Conectar

Ver Versão Completa : Velocímetro Enlouquecido!!

fr0g
16/04/2004, 00:41
E aí, pessoal?!

O velocímetro do meu cj6 tá doidão!!
Quando o jipe está em movimento, tipo 60 por hora, o ponteiro fica mexendo bruscamente, chega a fazer voltas, virando de um lado pro outro! Aí dou uma cordial porrada no vidro do velocímetro e ele volta a indicar a velocidade certa.
Se eu tiver que parar e acelerar de novo, outra paulada! :twisted: E assim sucessivamente até que eu consiga quebrar o vidro!! rs... Acho que falta pouco... heheheh

Tem solução pra isso ou tenho que levar pro conserto em alguma oficina especializada nisso?

abs,

fugger
16/04/2004, 01:08
Fr0g

Leva numa oficina de velocimetro de caminhão. É tranquilo, e não muito caro.

Um colega pagou 80pila algum tempo atrás. Veio até zerado e pintado.

[]'s

Alexandre Vaz Ferreira
16/04/2004, 12:15
E aí Frog
O meu velocímetro estava igual o seu, variava muito mesmo :roll: , como estava reformando tudo troquei primeiro o pinhãozinho do velocimetro que estava meio gasto, não adiantou :evil: , troquei o cabo, sem sucesso :evil: , desmontei o velocímetro, limpei e lubrifiquei em casa, não adiantou :evil: , como estava de saco cheio com o velocímetro e também estava com problemas no relógio da temperatura :evil: comprei um novo do Donatti. Aí sim ficou beleza.
Sugestão: Ou manda numa boa casa que arrume velocímetros ou compra um novo p/ não gastar 2 vezes, principalmente se os outros marcadores já tiverem algum problema :wink: .
Um abração

LauroRH
16/04/2004, 12:57
Se fosse tu, tentava um dos dois end. em Porto Alegre:

Velocimetros Farrapos R Cairu 1261 F 3337 8355

Casa Dos Velocimetros R Cdor Azevedo 371 3225 5311

fr0g
25/04/2004, 20:10
Valeu, pessoal!
Vou resolver isso essa semana! ;-) Vou na casa dos velocímetros, q eh mais perto pra mim...

[]s

LuizCabral
26/04/2004, 18:32
isso com certeza eh o pinhão do velocímetro. É uma peça meio chata de se encontrar, mas encontra...Sei la, faz reserva e espera chegar.
Tem dois tipos, não estou lembrado agora, mas acho que eh com 19 dentes e o outro com 21 dentes, não lembro direito. Voce pega o seu e pede um igual.

kge
27/04/2004, 08:01
Resolvi o problema de ponteiro de velocimetro melhorando a curvatura do cabo do velocímetro.

Quanto maior for o raio de curva do cabo do velocímetro até chegar no próprio velocimetro diminui o atrito e ele gira mais livre, evitando as oscilações bruscas.

Também é bom tirar o cabo e lubrificá-lo.

[]´s.

KGE

Hélio
27/04/2004, 08:26
Ola a todos !!!! :D

Aproveitando o assunto, o cabo do velocimetro no meu CJ ta fazendo uma curva muito fechada logo na saida da conexão, devido que o tubo de escape passa bem ali junto do coxim do cambio. Tem como modificar a saida do cabo do velocimentro ou terei que mexer no escape do cj? :?

[]'s

CJ 60
19/05/2004, 21:41
Allzão...

Como to em fase de reformas... por questão de questão de segurança contra um funileiro com algum tipo de ferramenta de precisão na mão (martelo, ponteira, grifo etc etc), tirei o velocimetro do cj, agora vem a pergunta, já que ele ta aqui, bonitinho aparencia boa.... queria saber se tem algo que eu possa fazer na parte de lubrificaçã, dar uma geral nele, alguem tem um "how to?' ou um passo a passo no q verificar, lubrificar e até desmontar pra ver o estado q c encontra??

[]´s com velocidade controlada...

Flavio Miranda
20/05/2004, 10:56
Cabra CJ 60,

Além deste tópico http://ruralwillys.tripod.com/diversos/lubrificacao.htm o site da Rural tem otimas dicas...

