PDA

Ver Versão Completa : Lerdo Como Lesma



UENIRI
08/05/2007, 17:39
Meu Gorba, Tem Motor Ap 1.6d Cambio E Caixa De Transferencia Original O Diferencial Era 10:43 Era Lento Mas Satisfazia Pois Subia Até Bem, Agora Continua Com Motor Ap 1.6 Cambio E Caixa Original Apenas Substitui O Diferencial Por 10:41, Acabou O Carro Até Tartaruga Pede Passagem, Que Acham Volto Para O 10:43 Ou Substituo Por Algum Similar. OBS. ESTOU TRANSFORMANDO O MOTOR EM AP 1.9

robertofs
08/05/2007, 18:24
Meu Gorba, Tem Motor Ap 1.6d Cambio E Caixa De Transferencia Original O Diferencial Era 10:43 Era Lento Mas Satisfazia Pois Subia Até Bem, Agora Continua Com Motor Ap 1.6 Cambio E Caixa Original Apenas Substitui O Diferencial Por 10:41, Acabou O Carro Até Tartaruga Pede Passagem, Que Acham Volto Para O 10:43 Ou Substituo Por Algum Similar. OBS. ESTOU TRANSFORMANDO O MOTOR EM AP 1.9

Camarada, o maior problema em torno das adaptações é não considerar fatores importantes para o sucesso da adaptação.

Veja o caso do AP 1.6D: esse motor foi designado para a Kombi, e nesse veículo a 4.a marcha tinha relação 0,88:1 e diferencial 5,143:1, e os pneus eram 185/80 R14. Na rotação de torque máximo do motor, que é 3400 RPM, a Kombi chegava nos 92,27 km/h.

Então, se na Kombi a coisa já não era lá essas coisas, como poderia ser bom no Niva, se o motor tem menos potência e torque que o original 1.6 a gasolina? Bom, se levasse em consideração o potencial do motor, o ideal seria utilizar um diferencial muito reduzido, como o do Chevette Jr., que tem relação 4,88:1, que aliado à 5.a marcha com relação 0,82:1, 1,20:1 da caixa de transferência e pneus originais 175/80 R16, fariam o Niva com AP 1.6D ter desempenho semelhante ao que se tinha na Kombi, pois com esses parâmetros o Niva desenvolveria 91,61 km/h. Observe que é praticamente a mesma coisa.

Então, a chave é torque! Se vai substituir o motor por outro que tem menos torque ainda, é mandatório reduzir a transmissão pra tornar as coisas mais leves para o fraco motor, caso contrário, o resultado será esse que você descreveu.

Eu também não seria tão otimista quanto a essa alteração de cilindrada do motor. O ideal mesmo seria você, nessa alteração, calcular a taxa de compressão e tentar estabelecer um valor ideal para turbo, e aí turbinar, pra ficar parecido com esse http://carinfo.autold.com/car-volkswagen_golf-variant-19-td.html.

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

UENIRI
09/05/2007, 07:08
Camarada, o maior problema em torno das adaptações é não considerar fatores importantes para o sucesso da adaptação.

Veja o caso do AP 1.6D: esse motor foi designado para a Kombi, e nesse veículo a 4.a marcha tinha relação 0,88:1 e diferencial 5,143:1, e os pneus eram 185/80 R14. Na rotação de torque máximo do motor, que é 3400 RPM, a Kombi chegava nos 92,27 km/h.

Então, se na Kombi a coisa já não era lá essas coisas, como poderia ser bom no Niva, se o motor tem menos potência e torque que o original 1.6 a gasolina? Bom, se levasse em consideração o potencial do motor, o ideal seria utilizar um diferencial muito reduzido, como o do Chevette Jr., que tem relação 4,88:1, que aliado à 5.a marcha com relação 0,82:1, 1,20:1 da caixa de transferência e pneus originais 175/80 R16, fariam o Niva com AP 1.6D ter desempenho semelhante ao que se tinha na Kombi, pois com esses parâmetros o Niva desenvolveria 91,61 km/h. Observe que é praticamente a mesma coisa.

Então, a chave é torque! Se vai substituir o motor por outro que tem menos torque ainda, é mandatório reduzir a transmissão pra tornar as coisas mais leves para o fraco motor, caso contrário, o resultado será esse que você descreveu.

Eu também não seria tão otimista quanto a essa alteração de cilindrada do motor. O ideal mesmo seria você, nessa alteração, calcular a taxa de compressão e tentar estabelecer um valor ideal para turbo, e aí turbinar, pra ficar parecido com esse http://carinfo.autold.com/car-volkswagen_golf-variant-19-td.html.

