Conectar

Ver Versão Completa : Que motor é esse?????

ADRIO DIAS
10/05/2007, 09:53
Ai pessoal dos Cj's to precisando de mais uma ajuda de vôces!!!!!
Alguem saberia me dizer que motor é este?O ex dono me falou que é um Perkins mais nao sei o modelo e muitos me perguntam se é o original da Rural?
Desde ja agradeço!!!!

Denilsom
10/05/2007, 11:08
Ai pessoal dos Cj's to precisando de mais uma ajuda de vôces!!!!!
Alguem saberia me dizer que motor é este?O ex dono me falou que é um Perkins mais nao sei o modelo e muitos me perguntam se é o original da Rural?
Desde ja agradeço!!!!

Colega esse motor ta parecendo o perkins 4203,era usado em tratores na época de 1960 e tbem saiu nas f75,e rural. o motor e bom forte mas nao deu certo na epoca porque eles usaram caixa original da rural ai ela quebrava,como quebra ate hoje.

ADRIO DIAS
10/05/2007, 11:51
Colega esse motor ta parecendo o perkins 4203,era usado em tratores na época de 1960 e tbem saiu nas f75,e rural. o motor e bom forte mas nao deu certo na epoca porque eles usaram caixa original da rural ai ela quebrava,como quebra ate hoje.

Valeu pela dica Denilson!!!Esse motor esta em uma Rural de um amigo e ele ta afim de se desfazer dela(inclusive anunciei pra ele aqui no forum)mais como ele ta meio apertado pensei em ficar com o motor ou com a Rural inteira!!!!So que dei uma olhada na adaptaçao do motor e fiquei meio intrigado pq o cara que adaptou esse motor utilizou duas caixas segundo o meu amigo(ele tmbem nao entende muito assim como eu)uma é a caixa willys e outra da c10 so que essa esta colocada ao contrario!!!!O carro anda bem e tem velocidade mas apesar de ser 4x4 a traçao dianteira esta desligada.Voce sabe qula caixa seria a correta para eu usar sem muita gambiarra pra adaptar(tipo plug n play) e qual o consumo desse motor e a disponibilidade de peças?
Desculpa por tantas perguntas é que a tempos to precisando de um motor Diesel pois a Rural é meu unico carro e andando na gasolina o meu bolso fica sempre vazio!!!!
Desde já obrigado.

franzlana
10/05/2007, 21:42
Caro Adrio.
Se for o 4203 trata-se de versão anterior ao Perkins que saiu na D10(4236 com potência de 82 bhp a 2800 rpm) . Sendo um motor para uso agrícola, de baixa rotação (Potência de 61 bhp a 2400 rpm) baixo torque (216Nm a 1300 rpm) e tecnologicamente muito ultrapassado. Porém ele saiu também na versão veicular (Potência de 67bhp a 3000 rpm). Você encontra peças porque é um Perkins, mas bomba bico e tudo mais acabam ficando caros porque estão desatualizados e não são comuns em estoque. Um motor Perkins Q20 B usado na D20, já infinitamente superior ao usado na D10 que é muito superior a este 4203 vai custar com NF e baixa em torno de 6 a 7 mil. Um de D10 não pode passar de 4 mil e este não pode passar de 2,5 mil. Já tive uma C14 carroceria longa com este babão, digo motor. O apelido dela era Poçante, pois onde parava ficava uma poça de óleo. Não era defeito do motor, é que usado com giro constantemente alto ele joga o óleo pra fora. Não tem solução. Assim sugiro que você confirme e se se tratar de motor agrícola sai fora.Se for o veicular veja que a rpm sobe para 3000, mas ainda é muito ultrapassado. A melhor caixa seria a caixa da D10 4 marçhas, pois é robusta e "barata" e a D10 saiu com motor semelhante, assim deve ser plug and play. Porém você precisa saber qual é a relação do diferencial e definir o tamanho dos pneus para saber se a rural vai ficar com relação muito longa ou muito reduzida. Você poderia mandar umas fotos deste negócio de duas caixa com uma montada ao contrário que isto é muito diferente.
Abraço.

joão k. chikui
10/05/2007, 21:53
Franz
Essa do cambio de c-10 ao contrário é para alongar. Em 3ª fica 1:1 , em 2ª fica longa. Tem cada doido!

franzlana
10/05/2007, 22:38
Franz
Essa do cambio de c-10 ao contrário é para alongar. Em 3ª fica 1:1 , em 2ª fica longa. Tem cada doido!
Já vi falar, mas queria é ver como foi feito.
Valeu.