No computador de casa tenho um mapa de lubrificação da Shell (eu acho !) que depois mando, ok....

Abraços.

p.peleje
20/05/2004, 11:38
Galera,

Será que alguém pode me indicar quem restaura velocímetro, pois estou reformando minha viatura e o bendito tava ligado e tudo e nem dava sinal de vida.

Um novo custa uns R$220, será que reformando ficaria mais barato?

Abraços,

Paulo Peleje
CJ5 - 1960 - Azul Scania

Flavio Miranda
20/05/2004, 11:58
Cabra Peleje,

Vc vai ter outras indicações pelo povo aqui, mas se vc for da Z sul de SP, me falaram de uma loja que mexe com mostradores logo depois da 35o DP, na Eng. George Corbisier, prox a Est. Conceicao do Metro.

Dá uma olhada no mesmo site da RURAL que eles indicam 2 empresas para a compra de mostradores e uma delas faz reparos/restauraçoes e se não me engano fica na Av. Jaguaré, perto da USP.

Abraços.

EDU LIMA
20/05/2004, 22:31
CARA, O MEU TAMBÉM NÃO ESTAVA FUNCIONANDO, EU MESMO TROQUEI O CABO, SÓ QUE APROVEITEI E TIREI O PINHÃO QUE FICA NO CAMBIO E DEI UMA BOA LIMPADA, RECOLOQUEI E FICOU O BIXO!
UM BOM TESTE É VOCÊ DAR UMA GIRADA RÁPIDA NO CABO E VERIFICAR SE O PONTEIRO MEXE, SE MEXER O PROBLEMA PODE SER NO PINHÃO !
BOA SORTE E UM ABRAÇO!

"FUI, SEM JEEP, POIS TÁ NA REFORMA"

CJ 60
21/05/2004, 14:33
Cabra CJ 60,

Além deste tópico http://ruralwillys.tripod.com/diversos/lubrificacao.htm o site da Rural tem otimas dicas...

No computador de casa tenho um mapa de lubrificação da Shell (eu acho !) que depois mando, ok....

Abraços.

Ei cabra Flavioo..

olhei o link q vc passou mais o que preciso msmo é de uma ~ção preventiva no velocimetro.... chassi, molas etc etc etc.. é outro passo pra depois da reforma.. mais se vc puder me mandar seus arquivos de lubrificação coloco junto com meus arquivos aki.. e vou ficar mto gradecido....

[]´s

Flavio Miranda
21/05/2004, 15:00
Cabra CJ 60,

Vê se este chart ajuda.... http://www.film.queensu.ca/CJ3B/Photos/Tech/ChekChart/ChekChartUniversal.gif

[]´s

CJ 60
21/05/2004, 15:03
Cabra CJ 60,

Vê se este chart ajuda.... http://www.film.queensu.ca/CJ3B/Photos/Tech/ChekChart/ChekChartUniversal.gif

[]´s

Flavio.. mto boa esa tabela heim... vo faze um super tradução tabajara aki pra deixar no forum pros colegas...

Flavio Miranda
21/05/2004, 15:20
Cabra CJ 60,

Este site http://www.film.queensu.ca/CJ3B é um POÇO de informação :!: :shock:

Amarra o pé na mesa antes de entrar pois vc pode se perder e nunca mais voltar.... :lol: 8)

Tem do CJ5 e das versões militares também...

[]´s

Maurício D'Arezzo
26/05/2004, 08:53
Olá, para testar o meu velocímetro, desliguei a posta do cabo que liga no câmbio e liguei em uma furadeira com rotação anti-horária (gira para a esquerda) e pude verificar se o ponteiro marcava algo.
Maurício.

Maurício D'Arezzo
26/05/2004, 08:55
escrevi "posta" o correto é "ponta"
Maurício.

Bob
26/05/2004, 17:04
Cabras,

Na Avenida Politécnica, mesma avenida que fica o Josewall 4x4 tem uma loja de velocimetros e tacógrafos, a TAKVEL. :idea:

Vejam o site. Não precisei ainda consultar os serviços deles, mas segundo o site eles fazem serviços de manutenção em velocímetros também. :wink:

http://www.takvel.com.br (ver ítem QUEM SOMOS)..

