Ver Versão Completa : Nivopala
robertofs
27/02/2007, 23:28
Camaradas!
Como quem é vivo sempre aparece, trago até vocês algumas fotos de um projeto que estamos concluindo aqui em Goiânia:
http://br.pg.photos.yahoo.com/ph/yarobertofs/album?.dir=/3559scd&.src=ph
[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.
Meu Amigo Até Que Enfim Apareceu Alguem Com Alguma Coisa Decente Pra Niva ,seu Carro Ficara Excelente!!!!!!!estou Gostando Do Capricho E Das Solucoes Sem Gambiarras,espero Poder Ve-lo Rodando Em Breve,ç Precisar Tenho As Rodas Do Niva Pantanal Aq Na Oficina Com Pneus Yokohama 235/70/16 Na Cor Branca + Ficariam Lindas Em Cromo-luck!!!!!!assim Que Seu Carro Ficar Pronto Poderia Me Mandar Fotos ,pra carasuja4x4@hotmail.com
friedmann
28/02/2007, 08:39
Olá roberto!! bom te ver de novo!
kemramone
28/02/2007, 11:23
Camaradas!
Como quem é vivo sempre aparece, trago até vocês algumas fotos de um projeto que estamos concluindo aqui em Goiânia:
[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.
< Camarada Roberto essa adaptação esta show de bola parabéns:palmas: :palmas: posta as fotos aqui mesmo no forum e nos dê mais detalhes do processo $$$$$ trabalhoso de fazer essas mudanças!! aguardamos com anciedade!!! abraços!!
Elias RS
01/03/2007, 16:55
Camaradas!
[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.
Olá Roberto!
Parabéns pela sua viatura!!!! Me esclarece uma dúvida:Vc teve que alterar algo na suspensão dianteira para adaptar o motor de opala? Pergunto porque esse motor é relativamente mais pesado que o original, não? Caso afirmativo oq vc fez?
[] a todos!!!
Elias
robertofs
02/03/2007, 17:43
Então, o detalhe do peso é o seguinte: viu que cortamos a parede corta-fogo? Então, o motor foi deslocado pra trás, melhorando a distribuição de peso. Se não fizéssemos isso, além de ficar complicado pra colocar o radiador, a frente ficaria muito pesada. E dessa forma também ficou fácil pra tirar e colocar o motor com câmbio e tudo.
[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.
robertofs
09/03/2007, 11:11
[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.
kemramone
09/03/2007, 11:36
[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.
< Roberto ficou excelente o trabalho agora me diz uma coisa que PAINEL é esse que vc utilizou no Niva ai das fotos? esses ALARGADORES DE PARA-LAMAsão de fibra ou de lata mesmo? cara essas duas dúvidas minhas dão pra se abrir + 2 tópicos pois essa sua idéia ficou showww de bola parabéns!!! abraços e no aguardo da resposta as minhas dúvidas!!!
Cavalcante
09/03/2007, 11:42
O painel eu sei que é do uno, e já tinha visto que a curvatura dá certinho, mas como você resolveu a largura menor do painel?
robertofs
09/03/2007, 14:57
O painel é do Uno, e, de fato, é mais estreito que o original do Niva. O que fizemos foi uma borda em lata que acompanha o desenho das estremidads do painel, e soldamos nas laterais internas da cabine do Niva, deixando a adaptação perfeita.
Sobre os paralamas, foram feitos de lata mesmo, e até eu me espanto quando vejo, porque ficaram como originais.
[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.
kemramone
09/03/2007, 15:13
O painel é do Uno, e, de fato, é mais estreito que o original do Niva. O que fizemos foi uma borda em lata que acompanha o desenho das estremidads do painel, e soldamos nas laterais internas da cabine do Niva, deixando a adaptação perfeita.
Sobre os paralamas, foram feitos de lata mesmo, e até eu me espanto quando vejo, porque ficaram como originais.
[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.
< Camarada Roberto poderia postar fotos dessa borda feita de lata? pra que poçamos ter ideia de como é feita e como ficou o acabamento!! abraços e no aguardo!!
< PS: Realmente essses alargadores ficaram showw de bola perfeitos mais uma vez parabéns!!
Cavalcante
09/03/2007, 15:44
Roberto, a coluna de direção ficou alinhada no painel? Deu certinho? Teve de mudar a capa da coluna? Como vai ficar o console central?
robertofs
14/03/2007, 17:17
Estive na oficina do Kbção hoje, e ele já havia montado o diferencial traseiro do Opala no Niva. Estava sem câmera, mas tirei algumas fotos pelo celular, e postei em http://br.pg.photos.yahoo.com/ph/yarobertofs/album?.dir=/3559scd&.src=ph
Em breve, forneço mais detalhes da adaptação do painel.
[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.
Mauricio Rossetto
16/03/2007, 18:52
Uma curiosidade:
É possível (cabe) a coroa e pinhão do Opala com os devidos ajustes de tornearia no diferencial do Niva?
robertofs
20/03/2007, 11:11
Sem chances!
O conjunto do Opala é maior.
Para o diferencial traseiro, a melhor alternativa de substituição seria por um do Chevette com relação 4,1:1, que é idêntica à dos Nivas com essa relação.
[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.
Caro amigo!
Muito bonito seu niva e, com esse motorzão, vai ficar animal.
Tenho um amigo que possui um Nivette, e etá sem o dif. dianteiro, gostaria de saber da possibilidade de vender o dif. dianteiro.
Caso renha interesse me mande uma MP.
Abraços.
Kim.
ps.: caso queira ver o Nivette, ele esta no seguinte endereço http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=25618
É o com placas AIU.
Roberto ! Parabéns velho! Finalmente alguem teve a CORAGEM e o DINHEIRO necessários para deixar o niva do jeito que ele merece !!! muito bom !
No meu niva tenho um AP 1.8 gasolina, e o jipe fica um pouco amarrado em subida, quem conhece meu Niva bem é o Gilberto da Aerocar, ele fez um baita trabalho no bixo, porém eu acho que para um carro de 1500kg é necessário NO MINIMO um motor desse de Opala 2.5 .
Vc pensou na possibilidade de instalar um 6cc GM ao invés do 2.5?? Será que cabe? Já que vc mencionou anteriormente que teve que jogar todo o conjunto para trás, será que caberia o 6cc? Outra coisa, como foi feita a adaptação do cambio de chevette para a caixa reduzida??
Abraços!!!
marcioidalino
19/04/2007, 11:34
Olá Roberto
Esta frente ficou show, um HAMMER russo, como foi feita?
robertofs
19/04/2007, 14:35
Roberto ! Parabéns velho! Finalmente alguem teve a CORAGEM e o DINHEIRO necessários para deixar o niva do jeito que ele merece !!! muito bom !
Então, o Niva não é meu hehehe
Sou apenas uma espécie de colaborador do projeto ;-)
O Niva é do nosso camarada Bill, de Goiânia-GO.
No meu niva tenho um AP 1.8 gasolina, e o jipe fica um pouco amarrado em subida, quem conhece meu Niva bem é o Gilberto da Aerocar, ele fez um baita trabalho no bixo, porém eu acho que para um carro de 1500kg é necessário NO MINIMO um motor desse de Opala 2.5 .
O Niva só pesa 1500kg se tiver acessórios que agregam peso, pois o peso original, segundo dados do fabricante, é algo abaixo dos 1300kg. Mas eu já pilotei um Niva com AP 1.8 e câmbio original e, sinceramente, não achei muito que o desempenho do meu Cheveniva, que tem motor de Chevette 1.6 com pistões do Monza 1.8, e câmbio de Chevette (cerca de 2% mais reduzido que o câmbio original do Niva).
Vc pensou na possibilidade de instalar um 6cc GM ao invés do 2.5?? Será que cabe? Já que vc mencionou anteriormente que teve que jogar todo o conjunto para trás, será que caberia o 6cc?
Colocar um GM250 no Niva é meio exagero, né? Pra que tudo isso? hehehe
Acho que não convém não. Que é possível é, mas acho que aí a caixa de transferência pode abrir o bico rápido. Pra fazer isso teria que ser mais radical, optando por uma outra caixa de transferência.
Outra coisa, como foi feita a adaptação do cambio de chevette para a caixa reduzida??
Seguem imagens.
[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.
marcioidalino
20/04/2007, 08:59
Olá Roberto
Realmente este projeto do Nivopala é muito interessante, falei com meu primo especializado só em mecanica de opala, dogde, 4x4, ele me respondeu se vcs conseguiram ele também consegue...hehehe...
Pelo que vi nas 61 fotos do link é que vcs montaram um Niva em cima de um Opala...praticamente toda a parte de cardans, diferencial, suspensão, motorização é tudo de Opala, ficou só a lataria e a caixa reduzida do Niva...
Qdo teremos novas fotos...estou ancioso por uma ficha técnica do carro detalhada com as modificações..hehehe e mais fotos...
Abraços...
Rones Jr
20/04/2007, 09:36
pensando aqui com meus neurônios....se o cambio do chevy se adaptam perfeitamernte ao conjunto do Niva...e o motor de Tempra se encaixa ao conjunto do Niva....logo, podemos mandar um motor de Tempra com cx e diferenciais do Chevy?
robertofs
20/04/2007, 10:00
Olá Roberto
Realmente este projeto do Nivopala é muito interessante, falei com meu primo especializado só em mecanica de opala, dogde, 4x4, ele me respondeu se vcs conseguiram ele também consegue...hehehe...
É isso aí! O desafio é a maior motivação ;-)
Pelo que vi nas 61 fotos do link é que vcs montaram um Niva em cima de um Opala...praticamente toda a parte de cardans, diferencial, suspensão, motorização é tudo de Opala, ficou só a lataria e a caixa reduzida do Niva...
Não foi bem isso não. Basicamente foi substituído o conjunto motriz, com exceção da caixa de transferência, por motor do Opala 4 cilindros, câmbio do Chevette de 5 marchas (pois a 1.a é mais reduzida que a do câmbio do Opala), diferencial do Opala 4 cilindros, com relação 3,54:1 (o qual também derivou-se o diferencial dianteiro), homocinéticas internas e externas do VW Santana e também a ponta de eixo do VW Santana. Da suspensão foi substituído o cubo da roda dianteira pelo do VW Santana, assim como o rolamento, que agora é blindado, e não cônico. Os freios dianteiros também são do VW Santana, com disco ventilado, e os traseiros são a disco do Ômega. Na suspensão traseira não foi alterado nada.
Já o assoalho foi todo refeito, mas com chapas confeccionadas por aqui mesmo, não herdadas de nenhum carro.
Qdo teremos novas fotos...estou ancioso por uma ficha técnica do carro detalhada com as modificações..hehehe e mais fotos...
Abraços...
Em breve! O carro já está quase pronto, e aí vou postar as fotos de como ficou tudo.
[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.
Demarques Ribeiro
22/04/2007, 12:41
Roberto,
vc poderia fazer um pequeno relato mais detalhado sobre a colocação das homocinéticas VW e cubo de roda?
Abs
henrique mendel
22/04/2007, 13:41
nossa que show...
pela primera vez eu achei um niva bonito...
parabens
robertofs
23/04/2007, 08:27
Olá Roberto
Esta frente ficou show, um HAMMER russo, como foi feita?
heheheheh
Muito boa essa comparação :-)
Não havíamos pensado nisso hehehehe
Então, a grade foi feita pela Beto Kbção, que também é o mecânico que bolou o Nivopala. O email dele é beto.kbcao@gmail.com, telefone (62) 3095-2320.
[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.
robertofs
23/04/2007, 08:35
pensando aqui com meus neurônios....se o cambio do chevy se adaptam perfeitamernte ao conjunto do Niva...e o motor de Tempra se encaixa ao conjunto do Niva....logo, podemos mandar um motor de Tempra com cx e diferenciais do Chevy?
Camarada Rones, não é por aí não!
O motor do Niva não é plug&play com o câmbio do Chevette, logo, o câmbio do Chevette não é plug&play com o motor do Tempra. No entanto, confeccionando uma flange adequada, é possível utilizar o câmbio do Chevette com o motor do Niva, e também com o motor do Tempra. Mas se tem que adaptar, porque optar por um motor que tem manutenção cara? Aí acho que os AP's são mais indicados, os quais já possuem flanges pra câmbio de Chevette.
[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.
robertofs
23/04/2007, 08:52
Roberto,
vc poderia fazer um pequeno relato mais detalhado sobre a colocação das homocinéticas VW e cubo de roda?
Abs
Camarada, a chave para essa adaptação é usinar a suporte do eixo dianteiro do Niva pra usar o rolamento blindado do VW e, se necessário, desbastar alguma coisa da caixa da homocinética da ponta de eixo VW pra não pegar na suporte do eixo dianteiro do Niva.
[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.
Mauricio Rossetto
23/04/2007, 15:58
Essa do rolamento do Santana é uma boa, e a homo. do Santana é a mesma (mesmo lado) para os dois lados do Niva?
Mauricio Rossetto
23/04/2007, 16:25
Robertofs,
Estava matutando uma coisa: você vai ficar com um Niva andando como um Opala (essa é a intenção?) Ou o que você espera dele?
Pois tenho a seguinte dúvida:
A caixa de transferência do Niva (quando não está acionada a redução) altera na relação entre a caixa de marchas e os diferenciais ou seja, existe alguma perda ?
robertofs
23/04/2007, 16:40
Essa do rolamento do Santana é uma boa, e a homo. do Santana é a mesma (mesmo lado) para os dois lados do Niva?
É a mesma sim.
Seguem mais exemplos.
[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.
alexandre roveri
23/04/2007, 16:54
Robertofs,
Estava matutando uma coisa: você vai ficar com um Niva andando como um Opala (essa é a intenção?) Ou o que você espera dele?
A caixa de transferência do Niva (quando não está acionada a redução) altera na relação entre a caixa de marchas e os diferenciais ou seja, existe alguma perda ?
Perda ou ganho é uma questão de qual ponto vc está vendo a ponta do revolver:mrgreen:
Mas a tcase do niva tem uma redução de 20% na posição direta !8-)
Só que ai vc pode usar uns pneus 20% maiores na circunferencia e volta a ter a mesma relaçao de marchas do opala em 4ª :concordo:
Em 1ª e 2ª acho que fica um pouco mais reduzido, entau mas machas vão acabar mais rápido !
Mas pode-se considerar que um 4ª vai ficar identico !;)
robertofs
23/04/2007, 16:59
Robertofs,
Bom, o Niva não é meu. Sou apenas uma espécie de colaborador do projeto, e por isso, posso esclarecer todas as suas dúvidas sobre esse carro, inclusive essa.
Consideremos o seguinte: um Niva 1.6 original de fábrica teria um motor com torque máximo a 3200 RPM, uma 5.a marcha com relação 0,82:1, uma relação de 1,2:1 em modo normal da caixa de transferência, diferenciais com relação 4,1:1 e pneus 175/80 R16, certo? Pois bem! Em rotação de torque máximo, o carro desenvolveria 102,62 km/h. Agora, veja que curioso: um Laika, que não tem caixa de transferência, e que usa pneus 175/70 R13, desenvolveria 103,20 km/h. Logo, a relação de 1,2:1 da caixa de transferência do Niva em modo normal é justamente para compensar a diferença no tamanho dos pneus, o que, em tese, faria com que um Niva e um Laika, ambos utilizando mesmo motor, câmbio e relação de diferencial, desenvolvessem mesma velocidade.
Agora, consideramos o Opala 4 cilindros: o motor do Opala 4 cilindros desenvolve torque máximo a 2800 RPM. Adaptar apenas o motor do Opala no Niva faria com que a 2800 RPM desenvolvesse 89,80 km/h. Bom, parece algo meio incoerente, não é mesmo? Você coloca um puta motor no seu carro, e seria ultrapassado por um Niva com motor 1.6 original hehehe
Então, o que fizemos? Adaptamos os diferenciais do Opala 4 cilindros, que tem relação 3,54:1, e a opção pelo câmbio do Chevette foi por ser um facilitador do projeto, ou seja, a caixa seca do Opala 4 cilindros que usa 5 marchas é plug&play com o câmbio do Chevette. Então, com os diferenciais do Opala e câmbio do Chevette, que tem 5.a marcha com relação 0,84:1, o Nivopala desenvolverá a 2800 RPM 101,52 km/h, o que é se equipara à velocidade alcançada em rotação de torque máximo pelo Niva 1.6 original ;-)
Portanto, o Nivopala andara como um Niva ;-)
[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.
Mauricio Rossetto
23/04/2007, 18:45
"Portanto, o Nivopala andara como um Niva :wink:"
Mas creio que para fazer isso tudo o que se deseja é que o Niva não ande como um Niva!
