Conectar

Ver Versão Completa : Motor 2.8 toyota?????

Mourão GP
05/05/2007, 17:50
Estou olhando um jeep com o motor 2.8 da hillux p/ comprar.Ele é um motor aspirado, recem revisado.Alguem sabe a potencia desses motores? O que devo olhar p/ saber se o motor está bom? Tem jeito de turbinar e intercoollar este motor? Tem de ser turbina e intercooller originais? Fica bom ? Quanto eu ganharei de potencia? Quanto fica + ou -?
E o motor 3.0 97? é BOM?
Valeu!

joão k. chikui
06/05/2007, 11:43
Glauco, esse deve ser o motor com 77 CV , mas que tem torque compatível com um gasolina de 110 CV.De qq forma vc precisa de um mecanico de diesel para avaliar o motor. Se estiver funcionando, ele vai ver se está soprando, ruído ,vazamentos, etc...
Se tiver na bancada, acho que vai ter que tirar o carter e axaminar as bronzinas e colos de mancal.
Qto a turbinar e intercoolar, se o motor estiver zeradinho, aguenta e acrescenta uns 40% de torque. Mas, num Willys, acho que aspirado é mais que o suficiente.

GH
06/05/2007, 14:39
Glauco,

Nas picapes CS e CD tinha 77 hp;
Nas SW4 tinha 88 hp.

Ele muda muito com uma simples mexida na bomba.
Dá sim pra turbinar, mas não é kit Toyota original.
Vai pra algo em torno de 120 hp.

Só que pro CJ, vale à pena testar sem turbina mesmo, pois lembre que uma SW 4 pesa mais de 1900 kg, uns 600 kg a mais que o CJ.

Mourão GP
06/05/2007, 21:25
Meus amigos,obrigado pela força.

FroesdaMotta
07/05/2007, 13:12
Gustavo,
As Hilux (até 2001) e as antigas SW (até 95) não tinham o mesmo motor? De onde viria esta diferença de potencia entre as duas (77HP para 88HP) :pensativo: :pensativo: ?
Abraços,

Glauco,

Nas picapes CS e CD tinha 77 hp;
Nas SW4 tinha 88 hp.

.

GH
07/05/2007, 17:09
Motta,

Não sei o porquê da diferença, mas ela existe.
Consta no manual, nos documentos, e o fato é que a SW anda melhor, faça o teste.

Talvez seja uma simples regulagem de bomba diferente...

JeepToy
07/05/2007, 22:38
Olá todos,

Estou montando, ou ... "desmontando", um motor Toyota 2.8D 3L a ser
adaptado num CJ5. Meu mecânico até o momento já retirou parte da
carroceria do Jeep e está viabilizando o projeto.

Estou muito interessado em aprender mais sobre estes motores e cada
vez que entro aqui no 4x4Brasil vejo que vou ampliando mais os horizontes,
se bem que a cada passagem por aqui meu nível de dúvidas aumenta pois
a gente vai aprendendo a fazer mais e mais perguntas. Parabéns ao Fórum.

Para contribuir neste tópico andei garimpando sobre este assunto e acho
que uma visitinha em <http://www2.uol.com.br/bestcars/cp-hilux.htm>
ajuda um pouco. Pelo menos dá uma idéia sobre o ganho ao turbinar
a máquina.

Alguém sabe como posso diferenciar o 77HP do 88HP. Tem alguma indicação
no motor que me leve a saber qual a minha máquina?

Glauco, este teu Jeep é um CJ5? Estou interessado em saber se o radiador
é o original do CJ.

Abraços

André 4Runner RJ
08/05/2007, 20:38
Caro amigo,

Admiro sua coragem, pois sei exatamente o que lhe aguarda, por isso digo para nunca desanimar com impressões negativistas.
Precisando, possuo muitas informações do seu motor e algumas peças também.

Abs,

André

JeepToy
09/05/2007, 01:03
Olá André,

Quanto aos questionamentos do Glauco sinto que não tenha experiência
para falar sobre.

Passa pelo meu projeto turbinar a máquina pela influência que tive aqui no
Fórum <http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=13846>.

Com este seria o segundo motor a experimentar no CJ5.