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

Bom dia Roberto,
Eu sabia que vc iria me dar uma mão, mas desculpe minha ignoräncia, diante das adaptações realizadas, para melhorar o desempenho do Gorba, volto ao diferencial 10/43 ou vale a pena investir no do chevette 4:88 ou 3:90, abçs
Irineu
Gorba/93

Kim
09/05/2007, 08:31
Caro UENIRI!

Vamos às relações! (do diferêncial)

Tinha uma 4,3:1 (10x43), onde o carro estava ligeiro, certo?
Colocou uma 4,1:1 (10x41), notou que perdeu força.

Desses dados pode-se concluir que, se alongar mais, não conseguirá sair com o Gorba.

Os números supra citados tem a seguinte correspondencia:
Antes dos dois pontos é a quantia de volta do pinhão, depois dos dois pontos é o número de voltas da coroa.

Então, se colocar uma 4,88:1, terá mais força, veja, é mais curta que a primeira postada;

Se colocar a 3,90:1, só conseguirá andar com o Gorba, se estiver na descida para a arrancada, pois se tornará muito longa.

Bem, tenho um engesa, retirei o 4cc e coloquei um 6cc, estou trocando a relação, retirando uma 4,88:1 (9x44) e, colocando uma 4,09:1 (11x45), mais observe que retirei um motor de 90cv e coloquei um motor de 140cv, mais minha curiosidade, como colocará a relação do cheva no Gorba?
Não é intercambiavel, ou é?

Abraços.

Kim.

alexandre roveri
09/05/2007, 09:10
Caro UENIRI!Bem, tenho um engesa, retirei o 4cc e coloquei um 6cc, estou trocando a relação, retirando uma 4,88:1 (9x44) e, colocando uma 4,09:1 (11x45), mais observe que retirei um motor de 90cv e coloquei um motor de 140cv, mais minha curiosidade, como colocará a relação do cheva no Gorba?
Não é intercambiavel, ou é?

Abraços.

Kim.

O que o pessoal anda fazendo é trocar o eixo traseiro inteiro do Niva pelo do Chevette e construindo um diferencial dianteiro com a carcaça do diferencial do Chevette, pelo menos substitui aqula maledeta carcaça de aluminio:parede:

Ueniri, o raciocinio do Kim está perfeito, como o motor 1,6 D é muito fraco (falta torque) vc precisa de uma relação de diferencial curta pra compensar, só que ai vc perde velocidade final
se vc colocar o diferencial 4,88 vai ficar um raio pra andar na cidade só que não vai chegar a 70km/h em quinta marcha com o motor esguelando !

Pra resolver isso vc teria que gerar mais força nesse seu motor que talves seja o caso de montar esse "misto quente" que o pessoal anda comentando com turbo e intercooler :rolleyes:
Capiti

robertofs
09/05/2007, 09:12
Eu faria o seguinte: voltaria os diferenciais 4,30:1 e usaria o câmbio de 5 marchas do Chevette 1.6, que é cerca de 2% mais reduzido que o original do Niva, além de ser fácil de se adaptar à caixa de transferência do Niva com o kit do Beto Kbção (beto.kbcao@gmail.com) e com uma flange de AP pra câmbio de Chevette, que é fácil de achar. Ou então, manteria os diferenciais 4,10:1 e utilizaria um câmbio de 5 marchas do Chevette Jr., que já é bem mais reduzido que o do 1.6. Isso porque você está prestes a aumentar a cilindrada do seu AP 1.6D. Se continuar com o 1.6D, então recomendaria os diferenciais 4,30:1 e câmbio de 5 marchas do Chevette Jr.

Os diferenciais 4,88:1 seriam ótimos para trânsito urbano e trilhas com o motor AP 1.6D, mas pra viajar você teria que se conformar em manter velocidades entre 80 e 100 km/h, o que faria o motor trabalhar em um regime de 3000 a 3700 RPM. Porém, é a faixa de rotação em que o motor teria melhor rendimento. Então, se você já estava conformado com o desempenho com os diferenciais 4,30:1, então com o câmbio de 5 marchas do Chevette o motor ganharia um pouco mais de fôlego.

