PDA

Ver Versão Completa : Turbina de geometria variável na Hilux 2.8

GH
11/05/2007, 11:00
Alguém sabe se é possível instalar a turbina da Ranger 2.8 TGV no motor Hilux?

Tô precisando de mais força nela...

Leonardo Dic
13/05/2007, 11:59
Gustavo a instalação é possivel, acho q o problema maior é o preço dessa turbina q nova custa o triplo da comum. Minha Hilux ta na Rasch acho q sai essa semana, o Maurício dimensionou uma turbina pra ela com base na GT 20 da Ranger 2.8, me parece q ele trocou o caracol quente pelo da silverado. Vamos ver como vai ficar. Ele tb ta colocando o intercooler. Da uma ligada pra ele pra tirar a duvida. 11 6684-6646.

Abraço

GH
15/05/2007, 09:45
Leonardo,

Depois conta como ficou.
Ele vende em forma de kit ou precisa levar o carro até aí?

Se vende, vc sabe o preço?

O preço da TGV usada está em torno de 500 reais.

ROHDE
15/05/2007, 11:14
:parede: Olá pessoal,
Queria saber de vocês se é muito complicado turbinar minha Hilux SR 2.8, 4x4, ano 00...onde adquiro as peças e quanto sai para fazer isto(peças+mão de obra)...alguém tem alguma dica à respeito

hytalo
26/05/2007, 20:16
macho diz ai a onde tem turbina TGV de R$-500 ? que eu quero !

Leonardo Dic
27/05/2007, 19:55
All, pq não coloquei essa turbina antes. Nem parece minha Hilux mais. Agora dá gosto apertar carros 1.6, 1.8 na subida, ver feder catalisador e nada de escapar da hilux. Ela ta com 1 kg, esbanja potencia, ja andei 2000 km e gostei muito. sobe e desce só em 5. Esquece o cambio não pede marcha mais. Da pra alongar mesmo, pra aproveitar o torque, que agora de 1750 a 3250 é animal. Não se usa mais q isso, não precisa. Ultrapassar então é uma delicia. Até agora ta td normal, temperatura a mesma de sempre, não baixou nada de oleo. Só a embreagem q ta com 120.000 km q acho q nao dura muito, mais nao ta patinando por enquanto.
Recomendo a todos q estão insatisfeitos com o desempenho do 2.8, fica bom mesmo. De saida o meu ficou melhor q as 3.0 td e q as S10 2.8 tb. Claro q essas tem mais final, mais de saida elas não acompanham não.
Resta ver a durabilidade, ainda mais o meu q já passou dos 320.000 km.

Abraço

GH
27/05/2007, 20:16
Bacana, Leonardo!

Ando pensando em meter na minha também...
E fica até mais silenciosa, certo?

Leonardo Dic
27/05/2007, 22:04
Fica mesmo, parece q o motor trabalha melhor, e abafa bastante o som do escape, q acabou ficando com 2,5 pol. E apenas um abafador turbo pequeno daqueles livre.
Ah, outra coisa, aquela fumaça preta nas subidas acabou totalmente, realmente faltava ar pra queimar o diesel.

Abraço

GH
28/05/2007, 08:55
Show de bola!

obs.: essa info de arrancar na frente das s-10 2.8 é muito importante pra mim, hehehehe!!!!!!

Mulambo
28/05/2007, 10:20
(o Maurício dimensionou uma turbina pra ela com base na GT 20 da Ranger 2.8,) - Explica isto ae melhor Leonardo!!! Que turbina eh esta?? Eh a da Ranger?? Sua Hilux nao era turbinada antes?? Vc fez o servico em SP/Capital???

Everson
28/05/2007, 16:02
amigos! desculpem a intromição. Falando de turbina, percebi que é um problema serio das hilux 2.8 aspirada. Neste fim de semana fui até uma cidade que fica numa serra do RS a 330 Km da minha cidade. Minha sw4 foi puxando um reboque trucado para cavalo. Já na ida percebi que o carro penava em qualquer subida. Na volta, trouxe um cavalo que aí ficou mais pesado ainda.
No outro dia verifiquei o oleo do motor e vi que baixou o nivel. O caso é que esse motor foi todo feito em janeiro ultimo e está com 4 mil KM. O gasto de combustivel caiu para 7 Km por litro. O que será que houve? Será que por causa desse peso apareceu tudo isso?

Leonardo Dic
29/05/2007, 07:27
Mulambo, a turbina usada foi a Garret GT 20 da Ranger 2.8. Só q o Mauricio trocou o caracol quente dela. Acho q foi pela da Nissan frontier com saida da Silverado 6 cil.
A minha Hilux viveu 323.000 km aspirada, e agora ta vivendo com 1 kg de pressão. Eu levei la em SP na Rasch Motoren e o Mauricio fez o serviço lá.
Até agora ta td beleza. Rodei 2000 km.

Abraço

GH
29/05/2007, 11:31
Leonardo,

O Mauricio não vende em forma de kit para que eu instale aqui em POA?

Leonardo Dic
29/05/2007, 22:27
Heck, eu acho q vende sim. Tb acho q se ele te mandar o kit é tranquilo vc instalar aí mesmo.

Fala aí Maurício, manda o kit pro RS ou não ?

Abraço

Caio Rivetti
31/05/2007, 10:34
Leonardo,
manda fotos pra gente ver como ficou.
O intercooler que voce usou, é de que carro?

Augustocesar
31/05/2007, 17:52
Mulambo, a turbina usada foi a Garret GT 20 da Ranger 2.8. Só q o Mauricio trocou o caracol quente dela. Acho q foi pela da Nissan frontier com saida da Silverado 6 cil.
A minha Hilux viveu 323.000 km aspirada, e agora ta vivendo com 1 kg de pressão. Eu levei la em SP na Rasch Motoren e o Mauricio fez o serviço lá.
Até agora ta td beleza. Rodei 2000 km.

Abraço

Leonardo,
Fico muito feliz com sua satisfação, sei que é difícil vencer a resistência em alterar uma máquina que já é tão boa pelo medo de prejudicar o conjunto, mas o resultado é para lá de satisfatório.
Agora, como já falamos, a minha turbina custa a chegar a 0,8 de pressão, com algo em torno de 2000 giros, mas quanto passa de 2800 ela já começa a perder pressão e cai para 0,6, diminuindo a pressão e limitando o aproveitamento.
Você falou que o Rasch colocou a GT 20 da ranger, essa é a mesma da S10??
Você viu se ele trocou o caracol quente ou deixou o dela mesmo???
A quantos giros sua turbina oferece 1 kilo??? Vai até qtos giros???
Acho que eu vou ter que migrar para uma dessa, afinal depois que alonguei, ela ficou ótima, mas deixa um pouco a desejar quando quero manter a velocidade acima de 140 km no GPS, nessa hora ela precisa de mais pressão.
Abraços,

murilloaquino
31/05/2007, 17:57
uma hilux turbinada fica com a potncia em torno de 120 cv?
abraços...

Leonardo Dic
31/05/2007, 22:58
Augusto, a minha turbina é da ranger 2.8, me parece q o caracol quente é da frontier e a saida da Silverado 6 cil (3 pol).
Acima de 1750, é só pisar q ela dá imediatamente 1kg, e mantem isso até 4500 rpm. Me dá ate medo a rapidez com q a pressão atinge 1 kg.
Por enquanto não vou alongar, mesmo porque ela ta mais levantada e é feixe na frente tb, então a estabilidade não é o seu ponto forte. Assim mantenho meus 100 km/h e fico mais seguro.