O primeiro foi um AP 1.6D, muito econômico. Com ele fiz várias vezes
o cruzamento Torres-Rs ao Chuí pela praia. Cruzei a Lagoa do Peixe na
região de Mostardas/Tavares, RS, e "abraçei" o RS saindo do Chuí e sempre
pela região de Fronteira, cruzei o extremo sul as vezes entrando o Uruguai
e na Fronteira Oeste fui subindo margeando a fronteira Argentina dei a
volta e subindo a serra gaúcha acabei em Torres e retornei ao Chuí pela
zona costeira. O fraco motor AP 1.6D mostrou-se valente mas após 4 anos
de uso ele cansou e eu também.

A minha opção pessoal é por um motor com o mínimo de dispositivo
eletrônico e que me renda um pouco mais de potência e velocidade. Os
únicos fios que quero no motor é o que verifica a temperatura, a pressão do
óleo e o que desliga a bomba injetora.

Indo na pegada do Glauco vou apostar e turbinar o 2.8D, mas não pretendo
usar turbina originail. Não que não aposte nela é que vou usar o que
tenho disponível - questão de R$eais. He! He! He!

Como caixa estou colocando a de 5 marchas da Hilux 4x4 3L (2.8D) e
pretendo usar a transferência original do CJ5. Vai ser uma "indiada" mas eu
conto na medida em que as coisas forem acontecendo e como vai indo a
adaptação.

Como já estou com a Cx. Transferência aberta vou aproveitar e trocar o
insuportável "pino chorão", mais uma influência deste Fórum.

Até hoje o meu guincho éra uma "catraca" destas que se usa em caminhão
para puxar os cabos das lonas, que movida a "feijão" (He! He! He!) nunca
me deixou na mão. Vou aproveitar as mudanças e colocar um guincho
mecânico Ekron ligado diretamente na Caixa de transferência do CJ.

Não pretendo usar a ventoinha original do motor 3L. Vou usar a do monza
adaptada e grudada no radiador do CJ.

Pergunto à galera: será que o radiador original do CJ vai dar conta do
recado?

saudações jipeiras

GH
09/05/2007, 09:17
Jeeptoy,

Vc não vai usar a transferencia Hilux?
Quer vender?

JeepToy
09/05/2007, 23:35
Olá,

Sinto mas não tenho a transferência da Hilux e
vou usar a do CJ5.

Me esclareçam com relação a potência 77 e 88.
A minha leitura está sendo de que regulando a
bomba pode se passar de 77hp para 88hp.
É isto mesmo?

Estes motores 2.8D tem história de aquecimento?
Eu sofri muito com o meu antigo AP 1.6D

abraços

GH
10/05/2007, 10:11
Jeeptoy,

O motor Toyota que tem histórico de superaquecimento é o 3.0 turbo das SW4 97 a 2001, chamado 1kzte.
Os 2.8 não passam de meio marcador.

Não sei ao certo de onde vêm os 11 hp a mais das SW 2.8.

Everson
29/05/2007, 12:49
amigos! desculpem a intromição. Falando de turbina, percebi que é um problema serio das hilux 2.8 aspirada. Neste fim de semana fui até uma cidade que fica numa serra do RS a 330 Km da minha cidade. Minha sw4 foi puxando um reboque trucado para cavalo. Já na ida percebi que o carro penava em qualquer subida. Na volta, trouxe um cavalo que aí ficou mais pesado ainda.
No outro dia verifiquei o oleo do motor e vi que baixou o nivel. O caso é que esse motor foi todo feito em janeiro ultimo e está com 4 mil KM. O gasto de combustivel caiu para 7 Km por litro. O que será que houve? Será que por causa desse peso apareceu tudo isso?

Vinicius4x4
29/05/2007, 14:00
vc já olhou o filtro do diesel........ pode estar muito sujo....... aí não vai mesmo...... ou combustível de má qualidade....... sem peso ela fica normal?(com o era antes?) ???????

Everson
29/05/2007, 15:34
O carro está normal. Andando com a sw4 sem o reboque ela anda bem, nem aparece fumaça na descarga. Oque me deixou com duvida é que baixou muito o oléo nessa viagem. Como falei o carro está com 4 mil km apenas (motor) filtro novos e o diesel só coloco o aditivado.

JeepToy
31/05/2007, 01:12
Embora estes motores não tenham história de aquecimento como já
disse nosso amigo Gustavo, chegastes a notar se teu motor com 4 mil km
estaria aquecendo neste sobe e desce de serra e ainda por cima "ancorado"
no teu reboque?

