Ver Versão Completa : Camper com Mal de Parkison
paulobarbosa
06/05/2007, 22:08
Bem, vamos lá.
Estou com um problema MUITO chato. E relativamente sério.
Depois de uns 80Km/h, ela as "vezes" começa a tremer toda, tenho q diminuir e depois quando acelero ela não dá mais esse tremedeira. Até que depois de algum tempo (uns 20 min) ela começa novamente.
Já levei no meu mecanico ( q cuidava da minha S10 -ex-carro) ele trocou a ponteira de direção, verificou "tudo" da suspensão, e "acha" que pode ser os amortecedores. Por isso já estou comprando amortecedores do MB 1113.
Já foram testados todas as buchas. E teoricamente estão ok.
Na 2a feira, já estarei levando o carro, para uma oficina especializada em
off-road. Mas não sei se adiantará alguma coisa.
Perguntas.
1) Já ouviram ou sentiram esse problema de tremedeira da camper ? É um chimbre muito MUITO forte. Antes que me indiquem balancear, já fiz isso.
2) Vc sabem se com esses amortecedores COFAP para MB1113, poderia colocar calco de 5 cm ?
Obrigado por qualquer luz.
PB
haundrich
06/05/2007, 23:17
Velho
Você pode começar revisando todas as buchas da suspensão, as buchas da panhard e da barra longitudinal dianteiras e traseiras, total de 18, senão me engano.
Um balanço lateral com a mão pode fazer perceber já algumas folgas, se existirem, nas panhards.
Essas folgas acredito serem suficientes para causar o exposto acima.
Para testar as buchas das barras longitudinais, teste com o motor desligado e a marcha primeira engatada. Desça do carro e com a mão tente "virar" roda traseira para frente e para trás. Se o eixo traseiro balançar muito, hora de trocar as buchas longitudinais traseiras.
Com o motor desligado e primeira marcha engatada, faça o mesmo com a dianteira, ligue as rodas livres e ligue a tração e faça o movimento para frente e para trás para testar as buchas dianteiras.
Depois, começar uma revisão no pino mestre (o pessoal chama também de pino caster). Esse tem que estar impecável.
Espero que desta forma vc encontro o "gato".
Se vc tiver amortecedor de direção, provável já estar condenado. Digo isso porque o amortecedor de direção mascara muito os desgastes que estejam acontecendo. O carro anda alinhadinho, dahe vc tira o amortecedor da direção, e aparece então uma penca de "chimmys".
Depois de resolver tudo e andar um pouco sem o amortecedor da direção e constatar que está tudo certo, aeh sim , pode recolocar o novo amortecedor de direção.
Sei que vc deve saber tudo isso, mas vai a dica para os novos também.
A propósito, pela sua descrição, se o meca diz que não é bucha, se vc diz que não é balanceamento, que tipo de vibração é essa? rodas dianteiras batendo palmas? vibração na carroceria? no câmbio?
Então vou dar um chute: eu verificaria os coxins do motor e também da carroceria.
Ainda em coxins, acredito que cardãn desbalanceado + coxim do câmbio = vibração
Isso me lembra o que aconteceu comigo: Eu havia usado uma capa protetor contra pó de toyota nas luvas dos cardãns. O que aconteceu: O pessoal engraxava, e como a graxa velha não saia para fora, acabava ficando dentro da capa de borracha. Depois de um tempo começou a vibrar, e cheguei a pensar que a caixa estava indo pro pau... Quando rasgou a luva, a graxa foi expulsa e acabou a vibração. ufa.
Véio, é isso aeh, soltei todas as minhas cartas. Espero que isso seja útil.
haundrich
06/05/2007, 23:22
Sobre amortecedores, no meu engesa, usei o do MB 608, por causa do curso da suspensão e de quebra são mais baratos.
Para o Engesa, os originais são os traseiros da F4000 . Diz que tem até dupla ação para estes. Não sei bem se a Camper usa algo diferente.
Flavio Miranda
07/05/2007, 01:49
Paulo,
Ja verificou se algum pneu esta deformado ou com desgaste irregular !?