Quanto a potencia, segundo o Maurício deve estar entre 130 - 140 cvs

Abraço

ronaldo gabina
31/05/2007, 23:19
Mas o senhor não tem sossego, né Dr. Augusto? rs rs

Gabina

Augustocesar
01/06/2007, 16:11
Mas o senhor não tem sossego, né Dr. Augusto? rs rs

Gabina

Gabina,
Realmente, as vezes até eu me acho um pouco exagerado. he he he.
Agora, fico coçando quando vejo a possibilidade de melhorar a máquina com questões simples, como uma turbina mais elaborada e um trabalho técnico de qualidade.
Eu mesmo falei para o Leonardo que era a favor de usar os bons serviços do Maurício Rasch, de quem o Danil Fishman já aprovava os serviços.
Aliás, andei na Hilux do Daniel e ela parece um brinquedo nervoso, soprando forte (1,7 k) quando se encosta no acelerador e mesmo assim sendo econômica e confiável.
A minha eu turbinei com o kit pronto da turboBrasil, que já muda muito o carro, deixa ele muito bom, mas ainda pode melhorar.
Hoje, em minhas conversas com um preparador, ele disse que minha turbina pode oferecer mais, que acha que ela esta abrindo a válvula de alívio prematuramente, fazendo com que ela não sustente a pressão de 0,9 a partir dos 3.000 giros.
Com isso, mandei regular ela para que não abra antes do modesto 1,0 k, para ver o resultado, caso não me deixe completamente satisfeito, ela saí e entra uma outra turbina no local. he he he.
Mas isso não quer dizer que ela não está boa, pelo contrário, eu ando bem, consigor manter média de 120/130 km/horário, com picos de 150 km/hora e a 120 km/hora estou a 3100 giros no motor, com média de 9,5 a 10,5 km litro.
É isso.

Chacal do Pantanal
01/06/2007, 16:29
OK, OK, muito bom, bacana, de dar água na boca, mas vamos la...

Vou retificar o motor de minha SR5 1998, na semana que vem, o que deveria preparar para num momento futuro (breve) instalar uma turbina??? Ou posso retificar normalmente o motor e depois é trocar o coletor e instalar a turbina????
Qual o consumo cidade/estrada? Porque torque e potência já vimos que dá.
Qual o custo desse preparo feito pela Rasch?????

Alguém já perguntou a ele se faz como kit???? Se positivo quanto seria o preço???

Se os amigos puderem dar essas respostas, seria em muito bom momento, visto que encostarei a viatura na semana que vem.
[]´s

Leonardo Dic
01/06/2007, 21:44
Chacal, eu acho q o Mauricio te manda um kit pra Hilux.
Já que vai fazer o motor porque não parte pra um 3.0, é só trocar os pistões que ao invés de 96 mm de diametro vão para 99,5 mm, e aí ja turbina ele. Deve ficar um canhão. Quando eu for fazer o meu (q já ta com 323.000 km) vou partir pra isso. Quanto kms esta a sua ?

O meu gasto total, incluindo td: turbina, intercooler, mangueiras, escape, scoop, coletor e mo foi 4k

A minha ficou mais economica. Andava fazendo 9 na estrada e agora ta fazendo 10. Notei q a temperatura anda trabalhando um pouquinho mais baixa q antes, segundo o Mauricio é pela eficiencia do intercooler.

Abraço

GH
01/06/2007, 22:38
LEONARDO,

O Mauricio tem telefone para sabermos o preço do kit?

Chacal: faz 3.0 logo...

Leonardo Dic
02/06/2007, 02:04
Gostaria de ver um 3L 3.0, mais ate agora não conheço ninguem que fez. Chacal, eu não perderia essa oportunidade.
Em tempo, peças originais no Paraguay tem ótimos preços. Comprei kit embreagem essa semana por 450,00 completo já com o frete que o chegado nosso tras pra cá. Na concessionária aqui, me pediram 1300,00.
Telefone da Toyota Cidad del leste: 00XX 595 61 571 895 ou 570 144 ou 570 713. É só ligar e mandar o portunhol, hahaa.

Telefone do Maurício: 11 6684-6646
Acho que vou querer uma comissão, heheee!

Abraço

Rasch Motoren
03/06/2007, 12:54
Pessoal

Estas fotos são do carro do Leonardo Dic

Rasch Motoren
03/06/2007, 13:00
Como pode-se observar a tomada de ar é da L200 , o turbo GT-20, o intercooler é feito para o veiculo em questão , assim como o escape de 2 1/2"
, contamos também com o filtro de ar de maior vazão.

Aurélio
03/06/2007, 13:16
All, pq não coloquei essa turbina antes. Nem parece minha Hilux mais. Agora dá gosto apertar carros 1.6, 1.8 na subida, ver feder catalisador e nada de escapar da hilux. Ela ta com 1 kg, esbanja potencia, ja andei 2000 km e gostei muito. sobe e desce só em 5. Esquece o cambio não pede marcha mais. Da pra alongar mesmo, pra aproveitar o torque, que agora de 1750 a 3250 é animal. Não se usa mais q isso, não precisa. Ultrapassar então é uma delicia. Até agora ta td normal, temperatura a mesma de sempre, não baixou nada de oleo
Em julho é a vez da minha SW4 passar por essa revitalização :mrgreen:
E, claro, vai ser feita com o Maurício.

Só a embreagem q ta com 120.000 km q acho q nao dura muito, mais nao ta patinando por enquanto.

Pra "adiantar" o selviço já comprei o disco com pastilhas de cerâmicas, platô e colar novos (originais), pois segundo o Maurício com a embreagem original "se não patinar é pq o não está bom" :shock:

Recomendo a todos q estão insatisfeitos com o desempenho do 2.8, fica bom mesmo. De saida o meu ficou melhor q as 3.0 td e q as S10 2.8 tb. Claro q essas tem mais final, mais de saida elas não acompanham não.
Se já estava decidido a fazer, depois desse depoimento, aí é que vou mesmo :concordo:

Resta ver a durabilidade, ainda mais o meu q já passou dos 320.000 km.
Acho que vai até aumentar, pois o motor agora está trabalhando mais frio, né?

[]´s

Auréliio

elmestizo
03/06/2007, 15:27
Mauricio,

Parabéns pelo trabalho. Andei na hilux do "J" e achei um espetáculo. A do Dic deve estar no mesmo naipe!!!

Aproveito a oportunidade para perguntar.. a turbina kkk k16 iria bem no 2.8 da hilux? Pergunto, pois comprei uma sw4 recentemente e vou turbina-la em breve....

... vc trabalha com revisão da turbina tb? Ela está parada a um bom tempo...

Abrass

Rasch Motoren
03/06/2007, 17:32
Mauricio,

Parabéns pelo trabalho. Andei na hilux do "J" e achei um espetáculo. A do Dic deve estar no mesmo naipe!!!

Aproveito a oportunidade para perguntar.. a turbina kkk k16 iria bem no 2.8 da hilux? Pergunto, pois comprei uma sw4 recentemente e vou turbina-la em breve....