Veja meu desabafo:
Jeep Command (versão mais nova do Cherokee):
326 cv; 0-100 em 7,4 s; Vel. máxima 208 Km/h;
Consumo: 7,5 Km/l
Niva:
Toma coro de Honda Biz na Dutra
:sad:
Entenda, apesar de tudo isso tenho 2 Nivas (acho que o problema então não é com o Niva e sim comigo!:shock: hehehehe si mata!
:parede: :parede: :parede:
robertofs
24/04/2007, 09:25
"Portanto, o Nivopala andara como um Niva :wink:"
Mas creio que para fazer isso tudo o que se deseja é que o Niva não ande como um Niva!
Veja meu desabafo:
Jeep Command (versão mais nova do Cherokee):
326 cv; 0-100 em 7,4 s; Vel. máxima 208 Km/h;
Niva:
Toma coro de Honda Biz na Dutra
:sad:
Entenda, apesar de tudo isso tenho 2 Nivas (acho que o problema então não é com o Niva e sim comigo!:shock: hehehehe si mata!
:parede: :parede: :parede:
Então, dizer que o Nivopala vai andar como um Niva, foi só pra dizer que os cálculos foram feitos pro carro ganhar muito em força, mas não perder em velocidade. Isso porque o motor do Opala desenvolve muito torque, mas é de baixa potência (baixa rotação). Então, a melhor forma de absorver melhor o potencial do motor é alongando a transmissão. Embora na rotação de torque máximo do motor do Opala 4 cilindros, que fará o Nivopala andar como um Niva original em rotação de torque máximo, o que fará toda a diferença é que serão cerca de 20 mkgf de torque, ao invés dos 12 mkgf originais do motor do Niva, e isso faz toda a diferença, ou seja, é 5.a marcha o tempo todo, subindo ou descendo, em viagens, e em trilhas é mais torque ainda com a 1.a marcha tendo relação 3,75:1, contra os 3,68:1 do câmbio original do Niva.
Resumindo, o Nivopala andará como um Niva, em termos de velocidade (potência), no melhor caso, mas com quase o dobro de força, lembrando que torque (força) é a capacidade de realizar um trabalho, e potência (velocidade) é o quão rápido se consegue realizar esse trabalho. O motor do Niva é rápido, mas fraco, e por isso usa uma relação mais reduzida. O motor do Opala é lento, mas forte, e por isso foi usada uma relação mais longa.
[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.
Demarques Ribeiro
24/04/2007, 21:35
Alguém me explica como se faz esse cálculo da velocidade????:pensativo:
Mauricio Rossetto
24/04/2007, 22:19
"ou seja, é 5.a marcha o tempo todo, subindo ou descendo, em viagens, "
Maravilha, Roberto agora entendo o resultado dos seus cálculos.
Gostaria de saber fazer esses calculos também, pois estou fazendo alterações de uma forma um tanto prática. Fiz e deu certo o motor do Niva com os pisões do Tempra e tô rodando com o danado. Na gasolina está uma belezura nunca mais Honda Biz me passa na rodovia Dutra, no GNV continuo enchendo o saco até dos caminhões mas creio que por falta de algumas regulagens chego lá.
O problema é que com mais motor agora ele fica esguelando a 120 Km/h mas ainda cai nas subidas (mais que o normal ou o esperado - comparado aos carros básicos) e não acho que melhorou o suficiente para mexer nos diferenciais.
Desconfio que a caixa de transferência do Niva está roubando muito da potência dos motores. Estou pensando em mandar fazer um cardã da caixa ao diferencial traseiro para ver como fica....:rolleyes:
Cavalcante
25/04/2007, 00:43
Demarques, o Roberto explicou direitinho... É só reler com calma que você pega.
Marcio Rossetto
25/04/2007, 09:44
Velocidade final do Niva =
(RPM do Motor / relação transmissão da caixa de transferencia ) / (relação de transmissão do cambio ) / (Relação de transmissão do diferencial ) x (2x 3,14 x Raio do pneu em metros ) x 0,06 = velocidade em Km/h
Ex : rpm 3000
i da caixa de transf : 1,2
i da quarta marcha : 1
i do diferencial : 4,1
Raio do pneu : 0,35 metros
Esse niva em quarta vai estar em : 80 km /hora
robertofs
25/04/2007, 10:01
Bom, não é tão complicado, mas meio chato de explicar. Então, achei melhor enviar uma planilha que já tem os cálculos prontos ;-)
[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.
robertofs
25/04/2007, 10:27
O problema é que com mais motor agora ele fica esguelando a 120 Km/h mas ainda cai nas subidas (mais que o normal ou o esperado - comparado aos carros básicos) e não acho que melhorou o suficiente para mexer nos diferenciais.
Desconfio que a caixa de transferência do Niva está roubando muito da potência dos motores. Estou pensando em mandar fazer um cardã da caixa ao diferencial traseiro para ver como fica....:rolleyes:
Bom, não sei como ficou a curva de torque e potência do seu novo motor, o que é determinado apenas em dinamômetro, mas podemos fazer uma regrinha de 3 pra chegar a valores aproximados, do tipo: o motor original do Niva 1.6, que tem pistões de 79mm de diâmetro e curso de 80mm, resultando em 1568cc, tem 73cv de potência e 12 mkgf de torque. Como a taxa de compressão é de 8,5:1, o tamanho da câmara seria 52cc. Com os pistões do Tempra de 84mm, o motor teria sua capacidade cúbica aumentada para 1773cc, e considerando o mesmo tamanho da câmara de combustão, teria ficado com taxa de compressão de 9,5:1. Em tese, o motor "cresceu" 13%. Se aplicarmos esse índice à potência e ao torque, teríamos 82,5cv e 13,5mkgf, respectivamente. Porém, o aumento da taxa de compressão resulta em um pouco mais de torque. Embora sejam cálculos simples, vale a pena observar que o Niva 1.7i, com pistões de 82mm, o que resulta em 1690cc, tem 80,2cv e 13,6mkgf. Considerando que a injeção eletrônica melhora o desempenho do motor, então creio que temos, pelos cálculos simples, dados que demonstram que seu novo motor, carburado, tem desempenho equivalente ao de um motor do Niva 1.7i, e, como sabemos, o Niva 1.7i melhorou, com certeza, mas não virou nenhum "Niva GTi" hehehe
Outro detalhe é que como o torque máximo do motor original ocorre a 3200 RPM, acima dessa rotação o torque tende a cair, ao passo que a potência tende a aumentar. Então, a 120 km/h a rotação seria 3800RPM. Se tivéssemos um gráfico do desempenho do motor pela rotação, talvez veríamos que o torque a 3800 RPM seria inferior, o que explicaria a velocidade cair bastante nas súbidas, mas quando chegasse na rotação de torque máximo, ou seja, 3200RPM, o que representaria cerca de 100km/h, talvez a velocidade caia ainda mais em função de outros fatores, como aerodinâmica, peso da transmissão (caixa de transferência, 2 diferenciais, 4 pneus grandes) etc.
Então, creio que para que o Niva não perca tanto em súbidas, o aumento de cilindrada não será suficiente. O melhor seria contar com um turbocompressor no motor original, ou então, com um motor de maior cilindrada e que tenha bem mais torque, caso do Nivopala.
[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.
Mauricio Rossetto
25/04/2007, 22:27
:concordo: Vocês valem ouro!
Analizando e brincando na planilha, não sei se concordam, mas o que está matando o carro é essa relação 1,2 da caixa de transferência.
Sabe, quando tenho que empurrar o carro (quem têm niva faz isso de vez em quando :mrgreen: ) passo a alavanca de transferência de normal para neutro e o carro fica bem mais leve, como um carro normal. Quando saio de casa tenho que descer 5 Km de serra, e na posição normal parece que está pisando no freio, com ele descendo, passo pro neutro e ele despenca ladeira abaixo....
Alguem sabe de uma caixa de transferência 1:1 (willys por exemplo) ou idéia de modificar alguma engrenagem nela de forma a passa-la para 1:1?
:idea: Vou fazer um cardã direto da caixa de marchas pro dif. traseiro e partir pra rodovia!;-)
robertofs
26/04/2007, 08:28
Analizando e brincando na planilha, não sei se concordam, mas o que está matando o carro é essa relação 1,2 da caixa de transferência.
A caixa de transferência do Niva é leve. É o motor que não tem muita força.
Sabe, quando tenho que empurrar o carro (quem têm niva faz isso de vez em quando :mrgreen: ) passo a alavanca de transferência de normal para neutro e o carro fica bem mais leve, como um carro normal.
Será que você não está com problemas em sua caixa de transferência? Talvez os rolamentos não estejam bons, e aí estão freando as engrenagens da caixa.
Alguem sabe de uma caixa de transferência 1:1 (willys por exemplo) ou idéia de modificar alguma engrenagem nela de forma a passa-la para 1:1?
Lembra que fiz a observação sobre a diferença dos pneus do Laika e do Niva? Ou seja, a redução de 20% é justamente para permitir que o conjunto motriz do Laika, usado no Niva, seja capaz de tocar pneus 20% maiores. Pela planilha é fácil você perceber isso, informando 3200 RPM, relação da caixa de marcha 1 (4.a marcha), o valor 1 para a redução da caixa de transferência, já que o Laika não tem, 4,1 para a relação do diferencial, e informando como medida de pneu 175/70 R13, daí, observe a velocidade. Depois, informe 1,2 para a redução da caixa de transferência e medida de pneu 175/80 R16, e veja a velocidade. Verá que são praticamente as mesmas.
:idea: Vou fazer um cardã direto da caixa de marchas pro dif. traseiro e partir pra rodovia!;-)
Se você não tiver problemas na caixa de transferência, as chances de ficar pior sem a caixa de transferência são grandes. Isso porque a 3200 RPM, considerando os pneus originais, ou seja, 175/80 R16, você não estaria a 100 km/h, mas sim a 120 km/h. Agora, obviamente, pra chegar a essa velocidade com a mesma rotação você precisará também de mais força, mas você continua com o mesmo motor.
Recomendo verificar sua caixa de transferência.
[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.
A caixa de transferência do Niva é leve. É o motor que não tem muita força.
Será que você não está com problemas em sua caixa de transferência? Talvez os rolamentos não estejam bons, e aí estão freando as engrenagens da caixa.
Lembra que fiz a observação sobre a diferença dos pneus do Laika e do Niva? Ou seja, a redução de 20% é justamente para permitir que o conjunto motriz do Laika, usado no Niva, seja capaz de tocar pneus 20% maiores. Pela planilha é fácil você perceber isso, informando 3200 RPM, relação da caixa de marcha 1 (4.a marcha), o valor 1 para a redução da caixa de transferência, já que o Laika não tem, 4,1 para a relação do diferencial, e informando como medida de pneu 175/70 R13, daí, observe a velocidade. Depois, informe 1,2 para a redução da caixa de transferência e medida de pneu 175/80 R16, e veja a velocidade. Verá que são praticamente as mesmas.
Se você não tiver problemas na caixa de transferência, as chances de ficar pior sem a caixa de transferência são grandes. Isso porque a 3200 RPM, considerando os pneus originais, ou seja, 175/80 R16, você não estaria a 100 km/h, mas sim a 120 km/h. Agora, obviamente, pra chegar a essa velocidade com a mesma rotação você precisará também de mais força, mas você continua com o mesmo motor.
Recomendo verificar sua caixa de transferência.
[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.
Roberto, esclareça pra mim por favor, se eu usar os diferenciais do chevette 3,90:1 qual a velocidade final que terei, com o motor 1.9 e cambio original ou do chevette 5 marchas?
Demarques Ribeiro
26/04/2007, 17:19
Camarada Ueniri,
pelo o que eu entendi e usando a planilha, basta mudar lá a relação que resulta numa velocidade de 64,06 km/h!!!!!:parede: Isso eu digo pq se eu não estou enganado a relação da quinta marcha do chevette é a mesma do niva. Porém essa velocidade eu calculei com 1900 rpm (eese dado eu vi em algum lugar da internet), pois esse motor tem o maior torque (21,4 Kgfm) nessa rotação. A diferença está nesse "puta" (entendam como apenas bom) torque...
Achei mt pouco!!!!! Mas se colocar a 3000 rpm pula para 101,14km/h, mas aí a curva de torque já diminui né???:pensativo:
Tá certo isso que eu falei?????:pensativo:
robertofs
26/04/2007, 17:34
Roberto, esclareça pra mim por favor, se eu usar os diferenciais do chevette 3,90:1 qual a velocidade final que terei, com o motor 1.9 e cambio original ou do chevette 5 marchas?
Para determinar a velocidade final, deve ser considerado a rotação de potência máxima do motor. Você menciona motor 1.9. É um VW 1.9D, TD ou TDi? Ou é um XUD 1.9? Tem os dados de torque máximo e potência máxima desse motor, e suas respectivas rotações? Depois, precisamos saber a medida dos pneus.
[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.
robertofs
26/04/2007, 18:21
Camarada Ueniri,
pelo o que eu entendi e usando a planilha, basta mudar lá a relação que resulta numa velocidade de 64,06 km/h!!!!!:parede: Isso eu digo pq se eu não estou enganado a relação da quinta marcha do chevette é a mesma do niva. Porém essa velocidade eu calculei com 1900 rpm (eese dado eu vi em algum lugar da internet), pois esse motor tem o maior torque (21,4 Kgfm) nessa rotação. A diferença está nesse "puta" (entendam como apenas bom) torque...
Achei mt pouco!!!!! Mas se colocar a 3000 rpm pula para 101,14km/h, mas aí a curva de torque já diminui né???:pensativo:
Tá certo isso que eu falei?????:pensativo:
É por aí mesmo, mas só corrigindo, a relação da 5.a marcha do câmbio do Chevette é 0,84:1, ao passo que o câmbio do Niva é 0,82:1. Então, a velocidade a 1900 RPM, com diferenciais 3,9:1, pneus 175/80 R16 e 5.a marcha do Chevette seria 62,53 km/h.
[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.
É por aí mesmo, mas só corrigindo, a relação da 5.a marcha do câmbio do Chevette é 0,84:1, ao passo que o câmbio do Niva é 0,82:1. Então, a velocidade a 1900 RPM, com diferenciais 3,9:1, pneus 175/80 R16 e 5.a marcha do Chevette seria 62,53 km/h.
[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.
Roberto, o motor AP1.9D oriundo do AP 1.6D, outra duvida sera q vai continuar caindo nas subidas:
robertofs
27/04/2007, 10:31
Roberto, o motor AP1.9D oriundo do AP 1.6D, outra duvida sera q vai continuar caindo nas subidas:
Camarada, tô mandando em anexo os dados do AP 1.6D. Observe o diâmetro e curso dos pistões. Que diâmetro e curso teria ficado seu motor dito 1.9 agora? Ou, qual foi a receita empregada? Trocou pistões? Por quais? Trocou virabrequim? Trocou bielas?
Com essas informações, podemos nos aproximar do que teria se tornado seu motor.
[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.
Camarada, tô mandando em anexo os dados do AP 1.6D. Observe o diâmetro e curso dos pistões. Que diâmetro e curso teria ficado seu motor dito 1.9 agora? Ou, qual foi a receita empregada? Trocou pistões? Por quais? Trocou virabrequim? Trocou bielas?
Com essas informações, podemos nos aproximar do que teria se tornado seu motor.
[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.
Roberto,
O motor e o seguinte: bloco AP 2.0, cabeçote,bielas e bomba AP 1.6D, virabrequim 2.0, pistões, aneis e junta do cabeçote 1.9D.
Abçs e obrigado
Irineu
Gorba;93
Mauricio Rossetto
27/04/2007, 14:02
"[quote=robertofs;385702]A caixa de transferência do Niva é leve. É o motor que não tem muita força.
Será que você não está com problemas em sua caixa de transferência? Talvez os rolamentos não estejam bons, e aí estão freando as engrenagens da caixa."
-- Roberto, têm um detalhe forte que esqueci de mencionar: estou rodando sem o diferencial dianteiro, ou seja com o bloqueio acionado, mas acho que isso não empaca mais do que rodar com os dois diferenciais....concorda?
robertofs
27/04/2007, 15:18
Roberto,
O motor e o seguinte: bloco AP 2.0, cabeçote,bielas e bomba AP 1.6D, virabrequim 2.0, pistões, aneis e junta do cabeçote 1.9D.