Para que fique claro para você a situação, veja os dados técnicos do Chevette Jr., do 1.4 e do 1.6/S. Lendo a partir do 1.6/S para o Jr. você pode perceber o quanto a transmissão foi reduzida, justamente em função da queda do torque do motor. Daí você volta a comparar o motor do Niva 1.6 com o AP 1.6D, e tire suas próprias conclusões sobre o que deveria ser feito com a transmissão do Niva ;-)

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

robertofs
09/05/2007, 09:24
O que o pessoal anda fazendo é trocar o eixo traseiro inteiro do Niva pelo do Chevette e construindo um diferencial dianteiro com a carcaça do diferencial do Chevette, pelo menos substitui aqula maledeta carcaça de aluminio:parede:


Pra quem interessar, quem faz os diferenciais pro Niva a partir dos diferenciais do Opala ou Chevette é o Beto Kbção (beto.kbcao@gmail.com), de Goiânia-GO. Se quiserem ver como fica, basta ver as fotos em http://br.pg.photos.yahoo.com/ph/yarobertofs/album?.dir=3559scd e o video em http://www.youtube.com/watch?v=C1yjInKm31Q

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

Nivoide
09/05/2007, 21:06
Afe cruz credo gente...quanta grana e tempo perdidos e ainda com um milhão de dúvidas do resultado ser satisfatório!!!

Caros colegas, se a intençao é mexer em carro, compre um gol...risos.

Vai de AP 1.8 ou 2.0 alcool mesmo, vc nao muda nada, não faz gambis, fica super economico e anda bagaraio...e se ainda não ficar satisfeito com os míseros 100cv desse motor, vc pode apimentá-lo mais facilmente do que esse trambolho ai da kombi...

Agora se tá sobrando dinheiro...... :P

Kim
09/05/2007, 21:29
...do que esse trambolho ai da kombi...

...... :P

Faz 20 km/l esse é o pulo entendeu!!!!

UENIRI
10/05/2007, 07:39
Eu faria o seguinte: voltaria os diferenciais 4,30:1 e usaria o câmbio de 5 marchas do Chevette 1.6, que é cerca de 2% mais reduzido que o original do Niva, além de ser fácil de se adaptar à caixa de transferência do Niva com o kit do Beto Kbção (beto.kbcao@gmail.com) e com uma flange de AP pra câmbio de Chevette, que é fácil de achar. Ou então, manteria os diferenciais 4,10:1 e utilizaria um câmbio de 5 marchas do Chevette Jr., que já é bem mais reduzido que o do 1.6. Isso porque você está prestes a aumentar a cilindrada do seu AP 1.6D. Se continuar com o 1.6D, então recomendaria os diferenciais 4,30:1 e câmbio de 5 marchas do Chevette Jr.

Os diferenciais 4,88:1 seriam ótimos para trânsito urbano e trilhas com o motor AP 1.6D, mas pra viajar você teria que se conformar em manter velocidades entre 80 e 100 km/h, o que faria o motor trabalhar em um regime de 3000 a 3700 RPM. Porém, é a faixa de rotação em que o motor teria melhor rendimento. Então, se você já estava conformado com o desempenho com os diferenciais 4,30:1, então com o câmbio de 5 marchas do Chevette o motor ganharia um pouco mais de fôlego.

Para que fique claro para você a situação, veja os dados técnicos do Chevette Jr., do 1.4 e do 1.6/S. Lendo a partir do 1.6/S para o Jr. você pode perceber o quanto a transmissão foi reduzida, justamente em função da queda do torque do motor. Daí você volta a comparar o motor do Niva 1.6 com o AP 1.6D, e tire suas próprias conclusões sobre o que deveria ser feito com a transmissão do Niva ;-)

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

Roberto, bom dia!
Aiaiaiai, que ignoräncia a minha, vamosver se entendi, e por favor fale a minha linguagem, desculpe!
1 - Motor AP 1.6D cambio chevete 5 marchas e diferenciais 10:43
2 - Motor AP 1.9D cambio chevete 5 marchas Jr e diferenciais 10:41 (turbo e intercooler)
qual das duas hipoteses vc indicaria, outra coisa como identificar o cambio do chevete junior.
vc poderia estar propondo para o Beto Kbção, a venda do kit de adaptação do cambio chevette/motor AP e tbm do suporte rigido.
abração
Irineu

robertofs
10/05/2007, 08:59
Faz 20 km/l esse é o pulo entendeu!!!!

Kim, nunca vi alguém relatar que um AP 1.6D fez 20km/l em um Niva. Isso é sonho. Pelo que já vi, no máximo uns 15. Agora, o que adianta tanta economia se não há satisfação? Satisfação tem um custo hehehe

robertofs
10/05/2007, 09:05
Vai de AP 1.8 ou 2.0 alcool mesmo, vc nao muda nada, não faz gambis, fica super economico e anda bagaraio...


