Conectar

Ver Versão Completa : ranger: folga em pivô e direção com barulho

dsamaz
10/05/2007, 16:20
Amigos deste fórum,

com acompanhamento de vcs aqui troquei minha s10 por uma ranger e na nova (ranger) detectei quatro problemas, dos quais, três peço ajuda de vcs aqui:

1. Os pivôs superiores da ranger apresentam pequeno movimento (folga). Não apresenta nenhum rangido. Estranhei pois os dois (um de cada lado) estão iguais, cada um com pequena folga. Gostaria de saber se eh normal isto ou se devo trocar logo??

2. A caixa de direção apresentava óleo velho (preto) e fazia um barulho estraho (rangido alto). Mesmo depois de trocar o óleo e limpar inclusive a caixa com óleo o rangido continua. Não tem folga no volante. Eh normal isto? O que pode ser?

3. Os terminais de direção (um de cada lado) apresentam também folga. Não tem folga no volante. Eh normal?

Obs: o mecânico quer trocar tudo, desde a caixa de direção até os terminais, balanças, pivôs.

Ranger V6 220CV 4x4 Ano 2002
Kit GNV instalado
Cabine dupla / Pneus novos novíssimos
Pastilhas de freio boas
Carro no Amazonas (liberado p/ sair do estado)
Vendo: Não sei ainda direito se quero, mas Vendo
Contato: dsamaz@gmail.com

Walter L. L. Casitta
10/05/2007, 16:30
Nada disso é normal. Deixa o cara trocar as peças da suspensão.
Quanto ao rangido na DH vamos com calma. Também pode ser causado pela correia ou ar no sistema...

dsamaz
10/05/2007, 18:49
Nada disso é normal. Deixa o cara trocar as peças da suspensão.
Quanto ao rangido na DH vamos com calma. Também pode ser causado pela correia ou ar no sistema...

Os pivôs jah vou trocar. Ficarão em 230 reais as bandejas com o pivô. Parece q não vende só o pivô.
Agora esta parecendo que existe uma folgazinha normal. Vou verificar se o produto da loja não tem este movimento normalmente...

Walter, queria que tu verificasse os pivôs da sua... Na minha com as rodas suspendidas, ao movimentar a roda para cima e para baixo aparece uma pequena folga no pivô de cima, enquanto o par de baixo não se mexe. Queria saber se esta pequena folga eh normal. Tinha como vc fazer esta operação na tua??

Sobre a caixa de direção, como eh que poderia estar com ar? Como retirar? Agente trocamos o óleo hoje, mas depois de dezenas de quilômetros andados jah era para o ar ter saído. Ainda continua o rangido.
O interessante eh q não tem folga na direção, enquanto no outro carro meu tinha folga na direção mas não fazia rangido.

A correia acho pouco provável ser originária do barulho, pois aparenta estar em bom estado. Parece que eh uma soh correia grandona para todos os sistemas.

Obrigado Walter
Daniel

Pequeno jr
10/05/2007, 19:52
Os pivôs jah vou trocar. Ficarão em 230 reais as bandejas com o pivô. Parece q não vende só o pivô.
Agora esta parecendo que existe uma folgazinha normal. Vou verificar se o produto da loja não tem este movimento normalmente...

Walter, queria que tu verificasse os pivôs da sua... Na minha com as rodas suspendidas, ao movimentar a roda para cima e para baixo aparece uma pequena folga no pivô de cima, enquanto o par de baixo não se mexe. Queria saber se esta pequena folga eh normal. Tinha como vc fazer esta operação na tua??

Sobre a caixa de direção, como eh que poderia estar com ar? Como retirar? Agente trocamos o óleo hoje, mas depois de dezenas de quilômetros andados jah era para o ar ter saído. Ainda continua o rangido.
O interessante eh q não tem folga na direção, enquanto no outro carro meu tinha folga na direção mas não fazia rangido.

A correia acho pouco provável ser originária do barulho, pois aparenta estar em bom estado. Parece que eh uma soh correia grandona para todos os sistemas.