Everson
31/05/2007, 08:13
amigos! dei uma de baaaaiiita amador mesmo. Depois que mandei essas mensagens fui de novo olhar o nivel do óleo, onde verifiquei que a marca tinha baixado muito pouco. Ocorre que no dia seguinte a viagem, liguei o carro de manhã, tirei da garagem e desliguei. Isso durou uns 30 segundos. Estava muito frio no dia. Aí fui verificar o nível e este estava marcando no nivel baixo. Acho que devido o oleo ter subido logo que liguei e estar muito frio, não deu tempo do oleo baixar, pois estava muito denso. Acho que foi isso. Mas de qualquer forma queria saber se é normal baixar um pouco esse óleo após 4200 km.

Everson
31/05/2007, 08:17
Quanto ao aquecimento durante a viagem. O ponteiro da temperatura nunca passou da metade, pelo contrário ficou 90 % do tempo um pouquinho abaixo da metade.

JeepToy
01/06/2007, 02:44
Everson

Te fiz esta pergunta pois não tenho experiência com estes
motores e estou querendo juntar opiniões para concluir a
respeito de usar ou não o radiador do CJ no 2.8D

abraços

joão k. chikui
01/06/2007, 19:58
amigos! dei uma de baaaaiiita amador mesmo. Depois que mandei essas mensagens fui de novo olhar o nivel do óleo, onde verifiquei que a marca tinha baixado muito pouco. Ocorre que no dia seguinte a viagem, liguei o carro de manhã, tirei da garagem e desliguei. Isso durou uns 30 segundos. Estava muito frio no dia. Aí fui verificar o nível e este estava marcando no nivel baixo. Acho que devido o oleo ter subido logo que liguei e estar muito frio, não deu tempo do oleo baixar, pois estava muito denso. Acho que foi isso. Mas de qualquer forma queria saber se é normal baixar um pouco esse óleo após 4200 km.

Everson, teu motor ainda com 4000 km , está com as ranhuras do brunimento dos cilindros bem acentuadas, e os anéis ainda estão fazendo seu trabalho de assentamento. Nestas condições , até 1,0 L a 1,5L de oleo para cada 1000 km seria aceitável, assim como um consumo ligeiramente maior. depois dos 10000 km deve voltar ao normal.Evite sobrecarregar o motor nesta fase, assim como quando ainda está frio.

Everson
04/06/2007, 09:19
Valeu joão pela dica. Eu estava um pouco desconfiado, mas o mecânico tinha me falado a mesma coisa. Já que vc disse o mesmo, agora fico mais tranquilo, pois são pessoas diferentes com a mesma dica.

elmestizo
04/06/2007, 09:36
Mecanico e médico, sempre é bom pegar uma segunda opnião.. he he he

abrass

JeepToy
04/06/2007, 21:11
João,

Nestes primeiros 1000km usaríamos o óleo original recomendado pelo
fabricante? O que vocês acham?

joão k. chikui
05/06/2007, 20:36
Jeeptoy, não só neste 1000 km , como sempre. Ou será que não entendi a pergunta?

JeepToy
06/06/2007, 02:57
João,

Quando falastes em ranhuras do brunimento dos cilindros bem acentuadas, aneis, assentamento, etc... fiquei a imaginar se existe algum óleo específico
para esta situação. Talvez até recomendado pelo fabricante... não sei.

abraços

joão k. chikui
06/06/2007, 13:34
Jeep Toy
Usa-se o oleo recomendado pelo fabricante, apenas a 1ª e 2ª troca é feita com poucos km rodados(talvez 1000 e 3000 km). Mande uma MP para o Elmer Jeep que ele é um dos maiores conhecedores do assunto.

JeepToy
06/06/2007, 19:57
João
Valeu a informação.
Agradeço,

André 4Runner RJ
09/06/2007, 22:06
Caro Jeep toy,

Desculpe a falta de atenção, mas por problemas familiares, tive que priorizar outras coisas.
Por isso peço que entre em contato via e-mail, que posso responder do trabalho.

