Conectar

Ver Versão Completa : eixo dianteiro ranger 4x4

chicoaranha
09/05/2007, 20:05
Boa noite!
sou um feliz proprietário de uma ranger 2002 4x4, e tenho pouca experiencia com mecanica 4x4 e gostaria da ajuda dos colegas... escuto na minha ranger com a 4x4 desligada uma trepidação no eixo dianteiro, começou baixo com um barulho "metalico" que esta aumentando diariamente e tambem incomodando mais... levei no mecanico e foi sugerida a troca do eixo dianteiro ou tirar e deixar 4x2! isso nunca! o problema eh o preço 2000 reais novo ou um recondicionado por 800 reais... será q naum compensa eu mesmo retirar a peça e leva-la a um torneiro... consigo peças mais em conta... alguem teve este mesmo problema:?: o mecanico disse ser comum nas rangers...
agradeço pela atenção!

rogeriomasih
09/05/2007, 20:49
Estou com o mesmo problema na minha, que é do mesmo ano. O problema não é na homocinética do diferencial dianteiro (aprendi, viu Edintruder!).

Dá uma conferida no fórum abaixo que vc vai achar tudo que precisa, inclusive indicação de lojas e preço de peças:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=26901

Abraços,
Rogério

Edintruder
09/05/2007, 22:35
Pode ser então folga na Homocinética do eixo cardam dianteiro. Podes mandar colocar uma cruzeta nele no lugar da homocinética ou trocar esse cardam completo conforme está no link acima.

chicoaranha
10/05/2007, 19:33
valeu o toque... levei em outro mecanico q vai retificar,engraxar e trocar a coifa por 230 reais com garantia...estou ateh mais aliviado...hehehe...depois posto pra contar como ficou!
abs

rogeriomasih
11/05/2007, 18:36
A retífica não tem segredo. O problema é a coifa, pois, não sendo a original, rasga logo.

Vc conseguiu a coifa original ou vai fazer alguma adaptação?

Jean Carlo
12/05/2007, 14:57
antes da mais nada , tire o cardã dianteiro e ande com ela e vê se continua o barulho , se não, o problema e na homocinética do cardã a solução que eu achei para a minha foi a troca pela flange com cruzeta, mas a pronta de fábrica , que já vem centrada e balanceada, faz mais de um ano que eu troquei e acabou o problema.
( ps - fábrica não quer dizer da Ford, mas de fabricantes de peças para cardã e etc.)

Walter L. L. Casitta
12/05/2007, 15:01
A Ford ao colocou uma junta homocinética não foi atoa não. Acontece que o ângulo naquele ponto é muito grande e um junta universal ou cruzeta gera muita vibração. Nas Ranger que tem RL ainda vai mas nas novas sem a RL não dá!

rogeriomasih
12/05/2007, 21:17
Quanto custou?

antes da mais nada , tire o cardã dianteiro e ande com ela e vê se continua o barulho , se não, o problema e na homocinética do cardã a solução que eu achei para a minha foi a troca pela flange com cruzeta, mas a pronta de fábrica , que já vem centrada e balanceada, faz mais de um ano que eu troquei e acabou o problema.
( ps - fábrica não quer dizer da Ford, mas de fabricantes de peças para cardã e etc.)

chicoaranha
13/05/2007, 18:52
O mecanico retirou o eixo e parou o barulho sim, e me mostrou a folga na homocinetica.... qto a coifa ele falou q ia trocar, provavelmente adaptada, mas amanhã vou lah recolocar o eixo e jah pergunto os detalhes para postar posteriormente... abraços a todos

Jean Carlo
15/05/2007, 22:02
Walter

Não sei se você já teve oportunidade de verificar como fica com a cruzeta, o ângulo é normal e não vibra, agora por a ford não optar por ela , tem as suas razões sem dúvida.
Eu não me arrependo de ter posto em minha pick-up. As que vibram são sa flanges feitas em torneiros , mas as prontas são forjadas e retificadas, quem saber pode estar aí a diferença.

Jean

Jean Carlo
15/05/2007, 22:08
Rogerio

Na época me custou 500k , flange, luva, cruzeta e mão de obra. o único incoveniente e ter de completar a graxa da luva esporadicamente.

Em tempo, a nova na época 1200k e uma usada ( sabe-se lá o estado),800k.

Jean

Walter L. L. Casitta
16/05/2007, 20:09
Já verifique. O ângulo não fica normal e vibra sim. Inclusive existem relatos aqui no fórum.

Só veículos 4x4 que tem a caixa de transferência separada da caixa de marchas e motor como o Suzuki Samurai, por exemplo, podem ter cruzeta no cardam dianteiro e olhe lá...

Jean Carlo
17/05/2007, 08:53
Walter

Não quero entrar no mérito da questão, mas que a minha não vibra , não vibra, ela está do mesmo jeito que estava antes de dar problema só que sem aquele barulho metálico que o outro cardão fazia.
Eu estou satisfeito com o resultado.

Sds
Jean

rogeriomasih
19/05/2007, 13:47
E aí, Chico Aranha, o serviço ficou bom?
Qual a coifa que ele utilizou? está aguentando bem?

