Ver Versão Completa : Guincho Caseiro!
boa tarde.
aqui em minha cidade eu e mais uns jipeiros estamos tentando desenvolver uma gambiarra, digo guincho para colocar nos nossos jeeps, o meu e um cj5 e nao esse q ta na foto!!!!
meu mecanico me falou q da pra utilizar um motor de arranque da f1000 q tem 6,5 hp, como tenho uma metalurgica tenho facilidade pra desenvolver o sistema para enrolador do cabo de aço. ah tambem penso em utilizar um redutor de 1x60. alguem ja tentou fazer algo parecido, ou ja viu algo assim?
anderson_wzorek
07/05/2007, 21:13
Fala amigo,eu tbm estou pensando em fazer um guincho em casa,estou pensando em um eletrico com motor de arranque,mas estou com umas ideias aki de fazer algo hidraulico,é que eu gosto de inventar moda.Estou disposto a ajudar no que for preciso,sou tecnico em mecanica industrial e trabalho na area,torno,solda,fresadora,aço esse é meu dia-a-dia ,precisando estou as ordens,saudaçoes off road
Luciano SHAKALL
07/05/2007, 21:30
CAmaRAda Fabbo, o "Dilmar do NIVÓIDE" estava tentando isso um tempo atrás...
Quem sabe se vocês não "trocarem umas figurinhas" (no bom sentido :mrgreen: ) não sai um lace interessante aí... :lol:
O tópico é: Guincho Elétrico Caseiro (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=25640&highlight=guincho) .
[] Querendo "unir forças"...
dei uma olhada no outro topico e pelo q vi, o pessoal morreu nos custos. mas como tenho uma metalurgica, o tenho um redutor usado e ganhei o motor de aranque, vou enfrentar esta empreitada e vou postar fotos no album conforme as etapas forem sendo desenvolvidas. se no final der errado vamos dar risada do acontecimento!!! mas vamos ver onde da
franzlana
08/05/2007, 17:47
Tenho a mesma ideia, mas o que mata é a elétrica da coisa. O motor de arranque da F1000 provavelmente vai ser fraco. além do que as buchas do motor vão pro saco rapidinho porque ele não foi feito para rotação continuada. O ideal era começar instalando rolamentos no motor de arranque e também seria melhor que ele fosse maior tipo de caminhão 12 volts. Não se esqueça de projetar um sistema de proteção (fuzivel + chave) pois se o brinquedo gasta as buchas ou quebrar rolamento e fechar curto a coisa fica preta porque os cabos são grossos e para desligar ou cortar demora e ai aa viatura já virou churrasco. Outro dia vi, acho que no Donatti 4x4, ofertando o motor (para manutenção) do guincho Worm 9000 libras por R$ 370,00 se não me engano. Achei interessante pois a maior limitação será este item: motor.
Abraços e vamos trocando ideias que quem sabem nasce um montrinho legal.
Franz,
Tenho a mesma opinião que vc. Acho q o motor de arranque não resistirá ao uso contínuo. Ele foi desenvolvido para ter força em curtos intervalos de acionamento. Ao ser adaptado para uso em um guincho, ele terá que trabalhar por um tempo muito maior ao qual ele foi projetado e deverá "abrir o bico".
[]'s acompanhando a distância e dando alguns pitacos de vez em quando.
Franz,
Tenho a mesma opinião que vc. Acho q o motor de arranque não resistirá ao uso contínuo. Ele foi desenvolvido para ter força em curtos intervalos de acionamento. Ao ser adaptado para uso em um guincho, ele terá que trabalhar por um tempo muito maior ao qual ele foi projetado e deverá "abrir o bico".
[]'s acompanhando a distância e dando alguns pitacos de vez em quando.
Em outros tópicos ja apareceu essa ideia.. sem contar q o motor de arranque usado continuamente vai eskentar pra xuxu, já q ele é praticamente blindado.
Luciano SHAKALL
08/05/2007, 20:47
"...O motor de arranque da F1000 provavelmente vai ser fraco ... vão pro saco rapidinho porque ele não foi feito para rotação continuada ... também seria melhor que ele fosse maior tipo de caminhão 12 volts..."
"...Tenho a mesma opinião que vc. Acho q o motor de arranque não resistirá ao uso contínuo ... Ele foi desenvolvido para ter força em curtos intervalos de acionamento..."
"...sem contar q o motor de arranque usado continuamente vai eskentar pra xuxu, já q ele é praticamente blindado..."Pô, gente... A "mó" galera fala isso, mas alguém já testou? O próprio guincho elétrico "normal" também não foi feito pra "uso contínuo"... Vamos apoiar a iniciativa do CAmaRAda,
e se der certo, ou melhor, QUANDO der certo, todos serão beneficiados com mais uma alternativa... :wink:
Pô, gente... A "mó" galera fala isso, mas alguém já testou? O próprio guincho elétrico "normal" também não foi feito pra "uso contínuo"... Vamos apoiar a iniciativa do CAmaRAda,
e se der certo, ou melhor, QUANDO der certo, todos serão beneficiados com mais uma alternativa... :wink:
Luciano,
Meu comentário foi no intuito de ajudar e não de prejudicar a iniciativa. Tomara que dê certo mesmo. Torço por isso. É que não tenho conhecimento técnico suficiente para sugerir um outro motor que possa ser utilizado.