No aguardo,

André
(andre4runner@gmail.com)

SÉRGIO HOLANDA
11/06/2007, 20:45
:concordo::concordo::concordo:

Grande Everson,

já que seu motor tá zerado não deixe de colocar um imã bem forte no seu filtro de óleo para reter toda a limalha produzida pelo amaciamento do sistema, com isso seu motor agradece e você vai te-lo por uns 400.000km (fazendo as revisões lógico)...

abrs,

Sérgio Holanda

Valeu joão pela dica. Eu estava um pouco desconfiado, mas o mecânico tinha me falado a mesma coisa. Já que vc disse o mesmo, agora fico mais tranquilo, pois são pessoas diferentes com a mesma dica.

SÉRGIO HOLANDA
11/06/2007, 20:48

Grande Glauco,

você pode ficar despreocupado com este motor, se ele tiver bom logicamente, pois é um otimo equipamento, com muita força e principalmente algo bastante particular dos motores toyota a diesel, eles são extremamente elásticos, com curvas de torque e potência bem superior aos demais concorrentes...

Voc6e vai ter um CJ com muita força...

Estou olhando um jeep com o motor 2.8 da hillux p/ comprar.Ele é um motor aspirado, recem revisado.Alguem sabe a potencia desses motores? O que devo olhar p/ saber se o motor está bom? Tem jeito de turbinar e intercoollar este motor? Tem de ser turbina e intercooller originais? Fica bom ? Quanto eu ganharei de potencia? Quanto fica + ou -?
E o motor 3.0 97? é BOM?
Valeu!

SÉRGIO HOLANDA
11/06/2007, 20:51

Pessoal o motor é o mesmo, mas a bomba injetora não, além de maior vazão da mesma ela possui um sistema de regulagem para altitude...mas se abrir um pouco a bomba, aumentar o curso do acelerador e utilizar um filtro de maior vazão você já obtem praticamente os mesmos 88cv da sw4...

Gustavo,
As Hilux (até 2001) e as antigas SW (até 95) não tinham o mesmo motor? De onde viria esta diferença de potencia entre as duas (77HP para 88HP) :pensativo: :pensativo: ?
Abraços,

SÉRGIO HOLANDA
11/06/2007, 20:57
:putz::putz::putz:

Outra coisa pessoal,

se vão usar o CJ para simplesmente trilhar não adianta intercoolar o bicho, pois em trilha não se tem deslocamento de ar suficiente pra esfriar o ar quente enviado pela turbina, mas se vão fazer deslocamentos maiores e querem andar com pé embaixo ai sim vale a pena intercoolar, caso contrario é jogar dinheiro fora com o intercooler, reduzir a vida útil da turbina e aumentar a pressão sobre o cabeçote do motor e com ar quente, já que na trilha não vai esfriar mesmo...

abrs,

JeepToy
19/06/2007, 01:27
Olá Sérgio Holanda,
Desculpe a ignorância. Não entendi como é esta questão do imã
no filtro do óleo. Isto é exclusivo das máquinas 2.8D Toy? Como
funciona? Como se adapta o imã? Realmente nada sei sobre isto.
abraços,

SÉRGIO HOLANDA
19/06/2007, 17:27

Grande Jeep Toy,

em um tópico eu falei mais detalhadamente sobre isso e trocamos algumas idéias lá...da uma olhada no: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=24589&page=39

se tiver alguma dúvida é só perguntar...

grande abraço,

Sérgio Holanda

Olá Sérgio Holanda,
Desculpe a ignorância. Não entendi como é esta questão do imã
no filtro do óleo. Isto é exclusivo das máquinas 2.8D Toy? Como
funciona? Como se adapta o imã? Realmente nada sei sobre isto.
abraços,

JeepToy
20/06/2007, 00:45
Olá Sergião,

Sempre aprendendo. Gostei.

Não imaginava mais esta utilidade para as sucatas dos falantes.

Meu motor 2.8D vai agradecer o "mistério dos imãs". He! He! He!

Valeu, parabéns. Em tempo, ótimos vídeos. Grande abraço,

SÉRGIO HOLANDA
20/06/2007, 07:20
Grande Jeep Toy,

Beleza!!! Valeu pelo elogio...

lá no tópico surgiu um imã de HD de computador, eu retirei um e coloquei no filtro, pois além de pequeno é muito forte, deve ser feito de terra rara...muito bom...

Grande abraço,

Sérgio Holanda

Olá Sergião,

Sempre aprendendo. Gostei.

Não imaginava mais esta utilidade para as sucatas dos falantes.

Meu motor 2.8D vai agradecer o "mistério dos imãs". He! He! He!