Obrigado Walter
Daniel

Daniel,
Tdo bacana ai no Norte? Ja mandou minhas encomendas da Sony, Phillips e CCe?? Brincadeira...

Seguinte, na minha q é 1999 e qdo precisei fazer uma manutenção parecida com essa q vc talvez faça, tive q trocar a bandeja completa, pois as Rangers até o ano 2000 so vem com a Bandeija completa. Pela dica do pessoal aq do forum, comprei da marca techsus por R$ 130,00 cada uma, pois aproveitei e troquei tdo de uma vez só.

Os terminais de direção da minha apresentavam folga e troquei tbm para ficar um bom tempo sem me preocupar com essas coisas. Não me recordo qto foi esse terminais mas não foram caros.

No caso da minha a caixa de direção estava com um vazamento, tive que fazer um serviço num local especializado aqui do DF. cromar a cremalheira, trocar reparos e etc e mais algumas coisas, ficou em R$ 450,00(se não esotu errado). SO q, perto d ano depois de ter feito o serviço apareceu o problema de novo, e isso foi agora em Janeiro, levei no mesmo canto, soltei os cachorros e eles arrumaram novamente por R$ 98,00 preço dos reparos.

O Walter tem o esquema da suspensão da sua, deixa ver se ele posta aqui q fica mais fácil d vc ver.

Walter L. L. Casitta
10/05/2007, 20:33
Dsamaz,

A minha não tem folga nenhuma. A cada 30 ou 40 mil Km eu troco tudo (4 pivôs e 2 ponteiras) troquei pela última vez em janeiro se não estou enganado justamente porque tinha folgas.
Quanto a DH, melhor procurar a opinião de um mecânico mais especializado...

Pequeno,

Não entendi. A suspensão de toda Ranger é igual desde 1998....

Márcio T
10/05/2007, 20:41
Olá, Dsamaz.

Procedimento para eliminar o ar da DH:

Rodas dianteiras levantadas, nível de óleo em COLD, chave ligada - motor desligado (KOEO). Empurrrar uma das rodas (lentamente, para evitar que o óleo derrame pelo bocal) até esterçar completamente. Manter no limite por cerca de 5 segundos. Efetuar a mesma operação para o outro lado. Repetir por 15 ou 20 vezes o ciclo completo, completando o nível de óleo, se necessário.
http://www.cardone.com/english/club/Products/STEERING/Protech/Tech_Bulletins/PT%2020-0008.pdf

Acontece que, devido à característica construtiva do circuito hidráulico da Ford, este procedimento nem sempre é suficiente para eliminar todo o ar. Aí, é necessário utilizar uma bomba de vácuo: http://www.cardone.com/english/club/Products/STEERING/Protech/Tech_Bulletins/PT%2020-0002.pdf

Boa sorte.

Pequeno jr
10/05/2007, 21:11
Dsamaz,

Pequeno,

Não entendi. A suspensão de toda Ranger é igual desde 1998....

Walter,
Posso estar errado então, mas na minha a Bandeija vem completa+pivo, não tem como trocar os pivos separados.

Acho q havia visto alguma mensagem q vcs falavam q nas acima de 2001 isso é possível.

COnfirma então essa informação por favor.

Walter L. L. Casitta
10/05/2007, 21:36
Walter,
Posso estar errado então, mas na minha a Bandeija vem completa+pivo, não tem como trocar os pivos separados.

Acho q havia visto alguma mensagem q vcs falavam q nas acima de 2001 isso é possível.

COnfirma então essa informação por favor.

As que trocavam o pivô separado foram as 98 assim como as Explorer de antes de 98. Acho que depois de 99 esse sistema foi abandonado...

Pequeno jr
10/05/2007, 21:46
Blz !!!!!

Leonel Lousa
11/05/2007, 00:14
Olá, Dsamaz.