Abçs e obrigado
Irineu
Gorba;93
Bom, como você não mencionou a medida dos pistões, fiz uma pesquisa e encontrei o site ( http://www.moto-parts.pl/katalog.php?katalog=3&version=2&PHPSESSID=b0cd452792d527078aff7279d5d11e04 ), que informa que a medida dos pistões para o VW 1.9D é 79,51mm. Como eles informam a medida 76,50mm para o 1.6D, creio que a informação é confiável.
Então, seu motor, em tese, deve estar com diâmetro e curso do pistão 79,51x92,8mm, respectivamente. Com esses parâmetros, seu motor teria ficado então com 1843cc, o que não o tornaria um 1.9, mas sim um 1.85, no máximo hehehe
Voltando ao 1.6D, a taxa de compressão é 23:1, o que dá uma câmara de combustão de 18cc. Não sei se no 1.9D original a cabeça do pistão é mais rebaixada que a do 1.6D, ou se o cabeçote do 1.9D é menos taxado, mas alguma coisa deve ser diferente, pois tendo taxa de compressão 22,5:1, o volume da câmara de combustão do 1.9D original seria 22cc. O fato é que considerando o volume da câmara do 1.6D, seu novo motor teria ficado com taxa de compressão na casa dos 26,5:1 (???). Então, o pistões do 1.9D devem ser mais rebaixados, ou então, na retífica, cuidaram desse detalhe.
Voltemos ao seu 1,85D. Baseando no 1.6D, seu motor teria aumentado de tamanho em 16%, mas determinar corretamente a potência e o torque somente através de testes em dinamômetro, mas usando uma regrinha de 3 simples, talvez possamos considerar que ele tenha ficado com potência em torno de 79cv, e torque em torno de 12mkgf, o que é apenas algo mais em termos de potência em relação ao motor original 1.6 a gasolina do Niva.
Se olharmos as informações do Volkswagen Golf Variant 1.9 D ( http://carinfo.autold.com/car-volkswagen_golf-variant-19-d.html ), podemos ver que a potência é de 64cv a 4400RPM e o torque 12,4 a 2000RPM. Observer que faz todo o sentido seu motor ter ficado com mais potência em função de ter um curso menor, ou seja, 92,8mm, contra 95,5mm do 1.9D original. Geralmente um motor que tem maior curso gira menos, e potência é, também, em função da rotação, ou seja, velocidade da execução do trabalho. Já o torque no seu motor teria ficado abaixo do 1.9D original, o que também faz todo o sentido, uma vez que tendo curso menor, a força de alavanca também seria menor. Resumindo, nossa regrinha de 3 parece ser válida heheheh
Mas respondendo a sua pergunta sobre desempenho, pelo que temos, seu carro apenas andará como anda um Niva 1.6 a gasolina original. Para melhorar o desempenho do seu motor diesel, somente com a adoção de um turbocompressor, que só é recomendável se a taxa de compressão ficou abaixo dos 21:1, para não sobreaquecer. O uso de um intercooler seria item obrigatório.
[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.
robertofs
07/05/2007, 14:33
http://www.youtube.com/watch?v=C1yjInKm31Q
[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.
marcioidalino
07/05/2007, 17:45
Simplesmente D+!!!!!!!!!!!!
kemramone
07/05/2007, 19:01
realmente showww!!!!
Rones Jr
07/05/2007, 22:21
Cortaaaaaa.....diretorrrrr!!! Ficou irado...tanto o Niva quanto o video!
Mauricio Rossetto
08/05/2007, 21:48
Amigos, fiz um teste:
Tirei a caixa de transferência colocando um cardã (Opala) direto ao dif. traseiro. Estive ontem no Rio e estou hoje em São Paulo e digo o seguinte:
Com o motor aprox. 20% mais forte e sem os 20% de redução da caixa de transferência o Niva ficou como um Niva original, só que.... esguelando menos, ficou mais silencioso e prazeroso dirigi-lo. Fiz de Itatiaia até aqui em um tempo bom, pois tentei andar a 110Km/h ou a 3000RPM o máximo possível, mas como ele cai nas subidas, chegando a 80 (isso que continua matando)... mas agora sim mais econômico - consumiu GNV aprox. 20% menos. Então chego a seguinte conclusão:
O Niva realmente precisa de mais motor (AP 2.0 ou do Opala como foi feito), e os 20% "perdidos" na caixa de transferência devem ser compensados nos diferenciais ou na própia caixa de transferência - alguém já estudou a caixa de transferência para ver se é possível trocar engrenagens de forma a deixá-la 1:1?
robertofs
09/05/2007, 10:52
Então chego a seguinte conclusão:
O Niva realmente precisa de mais motor (AP 2.0 ou do Opala como foi feito), e os 20% "perdidos" na caixa de transferência devem ser compensados nos diferenciais ou na própia caixa de transferência
Camarada Maurício, excelente depoimento! Acredito que seu motor esteja rendendo mais hoje, mas é como falei: comparado ao 1.7i do Niva original, um Niva 1.8 não seria nenhum super motor em relação ao original 1.6, mas o problema não é nem esse. É que você deve ter criado uma expectativa que não foi atendida. E aqui é que está a questão: o que seria bom para o Niva? Ou para você? Aí dependende da expectativa de cada um.
Vou dizer o que motivou a criação do Nivopala: o dono, meu amigo Bill, comprou o Niva original. Ele é um acadêmico, e realiza um trabalho de pesquisa junto a tribos indígenas no norte de Goiás e Tocantins. O Niva então foi adquirido para ser uma ferramenta de trabalho. Em pouco tempo, ele concluiu que com o motor original as viagens não seriam rápidas, e colocou um AP 1.8 a gasolina. Concluiu que melhorou, mas não o bastante. Rebaixou o cabeçote, trocou o carburador e passou a andar no álcool. Melhorou, mas não o bastante. Trocou comando de válvulas e colocou um carburador DFV446. Melhorou, mas não o bastante. Então, o que faltava era uma forma de manter velocidades constantes nas rodovias, pois mesmo como AP 1.8 aspiradão caía a velocidade nas subidas. A solução para ele então era mais torque, e por isso foi escolhido o motor do Opala 4cil. Mas como esse motor tem muita força, e desenvolve baixa rotação, os diferenciais tiveram que ser trocados, caso contrário, o motor ficaria "esguelando" nas velocidades mais altas. O alongamento tornou o carro muito agradável de se dirigir, sem ter comprometido a força, pois isso o motor tem de sobra. Talvez algum dia o Bill conclua que seu Niva deveria ter mais força ainda :-)
Então, como o Niva deve andar depende da expectativa de cada um. Tem niveiro que admite tornar seu Niva ainda menos eficiente, optando por um AP 1.6D, talvez porque o fator economia seja mais relevante, porém, como diria o Porcão - "não há almoço grátis". Investir uma bela grana em diesel pra ter um desempenho ruim sob o pretexto de que isso tornará o Niva mais econômico é algo que merece uma reflexão. Mas se o fator desempenho é o mais relevante, então, antes de se investir, o melhor é pesquisar pra ver se é possível chegar no que você espera, dentro do seu orçamento, claro, pois opções existem aos montes. O que falta mesmo no mercado é orientação e boa mão-de-obra.
alguém já estudou a caixa de transferência para ver se é possível trocar engrenagens de forma a deixá-la 1:1?
Trocar as engrenagens da caixa de transferência é possível, bastando encomendar o serviço é uma boa fresadora. Porém, o custo dessa encomenda pode ultrapassar o valor de muitas caixas de transferência, e já pensou se isso quebra algum dia? O mais racional é alongar os diferenciais.
[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.
:palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: Em quanto ficou esta brincadeira toda????... Seria interessante preparar um ficha técnica do bicho :twisted: :twisted: :twisted: . Parabens!
Sdçs,
robertofs
09/05/2007, 11:49
:palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: Em quanto ficou esta brincadeira toda????... Seria interessante preparar um ficha técnica do bicho :twisted: :twisted: :twisted: . Parabens!
Sdçs,
Camarada, sinceramente, nem para nós está claro o custo dessa brincadeira, já que foi motivada mais pela paixão que pela razão heheheh
Mas ainda vou conversar com o Beto Kbção (o autor) e o Bill (o sonhador) pra ver se chegamos a custos aproximados, pelo menos do mais importante para todos, que foram as alterações mecânicas. No entanto, creio que é claro para todos que os componentes mecânicos utilizados são mais baratos que os do Niva e, incomparavelmente, mais fáceis de serem encontrados. O maior custo deve ter sido o de adaptação, com certeza.
[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.
friedmann
09/05/2007, 14:27
simplesmente fantástico Robesto... parabéns..que inveja
robertofs
09/05/2007, 15:21
Video: http://www.youtube.com/watch?v=C1yjInKm31Q
Fotos: http://br.pg.photos.yahoo.com/ph/yarobertofs/album?.dir=3559scd
[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.
robertofs
09/05/2007, 15:37
Pessoal do RockCrawling, desculpem o vacilo!
Publiquei no forum errado :-(
[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.
emtsuhako
09/05/2007, 15:44
Muito massa o Nivopala!!! Parabéns!!! Show de bola!!!
REnato Martins
09/05/2007, 15:56
Roberto manda uma MP para os moderadores q eles colocam o Topico no lugar certo:parede:
agora se vc for coloca pneu 35" bloqueio nos diferenciais pode deixa o topico aqui e participa da categoria desafio de Rockcrawling.
cabeção..........hahhahahahhaha
alexandre roveri
09/05/2007, 20:52
:shock: Acabei de reler todos os post´s:shock: :!: Puts, ficou 10 :!: :concordo:
Um puta monte de assunto pertinente ao niva reunido num lugar só :palmas: :palmas:
Obrigado aos moderadores pela paciência em organizar a bagunça :palmas: :concordo: :palmas: :concordo:
robertofs
10/05/2007, 14:51
Finalmente o Nivopala voltou ao fórum do Niva hehehe
Valeu, moderador!
[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.
Roberto,
Gostaria muito de este bicho:twisted: :twisted: :twisted: em ação. Vai rolar aqui no Rio a 2ª ETAPA DA COPA CARIOCA AMADORA em Maricá nos dias 29/30 junho e 1°. julho com várias atividades (vide o site www.jcm4x4.com.br (http://www.jcm4x4.com.br)). Pelo jeitão do Nivopala êle se daria muito bem no "arrancadão na lama" (duas pistas paralelas com 100m lotada de lama. Vence o que fizer menor tempo na soma das duas pistas) e no Indoor (um circuito montado com duas pista paralelas. Competição auge do evento. Vence depois de 2horas de competição o que tiver menor média de tempo).
Blz! Convida a turma pra participar!:dance: :dance: :dance:
Sdçs,
robertofs
11/05/2007, 09:34
Roberto,
Gostaria muito de este bicho:twisted: :twisted: :twisted: em ação. Vai rolar aqui no Rio a 2ª ETAPA DA COPA CARIOCA AMADORA em Maricá nos dias 29/30 junho e 1°. julho com várias atividades (vide o site www.jcm4x4.com.br (http://www.jcm4x4.com.br)). Pelo jeitão do Nivopala êle se daria muito bem no "arrancadão na lama" (duas pistas paralelas com 100m lotada de lama. Vence o que fizer menor tempo na soma das duas pistas) e no Indoor (um circuito montado com duas pista paralelas. Competição auge do evento. Vence depois de 2horas de competição o que tiver menor média de tempo).
Blz! Convida a turma pra participar!:dance: :dance: :dance:
Sdçs,
Aqui em Goiás tem muito desses eventos, o que costumamos chamar de "Jeep Cross", que costuma ter o "arrancadão na lama" comentado por você.
O Nivopala ainda será submetido a testes de resistência pra ver qual é, afinal, não pode fazer feio heheheh
Vamos registrar tudo, inclusive, em vídeo, e publicaremos em breve ;-)
[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.
Mauricio Rossetto
11/05/2007, 20:13
O Niva então foi adquirido para ser uma ferramenta de trabalho. Em pouco tempo, ele concluiu que com o motor original as viagens não seriam rápidas.
Roberto, também é o meu caso. Este ano terei que subir ainda 3 vezes até Marabá, passando por BH, Brasilia, Colinas do Tocantins, Araguaína....
Agora porque o Niva? Porque quando visito as obras da empresa que faz a instalação e manutenção das redes de alta tensão pelo país normalmente são em lugares de difícil acesso e também acabo fazendo minhas brincadeiras: Jalapão, Chapada das mesas, Caraça, Chapada dos veadeiros...
E acho que estou passando o mesmo que o dono do Nivopala.
Então acredito que deverei fazer mais alguns ajustes neste Niva (comando Sobe por exemplo que eu já tenho mas não usei ainda nesta configuração).
Roberto posso abusar da sua boa vontade com duas perguntas?
pergunta1: na caixa de transferencia existe a redução. No diferencial "disfazer" essa redução não implica em mais atrito no sistema?
Por isso pensei em mexer direto na caixa de redução....
pergunta2: têm idéia que jogo de coroa/pinhão poderei usar para isso?
Abraços
Mauricio
robertofs
11/05/2007, 21:28
Roberto posso abusar da sua boa vontade com duas perguntas?
pergunta1: na caixa de transferencia existe a redução. No diferencial "disfazer" essa redução não implica em mais atrito no sistema?
Por isso pensei em mexer direto na caixa de redução....
pergunta2: têm idéia que jogo de coroa/pinhão poderei usar para isso?
Abraços
Mauricio
Camarada Maurício, minha opiniões são as seguintes:
1) Na verdade, se você alonga a relação do diferencial, quem tende a sofrer com isso é a caixa de transferência, e não o diferencial, pois quem toca os diferenciais é a caixa de transferência, certo? Porém, se você mantivesse os diferenciais com relação original e alongasse a caixa de transferência em modo dito "normal" para 1:1, então a caixa de transferência sofreria do mesmo jeito, pois seria mais pesado tocar os diferenciais sem a redução de 20%. Resumindo, dá na mesma. Se imaginarmos uma bicicleta com marchas, usar uma engrenagem grande na frente (como se fosse uma caixa de transferência com relação 1:1) e uma engrenagem não tão pequena atrás (como se fosse um diferencial 4,10:1) é o mesmo que usar uma engrenagem um pouco menor na frente (como se fosse uma caixa de transferência com relação 1,20:1) e menor ainda atrás (como se fosse um diferencial 3,30:1). Porém, como o Niva usa pneus grandes, seria praticamente impossível desenvolver uma boa velocidade com um motor pequeno usando diferenciais com relação 20% menor;
2) Como você usa motor 1.7, eu recomendaria diferenciais de Chevette da marca Braseixo, que foi os que mais equiparam os Chevettes, apesar de terem saído alguns com Dana. Pro Braseixo tem relações 3,54:1 (a mesma do Opala, e que saiu nos Chevettes com câmbio automático, e que são raros), 3,90:1 (que saiu nos modelos 1.6/S, de 89 em diante), 4,10:1 (que saiu nos primeiros Chevettes e foi até 88 ) e 4,88:1 (que saiu nos Chevettes Jr., e que também são raros). Então, se você usa diferenciais com relação 4,10:1, eu recomendaria um Braseixo com relação 3,90:1 pra você fazer um test-drive. Se achar que ainda ficou com reserva de força, o que acho pouco provável, talvez pudesse optar por um 3,54:1. Não tendo ficado bom nem o 3,90:1, então poderia voltar à situação anterior, colocando a relação 4,10:1, que é exatamente a mesma coisa que o diferencial do Niva, ou seja, coroa com 41 dentes e pinhão com 10 dentes. Já os Dana saiu com relação 3,90:1 e 4,11:1.
E por fim, de Brasília para Goiânia é um pulo. Venha nos fazer uma visita, se possível ;-)
[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.
Mauricio Rossetto
13/05/2007, 08:26
E por fim, de Brasília para Goiânia é um pulo. Venha nos fazer uma visita, se possível ;-)
Roberto não faltará oportunidade de conhecê-lo pois os pais de minha mulher têm um apart. em Caldas Novas e vamos para lá também.
Obrigado pelas dicas.
Abraços
Mauricio.
Mauricio Rossetto
15/05/2007, 13:44
Com os pistões do Tempra de 84mm, o motor teria sua capacidade cúbica aumentada para 1773cc, e considerando o mesmo tamanho da câmara de combustão, teria ficado com taxa de compressão de 9,5:1. Em tese, o motor "cresceu" 13%.
Roberto, poderia enviar essa formula de cálculo, pois estou pensando em mexer novamente nessa configuração..... vou ter que abrir tudo de novo mesmo, pois o meca deixou anel quebrado na ultima montagem.