... vc trabalha com revisão da turbina tb? Ela está parada a um bom tempo...

Abrass

O modelo K16 seria mais indicado para potência entre 170 / 220 cv , se o intuito é na casa de 140 cv , o modelo K14 seria mais indicado , isso não significa que a K16 não possa ser usada para potências menores, apenas haverá um desperdício na faixa de torque ( Lag ).

Chacal do Pantanal
03/06/2007, 19:14
Entrei em contato com o Mauricio e ele prontamente deu a resposta com o custo do Kit, não o divulgarei aqui, pois acho interessante que entrem em contato com ele, visto as particularidades de cada caso, mas tenho certeza que consultas não ficarão sem resposta.

Minha viatura está com 223.000 km, e o problema maior dela é o óleo estar baixando, a ponto de ter que colocar quase dois litros por semana, além do consumo estar bem alto, (7 ~7,5 km/l na cidade). Por essas e pelo fato de não ter vontade de me desfazer dela tão cedo que resolvi fazer logo o motor, dar uma geral e ficar com ela por mais alguns longos anos. Não faço viagens constantes, meu uso é mais urbano, entretanto sou de veneta, se resolver vou até o findimuni que for.

Por isso vou sim, avaliar esse "upgrade" para 3.0, e aguardar as repostas do novo questionamento que fiz ao Maurício, para partir para a solução, mas estou muito animado em adquirir esse kit. Só é complicado para mim fazer o serviço em SP. Ideal seria que eu instalase o kit aqui em CG.

Meu medo é que fique muito "beberrona", mas pelo que li nos tópicos anteriores, o consumo médio vem entre 9~10 km/l, se conseguir que a minha fique nos 9 já está pra lá de bom.
[]´s

elmestizo
03/06/2007, 23:46
isso não significa que a K16 não possa ser usada para potências menores, apenas haverá um desperdício na faixa de torque ( Lag ).

Mauricio,

Desculpe a ignorancia, mas você pode falar um pouco mais desse lag...

Vc quer dizer que a turbina vai demorar mais para encher? Trabalhariamos com qtos kg?

Minhas dúvidas são pq fatalmente minha hilux vai parar ai na Rash e já possuo uma k16 que precisa ser checada.. assim economizaria uma grana.. eheh

abrass

Leonardo Dic
04/06/2007, 12:35
Chacal, quanto ao consumo, pode ficar tranquilo. Ela ficará mais economica, pois a gente usa muito menos o acelerador e o cambio.

Em tempo, oh Mauricio, que beleza que ficou a Ranger do patrão. Andei nela hoje cedo, ficou "nervosa" mesmo. Isso com 180 cvs.

Abraço.

Caio Rivetti
06/06/2007, 15:17
Leo,
voce falou que não conhece nenhuma 3.0 turbinada, a minha é, eu uso uma turbina mitsubishi TDO4, deve estar com 0,6 de pressão o que ja da uma boa melhora no carro, mas esta muito longe desse canhão que voce e o fismann contam. Acho que não vale a pena transformar pra 3.0, se voce pode ganhar mais potencia e economia com mais pressão nos 2.8, alem do que eu não conheço nenhuma 3.0 que faça mais de 9 Km/L. O consumo da minha gira em torno de 8,5 mas nas consecionarias o pessoal da toyota fala que elas fazem uns 7.
Alem disso eu acho que falta freio nas hilux, e se tivermos um carro mais forte que isso é bom pensarmos em um novo sistema de freios, ou corremos o risco de entrar na traseira de alguem.
Rash o que voce acha da combinação do meu carro, tenho interesse em colocar um intercooler nela, mais ou menos quanto eu gastaria pra isso, será que vale a pena?

GH
06/06/2007, 18:02
Caio,

Tente comparar o freio da sua com o de uma SW 95.
Falo isso porque na minha, o freio é estúpido de tão forte!
Veja se na SW tem alguma válvula, servo maior, pinças e tambores idem.
Em tempo: uso pneus BF 31 AT.

Leonardo Dic
06/06/2007, 19:50
Caio, tb acho a minha fraca de freio, achava q isso era só das com eixo rígido na frente. E de estabilidade tb, ainda mais q esta com jumelos maiores e sem a estabilizadora ela inclina bem a carroceria nas curvas.
Até vi "gente" passando apurado na curva durante os testes em SP na Rasch, né Maurício, hahaaaaa.

Caio, eu acho q o intercooler vale muito a pena, pois o ar q vai pro motor chega frio de tudo. É só colocar a mão na entrada e saida do intercooler q ja percebe isso, e como falei na estrada a minha temperatura ta trabalhando um pouquinho abaixo q antes. Sinal q o intercooler funciona mesmo. Aí com esse ar mais frio vc trabalha com 1 kg e vira um canhãozinho tb.

Abraço

Augustocesar
06/06/2007, 20:42
Leo,
voce falou que não conhece nenhuma 3.0 turbinada, a minha é, eu uso uma turbina mitsubishi TDO4, deve estar com 0,6 de pressão o que ja da uma boa melhora no carro, mas esta muito longe desse canhão que voce e o fismann contam. Acho que não vale a pena transformar pra 3.0, se voce pode ganhar mais potencia e economia com mais pressão nos 2.8, alem do que eu não conheço nenhuma 3.0 que faça mais de 9 Km/L. O consumo da minha gira em torno de 8,5 mas nas consecionarias o pessoal da toyota fala que elas fazem uns 7.
Alem disso eu acho que falta freio nas hilux, e se tivermos um carro mais forte que isso é bom pensarmos em um novo sistema de freios, ou corremos o risco de entrar na traseira de alguem.
Rash o que voce acha da combinação do meu carro, tenho interesse em colocar um intercooler nela, mais ou menos quanto eu gastaria pra isso, será que vale a pena?

Caio Rivetti,
Veja, parece contrasenso, mas mais carga no turbo não vai necessariamente aumentar consumo, e ainda, pode sim, diminuir. O problema é que voce não aproveita o que o seu carro pode oferecer e ainda fica com o consumo de carro gastador.
Veja o importante é aumentar proporcionalmente a quantidade de oxigenio e combustivel, assim voce otimiza a combustão, parece que tõ ensinando padre a fazer missa, mas veja na prática, quando eu usava algo em torno de 0,6 de pressão eu gastava mais diesel do que hoje com 1,0 kilo. porque??, por poucas vezes tenho que fazer ela chegar a essa pressão, assim ele vence o obstáculo e continua sem pedir marcha e com turbo abaixo de 0,5, resultado, consumo menor, estou fazendo 10 km/litro, onde antes custava a fazer 9.
Olha, o intercooler também influencia no consumo, temos o LR que tem uma SW$ turbina que ele também intercoolou e ele faz mais de 11 km/litro na estrada, então voce pode melhorar seu consumo sim.
Claro que depende um pouco do pé, mas sinceramente, 7,5, na minha eu só conseguia quando ela era aspirada e eu ainda ficava com vergonha de olhar para trás pela nuvem que deixava.
Abraços

Rasch Motoren
07/06/2007, 10:17
- Podemos dizer que o Lag é o tempo necessário para o turbo atingir rotação de trabalho. Quanto maior as dimensões do conjunto rotativo e / ou peso dos componentes , maior será o tempo de reação. Um turbo corretamente dimensionado para uma cilindrada e potência especificada é o que faz a diferença.
- O intercooler só traz beneficios, é por isso que o utilizamos em todas as montagens.
- Suspensão , freios e pneus são caso a parte , você pode se acidentar mesmo que não tenha turbo , basta ultrapassar os limites do conjunto.
- O veiculo do Leonardo inspira a fazer drift.

