PDA

Ver Versão Completa : Pressão Ideal dos pneus



MarBO
07/05/2007, 17:03
Pessoal

Li algo a respeito de pressão dos pneus mais baixa em algum topico, mas o assunto não se estendeu para onde eu estou levantando agora que é o seguinte:

Concordamos ser bom abaixar a pressão dos pneus, reduzindo o impacto na suspensão, mas pra quem ja experimentou isso a minha pergunta é, como fica o consumo? Pois pela logica deveria freiar o rolar do carro, e se tem este aumento no consumo ele é significativo?

Mudando de assunto mas continuando em pneus uma dica : um borracheiro me ensinou que os pneus tem as letras na qual um lado é uma borracha igual a do pneu, preta, e do outro é uma borracha branca, e se esta estiver para fora, que era o meu caso, voce com agua morna e sabão consegue limpar deixando a sua camionete com um visual bem legal.

Bem por enquanto é só

Abraços

Marcelo

ramonpoa
07/05/2007, 17:27
... assunti que suscitou já várias polêmicas.. é só pesquisar nos links....

meu resumo de todas as histórias e estórias:
a) a pressão é a recomendada pelo fabricante;
b) quanto maior o pneus, menor a pressão;
c) uso na hilux o pneu 265x70x15. a concessionária recomendou 32;
d) o manual recomenda menos (não me lembro quanto);
e) uso 28, frente e trás. Quando vou fazer viagens longas, subo 2 libras (indo para 30). Com peso atrás, coloque até 35 na traseira (peso máximo);
f) pneus se calibra FRIO. besteira rodar e calibrar... vai dar número maior... meça a pressão antes de sair rodando e depois calibre (se acha aparelho de medir até em loja de R$ 1,99);
g) se calibrou a mais: protege mais a "roda" mas pode estourar mais fácil o pneu (lonas), economia de combustível, carro pula mais - sacrificando a suspensão - pneu tem vida mais longa, pois esquenta menos, dirigibilidade pior em chuva, areia e lama, etc...
h) se calibrar a menos: pneus mais sujeito a cortes em pedras, maior consumo de combustível, pneu dura menos e esquenta mais, fica mais macio de rodar, melhor dirigibilidade em chuva, areia e lama....

... se esqueci algo favor lembrarem....

dalmolin
07/05/2007, 17:38
[QUOTE=MarBO;391314]Pessoal

Li algo a respeito de pressão dos pneus mais baixa em algum topico, mas o assunto não se estendeu para onde eu estou levantando agora que é o seguinte:

Concordamos ser bom abaixar a pressão dos pneus, reduzindo o impacto na suspensão, mas pra quem ja experimentou isso a minha pergunta é, como fica o consumo? Pois pela logica deveria freiar o rolar do carro, e se tem este aumento no consumo ele é significativo?

Mudando de assunto mas continuando em pneus uma dica : um borracheiro me ensinou que os pneus tem as letras na qual um lado é uma borracha igual a do pneu, preta, e do outro é uma borracha branca, e se esta estiver para fora, que era o meu caso, voce com agua morna e sabão consegue limpar deixando a sua camionete com um visual bem legal.

Rodar com pneu murcho na frente eh fria , nem sei quanto pesam as medias na frente , mas a F-250 pesa 1400 kg eu ando com 40 lbs.

Atras eh mil klinho soh , então vai com 28 lbs.

Se rodah soh com os de tras murchos nao muda muito o consumo , agora com os 4 ae jah complica.

FlavioLouveira
07/05/2007, 20:05
... assunti que suscitou já várias polêmicas.. é só pesquisar nos links....

meu resumo de todas as histórias e estórias:
a) a pressão é a recomendada pelo fabricante;
b) quanto maior o pneus, menor a pressão;
c) uso na hilux o pneu 265x70x15. a concessionária recomendou 32;
d) o manual recomenda menos (não me lembro quanto);
e) uso 28, frente e trás. Quando vou fazer viagens longas, subo 2 libras (indo para 30). Com peso atrás, coloque até 35 na traseira (peso máximo);
f) pneus se calibra FRIO. besteira rodar e calibrar... vai dar número maior... meça a pressão antes de sair rodando e depois calibre (se acha aparelho de medir até em loja de R$ 1,99);
g) se calibrou a mais: protege mais a "roda" mas pode estourar mais fácil o pneu (lonas), economia de combustível, carro pula mais - sacrificando a suspensão - pneu tem vida mais longa, pois esquenta menos, dirigibilidade pior em chuva, areia e lama, etc...
h) se calibrar a menos: pneus mais sujeito a cortes em pedras, maior consumo de combustível, pneu dura menos e esquenta mais, fica mais macio de rodar, melhor dirigibilidade em chuva, areia e lama....