Dizer que um AP 1.8 ou 2.0 vai deixar o Niva super econômico é um super exagero, né? No máximo, algo igual ou pouco melhor que o original no 1.8. No 2.0 sem chances.



e se ainda não ficar satisfeito com os míseros 100cv desse motor, vc pode apimentá-lo mais facilmente do que esse trambolho ai da kombi...


Concordo plenamente! Sob o pretexto de se ter um carro muito econômico, se gasta muita grana e ainda tem que se conformar com um desempenho ruim. O mais racional seria optar por um motor de ciclo Otto flex.

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

robertofs
10/05/2007, 09:20
Recapitulando, se continuasse com o 1.6D:
1) 1.6D com diferenciais com coroa de 43 dentes e pinhão de 10 dentes (43/10, ou ainda, 4,30:1), e câmbio de 5 marchas do Chevette Jr.;

Se aumentar a capacidade cúbica (chamam de 1.9, mas derivado do AP 2.0, ficaria 1.84 na verdade):
2) 1.9D com diferenciais com coroa de 43 dentes e pinhão de 10 dentes (43/10, ou ainda, 4,30:1), e câmbio de 5 marchas do Chevette 1.6;
3) 1.9D com diferenciais com coroa de 41 dentes e pinhão de 10 dentes (41/10, ou ainda, 4,10:1), e câmbio de 5 marchas do Chevette Jr.;

Se conseguir turbinar o 1.9, então:
4) 1.9TD com diferenciais com coroa de 41 dentes e pinhão de 10 dentes (41/10, ou ainda, 4,10:1), e câmbio de 5 marchas do Chevette 1.6.

A melhor opção, em termos de diesel, seria a 4.a, mas aí é uma questão de disponibilidade financeira. Dependendo do valor que você iria investir, creio ser mais viável optar por um AP 1.8 Flex.

Envie email para o Beto Kbção (beto.kbcao@gmail.com), pedindo um orçamento para o Kit.

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

Kim
10/05/2007, 12:50
Kim, nunca vi alguém relatar que um AP 1.6D fez 20km/l em um Niva. Isso é sonho. Pelo que já vi, no máximo uns 15. Agora, o que adianta tanta economia se não há satisfação? Satisfação tem um custo hehehe

Em um niva não, mais o pessoal comenta que na saveiro é econômico, então usei a analogia.

Eu que o diga com um 6cc a álcool levemente trabalhado e com ar!!!!!

UENIRI, não é o cãmbio que o pessoal ta falando, é o diferencial, coroa pinhão, mais existe também a diferença entre as engrenagens do cheva Jr e os outros.

Abraços.

Kim.

robertofs
10/05/2007, 15:13
Em um niva não, mais o pessoal comenta que na saveiro é econômico, então usei a analogia.

Ah, isso é!




Eu que o diga com um 6cc a álcool levemente trabalhado e com ar!!!!!


Vc é um cara feliz então hehehe



UENIRI, não é o cãmbio que o pessoal ta falando, é o diferencial, coroa pinhão, mais existe também a diferença entre as engrenagens do cheva Jr e os outros.


Eu comentei o câmbio do Jr. porque ele está usando agora diferenciais 4,10:1. Se ele voltar pros diferenciais 4,30:1, então o câmbio do 1.6 poderia ser utilizado. Eu tenho falando sobre o câmbio do Chevette porque, sobretudo, a 1.a marcha é mais reduzida que a do câmbio do Niva, o que favorece melhores arrancadas. A 2.a, 3.a e 5.a também são mais reduzidas.

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

UENIRI
10/05/2007, 18:10
Vc é um cara feliz então hehehe



Eu comentei o câmbio do Jr. porque ele está usando agora diferenciais 4,10:1. Se ele voltar pros diferenciais 4,30:1, então o câmbio do 1.6 poderia ser utilizado. Eu tenho falando sobre o câmbio do Chevette porque, sobretudo, a 1.a marcha é mais reduzida que a do câmbio do Niva, o que favorece melhores arrancadas. A 2.a, 3.a e 5.a também são mais reduzidas.

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

Roberto agora ficou claro, se permanecer com a 10:41 uso p cambio do Jr e o motor 1.9, valeu descuple os transtornos

robertofs
10/05/2007, 18:48
Roberto agora ficou claro, se permanecer com a 10:41 uso p cambio do Jr e o motor 1.9, valeu descuple os transtornos

Para com isso, meu! Somos uma comunidade, e estamos aqui é pra ajudar uns aos outros ;-)

Boa sorte!

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

Kim
10/05/2007, 19:09
Para com isso, meu! Somos uma comunidade, e estamos aqui é pra ajudar uns aos outros ;-)

Boa sorte!

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

X2:concordo: :concordo: