Conectar

Ver Versão Completa : Ar quente no cj

SmootH_
08/05/2007, 19:36
fala pessoal!!
queria saber se alguem ja adaptou ar quente no cj, se sairia muito caro, ou se seria muito dificil adaptar
não tenho interesse em instalar ar condicionado, só ar quente mesmo
[]´s

Ramone
08/05/2007, 20:01
:shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

Lucas Nassif
08/05/2007, 20:14
fala pessoal!!
queria saber se alguem ja adaptou ar quente no cj, se sairia muito caro, ou se seria muito dificil adaptar
não tenho interesse em instalar ar condicionado, só ar quente mesmo
[]´s

Pra que????? :pensativo:

Denis Takashi
08/05/2007, 20:44
Bom, quem sabe isso possa ajudar :

http://www.film.queensu.ca/CJ3B/Canada/CanadaHeater.html

Era um equipamento vendido como acssório nos anos 50, afinal, o clima norte americano e canadense é, em geral, menos amigo dos proprietários de CJ

()´s ainda suando pacas no CJ :mrgreen:

Cavalcante
08/05/2007, 20:45
Caras, é que aonde esse camarada se esconde faz frio pra dedéu!!!

Smooth, copia o sistema do Niva, ou adapta um de algum retirado dele, por exemplo o meu, disponível para doação (o radiador tem um furo, mas nada que alguém que mecha com isso não resolva). Ele é ligado por um T ao sistema de arrefecimento do motor, circulando água quente por ele, aí é só ligar um ventilador e tá feito o aquecedor.

Sergio Rocha
08/05/2007, 20:59
Procura em Fv um sistema de aquecimento de algum carro mais antigo (passat,opala etc) deve dar pra adaptar.

[]'mas q é coisa de doido isso é.

Kim
08/05/2007, 22:04
Ar quente?

Será que ainda não andou no CJ V8?

Parece que está escaldando os pés.

Alexandre Vaz Ferreira
08/05/2007, 22:11
Smooth

Primeiro da uma volta e ve se vai precisar......duvido.

[]s de 4.1 mpfi com coletor e escape com TERMOTAPE e escaldando os pés

Kim
08/05/2007, 22:29
Smooth

Primeiro da uma volta e ve se vai precisar......duvido.

[]s de 4.1 mpfi com coletor e escape com TERMOTAPE e escaldando os pés

E eu tenho o prazer de anunciar que dirigi ele, mesmo escaldndo os pés!!!

É muito bom mesmo!

Marcos ET
09/05/2007, 10:59
Faz uns furinhos no assoalho (se a ferrugem ainda nao tiver providenciado isso)... vem um "ventinho" quente interessante....

Zepi
09/05/2007, 11:48
Na minha rural quero fazer isso!
E pode fazer o calor do cão que naum sinto nada,mesmo de é no chão!
Fiz um isolamento com manta térmica com alumíno e feltro grosso.Diminuiu bastante o barulho também...

abs

SmootH_
09/05/2007, 11:53
haha, o pessoal acha que sou louco, mas essa noite dormi com 3 meias 2 blusões 2 cobertores e um edredon
não sei aqui na cidade, mas sei em lugares mais pro norte do estado que fez 2°c e digo que realmente faz frio aqui, não é tanta frescura assim
mas vamos ver, realmente se o v8 esquentar o cj por dentro, eu nem vou mecher
quanto a um sistema de carro mais antigo, é uma opção interessante, a do niva tambem achei interessante, só teria que achar o ventilador
o do cj mesmo, eu nao intendi, pois nao intendo ingles muito bem
mas vou dar uma estudada na situação
[]´s

Lucas Nassif
09/05/2007, 13:16
haha, o pessoal acha que sou louco, mas essa noite dormi com 3 meias 2 blusões 2 cobertores e um edredon

Vc é louco sim, com certeza! :mrgreen:

Alexandre Vaz Ferreira
09/05/2007, 13:27

Vc é louco sim, com certeza! :mrgreen:

Ou meio fresquinho:lol: :lol:

[]s P.O.A.M.N.P.A.P.

