Ver Versão Completa : barulho/chiado após a trilha
luizpicelli
06/05/2007, 23:30
Pessoal...
não sou muito expert em mecânica:parede:, mas quando algo fica diferente, fico sempre com o pé atrás!!!:pensativo:
ontem, após uma trilha de nível médio... com alguns atoleiros e um brejo para ser ultrapassado... notei um barulho entranho ao dar partida (este já melhorou) e um chiado durante o funcionamento em marcha lenta, parecendo que tem algo raspando enquanto fia girando a ventoinha, correias e tudo mais...
não consegui identificar ao certo de onde vem, mas é nítida a diferença nos sons de antes da trilha...
como não sei muito de mecânica, mas sei que devemos fazer muitas coisas de manutenção após uma trilha, o que poderei fazer par evitar isso? ou o que poderei fazer de rotina em um mecânico, já que não tenho muitas ferramentas em casa??
Abraços
OBS: é a segunda placa (da frente) que deixo nos brejos durante a trilha... deve ter um papa-placa escondido debaixo da água!!!
Amigo esse fds, tambem fiz um trilha, da 4ª etapa do campeonato paraibanod e indoor 4x4, e atrilha teve algumas lamas.... na volta volta também notei um chiado, q parecia que vinha do meu lado, no pé do ouvido, mas abri o capô e descobri q era o rolamento do alternador.... fica a hipótese...
abraço
Jeanilson
07/05/2007, 12:27
Pessoal...
não sou muito expert em mecânica:parede:, mas quando algo fica diferente, fico sempre com o pé atrás!!!:pensativo:
ontem, após uma trilha de nível médio... com alguns atoleiros e um brejo para ser ultrapassado... notei um barulho entranho ao dar partida (este já melhorou) e um chiado durante o funcionamento em marcha lenta, parecendo que tem algo raspando enquanto fia girando a ventoinha, correias e tudo mais...
não consegui identificar ao certo de onde vem, mas é nítida a diferença nos sons de antes da trilha...
como não sei muito de mecânica, mas sei que devemos fazer muitas coisas de manutenção após uma trilha, o que poderei fazer par evitar isso? ou o que poderei fazer de rotina em um mecânico, já que não tenho muitas ferramentas em casa??
Abraços
OBS: é a segunda placa (da frente) que deixo nos brejos durante a trilha... deve ter um papa-placa escondido debaixo da água!!!
Luiz,
Quando ao chiado, como você falou que fez trilha em brejos (água), acredito que possa ser as correias patinando. Leve a um mecânico para verificar se é caso de trocas ou de ajuste da tensão.
Esse chiado acontece só em marcha lenta ou é constante, ele piora quando se vira o volante ou liga o ar-condicionado? :pensativo:
P.S.: a respeito da placa dianteira, é só prender com parafusos nos quatros cantos que o "papa-placa" deixa de pegá-las... :)
[]'s
jmquiroga
07/05/2007, 12:56
eu antes ficava preocupado depois da trilha , pq o carro fazia muito barulhos , ai eu aprendi e sempre que volto da trilha , levo o carro no posto para fazer uma lavagem por baixo caprichada , com óleo e tudo , sempre depois da lavagem sumia os barulhos ... agora só vou ficar preocupado se o barulho persistir depois da lavagem ... ( mas tem que ser lavagem por baixo ) , é caro , mas vale a pena ...
Pai do Pedro
07/05/2007, 13:40
Luiz, tb tô com esse mesmo problema. Depois de pegar muita água numa trilha meu carro faz um chiado que dura de 1 a 2 segundos, assim que dá na chave. Depois pára. Quando eu ligo de novo não acontece mais, só quando o carro está frio. Vou acompanhar o tópico pra ver se alguém nos dá uma luz.
Sds.
Mais um tipo de barulho esquisito.:putz:
No meu caso quando passo em agua/barro e depois pego muita poeira, aparece um barulho tipo chiado parecendo Turbina, quanto mais acelero mais ele aumenta.:???:
Acho que era sujeira nas correias do ventilador/AC ou até rolamentos. Depois de uma boa lavada no motor ele sumiu, agora como meu motor está sujo novamente o barulho voltou, espero que na proxima lavada de motor ele desapareça novamente :-D , senão vou começar a procurar a origem do danado :-P
O barulho estranho no momento da partida do veiculo e geralmente quando frio e após muita lama, no meu caso foi o motor de arranque ou partida que teve que ser revisado.
JOSE CANDIDO
07/05/2007, 15:31
esse barulhos sao barro e agua em excesso,t anto "dentro" dos rolamentos das polias ali do motor, quanto entre as polias e suas correias ...
uma boa lavagem ajuda ... mas, com o tempo, estraga mesmo alguma coisa ....