É possível calcular também os ganhos dos ajustes na polia de comando? Ex: 4 graus atrazado (posição D)
robertofs
15/05/2007, 17:12
Roberto, poderia enviar essa formula de cálculo, pois estou pensando em mexer novamente nessa configuração..... vou ter que abrir tudo de novo mesmo, pois o meca deixou anel quebrado na ultima montagem.
Pra facilitar as coisas, coloquei em anexo uma planilha para fazer os cálculos. Onde há Informar, informe nos campos da planilha os valores solicitados. No anexo já vai o exemplo com dados do motor 1.6 do Niva, e com o aumento do diâmetro pelo uso dos pistões do Tempra, o que resulta em novos valores para cilindrada, taxa de compressão, potência e torque, de carater apenas sugestivo, já que valores precisos seriam obtidos apenas em dinamômetro.
É possível calcular também os ganhos dos ajustes na polia de comando? Ex: 4 graus atrazado (posição D)
Além de ser complexo pacas determinar o comportamento do motor em função do comando de válvula, precisaríamos das informações do comando original, como duração da abertura das válvulas de admissão e escape, altura da abertura etc. Portanto, o fornecedor do comando é quem deveria oferecer as informações de ganho de desempenho em relação ao original.
[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.
Mauricio Rossetto
16/05/2007, 15:05
Roberto,
mais uma vez agradeço pela atenção, pois como sabe vinha fazendo as coisas meio que de olhômetro. Com esta tabela posso ter uma idéia do resultado antes de fazer, pois sabe que em muitas coisas não têm volta.
Então vou contar o que estou planejando:
Como terei que abrir novamente o motor (daqui um mês) penso em alterar algumas coisas. Com camisas de diâmetro 90,8mm externo encaixadas no motor, posso brincar com os pistões fazendo um "Nivempra, Nivombi ou até um Nivett" conforme a planilha anexa. Parece não ser muito animador o ganho, correndo-se o risco de passar pelo o que nosso amigo dono do Nivopala passou até decidir trocar de motor. Mas como tenho acesso a esses pistões e tenho que abrir o motor de novo....posso trocar do Tempra por outro até de maior diâmetro.
É interessante brincar na planilha por exemplo com o curso dos pistões.
Bem, até agora o consumo (gasolina/gnv) está o mesmo (com a caixa de transferência e diferenciais originais) e 20% menos sem a caixa de transferência (simulando uma mexida nos diferenciais). Se aumentar ainda mais o pistão não sei como vai ficar o consumo.
Vocês já têm idéia do consumo do Nivopala?
robertofs
16/05/2007, 17:43
Roberto,
mais uma vez agradeço pela atenção, pois como sabe vinha fazendo as coisas meio que de olhômetro. Com esta tabela posso ter uma idéia do resultado antes de fazer, pois sabe que em muitas coisas não têm volta.
Então, não é que com essas planilhas de cálculo de motor e velocidade que você irá determinar como será exatamente na prática, mas certamente dá uma idéia de como a coisa seria. Assim, os riscos e surpresas são menores. Foi assim que eu estabeleci que ter um Niva com motor e câmbio de Chevette seria viável para o Niva, e tanto foi, que já há um segundo Cheveniva rodando por aqui. Com o Nivopala foi a mesma coisa.
Então vou contar o que estou planejando:
Como terei que abrir novamente o motor (daqui um mês) penso em alterar algumas coisas. Com camisas de diâmetro 90,8mm externo encaixadas no motor, posso brincar com os pistões fazendo um "Nivempra, Nivombi ou até um Nivett" conforme a planilha anexa. Parece não ser muito animador o ganho, correndo-se o risco de passar pelo o que nosso amigo dono do Nivopala passou até decidir trocar de motor. Mas como tenho acesso a esses pistões e tenho que abrir o motor de novo....posso trocar do Tempra por outro até de maior diâmetro.
Então, com uma camisa desse tamanho, um pistão de até uns 86,50mm ia bem, e aí minha sugestão seria o pistão do motor Fiat Sevel 1.5 (o argentino) a álcool, que tem diâmetro de 86,40mm, e o pino excêntrico tem mesma medida do pistão do tempra. Só que tem um detalhe, que inclusive, você tem que considerar, que é a altura de compressão, que nada mais é que a medida entre o centro do furo do pistão para o pino e a superfície. No caso do pistão do tempra essa altura é 39,00mm, e com uma concavidade ou convexidade que depender do modelo do motor (carburador, injetado, a álcool ou gasolina). Já no pistão 1.5 do Fiat Sevel a altura é de 35,20mm no modelo a álcool, o que vai causar uma diminuição da taxa de compressão do motor, mesmo aumentando o volume do cilindro. Então, o diâmetro do pistão não é o único fator relevante. Em anexo mando uma tabela com vários tipos de pistão com suas respectivas medidas.
É interessante brincar na planilha por exemplo com o curso dos pistões.
O curso é um dos parâmetros difícil de ser alterado, pois só é possível com a adoção de um virabrequim de curso maior. Por isso que o pessoal do AP 1.6D consegue aumentar o curso, pois o vibraquim do AP 2.0 é maior, que é o utilizado na receita de aumento da capacidade cúbica do AP 1.6D.
Bem, até agora o consumo (gasolina/gnv) está o mesmo (com a caixa de transferência e diferenciais originais) e 20% menos sem a caixa de transferência (simulando uma mexida nos diferenciais). Se aumentar ainda mais o pistão não sei como vai ficar o consumo.
Vocês já têm idéia do consumo do Nivopala?
Se compararmos o consumo do Laika com o Niva, ambos tendo motor 1.6, veremos que o Niva faz uma média de 7, contra 10 ou mais do Laika. Isso porque para mover um carro com tração integral e pneus maiores com um mesmo motor que move um sedan, só exigindo um pouco mais do motor. Portanto, o Niva gasta mais porque geralmente se exige mais do motor do que seria exigido se fosse num Laika. Então, o motor do Niva trabalha mais com mistura rica. Quando você repotencializa o motor, a eficiência volumétrica dele também é melhorada, e aí o motor passa a render mais, mantendo o mesmo consumo, pois a mesma quantidade de combustível que era dada ao motor 1.6 é o suficiente para fazer trabalhar bem um 1.7 ou 1.8.
Ainda não temos dados de consumo do Nivopala, mas acreditamos que não será muito além do que se vê em um Niva original.
[]'s
Roberto França
Goiânia-Go.
Flugêncio
17/05/2007, 14:25
Aproveitando a aula:
E o que provavelmente mudará no motor de 1773cc com a utilização de um cabeçote com valvúlas de admissão maiores ( 42mm), dutos retrabalhados, um carburador 2E e uma polia regulável?
E somando a isto uma igniçao mais moderna? ( roda fônica, bobina pástica etc... do Palio)
robertofs
17/05/2007, 17:03
Aproveitando a aula:
E o que provavelmente mudará no motor de 1773cc com a utilização de um cabeçote com valvúlas de admissão maiores ( 42mm), dutos retrabalhados, um carburador 2E e uma polia regulável?
E somando a isto uma igniçao mais moderna? ( roda fônica, bobina pástica etc... do Palio)
Camarada Flugêncio, seu motor deve ter ficado muito bom, mas não tenho a menor condição de estimar como ele tenha ficado em termos de potência e torque, pois, como já mencionei em outras mensagens, determinar o regime de torque e potência máximos de um motor somente é possível através de testes em dinamômetro, como explica o artigo http://www.hsw.com.br/cavalo-de-forca.htm.
A planilha que enviei serve para ter noção, através de um cálculo simples, o possível resultado do aumento da capacidade cúbica do motor. Na verdade, poderia ter colocado cálculos mais complexos, mas baseando apenas na alteração de capacidade cúbica as diferenças de dados reais para o método que utilizei são mínimas.
Mas se quer ter uma análise detalhada, o consultor Iran Cartaxo do site BestCars (www.bestcars.com.br) desenvolveu um algoritmo que demonstra o resultado da preparação de um motor. Porque você não envia uma consulta para ele avaliar, através do site http://www2.uol.com.br/bestcars/consprep.htm?
[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.
Mauricio Rossetto
21/05/2007, 22:15
Roberto, estava pensando uma coisa: os aumentos de pistão têm um ganho muito pequeno de cv, e acho que agora está na hora de otimizar outros pontos do motor, pois colocando canecos cada vez maiores começará a beber mais, temos o limite da junta do cabeçote...
Então estava vendo os recursos usados pelo Flugêncio que também parecem interessantes.
Com a tabela que enviou estive pensando em mexer no virabrequim. Se eu mandar encher o vira e usinar aumentando em 1 cm o curso, passando de 80 para 90 (Tempra por exemplo), o ganho em cv é bem significante (+10 cv = 92,8 cv pela tabela). Conversei com o pessoal da retífica e eles pediram para eu levar o eixo para estudarem essa possibilidade, mas tenho que estudar também o espaço no bloco. Temos também a polia variável que ainda não usei, mas não sei quanto será o ganho na posição D por exemplo. De qualquer forma terei que abrir o motor e desbastar os pistões pois está pegando nas válvulas na posição D.
Flugêncio, esse trabalho que você fez no cabeçote, provavelmente você deve ter se baseado nos valores do motor do Tempra. Têm idéia de ganho em cv? Como está o consumo?
O problema é que o curso de virabrequim vai sempre emperrar a brincadeira. Quer saber de uma coisa? O ideal era ter metido o motor do Tempra (105 cv) e parar de viajar na maionese......
Resultado das minhas pesquisas:
O motor do Tempra 8v é a opção mais barata: 1.500,00 com ganho real, e o AP 2.0 a melhor porém a mais cara: 3.500,00 a 4.500,00 reais (injetado) ... nessas minhas brincadeiras com o motor já foram 1.000,00 pratas. (preços com a instalação em Resende e Itatiaia-RJ). É claro que em seguida os diferenciais com relação 3,54......onde isso vai parar
robertofs
22/05/2007, 09:27
Quer saber de uma coisa? O ideal era ter metido o motor do Tempra (105 cv) e parar de viajar na maionese......
Resultado das minhas pesquisas:
O motor do Tempra 8v é a opção mais barata: 1.500,00 com ganho real, e o AP 2.0 a melhor porém a mais cara: 3.500,00 a 4.500,00 reais (injetado) ... nessas minhas brincadeiras com o motor já foram 1.000,00 pratas. (preços com a instalação em Resende e Itatiaia-RJ). É claro que em seguida os diferenciais com relação 3,54......onde isso vai parar
Camarada, você tem que definir qual é o seu objetivo. Se deseja manter o motor original e ter o desempenho de um motor mais eficiente, como o do Tempra ou do AP 2.0, a solução mais racional é turbinar o motor do Niva. Se você tivesse investido em um kit turbo estaria feliz da vida, e teria gastado, dependendo do que você conseguiria em preço do kit e de mão de obra, algo em torno de 1500 a 2000, e te garanto que o resultado seria ótimo. Eu já tive Niva 1.7 turbinado, e vale muito a mais a pena que ficar tentando tirar leite de pedra com preparação aspirada, que fica mais cara e faz o motor ser bom apenas de um jeito: ou vai dar muito torque ou vai dar muita potência. Com turbo, fica bom de qualquer jeito, se escolher uma turbina adequada. Pra você ter idéia, meu Niva 1.7 turbinado fazia 5,5 km/l de álcool na cidade, desafiando todos os playboyzinhos de 1.0, e chegou a fazer 8 km/l de álcool na estrada, andando de 5.a direto. Depois de 3.000 km felizes meu motor abriu o bico, mas te garanto que não foi culpa da turbina. Eu simplesmente turbinei um motor que nem conhecia por dentro. Com um motor novo ou com uns 30.000 km rodados, pode turbinar que é vida longa por muito tempo. O segredo é saber dosar a pressão.
Como já comentei, o motor do Chevette 1.6 tem dados de potência e torque praticamente iguais ao do motor do Niva 1.6. Dê uma olhada como fica um motor 1.6 de Chevette com 0,5kg/cm2 (em rosa) em http://www2.uol.com.br/bestcars/cp2chevt.htm, que você entenderá como deve ter ficado meu motor de Niva andando com 0,4kg/cm2.
[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.
Marcio Rossetto
22/05/2007, 18:45
Caros amigos , nesse fim de semana fiz uma trilha com amigos , trilha do verde .
Meus amigos todos com jipes Willis bem preparados , com pneus argentinos .
O meu estava com o militar 600x16 .
Numa subida de mais ou menos 1 km de pura lama ,onde inclusive um willis ficou, para subir com o niva tive que engatar primeiro uma primeira reduzida e tuchar o pé no acelerador em segunda reduzida logo em seguida.
Fiz isso na subida inteira por cerca de longos 80 segundos , com as quatro rodas patinando, bloqueado e o motor ap 2.0 cheio , a cerca de 6500 giros direto.
Para se ter uma idéia o bicho até jogou óleo para o carburador
Pois bem , duvido que um motor de tempra aguenta isso , ou um de chevette , ou híbridos modificados , etc .
Voce quando faz uma trilha , expõe o jipe no limite , ´porque adrenalina sobe e a razão desce e o motor tem que aguentar a reduzida .
Por essas e outras tem que ser de Opala ou ap 2.0 , que foram feitos pra aguentar o pau . Voces sabem disso .
O motor do tempra , nem no tempra aguenta , imagina no Niva .
O barato sai caro .
Valeu .
Flugêncio
22/05/2007, 18:58
Sei não heim!!! :putz: mas com outros olhos isto pode ter sido uma grande braçada.
Esperar que o motor resolva tudo é esquecer da pecinha que vai entre o banco e o volante kkkkkkkkk :mrgreen:
Mauricio Rossetto
22/05/2007, 19:24
Robertofs, o problema do turbo é que aqui (no eixo Rio-Sampa) usamos GNV direto: 200Km com R$ 17,00. Já me informei sobre turbo e adaptação pro Niva começa em R$ 3.000,00. Já existe turbo pra GNV, mas teria que trocar também o kit GNV que para turbo ainda é muito caro... Neste caso vale o mega motor do Opala ou o AP2.0 . Realmente Marcio o AP 2.0 também é o bicho.
robertofs
23/05/2007, 09:41
Esperar que o motor resolva tudo é esquecer da pecinha que vai entre o banco e o volante kkkkkkkkk
Tô contigo e não abro, Flugêncio!
Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa ;-)
[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.
robertofs
23/05/2007, 10:20
Robertofs, o problema do turbo é que aqui (no eixo Rio-Sampa) usamos GNV direto: 200Km com R$ 17,00. Já me informei sobre turbo e adaptação pro Niva começa em R$ 3.000,00. Já existe turbo pra GNV, mas teria que trocar também o kit GNV que para turbo ainda é muito caro... Neste caso vale o mega motor do Opala ou o AP2.0 . Realmente Marcio o AP 2.0 também é o bicho.
Então, camarada, contente-se com o que tem e seja feliz, porque se for colocar na ponta do lápis tudo o que vai adicionando pra conseguir um pouco mais de desempenho, pode chegar a conclusão que não valeu a pena, e não é por ficar ruim, mas é que talvez não fique tão bom quanto exige suas expectativas.
Cito eu como exemplo: tava montando um motor Ford OHC 2.3, que equipou os Maverick 4 cilindros, Jeeps, F-75 e F-100. Na verdade, esse motor equipou também as Rangers 4 cilindros a gasolina, tendo sido acrescentado ao motor cabeçote com 2 velas por cilindro e injeção eletrônica multiponto, o que o tornou mais eficiente que o AP 2.0 MI. Porém, a brincadeira começou a ficar cara, e abortei o projeto, porque ainda teria que gastar um tanto mais, e por esse tanto mais, comprei um motor GM151 a álcool com 2.000 km rodados, que inclusive eu acompanhei a reforma, e sei que o motor é zero. Eu gostaria de ter um AP 2.0, mas não me parece coerente investir tanto em um motor nacional e continuar com embreagem russa, câmbio russo, diferenciais russos, homocinéticas russas, freios russos... enfim, a coisa fica muito russa ainda hehehe
De russo, no meu Niva, quero só a caixa de transferência. De resto, o que eu puder nacionalizar o farei, pois as peças russas são muito boas, mas o problema é encontra-las a um preço justo, e também alguém que encare substituí-las, também a um preço justo, sem ficar colocando empecilhos, como se o Niva fosse um importado de luxo. Então, melhor é, se precisar de manutenção, poder parar em qualquer oficina, e se o mecânico vier dizendo que não lida com Niva, perguntarei a ele se lida com o Opala ;-)
[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.
robertofs
23/05/2007, 11:51
Numa subida de mais ou menos 1 km de pura lama ,onde inclusive um willis ficou, para subir com o niva tive que engatar primeiro uma primeira reduzida e tuchar o pé no acelerador em segunda reduzida logo em seguida.