Como gira milhares de vezes por minuto qualquer irregularidade vai provocar um movimento desordenado da suspensão e sendo repetitivo, entra em ressonancia em determinada velocidade, chacoalhando o jipe inteiro.
Isso pode ter ocorrido se os amortecedores estão ruins, pois ao inves de absorver as irregularidades do solo, faz com que o pneu pule em cada buraco e volte ao solo, provocando o desgaste irregular. Com o tempo, condena o pneu....
Amortecedores para a Camper = F4000 Repowering ou F12000 COFAP !!! NÃO COMPRE MONROE pois as buchas vem separadas do olhal e vc tem que mandar embuchar ou fazer gambiarra com arruelas.
Aproveita e checa as molas e não perca tempo como eu... compra de vez o jogo na Rota4x4.
[ ] s
Eduardo Velo
07/05/2007, 13:44
Pode ser muita coisa , mas iria direto nas buchas da Panhard , tras. e diant . são elas que mantem o trem estável ... essas buchas com folga dão esse tipo de problema ...
[]s ...
Pode ser muita coisa , mas iria direto nas buchas da Panhard , tras. e diant . são elas que mantem o trem estável ... essas buchas com folga dão esse tipo de problema ...
[]s ...
X2:concordo:
Antes da troca das tais buchas, parecia que estava navegando em mar agitado, pois o Brancão balançava muito instavel.
Trocou as buchas, ficou liso liso...
Agora como o haundrich postou, faça uma verificação de todo as buchas.
Abraços.
Kim.
wilson ghetti
07/05/2007, 19:37
X2:concordo:
Antes da troca das tais buchas, parecia que estava navegando em mar agitado, pois o Brancão balançava muito instavel.
Trocou as buchas, ficou liso liso...
Agora como o haundrich postou, faça uma verificação de todo as buchas.
Abraços.
Kim.
:concordo: X3
Vai direto nelas meu amigo, pois na minha que utiliza pneus 33 e calços de 4", começou esse chime:parede: , troquei as buchas de borracha pela de PU(no site da Camper vende, ficou show de bola:dance: .
[]'s :mrgreen:
Eu aconselharia as buchas do Marcelo!
São muito boas.
Lucas Nassif
07/05/2007, 20:12
Eu aconselharia as buchas do Marcelo!
São muito boas.
:shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :stop: :stop: :stop: :stop: :stop: :stop: :stop: :stop: :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo:
ATÉ VC KIMM???? :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo:
[]'ssssssssssssssssssssss :mrgreen: :twisted: :dance: :concordo: :palmas:
Kim,
Vc sabe quanto to saindo o jogo de buchas das longitudinais com o Marcelo?
Uso as buchas amarelas que comprei da DAMPER e já rodei 03 anos com elas e ainda estão inteiras, mas já estou começando a pesquisar em quanto vai morrer a brincadeira para trocar todas as buchas novamente.
paulobarbosa,
Verifique tb se não tem nenhuma trinca no suporte superior da Panhard que é soldado na longarina, pois tive esse problema com o Engesa logo que troquei os Candango 750x16 pelos BF33" e a causa era justamente uma bela duma trinca da solda deste suporte.
[]'s
franzlana
08/05/2007, 12:02
Bem, vamos lá.
Estou com um problema MUITO chato. E relativamente sério.
Depois de uns 80Km/h, ela as "vezes" começa a tremer toda, tenho q diminuir e depois quando acelero ela não dá mais esse tremedeira. Até que depois de algum tempo (uns 20 min) ela começa novamente.
Já levei no meu mecanico ( q cuidava da minha S10 -ex-carro) ele trocou a ponteira de direção, verificou "tudo" da suspensão, e "acha" que pode ser os amortecedores. Por isso já estou comprando amortecedores do MB 1113.
Já foram testados todas as buchas. E teoricamente estão ok.
Na 2a feira, já estarei levando o carro, para uma oficina especializada em
off-road. Mas não sei se adiantará alguma coisa.
Perguntas.
1) Já ouviram ou sentiram esse problema de tremedeira da camper ? É um chimbre muito MUITO forte. Antes que me indiquem balancear, já fiz isso.