SmootH_
09/05/2007, 13:30
descobri
fez 7 graus essa noite, tava bem frio
quanto a ser louco
não posso negar :twisted: :lol:
[]´s

Zepi
09/05/2007, 14:05
São joquim fez -4 Graus!!!!!
hehehehe!!!!!

SmootH_
09/05/2007, 17:50
puuutz
realmente tava fooda por la heim

leopoldo
09/05/2007, 20:31
É fácil demais por um kit de ar quente no jeep.

Compra um kit de ar condicionado de qualquer carro moderno que seja pequeno o batante para colocar atrás do painel.

Instale apenas as mangueiras de agua quente, a valvula de desvio/passagem de agua quente e o retorno.

Se o seu motor for o 3.000, já tem a entrada e saída prontana bomba e no bloco.

Se o motor for BF, remova a bomba de água, faça um furo na posição exata como no bomba do 3000. Passe o macho e depois instala um niple com rosca NPT. Coloca o desvio de saída de água lá e nesta, a mangueira com a válvula de fluxo.

O retorno, vc poderia usar o furo da cebola e alargar para o mesmo dia do niple de entrada e colocar um T, para conectar a cebola.

Se vc não quer mexer na bomba e no bloco, faça a entrada e saída da água cortando as mangueiras do radiador e colocando um tubo com desvio em cima e em baixo.

No OHC também há mangueiras de entrada e saída para a adaptação. É só colocar os T's nas mangueiras.

SmootH_
09/05/2007, 20:37
leopoldo, sabe me dizer de que carro poderia tirar um sistema de ar que caiba no cj?
[]´s

leopoldo
09/05/2007, 20:44
Qualquer um desde que seja compacto, tipo gol, uno, etc...

procure um nacional para não ficar caro com peças sobresalentes

vá a um desmanche e observe o enorme desfile de opções.

o segredo é caber atras do painel e ter a mangueiras numa posição confortável de instalação.

Use tambem as peças do painel para dar acabamento, como controle e grades de saída do ar.

Veja paineis que acionam o kit do ar eletricamente e outros puxando vacuo do coletor.

Use o mais simples para não ficar quebrando a cabeça em como montar o controle.

Exercite a imaginação e vc sairá com serviço para o fim de semana e um jeep mais confortável

Kim
09/05/2007, 21:03
Caros amigos!

Coloquei ar no Brancão, como pode ser visto lá no FROTA.

Uso a caixa de expansão do Landal e, entre o motor ventilador e o "radiador" expansor, tenho o projeto de colocar o "radiador" de calefação.

Usarei o do corsa que tem o tamanho quase ideal.

Então ficará motor ventilador, AQ depois AF, sendo que o motorzinho gira com o termostato desligado, somente ventilando.

Então para Ar Frio, ligaria o termostato;
Para Ar Quente, ligaria a válvula do fluido do radiador.

Nas F1000 antigas (quatro farois), o sistema elétrico de ventilação é bem simples, então faça um suporte para fixação do rad de calefação, usando as mangueiras do mesmo sistema (F1000).

Só tem uma velocidade, então é só colocar uma chave no painel de liga/desliga.

Quanto ao sistema de circulação do fluido, faça como o Leopoldo mencionou, procure uma mecânica (a do chevette e opala são legais e simples, podem ser usadas com um cabo de afogador para acionamento), não use as a vácuo (muita dor de cabeça).

Bem, é isso.

Abraços.

Kim.