Rodas dianteiras levantadas, nível de óleo em COLD, chave ligada - motor desligado (KOEO). Empurrrar uma das rodas (lentamente, para evitar que o óleo derrame pelo bocal) até esterçar completamente. Manter no limite por cerca de 5 segundos. Efetuar a mesma operação para o outro lado. Repetir por 15 ou 20 vezes o ciclo completo, completando o nível de óleo, se necessário.
http://www.cardone.com/english/club/Products/STEERING/Protech/Tech_Bulletins/PT%2020-0008.pdf

Acontece que, devido à característica construtiva do circuito hidráulico da Ford, este procedimento nem sempre é suficiente para eliminar todo o ar. Aí, é necessário utilizar uma bomba de vácuo: http://www.cardone.com/english/club/Products/STEERING/Protech/Tech_Bulletins/PT%2020-0002.pdf

Boa sorte.

Toda vez que fazia alinhamento na minha antiga Ranger, e o alinhador esterçava ela desligada, espirrava óleo pela tampa do reservatório da direção hidráulica, entrava ar e o carro chegava a tremer quando esterçava, mas bastava andar um pouco ( +- 30km) que o ar saia e a direção ficava perfeita.

dsamaz
11/05/2007, 09:24
Sobre a DH, notei um detalhe: ao ligar o carro, antes dos primeiros 3 a 5 minutos não faz rangido ao mover o volante, voltando a possibilidade para a correia como o Walter falou, que pode estar fria... (percebi também que um rolamento estah meio velho)

Hoje a tarde, daqui a pouco faremos o procedimento de esterçar com o motor desligado. Porém, pela lógica, acho que este ar jah era p/ ter saído com o movimento do óleo impulsionado pela bomba.

-> Sobre a fala do Leonel Lousa, a minha jah andou bem mais q 30km após a troca de óleo da DH, mas ainda continua o rangido... O interessante eh que fizemos procedimento de troca de óleo identico na S10 e não teve rangido nenhum...

Walter L. L. Casitta
11/05/2007, 09:47
Na última vez que troquei o óleo o rangido só parou no dia seguinte...

Charles Noronha
11/05/2007, 12:09
Pior minha ranger ta com 5 meses de uso, e tão balaçando tudo na suspensão, parecendo uma rural 1960. Nem a 4x4 funciona mais, isso pq só ando na cidade msm.

Vou levar na concessionária, se disserem que é normal, vou botar a ford na justiça e pedir o dinheiro de volta.

FleckRanger
11/05/2007, 12:29
Bem, volta e meia vejo que o pessoal reclama do preço das peças originais para a Ranger na concessionária.

É caro mesmo, mas aqui no RS estou conseguindo comprar muita coisa lá na autorizada com uma tática bem simples: conseguir com um amigo ou parente que tenha qualquer estabelecimento comercial que possa eventualmente trabalhar com peças de veículos o n.º do CNPJ (só não vale floricultura e botéco :) ). Aí vc faz o cadastro junto ao vendedor (no balcão mesmo) e compra a peça com desconto. Os pivos inferiores, por exemplo, paguei R$ 57,00 cada. Na maioria das vezes tenho conseguido 30% de desconto.

Um dia o meu sogro tinha de me dar algum lucro, hehe!

Abraços.

cbridi
15/05/2007, 17:49
É isso aí FleckRanger, por sorte meu irmão tem uma oficina mecânica, a praia dele é automóveis Renault mas serve. Eu passo na Copagra com o CNPJ da mecânica e compro qquer peça com 35% de desconto, quase sempre fica mais barato que comprar no mercado paralelo como pessoa física.

[]'s

dsamaz
16/05/2007, 13:40
Amigos deste fórum,

desculpe a demora para responder, mas eh que ainda não conseguimos resolver um problema no diferencial, o qual obriga que as rodas de trás fiquem suspensas.

Assim que eu abaixar as rodas traseiras, vou tentar retirar o ar, para ver se resolve o problema do ruído.

Daniel

dsamaz
16/05/2007, 13:44
Amigos,

falando de diferencial algo me deixou intrigado com o meu:
eh um modelo diferente de todos os outros, que ninguém conhece...
Alguém sabe qual eh o modelo pode ser??

Ranger xlt, 4.0, v6, 220 cv, 4x4, ano 2002...

Não sei se o diferencial eh original do carro, porém um dono de uma loja de picape daqui do AM disse que NÃO eh original da ranger importada...