Fiz isso na subida inteira por cerca de longos 80 segundos , com as quatro rodas patinando, bloqueado e o motor ap 2.0 cheio , a cerca de 6500 giros direto.
Um motor de uma Honda CG 125 Titan deve passar o maior tempo de sua vida trabalhando com rotações acima dos 8.000 RPM, e nem por isso abre o bico ;-)
Para se ter uma idéia o bicho até jogou óleo para o carburador
Será que seus anéis de pistão estão bons?
Pois bem , duvido que um motor de tempra aguenta isso , ou um de chevette , ou híbridos modificados , etc .
Muito relativo. Para um motor que esteja com lubrificação adequada e que não esteja muito desgastado, trabalhar por 80 segundos em condições extremas não faz nem cóssegas.
Voce quando faz uma trilha , expõe o jipe no limite , ´porque adrenalina sobe e a razão desce e o motor tem que aguentar a reduzida .
Também é muito relativo. Às vezes, uma das principais razões de se perder tração é fazer com que as rodas girem muito rápido, e o motor trabalhar com a reduzida engatada é ótimo, pois torna o serviço pra ele mais leve ;-)
Por essas e outras tem que ser de Opala ou ap 2.0 , que foram feitos pra aguentar o pau . Voces sabem disso .
Bom, eu sei que ambos os motores tem muito torque, mas o AP tem mais potência. O motor do Opala pode durar centenas de milhares de km, justamente porque gira pouco, e menor rotação, menor desgaste, não é mesmo? Já um AP 2.0, para mim, em termos de durabilidade, é como um AP 1.6 e 1.8, todos consagrados pela eficiência e robustez... mas se eu fosse você, seria mais racional em relação ao seu AP 2.0 operando a 6.500 RPM. Lembre-se que a relação R/L do AP 2.0 está longe de ser ideal (http://www2.uol.com.br/bestcars/tecprep/rl-1.htm e http://www2.uol.com.br/bestcars/tecprep/rl-3.htm) ;-)
O motor do tempra , nem no tempra aguenta , imagina no Niva .
O barato sai caro .
Valeu .
Não seja um APZeiro tão radical ;-)
[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.
Marcio Rossetto
23/05/2007, 15:53
Aé
Então , como é que faz ? :pensativo:
Sei não heim!!! :putz: mas com outros olhos isto pode ter sido uma grande braçada.
Esperar que o motor resolva tudo é esquecer da pecinha que vai entre o banco e o volante kkkkkkkkk :mrgreen:
Marcio Rossetto
23/05/2007, 16:23
França :discordo:
1) O motor ap 2.0 é mais robusto que o motor ap 1.6 ou 1.8 . Posso até buscar aonde ? mas sabemos que sim .
2) desculpe-me , mas não dá pra comparar o motor do tempra com o Ap 2.0 , Tudo no tempra é mais fraco, desde o projeto,cabeçote , comando etc .
Outra coisa , não vamos comparar projeto Fiat x VW
Ou comparar um santana 2.0 MPI com um tempra .
O motor do tempra esquenta por nada e não chega a 200.000 Km na maciota , o ap chega a 400.000 km .
Novinho, Tempra 8 válvulas, ja é um motor que vibra , desbalanceado e barulhento e gastão .
Agora, o motor ap 2.0 não esquenta por nada ,motor forte e robusto , ao passo que o motor do tempra , no próprio tempra é uma chaleira .
Imagine no Niva , na trilha , com o radiador cheio de lama .
não sou radical , mas acho melhor por um motor de chevette , mas não do tempra , isso é relutar com tudo, com o parecer do povo .
No passado eu relutei com o conhecimento do povo e comprei um JPX , me ferrei .
Ja disse uma vez e vou repetir ,colocar o ap 1.8 no niva não compensa , pois o ganho de potencia não vale o custo benefício .
Ja que vai fazer a coisa funcionar e sentir diferença, tem que ser o ap 2.0 .
Quanto ao uso do GNV , o melhor será o ap 2.0 a alcool .
2.0 Injeção, sem comentários ....
robertofs
24/05/2007, 17:56
França :discordo:
1) O motor ap 2.0 é mais robusto que o motor ap 1.6 ou 1.8 . Posso até buscar aonde ? mas sabemos que sim .
robusto
do Lat. robustu
adj.,
que tem força;
vigoroso;
cheio de vida;
de compleição forte;
potente;
resistente;
firme.
Se você está se referindo a força, é óbvio que o AP 2.0 é mais robusto. Mas dizer que o AP 2.0 é mais resistente que os demais AP's, aí é questionável, pois o AP 2.0 utiliza muitos componentes de seus irmãos menores, e o que o torna 2.0 é apenas o maior diâmetro dos pistões e maior curso do virabrequim, e usando as mesmas bielas usadas no AP 1.6 e 1.8 se observa o que está descrito no artigo do Bestcars sobre relação r/l:
É fácil entender que, quanto maior (mais longo) for o curso do virabrequim (manivela portanto maior) e mais curtas forem as bielas, mais acentuado será esse ângulo, tornando mais intensas as forças laterais dos pistões sobre os cilindros.
Quanto maior a força lateral, menor o aproveitamento da força de expansão dos gases queimados, o que resulta em torque e potência abaixo do que seria teoricamente possível.
Na faixa de 1,6 litro, um dos melhores exemplos de motor em maciez de funcionamento e rendimento global era o Volkswagen AP-600 (depois AP-1600), com curso de 77,4 mm e biela de 144 mm, para r/l de 0,268.
Em contrapartida, a mesma VW deu bons exemplos de efeito de bielas inadequadas quando lançou o motor 2,0-litros do Santana, em 1988. Com a biela de 144 mm, o 1,8-litro apresentava relação r/l de 0,3 exato (como no GM 2,0), mas a mesma biela no 2,0 (curso de 92,8 mm) elevou a relação para 0,322.
2) desculpe-me , mas não dá pra comparar o motor do tempra com o Ap 2.0 , Tudo no tempra é mais fraco, desde o projeto,cabeçote , comando etc .
Outra coisa , não vamos comparar projeto Fiat x VW
Ou comparar um santana 2.0 MPI com um tempra .
Gostei de você ter dito isso, porque se alguém vier dizer que não se pode comparar projeto VW AP 2.0 x GM 151, certamente é o mesmo que dizer que não se pode comparar o projeto do motor do Tempra com o do AP, pois realmente não dá.
Embora tanto o AP quanto o motor do Tempra sejam dos anos 60, sem dúvida alguma, o motor do Tempra já nasceu mais moderno, por contar com um cabeçote de duplo comando de válvulas, mesmo com 2 válvulas por cilindro, o que, obviamente, já motivou a construção de um cabeçote de fluxo cruzado.
O motor do tempra esquenta por nada e não chega a 200.000 Km na maciota , o ap chega a 400.000 km .
Márcio, creio que você não rodou 400.000 Km com um AP 2.0, e menos provavel ainda ter rodado 200.000 Km com um Tempra. Sendo assim, você está fazendo afirmações apoiadas apenas na teoria de que depois dos AP's, os outros são os outros, e só :-)
No Brasil, a Fiat teve coragem de lançar o Tempra Turbo, que utilizava o mesmo motor da versão 8 válvulas, e se tornou o carro mais veloz e rápido do Brasil. Sabemos que o VW AP 2.0 é robusto, mas uma coisa é fato: a VW não lançou com um Gol GTI 2.0 Turbo, e mesmo o Gol GTI 2.0 16V que teve cabeçote vindo da Alemanha (o que deve ter saído mais caro pra VW que turbinar o AP 2.0), e que é uma mosca branca de olhos azúis, não andava com o Tempra Turbo que teve boa vendagem, seguida pelo Tempra Stile, de apelo mais executivo. Portanto, não seria categórico em dizer que o motor é ruim. Em anexo, reportagem da QR sobre o Tempra Turbo e a história do motor.
Novinho, Tempra 8 válvulas, ja é um motor que vibra , desbalanceado e barulhento e gastão .
De acordo com o Bestcars no artigo sobre o Tempra (http://www2.uol.com.br/bestcars/classicos/tempra-3.htm), o qual, dos comentários que você fez sobre o motor do Tempra, fala apenas sobre sua relação R/L 0,31, o que o tornaria um motor de certa aspereza, já fica evidente que o motor do Tempra tem funcionamento mais suave que o do AP 2.0 (R/L 0,322).
Agora, o motor ap 2.0 não esquenta por nada ,motor forte e robusto , ao passo que o motor do tempra , no próprio tempra é uma chaleira .
Qualquer motor esquenta, e se talvez fosse adaptado o AP 2.0 no cofre do Tempra, em posição transversal, esquentaria do mesmo jeito. Se bem que, onde tá escrito que motor do tempra fervia? Eu fiz várias longas viagens com um Tempra 16V, e nunca tive notícia desse tipo de problema. Aliás, nem o Bestcars comenta isso.
Imagine no Niva , na trilha , com o radiador cheio de lama .
Se o sistema de arrefecimento falhar ou sofrer qualquer interferência, até o AP vai fritar.
não sou radical , mas acho melhor por um motor de chevette , mas não do tempra , isso é relutar com tudo, com o parecer do povo .
Cuidado com as lendas urbanas...
No passado eu relutei com o conhecimento do povo e comprei um JPX , me ferrei .
JPX é tão problemático quanto o Niva. Basta se dedicar a resolver os problemas dele como se resolve do Niva que fica tudo certo.
Ja disse uma vez e vou repetir ,colocar o ap 1.8 no niva não compensa , pois o ganho de potencia não vale o custo benefício .
Ja que vai fazer a coisa funcionar e sentir diferença, tem que ser o ap 2.0 .
Quanto ao uso do GNV , o melhor será o ap 2.0 a alcool .
2.0 Injeção, sem comentários ....
Será que o AP 2.0 é tão mais assim? Em termos de torque, sem dúvida, mas de resto, é relativo. Veja reportagem da QR sobre um comparativo entre um AP 2.0MI e um AP 1.8s carburado e a álcool.
[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.
Mauricio Rossetto
06/06/2007, 16:59
Amigos,
Estou rodando bastante com o Niva que se mostra mais forte com os pistões do Tempra, mas não está como espero. Graças a vocês hoje tenho mais dados e testemunhos de forma a acertar mais nos meus projetos. Numa sequencia evolutiva de tuning do motor original do Niva concluiu-se a inviabilidade de mexer com curso de pistões e consequentemente comprimento de biela de forma a restar somente trabalho de cabeçote e polia/comando.
Como já possuo a polia regulavel SOBE mas não conseguimos ajustá-la devido a bater nos pistões, abrirei o motor novamente para desbastar os pistões e surge então a possibilidade de fazer algo no cabeçote.
Começei a pesquisar sobre o assunto "trabalhar o cabeçote" e ví que é mais um assunto bastante vasto. É engraçado ver (eu) um Niveiro lendo AutoPower....
Então pergunto aos camaradas:
Vocês já pensaram em mexer no cabeçote do Niva?
O que se pode fazer nele?
Abraços
http://www.xpeedclub.com.br/site/xtechlib.php?view=9892
Mauricio Rossetto
06/06/2007, 17:00
Amigos,
Estou rodando bastante com o Niva que se mostra mais forte com os pistões do Tempra, mas não está como espero. Graças a vocês hoje tenho mais dados e testemunhos de forma a acertar mais nos meus projetos. Numa sequencia evolutiva de tuning do motor original do Niva concluiu-se a inviabilidade de mexer com curso de pistões e consequentemente comprimento de biela de forma a restar somente trabalho de cabeçote e polia/comando.
Como já possuo a polia regulavel SOBE mas não conseguimos ajustá-la devido a bater nos pistões, abrirei o motor novamente para desbastar os pistões e surge então a possibilidade de fazer algo no cabeçote.
Começei a pesquisar sobre o assunto "trabalhar o cabeçote" e ví que é mais um assunto bastante vasto. É engraçado ver (eu) um Niveiro lendo AutoPower....
Abraços
http://www.xpeedclub.com.br/site/xtechlib.php
robertofs
06/06/2007, 17:29
Não se esqueça que tirando alguma coisa da superfície dos pistões você estará automaticamente descomprimento o motor, e isso pode causar alguma perda de torque, dependendo da quantidade de material que será tirado.
Preparação aspirada nem sempre dá bons resultados em termos de torque, pois geralmente o objetivo é obter mais potência nesse tipo de preparação. Mas o Flugêncio já fez algumas brincadeiras com o cabeçote do Niva, usando outras válvulas e tal, e ele diz que ficou muito bom, e a receita pode servir pra vc otimizar o desempenho de seu motor ;-)
[]'s
Roberto França
Goiânia-Go.
alexandre roveri
06/06/2007, 22:03
Amigos,.......... forma a restar somente trabalho de cabeçote e polia/comando.
Abraços
Mauricio, não existe a possibilidade, repito em letras MAIUSCULAS, NÃO EXISTE A POSSIBILIDADE DA VALVULA BATER NO SEU PISTÃO, desde que o ponto tenha sido montado certo .
Como exemplo, o primeiro motor 2121 que montei tinha tx de compressão de 15:1 e ele não pegava em nada, nem na posição A nem na posição D !
Se o ponto de PMS e zero do comando tiver sido montado correto e não pulou corrente, eu boto pau na mesa pra neguinho martela , pois não tem como bater de maneira alguma !!! :discordo:
Estou falando isso apenas pra que vc pense muito no que vai fazer e não jogue dindin fora :concordo:
Luciano SHAKALL
08/06/2007, 02:16
CAmaRAda Maurício, como eu também sou um niveiro que (de vez em quando) lê AutoPower (antiga FullPower) e afins :mrgreen:, lembrei que já havia lido algo a respeito de
preparação de cabeçote há alguns anos em uma revista. Fui procurá-la e escaneei a reportagem pra você "dar uma sacada", mas postei lá no "fórum de Downloads",
pois pode ser de interesse geral, ok? ;-). O link é: Preparação de Cabeçote ("VENENO") (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=29216) .
PS.
Ainda não li os links que enviastes, talvez falem a mesma coisa que essa reportagem... mas valeu a intenção :concordo:.
[]'s
Mauricio Rossetto
11/06/2007, 14:26
Luciano, agradeço o material enviado, ele têm exatamente o que preciso e vou tentar fazer aquele passo-a-passo. Vou fazer esses ajustes e veremos o que vai acontecer.
Alexandre, no caso dos pistões baterem nas válvulas em posição diferente da original é que os pistões que estão agora no motor não possuem nenhum rebaixamento como no pistão original do Niva. Como vou abrir tudo de novo vou colocar outro modelo de pistão que acredito não bater nas válvulas. Vai ser mais fácil que desbastar a cabeça do pistão. Se eu tiver que desbastar a cabeça do pistão será com uma válvula preparada como broca para abrir exatamente onde ela trabalha, usando o cabeçote como guia....na verdade duas válvulas, admissão e escape.....e toma ficar um dia inteiro nessa...
Realmente estou fazendo as coisas com o maior cuidado possível no quesito gasto, pois se ficar mais caro do que está perderá o sentido manter o motor original.
Luciano SHAKALL
11/06/2007, 22:39
"... no caso dos pistões baterem nas válvulas ... é que os pistões que estão agora no motor não possuem nenhum rebaixamento ... Se eu tiver que desbastar a cabeça do pistão será com uma válvula preparada como broca para abrir exatamente onde ela trabalha, usando o cabeçote como guia ..." Maurício, quando eu fui trocar os pistões do "NIVAder" pelos do Fusca (vale pra qualquer outro mais alto e/ou "reto"), fiquei preocupado se não bateriam nas válvulas,
e entrei em contato com o Léo Stief (Parece que o 1º a fazer essa adaptação), que me falou que "SE bater" (como em casos de pistões retos E cabeçote muito rebaixado),
os rebaixos nos pistões poderiam ser feitos da seguinte forma segue cópia do e-mail:
[QUOTE]<b><i>"O que deve ser feito é montar o cabeçote com apenas as válvulas do primeiro cilindro, com a junta velha sem sequer colocar os parafusos e com o pistão no ponto mais alto e com a borda pintada com aquele corante azul usado nas oficinas de retifica. Baixar as válvula de admissão e de escape ate encostar no pistão dar uma giradinha em cada uma forçando de leve contra o pistão... isso vai marcar o lugar que deve ser esmerilhado com uma pedrinha de esmeril daquelas que tem um formato de disco colocada na furadeira manual de uma esmerilhada só para a válvula encaixar sem bater vai dar uma marca circular de uns 3mm de profundidade. Para ter certeza que ficou bom só depois de montado e virar com a mão e ver se esta livre...<span style="font-size: 10pt; font-family: Verdana;">
[]'s
Luciano SHAKALL
11/06/2007, 23:00
PUTZ!!!!!!