Cavalcante
09/05/2007, 21:08
não sei aqui na cidade, mas sei em lugares mais pro norte do estado que fez 2°c e digo que realmente faz frio aqui, não é tanta frescura assim
mas vamos ver, realmente se o v8 esquentar o cj por dentro, eu nem vou mecher
quanto a um sistema de carro mais antigo, é uma opção interessante, a do niva tambem achei interessante, só teria que achar o ventilador
o do cj mesmo, eu nao intendi, pois nao intendo ingles muito bem
mas vou dar uma estudada na situação
[]´s
PARABÉNS:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas: Você é o felize ganhador de um ventilador de niva (se eu encontrar) e do radiador de aquecimento dele. Esse fim de semana eu acho tudo, embrulho e te mando, assim que receber seu endereço. Menos um bagulho aqui em casa:mrgreen:

Denis Takashi
09/05/2007, 22:21
PARABÉNS:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas: Você é o felize ganhador de um ventilador de niva (se eu encontrar) e do radiador de aquecimento dele. Esse fim de semana eu acho tudo, embrulho e te mando, assim que receber seu endereço. Menos um bagulho aqui em casa:mrgreen:

:mrgreen: Sem contar que o aquecedor do Niva é projetado para o clima russo, ou seja aqui deve dar pra usá-lo como sauna :shock:

Isso me lembra de uns amigos doidos da minha cidade, uma vez enquanto participavam do Transparaná com um Niva: O navegador, que não aguentava mais ter de abrir e fechar os vidros toda hora à mando do piloto decidiu não abrir mais, deixaria tudo fechado, de quebra decidiu sacanear : " disfarçadamente" virou o controle do ar para quente, após umas 2 horas, ao pararem num neutralizado abriram as portas do Nivinha e advinhem : Parecia que tinham entrado num recinto com ar condicionado :mrgreen: .... Isso em janeiro, no interior do estado do Paraná...

Ps : Pra quem conhece : A " figura " acima mencionada é o Abel " Tigrão "de SBC

Abraços

PhAnToN
09/05/2007, 23:55
Caras, é que aonde esse camarada se esconde faz frio pra dedéu!!!

Smooth, copia o sistema do Niva, ou adapta um de algum retirado dele, por exemplo o meu, disponível para doação (o radiador tem um furo, mas nada que alguém que mecha com isso não resolva). Ele é ligado por um T ao sistema de arrefecimento do motor, circulando água quente por ele, aí é só ligar um ventilador e tá feito o aquecedor.

cara se vc tiver interesse ainda de doar eu aceito seu radiador.... ok??? qqer coisa me mande um email q passo os dados do end.. a despesa com encomenda deixa por minha conta q vou calcular ok.. grato

Cavalcante
10/05/2007, 18:18
Como já disse, é seu! O radiador eu sei onde está. Só falta encontrar o ventilador. Mas sábado eu dou jeito nisso e te aviso quando estiver embaladinho por MP. Vai dar tempo de instalar antes do inverno :):)

Cavalcante
10/05/2007, 18:19
Ops, foi mal Phanton. Prometi primeiro pro Smooth e me confundi com os dois. Vamos esperar ele responder. Se ele não quiser, é seu.

SmootH_
11/05/2007, 00:49
opa! aceito sim!! só coloca num frete a cobrar que pago o frete quando chegar aqui
[]´s

Ops, foi mal Phanton. Prometi primeiro pro Smooth e me confundi com os dois. Vamos esperar ele responder. Se ele não quiser, é seu.

Fabbo
11/05/2007, 14:36
Isso me lembra de uns amigos doidos da minha cidade, uma vez enquanto participavam do Transparaná com um Niva: O navegador, que não aguentava mais ter de abrir e fechar os vidros toda hora à mando do piloto decidiu não abrir mais, deixaria tudo fechado, de quebra decidiu sacanear : " disfarçadamente" virou o controle do ar para quente, após umas 2 horas, ao pararem num neutralizado abriram as portas do Nivinha e advinhem : Parecia que tinham entrado num recinto com ar condicionado :mrgreen: .... Isso em janeiro, no interior do estado do Paraná...

urhaurhauhrauhruahruhaurhauhruahruahruahr

o cara e amigo pra caramba!!!!!! otima historia:mrgreen::mrgreen::palmas::palmas:

Cavalcante
11/05/2007, 21:59
Smooth, manda seu endereço por MP.