2) Vc sabem se com esses amortecedores COFAP para MB1113, poderia colocar calco de 5 cm ?
Obrigado por qualquer luz.
PB
Você está usando qual amortecedor de direção? Eu tirei o que estava no meu Engesa (Kombi) e instalei da D20. Acabaram-se os tremores.
Buchas você vê facilmente se estão ou não gastas e com folga. Ná pior das hipóteses desmonte e inspecione antes de enfiar a mão nos bolsos.
Mais uma pergunta: Você j´olhou os rolamentos de munhão? A folga nestes rolamentos provoca o famoso "shim" nos Willys e osistema do Engesa é similar. (shim=calço em inglês, e por se colocar ou retirar calços (shim)para regulagem dos munhões para corrigir a vibração dos pneus, esta vibração ficou conhecida por shime ou chime ou shim entre os mecânicos e proprietários de Willys.) Além de tudo que o pessoal já disse dá uma olhada também nas cruzetas dos cardans, elas tambem fazem tremer principalmente quando você desacelera na descida e mantem o veículo engrenado.
Quanto aos amortecedores de MB1113 com certeza dá para usar até mais de 5cm de calço. O meu está com 2" (nylon)+1" do calço original (7,5 cmm). E com eles o seu Engesa vai ficar em um nível de conforto muito bom, bom de curva e de trilha. Pelo menos no meu F III ficou.
Tudo o que o pessoal falou e mais esta:
O rolamento de roda dianteiro do "Preto que é Azul" estava com folga(até pedi
umas dicas aqui no forum). Comprei os rolamentos e quando fui instalá-los no cubo da roda, percebi que havia uma folga considerável entre a capa do rolamento e a parede interna do cubo, devido a desgaste. Resultado, comprei outro cubo de roda na Rota 4x4. A capa do rolamento tem que entrar bem comprimida no seu alojamento no cubo. O shimmi na minha viatura acontecia
quando atingia cerca de 75km/h.
Abraço
Caro gnecchi!
O tel do Marcelo é 11 55339691 ou 11 5851 9056 (após a s 19:00hs) ou ainda 11 94061186
Ligue e veja os preços.
Abraços.
Kim.
Franz,
O amortecedor de direção da D20 é do mesmo tamanho da Kombi (original engesa)?
Cabe nos mesmos suportes ou é necessério modificá-los?
Abraços
Você está usando qual amortecedor de direção? Eu tirei o que estava no meu Engesa (Kombi) e instalei da D20. Acabaram-se os tremores.
Buchas você vê facilmente se estão ou não gastas e com folga. Ná pior das hipóteses desmonte e inspecione antes de enfiar a mão nos bolsos.
Mais uma pergunta: Você j´olhou os rolamentos de munhão? A folga nestes rolamentos provoca o famoso "shim" nos Willys e osistema do Engesa é similar. (shim=calço em inglês, e por se colocar ou retirar calços (shim)para regulagem dos munhões para corrigir a vibração dos pneus, esta vibração ficou conhecida por shime ou chime ou shim entre os mecânicos e proprietários de Willys.) Além de tudo que o pessoal já disse dá uma olhada também nas cruzetas dos cardans, elas tambem fazem tremer principalmente quando você desacelera na descida e mantem o veículo engrenado.
Quanto aos amortecedores de MB1113 com certeza dá para usar até mais de 5cm de calço. O meu está com 2" (nylon)+1" do calço original (7,5 cmm). E com eles o seu Engesa vai ficar em um nível de conforto muito bom, bom de curva e de trilha. Pelo menos no meu F III ficou.
laserman
08/05/2007, 19:45
Desisti de adquirir uma Camper por causa da tremedeira !
paulobarbosa
08/05/2007, 22:00
Pessoal,
Muito obrigado por todas as dicas. Estou imprimindo elas, e amanha levarei a CAMPER para a oficina.
Hoje troquei o amortecedor de direção. O que estava instalado já era da D20, e coloquei outro exatamente igual (só que novo-rsrs). Não melhorou o shime.
Depois que coloquei o dono da oficina para andar no carro, ele disse que de amanhã não passa. Ele irá desmontar os munhões e verificar TUDO.