JORIS
07/06/2007, 10:32
Leonardo,

O preço da TGV usada está em torno de 500 reais.

Turbina usada é fria, pois há grande possibilidade de não prestar pra nada, pelo que sei o recondicionamento de turbina não vale a pena pois a durabilidade é pouca, imagine comprar uma usada (pelo que entendi não é recondicionada) , a não ser que o vendedor der uma boa garantia, pelo que tenho visto a turbina dura bem menos que o motor, alguém tem mais informações sobre turbinas recondicionadas? vale a apena ou não?

Caio Rivetti
11/06/2007, 14:41
Gustavo,
valeu pela dica dos freios, vou dar uma procurada nos das SW.

Leonardo e Augusto depois das declarações dos dois, acho que a minha proxima empreitada vai ser um intercooler mesmo.

SÉRGIO HOLANDA
11/06/2007, 21:24
:concordo::concordo::concordo:

Ola Pessoal,

Primeiramente parabéns pela Hilux Leonardo, ficou show!!!

Gostaria de dar meu depoimento sobre a turbina que instalei na minha Hilux SR5 99...

Como ia fazer uma grande viagem, foram 15.000km em 28 dias pelo Peru, Bolívia e Chile, e fiz com a SR5, tinha que solucionar o problema da potência em estradas, uma vez que usava o carro apenas na cidade (é o carro de minha esposa e é casa-trabalho) e nos fins de semana para rasgar nas trilhas e reduzida a Hilux sobe parede e por isso não precisava turbinar. Como ia viajar no meu carro e um mês antes tive de vende-lo para saudar uma bomba deixada por um cliente, então turbinei a SR5...

Instalei na Recife Turbina um Kit da HIH, faltando colocar um intercooler, mas não tinha tempo para fazer a instalação e fazer a adaptação do capô e tudo mais, então foi apenas o turbo...a pressão ficou na casa dos 1,5kg, tanto que em uma empurrada grande nas bandas de Rondônia o retentor do volante abriu pra jogar a pressão extra pra fora (mas instalei um manometro e controlo o monstrinho)...mais a coisa é a seguinte...com o carro turbinado, mais de 700kg de equipamento, mais meu peso de 200kg e mais 50litros de água e 40 litros de diesel extra, ou seja o carro bem pesado, a Hilux andou tranquilo nas estradas, fez ultrapassagens precisas e principalmente, subiu os Andes como se não tivesse sentindo falta de oxigênio, aliás, foi o único que não sofreu com isso...imagina quando intercoolar???

Resumindo, minha Hilux anda muito e agora nas trilhas, onde ela é única, anda arrepiando mais ainda...

Abrs,

Sérgio Holanda
PS. Caro Rash, quanto custaria este seu intercooler e a tomada de ar???

Aurélio
27/07/2007, 22:21
Em julho é a vez da minha SW4 passar por essa revitalização :mrgreen:

Então, pessoal.

Conforme havia dito, a Highblue está "nas mãos" do Maurício.
Cheguei hoje a tarde e já fomos ao dinamômetro e checamos a potência antes de turbina-la. E claro, após o trabalho, faremos isso novamente.
A expectativa é das melhores, claro!
Semana que vem, já "revitalizada" conto para vocês como ficou, com direito a gráfico e tudo :concordo:

Abrass,

Aurélio

Aurélio
06/08/2007, 22:18
Galera, turbinei :concordo:

É outra SW4, com certeza. Retomadas, manutenção da velocidade de cruzeiro, ultrapassagens com segurança, enfim, melhorou tudo.
O serviço do Maurício, relizado com critério e muito bem feito, constou da instalação do novo coletor, da turbina (Garret GT20), do filtro de ar maior, do novo escapamento com diâmetro maior e do manômetro.
Depois de tudo pronto, fomos ao dinamômetro para os ajustes da máquina onde tive oportunidade de participar e acompanhar seu trabalho comprovando a competência e o conhecimento de quem fala e prova o que diz.
A diferença? veja o gráfico em anexo :-D
O serviço do cara é bom e criterioso, sem falar na disposição e boa vontade que, aliás, não tem preço.
Recomendo

Abraços,

Aurélio

Leonardo Dic
06/08/2007, 22:36
Parabéns Aurélio, vale cada centavo não é ?
É outro carro. Retomadas e ultrapassagens com muita confiança.
Vc colocou intercooler ? Quanto de pressão ta usando ? O escape é de 2,5 pol ?

Agora, cuidado com a quinta. Não vai fazer igual eu que dexei as 2 engrenagens dela banguela. Quinta reduzida nem pensar, não aguenta.
A sorte minha é que a japonesada quando fez o cambio, fizeram de 1 a 4 engrenagens fortes e num compartimento separado da 5 que é bem mais fraca q as outras. Aí quando moí a 5 os pedaços não afetaram as outras.

Abração

Aurélio
06/08/2007, 23:08
Parabéns Aurélio,
Opa.
Obrigado, Leonardo. Mas você também merece, com certeza!

vale cada centavo não é ?
Ô, se vale! Vale e muito :concordo:

Vc colocou intercooler ?
Sim, mas nâo funcionou :twisted:

Quanto de pressão ta usando ?
1,0kg

O escape é de 2,5 pol ?
Sim, igual a sua :concordo:

Agora, cuidado com a quinta. Não vai fazer igual eu que dexei as 2 engrenagens dela banguela. Quinta reduzida nem pensar, não aguenta.
Explica isso aí melhor, Leonardo. O que e como aconteceu? :-?

A sorte minha é que a japonesada quando fez o cambio, fizeram de 1 a 4 engrenagens fortes e num compartimento separado da 5 que é bem mais fraca q as outras. Aí quando moí a 5 os pedaços não afetaram as outras.

Meno male, amigão, meno male :mrgreen:

Abraços,

Aurélio

Leonardo Dic
07/08/2007, 17:09
Aurélio, outro dia abusei um pouco no barro do torcão do motor, e como tava em reduzida, não quis para para desengatar. Aí peguei um trecho de menos barro num subidão e mandei 5 reduzida e pe tolado.
Aí sai na pista coloquei em 4x2, e quando engato 5 e sentei a bota de novo, lá se foram as engrenagens, comeu as 2. Não queira escutar o som q escutei (raaaacccccc, creeecccccc, treeecccc), mas em fração de segundo, embreei e mandei neutro.
Mais foi vacilo meu. Porém não sabia q a 5 era fraca assim. Agora eu já sei.
Agora que abri a caixa, vi q temos engrenagens de 1 a 4 bem fortes q aguentam um abuso ou a reduzida, porem a 5 é bem mais fraca e não aguenta o torque maior na reduzida.

Não entendi porque o intercooler não deu certo ?
E a embreagem, manteve a original ?