Esse "BUG" já está enchendo o saco!!!!!!!!!
Desisto de tentar editar!!!!!!!!!!!!
Amigo, não consigo acessar as fotos do nivopala no link enviado anteriormente, elas ainda estão disponiveis na net? Gastaria de recebe-las (mpn.bruno@orteng.com.br). Obrigado!!
Luciano SHAKALL
02/09/2007, 21:58
"... não consigo acessar as fotos do nivopala no link enviado anteriormente, elas ainda estão disponiveis na net? ..."CAmaRAda Bruno, parece que mudaram os links... Recentemente perguntaram isso ao Roberto em outro tópico, e ele postou o seguinte:
Fotos: http://www.flickr.com/photos/robertofs/sets/72157601033805303
Video: http://www.youtube.com/watch?v=C1yjInKm31Q
[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.
[]'s
roberto mande as fotos no meu e-mail por favor!
irineuolivio@bol.com.br
Mauricio Rossetto
29/02/2008, 17:43
Robertofs, passado esse tempo, gostaria de saber como está o Nivopala, estou curioso para saber do acoplamento rígido, se foi necessário fazer alguma melhoria ou ajuste no carro, um comentário pra galera futuqueira de como está......
Abraços
PAPA-TERRA
01/03/2008, 14:41
Robertofs !
PARABÉNS ! Por sua criatividade e bom gosto ! O painel do Uno foi ótimo, sempre achei que é o mais prático. Poste outras imagens !
((())) ão !
Bruno Mosso
01/03/2008, 22:36
Senhores, sou novo no fórum e profundo desconhecedor do niva, faço trilha á alguns anos mas meu forte sempre foi os Willys, Toy Band e por aí vai. Recentemente me mudei para uma fazenda no Pantanal Sul, o que inviabilizou eu andar com minha saveiro por aqui, principalmente nesta época de cheias. Então estou pensando em trocá-la por um NIVA (custos quase iguais) e tenho uma renca de dúvidas, portanto peço a ajuda aos iniciados.
1. Esse carro costuma dar muito problema?
2. Ando de boa, mas não quero ficar nos atoleiros daqui ele aguenta o tranco?
3. Periodicamente irei para a casa de meus pais que fica a 1600km daqui, logo, irei com ele.
Oque me dizem a respeito? Posso comprar sem medo ou devo esperar ter mais grana e partir para um JPX/Toy Band?
Obrigado pela ajuda de todos.
Senhores, sou novo no fórum e profundo desconhecedor do niva, faço trilha á alguns anos mas meu forte sempre foi os Willys, Toy Band e por aí vai. Recentemente me mudei para uma fazenda no Pantanal Sul, o que inviabilizou eu andar com minha saveiro por aqui, principalmente nesta época de cheias. Então estou pensando em trocá-la por um NIVA (custos quase iguais) e tenho uma renca de dúvidas, portanto peço a ajuda aos iniciados.
3. Periodicamente irei para a casa de meus pais que fica a 1600km daqui, logo, irei com ele.
Oque me dizem a respeito? Posso comprar sem medo ou devo esperar ter mais grana e partir para um JPX/Toy Band?
Bruno, sou fã declarado do Niva, tenho ele como único carro desde 94, estou no quinto Niva, mas acho que, pela sua explicação, o Toyota Bandeirante seria mais adequado. Apesar do custo inicial bem maior, ele tem maior autonomia, o que é importante em uma região mais isolada como aquela em que você mora. Ele também leva vantagem nas inundações, pois, sendo diesel, atravessa alagados com maior segurança do que um carro a gasolina/álcool . Além disso, apesar de muito mais desconfortável que o Niva nos itens maciez e ruído, o Bandeirante é praticamente indestrutível, um verdadeiro caminhão!
[ ]s
Bruno Mosso
02/03/2008, 09:27
Obrigado por sua explicação, Gil, mas no caso o problema não é passar por alagados e sim encarar a Estrada Parque Miranda - Corumbá que está do jeito que o jipeiro gosta (atoleiros de 50-60cm de profundidade). Por isso minha idéia de pegar o Niva, sem dizer que aqui ao lado tem Corumbá, e na Bolívia a gasolina está a R$ 1,40.
Obrigado por sua explicação, Gil, mas no caso o problema não é passar por alagados e sim encarar a Estrada Parque Miranda - Corumbá que está do jeito que o jipeiro gosta (atoleiros de 50-60cm de profundidade). Por isso minha idéia de pegar o Niva, sem dizer que aqui ao lado tem Corumbá, e na Bolívia a gasolina está a R$ 1,40.
Então eu entendi errado, a coisa mudou de figura! Neste caso, o Niva é uma opção a ser considerada, ele é, sem dúvida, menos cansativo de dirigir do que um Bandeirante, e é muito bom em barro, por ser mais leve que a maioria dos 4x4.
Bruno, é muito importante que você procure com calma, experimente vários Nivas, para poder ter um parâmetro do que é um bom Niva e do que é um Niva detonado. Não se entusiasme com adesivos, bagageiros, quebra-matos e outros acessórios, muitas vezes aquele Nivinha meio apagadinho, de um sitiante, está muito melhor do que aquele imponente Niva com enormes pneus e um monte de bugigangas.
Há Nivas por aí que, em razão da instatisfação de seus proprietários com a pouca potência do motor Lada, tiveram o mesmo substituído por um motor VW AP, através de um kit já bastante conhecido. Embora o motor AP seja um ótimo motor e, pelo que sei, o kit seja de boa qualidade, é muito importante que a execução desta adaptação tenha sido cuidadosamente executada, senão é dor de cabeça garantida, com vibrações desagradáveis e quebras precoces de componentes.
Se você puder, procure comprar o seu Niva em São Paulo ou no Rio de Janeiro, onde há maior oferta, portanto maior escolha.
[ ]s
Otávio Luiz
03/03/2008, 15:21
Bruno, vi na sua assinatura que você tem uma Rural SPOAda, então você já sabe como funciona a vida de um jipeiro, entre a oficina e a auto-peças...:mrgreen:
:arrow:O que o Niva tem de PIOR em relação a sua Rural: não tem chassis, e sendo monobloco aguenta menos as torções das trilhas da vida. Também é mais difícil as adaptações necessárias p/ por pneu grande, troca de motor, de eixo, todas essas coisas que são relativamente fáceis (e as vezes necessárias) nos Willys...
:arrow:O que o Niva tem de MELHOR: Conforto!!! Apesar de deveras quente no seu interior, o Niva é bem mais confortável que a Rural, e é mais econômico. Se bem que seu motor Opala 4cc deve ficar bem parelho. A tração integral também vai te ajudar bastante, assim não precisa ligar/desligar a roda livre toda hora, e te ajuda até no asflato molhado.
:arrow:O que o Niva te de IGUAL aos Willys: A amizade com os mecânicos, o aprendizado de mecânica e a quantidade de amigos.:concordo:
NA MINHA OPINIÃO para passeios/trilhas leves, uso urbano e viagens o Niva se sai muito bem, sendo o "SUV" de menor preço!:mrgreen:
Se não for pra por ralar como você deve fazer com sua Rural (senão ela não seria SPOAda, certo?) o Niva vai bem. A Bandeirante é melhor em termos de robustez, mas perde em conforto...
O problema vai ser achar um Niva BOM! Mas não desista, isso existe ainda...
Bruno Mosso
03/03/2008, 16:38
Olá Otávio, muito obrigado por suas explicações, mas me diga uma coisa, qual é o consumo de um niva bem regulado? Será que vira fazer viajens longas com ele numa boa?
A Ruras é de meu pai e tá SPOada mais por frescura do que por dar ralo hehehehehe, porem não costumamos passar vergonha com ela, pq ele é mecanico e fez inteirinha de cabo a rabo, é o xodozinho dele
Otávio Luiz
03/03/2008, 16:47
SPOA de bonito?!?!?:putz:
Bem, o Niva original com pneus também originais (ou seja, pequenos) deve fazer entre 6 e 9 km/l na cidade e 9 a 12 na estrada.
O meu já está com motor modificado (1.8 taxado p/ álcool/GNV e faz 4 km/l no álcool e 9km/l no GNV, na cidade) então não tenho muita certeza, posso estar enganado, mas é isso que tenho ouvido por aí.
Daí pra menos...:?
SPOA de bonito?!?!?:putz:
Bem, o Niva original com pneus também originais (ou seja, pequenos) deve fazer entre 6 e 9 km/l na cidade e 9 a 12 na estrada.
O meu já está com motor modificado (1.8 taxado p/ álcool/GNV e faz 4 km/l no álcool e 9km/l no GNV, na cidade) então não tenho muita certeza, posso estar enganado, mas é isso que tenho ouvido por aí.
Daí pra menos...:?
O consumo do Niva com motor original gasolina e com carburador (como o meu), tá nessa média mesmo, salvo exceções e adaptações por aí. O meu regulado pelo "seu" Wilson, faz 7,5/L na cidade e 9/L na estrada, sem pisar demais, senão piora :rolleyes:... o melhor consumo que eu conheço é o do Jossano, que segundo ele mesmo, faz 18km/l... no diesel, no diesel... :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Camarada Otávio, só pra eu entender melhor, no Gás o seu faz 9km/m³:?: É isso:?:
Abraços :concordo:
Otávio Luiz
04/03/2008, 08:57
Camarada Otávio, só pra eu entender melhor, no Gás o seu faz 9km/m³:?: É isso:?:
Ops! Isso mesmo, 9 K/m³:concordo:
Com o GNV a R$1,45...:dance::dance::dance:
ANDRÉHUFF
06/03/2008, 08:42
Ops! Isso mesmo, 9 K/m³:concordo:
Com o GNV a R$1,45...:dance::dance::dance:
O GNV caro sô, aqui pras bandas da terrinha R$ 1,299 :palmas::palmas::palmas:, o meu fui esse final de semana de Indaiatuba a São José dos Campos andando pela D. Pedro a uma média de 100 km/h, quando cai na dutra parei pra abastecer, gastei R$ 15,00 tendo andado 178 km:oops::oops:, claro que não andei o tempo todo no GNV nas subidas mais ingremes passava para a gasolina pra não perder potencia mas mesmo assim como é bom esse tal de GNV. O detalhe negativo é que na volta peguei um pedaço de não sei o que na estrada e la se foi meu Black Star Guyane pra casa do car@%%*, arrancou um gomo inteiro deixando os arames do pneu a mostra, fazer o que geninho nele agora.
Giuliano Barbosa
06/03/2008, 09:27
NIVAHUFF, esta marca que vc fez foi a mesma que fiz de Resende a São José dos Campos, fiquei maravilhado, até perguntei se a bomba de GNV não tava com problema. Mas na estrada é mais ou menos isso aí mesmo!
Otávio Luiz
06/03/2008, 09:56
O GNV caro sô, aqui pras bandas da terrinha R$ 1,299 :palmas::palmas::palmas.......
Será que é por que você está mais perto da Bolívia?!?!?:mrgreen:
Mas com o álcool a R$1,60 e a gasolina a R$2,60 tá bão dimais!!!
Mauricio Rossetto
06/03/2008, 19:54
Meu povo Niveiro....
Será que alguem sabe se o acoplamento rígido ficou bom no Nivopala?
Será que é uma boa?
Estou começando a preparar um.........
Marcio Rossetto
07/03/2008, 12:04
Grande Maurício , pelo visto seu niva vai ser a cobaia , mas eu vou sugerir à respeito , talvez lhe ajude .
Por experiência em Industrias , o grande problema de acoplar eixos é centralizar , alinhar em alta rotações . Uma rotação do eixo acima de 2200 rpm ja é considerada média /alta , então trabalhos de alinhamento a laser ou com técnicas de análise de vibração ou com luz estroboscópica , entre o eixo do motoredutor ja são executados a priori.
Porque o russo fez o acoplamento ?. Creio que justamente para sanar o alinhamento em alta rotação , ou seja , pela ação da força centrífuga a boracha se deforma e os eixos se centralizam . Por isso que ouvimos varios relatos no forum que o problema de excesso de vibração ocorre em baixas rotações ( 1 e 2 marchas ) e não em alta rotações, na quarta a 3000 orpm do motor ou quinta marcha .
Se for fazer o acopalmento rígido, primeiro, vc tem que garantir o alinhamento perfeito entre os eixos, então no caso , a primeira coisa que eu faria , é eliminar a junta cardã, até porque ela perde o sentido e atrapalha o ajuste de alinhamento, além da massa desnecessária , isso sem acoplamento de borracha ou homocinético .
Bem se vc pegar o eixo do cambio e anexar ao eixo da reduzida por uma luva extriada , vc ja conseguiu o alinhamento parcial . Agora o problema consiste em alinhar o cambio e caixa , para que na condicão de acoplamento , eles não deformem o eixo, quando fixados a carroceria do niva . Porque se isso acontecer , o eixo sofrerá uma condicão de fadiga , que ocasionará o rompimento do eixo , ou quebra dos rolamentos do eixo ou da T case ( força radial ) .
Por isso que o Beto K. de Goiás faz a gaiola centralizadora, mesmo assim , creio que o alinhamento não é trivial .
Uma sugestão para facilitar o alinhamento é a adaptação de um acoplamento Steel Flex , que substitui os antigos Falks de engrenagem . Acho que compensa Vc entrar em contato com um fabricante de Acoplamentos para verificar as opções , talvez esteja alí a solução .
Mauricio Rossetto
07/03/2008, 12:28
Olá Marcio, realmente o acoplamento que penso em fazer é muito simples, sem a cruzeta usada no Nivopala. Penso em fazer a conexão sem a "gaiola" para fazer um teste somente, pois acredito que não vai forçar tanto os rolamentos só com uma voltinha pela Dutra.
O acoplamento homocinético duplo que uso têm que usar um terceiro apoio - fiz um braço aparafusado em dois parafusos da caixa de redução e usando um coxim de motor de Chevette fixado no suporte da caixa de marchas. Muito simples e funciona bem. Como percebi que não faz muita força (com a mão segurando a alavanca dentro do carro) eu já conseguia segurar o balanço da caixa anter de fazer o braço de apoio. Para você ter idéia, o braço que fiz é de suporte de vaso de plantas heheheh. Ou até mesmo um vergalhão de obra de 1/4" serve.
Pensei em até não fazer gaiola nenhuma, mas fico inseguro e então terei que fazer a gaiola.....Parece que não faz tanta força "pra queles rolamentões"....fazer a gaiola é um saco.... o que você acha?
Vou ver se tiro fotos e coloco aqui..
Marcio Rossetto
07/03/2008, 12:42
Bem Maurício , realmente não há muita carga , até porque se tivesse não seria o frágil sistema de fixação no assoalho que aguentaria .
Agora , vc tem que testar na condição crítica , carro carregado , com 5 passageiros mais barraca e na subida . Quando bloqueia no 4x4 e reduzida , aí também é crítico .
Acho que a gaiola realmente não é funcional , pois não tem com apertar os parafusos por baixo , tem que por cambio + reduzida , tudo junto .
No meu eu estou fazendo uma fixação através das longarinas( uso uma cantoneira ao longo da longarina ) depois nela soldei braços que pega o suporte do cambio e da redução , com o coxim invertido da reduzida , tal como fez o Roveri , é uma pré preparação para o acoplamento rígido.
Marcio Rossetto
07/03/2008, 16:23
Mauricio , tem um site www.acoplamentosmetalflex.com.br (http://www.acoplamentosmetalflex.com.br) que tem varios acoplamentos .
Marcos ET
24/10/2008, 13:12
... até perguntei se a bomba de GNV não tava com problema. Mas na estrada é mais ou menos isso aí mesmo!
Giuliano! blza? Cara.. já tem GNV em Porto Real? e em Quatis e Floriano? putz.... esta regiao daih mudou muito heim? rsrsrsrs Tenho saudades de andar de jeep por estas bandas! mas isso tem tempo..... hoje só tenho visto Porto Real pelo Google Earth... rs
O Roberto fez realmente um excelente trabalho no Niva do Bill... ainda lembro da época que aquele niva era prateado e andava pelas ruas de Goiania com um motor AP1.8 (ou será que era 2.0? nao me lembro).
[]'s sem comissao, mas com saudades do sítio da minha avó, láaaa em Porto Real....
robertofs
09/01/2009, 16:08
Olá, camaradas!
Quanto tempo!