Um abraço,
Pô, gente... A "mó" galera fala isso, mas alguém já testou? O próprio guincho elétrico "normal" também não foi feito pra "uso contínuo"... Vamos apoiar a iniciativa do CAmaRAda,
e se der certo, ou melhor, QUANDO der certo, todos serão beneficiados com mais uma alternativa... :wink:
Não é Desmotivar, estamos levantando hipóteses, como por ex. vc fica com a partida do seu carro ligada direta por mais de 30 segundos?, concordo que os 2 motores são blindados, mais são projetos diferentes, as melhores idéias saem assim, juntando opiniões e experiências, NÃO DESISTA ! :concordo:
felipemendes
08/05/2007, 22:56
Também sem querer desmotivar, mas lembrando que há mais uma coisa: o motor de arranque foi feito pra rodar em somente umsentido, a rotação contrária vai mandar as escovas pro espaço bem rápido, se não estragar o motor. Mas, enfim, boa sorte e estamos todos esperando!
Também sem querer desmotivar, mas lembrando que há mais uma coisa: o motor de arranque foi feito pra rodar em somente umsentido, a rotação contrária vai mandar as escovas pro espaço bem rápido, se não estragar o motor. Mas, enfim, boa sorte e estamos todos esperando!
pelo o que eu to planejando, como o wzorek, tambem gosto de inventar coisas, o guinxo nao vai utilizar dois sentidos de rotaçao, mas se fosse utilizar este sistema era so enrolar o motor novamente falando para deixar 6 fios de contato para fora e com uma chave certa voce contrala o sentido da rotação. mas pelo que to pensando vou utilizar um sistema que vai "desengatar" o redutor do enrolador, entao vc leva manualmente o cabo ate o local desejado e "engata" novamente o redutor no enrolador, fazendo com que o motor so enrole o cabo novamente.
mas obrigados a todos por enquanto pelas ajudas e pelos toques, mas ninguem ate agora ta me desmotivando, agradeço a todos e sei que nessa comunidade todo mundo gosta de ajudar um ao outro!!! valeu!!!
joão k. chikui
09/05/2007, 17:14
Fabbo
Não é desmotivar, mas a humilde opinião de um apaixonado por guincho elétrico: Acho quase impossível , em situações extremas , o motor não precisar reverter, afinal, como vc vai soltar uma trava com a viatura "pendurada" no cabo de aço? Com marreta?
Outra coisa, se tiver opção de um motor menor , e que necessite um CCA bem menor que esse que vc citou de 6,5 CV, acho mais viável.
Por penúltimo, pois acho que já te enchi o s... , atualmente , com essa onda de dólar baixo, o preço de excelentes equipamentos está muito convidativo.
E, por ultimo, parece caro , mas tenho equipamento com 6 anos de uso sem dó, e que parece novo.
Um abraço.
ai colega tambem fiz meu própio guincho, no começo pensei em fazer com mtr de arranque, mas pesquisando descobri um pequeno mtor da bocsh fabricado exclusivamente para guincho elétrico e que se comparando com o preço dos guinchos originais é de graça, o resto vc já sabe fzer, o mtr vc encontra na casa ferreira é o representante da bocsh q vende esse tipo de motor é uns R$-350,00 (www.casasferreira.com.br (http://www.casasferreira.com.br)) valeu...
Corrigindo:
http://www.casaferreira.com.br/
Venceslau Xavier de Lima
10/05/2007, 23:55
Prezados colegas!
hytalo, qual é o código do motor que vc usou? Também tô querendo "fazer" meu guincho...
VAleu
Alguém já tem um projetinho inicial?
Prezados colegas!
hytalo, qual é o código do motor que vc usou? Também tô querendo "fazer" meu guincho...
VAleu
cara eu não me lembro do cod do fornecedor, mas é só acessar o site da bosch e clicar em motres elétricos ai aparessem ilustraçoes do tipo de motor a aplicação e o cod tem até uma animação de uma pik up usando um guncho com esse motor ok boa sorte!!!
Corrigindo:
http://www.casaferreira.com.br/
valeu kim nem me tokei do s e com ele num entra né mesmo!!!
felipemendes
12/05/2007, 08:38
Agora começou a me interessar também. Pra ficar boa agora, precisa-se de:
-Uma estrutura e carretel resistentes, bem pintados pra resistir à água e lama
-Cabo de aço e gancho
-Caixa pra proteger o motor da água. Precisa ser impermeável?
-Este motor é auto-travante? Se queimar, o jeep vai despencar? Ou, se for auto-travante, é possível encaixar uma manivela e continuar puxando?
Não entendo muito de guinchos, nunca tive um, mas são coisas que eu gostaria de ver num guincho (além do preço baixo).
pmarcell
13/05/2007, 21:05
Vou meter o bico na discussão. Se já tem o redutor, carretel,etc., porque não muda de idéia e inventa um guincho mecânico, que puxa por trás? Meu amigo fez um e me pediu 1500 reais para fazer um para mim. Imagino que não seja difícil...
O único problema que ele teve, é que não tinha um sistema de embreagem próprio. Vc seleciona a marcha a consequentemente a velocidade de tração. Certo dia esqueceu ligada e quebrou a engrenage da redução do guincho. Não sei como ele resolveu o problema, mas está lançada a idéia...
Um abraço.
Estou acompanhando o tópico, e a idéia de guincho mecânico me agrada......
pmarcell, vc não teria mais detalhes de como foi montado o guincho ?
[]`s guinchados
antonio francisco
16/02/2015, 14:17
galera tenho caminhão e sofri muito em atoleiro, quando a roda girava livre amarrava uma corda na roda e conforme a roda girava a corda enrolava no pneu e arrancava o truck do atoleiro, com certeza da pra tentar na trilha
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