O mecanico retirou o eixo e parou o barulho sim, e me mostrou a folga na homocinetica.... qto a coifa ele falou q ia trocar, provavelmente adaptada, mas amanhã vou lah recolocar o eixo e jah pergunto os detalhes para postar posteriormente... abraços a todos

chicoaranha
22/05/2007, 22:21
A homocinetica pós retifica ficou de acordo com o mecanico um pouco "pesada" e tive que retira-la novamente e trocar as esferas.... com relação a coifa ele falou q a coifa do tempra fica perfeita... o q acham?
Abraços

emerson_dickel
22/05/2007, 22:50
se ela pegar por dentro da falange fica perfeita mesmo, mas se ela pegar por cima da falange, em alguns mil km ela estoura novamente.

Não é que estou te rogando praga :) tomara que ela dure.

Mas contra fisica não tem como discutir, coifa por fora acaba estragando por causa do efeito centrifuga e alta rotação/

PS - Adaptei da homocinetica do Tempra, Monza, Corcel, L-200, Gol, e Kombi

E a que melhor durava era a da kombi (uns 20 mil km no maximo)

Um grande abraço

mosselim
16/12/2011, 21:44
Tive problemas com meu cardã dianteiro,minha mocinética foi para o pau e a vibração é muito incomoda acima de 80 Kh,nas autorizadas da ford aqui em Porto Alegre o preço variava de R$ 3280,00 a R$ 4100,00,mas graças ao forum 4x4,a biblia virtual de um rangeiro prevenido.descobri um cara em Saõ Borja q consegue eixo cardã dianteiro completo por R$ 850,00,fiz o pedido segunda 12/12 e chegou sexta 16/12 já instalei na viatura eu mesmo(barbada).:karate:

BRAVOECONOVEMBER
17/12/2011, 08:29
A propósito, São Borja = fronteira com a Argentina. Quem tiver a oportunidade de encomendar peças de lá sempre ficará muito feliz com o preço das peças. De qualquer peça que seja.

klemba
17/12/2011, 10:57
O meu tbm optei por novo, na época uns 2 anos atráz paguei R$690,00 e R$21,00 do frete tbm de São Borja RS e como falaram, é bem tranquilo de instalar, antes tentei consertar o meu, não estava completamente estragado, a coifa rasgou, entrou sugeira e começou a fazer barulho, desmontei, lavei, remontei por duas vezes mais as outras coifas não aguentavam, pensei tbm em colocar cruzeta, mais me aconselharam a não colocar devido a vibração em alta, como a minha tem RL poderia ser que desse certo, mas o preço da adaptação na época ia dar uns R$500,00 aí resolvi comprar outro, depois disso só alegria.

hugocsl
19/12/2011, 14:45
Minha Explorer começou com uns rangidos esses dias... Na reta ela ande beleza sem problemas, mas é só dobrar esquinas mais fechadas ou rotatórias pequenas que ele começa a roncar na frente. Acho que a direção fica um pouco mais dura também...

Será que é a homocinética ou será que é a roda livre com problema acionando a tração na hora errada?

OBS: A tração engata e funciona normalmente e as luzes do painel estão ok.

Agradeço se alguém puder me dar uma luz!

Abs

Walter L. L. Casitta
19/12/2011, 15:01
Minha Explorer começou com uns rangidos esses dias... Na reta ela ande beleza sem problemas, mas é só dobrar esquinas mais fechadas ou rotatórias pequenas que ele começa a roncar na frente. Acho que a direção fica um pouco mais dura também...

Será que é a homocinética ou será que é a roda livre com problema acionando a tração na hora errada?

OBS: A tração engata e funciona normalmente e as luzes do painel estão ok.

Agradeço se alguém puder me dar uma luz!

Abs

Se tá roncando é mais provável ser a bomba da direção hidráulica.

hugocsl
20/12/2011, 11:37
Mas com o carro parado, ou quase parado, por exemplo fazendo uma baliza ele não ronca. Se eu estiver parado e ficar esterçando o volante a bomba faz o som normal característico das Ranger e Explorer. O carro não pinga uma gota e nem tem vazamentos, fumaça ou cheiros estranhos.

É só andando mesmo e dobrando esquinas, tanto para um lado quanto para o outro que ele ronca alguma coisa na parte da frente.

Walter sua Ranger ficava parada ali na Rua Outono né, vc trabalha ali na área? Pergunto porque eu moro no Anchieta e se eu pudesse dar uma passadinha ai pra vc me dar uma luz eu agradeceria muito!!

Abs

Marcelo Corradi
21/12/2011, 20:09
e aí Hugo, blz! até hj eu num peguei a nota fiscal com vc hein. hehehehe

aqui, acho q vale a pena vc dar uma olhada no sistema da roda livre. outro dia, com essas chuvas aí, a Ranger começou a fazer uns barulhos estranhos na frente, baixos, mas não eram normal. deitei debaixo dela e quando tentei girar o cardã dianteiro com a mão, ele não girou. uma das rodas tava travada.

eu só liguei, engatei e desengatei o 4x4, dei uma ré, e pronto! soltou.
aquela dica de sempre dar uma ré depois de desengatar, é boa.

hugocsl
22/12/2011, 09:13
Fala Marcelão! Cara essa NF está no meu porta luvas até hoje!!

Cara vou verificar esse lance da roda livre, só que no final de ano é complicado ver essas coisas...

Abs

Marcelo Corradi
22/12/2011, 14:21
é dificil msm. dá uma olhada aí e depois fala pra gente.
e vamo combinar de encontrar um dia, pra eu ver a X e pegar a NF de uma vez. rsrsrs

ABS!!!