FlavioLouveira
16/05/2007, 14:57
Pior minha ranger ta com 5 meses de uso, e tão balaçando tudo na suspensão, parecendo uma rural 1960. Nem a 4x4 funciona mais, isso pq só ando na cidade msm.

Vou levar na concessionária, se disserem que é normal, vou botar a ford na justiça e pedir o dinheiro de volta.

Vai na concessionaria... Carro novo eles tem que arrumar sem chiar...:concordo:

Meu ford Fiesta eles trocaram umas peças. hheehehe a garantia funciona sim

edubelem
16/05/2007, 17:18
Amigos,

Não sei se o diferencial eh original do carro, porém um dono de uma loja de picape daqui do AM disse que NÃO eh original da ranger importada...

Eu acho que o seu diferencial, já é o dana, da uma olhada no site, e verifica se não é.

[]'s

murilloaquino
16/05/2007, 17:45
Amigos,

Se nao me engano, a ranger com 210 cv ja usa a caixa de cambio da eaton, A mesma da 2.8 e o diff traseiro Dana-44.Se for, a facilidade de achar peças é maior.

edubelem
16/05/2007, 17:58
Se nao me engano, a ranger com 210 cv ja usa a caixa de cambio da eaton, A mesma da 2.8 e o diff traseiro Dana-44.Se for, a facilidade de achar peças é maior.

Inclusive dá p/ comprar uma cx de satélite nova com lsd:razz: , se não me engano tá 400,00, se for realmente dana, vc vai encontrar peças até em bimboca na beira de igarpé he he he he ....

[]'s

AlbertoSato
16/05/2007, 19:59
E ai galera...,blz! A balança superior não existe folga no pivô, ele eh bem justo, se apresenta um começo de folga eh pq o pivô ja esta indo embora...agora dai para frente rapidamente se degastará e começará um barulho insuportavel. Sendo assim o melhor a fazer eh troca-lo ou seja trocar a balança superior inteira q ja vem a balança as duas buchas e o pivô!!!!

dsamaz
16/05/2007, 20:15
Quem dera se fosse dana.
Eu seria muitíssimo feliz se fosse dana...

Eu acho que a cx satélite / planetária são adaptadas de outro carro q não sabemos qual eh, soh sabemos que ranger e s10 não eh... Nem eh de algum a diesel, pois dizem q estes geralmente são + reforçados. Talvez pode ser dakota, hilux importada... Também, o meu não eh auto-blocante e nem anti-deslizante.

Amanhã ou sexta tento postar para vcs as referências dos rolamentos e o diametro das satélites / planetárias...

edubelem
16/05/2007, 21:35
Quem dera se fosse dana.
Eu seria muitíssimo feliz se fosse dana...

Eu acho que a cx satélite / planetária são adaptadas de outro carro q não sabemos qual eh, soh sabemos que ranger e s10 não eh... Nem eh de algum a diesel, pois dizem q estes geralmente são + reforçados. Talvez pode ser dakota, hilux importada... Também, o meu não eh auto-blocante e nem anti-deslizante.

Amanhã ou sexta tento postar para vcs as referências dos rolamentos e o diametro das satélites / planetárias...

Só pode ser visteon ou dana.

[]'s

Edintruder
16/05/2007, 22:10
tira umas fotos

murilloaquino
16/05/2007, 22:30
A caixa do diesel é mais reforçada, mais normalmente nos motores V-6 que tem alto torque(33.9), usa-se o conjunto do diesel apenas com diferença na relaçao de marchas,principalmente pelo custo de produçao.
Se a ranger dele e 2002, ela so pod ser dana(original).Normalmente diff nao é uma coisa que da muito problema, entao para ser trocado, so com pancadas ou com falta de oleo...

Pequeno jr
16/05/2007, 22:32
O Camarada não iria fazer adaptações malucas. Eu aposto no Dana tbm das 2.8.