Abraço

Aurélio
07/08/2007, 21:54
Aurélio, outro dia abusei um pouco no barro do torcão do motor, e como tava em reduzida, não quis para para desengatar. Aí peguei um trecho de menos barro num subidão e mandei 5 reduzida e pe tolado.
Aí sai na pista coloquei em 4x2, e quando engato 5 e sentei a bota de novo, lá se foram as engrenagens, comeu as 2. Não queira escutar o som q escutei (raaaacccccc, creeecccccc, treeecccc), mas em fração de segundo, embreei e mandei neutro.
Opa.
Agora tá "expricado" :shock: o acontecido. Valeu a dica, Leonardo!

Não entendi porque o intercooler não deu certo ?
O intercooler deveria fazer o motor funcionar com uma temperatura mais baixa, assim como aconteceu contigo, quando viajou com a viatura, lembra?
E, no dina, com ele instalado, deveria haver um ganho de potência.
Pois então, no meu caso, não fedeu nem cheirou. No dina, o ganho foi muito pequeno, insignificante mesmo, no começo do teste. Depois o desempenho ficou igual ao desempenho sem o intercooler.
Na estrada, a indicação de temperatura ficou na mesma, ou seja, trocando seis por meia dúzia.
Vale dizer que não é o mesmo modelo que está na sua viatura.
Mas vamos resolver isso depois.

E a embreagem, manteve a original ?
Troquei por uma com pastilhas de cerâmica, instalando também o colar original. No começo patinou quando engatei a quinta trocando as marchas com 3500rpm.
Na estrada, não apresentou problemas e até agora está legal.
Segundo o Odair da Displatô, isso acontece até que os discos assentem em relação ao platô. De toda forma, continuarei observando e se apresentar problemas, ele irá substituir.
O estranho é acostumar com a trepidação quando saímos de primeira :shock:

É isso.

Abraços,

Aurélio

Mulambo
13/08/2007, 22:13
Nao podemos esquecer que o carro do Leonardo esta com mais de 160 cavalos!!
Seguindo os passos do Leonardo e do Aurelio, meu carro tambem estah lah na Rasch. Retifiquei o motor, e mandei o carro lah para o Mauricio dar um confere na turbina. Se a turbina estivesse detonada, iria partir pro TGV. Como esta boa ainda, vou fazer todo o redimensionamento com o projeto do Mauricio. Escape, admissao, tubulacao e intercooler. Espero nao ter que trocar a embreagem.
Vou tentar anexar um foto do intercooler. Entendo muito pouco de motores turbo diesel, mas pelo tamanho da peça, duvido que nao melhore o rendimento do carro...Vamos instalar o intercooler na frente do carro, abaixo do parachoque e atras da saia dianteira.

Leonardo Dic
13/08/2007, 22:37
Mulambo, minha embreagem original ta guentando na boa o motor sem patinar. E olha que já foi a 5 e agora foi o diferencial pro saco. Eu não pego leve não, hehee

Aproveitando o assunto do diferencial, comprei um conjunto mais longo 4,10. Pra aproveitar melhor o motor. Só que o dianteiro é IFS e não serve no meu. Aí eu comprei uma coroa e pinhão a parte pro dianteiro.
Então eu tenho o focinho completo dianteiro pra venda. A relação é 4,10. Enquanto q o original é 4,56. Ele vai com coroa, pinhão, cx satelite, tudo montado, é só tirar um e colocar outro, e tenho um amigo q tem o conjunto 4,10 traseiro tb e vende.
Quem quiser pode contactar em PVT.

Abraço

SÉRGIO HOLANDA
13/08/2007, 23:01
Grande Leonardo,

como ficou tua SR5 com o diferencial 4,10??? velocidade maior final??? ficou mais macio de rodar??? e a força nas rodas??? precisa acelerar mais???

Sérgio Holanda

Mulambo, minha embreagem original ta guentando na boa o motor sem patinar. E olha que já foi a 5 e agora foi o diferencial pro saco. Eu não pego leve não, hehee

Aproveitando o assunto do diferencial, comprei um conjunto mais longo 4,10. Pra aproveitar melhor o motor. Só que o dianteiro é IFS e não serve no meu. Aí eu comprei uma coroa e pinhão a parte pro dianteiro.
Então eu tenho o focinho completo dianteiro pra venda. A relação é 4,10. Enquanto q o original é 4,56. Ele vai com coroa, pinhão, cx satelite, tudo montado, é só tirar um e colocar outro, e tenho um amigo q tem o conjunto 4,10 traseiro tb e vende.
Quem quiser pode contactar em PVT.

Abraço

Leonardo Dic
13/08/2007, 23:15
Sergio, ainda não coloquei, assim que instalar eu posto aqui.

Abraço

SÉRGIO HOLANDA
13/08/2007, 23:17
:concordo::concordo::concordo::concordo:

Valeuz e no aguardo!!!

Sergio, ainda não coloquei, assim que instalar eu posto aqui.

Abraço

Mulambo
19/08/2007, 14:07
Pronto! Trouxe o carro de SP, lah da Rasch.
Nos numeros, estah com 112 cv na roda, e uns 134 no virabrequim. Supomos esteja com mais de 30 kilos de torque.
Seguem anexo as curvas no Dinamometro, passando as marchas, e as fotos de como ficou o Kit do Mauricio. Instalamos o Intercooler atras da saia e parachoque dianteiros, trocamos todo o escapamento por um de 2,5", o filtro de ar por um de maior vazao, os bicos injetores por uns (se entendi bem) de menor diametro e mais pressao, turbina regulada para 1 Kilo, alem de instalado um manometro no painel. Tudo isto eh claro, com a regulagem do Maurico, que eh o cara.

Mulambo
19/08/2007, 14:17
continuando...

Voltei com outro carro de SP, eh impressionante o desempenho do carro, parece que tem outro motor. Na cidade, roda em 3a. tranquilamente com o torque se apresentando jah em rotacoes baixas. Na estrada, vim de SP a Barra Mansa o tempo todo em 5a. Minha diversao era esperar as subidas da estrada para acelerar e ver o motor ganhar giro e subir a velocidade. Algo impensavel como o carro estava. E jah era turbinado...Esta com muito mais forca de retomada que um carro 1.6 a gasolina, p. ex. Chegou a me lembrar o V6 da Ford nas retomadas. Cheguei a fazer um retomada a partir de 60 km/h e o motor aceitou tranquilamente. Eh soh nao tochar o pe de uma vez, fazer o "duplo estagio", para esperar a turbina encher.
Foro o ronco do carro que ficou um tesao. Dah gosto de acelerar, e a vontade eh dirigir o dia inteiro. Tbm me diverti muito dando coro nas HPE na estrada e crecendo pra cima dos carrinhos de passeio em geral.
A Turbina que uso eh da Mitsubish Pajero, e mais lenta que a do Aurelio por exemplo, mas como vcs podem ver pelo grafico estah com uma curva progressiva e mantendo bem a potencia, parece motor a gasolina,.
Sem duvida alguma valeu a pena o investimento e a viagem. Pena que nao moro em SP...
QQ duvida tamos ae... Abraço!

Leonardo Dic
19/08/2007, 16:23
Mulambo, fica outro carro mesmo. Muito gostosa de dirigir.
Explica melhor pra gente esse esquema dos bicos aí.

E a embreagem ta guentando bem ?
A temperatura como está ?
E o consumo como ficou ?

