PDA

Ver Versão Completa : Alguma dica para Preparação Aspirada vs Consumo ?



eric82
07/05/2007, 16:08
Saudações a todos.

Estou montando a mecanica da minha e ainda me deparei com 2 opções.

Bloco 1600 Kombi STD com Cabeçote 1500 de corpo simples com apenas um carburador. Motor montado e funcionando. Opção de cabeçote de corpo duplo para 2 carburadores. Qual seria melhor para montagem de uma gaiola, visto que com 2 carb. eu tenho maior potencia porém terei que andar com um tanque maior e mais peso na gaiolinha, e tanque pequeno eu posso aliviar o peso, porém nao posso ir a distancias muito longas.

Qual o consumo da gaiola de voces?

É interessante rodar queimando alcool com regulagem de giclê e ponto ?
de inicio queria deixar mais economica possivel a mecanica pois ainda vou rodar de fusca uns 2 meses antes de iniciar o processo de desmontagem. Pois eu prometi a minha irma um carro pra ela até ela se formar e casar, pois a bixinha ta andando de onibus coitada. daí eu deixava a pickup com ela e ficava trampando de fuqueta.. até pq gaiola eu nao posso né.. kkkk

zoega
11/05/2007, 16:04
Vejo muita gente tendo problemas por aí, principalmente nas trilhas por causa da equalisação e acionamento dos carburadores (no caso de usar 2). Eu uso 1 carburador e nunca tive problema nenhum.

Meu motor é um 1600 a ar, taxado, rodando na gasolina, cabeçotes com dutos polidos e valvulas do 1600, e 1 carburador solex 32.
Deve fazer uns 7-8km/l ...

eric82
11/05/2007, 17:11
Caro Zoega, voce acabou de fortalecer a minha vontade entao.
Pois pensei neste pequeninho problema visto que a gaiola sofre muito no terreno offroad. Vou manter o carb. simples mesmo, nao sei se é o solex 32, qual seria o original do fusca?
Ele é duplo ou simples?

Consumo um pouco alto para uma gaiola com peso minimo. Minha pickup de pista ta fazendo 6 a 7km c litro de alcool, cabeçote, 14:1 dimensionada e cilindrada aumentada. Este consumo de 7 a 8 seria pelo tipo de terreno? sou um pouco conhecedor de motores refrigerados a agua e preparaçoes porem totalmente leigo na terra e mecanica a ar.

Sukys
11/05/2007, 17:56
Eric,

No uso em trilha a carburação simples é mais vantajosa que a dupla pelo seguinte: não tem varetas de acionamento que soltam ou desajustam, engasopa menos em inclinações e/ou na partida com motor quente, fica em posição um tanto quando mais protegida contra água e lama, e por causa do coletor mais extenso o motor apresenta um ligeiro ganho em torque.

Sds,
Sukys

andre veiga
11/05/2007, 21:10
Na minha gaiola antiga tinha 2 carb.
De tanto enxer o s... com vareta soltanto falta de equalização e etc. passei para 01.
Melhorou em torque e em consumo, mas piorou em potencia em especial em altas rotações.
Na minha gaiola atual, nem cogitei de 2 carb. Fui direto para 01 so, mas... DVF 446 de opala 6cil.... Tem que acelerar, mesmo em trilha porque ele so funciona MESMO depois de "limpo" mas aí é óóótimo!!

Sukys
12/05/2007, 02:07
André,

No 1600, uma forma de diminuir a restrição em alta e manter algum ganho em torque é fazer um coletor de admissão com tubulação individual para cada cilindro.

Supondo que seu motor seja 1600, o CFM (indice de vazão) do carburador que está utilizando é pra motor com quase o dobro de cilindrada, por isso que o seu motor não tem funcionamento liso de média para baixa rotação.
Pra acabar com este problema, e de quebra obter melhor tempo de resposta e até diminuição no consumo, o ideal é fazer uso de carburador com CFM mais adequado.

Pra uso em trilha, particularmente ficaria com o original, o Solex 32. É um carburador sem grandes refinamentos mas em compensação não dá trabalho, e quando dá, não tem muita peça pra perder no mato. :-)

Sds,
Sukys

andre veiga
12/05/2007, 19:21
Sukys
Pelo nome vc tem um suzuki tbm?
Tenho um vitara 3p e estou "fazendo" um outro canvas com eixos de F75 e, se tudo der certo um V6 3.0! A idéia é que fique igual ao do meu avatar.

Bom quando ao 446 concordo plenamente com vc.
O problema para mim é arruma um bom carb. solex 32 e principalmente regular...
O 446 era parte de um processo (trabalho no motor) que vi usarem num puma! CErto de que são propostas diferentes mas como "ganhei" este carburador resolvi usar, e se conseguir outro solex vou trocar.
Mas que o Tsão de acelerar qdo. ele "limpa" é indescritível!! hehe

Consumo? bem... 4 a 4.5km/l
Com relação à admissão individual por cilindro, vc diz para usar o 446 ou para o solex32?

abs
André

robsonlagoa
12/05/2007, 20:05
tenho uma aspir 1600 original, com 2 carb solex, bem regulados, só o ponto com 0,01mm avançado para ter torque sem grande consumo, as varetas de acionamento dos carb nunca deram problema sempre reviso e as trilhas tenho umaq bateriA 90ah com um burro do opala 6cc, só que precisa de um flange para adaptar, porque ela quente se torna pesada e quase nunca pega, mas com esse burro.... fui eu que tive que aprender.....bem izolada passa em tudo, mas não se preocupe eu dei ela para o meu IRMÃO de presente, para ele participar, e fiz uma com ap 1.6 com reduzida da combi blz, quer algumas fotos pedi para o denilson maçaneiro ele tem, mas vou tentar mandar blz....:palmas:

Sukys
13/05/2007, 01:47
André,

Não tenho Suzuki, e como muita gente já imaginou, também não sou descendente de japônes. :-)

Dificil regular o Solex 32? Acho que estamos falando de carburadores diferentes porque o 32 PIC, original do 1600 com carburação simples, é facil de se achar e não existe nenhuma dificuldade em ajustar.

Quanto ao coletor com dutos individuais, o motor até terá uma aspiração melhor mas nada que justifique um carburador com CFM mais elevado que o original, mas nada impede de se pensar num corpo duplo, progressivo.

Sds,
Sukys

Marcelo A. Marchiodi
15/05/2007, 16:39
E quanto a isso??
Funcionaria bem?
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=26129

Sukys
15/05/2007, 18:31
Blower é tudo de bom, mas não acionado pela raquítica correia do alternador.

Sds,
Sukys

Denilson Maçaneiro
16/05/2007, 12:55
Vejo muitos reclamarem da carburação dupla...
Tem um 1600 com carburação dupla e nao tem problema algum com ele....Varetas??? encaixam sob medida nunca cairam... Equalização, não entendo muito mas meu mecânico disse q ele tá redondinho....

Será que eu sou um abençoado???? hehehe