Amanha também estarei colocando os novos amortecedores do MB1113.
Dica. Quem quiser comprar amortecedores ou outras peças, e souber o codigo do fabricante.
Use o site www.autoz.com.br (http://www.autoz.com.br) , comprei os amortecedores COFAP L.12917 por R$ 78,00 cada. Com direito a 12x sem juros, entrega gratuita. Comprei as 23:00 de ontem, hoje as 14:00 estavam na minha casa. Quase metade do preco que encontrei em lojas de rua.
Fica a dica.
Abracos e muito obrigado pelas dicas. Torço para que amanha, eu possa dar o resultado.
PB
Angelo T. P.
09/05/2007, 10:38
Paulo,
uma dica: nao sei se na Camper fica bom, mas se for mexer nos rolamentos do munhão, coloque mancal.
Troquei os meus faz uns 2 anos e meio, e ainda estao perfeitos! É só ajusta-los corretamente q duram muito tempo.
uma dica: nao sei se na Camper fica bom, mas se for mexer nos rolamentos do munhão, coloque mancal.
O único cuidado com esses mancais é manter sempre engraxado, principalmente depois de ir para o "barro".
Vc não perde 5 minutos para isso:cool: :cool:
PS: Só uma dúvida, são três rolamentos, dois em cima e um embaixo. É o de baixo que sofre mais carga??????? É o que folga primeiro e causa a vibração????
Boa, Boa!
Os mancais são porreta, coloquei quando comprei o Brancão e, está sem folga, não há o problema de estragar no ajuste.
É só alegria.
Eu recomendo!
Abraços.
Kim.
ps.: Não fica pesado para esterçar.
Não ví a dúvida no momento oportuno, mais vai lá!!
São três mancais/rolamento, sendo que os que suportam maios carga são:
O de baixo e
O inferior da parte de cima, que se encontra no mesmo sentido do de baixo.
Ambos dividem a carga, aumentando assim sua vida útil.
O superior da parte de cima, serve para fazer a rotação do munhão e conferir sua regulagem.
É o que penso, após analizar o funcionamento do mesmo.
Abraços.
Kim.
paulobarbosa
18/05/2007, 02:23
Pessoal,
Só para deixar registrado o que aconteceu e o resultado.
Acabou a tremedeira.
Troquei os amortecedores, estavam os originais e coloquei os do MB1113. O carro ficou muito bom. Mas não dá para comparar pois os originais estavam meia boca. R$ 78,00 cada www.autoz.com.br (http://www.autoz.com.br)
Troquei as buchas da suspensão dianteira. Realmente tinham 2 que estavam acabadas. 220,00 www.camper.com.br (http://www.camper.com.br)
Troquei o amortecedor de direção. Coloquei D20. 110,00 loja de rua.
E mesmo assim a tremedeira continuava.
Só assim, que o meu mechanico "aceitou" que as buchas da panhard estavam ruins. (1a dica dada aqui).
troquei 13,00 cada (www.camper.com.br (http://www.camper.com.br))
Mão de obra. R$ 350,00 (pelo menos ele é barato)
Resultado ótimo. O carro está perfeito agora.
Obrigado a todos pelas dicas. Todas foram importantes. Apesar do mecanico. rs rs.
PB
Paulo,
Esse amortecedor da direção da d20 é plug-and-play ou é preciso adaptar nos suporte originais?
O cara cobrou 350,00 para trocar as buchas das panhards????
paulobarbosa
18/05/2007, 16:05
Na verdade, ele cobrou 350,00 para fazer todas as trocas. Troucou os 5 amortecedores ( direcao + 4), as buchas da suspensão dianteira, as buchas da panhard, e re-ajustar os freios traseiros.
O amortecedor que estava no carro, já era da D20. Tive apenas de aumentar um pouco o furo, pois o exemplar antigo, mesmo sendo o mesmo código, tinha o parafuso de fixação um pouco mais fino.
Só isso.
PB
paulobarbosa
18/05/2007, 23:33
Somente acrescentando.
Troquei também o rolamento do lado direito do munhão.
40,00 reais + 10,0 graxa, + 30 retentor.
Mão de obra incluida acima.
PB