é sempre bom verificar ....
gostei do papa placas .... hehehehe
abs
luizpicelli
07/05/2007, 20:13
como estava sem tempo, apenas passei na oficina e pedi para o médico-açougueiro aqui da cidade (o único confiável que os donos de suzukis levam) para dar uma benzida nele...
não dêem risadas... ele pegou uma chave de fenda grande... encostou no alternador e socou o cabo dentro da sua orelha... e falou... "leva lá no mutreta para ele trocar o rolamento do alternador"
bem... esse foi o diagnóstico inicial (empírico)...
amanhã vou reparar também quando se liga o ar-condicionado... e levar no "mutreta" para verificar o rolamento...
vou tomar umas cervejas para dar risada disso tudo tbém!!!
Papa-placa: patente by luizpicelli!!!
Luiz,
..........................
P.S.: a respeito da placa dianteira, é só prender com parafusos nos quatros cantos que o "papa-placa" deixa de pegá-las... :)
[]'s
Já perdi umas tres placas que este monstro chamado "papa-placa" devorou :putz: .
Num para-choque tubular é dificil porque não tem como colocar uma contra-porca, já tentei todo tipo de parafusos e sempre bambeiam e caem. :cry:
A solução tabajara que arrumei foi fixar com a famosa peça "YAMAHA" ("traduzindo, pega-se um pedaço de arame e amarra") :putz: :oops: Esta foi horrivel !!!:oops: mas tá funcionando.
luizpicelli
07/05/2007, 22:49
meu parachoque é de fibra ainda... quando quebrar penso em um de ferro... laminado... não sou fã dos tubulares...
a 1ª placa foi-se quando tentei passar o rio que divide PE da PB... levou até os parafusos...
dessa vez.... comprei uns parafusos mais grossos, de uma liga diferente... parece aluminio...
resumindo... o papa-placa levou a placa mas os parafusos estão lá!!!
A placa do samurai é com "arrebite" bem no meio, dois total... nunca nem empenou!
abraço
Joao Baeta
08/05/2007, 01:09
:arrow:O meu Samurai nunca faz barulho/ chiado após da trilha....
Sempre olho tudo antes de entrar na trilha!
Questão de inteligência! :mrgreen:
:arrow:O meu Samurai nunca faz barulho/ chiado após da trilha....
Sempre olho tudo antes de entrar na trilha!
Questão de inteligência! :mrgreen:
João, meu amigo....os barulhos que eu e alguns aqui se referiram podem ser derivados de sujeiras, lama na polia, correias, agua com barro nos rolamentos, tudo isto adquirido durante uma trilha, portanto não adianta olhar tudo antes, sair com o motor limpinho que dependendo onde você passar pode entrar uma sujeira a aparecer estes tipos de barulhos. :concordo:
Fernando, o samurai dele não faz trilha! Apenas trajeto: oficina - casa, assim o meu chia também não....
abraço
ricardo sabóia
08/05/2007, 11:13
Um bom começo pra "questão de inteligência",é não falar besteira !
Abs, Ricardo.
Joao Baeta
08/05/2007, 12:49
João, meu amigo....os barulhos que eu e alguns aqui se referiram podem ser derivados de sujeiras, lama na polia, correias, agua com barro nos rolamentos, tudo isto adquirido durante uma trilha, portanto não adianta olhar tudo antes, sair com o motor limpinho que dependendo onde você passar pode entrar uma sujeira a aparecer estes tipos de barulhos. :concordo:
:arrow: Teixeira.,
Entendo... Mas faço trilha e com calma e devagar...!
:mrgreen:
LuizCarlos
08/05/2007, 15:21
:arrow: Teixeira.,
Entendo... Mas faço trilha e com calma e devagar...!
:mrgreen:
Barro, lama, bosteiro, brejo!! Oque seja!!
Uma hora vai estragar alguma coisa no motor!!
Rolamentos de alternador e etc...!!
O barro e bom!! mais prejudica!! rsrs
Abraço!
Luiz
:arrow: Teixeira.,
Entendo... Mas faço trilha e com calma e devagar...!
:mrgreen:
Fala João,
Entendi também :-P , com calma e devagar para não sujar muito a viatura, Hehehe !!! :)
Eu tinha um amigo que saia de BH para passar ferias em Porto Seguro-BA e parava 3 vezes na estrada para lavar o carro, um Monza na epoca, isto se não pegasse chuva na estrada !! :-D :mrgreen: :-D :mrgreen: :-D :mrgreen: :-D
Fala João,
Entendi também :-P , com calma e devagar para não sujar muito a viatura, Hehehe !!! :)
Eu tinha um amigo que saia de BH para passar ferias em Porto Seguro-BA e parava 3 vezes na estrada para lavar o carro, um Monza na epoca, isto se não pegasse chuva na estrada !! :-D :mrgreen: :-D :mrgreen: :-D :mrgreen: :-D
rsrsrs também né, com aquelas estradas da Bahia, ele fazia era TRILHA com o MONZA... rsrsrs
luizpicelli
08/05/2007, 16:33
para não DESVIRTUALIZAR o tópico, apresento-lhes o resuldado:
Acabo de pegar a viatura... o mutreta fez:
- trocou o rolamento da tampa dianteira do alternador, modelo 6303 (segundo ele modelo fácil de encontrar) --> R$ 15,00:palmas:
- apenas lubrificou o rolamento da tampa traseira do alternador (não encontramos na cidade) - disse que é menor, mas é mais comprido...