Daniel Webber
13/05/2007, 12:10
Pessoal, tenho ar quente no meu jeep e olha, é uma maravilha, não é frescura não. Aqui no sul quando faz frio não é brincadeira. Como costumo viajar até o uruguai frequentemente com minha viatura o ar quente é indispensável. Utilizei a caixa do opala , coloquei uma valvula de esfera dentro, embaixo do painel e uma chave liga/desliga com duas velocidades.
Nesta foto estou subindo a serra do faxinal entre SC e Rio grande do sul, estava quase 0 graus.
A outra é meu verde que também tem ar quente.
Daniel

JeepToy
13/05/2007, 21:30
Olá pessoal,

Como o Smoooth_ e outros tantos colegas aqui
do Sul também estou pensando em colocar
ar quente no CJ.

Entendo que um "radiador calefator" é um "segundo"
radiador com tamanhos e proporções reduzidas, é claro.
Daí ele ficaria embaixo do painel ou em outro local
escolhido a gosto.

Assim sendo, pergunto:

Em dias quentes o líquido de arrefecimento não
estaria também circulando pelo "radiador calefator"?

Penso que embora com a ventoinha "ar quente"
desligada uma certa caloria estaria sendo trocada
no interior do CJ. Será isto mesmo?

[ ]'s a todos

Kim
13/05/2007, 22:07
Olá pessoal,

...
Assim sendo, pergunto:

Em dias quentes o líquido de arrefecimento não
estaria também circulando pelo "radiador calefator"?

Penso que embora com a ventoinha "ar quente"
desligada uma certa caloria estaria sendo trocada
no interior do CJ. Será isto mesmo?

[ ]'s a todos

Bem, não é bem assim!

Existem alguns modelos, independentes de fábrica que o fluido circula direto, conforme sua preocupação, o trajeto do ar é que muda conforme a seleção no painel, a D20 é um caso assim, onde no verão desligava o fluido da calefação, colocando uma emenda na mangueira, unindo assim as pontas das mangueiras somente para o fluido circular.

Quando as montadoras caprichavam mais nos carros fabricado, coocava-se um registro, sendo alguns mecânicos e outros a vácuo, interrompendo o fluido na parte interna do veículo.

Eu recomendaria, como nos post anterior, colocar a do Chevette ou do Opala, âmbas mecanicas, onde pode ser feiro o acionamento com um cabo de afogador que fica perfeito (vi em uma F1000).

Então é isso.

Abraços.

Kim.

JeepToy
14/05/2007, 01:03
Olá pessoal,

Quero ver se entendi bem. No caso de se usar
o dispositivo do Opala ou Chevete, haveria um
cabo tipo afogador ou adaptação equivalente
que ao acioná-lo estaríamos fechando uma válvula
que teria como função interromper o fluido na
parte interna do veículo.

Se for isso mesmo, gostei. Onde estaria
localizada esta válvula no Opala ou Chevete?
Gostaria de identificá-la e saber como
são acionadas nos respectivos veículos.

[ ]'s a todos

Cavalcante
14/05/2007, 07:27
Você pode resolver isso pra qualquer modelo com uma válvula de esfera com uma entrada e duas saídas. Liga o radiador à tubulação do carro através da válvula, e a segunda saída da válvula faz o bypass do radiador.

JeepToy
31/05/2007, 02:04
Olá,

Como meu CJ está desmontado na oficina fui num desmanche
"namorar" um ar quente. É bem como tinha imaginado lendo
os posts aqui deste tópico. Me impressionei com o tamanho
e a concepção do radiadorzinho com ventoinha por cima.

No painel tem uma alavanca com um cabo que ao ser acionado
abre e fecha a "tal" válvula. Aí a água do radiador principal do CJ
passa pelo radiadorzinho e a ventoinha completa o trabalho.
Bem bolado. Meu mecânico vai tentar colocar o conjunto
embaixo do painel do CJ ao lado do porta-luvas. Além de
servir como mais um elemento trocador de calor do motor,
auxiliando na refrigeração, cumprirá a função de aquecer
o ambiente.