Cursino
11/05/2007, 11:38
Se o cambio é montado ao contrario, o torque percorrer a segunda caixa ao contrário, portanto vai sair pelo eixo piloto (cadê aquele smile com cara de espanto???) Imagigem vocês, numa acelerada maiis forte em 1ª, oq vai acontecer com o eixo da 2ª caixa???

joão k. chikui
11/05/2007, 12:39
Cursino
Jamais faria isto numa viatura minha , mas , conheço quem andou anos assim. Esse cambio , se não me engano 260T , ou similar, prá moer só colocando barro dentro.

ADRIO DIAS
12/05/2007, 17:22
Caro Adrio.
Assim sugiro que você confirme e se se tratar de motor agrícola sai fora.Se for o veicular veja que a rpm sobe para 3000, mas ainda é muito ultrapassado. Abraço.

Cara e me diz como é que eu faço pra saber se é veicular ou agricola sem ter que usar um contagiros?Tem alguma diferença fisica!!!
E na sua opiniao vale mais eu colocar este motor ou ir de BF mesmo(sendo q so ha no momento essas duas opçoes!!!)
Abraço.

otto
12/05/2007, 19:47
pela aparencia este motor deve ser veicular

franzlana
12/05/2007, 19:53
Adrio.
Não sei te dizer como identifica-lo. Mas ainda acho que se você for a uma retífica ou concessionária, o pessoal pode usar um rotâmetro ótico,(cola-se uma fita prata na polia e sobrepõe-se o feixe de luz do rotâmetro sobre a mesma e o aparelho indica a rotação) mas ainda acho que devia partir para uma terceira opção. Por quanto tá ficando este motor?

ADRIO DIAS
15/05/2007, 19:03
Adrio.
Por quanto tá ficando este motor?

Na real vou dar um chassis com mecanica original 4x2 e vou pegar um outro com mecanica 4x4 com esse motor(e placa amarela).A dificuldade esta que para documentar primeiro vou ter que colocar um motor original trasferir para meu nome(e regularizar a placa) e so depois pedir a alteraçao de combustivel recolocar o motor diesel e passar pelo imetro.
Apesar de parecer um bom negocio mesmo sem dar relavancia ao motor(em funçao da traçao) o meu chassis é 100% restaurado e a mecanica é realmente impecavel(suspençao,direçao hidraulica,rodas ,caixa e o motor que apesar de ser bf 161 esta zero bala(recem revisado e com juntas e kit de embreagem novo)!
Por isso to meio com o pé atras.

franzlana
15/05/2007, 20:39
Então vai mais uma dica.
Na hora de passar pelo IMETRO tudo vai ser olhado até nº de passageiros x assentos. Amortededores, elétrica, freios e o mais difícil e caro se der problema é o teste de fumossidade que medirá o teor de CO emitido pelo motor e se não passar, você terá de recorrer a revisar bomba, bicos e talvés cabeçote e aneis de segmento e ai o pau cai a folha e formiga leva tudo porque retificar este motor é o mesmo que comprar um 147 para fazer expedição, não se usa.

franzlana
15/05/2007, 20:42
E mais uma.
Se não tem ducumento a Diesel precisa N. Fiscal do motor e baixa de gravame do veículo de origem, se não não tem DUT a Diesel e o veículo ainda pode ser preso.
Tens NF?

Kim
15/05/2007, 21:52
Cara e me diz como é que eu faço pra saber se é veicular ou agricola sem ter que usar um contagiros?Tem alguma diferença fisica!!!E na sua opiniao vale mais eu colocar este motor ou ir de BF mesmo(sendo q so ha no momento essas duas opçoes!!!)
Abraço.

É o seguinte!

Na bomba injetora existe uma diferença física, provavelmente a bomba injetora é CAV.

Se for agricola, ela não tem nada por baixo, parece um tubo, é cilindrica.

Se for automotiva, tem uma peça parafusada embaixo, que é o avanço do ponto, seria como um cilindro bem menor preso por dois parafusos transversalmente à bomba injetora.

É compliado demonstrar em palavras.

Abraços.

Kim.