Valeu, parabéns. Em tempo, ótimos vídeos. Grande abraço,

Astolfo
03/07/2007, 11:24
Caro Sergio,

Aqui é o Astolfo, da SW4 ano 93 que quebrou o bloco do motor :???:. Estava lendo esse tópico, agora que tenho dois motores (bom, um e meio, hahaha), e o motor "novo" é de uma SR5 ano 99, devo trocar a bomba pela do meu motor original para garantir os 88 CV?

Abração

Astolfo

Pessoal o motor é o mesmo, mas a bomba injetora não, além de maior vazão da mesma ela possui um sistema de regulagem para altitude...mas se abrir um pouco a bomba, aumentar o curso do acelerador e utilizar um filtro de maior vazão você já obtem praticamente os mesmos 88cv da sw4...

Leonardo Dic
03/07/2007, 20:21
Astolfo, eu tenho um amigo que tem uma SR5 01 e andava igual e fazia menos fumaça que a minha japonesa 95 antes do turbo.
Eu acho q vc deveria colocar assim mesmo e sentir se dá diferença. Se não der, acho que não precisa mexer.

Abraço

SÉRGIO HOLANDA
03/07/2007, 21:10
:pensativo::pensativo::pensativo:

Grande Astolfo,

devemos lembrar que a sua bomba 93 tem 6 anos a mais, ou seja, talvez seja melhor você montar o conjunto original e como disse o Leonardo, vê como fica...lembrando que você pode regular a bomba e aumentar sua vazão e provavelmente vai ter de fazer uma revisão nela mesmo e assim faz a regulagem melhor...verifica se os injetores do seu motor original tem maior vazão e se tiverem coloca no motor original...

grande abraço,

Sérgio Holanda

Caro Sergio,

Aqui é o Astolfo, da SW4 ano 93 que quebrou o bloco do motor :???:. Estava lendo esse tópico, agora que tenho dois motores (bom, um e meio, hahaha), e o motor "novo" é de uma SR5 ano 99, devo trocar a bomba pela do meu motor original para garantir os 88 CV?

Abração

Astolfo

mak (SP/ZN)
18/07/2007, 19:22
Grande Jeep Toy,

Beleza!!! Valeu pelo elogio...

lá no tópico surgiu um imã de HD de computador, eu retirei um e coloquei no filtro, pois além de pequeno é muito forte, deve ser feito de terra rara...muito bom...

Grande abraço,

Sérgio Holanda

Imã de NEODÍMIO...

SÉRGIO HOLANDA
18/07/2007, 19:43

Exatamente isso...

são altamente poderosos esse imãs de neodímio, ligas especiais que estão revolucionando o mercado...

Imã de NEODÍMIO...

JeepToy
20/07/2007, 04:40
Olá pessoal,

Os imãs são fascinantes. Quando são feitos com "terras-raras", como bem disse o Sérgio, o resultado é um material com poderosas propriedades magnéticas.

Para lembrar as aulas de química, as "terras-raras" compreendem os elementos químicos de Número Atômico 57-71 (Lantanídeos). Com estes elementos costuma-se estudar também o Escândio (21) e o Itrio (39) por possuírem propriedades químicas muito semelhantes.

Não pretendo tumultuar o tópíco, mas a oportunidade me leva a falar também que estes elementos possuem o sub-nível "f" incompleto o que vale afirmar que temos aí a oportunidade de tirar proveitos magnéticos pois são elementos que podem ter até 7 (sete) elétrons desemparelhados aumentando e muito as propriedades magnéticas dos materiais onde se encontram.

E o que isto tem a ver com o 2.8???

Se a gente conseguir estes imãs teoricamente seriam os melhores amiguinhos do filtro. Concordo com o Sérgio. Certa vez um professor meu grudou dois imãs num suporte metálico do laboratório: um de alta concentração de "terras-raras" e outro comum. Realmente foi dificil separar o primeiro.

Aproveito para perguntar aos colegas se estes motores 2.8 saíram todos sem Injeção Eletrônica? Será que a partir dele começa a série injetada?