Tá sentindo necessidade de alongar ?

Abraço

Mulambo
19/08/2007, 19:24
Pelo que me lembro, os novos bicos, italianos e nao cheng shim, tem o diametro dos orificios por onde passa o diesel menor, e assim, injetam o combustivel com mais pressao.
A embreagem ateh aqui, estah sem problemas. Eh uma embreagem que acabei de trocar, modelo normal para as hilux. Posso verificar o modelo exato. O Mauricio disse tambem que puxou a preparacao ateh o limite da embreagem.
A temperatura esta excelente, o ponteiro parece que esta quebrado, imovel, antes do meio da escala.
Nao estou sentido necessidade de alongar. Nao gosto de rodar a mais de 120 por aqui. Nas estradas do RJ rodar acima disso com uma picape eh suicidio (em qq veiculo nao eh uma boa ideia....).
Tbm achei interessante ter um 5a. curta. O carro entra cheio de torque a 110/120 em qq treco de subida ou para ultrapassagens. Nessa rotacao, nao tem lag nenhum na turbina, e so tochar o peh que o ponteiro do manometro " cola o vdo" e o carro joga para tras!
Seria mais interessante botar uma 6a., do que alongar, mas acho que isto eh inviavel...hehehehe...

SÉRGIO HOLANDA
19/08/2007, 21:57
Aurelio,

Na verdade o intercooler é para esfriar o ar que vai para a queima no motor, teoricamente falando ele não vai influenciar na temperatura do motor e até pode, e mesmo assim seria para aumentar. Por que digo isso???

O intercooler refriando o ar que vai para a pré-câmara faz com que a mistura seja mais rica e concentrada, pois ar quente de mais expande o ar e empobrece a mistura geral. Sendo assim, como você terá uma mistura mais rica e homogênea seu motor terá mais força, uma vez que a queima será mais forte e assim trabalhará com mais pressão no cabeçote. Na verdade a intercooler serve para aumentar a potencia do sistema turbinado e não resfriar o motor. Para isso, indico a troca do radiador por um maior e retirar a valuvula termostática, uma vez que seu motor estará com muito mais potência para o que foi desenvolvido.

No dinamomentro a potência relativa que você irá obter com o intercooler só aparecerá se tiver aqueles grandes ventiladores gerando fluxo de vento suficientemente grande para esfriar o intercooler, se não será impossivel perceber a diferença...

Grande abraço,

Sérgio Holanda

Opa.
Agora tá "expricado" :shock: o acontecido. Valeu a dica, Leonardo!

O intercooler deveria fazer o motor funcionar com uma temperatura mais baixa, assim como aconteceu contigo, quando viajou com a viatura, lembra?
E, no dina, com ele instalado, deveria haver um ganho de potência.
Pois então, no meu caso, não fedeu nem cheirou. No dina, o ganho foi muito pequeno, insignificante mesmo, no começo do teste. Depois o desempenho ficou igual ao desempenho sem o intercooler.
Na estrada, a indicação de temperatura ficou na mesma, ou seja, trocando seis por meia dúzia.
Vale dizer que não é o mesmo modelo que está na sua viatura.
Mas vamos resolver isso depois.

Troquei por uma com pastilhas de cerâmica, instalando também o colar original. No começo patinou quando engatei a quinta trocando as marchas com 3500rpm.
Na estrada, não apresentou problemas e até agora está legal.
Segundo o Odair da Displatô, isso acontece até que os discos assentem em relação ao platô. De toda forma, continuarei observando e se apresentar problemas, ele irá substituir.
O estranho é acostumar com a trepidação quando saímos de primeira :shock:

É isso.

Abraços,

Aurélio

Mulambo
20/08/2007, 22:13
Muito bons os esclarecimentos, Sergio Holanda. Eu vou ficar bem atento à temperatura do motor. Acho que o teste mesmo sera qdo chegar o verao aqui na Mantiqueira Carioca. Sao dezenas de quilometros subindo, em baixa velocidade, sob sol de 40 graus. Fora a lama qdo chove.
Qto ao consumo, Leonardo, fiz 7,6 km/l. Vim lançado a 120/130, ar ligado o tempo todo, e forçando nas subidas, fazendo retomadas em 5a ateh 140.
Abraço!

Aurélio
20/08/2007, 23:01
Aurelio, Na verdade o intercooler é para esfriar o ar que vai para a queima no motor, teoricamente falando ele não vai influenciar na temperatura do motor e até pode, e mesmo assim seria para aumentar. Por que digo isso??? O intercooler refriando o ar que vai para a pré-câmara faz com que a mistura seja mais rica e concentrada, pois ar quente demais expande o ar e empobrece a mistura geral. Sendo assim, como você terá uma mistura mais rica e homogênea seu motor terá mais força, uma vez que a queima será mais forte e assim trabalhará com mais pressão no cabeçote. Na verdade a intercooler serve para aumentar a potencia do sistema turbinado e não resfriar o motor. Para isso, indico a troca do radiador por um maior e retirar a valuvula termostática, uma vez que seu motor estará com muito mais potência para o que foi desenvolvido.
Grande Sérgio,

Não sou lá o que se poderia chamar de expert no assunto, mas ao que consta ao resfriar o ar quente comprimido que sai da turbina tornamos esse ar mais denso e, por conta disso, o motor recebe maior massa de ar para o mesmo volume e, consequentemente, há aumento da potência do motor.
Daí vem uma das vantagens do intercooler, ou seja, a redução das temperaturas e da carga térmica do motor propiciando o seu funcionamento mais "frio".

Aliás, um intercooler bem dimensionado permite que se trabalhe com valores maiores de pressão no turbo sem causar superaquecimento, sendo que sua eficiência é mensurada pela razão entre a temperatura removida ao usar o intercooler e o aumento de temperatura causada pela instalação do turbo. Mas aí, só em bancada de testes :mrgreen:

Mas, como disse lá em cima, não conheço tanto assim. Então, vou pedir ajuda aos universitários, ok?

Alô Maurício, "ixprica" aí, amigão !!!!

No dinamomentro a potência relativa que você irá obter com o intercooler só aparecerá se tiver aqueles grandes ventiladores gerando fluxo de vento suficientemente grande para esfriar o intercooler, se não será impossivel perceber a diferença...

Tínhamos isso lá, ou melhor tem um desses "blowers" la no Dina do Amir que fazem justamente essa função.

De toda forma, suas opiniões são sempre muito bem vindas :concordo:

Abraços,

Aurélio

Rasch Motoren
20/08/2007, 23:48
A todos.

Esclarecimentos.