Ultimamente, estou mais preocupado em curtir as viaturas a ficar escrevendo no forum :-)
Mas já que apareci, vi esse comentário:
Bem Maurício , realmente não há muita carga , até porque se tivesse não seria o frágil sistema de fixação no assoalho que aguentaria .
Agora , vc tem que testar na condição crítica , carro carregado , com 5 passageiros mais barraca e na subida . Quando bloqueia no 4x4 e reduzida , aí também é crítico .
Acho que a gaiola realmente não é funcional , pois não tem com apertar os parafusos por baixo , tem que por cambio + reduzida , tudo junto .
Seguinte: obviamente, não temos nada muito sofisticado para alinhar as caixas. Apenas uma luva do câmbio do Chevette, que obviamente se encaixa perfeitamente ao câmbio, acoplado a uma flange soldada e alinhada em torno à luva, que se encaixa perfeitamente à flange de entrada da caixa de transferência do Niva, que usamos como gabarito para construir a ganhola. Até aqui concordo com o Rossetto de que tivemos parte do problema de alinhamento resolvido. Mas como resolvemos apenas parte, resolvemos acoplar a luva do câmbio à caixa de transferência através de uma cruzeta, que além de facilitar o acoplamento já que, como já comentado em posts anteriores, são peças fáceis de achar, não requer nenhum trabalho de torno. É plug&play, e pronto. Então, pra que inventar, não é mesmo? Mas é fato que usando a cruzeta reduzimos a probabilidade de surgirem problemas pelo alinhamento da ganhola.
Agora, se é ou não funcional, sinceramente, depois de montado, não é coisa pra ficar colocando e tirando, mas já não me importa mais defender isso. O que importa mesmo é que já temos 5 carros assim por aqui, e estamos nos divertindo um bocado ;-)
Segue um exemplo:
Passeio com Cheveniva e Nivopala: http://pt-br.tinypic.com/useralbum.php?ua=RhUUcPQZavozTelwSU2b5g%3D%3D&page=1&sort=oldest
[]'s
Roberto França.
eu não estou conseguindo acessar este link.
Marcio Rossetto
09/01/2009, 20:06
Grande França:palmas: , estava sentindo a sua falta no Fórum , um camarada bom para problematizar em alto nível soluções do velho Niva :concordo:
Pelo menos ~80% do que vc fala funciona de verdade !!!!
Seja bem vindo novamente e feliz 2009
Marcio Rossetto
[quote=robertofs;781796]Olá, camaradas!
Quanto tempo!
Ultimamente, estou mais preocupado em curtir as viaturas a ficar escrevendo no forum :-)
Mas já que apareci, vi esse comentário:
robertofs
09/01/2009, 21:25
eu não estou conseguindo acessar este link.
Camarada, basta clicar no link, mas se não está funcionando para você, pode tentar pelo endereço completo, que o que está entre parênteses:
(pt-br.tinypic.com/useralbum.php?ua=RhUUcPQZavozTelwSU2b5g%3D%3D&page=1&sort=oldest)
[]'s
Roberto França
robertofs
09/01/2009, 21:31
Grande França:palmas: , estava sentindo a sua falta no Fórum , um camarada bom para problematizar em alto nível soluções do velho Niva :concordo:
Pelo menos ~80% do que vc fala funciona de verdade !!!!
Seja bem vindo novamente e feliz 2009
Marcio Rossetto
Meu caro, sem dúvidas foram bons debates, e saber que tenho 80% de crédito é como ter conseguido média pra passar na escola técnica hehehe
Tamos na área, e feliz 2009 para todos nós, e quem sabe com Nivas 2009 por aí ;-)
[]'s
Roberto França.
agora sim,show de bola o seu niva,parabens
Olá, parabéns pelo seu niva. Você podia me dar mais detalhes da adaptação do paine? Preciso fazer um painel para o meu niva e gostei do estilo do seu!
meu e-mail é wesley@riomar.com.br
obrigado
robertofs
14/01/2009, 14:41
Olá, parabéns pelo seu niva. Você podia me dar mais detalhes da adaptação do paine? Preciso fazer um painel para o meu niva e gostei do estilo do seu!
meu e-mail é wesley@riomar.com.br
obrigado
Como eu acho que não postei as fotos, segue link para o album contendo fotos da montagem do painel. Não é muito didático, mas dá pra ter uma idéia.
Painel do Uno: http://pt-br.tinypic.com/useralbum.php?ua=t15ypTVlICpbxpbkPXVMtw%3D%3D
A observação que eu faço é a seguinte:
1) O pianel do Uno é mais estreito que o do Niva, então, pra ficar bom o acabamento tem que fazer umas bordas laterais ou algo parecido, como se vê nas fotos;
2) O painel também é mais recuado, e sendo assim, na posição original dos bancos dianteiros você terá a sensação que o interior ficou mais apertado. O ideal seria recuar os bancos dianteiros, o que também compromete o espaço para os passageiros de trás. No caso desse Niva, o banco traseito também foi recuado, e nesse caso, quem perdeu espaço foi o porta-malas;
3) Se usar a coluna do Uno é possível centralizar o painel, mas com isso a direção fica um pouco deslocada para a direita;
4) Se usar a coluna original, a borda esquerda do painel fica alinhada com a carroceria, mas fica um espaço grande da barda direita em relação à carroceria.
Resumindo, é uma opção, mas não é tão trivial assim, e o resultado pode ser algo questionável.
Mas taí a dica ;-)
[]'s
Roberto França.
obrigado, ja foi o sufuciente!
outra coisa, qual foi o retrovisor que você usou, e como foi que você colocou o vidro inteiriço?
shuther4x4
14/01/2009, 21:25
Como eu acho que não postei as fotos, segue link para o album contendo fotos da montagem do painel. Não é muito didático, mas dá pra ter uma idéia.
Painel do Uno: http://pt-br.tinypic.com/useralbum.php?ua=t15ypTVlICpbxpbkPXVMtw%3D%3D (http://pt-br.tinypic.com/useralbum.php?ua=t15ypTVlICpbxpbkPXVMtw%3D%3D)
A observação que eu faço é a seguinte:
1) O pianel do Uno é mais estreito que o do Niva, então, pra ficar bom o acabamento tem que fazer umas bordas laterais ou algo parecido, como se vê nas fotos;
2) O painel também é mais recuado, e sendo assim, na posição original dos bancos dianteiros você terá a sensação que o interior ficou mais apertado. O ideal seria recuar os bancos dianteiros, o que também compromete o espaço para os passageiros de trás. No caso desse Niva, o banco traseito também foi recuado, e nesse caso, quem perdeu espaço foi o porta-malas;
3) Se usar a coluna do Uno é possível centralizar o painel, mas com isso a direção fica um pouco deslocada para a direita;
4) Se usar a coluna original, a borda esquerda do painel fica alinhada com a carroceria, mas fica um espaço grande da barda direita em relação à carroceria.
Resumindo, é uma opção, mas não é tão trivial assim, e o resultado pode ser algo questionável.
Mas taí a dica ;-)
[]'s
Roberto França.
Muito bonito o interior da viatura. Parabéns:concordo::concordo:
Abraços.l
robertofs
15/01/2009, 10:30
obrigado, ja foi o sufuciente!
outra coisa, qual foi o retrovisor que você usou, e como foi que você colocou o vidro inteiriço?
Os retrovisores são do Gol G3, e os vidros foram feitos por aqui mesmo. Como são planos, basta mandar cortar vidros temperados no formato que desejar. A porta foi remodelada para comportar o retrovisor e o novo formato do vidro, nada muito complicado pra um bom funileiro.
esqueci de perguntar, que rodas sao essas?
é da mesma furação do niva ou você trocou a furação?
Antes da substituição dos diferenciais, o carro tinha rodas de aço cromado do Suzuki Vitara. Foram feitas flanges para continuar usando as rodas do Vitara, mas como o cubo dianteiro é do VW Santana, e assim sendo é de 4 furos, as rodas dianteiras ficaram muito pra fora, ou seja, não era viável usar flanges na dianteira. No entanto, no diferencial traseiro tem que usar flange e/ou espaçador de qualquer jeito, porque o diferencial do Opala é 8cm mais estreito que o original do Niva. Então, o que fizemos foi montar rodas de 4 furos e 15 polegadas na dianteira, sem flanges, e na traseira usamos flanges de 5 para 4 furos para usar as mesmas rodas. Poderíamos ter refurado a ponta de eixo do diferencial do Opala, mas de todo jeito precisaríamos de espaçador, então, fizemos a flange, de modo que se precisar trocar a ponta de eixo não seja necessário fazer novo trabalho de torno nessa peça. Hoje, teria usado o cubo dianteiro do Golf/Polo/Fox, que são de 5 furos. Além de uma suposta maior resistência, teria ficado com um aspecto visual mais adequado ao porte do carro.
[]'s
Roberto França.
robertofs
15/01/2009, 16:10
ainda lembro da época que aquele niva era prateado e andava pelas ruas de Goiania com um motor AP1.8 (ou será que era 2.0? nao me lembro).
Era 1.8. Pra relembrar, olha aí como era a criança:
Nivopala antes era APNiva: http://pt-br.tinypic.com/useralbum.php?ua=JX6ZrXVXyB7caZYbIH563Q%3D%3D
[]'s
Roberto França.
Marcos ET
15/01/2009, 17:58
Hehehehe verdade! bebia mais que meu jeep...... e aquela ventoinha saindo pra fora, pela grade do radiador, era bem característica.... mas isso tem tempo! "Tio Bill" ainda comia goiabada naquela época....
JuniorScartezini
08/02/2009, 20:20
Roberto aceita encomendas?
[ ]'s
robertofs
09/02/2009, 16:50
Roberto aceita encomendas?
[ ]'s
Olá, camarada! Vc é praticamente um conterrâneo :-)
Seguinte, no começo, até pensamos em profissionalizar a coisa, mas como o principal elemento (Beto Kbção) ficou de saco cheio de tocar oficina em função de problemas diversos, nos tornamos uma confraria, e eventualmente um ou outro Niva é customizado nos fins de semana na oficina que tem na casa do Beto Kbção. Nesse momento, inclusive, está sendo customizado mais um Nivopala para um camarada nosso que vivia em Goiânia-GO, mas que agora está no Pará, e que de saco cheio de não conseguir dar manutenção pro seu Niva no meio da selva quis radicalizar também.
Façamos o seguinte: passando por aqui, dê um alô pra que você possa ver como é a idéia, já que o Nivopala do Bill vive aqui em Goiânia-GO. Me mande um MP que te passo meus contatos.
[]'s
Roberto França.
Marcos ET
09/02/2009, 17:37
... como o principal elemento (Beto Kbção) ficou de saco cheio de tocar oficina em função de problemas diversos...
Já sei! nao vai me falar que o Bill ficou no pé do Beto de tal forma, para atingir a tal "perfeição sobre rodas" que o Beto ficou traumatizado! rsrsrs - Bricadeira!
Roberto, vc conhece a oficina do Itamar aih em Goiania?? eu lembro que ele tava terminando um CJ do Glauber, montando um Samurai 2.2 e um Niva com mecanica 100% Pajero 3.000 V6 (Inclusive Chassis), eu gostei mto do trabalho dele, por acaso vc conhece a figura?
robertofs
09/02/2009, 18:03
Já sei! nao vai me falar que o Bill ficou no pé do Beto de tal forma, para atingir a tal "perfeição sobre rodas" que o Beto ficou traumatizado! rsrsrs - Bricadeira!
Antes fosse, que assim seria fácil de resolver hehehe
Roberto, vc conhece a oficina do Itamar aih em Goiania?? eu lembro que ele tava terminando um CJ do Glauber, montando um Samurai 2.2 e um Niva com mecanica 100% Pajero 3.000 V6 (Inclusive Chassis), eu gostei mto do trabalho dele, por acaso vc conhece a figura?
Rapaz, já ouvi falar, mas não o conheço. Já vi também esse Niva. É um cinza, com 3 lanternas traseiras redondas de cada lado. Mas sinceramente, é bem mais simples que fazer um Nivopala, não desmerecendo o serviço do Itamar. É só pega a carroceria do Niva e fixá-la sobre um chassis rígido. Só não sei por quanto o cara deve ter conseguido essa mecânica de Pajero, mas até o interior é da Pajero. Eu soube porque um dia o vi em uma oficina que trabalha com fibra, e me chamou a atenção os pneus 255/75 R16, e quando fui ver o que o cara tinha feito na suspensão entendi tudo hehehe
Que ficou show, não há dúvidas! Inclusive, se brincar, o cara deve rodar com o documento do Niva mesmo, já que o número do chassis tá na carroceria. Ou seja, se pegar uma Pajero PT, talvez seja até uma idéia interessante. Por outro lado, vai ver o peso que deve ter ficado aquilo...
[]'s
Roberto França.
Marcos ET
10/02/2009, 10:34
...sinceramente, é bem mais simples que fazer um Nivopala, não desmerecendo o serviço do Itamar. É só pega a carroceria do Niva e fixá-la sobre um chassis rígido. Só não sei por quanto o cara deve ter conseguido essa mecânica de Pajero, mas até o interior é da Pajero. Eu soube porque um dia o vi em uma oficina que trabalha com fibra, e me chamou a atenção os pneus 255/75 R16, e quando fui ver o que o cara tinha feito na suspensão entendi tudo hehehe...
Bom, que foi mais fácil pra ele montar "aquilo" doq o Nivopala, sem dúvida que foi, mas a coisa nao foi assim tao simples... eu nem cheguei a ver o "NivaJeiro" pronto, mas vi o trabalho que ele teve... pra vc ter uma idéia todo o assoalho da Pajero 2 portas foi transplantado para o niva, assim como a parede corta-fogo. O trabalho maior foi juntar o assoalho à carroceria, ou seja, foi um puzta trabalho de funilaria (no caso do Nivopala foi um puzta trabalho de mecanica). O Painel ele havia me dito que era de uma L200, embora a caixa fosse parte de L200 e parte de Pajero. Você deve ter visto que ele conservou até mesmo o sistema de ar-condicionado original da Mitsubishi, com o sistema de ventilação para os passageiros do banco de trás e tudo...
robertofs
10/02/2009, 11:08
Bom, que foi mais fácil pra ele montar "aquilo" doq o Nivopala, sem dúvida que foi, mas a coisa nao foi assim tao simples... eu nem cheguei a ver o "NivaJeiro" pronto, mas vi o trabalho que ele teve... pra vc ter uma idéia todo o assoalho da Pajero 2 portas foi transplantado para o niva, assim como a parede corta-fogo. O trabalho maior foi juntar o assoalho à carroceria, ou seja, foi um puzta trabalho de funilaria (no caso do Nivopala foi um puzta trabalho de mecanica). O Painel ele havia me dito que era de uma L200, embora a caixa fosse parte de L200 e parte de Pajero. Você deve ter visto que ele conservou até mesmo o sistema de ar-condicionado original da Mitsubishi, com o sistema de ventilação para os passageiros do banco de trás e tudo...
Huummm!
Interessante. Não sabia desses detalhes. Então o trampo foi mais de funilaria mesmo. Curioso é que a posição dos eixos casou perfeitamente com as caixas de roda do Niva. Será que não fizeram nada no chassis? Tipo, será que não encurtaram ele? Vou pesquisar sobre o entre-eixos da Pajero curta e do Niva pra ver se há semelhança. Mas ficou bem legal sim. Com certeza, mais um Niva exclusivo... e goiano ;-)
[]'s
Roberto França.
JuniorScartezini
10/02/2009, 11:25
Huummm!
Interessante. Não sabia desses detalhes. Então o trampo foi mais de funilaria mesmo. Curioso é que a posição dos eixos casou perfeitamente com as caixas de roda do Niva. Será que não fizeram nada no chassis? Tipo, será que não encurtaram ele? Vou pesquisar sobre o entre-eixos da Pajero curta e do Niva pra ver se há semelhança. Mas ficou bem legal sim. Com certeza, mais um Niva exclusivo... e goiano ;-)
[]'s
Roberto França.
Isso que eu gosto no mundo TT, poder personalizar a viatura ao seu modo, acredito que seja monótono comprar um já pronto, ou feito personalizado para outra pessoa, o legal também é o processo de personalização, tanto da estrutura quanto do acabamento interno e externo, fazer com que fique a cara do dono, e melhor ainda, poder personalizar para o melhor aproveitamento na hora da diversão, a preparação exata para cada tipo de uso.
É legal também a criatividade daqueles que tem pouco $$$, logo que a maioria dos que tem muito $$$ pensam apenas em comprar um "já pronto", que graça tem?