... se esqueci algo favor lembrarem....


uso o 265/70/16 e uso 30 em estrada asfalto, fim de semana que ando na terra, uso 26 senao pula demais ta loco...

Tbem TEM que ser a frio a regulagem, vai devagar ate o posto mais proximo e calibra, senao da diferenca mesmo na regulagem...

Tio Eddie
07/05/2007, 20:12
BF 33"Mud sem carga, cidade estrada, 28.
Com carga, até 35
Off road muuuuuuito pesado, 23-25

My 2 cents

José Augusto
07/05/2007, 20:22
Esse assunto é controverso e depende do pneu, do peso do veículo da temperatura e da aplicação.

Mas no CJ5 com os 35" uso 25 libras para on road e 17 libras no off road, já cheguei usar 10 libras mas quando voltei da trilha estavam com apenas 4 libras.

Na Rural com os 37" estou com 23 libras no on road ainda não testei baixar no off road mas provavelmente sem bead lock tentarei 15 libras.

murilloaquino
07/05/2007, 23:10
Na ranger uso 28 libras na frente e 27 atras, em qualque situaçao...A calibragem ideal para o correto desgaste do pneu na minha camionete é essa...Usei com 30, mais o centro estava gastando mais q as laterais, sinal de excesso de libras.Quando viajo apenas, coloco 28 e 28

Waldir Carlos
08/05/2007, 10:09
Na minha velhota sempre calibrei com exagero... por ignorância, metia 30 ou 31 lbf/pol2! E olha que nã ando carregado... geralmente somente eu e a "muié" e pouca bagagem. Vivendo e aprendendo... depois que passei a ler as opiniões e dcas aqui no fórum, mudei a pressão nos YOKOHAMA A/T 31x10.50 R15 LT 190S para 28 libras!

Murillo, temos pneus similares, né? Tô me guiando por você... he, he, he. Os YOKO já estão calçando a L200 por uns 50 mil kms... acho que ainda vai uns 10 mil!

Gouveia
08/05/2007, 10:48
pneus 33x12,5x15 MUD na Ranger, calibrados com nitrogênio: 30 na frente e 28 nos traseiros. No começo usava mais ainda, estou pensanod em reduzir pra 28 e 26 pra fazer uma experiência... o consumo muda sim, mas varia de carro pra carro e de pneu pra pneu, além é claro de quantas libras vc usava e quanto está usando. Ex. reduzir de 35 pra 31 libras não vai mudar muito o consumo, mas de 28 pra 25 vai mudar bastante... hehe

MarBO
08/05/2007, 17:12
Ola Pessoal

Tive uma Ranger 02 xlt aro 15 que rodava na pressão recomendade de fabrica, usava um firestone fsr e acontecia o mesmo que o Murilo relatou, acabava comendo o meio e as laterais continuavam la, mesmo os da frente.
E agora com esta 06 aro 245/70/16 ja estava começando a acontecer o mesmo e resolvi testar e reduzir em duas lbs dos recomendados 30, esta com o pneu mais arredondado mas parece que esta mais uniforme o contato com o chão, vou acompanhar durante os proximos alinhamentos e passo aqui juntamente com o consumo de combustivel

Murilo

Esta calibragem sua é pro pneu que voce esta usando atualmente certo?

Abraços
Marcelo

ROHDE
15/05/2007, 11:07
Galera,

:-P Quanto a isto, eu que tenho pneus 265/70R16 eu calibro bem baixo para andar em estradas pedregosas e esburacadas...uso até com 22 libras...todavia, é lógico que se não pula muito o pneu danifica mais...em viagens sem carga pesada calibro 26 nas quatro...mas ouvi falar que se tiver carga mais pesada tem que calbrar com 33 libras...o bom mesmo é seguir a recomendação do fabricante dos pneus...abraços

abreu
15/05/2007, 11:58
Na Ranger, BF AT 265/75 R16 rodava com 28/26 no dia a dia...
No off-road, variava desde 16/14 até 12/10...

No Troller BF AT 31" R15 rodo com 26/26 no dia a dia...
No off-road, entre 15/15 e 09/09...