- A função básica do intercooler é diminuir temperatura de câmara. O aumento na temperatura é consequência do bombeamento ( turbulência e compressão ) de ar gerado pelo turbocompressor e é proporcional a pressão de trabalho.
- Uma vez estando a temperatura de câmara em níveis mais baixos , os reflexos são imediatos ; = menor temperatura de óleo lubrif. , pois o jet cooler existe para borrifar óleo nos pistões, refrigerando-os no intuito de evitar dilatação excessiva e consequênte travamento.
- Estando o óleo em temperatura mais baixa , haverá menor transferência de calor para a água, via trocador ( radiador de óleo ) isso colabora para estabilizar a temperatura do sistema de arrefecimento.
- Câmara de combustão trabalhando com temperatura mais baixa , transfere uma quantidade menor de calor para o sistema de refrigeração.
- Temperatura alta de câmara gera mais poluentes , e o cooler reduz emissões através do "resfriamento" da mesma.
- Uma vez estando o motor trabalhando com temperatura de câmara menor, existe um "range" que pode ser explorado com mais segurança. Trabalhando em cima dessa margem, obtem-se mais rendimento através da alimentação ( combustivel) e o resultado é maior potência.
- Isso vale para o intercooler bem dimensionado, no caso do Aurélio , o intercooler utilizado veio de um fabricante independente.

abs

SÉRGIO HOLANDA
23/08/2007, 20:32
Grande aurelio,

eu também não sou nenhum expert no assunto, apenas tentando aprender...

Pela explicação da Rasch, vou pegar meu intercooler, que foi comprado e ainda está guardado, e colocar na próxima semana, certamente analisando a melhor colocação dele...uma vez que não posso utilizar o kit fornecido pela Maxcooler, já que no local onde ele vai na primeira trilha vai "arrombar" o bicho todo...

Meu comentário foi baseado em muitas análises sobre o assunto e muitas opiniões de preparadores de carro aqui de Recife, pois até pouco tempo defendia viemente a utilização do intercooler para melhorar a temperatura no cabeçote, mas com o intercooler a pressão no cabeçote sobe bastante e no fim não sei se terei muito retorno em relação a temperatura no cabeçote, mas com a explicação de quem trabalha com a coisa estou voltando a minha idéia de que o intercooler ajuda o motor a trabalhar mais frio, embora a pressão no cabeçote suba mais ainda, isso em um motor aspirado falando, pois em um já turbinado de fábrica e consequentemente com mais resistência que o maçarico de fábrica. Será que o retorno na proporção de maior potência em menor temperatura com maior pressão no cabeçote vale a pena????

Realmente estou na dúvida de colocar e jogar mais potência no bicho, até porque não preciso muito disso, o meu está dando 108cv na roda e precisando respirar com filtro maior, ai deve dar mais um pouco...para o uso na cidade e no off road tá de bom tamanho, na estrada é um pouco cansativo enfiar o pé, pois com o diferencial reduzido a rotação fica muito alta. Sem falar que terei de rasagar meu capô para colocar a tomada de ar...

Para finalizar, se o intuito é usar o intercooler para efriar o motor, certamente esquecá, essa não é a função do mesmo!!! Agora em termos de esfriar motor a coisa mais correta a se fazer é na água...aumento do radiador!!! ai sim a coisa fica mais fria...Quem aqui já viu um L200RS ??? Tem intercooler (com ventilador inclusive), mas vejam o Radiador!!!

Grande abraço,

Sérgio Holanda

PS. Oh dúvida de colocar ou não o intercooler...

Rasch Motoren
24/08/2007, 13:15
SÉRGIO HOLANDA

- Sérgio não podemos confundir as funções de cada equipamento, pois como foi dito, a atuação do intercooler é diretamente na temperatura de câmara e tendo como objetivo diminuir emissões. E é assim que o sistema funciona.
- Sabemos então que a maior parte do calor gerado pelo motor é proveniente da câmara de combustão, podemos considerar como bônus os reflexos positivos na questão temperatura vindos do intercooler ( já foi explicado acima ).
- Quando você constantemente salienta o termo "pressão no cabeçote" , eu considero que você se refere a PME ( pressão média efetiva ) que pode perfeitamente ser alterada pela alimentação de combustivel.
- Ou seja , você pode ter um mesmo motor com uma potência "X" estando ele com intercooler ou não , e não é com sua instalação que irá aumentar a "pressão no cabeçote" , você só não estará desfrutando dos beneficios do equipamento ( como já foi citado acima ).
- Ou teriamos que questionar os Alemães ( Audi , Porsche, Mercedez , etc .) Suecos ( Volvo , Scania , etc. ) EUA ( KW , cummins , etc. ) e outros.

PS: ( Intercooler dimensionado corretamente)

ABS

SÉRGIO HOLANDA
24/08/2007, 20:00
Grande Rasch,

Certamente não questiono os que produzem motores turbinados e intercoolados, na realidade meu ponto de vista, como fora dito antes, inclusive porque estavam falando da temperatura do motor baixar em relação ao Intercooler (no carro do Mulambo) e apenas disse que a função do intercooler não é esfriar o motor e você certadamente reinteirou isso, embora traga um beneficio (quando bem dimensionado), como você bem disse...Mas, Porém, Contudo e de Forma alguma falei que o uso não traga beneficios, se não, não teria pago por uma peça que está em minha garagem esperando ser usada...Apenas falei que se a intenção é reduzir temperatura faça como a L200RS, coloca um puta radiador.

No mais, sem questionar os fabricantes, lembro que o caso aqui é de um veículo aspirado de fábrica, e como sabes, não vêm dimensionado para o turbo, reduzindo assim sua vida útil...Sei que é profissional da área, mas também ganhas fazendo justamente isso, preparando motores, apenas falei que o sistema não dimensionado para receber um turbo vai trabalhar fora dos padrões...apenas isso...e tão somente o uso do intercooler no resfriamento do motor...a função dele não é essa, me corrija se estiver errado.

Grande abraço,

Sérgio Holanda

SÉRGIO HOLANDA

- Sérgio não podemos confundir as funções de cada equipamento, pois como foi dito, a atuação do intercooler é diretamente na temperatura de câmara e tendo como objetivo diminuir emissões. E é assim que o sistema funciona.
- Sabemos então que a maior parte do calor gerado pelo motor é proveniente da câmara de combustão, podemos considerar como bônus os reflexos positivos na questão temperatura vindos do intercooler ( já foi explicado acima ).
- Quando você constantemente salienta o termo "pressão no cabeçote" , eu considero que você se refere a PME ( pressão média efetiva ) que pode perfeitamente ser alterada pela alimentação de combustivel.
- Ou seja , você pode ter um mesmo motor com uma potência "X" estando ele com intercooler ou não , e não é com sua instalação que irá aumentar a "pressão no cabeçote" , você só não estará desfrutando dos beneficios do equipamento ( como já foi citado acima ).
- Ou teriamos que questionar os Alemães ( Audi , Porsche, Mercedez , etc .) Suecos ( Volvo , Scania , etc. ) EUA ( KW , cummins , etc. ) e outros.

PS: ( Intercooler dimensionado corretamente)

ABS

SÉRGIO HOLANDA
24/08/2007, 20:45
:concordo::concordo::concordo:

Grande Mulambo,

a 120-130km/h teu giro (RPM) fica em que faixa???

Pelo que me lembro, os novos bicos, italianos e nao cheng shim, tem o diametro dos orificios por onde passa o diesel menor, e assim, injetam o combustivel com mais pressao.
A embreagem ateh aqui, estah sem problemas. Eh uma embreagem que acabei de trocar, modelo normal para as hilux. Posso verificar o modelo exato. O Mauricio disse tambem que puxou a preparacao ateh o limite da embreagem.
A temperatura esta excelente, o ponteiro parece que esta quebrado, imovel, antes do meio da escala.
Nao estou sentido necessidade de alongar. Nao gosto de rodar a mais de 120 por aqui. Nas estradas do RJ rodar acima disso com uma picape eh suicidio (em qq veiculo nao eh uma boa ideia....).
Tbm achei interessante ter um 5a. curta. O carro entra cheio de torque a 110/120 em qq treco de subida ou para ultrapassagens. Nessa rotacao, nao tem lag nenhum na turbina, e so tochar o peh que o ponteiro do manometro " cola o vdo" e o carro joga para tras!
Seria mais interessante botar uma 6a., do que alongar, mas acho que isto eh inviavel...hehehehe...