Se alguém utilizar o serviço deles não esqueça de mandar um feedback para a galera. :lol:

Abraço. Bob.

Thiago Rodeghel
26/05/2004, 18:24
Putz, comprar velocímetro do Jeep atualmente, só se for pra manter a originalidade :roll:

220,00 lt$ em um novo :roll: , compensa mais comprar um Totem Trip por 300,00 :P !!! já com tudo incluso :D E dá pra aferir o velocímetro com qualquer tipo de pneu e fora outros itens :wink:

Melhor mesmo é tentar reformar :) , se naum der certo coloca um Totem mesmo e nunca mais mexe nisso :wink:

[s]sem comissão

Pacheco_RJ
15/10/2004, 19:46
Salve All,

Estou interessado em adquirir um velocímetro da Totem Trip, para a turma que já instalou um, vale apena mesmo?
Tenho uma dúvida: Se por acaso desligar o velocímetro da BATERIA o odômetro fica ZERADO?? :cry:

[]´s

Pacheco

CJ5 - TROVÃO AZUL

Ronaldo B.
25/10/2004, 14:26
Salve All,

Estou interessado em adquirir um velocímetro da Totem Trip, para a turma que já instalou um, vale apena mesmo?
Tenho uma dúvida: Se por acaso desligar o velocímetro da BATERIA o odômetro fica ZERADO?? :cry:

[]´s

Pacheco

CJ5 - TROVÃO AZUL

Pacheco,

Instalei um Totem mini trip no meu CJ e na minha opinião vale a pena sim, principalmente prá quem anda em Sampa.. cheio de radar.. se bobear é multa na certa !!! Foi muito fácil instalar e aferir ( Só precisa ter duas marcações com 1km ou mais de distância e fica 10!!!! )

Você pode desconectar ele da bateria da viatura que não perde o odômetro acumulado (isso acontecia nos modelos mais antigos, no modelo novo não acontece mais ), já o parcial eu não lembro se perde ao ser desconectado, mas o que importa é não perder o acumulado e a aferição.

[]´s

Fábio Alexandre
14/06/2005, 10:17
Desenterrando o assunto.

Qual o cabo de velocímetro usado para o Jeep, alguem sabe também a média de preço?

Meu velocimetro estava não estava funcionando e resolvi trocar o pião e funcionou, porém estava meio feiozo e sem vidro, eu mesmo abri o bicho pintei os ponteiros e pedi para o vidraceiro colocar o vidro pra mim e ficou até que legal, porém agora está ocilando feito doido e desconestando o cabo percebi que a parte em que o cabo é quadrado não está conectando direito no pião.

Sendo assim acho que irei trocar o cabo, alguem pode me ajudar em que cabo usar?

Ronaldo B.
14/06/2005, 12:24
Fábio,

Eu troquei o cabo do velocimentro do meu CJ fazem uns 6 meses, comprei no Josewal4x4 e paguei acho que foi R$13,00, o cabo é do próprio CJ.

[]´s

Fábio Alexandre
15/06/2005, 10:11
Valeu !!!!!!!!!!!!

Agora tenho 4x4
30/07/2008, 12:54
Amigo conseguiu resolver o problema do velocimetro ?
O meu velo. tb tava parado, troquei o cabo e o pinhão, ficou beleza......
tenta não deixar o cabo muito encurvado...
Boa Sorte !!!

wcas
21/02/2009, 10:47
Desenterrando o topico das profundezas,rsssss.
Seguinte, meu velocimetro é novo, bem como o cabo também, porém ele não funciona, o mecanico olhou e viu que o cabo não gira quando a roda meche, é algum problema onde o cabo é encaixado na caixa do cambio, alguem tem alguma ideia do que possa ser ????

rodrigo.hoffman
21/02/2009, 13:03
Desenterrando o topico das profundezas,rsssss.
Seguinte, meu velocimetro é novo, bem como o cabo também, porém ele não funciona, o mecanico olhou e viu que o cabo não gira quando a roda meche, é algum problema onde o cabo é encaixado na caixa do cambio, alguem tem alguma ideia do que possa ser ????