Abraços.

edubelem
15/05/2007, 12:14
Pessoal

Li algo a respeito de pressão dos pneus mais baixa em algum topico, mas o assunto não se estendeu para onde eu estou levantando agora que é o seguinte:

Concordamos ser bom abaixar a pressão dos pneus, reduzindo o impacto na suspensão, mas pra quem ja experimentou isso a minha pergunta é, como fica o consumo? Pois pela logica deveria freiar o rolar do carro, e se tem este aumento no consumo ele é significativo?

Mudando de assunto mas continuando em pneus uma dica : um borracheiro me ensinou que os pneus tem as letras na qual um lado é uma borracha igual a do pneu, preta, e do outro é uma borracha branca, e se esta estiver para fora, que era o meu caso, voce com agua morna e sabão consegue limpar deixando a sua camionete com um visual bem legal.

Bem por enquanto é só

Abraços

Marcelo

Marbo, o meu carro eu usava 28 com os pneu 245, sem auterar o consumo, e com o 265 estou usando 26, tb sem alterar o consumo.

Em relação a pintura dos pneus eu uso tb óleo diesel, dá um bom resultado.

[]'s

murilloaquino
15/05/2007, 13:17
Na minha velhota sempre calibrei com exagero... por ignorância, metia 30 ou 31 lbf/pol2! E olha que nã ando carregado... geralmente somente eu e a "muié" e pouca bagagem. Vivendo e aprendendo... depois que passei a ler as opiniões e dcas aqui no fórum, mudei a pressão nos YOKOHAMA A/T 31x10.50 R15 LT 190S para 28 libras!

Murillo, temos pneus similares, né? Tô me guiando por você... he, he, he. Os YOKO já estão calçando a L200 por uns 50 mil kms... acho que ainda vai uns 10 mil!

Waldir, temos pneus similares no desenho.!!
Na especificaçao, eu imagino q seu pneu seja mais voltado para trabalho(por ser LT) e o meu mais para passeio.Na capacidade de carga, o seu q é 109 pega menos peso q o meu q é 114.Tem diferença tambem no limite de velocidade maxima, que é de 210 no meu(h) e 180 no seu(s)
So uma correçao, o seu pneu é YOKOHAMA A/T 31x10.50 R15 109 s

AACL
15/05/2007, 15:56
Caros,

Coloco 28 na frente e 26 atrás. BF Goodrich, 235/75/15. Ranger CS.

Tenho observado o pneu e está comendo certo. Não sei do consumo, mas se colocar mais ar o carro pula demais.

Abs

AACL

Waldir Carlos
15/05/2007, 17:50
Waldir, temos pneus similares no desenho.!!
Na especificaçao, eu imagino q seu pneu seja mais voltado para trabalho(por ser LT) e o meu mais para passeio.Na capacidade de carga, o seu q é 109 pega menos peso q o meu q é 114.Tem diferença tambem no limite de velocidade maxima, que é de 210 no meu(h) e 180 no seu(s)
So uma correçao, o seu pneu é YOKOHAMA A/T 31x10.50 R15 109 s

Caramba Murillo! Brigadão pelas informações... cê tá bem informado! PQP, quando peguei esses dados dos YOKO, juro que espiei, antes de anotar os dados, umas trocentas vezes! De novo, obrigado... jé corrigi a assinatura.

:concordo::concordo:

[]s

murilloaquino
15/05/2007, 17:52
Hahaha...
Sempre quando vou fazer algo no carro, procuro o maximo de informaçoes possiveis tanto no forum como na internet, pra evitar de comprar e trocar gato por lebre...
Pesquisei bastante antes de trocar os pneus da ranger.Concerteza ja sabia q a sua durabilidade era menor q a dos outros(BF), mais escolhi por ter um melhor desempenho...
:P

abraços

jadel viveiros
02/07/2013, 21:11
ola pessoal, estou calibrando os meus 31x10.5x15 goodrich,que uso na f 75 com 26, uma vez passei no borracheiro com eles meio moles por esta há alguns dias sem rodar e ele calibrou com 35, quase adoeçi das costas de tanto ela pular, dai passei no posto e calibrei eletronico com os costumeiros 26:cool:

jadel viveiros

TCHEIGOR
03/07/2013, 01:15
minha japa indica no manual 26 na frente e 29 atrás, e eu vejo que muitos usam libragem maior na frente. É só a sw4 japa que tem essa particularidade de calibragem??
Com os 31 eu to usando 24 na frente e 26 atrás.