PDA

Ver Versão Completa : Filtro de Oleo equivalente



NivaNovo
07/05/2007, 20:01
Ola todos.

Qual filtro de oleo é equivalente e pode ser usado nas nossas maquininhas russas?

Coloquei o filtro da Cherokee e parece que ficou bom.

Abraços e spacybo,
Novo no Niva

alexandre roveri
07/05/2007, 20:22
O motor da cheroka é 6cilindros 4 litros, um pouquinho só maior que o do Niva ! Isso quer dizer que ele vai durar um pouco mais que o original! Se o original dura 2 trocas de oleo esse vai durar 3 ou no máximo 4 trocas !
Similares por um preço mais barato : fiat 147 e Tipo ;-)

Antonio Carlos
09/05/2007, 17:58
O Filtro de òleo para o Lada Niva é o Fram PH 2863.

Nivoide
09/05/2007, 21:11
E para o motor AP sem recorte da lata? É um filtro curto, metade dqle original e tem uma porca embaixo....usando o do gol 1.0 mi serve?

Márcio Magalhães
09/05/2007, 21:14
Olá,

Além da rosca a tamanho é preciso ver a capacidade que o o modelo tem para filtrar.

Quanto a troca de óleo e filtro, é uma economia tão boba e a importância deste ítem é tão grande que não vale a pena prologar a troca do filtro. Normalmente eu troco óleo e filtro a cada torca.

[]´s,

dollis
10/05/2007, 10:32
é o mesmo filtro da linha Fiat "Fiasa"

o mesmo filtro usado nos 147, Uno/Premio/Elba/Fiorino 1.0/1.3 e 1.5

filtros para motores maiores costumam oferecer maior resistencia/restrição ao fluxo do óleo, forçando a bomba e dificultando a circulação.

usar um filtro projetado para motor menor pode fazer o filtro saturar antes e duram menos do que o esperado.

como o filtro é barato, custando as vezes menos q o litro do óleo, vale a pena trocar a cada vez q se troca o óleo.

eu uso o filtro FRAM usado nos Fiat, com óleo barato de segunda linha.
mas troco óleo e filtro em 3 mil km ou se o carro ficar muito tempo parado, troco com 6 meses, mesmo q não tenha feito os 3k.

Márcio Magalhães
10/05/2007, 14:55
Dollis,

Iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiisso mesmo!

3 mil é até exagero. De 5 em 5 tá legal. Mas melhor continuar assim do que fazer como muuuuitos fazem por aí... 15, 20 mil...

[]´s,

Nivoide
10/05/2007, 21:48
Só um detalhe. Qto mais sujo o filtro, mais impureza ele segura...pois particulas mais finas são presas nele, por isso q ele vai vai até saturar, ou seja, tem de ser muito fino para poder passar nele...dai, a vávula abre e o fluxo fica direto, no caso do cara jamais trocar o filtro ne....rs

assim eu sigo o recomendado por todos: a cada 2 trocas de oleo, uma do filtro.

maanunes
10/05/2007, 22:16
Agora cuidado ao trocar o filtro, tive um probleminha com o gol do meu pai, ano 88 com apenas 27.000 Km originais. Fui trocar o óleo e filtro num posto e por sorte logo depois parei no mercado extra ( tijuca ) havia um rastro de óleo, enquanto manobrava na vaga começou o barulho de ferro, desliguei o motor. vazou todo o óleo ! pela borracha de vedação do óleo. Das duas umas, ou o frentista não colocou direito ou estava com defeito de fabricação.
Então fica a dica, trocou o filtro, passe óleo na borracha de vedação do filtro e deixe trabalhar um tempo antes de sair com o carro.

Luciano SHAKALL
10/05/2007, 23:14
"...Agora cuidado ao trocar o filtro, tive um probleminha..."Falando em probleminha ao trocar o filtro de óleo, lembrei que, logo que eu peguei o NIVAder, uma das primeiras coisas que fiz foi trocar TODOS os óleos e fluidos (caixas, diferenciais, motor, embreagem e freio), além dos filtros (gasolina, ar e óleo). Pois bem, ao colocar o óleo novo e verificar o nível, este estava muito acima do limite máximo da vareta... :o Quando eu estava me perguntando se a vareta era original :pensativo:, o "meca" deu umas batidinhas no filtro de óleo e ouvimos "aquele som de lata vazia"... :shock:
Não sei se, por instalação inadequada por parte do "meca" ou não, o óleo não havia "passado pelo filtro" e ficava acima do limite no cárter :putz:. Bom, por irresponsabilidade dele ou não, ainda bem que ele percebeu a tempo e "deu um jeito" (desrosqueou e apertou novamente o filtro), senão nem quero pensar no que poderia ter acontecido ao motor... :roll:

Márcio Magalhães
10/05/2007, 23:44
Caro Amendoa,

Isso aconteceu comigo com um Gol Bolinha Mi. O que ocorreu foi que o sujeito tirou o filtro antigo e a borracha que veda ficou presa ao motor. Quando ele tascou o filtro novo, ficou um ring contra o outro. Pronto... espirou óleo pra tudo quanto é lado e lambança que derreteu até o chicote!

[]´s,

Fabinho YAWARI
17/07/2007, 16:08
Aí vão os códigos de diversas marcas encontradas no mercado:

FRAM - PH2863
MANN - W920/31
TecFil - PSL47
Vox - LB2803

maanunes
17/07/2007, 22:12
A troca de óleo de 5.000Km em 5.000Km mil foi recomendada por mecânico que recuperou o motor do carro do meu irmão, um gol 1.0 bolinha que havia dado a bentita borra assassina, que aprece muito em motores AP. O motor foi aberto e o óleo havia virado graxa e em alguns lugares formou uma crosta tão grossa que parecia borracha. meu irmão tem esse carro desde 0km e sempre respeitou o limite da troca, mas ele havia falado que se possível trocar de 3.000 em 3.000
[]s

shuther4x4
17/07/2007, 22:23
Realmente a primeira troca depois da retífica pode ser feita até com mil km. Mas depois pode respeitar o período correto. Pra vocês terem uma idéia o fiesta usa óleo 5w30 e a troca é com 10mil. Sempre troquei nesse período e nunca tive problemas. Minha pampa AP foi vendida com 220mil e troca a cada 5 mil km também sem problema. Agora uma coisa é fundamental: Use um bom óleo e na classificação correta, não vá querer economizar por bobeira. Hoje existem boas marcas a preços acessíveis. Uma troca de má qualidade já ferra o motor.
Abraços.