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Ver Versão Completa : Incompetência Na Ford



rogeriomasih
08/05/2007, 18:41
EM OUTRO TÓPICO DESTE FÓRUM DISCUTÍAMOS SOBRE A KM CORRETA PARA TROCAR O ÓLEO DA RANGER TD 2.8 POWERSTROKE (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=28202). RESOLVI CONSULTAR A FORD SOBRE ESTA QUESTÃO; VEJAM QUANTA INCOMPETÊNCIA PARA PASSAR UMA INFORMAÇÃO TÃO SIMPLES:

de http://mail.google.com/mail/im/smlnopresence.gif Centro de Atendimento Ford <fordbyphone@ford.com.br> ocultar detalhes 18:33 (1 minuto(s) atrás) responder a http://mail.google.com/mail/im/smlnopresence.gif CentrodeAtendimentoFord <> para http://mail.google.com/mail/im/offline_white1.gif rogeriomasih@gmail.com <rogeriomasih@gmail.com> data Tue, 08 May 2007 21:33:21 "GMT" assunto Envio de conversa do atendimento online...

Thais: Bem-vindo(a), rogerio, em que posso ajudar?

rogerio : oi, thais, estava falando com a Wanessa, mas a conexão deu problema.

rogerio : perguntei com quantos kms deveria trocar o óleo do motor de uma ranger 2002 turbo diesel 2.8 powerstroke,

rogerio : ela me respondeu que deveria ser com 10.000km,

rogerio : mas o manual recomenda 15.000km.

rogerio : vc pode tirar minha dúvida?

Thais : Senhor Rogerio, aguarde um momento, por favor, enquanto verifico a informação.

rogerio : ok. obrigado.

Thais : Obrigada por aguardar. Senhor Rogério, retificando a informação passada anteriormente, a troca do óleo do motor e do filtro de óleo deve ser feita a cada 15.000 km.

rogerio : pq a divergência entre as informações?

rogerio : pq ela me passou uma informação errada?

Thais : Senhor Rogério, houve um equívoco no momento da informação. Peço desculpas pelo ocorrido.

rogerio : e assim sendo, como posso confiar na tua informação?

rogerio : e se eu entrar novamente, não vão retificar tua informação?

Thais : Senhor Rogério, conforme informado, ocorreu um engano no momento da informação, no entanto neste atendimento foi possível retificá-lo. Reafirmo que a troca do óleo do motor e do filtro de óleo da Ford Ranger, motor 2.8, ano 2002, deve ser feita a cada 15.000 km, conforme consta no manual de seu veículo.

rogerio : ok

rogerio : obrigado pela informação.

rogerio : vou publicar este texto para mostrar como as informações prestadas por vc´s são confusas.

Thais : Posso auxiliar em algo mais?

rogerio : é a terceira vez que faço esta consulta e me passam informações diferentes.

Thais : Senhor Rogério, por favor, informe a data e o horário dos demais contatos para que eu verifique o relatado.

rogerio : um acabou de ser feito,

rogerio : menos de 5 min antes,

rogerio : pela atendente vanessa ou wanessa.

rogerio : o outro tem aproximadamente uma semana.

Thais : Senhor Rogério, referente a este dado (quilometragem para troca do óleo do motor) localizei somente dois atendimentos, este e o anterior que pôde ser corrigido.

rogerio : vc pode conferir o nosso diálogo publiocado no seguinte endere

rogerio : é um fórum onde se discute sobre veículos 4x4, no tópico TROCA DE ÓLEO DA RANGER:

rogerio : http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=28202 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=28202)

rogerio : Estou consultando o 0800 para ver qual a resposta, ver se aparece uma outra.

rogerio : Sei que vc não tem culpa, mas estou muito chateado com a forma com a qual a FORD atende seus clientes.

rogerio : Desculpa se fui indelicado contigo, mas minha chateação com essa falta de precisão sobre as informações e´grande.

rogerio : Já enviei até para o Clube do Jipeiro e não obtive resposta.

rogerio : ELA ESTÁ ME DIZENDO QUE DEVE SER COM 5.000 KM. ACREDITA?

Thais : Senhor Rogério, compreendo sua colocação, esclareço que seu contato ficará registrado para ciência da companhia. E ressalto que a troca do óleo do motor e do filtro de óleo deve ser feita a cada 15.000 quilômetros em condições normais.

rogerio : ATENDIMENTO NO. 1879775

rogerio : PODE CONFIRMAR?

Thais : Senhor Rogério, a troca deve ser feita a cada 5.000 quilômetros caso o veículo seja utilizado sob condições severas.

rogerio : 1/3 da km que vc recomendou? não deveria ser apenas a metade?

rogerio : pode olhar que no manual sugere que em condições severas deve ser feita a troca na metada da km recomendada.

rogerio : Conferiu?

Thais : Senhor Rogério, aguarde um momento, por favor.

rogerio : OK

rogerio : conseguiu conferir a informação?

rogerio : agora vc está entendendo a minha indignação?

Thais : Aguarde mais um momento, por favor.

rogerio : ok

rogerio : e aí?

Thais : Obrigada por aguardar. Esclareço que veículos Ford Ranger, ano 2002, com motorização 2.8L a diesel devem ter o óleo do motor e o filtro de óleo trocados, em condições severas, com 8.000 Km, já o veículos a gasolina devem ter óleo e filtro de óleo trocados ao 5.000Km, também em condições severas. Em condições normais, vale a informação passada anteriormente neste atendimento para a motorização de seu veículo, que é 2.8L, a diesel.

rogerio : quer dizer que a informação passada pelo atendimento 1879775 através do 0800.7033673 está (MAIS UMA VEZ) ERRADA?

rogerio : E AÍ?

Thais : Senhor Rogério, a informação passada pelo 0800 corresponde à Ranger do ano de seu veículo (2002), motorização 2.3L. Ressalto que para a Ford Ranger, 2.8L, vale a seguinte informação: em condições normais, a troca de óleo e filtro devem ser feitas a cada 15.000km e em condições severas, a cada 8.000km.

rogerio : Eu informei para a atendente até o número do chassis. Vc acha certo este tipo de confusão para passar um informação tão simples?

rogerio : ???

rogerio : oi, vc ainda está aí?

Thais : Senhor Rogério, o objetivo da Ford tem sido sempre o de prestar o melhor atendimento aos seus clientes. Por esta razão, ressalto que este fato não condiz o nosso padrão de atendimento, novamente peço desculpas pelo ocorrido. Esclareço que as informações mencionadas neste atendimento são consultadas no manual da Ford Ranger, ano 2002.

rogerio : então devem existir 03 manuais...

rogerio : imagine se o problema fosse mais complexo, pois estou querendo saber apenas a km de troca do óleo...

rogerio : qual o número desse atendimento?

Thais : Senhor Rogério, seu contato foi registrado sob protocolo número 1879819, para ciência da companhia.

Thais : O senhor deseja acrescentar algo mais ao registro?

rogerio : SOMENTE MINHA INDIGANÇÃO COM A INCOMPETÊNCIA PARA PASSAR UMA INFORMAÇÃO TÃO SIMPLES.

Thais : Senhor Rogério, sua insatisfação está devidamente registrada em nossos registros.

rogerio : VOU ENVIAR ESSE DIÁLOGO PARA O SITE DA QUATRO RODAS PARA SER PUBLICADO PELA REVISTA.

rogerio : ASSIM COMO FIZ NOS FÓRUNS ESPECIALIZADOS.

Thais : Posso auxiliar em algo mais?

rogerio : NÃO.

Thais : A Ford agradece o seu contato.
Tenha uma boa noite!



DÁ PARA ACREDITAR NISSO???

dsamaz
17/05/2007, 14:22
Entrei em contato com a ford, pelo atendimento on-line e o conhecimento da moça eh uma barbáridade.
Imagino que nas concessionárias devem ter os mesmos tipos de trabalhadores.

Liguei para perguntar o óleo da cx de marchas da ranger, pois no manual está Motorcraft Mercon ATF. Para a direção hidráulica também está escrito o mesmo óleo.


Eu só queria saber qual óleo eu coloco na caixa de marchas, e só souberam informar mercon atf. Não sabem o báscico do básico que eh a viscosidade e se eh o mesmo da cx de direção!!

Queria saber dos rangeiros daqui se o óleo da cx de marcha eh igual à da direçao? Eh aquele básico ATF que vende em qualquer posto?

(Ranger 2002, v6 gas., 4x4)

CAVESO
17/05/2007, 14:53
Meu Deus!!!!!!

Fico imaginando quando alguém precisar de garantia....

dsamaz
17/05/2007, 15:36
Barbaridade!!

Acabei de entrar em contato com a concessionária Ford aqui de Manaus, pelo telefone (92) 2125-6200, querendo saber só uma coisa: qual o óleo da caixa de marchas?

Depois de falar com várias pessoas, esperar 30 min. por um "consultor técnico" que não veio e a ligação caiu, depois ... Enfim, falaram que lá colocam 80w90 nas caixas de marcha. (putz colocam óleo errado em todas as cx de marchas de todos os clientes)

Aí falei p/ o cidadâo: no manual está que o óleo da caixa de marchas de 5 velocidades eh o "Motorcraft Mercon ATF".

O cara rebateu que no catálogo está escrito: óleo texmatic 80w90 para Caixa de marcha. É assim que trocam o óleo na concessionária!!! Ha ha ha!!!
Meu Deus, eu NUNCA levaria um carro Ford meu na concessionária!!

Falei pro cidadão: eu tenho um catálogo comigo aqui e está escrito: óleo 85w140 para caixa de marcha e um outro só 90 tb p/ cx de marcha. Qual vc vai colocar??

Combinei de ir lá sábado para levar o manual para verem... Finalmente eles váo ver o manual do proprietário da Ford Ranger!!

edubelem
17/05/2007, 15:51
Barbaridade!!

Acabei de entrar em contato com a concessionária Ford aqui de Manaus, pelo telefone (92) 2125-6200, querendo saber só uma coisa: qual o óleo da caixa de marchas?

Depois de falar com várias pessoas, esperar 30 min. por um "consultor técnico" que não veio e a ligação caiu, depois ... Enfim, falaram que lá colocam 80w90 nas caixas de marcha. (putz colocam óleo errado em todas as cx de marchas de todos os clientes)

Aí falei p/ o cidadâo: no manual está que o óleo da caixa de marchas de 5 velocidades eh o "Motorcraft Mercon ATF".

O cara rebateu que no catálogo está escrito: óleo texmatic 80w90 para Caixa de marcha. É assim que trocam o óleo na concessionária!!! Ha ha ha!!!
Meu Deus, eu NUNCA levaria um carro Ford meu na concessionária!!

Falei pro cidadão: eu tenho um catálogo comigo aqui e está escrito: óleo 85w140 para caixa de marcha e um outro só 90 tb p/ cx de marcha. Qual vc vai colocar??

Combinei de ir lá sábado para levar o manual para verem... Finalmente eles váo ver o manual do proprietário da Ford Ranger!!

Não é o mesmo da cx de direção, é o mercon atf, ou dexron III da castrol que é o mesmo óleo. Só isso o mercon é texaco. Não tenta colocar outro óleo que não dá.

Estes óleos é como se fossem um poco mais evoluidos que os at, por isto atf, é a mesma diferença entre dot 3 e 4, em óleo de freio.

[]'s

Walter L. L. Casitta
17/05/2007, 15:55
O Óleo da caixa de marchas, de transferência e o da DH são os mesmos sim...

edubelem
17/05/2007, 16:27
O texamatic 7045 tb serve
http://www.texaco.com.br/produtos_servicos/lubrificantes_graxas_fluidos/catalogo_on_line/images/im_texamatic7045.jpg

Walter eu não iria colocar um óleo comum na minha caixa, se eles especificam que tem que atender as especificações Mercon ATF ou Dexron III, é por que tem algum motivo, porem não vejo problemas em colocar estes óleos na DH. Ou seja óleo indicado p/ cx é melhor que o indicado p/ DH.

[]'s

Walter L. L. Casitta
17/05/2007, 16:29
O texamatic 7045 tb serve
http://www.texaco.com.br/produtos_servicos/lubrificantes_graxas_fluidos/catalogo_on_line/images/im_texamatic7045.jpg

Walter eu não iria colocar um óleo comum na minha caixa, se eles especificam que tem que atender as especificações Mercon ATF ou Dexron III, é por que tem algum motivo, porem não vejo problemas em colocar estes óleos na DH. Ou seja óleo indicado p/ cx é melhor que o indicado p/ DH.


No manual da minha Ranger são exatamente os mesmos...

dsamaz
17/05/2007, 17:30
No manual da minha Ranger são exatamente os mesmos...

Eh ai que está minha dúvida. Será que são iguais mesmo? Mesma viscosidade? No manual só fala "Motorcraft Mercon ATF" para os dois sistemas.

Porém pesquisei e descobri que existe viscosidade para o óleo Mercon ATF... Existe um óleo que vi que era 90 p/ engrenagens que atendem às especificações Mercon, Desron, ou seja era um óleo Mercon 90...


O que mais embanana a cuca eh q descobri que ATF = automatic transmission fluid, ou seja, o óleo Mercon ATF foi originalmente desenvovido para Transmissões Automáticas, e não para cx de marchas mecânicas...

Guilherme Studart
17/05/2007, 17:34
Estou ficando com medo de levar meu carro à concessionária

Walter L. L. Casitta
17/05/2007, 18:16
Eh ai que está minha dúvida. Será que são iguais mesmo? Mesma viscosidade? No manual só fala "Motorcraft Mercon ATF" para os dois sistemas.

Porém pesquisei e descobri que existe viscosidade para o óleo Mercon ATF... Existe um óleo que vi que era 90 p/ engrenagens que atendem às especificações Mercon, Desron, ou seja era um óleo Mercon 90...


O que mais embanana a cuca eh q descobri que ATF = automatic transmission fluid, ou seja, o óleo Mercon ATF foi originalmente desenvovido para Transmissões Automáticas, e não para cx de marchas mecânicas...


:putz: Você gosta de complicar em?

Walter L. L. Casitta
17/05/2007, 18:19
Estou ficando com medo de levar meu carro à concessionária

E vai levar onde?

edubelem
17/05/2007, 19:04
:evil: dsamaz, compra logo algum que atenda as normas, mercon atf ou dexron III, e vê se não complica:parede: :parede: :parede: é óleo de tranmição automática sim! é esse mesmo!:concordo: não pega corda de troacador de óleo, segue o que diz o bendito manual, e vc será feliz.:dance:

Aqui ó, da uma olhada no quinto ítem, e esse que eu troco normalmente.

http://www.castrol.com/castrol/multipleproductsection.do?categoryId=82916114&contentId=6008846

[]'s

Pequeno jr
17/05/2007, 21:30
Eh ai que está minha dúvida. Será que são iguais mesmo? Mesma viscosidade? No manual só fala "Motorcraft Mercon ATF" para os dois sistemas.

Porém pesquisei e descobri que existe viscosidade para o óleo Mercon ATF... Existe um óleo que vi que era 90 p/ engrenagens que atendem às especificações Mercon, Desron, ou seja era um óleo Mercon 90...


O que mais embanana a cuca eh q descobri que ATF = automatic transmission fluid, ou seja, o óleo Mercon ATF foi originalmente desenvovido para Transmissões Automáticas, e não para cx de marchas mecânicas...


Kracas Dz tu complica muito.

Falando sério, os óleos da CT e caixa + DH são os mesmo e fiz a troca de todos eles (Caixa, CT, DH, Diferencial e motor + filtros Diesel e Oleo motor) na autorizada ford aqui no DF. Não me recordo direito qto gastei mas ficou perto dos R$ 300,00, tenho q confirmar pegando a nota fiscal.

Dz chuta logo o balde nessa concessionária meia boca q vcs tem ai pq pelo visto eles não sabem nada, ou entao vc conversou com a pessoa errada. Eu procuro informações com os mecânicos e as vezes com os consultores de veículos diesel. Tem consultores q so trabalham com veículos gasolina e não sabem merda nenhuma.

Pequeno jr
17/05/2007, 21:33
Estou ficando com medo de levar meu carro à concessionária


Guilherme,

Duas coisas a seu favor caso tenha algum problema, qualquer coisa q vc não goste é so falar no 0800 da ford e meter o pau... fora isso seu carro está na garantia e vc pode usar e abusar da garantia.

So não deixa d fazer as revisões em concessionária pq ai vc perde seu direito.

Guilherme Studart
18/05/2007, 08:43
Valeu Pequeno Jr.!!!

murilloaquino
18/05/2007, 12:17
Ja colocou o UNICHIP guilherme?
conta ai como q ficou...

rogeriomasih
18/05/2007, 19:29
Tenho interesse no tema, mas (para variar) não entendo nada.

Vc concorda em abrir um novo tópico para que os outros possam trocar experiências (desempenho, consumo, vantagens, desvantagens) sobre o tema?


Ja colocou o UNICHIP guilherme?
conta ai como q ficou...

CAVESO
18/05/2007, 19:45
Voltando ao tema:

Os proprietários de Troller que se cuidem com a nova "dona" da marca...

bird
18/05/2007, 21:24
Pior que isso nunca ví: minha Ranger 3.0 tinha um barulinho na suspenção dianteira e a Ford mix sugeriu trocar uma bandeija em garantia... pra quê o carro voltou completamente desalinhado e depois de diversas tentativas só consegui alinhar fora da Ford.

para conseguri o $ de volta tive que ligar diversas vezes na diretoria do grupo.

detalhe: o barulinho continua lá!

na mesma concessionária quebraram a tampa do filtro de óleo e ficaram quietos, não trocaram o filtro de diesel que já estava com 20 mil km na revisão dizendo que estava bom... devem ter passado no raio x... (depois descobrí que não tinham a peça)

Edintruder
18/05/2007, 21:44
A garantia vai facilitar, mas o atendimento das concessionárias no que se refere às revisões vai ficar mais caro, mais porco e algum esperto na concessionária vai olhar para o teu Trller com 3 cm mais baixo na esquerda e com a maior cara de pau vai dizer que é assim mesmo...
Fora isso, se tem alguma peça que pode ser substituída isoladamente não será mais, pois vai ser vendida apenas inteiro.

Edintruder
19/05/2007, 07:50
Embora as concessionárias Ford sejam ruins, esses tipos de ocorrências são bem comuns nas outras marcas também... Isso porque estamos no Brasil!

Guilherme Studart
19/05/2007, 09:15
Ja colocou o UNICHIP guilherme?
conta ai como q ficou...


Coloquei ontem.

Recebi o carro às 17h00 e fui para a faculdade com o trânsito meio pesado:cry: .

Mas já deu para perceber que melhorou um pouco em baixas rotações :concordo: e entre 2500 e 3500 RPM :palmas: ficou coisa de louco. Muita força. Quando original a partir de aproximadamente 3000 RPM o carro já começava a cair um pouco de rendimento:neutral: , agora só vai cair o rendimento perto dos 4000:dance: .

Esse final de semana vou brincar um pouco mais e depois posto as novidades.

Guilherme Studart
19/05/2007, 09:18
Tenho interesse no tema, mas (para variar) não entendo nada.

Vc concorda em abrir um novo tópico para que os outros possam trocar experiências (desempenho, consumo, vantagens, desvantagens) sobre o tema?


Sou novato no assunto UNICHIP:twisted: , mas postarei todas as minhas impressões e experiências.

Guilherme Studart
19/05/2007, 11:48
Coloquei ontem.

Recebi o carro às 17h00 e fui para a faculdade com o trânsito meio pesado:cry: .

Mas já deu para perceber que melhorou um pouco em baixas rotações :concordo: e entre 2500 e 3500 RPM :palmas: ficou coisa de louco. Muita força. Quando original a partir de aproximadamente 3000 RPM o carro já começava a cair um pouco de rendimento:neutral: , agora só vai cair o rendimento perto dos 4000:dance: .

Esse final de semana vou brincar um pouco mais e depois posto as novidades.

Lembrando que este é um prognóstico básico de quem só foi à faculdade e voltou ontem à noite.

Para informações mais concretas vou presisar de mais tempo.

murilloaquino
19/05/2007, 13:57
Seu carro com o pneus originais deve ter ficado bom...
Ela solta a traseira quando vc aperta o pé de segunda?
a minha com os pneus mais largos treme toda...
posta ai depois...
okzz?
abraçoss

Guilherme Studart
20/05/2007, 14:56
Seu carro com o pneus originais deve ter ficado bom...
Ela solta a traseira quando vc aperta o pé de segunda?
a minha com os pneus mais largos treme toda...
posta ai depois...
okzz?
abraçoss


Como dizem vocês mineiros....podexá (como se cearense não tivesse sotaque hahaha)

murilloaquino
20/05/2007, 15:41
Boaaa....
hahaha
:P

Márcio T
27/05/2007, 07:53
Kracas Dz tu complica muito.

Falando sério, os óleos da CT e caixa + DH são os mesmo e fiz a troca de todos eles (Caixa, CT, DH, Diferencial e motor + filtros Diesel e Oleo motor) na autorizada ford aqui no DF. Não me recordo direito qto gastei mas ficou perto dos R$ 300,00, tenho q confirmar pegando a nota fiscal.

Dz chuta logo o balde nessa concessionária meia boca q vcs tem ai pq pelo visto eles não sabem nada, ou entao vc conversou com a pessoa errada. Eu procuro informações com os mecânicos e as vezes com os consultores de veículos diesel. Tem consultores q so trabalham com veículos gasolina e não sabem merda nenhuma.

"Problemas complexos sempre tem uma solução simples... e errada".

Jr, os óleos da CT, caixa e DH não são sempre os mesmos. Depende do ano. O ideal é pegar o modelo específico da caixa ou da CT e pesquisar. Na verdade, a Ford deveria fazer isso p'rá você no call center ou na concessionária, mas na prática não funciona assim.

Ao contrário dos óleos lubrificantes - onde usar óleos da "última geração" é melhor - os óleos hidráulicos não funcionam assim. Os ATF sintéticos (MERCON V), por exemplo, não devem ser usados na DH (as vedações da DH não são compatíveis).

A vantagem da concessionária é que, como representantes da marca, são obrigados a saber e aplicar as recomendações técnicas do fabricante e tem que responder legalmente pelo erro, se houver.

abreu
28/05/2007, 10:38
Eu não vejo incompetencia nenhuma não...
Só vejo que vc é um cara muito chato e fica querendo arrumar confusão a todo custo!

É simples e para qualquer um que tenha um pingo de inteligente é fácil de entender:

A Ford OBRIGA você a trocar o óleo em no máximo 15.000Km. (caso contrario, adeus garantia).
Em condições severas de uso, ela RECOMENDA 5.000Km, mas não te obriga.

Agora cabe a você usar sua inteligencia e decidir com quantos Km você vai trocar o seu.
Eu troco de 10 em 10, e não precisou de ninguem para me dar informação não, pois é algo bem lógio de se concluir.

edubelem
28/05/2007, 15:44
Como dizem vocês mineiros....podexá (como se cearense não tivesse sotaque hahaha)

OH, TREM BÃO, SÔ!:mrgreen:

RABUGENTO
29/05/2007, 09:01
Outra com a Ford...

Como voces devem ter reparado no nick, sou RABUGENTO :)

Ontem, minha curiosidade depois de alguns meses, fez com que eu me dirigisse à concessionária FORD TEMPO aqui de Campinas-SP e indagasse ao consultor se ele sabia onde fica o sensor de temperatura externa que fornece tal informação par o computador de bordo da minha Ranger LTD/Limited.

De imediato le me respondeu que era uma boa pergunta e que iria procurar a resposta... Foi até a oficina e nehum eletricista soube dar a informação. Então ligou para o 0300 da Ford que atende às concessionárias. Eram 10:50h. Por vola de 11:20, com a orelha vermelha de ficar aguardando ouvindo músicas, repetiu a informação que o atendente do 0300 tinha lhe dito.

A resposta era uma enrolação tamanha que não convenceu ao consultor e muito menos a mim. > Disseram que não tinha um sensor e outras coisas mais que não lembro.

Oras! Como SEM sensor o computador de bordo ADIVINHA a temperatura externa???

Alguem saberia onde fica tal peça?

Agradecerei muito essa informação, inclusive para passar para o GRANDE atendimento da FORD...

offroad
29/05/2007, 12:04
desconheco sua ranger, mas esse computador d bordo q fala eh algum display q mostra a temp externa no painel ? olha no coletor de admissao normalmente os sensores de temperatura que fornecem dados ao computador (ECM) para funcionamento do motor estao ali. Tb tem na frente do carro, atras do parachoque, normalmente esse eh apenas para informacao. Aqui se usa esse por exemplo para informar ao motorista se pode ter gelo na pista.

abs

murilloaquino
29/05/2007, 12:36
Eu lembro q no antigo vectra CD q tinha aqui em casa, esse sensor ficava dentro do retrovisor externo direito.
Eu tb acho q deve estar conjugado com algum sensor de temp do motor