Walter L. L. Casitta
16/05/2007, 22:46
Alguém ainda tem dúvida?

http://img46.imageshack.us/img46/1972/ford88ok0.jpg

edubelem
17/05/2007, 09:27
dsamaz, parece ser visteon, mais p/ tirar as dúvidas, vc coloca óleo pela carcaça ou pela tampa?
Se for pela carcaça é visteon (antigo dono trocou), se for pela tampa é dana.

[]'s

dsamaz
17/05/2007, 13:31
Poxa vida, hoje eu fui na oficina, mas não tirei as fotos pois não vi tua mensagem... Mas vou postar uma foto que tenho. A Cx satélite aparece à direita da foto, mas está muito pequena.

Por fora parece que eh igual à foto postada pelo Walter, mas o problema está dentro, onde o pino, trava do pino, ... são diferentes dos Dana.

Duas coisas lembro de cabeça: na satélite aparece a inscrição P35 e um rolamento importante usado no Dana, se não me engano, NÃO eh o 25590 - ou 24590 (comprei este *** por engano e tive que ir devolver).

tira umas fotos

dsamaz
17/05/2007, 13:41
dsamaz, parece ser visteon, mais p/ tirar as dúvidas, vc coloca óleo pela carcaça ou pela tampa?
Se for pela carcaça é visteon (antigo dono trocou), se for pela tampa é dana.

[]'s

O bujão não fica na tampa não. Fica do lado do cardâ, na carcaça.

Normalmente diff nao é uma coisa que da muito problema, entao para ser trocado, so com pancadas ou com falta de oleo...

Com esta ranger aconteceu duas coisas: uso (aventura) diário em estrada de terra. O carro estava a disposição da Petrobras.
Eh o sonho de todo jipeiro daqui: trabalhar como motorista em Urucu, Coari, AM, numa base petrolífera. Lah só tem lama e estrada de terra. O 4x4 fica ligado direto nos 9 meses chuvosos do ano Não tem absolutamente em um m2 de asfalto.

Outra coisa que ocorreu foi o rompimento da mangueira do suspiro, possibilitando a entrada de água + terra.

Mas não estragou a coroa e o pinhão não. Soh um rolamento estava meio duro (talvez seja saudade de Urucu) + o pino que segura as satélites estava gasto. Por precaução jah comprei todos os rolamentos + um novo pino. Queria trocar também as satélites tb, mas entrei no dilema que está vendo aqui, não encontrando nenhuma igual.

edubelem
17/05/2007, 14:12
O bujão não fica na tampa não. Fica do lado do cardâ, na carcaça.

.

dsamaz, este aí é um visteon, muito difícil de encontrar peças, vinham nas ranger's até 2001, e muito provavelmente o antigo dono, trocou o diferencial. Pode ser que eu esteja enganado e tenha vindo ranger 02 com visteon.

O diferencial que o Walter mostrou, foi um visteon 8.8, e o visteon tem o bujão na carcaça, o dana tem na tampa.

[]'s

Pequeno jr
17/05/2007, 21:48
É isso ai.

Se vc tiver dificuldade de achar as peças ai, nos avise q a gente verifica por aqui.

Curiosidade, se vc comprou essa Ranger no esquema q vc falou, vc deve ter pego num preço muito bom, não foi? Qual o modelo dela?

dsamaz
18/05/2007, 10:15
É isso ai.

Se vc tiver dificuldade de achar as peças ai, nos avise q a gente verifica por aqui.

Curiosidade, se vc comprou essa Ranger no esquema q vc falou, vc deve ter pego num preço muito bom, não foi? Qual o modelo dela?

O modelo eh da frente antiga. Ano 2002, 4x4, gasolina, v6, 210 cv, cab. dupla. Troquei por uma S10 com vários pequenos defeitinhos.

Peguei num preço bom pq aqui no AM não tem GNV somado com cártel de donos de postos, incentivos fiscais, ..., abaixa-se e muito o preço de camionetes a gasolina. Enquanto a FIPE dela está em 46 mil, aqui em Manaus não vale nem 35 mil.