Opa...

O cabo do velocimetro vai encaixado na caixa de reduzida... oque deve ta faltando e o pinhão que toca o cabo!!!

Abraços

wcas
21/02/2009, 13:10
Seguinte, desmontei a engrenagem que fica na reduzida e o que achei estranho são essas 2 partes de engrenagem da foto.

Uma vem de dentro da caixa da reduzina, que é o eixo com engrenagem, a outra peça pequena é encaixada na ponta desse eixo, que, acho eu, seria onde é ligada ao resto da engrenagem pra girar o cabo, o problema é que esta peça fica solta, ela não quer encaixar nesta engrenagem maior.

Alguem que conhece a peça, sabe se esta pequena pecinha é fixa neste eixo e no caso da minha pode estar quebrada por isso fica solta dentro ???

Se eu fixar isso o eixo roda e consequentemente o cabo do velocimetro.

leopoldo
21/02/2009, 14:26
a engrenagem está certa na configuração.

essa pazinha eu nunca ví.

como vc desmontou a parte de tras do cambio, ao montar vai ter que regulara folga e usar o procedimento de regulagem da precarga de rolamento conico:

Use o tópico: ajustanto rolamentos de munhão e de roda.

Fcarpinelli
21/02/2009, 19:29
Amigo, tb tive esse problema logo que coloquei o azulão para rodar, o ponteiro chegava até 2 e depois dava um salto para 10 a cada buraco que eu passava.

A solução foi tirar o cabo que fazia um monte de curvas e depois colocalo de forma a não ficar preso em nada, agora ele ta funcionando direitinho....

Abraço

André-4WD
27/02/2009, 10:32
Seguinte, desmontei a engrenagem que fica na reduzida e o que achei estranho são essas 2 partes de engrenagem da foto.

WCAS,
Eu tb estou com problemas no velocimetro e ao retirar o cabo do velocimetro, essa pazinha saiu facil, facil... nao sei se é isso mesmo!! achei estranho, como você!!

Eu nao consegui tirar o pinhão, parece estar trancado dentro...tentei puxar com um alicate, pinça etc.. mas nada de sair...
Como vc retirou o pinhão???

abraços
Andre

Herculóide
19/01/2010, 10:29
Meu velocimetro também estava louco.
Funcionava e parava. Funcionava e parava.
Tirei fora o pinhãozinho e vi que a séde lá dentro não tinha mais o encaixe do cabo, estava tudo roliço.
Dei umas marteladas na ponta do cabo, coloquei de volta e até agora está 100%.
Abraços,

Arruda

Pablo.pinto2007
19/01/2010, 12:23
Meu velocimetro também estava louco.
Funcionava e parava. Funcionava e parava.
Tirei fora o pinhãozinho e vi que a séde lá dentro não tinha mais o encaixe do cabo, estava tudo roliço.
Dei umas marteladas na ponta do cabo, coloquei de volta e até agora está 100%.
Abraços,

Arruda

Por diversas vezes achei que o meu também tinha esse problema aí, mas não tinha esperança em trocar o pinhão, até levar em uma oficina e o cara me deu uma dica boa, ele desmonta a ponta do cabo do velocímetro que por aqui achei em loja normal de carros, acho que do caminhão ford D-60, ou F-600 uma coisa assim, saiu a 17 latinhas por aí, e a dica para todos é cortar a capa do cabo, desmonta com o auxílio de um torno de bancada, pois é atarrachado encurta assim uns dois centímetros e depois coloca de volta, fica bom, pois o cabo entra mais ou seja, o fresado normalmente, é "usinado" pelos cabos próximo da extremidade e mais pra dentro o pinhão está com seu fresado normal, então a dica para aproximar o cabo do fresado do pinhão é essa.
Quando o velocímetro está louco, no meu caso, sempre é falta de lubrificação, ou seja, o cabo rasgou em algum lugar, e entrou água, ou então a graxa de fábrica já foi pro saco, por isso como faço esse arranjo nos meus cabos, encho de graxa o máximo que posso e sempre estou verificando.

Abraços!