Rasch Motoren
24/08/2007, 23:10
- Todos sabemos que alta temperatura é um fator de grande desgaste para o motor.
- Sendo assim os fabricantes durante o desenvolvimento estabeleceram que independente da potência a temperatura de câmara deve ser estabilizada em um determinado limite.
- E recursos foram adotados, dentre eles o comando de válvula teve seu diagrama alterado do aspirado para o turbo para permitir um maior tempo de "lavagem de câmara" com intenção de diminuir sua temperatura.
- A razão de compressão geralmente é menor no turbo em relação ao aspirado com a intenção de diminuir temperatura de câmara.
- O jet cooler é fundamental para extrair temperatura do pistão permitindo assim estabilização de medida e manter temperatura de câmara.
- A somatória desses recursos mais o intercooler tem como objetivo comum diminuir temperatura de câmara , prolongando assim a vida útil do motor.
- Se o motor é aspirado e não desfruta dos recursos para motor turbo, é aconselhável utilizar os disponiveis.
- Sendo assim podemos concluir que : a função do intercooler também como estabilizador de temperatura é indiscutível e ainda mais necessário em motores originalmente aspirados que foram turbinados.

Aurélio
25/08/2007, 10:38
Esclarecimentos (...)

Opa.

Obrigado, universitário! ::mrgreen:

Abs,

Aurélio

Mulambo
26/08/2007, 20:00
Blz? Entao estive fora uns dias de ferias e experimentei o carro.
Primeira coisa, consegui fazer media de 10 km/l, em uso civilizado do carro. 100/110 na estrada, 30/40 na serra de Maua, sem forçar o carro. Nunca tinha conseguido fazer mais que 8.9 km/l, em uso moderado.
Leonardo, nao estou me lembrando da rotacao a 130. Depois digo aqui. Prestei atençao na rotacao a 110, fica 3000/3100 rpm, turbina entre 400 e 600 grs, conforme a inclinacao da pista (aqui a area eh montanhosa).Alias, retificando uma informacao anterior, a turbina da regulada para 900 grs.
Estou cutindo muito a 3a. e 4a marchas do carro na serra, com retomadas a partir de 2000 giros.
Tbm fiz uma subida em forte na serra de Maua e fiquei bastante impressionado com o desempenho.
Enfim, ficou um carro muito agradavel de dirigir, como diz o Rasch...:concordo:

Mulambo
28/08/2007, 19:27
Desculpe nossa falha, Sergio Holanda...
Ah sim, ainda nao dirigi o carro a 130 nesses dias, estou lhe devendo ainda a resposta..
abraço!

SÉRGIO HOLANDA
28/08/2007, 20:12

Fico no aguardo...
Na minha andando em cima de 120km/h o RPM fica em 3.400.

Desculpe nossa falha, Sergio Holanda...
Ah sim, ainda nao dirigi o carro a 130 nesses dias, estou lhe devendo ainda a resposta..
abraço!

Leonardo Dic
07/09/2007, 21:57
Hoje coloquei os diferenciais 4,10. Gostei muito do resultado, pois o alongamento foi o suficiente pra deixar a Hilux girando mais folgado na pista mais sem perder o torque nas retomadas e ultrapassagens.
Fiz uma subidas de barrancos e algumas erosões e não notei diferença nenhuma. A força em reduzida ta a mesma.
As rotaçoes: Medi no GPS, pois agora o velocimetro ta marcando a menos.
100 km/h - uns 2400
120 km/h - quase chegando em 3000
140 km/h - uns 3300

Ficou bastante agradavel de viajar de 110 a 120 entre 2750 e 3000 rpm, diminuiu o ruido na cabine, o motor fica mais folgado a pressão fica entre 0,4 e 0,5 e assim q precisar é só pisar que sobe a 1kg e a bixinha vai embora.

Quando tiver dados de consumo eu coloco aqui.

Abraço

SÉRGIO HOLANDA
08/09/2007, 21:22
:pensativo::pensativo::pensativo::pensativo:

Leonardo,

tô quase colocando também, minha preocupação é o dif, dianteiro, se não trocar quando tiver no 4x4 e entrar no on road a coisa vai quebrar...acho que tem de trocar na frente e atrás...

Sérgio Holanda

Hoje coloquei os diferenciais 4,10. Gostei muito do resultado, pois o alongamento foi o suficiente pra deixar a Hilux girando mais folgado na pista mais sem perder o torque nas retomadas e ultrapassagens.
Fiz uma subidas de barrancos e algumas erosões e não notei diferença nenhuma. A força em reduzida ta a mesma.
As rotaçoes: Medi no GPS, pois agora o velocimetro ta marcando a menos.
100 km/h - uns 2400
120 km/h - quase chegando em 3000
140 km/h - uns 3300

Ficou bastante agradavel de viajar de 110 a 120 entre 2750 e 3000 rpm, diminuiu o ruido na cabine, o motor fica mais folgado a pressão fica entre 0,4 e 0,5 e assim q precisar é só pisar que sobe a 1kg e a bixinha vai embora.

Quando tiver dados de consumo eu coloco aqui.

Abraço

Leonardo Dic
08/09/2007, 23:58
Sérgio,com certeza troque os dois. Eu já troquei os 2. O de trás eu coloquei o focinho completo e no dianteiro troquei apenas a coroa e pinhão.

Vale a pena.

Abraço

joão k. chikui
09/09/2007, 07:42
Serjão
Na transamazônica não tem problemas com facão alto?
Para isto só pneus mais altos poderão te ajudar a não enroscar a barriga da SR5, e , de quebra, alonga a viatura.

:pensativo::pensativo::pensativo::pensativo:

Leonardo,

tô quase colocando também, minha preocupação é o dif, dianteiro, se não trocar quando tiver no 4x4 e entrar no on road a coisa vai quebrar...acho que tem de trocar na frente e atrás...

Sérgio Holanda

SÉRGIO HOLANDA
09/09/2007, 11:50

Grande amigo João,

falei pra caramba de tu ontém, nas conversas sobre Off Road...

é verdade, vou terminar fazendo como o Dic e trocando os diferenciais, e os pneus da transamazônica já estão prontos, 4 cross zerados R16 em 4 rodas de ferro (as originais) que deixam o carro mais alto...

grande abraço no amigo...

Sérjão

Serjão
Na transamazônica não tem problemas com facão alto?
Para isto só pneus mais altos poderão te ajudar a não enroscar a barriga da SR5, e , de quebra, alonga a viatura.

fugger
16/08/2009, 21:40
Alguém tem idéia do preço atual para turbinar o 2.8?

[]´s

niw
19/08/2009, 15:27
Alguém tem idéia do preço atual para turbinar o 2.8?

[]´s

Na minha cidade é em torno de 3mil sem inetrcooler e com turbina master power