Gostaria de saber se preciso trocar
a válvula que veio do chevete por uma de esfera ou se
a original do chevete dá conta do recado? A do chevete
parece um "torneira" dessas usadas nas "pipas" de vinho
aí da galera da serra gaúcha.

fugger
31/05/2007, 11:45
Jeeptoy

Só faça um bom teste de pressão no radiador pra não ter surpresas desagradáveis e molhadas... :concordo:

Kim
31/05/2007, 14:09
Jeeptoy

Só faça um bom teste de pressão no radiador pra não ter surpresas desagradáveis e molhadas... :concordo:

É isso aí, peguei um do corsa para fazer uma enjambração, ganhei o memso, fui testar e o bicho parecia uma peneira!!! rsrsrs

Teste a válvula do Cheva, se funcionar, as borrachas não estiverem ressecadas, pode confiar nela que dá conta do recado, expereiência própria.

Sobre a ligação, terá que fazer a saída antes da válvula termostática do motor e o retorno, na mangueira inferior do radiador (olhe um opala que é bem didático).

Abraços.

Kim.

JeepToy
01/06/2007, 02:23
Agradeço as contribuições.

Concordo com a questão do teste de pressão do radiador
vou providenciar.

Bom saber que a válvula do Chevete funciona.

Com relação a ligação o motor que estou adaptando é um
motor 3L 2.8D Toyota e a saída bem como o retorno já é de fabrica
com encanamento próprio para isto. É mais um exemplo de
motores que tem este esquema pronto como disse o Leopoldo
anteriormente.

Mas é bom saber que tem mais gente equipando seus CJ com
ar quente. Qualquer dia aparece alguém vendendo um kit
ar quente para CJ. Seria legal. Uma indicação sobre isto
o Takashi ja deu lá no post nº 4. Uma dica para que não
entende inglês muito bem como eu: copia o link inteiro
para o google. Ele vai achar só uma página, pois não podem
existir duas páginas com o mesmo link (eu acho). E aí
é só mandar ele traduzir. Não é aquela maravilha de
tradução mas com boa vontade a gente se safa.

abraços

Caiogaucho
09/06/2007, 21:20
Agradeço as contribuições.

Concordo com a questão do teste de pressão do radiador
vou providenciar.

Bom saber que a válvula do Chevete funciona.

Com relação a ligação o motor que estou adaptando é um
motor 3L 2.8D Toyota e a saída bem como o retorno já é de fabrica
com encanamento próprio para isto. É mais um exemplo de
motores que tem este esquema pronto como disse o Leopoldo
anteriormente.

Mas é bom saber que tem mais gente equipando seus CJ com
ar quente. Qualquer dia aparece alguém vendendo um kit
ar quente para CJ. Seria legal. Uma indicação sobre isto
o Takashi ja deu lá no post nº 4. Uma dica para que não
entende inglês muito bem como eu: copia o link inteiro
para o google. Ele vai achar só uma página, pois não podem
existir duas páginas com o mesmo link (eu acho). E aí
é só mandar ele traduzir. Não é aquela maravilha de
tradução mas com boa vontade a gente se safa.

abraços
Após a instalação, manda o endereço do teu mecânico que tb interessei, afinal aqui em Lagoa Vermelha fez -2°C semana passada...e ainda nem começou o inverno!!!!

JeepToy
14/06/2007, 01:13
Que frio cara.

Olá,

Estou acreditando que vai dar certo.

O sistema vai ficar ao lado do porta-luvas atrás
do painel. Na minha visão de leigo acho que vai
ser "tranquilo".

O problema é o mecânico, gosto do sujeito, mas é muito
leeennnnto. Muito reduzido. Pouca pilha.

Assim que cumprir a "senda", haja saco, comunico.

pacientes abraços,