESA ficou bem firme , mas macio ao mesmo tempo , nas costelas de vaca das estradas de terra , passa como se fosse de asfalto .
Nem penso mais em trocar as molas .

Para deixar o bicho um pouco mais alto , penso em colocar calços na carroceria de no MÁXIMO 2" , e pronto , BOM , BONITO , CONFORTÁVEL , SEGURO , BARATO .

RECOMENDO , pena de não estou perto de vcs para vcs experimentarem o CORAÇÃO VALENTE . Pois só andando que vcs podem comparar e chegar suas próprias conclusões , palavras não dizem tanto qto a experiencia de andar no BICHÃO .

AnBeLuZuK
28/12/2007, 22:34
Guilherme,

Muito legal esse seu relato.
Pela tabela dos amortecedores, e pelos relatos do pessoal, o Troller e o Engesa tem um conjunto semelhante de molas e amortecedores e comportamento, outro colega colocou os amortecedores do 1113 num Troller e teve opinião semelhante à sua.
Saudações,
Andre

haundrich
31/12/2007, 01:00
Guilherme,

Muito legal esse seu relato.
Pela tabela dos amortecedores, e pelos relatos do pessoal, o Troller e o Engesa tem um conjunto semelhante de molas e amortecedores e comportamento, outro colega colocou os amortecedores do 1113 num Troller e teve opinião semelhante à sua.
Saudações,
Andre

Legal saber sobre o resultado dos amortecedores 1113.

No caso de se o cara não abrir mão dos Ranchos, irá encontrar algum na mesma dureza, só que "regulável" , dos amortecedores MB 1113?

paulobarbosa
31/12/2007, 10:32
Só para reforçar a ideia.
Coloquei na minha Camper, os amortecedores do 1113. Na frente e atras. E ficou muito muito bom.
Como comprei o carro a pouco tempo, não sei as molas que estou usando. Mas acredito que sejam as originais do engesa a diesel.
Mas pretendo aumenta-las um pouco.
PB

AnBeLuZuK
04/01/2008, 23:27
Opa,

consegui atualizar a tabela dos amortecedores.
Os da F250 tem pressão semelhante aos do 1113, só que são com gás.

paulobarbosa
05/01/2008, 04:22
Pela sua tabela, os da f250 tem as mesmas dimensões (ou muito proximo) mas são mais macios. Pois necessitam de menos força para a extensão e para a compressão.
Eu fiquei com o 1113 e estou gostando. Mas não tenho como comparar.
PB

CAVESO
05/01/2008, 18:37
Mas e o preço desse amotecedor da f250?

AnBeLuZuK
06/01/2008, 14:36
Paulo,
Realmente os amortecedores da F250 são mais macios que o do 1113, mas tem força de extensão 23% maior e compressão 2,2% menor do que o amortecedor atual que uso ( Troller ).
CAVESO,

O amortecedor da F250 custa 240 reais o par em concessionária Ford. No paralelo não encontrei na minha cidade.
Guilherme,

Como referencia, Vou colocar em anexo o desenho dos calços que fiz para o meu carro, que ficaram ótimos. Para o engesa acredito que seja diferente apenas as medidas.

paulobarbosa
06/01/2008, 14:44
Para quem precisa comprar amortecedores ou outras peças. Procurem no site www.autoz.com.br (http://www.autoz.com.br) É meio complicado de navegar. Vá na seção de busca por peça. Verifica se vc tem o codigo do fabricante q facilita a procura.
Comprei os amortecedores do 1113 por 80,00 em 12 vezes sem juros. Fechei a compra as 23:00 de um dia, no dia seguinte antes das 11:00 da manha tava na minha casa com frete gratis. Nem acreditei, menos de 12 horas para a entrega.
Não ganho comissão nenhuma, antes de alguem dizer isso. rs rs
PB

AnBeLuZuK
06/01/2008, 14:45
No caso das forcas dos amortecedores, 1Newton significa a forca necessaria para manter 0,1kg contra a forca da gravidade.