[ ]'s
(França vou no Chico agora a tarde, a noite posto o endereço dele pra vc, qualquer coisa maximusdf@gmail.com, []'s)
Marcos ET
10/02/2009, 12:51
Roberto, o chassis nao é do mesmo tamanho... ele teve que cortar em alguns lugares... pra vc ter uma idéia, quando eu vi o nivajeiro, tinha uns 50cm de chassis sobrando para além do parachoque traseiro... e isso era porque as rodas (entreeixos) já estavam certinho no lugar delas... segundo o Itamar, o dono do niva tava até pensando em aproveitar aquele chassis que sobrou atrás para colocar uma plataforma para carregar motocicleta e/ou bikes....
Junior, eu concordo com vc! o lance daquela relação de "criador" e "criatura" é meio mistico nao é mesmo? nada como um "nossa! cara, isso que VOCE fez ficou muito bom na SUA viatura"...
MAS, sempre tem aqueles que preferem comprar pronto... pra estes, tem um amigo meu que tá vendendo um Niva com motor AP 2.0 injetado, Vidros elétricos, painel do Santana Quantum, Direção Hidráulica e mais uns agregados... só nao anunciei ele aqui no fórum ainda pq o dono ainda nao mandou as fotos.....
JuniorScartezini
10/02/2009, 16:06
Eu não tinha observado ainda uma Pajero 2 portas, na verdade nunca tinha visto, nem sabia que existia, daí hoje por incrível que parece eu me deparei com uma no estacionamento do banco, parece ate que foi o destino... será?... he he he
Abraços
Marcio Rossetto
10/02/2009, 16:12
Camaradas , eu gradativamente estou amadurecendo essa idéia de meter um Chassis no meu Niva , mas penso em por o agregado original preso no chassis , usar toda a mecanica do meu Niva que ja esta com o ap 2.0 , no caso aproveito e coloco um cambio de 3 marchas da C10 e compenso a falta da quinta pondo o diferencial do opala .
Acho fantatisca a suspensão do Niva .
Agora , penso em moldar um chassis exclusivo para o Niva à partir de um Chassis do Willis , simplesmente por ser barato .
Agora a minha dúvida é quanto a documentação .
O Chassis do Willis precisa ter documentos ?
robertofs
10/02/2009, 17:14
Agora a minha dúvida é quanto a documentação .
O Chassis do Willis precisa ter documentos ?
Tenho minhas dúvidas se seria necessário se preocupar com documentação. Como o Niva tem número de chassis na lata, acho que tanto faz o que estará por baixo, a não ser que se tope com um policial ou detran xarope por aí. O lance é caprichar na impreitada pra não parecer outra coisa, senão um próprio Niva, como ficou esse Nivajeiro que falamos. Quando vê-lo por aí vou tirar fotos para que conheçam o brinquedo.
[]'s
Roberto França.
Roberto, vc tem como confeccionar um suporte rígido para o conjunto cambio/caixa original do Niva, ou ainda, se não tiver como vc não forneceria os gabaritos para que eu possa confecioná-lo.
abçs
Irineu
Gorba/93 Ap 1.6D
robertofs
17/02/2009, 16:55
Roberto, vc tem como confeccionar um suporte rígido para o conjunto cambio/caixa original do Niva, ou ainda, se não tiver como vc não forneceria os gabaritos para que eu possa confecioná-lo.
abçs
Irineu
Gorba/93 Ap 1.6D
Camarada, fizemos isso uma única vez, e já perdemos os gabaritos. O que guardamos foi para acoplar o câmbio do Chevette à caixa de transferência do Niva. Chegamos a considerar elaborar uma flange para acoplar o motor original ao câmbio do Chevette, mas também desistimos. Por aqui, como opção mais em conta e não menos eficiente geralmente trocamos o motor e o câmbio original do Niva por um motor e câmbio de Chevette. Vou falar com o Beto Kbção pra ver se ele anima fazer um pra você.
Se serve de inspiração, seguem fotos que guardei.
[]'s
França.
Valeu Roberto,
mas estou com motor AP 1.6 Diesel e vou transformá-lo em 1.9, as fotos vc já me enviou a muiiiiiito tempo, tentei confeccionar uns gabaritos, mas se o Beto KBção, se prontificar a fazer um pra mim, será mais confiável, né.
abçs
robertofs
18/02/2009, 09:51
Valeu Roberto,
mas estou com motor AP 1.6 Diesel e vou transformá-lo em 1.9, as fotos vc já me enviou a muiiiiiito tempo, tentei confeccionar uns gabaritos, mas se o Beto KBção, se prontificar a fazer um pra mim, será mais confiável, né.
abçs
Ah, é verdade! Já havia me esquecido!
Cara, com motor AP, eu não pensaria duas vezes. Colocaria câmbio de Chevas! Já nacionalizou o motor, nacionalize a embreagem e o câmbio, ué? Mas se tem preferência pelo câmbio original, vou falar com o Beto.
A propósito, que tipo de acoplamento você usa do câmbio para a caixa de transferência?
[]'s
França.
Acoplamento comprado do Jossano, mas aqui na minha região, não consigo um mecânico que entenda para fazer o alinhamento, então o melhor (acho) é o suporte rigido.
abçs
robertofs
18/02/2009, 14:42
Acoplamento comprado do Jossano, mas aqui na minha região, não consigo um mecânico que entenda para fazer o alinhamento, então o melhor (acho) é o suporte rigido.
abçs
Então é o que tem o acoplamento elástico (borrachão) com homocinética, certo?
[]'s
França.
shuther4x4
20/02/2009, 16:12
abçs
Você mesmo não conseguiu fazer pelo "manual" que o jossano manda junto?
Se não tiver e precisar scaneio e te mando (depois de achar, claro:roll:)
Abraços.
Luciano SHAKALL
21/02/2009, 15:56
" ... Você mesmo não conseguiu fazer pelo "manual" que o jossano manda junto?
... Se não tiver e precisar scaneio e te mando (depois de achar, claro:roll:)
... Se o problema for só o manual, no Post #34 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=415621&postcount=34) do tópico " Acoplamento Homocinético (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=22606) ", o CAmaRAda Ruben (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=8769) disponibiliza cópia para Download
desse manual do acoplamento homocinético do Jossano (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=651) (esse qu mantém o "bolachão", semelhante ao original dos Nivas pós 95) :concordo:
[]'s
shuther4x4
25/02/2009, 09:14
Se o problema for só o manual, no Post #34 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=415621&postcount=34) do tópico " Acoplamento Homocinético (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=22606) ", o CAmaRAda Ruben (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=8769) disponibiliza cópia para Download
desse manual do acoplamento homocinético do Jossano (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=651) (esse qu mantém o "bolachão", semelhante ao original dos Nivas pós 95) :concordo:
[]'s
Valeu Luciano:concordo:, vamos ver se vai ajudar o camarada!!!
Abraços.
Bom gente
O Junior vai ser meu sucessor na fabricação do acoplamento. Infelizmente nao estou tendo tempo para fabricar devido ao meu doutorado e entao acei um aprendiz de feiticeiro rsrsrsrs
mas a pesar de tudo estarei por tras dos passos dele, dando acessoria e auxilio
Fico grato ao junior por manter a coisa em frente, pois é dificil achar alguem que realmente queria fazer a coisa acontecer
qualquer coisa me chamem
abracos
Jossano
Ola Roberto,
sou novo aqui no forum e não consegui abrir as fotos, tem como me passar o endereço.
Obrigado
Aguinaldo guga
23/05/2009, 00:08
Caros colegas, apanhei um niva com motor de opala e vou colocar traçao dianteira, gostaria de saber se vcs tem foto de como fica o carter e o diferencial dianteiro
Flugêncio
23/05/2009, 13:03
Caros colegas, apanhei um niva com motor de opala e vou colocar traçao dianteira, gostaria de saber se vcs tem foto de como fica o carter e o diferencial dianteiro
Talvez possa ajudar...
tiaomsiq
02/01/2011, 17:01
robertofs, vejo você em minhas pesquisas, se destacando entre os grandes mestres Niveiros. Quero esclarecer uma curiosidade que servirá para outros aprendizes científicos! Qual seria o comportamento de um par de diferenciais do opala 41X15= 2.73:1 no meu niva com motor Diesel 1.9 ATD eletrônico?
Aguardo sua resposta, e opiniões de outros especialistas!
tiaomsiq@hotmail.com
robertofs
12/03/2013, 11:06
Olá, pessoal!
Antes de tudo, peço desculpas pelos camaradas que fizeram alguma pergunta no tópico e não respondi. Eu meio que desertei do mundo Niva, embora ainda tenho um :-)
Mas só pra dar um Up no tópico, mando umas fotos de como está atualmente aquele que era o Nivopala. O dono do carro resolveu não investir na adaptação de injeção eletrônica no motor do Opala 4 cilindros, e optou por colocar um AP 1.8 injetado com compressor do Fiesta Supercharger. O carro ficou bem econômico, mas por ter os diferenciais de Opala com relação 3,54:1 e pneus 255/75 R15, mesmo com o compressor, tirar o carro da imobilidade não ficou muito bom. O ideal seria utilizar diferencial mais curto, como o do Chevette com relação 4,1:1, como é na maioria dos Nivas, em função do motor AP mostrar torque em mais alto giro, se comparado ao motor de Opala. Mas depois que o carro se move, até que desenvolve bem. Também está sendo adaptado um ar condicionado genérico, onde as saídas de ar do evaporador serão conectadas aos difusores de ar do painel do Uno que o carro utiliza.
[]'s
Tibricio
13/03/2013, 15:51
Olá, pessoal!
Antes de tudo, peço desculpas pelos camaradas que fizeram alguma pergunta no tópico e não respondi. Eu meio que desertei do mundo Niva, embora ainda tenho um :-)
Mas só pra dar um Up no tópico, mando umas fotos de como está atualmente aquele que era o Nivopala. O dono do carro resolveu não investir na adaptação de injeção eletrônica no motor do Opala 4 cilindros, e optou por colocar um AP 1.8 injetado com compressor do Fiesta Supercharger. O carro ficou bem econômico, mas por ter os diferenciais de Opala com relação 3,54:1 e pneus 255/75 R15, mesmo com o compressor, tirar o carro da imobilidade não ficou muito bom. O ideal seria utilizar diferencial mais curto, como o do Chevette com relação 4,1:1, como é na maioria dos Nivas, em função do motor AP mostrar torque em mais alto giro, se comparado ao motor de Opala. Mas depois que o carro se move, até que desenvolve bem. Também está sendo adaptado um ar condicionado genérico, onde as saídas de ar do evaporador serão conectadas aos difusores de ar do painel do Uno que o carro utiliza.
[]'s
Fala Roberto,
Bakana hein Apzim com charger legal.
Agora eu precisava muito de sua ajuda, quero colocar um AP2000i + cxa de chevette e nao consegui ninguem que tenha tal fotos e conhecimento de como eu posso fazer sem precisar gastar com o kit BR pos to sem grana entende, será que você nao consegue me ajudar??
Obrigado e abraço.
fabricio.gregorio@gmail.com
robertofs
14/03/2013, 14:49
Fala Roberto,
Bakana hein Apzim com charger legal.
Agora eu precisava muito de sua ajuda, quero colocar um AP2000i + cxa de chevette e nao consegui ninguem que tenha tal fotos e conhecimento de como eu posso fazer sem precisar gastar com o kit BR pos to sem grana entende, será que você nao consegue me ajudar??
Obrigado e abraço.
fabricio.gregorio@gmail.com
Tibricio, acoplar o motor AP ao câmbio de Chevette não é segredo. Basta comprar uma flange de motor AP para câmbio de Chevette. O que ainda não sei se estão fazendo por aí é uma flange para acoplar o câmbio do Chevette à caixa de transferência do Niva, como fizemos por aqui. Digo "fizemos", porque já não estamos mais tão entusiasmados com o Niva como estávamos a uns anos atrás. O que você pode fazer é dar uma olhada nas várias fotos que eu já postei e contar com um bom mecânico que tenha habilidades para desenhar as peças, levar em uma empresa de corte de chapas para cortar as peças, e em seguida soldá-las. É necessário também um gabarito para alinhar a caixa de câmbio e a caixa de transferência. Tudo isso nós tínhamos, mas se perdeu no tempo. Eu mesmo, atualmente, ando num Kia Sportage TD 2001, e não dou partida no meu Niva a 2 anos. Por mais que eu goste de frutricar, ultimamente só tenho querido consumir o que já está pronto pra usar e que seja original ou que demande poucas melhorias, e que tenha pelo menos o mínimo que eu gostaria, que é ser 4x4, ter chassis, ter um bom desempenho para pegar estrada, ter ar condicionado, direção hidráulica e que tenha consumo de combustível racional. Por isso, desisti do Niva. Mas o Bill, camarada dono do Niva objeto desse tópico, continua fiel :-)
[]'s
Tibricio
19/03/2013, 11:14
Tibricio, acoplar o motor AP ao câmbio de Chevette não é segredo. Basta comprar uma flange de motor AP para câmbio de Chevette. O que ainda não sei se estão fazendo por aí é uma flange para acoplar o câmbio do Chevette à caixa de transferência do Niva, como fizemos por aqui. Digo "fizemos", porque já não estamos mais tão entusiasmados com o Niva como estávamos a uns anos atrás. O que você pode fazer é dar uma olhada nas várias fotos que eu já postei e contar com um bom mecânico que tenha habilidades para desenhar as peças, levar em uma empresa de corte de chapas para cortar as peças, e em seguida soldá-las. É necessário também um gabarito para alinhar a caixa de câmbio e a caixa de transferência. Tudo isso nós tínhamos, mas se perdeu no tempo. Eu mesmo, atualmente, ando num Kia Sportage TD 2001, e não dou partida no meu Niva a 2 anos. Por mais que eu goste de frutricar, ultimamente só tenho querido consumir o que já está pronto pra usar e que seja original ou que demande poucas melhorias, e que tenha pelo menos o mínimo que eu gostaria, que é ser 4x4, ter chassis, ter um bom desempenho para pegar estrada, ter ar condicionado, direção hidráulica e que tenha consumo de combustível racional. Por isso, desisti do Niva. Mas o Bill, camarada dono do Niva objeto desse tópico, continua fiel :-)
[]'s
Roberto,
Obrigado pelo retorno, é acredito que vou manter entao o cambio do niva mesmo, vou morrer na mão do Barcelar kkkkkkk pelo kit, comprei direto da Russia o acoplamento dos nivas 1.7i acima de 97 acho aquele que tem o bolachao e um tipo de homocinetica juntos, vi que só muda os parafusos de fixação coisa simples e que resolve o velho problema de vibração. Vou terminar o projeto aqui e lhe mando foto sei que ja viu de tudo mas é bom que vc da uns pitacos aqui pra me ajudar pode ser?? kkkk
Obrigado e até mais amigo abração.
robertofs
22/03/2013, 18:04
Vou terminar o projeto aqui e lhe mando foto sei que ja viu de tudo mas é bom que vc da uns pitacos aqui pra me ajudar pode ser?? kkkk
Obrigado e até mais amigo abração.
Opa! Tamos aí ;-)
Cezar candelaria
10/03/2014, 18:18
Ola pessoal..desenterrando o tópico...
Tenho essa dúvida mesmo que stá em questão
Tenho um motor ap 1.8mI pra colocar na minha gaiola que vai ser 4x4 com a reduzida do niva e caixa do chevete 4m e 2 difrenciais do opala 3.54..... queria usar uns pneus 255 pra não perder altura..e aí então não rola ?
[]'s
Cezar candelaria
10/03/2014, 22:35
Porque não rolaria?
Porque o Robertofs tá falando lá emcima que o Nivaopala com essa configuração não ficou bom..ficou longa a relação..
Mas porque pretende usar diferencial de opala, se os diferenciais do Niva são bons? Use os originais!
Cezar candelaria
11/03/2014, 13:41
Naõ, eu não tenho os originais...se tivesse eu usava..eu queria uma coisa mais facil de achar...
Mauricio Rossetto
04/04/2014, 17:58
Interessante:
Kit Translucido p/ Painel - Cod660v180 - Lada Niva 4x4 - Painel Show Tuning (http://loja.painelshow.com/ecommerce_site/produto_12821_6102_Kit-Translucido-p-Painel-Cod660v180-Lada-Niva-4x4)
Naõ, eu não tenho os originais...se tivesse eu usava..eu queria uma coisa mais facil de achar...
Compra um Niva detonado de lata, mas com mecânica no jeito (você acha!) e deixa de reserva, aproveita os eixos e td mais que precisar. Vai sair praticamente o mesmo preço que comprar isoladamente eixos de opala, etc. Abraços