Sobre a oferta de procurar peças, obrigado. Encontramos um pino que era um milimitro maior que o anterior, anulando mínuscula folga que existia nas satélites. O torneiro deixou tudo blz ontem. Hoje estarão montando o diferencial novamente.

murilloaquino
18/05/2007, 12:46
Nossa...
essa sua ranger é uma mosca branca

dsamaz
19/05/2007, 21:49
Colegas, tenho notícias.

Finalmente conseguimos suspender a frente do carro. Fizemos o procedimento de esterçar mais de 20 vezes porém não funcionou. Verificamos também que o nível do óleo misteriosamente subiu bastante, saltando do "mínimo" até chegando a vazar.

O rangido continua. O detalhe do rangido somente após alguns minutos de funcionamento também continua.

Olá, Dsamaz.

Boa sorte.

ojaneri
20/05/2007, 00:10
Se o nível subiu tem alguma coisa errada. O óleo não se reproduz por osmose. Deve ter uma entrada de ar em alguma conexão ou na caixa de direção, que inclusive empurrou o óleo, fazendo vazar.

Meu chute é que com o carro frio, o ar sobe até o reservatório e o óleo desce, enchendo o sistema corretamente. Por isso, assim que você liga, não tem o rangido. Depois de 4 ou 5 minutos andando, esterçando a roda, ou apenas com a pressão da bomba de direção hidraulica, puxa ar no sistema, voltando a aparecer o rangido.

Você deve reapertar conexões de mangueiras, checar por vazamentos mesmo mínimos de óleo e pontos que possam estar entrando ar. Boa sorte e nos avise o que era!

dsamaz
20/05/2007, 00:35
Se o nível subiu tem alguma coisa errada. O óleo não se reproduz por osmose. Deve ter uma entrada de ar em alguma conexão ou na caixa de direção, que inclusive empurrou o óleo, fazendo vazar.

Meu chute é que com o carro frio, o ar sobe até o reservatório e o óleo desce, enchendo o sistema corretamente. Por isso, assim que você liga, não tem o rangido. Depois de 4 ou 5 minutos andando, esterçando a roda, ou apenas com a pressão da bomba de direção hidraulica, puxa ar no sistema, voltando a aparecer o rangido.

Você deve reapertar conexões de mangueiras, checar por vazamentos mesmo mínimos de óleo e pontos que possam estar entrando ar. Boa sorte e nos avise o que era!

Amanhã vou reapertar as mangueiras. Vou fazer um filmezinho também e postarei p/ vcs...
Porém não acho que seja isto pelos motivos:
1. Se estivesse entrando ar depois de 5 min. de funcionamento, ao religar o carro em outro momento, ANTES dos 5 minutos iria existir o rangido, pois o ar entrou anteriormente e jah está no sistema...
2. Iriamos ter vazamentos, o que provavalmente não existe, pois o nível do óleo mantêm-se constante a vários dias.
3. Se estivesse entrando ar, este entraria jah nos primeiros segundos, e não depois de 5 min...

Sobre o nível do óleo aumentar misteriosamente, eu jah estava prevendo, pois no manual fala para colocar no nível mais baixo.

Estou começando a desconfiar dos rolamentos da caixa ou da correa como o Walter falou, soh que esta estah boa...

A bomba de óleo, culpada segundo um mecânico, está boa. Isto eu sei pois retiramos o óleo da cx DH da ultima vez (20 dias atrás) com o motor ligado. A bomba jorrou tudinho rapidinho pela mangueira superior...

Estranho isto não?? Pode-se ser que seja necessário arrumar aquela bomba a vácuo do manual postado pelo colega nas páginas anteriores.

dsamaz
20/05/2007, 00:49
Amigos,

o serviço do diferencial terminou. O problema relacionado a ele (enroscando, travando a roda esquerda) foi resolvido. Porém 2 detalhes do serviço me intrigou:

1. Quando giro uma roda em pequenos movimentos para um lado e para o outro, percebo uma folga de uns 5 a 10 graus com relação à caixa e à outra roda. (ou seja, quando começo a girar uma roda, a outra do outro lado não gira imediatamente, soh depois de uns 5 - 10 graus). Nas picapes de vcs existe esta folga?