- mão de obra: R$15,00:palmas:
Entãoi, liguei em algumas lojas:
- garra 4x4 - não tem:putz:
- suzucar - quem me atendeu disse que nunca vendeu e não tem nem idéia de onde encontrar:parede:
- Alternativa 4x4 -> Dianteiro (30,00):discordo: e Traseiro (65,00):discordo: mais o frete que teria que pagar.
Conclusão, vou procurar em Recife (que fica a uns 50 km daqui)... pois deve sair bem mais barato que comprar em SP.
O ruído/chiado melhorou... :concordo:
LuizCarlos
08/05/2007, 16:53
para não DESVIRTUALIZAR o tópico, apresento-lhes o resuldado:
Acabo de pegar a viatura... o mutreta fez:
- trocou o rolamento da tampa dianteira do alternador, modelo 6303 (segundo ele modelo fácil de encontrar) --> R$ 15,00:palmas:
- apenas lubrificou o rolamento da tampa traseira do alternador (não encontramos na cidade) - disse que é menor, mas é mais comprido...
- mão de obra: R$15,00:palmas:
Entãoi, liguei em algumas lojas:
- garra 4x4 - não tem:putz:
- suzucar - quem me atendeu disse que nunca vendeu e não tem nem idéia de onde encontrar:parede:
- Alternativa 4x4 -> Dianteiro (30,00):discordo: e Traseiro (65,00):discordo: mais o frete que teria que pagar.
Conclusão, vou procurar em Recife (que fica a uns 50 km daqui)... pois deve sair bem mais barato que comprar em SP.
O ruído/chiado melhorou... :concordo:
Bingo!!!
Normal!! com o tempo vc mesmo desmonta e limpa!!
Abraço!
LuizCarlos
08/05/2007, 16:54
para não DESVIRTUALIZAR o tópico, apresento-lhes o resuldado:
Acabo de pegar a viatura... o mutreta fez:
- trocou o rolamento da tampa dianteira do alternador, modelo 6303 (segundo ele modelo fácil de encontrar) --> R$ 15,00:palmas:
- apenas lubrificou o rolamento da tampa traseira do alternador (não encontramos na cidade) - disse que é menor, mas é mais comprido...
- mão de obra: R$15,00:palmas:
Entãoi, liguei em algumas lojas:
- garra 4x4 - não tem:putz:
- suzucar - quem me atendeu disse que nunca vendeu e não tem nem idéia de onde encontrar:parede:
- Alternativa 4x4 -> Dianteiro (30,00):discordo: e Traseiro (65,00):discordo: mais o frete que teria que pagar.
Conclusão, vou procurar em Recife (que fica a uns 50 km daqui)... pois deve sair bem mais barato que comprar em SP.
O ruído/chiado melhorou... :concordo:
Bingo!!!
Normal!! com o tempo vc mesmo desmonta e limpa!!
Abraço!
luizpicelli
08/05/2007, 17:02
então não precisa ficar trocando o rolamento? posso retirar, limpar e colocar graxa novamente?
Joao Baeta
08/05/2007, 17:11
Fala João,
Entendi também :-P , com calma e devagar para não sujar muito a viatura, Hehehe !!! :)
Eu tinha um amigo que saia de BH para passar ferias em Porto Seguro-BA e parava 3 vezes na estrada para lavar o carro, um Monza na epoca, isto se não pegasse chuva na estrada !! :-D :mrgreen: :-D :mrgreen: :-D :mrgreen: :-D
:arrow: Até que enfim que entendeu!!!!!!:palmas: :palmas: :mrgreen: :mrgreen:
LuizCarlos
08/05/2007, 17:24
Vale apena tentar antes de sair trocando as peças!!
Economia, pós trilha!! rsrs
luizpicelli
08/05/2007, 18:16
e tem algum segredo retirar esses rolamentos? ou cuidado especial? tipo... ao abrir a tampa, cuidado com a mola que segura o parafuso, que fixa a reboboca da rueleta móvel do canto superior direito?
ou só soltar alguns parafusos, abrir a tampa... retirar o rolamento, limpar com querosene, gasolina, óleo diesel, e engraxar novamente?
LuizCarlos
08/05/2007, 19:41
e tem algum segredo retirar esses rolamentos? ou cuidado especial? tipo... ao abrir a tampa, cuidado com a mola que segura o parafuso, que fixa a reboboca da rueleta móvel do canto superior direito?
ou só soltar alguns parafusos, abrir a tampa... retirar o rolamento, limpar com querosene, gasolina, óleo diesel, e engraxar novamente?
No Vitara os rolamentos são selados!!
Cuidado!! Não lave os rolamentos com produtos tipo querosene, gasolina, óleo diesel, vc pode remover toda a pouca graxa que existe neles!! ((WD)) e olhe lá! pode resolver! Se der coloca graxa!
Molas? Só nos carvoes!
Cuidado com o regulador de voltagem!! no mais e só prestar atenção!!!
Abraço!
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