2. O mais grave eu acho: depois de andar por uns quilômetros, percebo que o cubo de roda esquerdo (traseiro) esquenta muito, muitíssimo (não eh possível encostar o dedo por mais de 3 seg). O direito fica apenas levemente quente. O interessante eh que foi justamente a roda esquerda que estava "travando" anteriormente, motivo pelo qual fui na oficina. Sei que não são as pastilhas de freio, pois as duas rodas estão parando juntas (verifiquei com o carro suspenso), não está gastando a + a pastilha esquerda e o carro não tende para a esquerda. Este aquecimento eh normal? O que pode ser? Atrito do rolamento da ponteira do eixo com o eixo?

Obrigado pelos comentários e ajuda que vcs me enviaram até agora.

Daniel

Walter L. L. Casitta
20/05/2007, 09:55
2. O mais grave eu acho: depois de andar por uns quilômetros, percebo que o cubo de roda esquerdo (traseiro) esquenta muito, muitíssimo (não eh possível encostar o dedo por mais de 3 seg). O direito fica apenas levemente quente. O interessante eh que foi justamente a roda esquerda que estava "travando" anteriormente, motivo pelo qual fui na oficina. Sei que não são as pastilhas de freio, pois as duas rodas estão parando juntas (verifiquei com o carro suspenso), não está gastando a + a pastilha esquerda e o carro não tende para a esquerda. Este aquecimento eh normal? O que pode ser? Atrito do rolamento da ponteira do eixo com o eixo?

Nada disso. O problema é o freio mesmo. As lonas continuam encostando no tambor mesmo quando o freio não esta sendo usado.
O freio traseiro da Ranger tem regulagem automática pra compensar o desgaste. Você tem que desapertar o freio para que as lonas desencostem do tambor já que o automático só atua no sentido de apertar.
Se as lonas voltarem a encostar depois de algumas frenagens mais fortes, os tambores podem estar excêntricos ou o eixo pode estar empenado...

Edintruder
20/05/2007, 23:06
Amigos,

1. Quando giro uma roda em pequenos movimentos para um lado e para o outro, percebo uma folga de uns 5 a 10 graus com relação à caixa e à outra roda. (ou seja, quando começo a girar uma roda, a outra do outro lado não gira imediatamente, soh depois de uns 5 - 10 graus). Nas picapes de vcs existe esta folga?

Daniel

Sim, essa folga é normal. Existe pois todas as peças têm um afastamento entre si, e somando todos essas folguinhas aparece essa folga no giro.

Walter L. L. Casitta
20/05/2007, 23:37
Sim, essa folga é normal. Existe pois todas as peças têm um afastamento entre si, e somando todos essas folguinhas aparece essa folga no giro.

Isso mesmo e depois de aquecidas as folgas entre elas tendem a diminuir e por isso mesmo que tem que ter alguma folga.

dsamaz
21/05/2007, 12:02
Nada disso. O problema é o freio mesmo. As lonas continuam encostando no tambor mesmo quando o freio não esta sendo usado.
O freio traseiro da Ranger tem regulagem automática pra compensar o desgaste. Você tem que desapertar o freio para que as lonas desencostem do tambor já que o automático só atua no sentido de apertar.
Se as lonas voltarem a encostar depois de algumas frenagens mais fortes, os tambores podem estar excêntricos ou o eixo pode estar empenado...

Acho que eh o freio mesmo. Hoje fui numa loja aqui no AM e regularam p/ menos a pressão.
Amanhã vou perceber se está aquecendo + de um lado só.

dsamaz
23/05/2007, 13:21
Amigos,

conforme o Walter falou, eu fui numa loja de freios.
Abriram o tambor, não viram nada de errado e desapertaram a lona esquerda.

Mas no mesmo dia voltou a esquentar somente do lado esquerdo.
Aí eu vi que os discos da frente também esquentam na mesma proporção do tambor traseiro.
Estou achando que o aquecimento eh normal e que do lado direito (traseiro) não está funcionando.

Queria que vcs verificassem nos carros de vcs se o tambor traseiro esquenta bastante no uso urbano como esquenta os discos dianteiro...

Obrigado pela ajuda de vcs daqui.