Abraços,

SÉRGIO HOLANDA
27/07/2007, 20:35

Grande Jeep Toy,

valeu pela aula...vou dizer, nada melhor do que conhecimento.

em relação a injeção eletrônica temos o seguinte:

os 2.8D são com bombas injetoras normais;

as 3.0TD são com bombas injetoras normais até 2000, às modelos 2001 e 2002 são bombas injetoras eletrônicas, controladas por sistemas mapeados;

e as Novas Hiluxs 3.0 4D4, possuem sistema de injeção direta e controlada por computador...

grande abraço,

Sérgio Holanda

Olá pessoal,

Os imãs são fascinantes. Quando são feitos com "terras-raras", como bem disse o Sérgio, o resultado é um material com poderosas propriedades magnéticas.

Para lembrar as aulas de química, as "terras-raras" compreendem os elementos químicos de Número Atômico 57-71 (Lantanídeos). Com estes elementos costuma-se estudar também o Escândio (21) e o Itrio (39) por possuírem propriedades químicas muito semelhantes.

Não pretendo tumultuar o tópíco, mas a oportunidade me leva a falar também que estes elementos possuem o sub-nível "f" incompleto o que vale afirmar que temos aí a oportunidade de tirar proveitos magnéticos pois são elementos que podem ter até 7 (sete) elétrons desemparelhados aumentando e muito as propriedades magnéticas dos materiais onde se encontram.

E o que isto tem a ver com o 2.8???

Se a gente conseguir estes imãs teoricamente seriam os melhores amiguinhos do filtro. Concordo com o Sérgio. Certa vez um professor meu grudou dois imãs num suporte metálico do laboratório: um de alta concentração de "terras-raras" e outro comum. Realmente foi dificil separar o primeiro.

Aproveito para perguntar aos colegas se estes motores 2.8 saíram todos sem Injeção Eletrônica? Será que a partir dele começa a série injetada?

Abraços,

JeepToy
28/07/2007, 20:13
Boa Noite,

Existe algum manual específico para regular as bombas destes motores
2.8D?

Imagino que as bombas dos outros motores só em oficinas que
dispõem da tecnologia eletrônica. Nã há possibilidade de regulagem
mecânica. Será isto mesmo?

abraços,

SÉRGIO HOLANDA
29/07/2007, 17:14

Grande Jeep Toy,

na verdade é bom você ir a um bombista para fazer a regulagem, afinal bomba desrregulada é motor consumindo, com perda de potência, e outros problemas, incusive de danificar a bomba...mas você pode sim, fazer a regulagem, é mecância, mas tem de saber o que tá fazendo...da um pulo em um oficina Boshe que trabalhe com bombas e pede dicas aos caras...

grande abraço,

Sérgio Holanda

Boa Noite,

Existe algum manual específico para regular as bombas destes motores
2.8D?

Imagino que as bombas dos outros motores só em oficinas que
dispõem da tecnologia eletrônica. Nã há possibilidade de regulagem
mecânica. Será isto mesmo?

abraços,

Astolfo
04/08/2007, 21:07
Pessoal, obrigado pelas respostas com relação à troca ou não da bomba. Coloquei o motor de uma SR5 99 na minha SW4 93 e, francamente, não percebi nenhuma diferença.
Abraços a todos!

Pollito
28/07/2011, 22:30
2.8D Hilux 77 cv versus 2.8D SW4 88 cv

Ressuscitando o assunto:

Adquiri um JPX original e a motorização que estou considerando para o mesmo é um motor Toyota 2.8D. Pesquisei um bocado sobre esse motor, e descobri que na Hilux ele dá 77 cv enquanto que na SW4 ele dá 88 cv (na verdade esse motor com um óleo diesel de qualidade dá 91 cv na versão que equipa a SW4 - ou Surf, ou 4Runner ou Hiace).

Essa diferença de 11 cv (significativa na minha opinião) deveria ter uma explicação. As descobertas que fiz, e para as quais deixo aqui as minhas dúvidas, são as seguintes:

- o motor 2.8D que equipa as Hilux não traz radiador de óleo (oil cooler). Atenção: por incrível que pareça, e por alguma razão inexplicada, algumas Hilux dependendo do ano trazem sim esse radiador de óleo, embora a grande maioria não;

- as bombas injetoras tanto do motor 2.8D das Hilux como das SW4 até onde pude pesquisar são as mesmas (embora possa estar calibradas de maneira diferente segundo que aplicação)

Gostaria que alguém pudesse esclarecer o tema. Obrigado,

Pollito. JP-Xoyota.

elmestizo
28/07/2011, 22:35
"- o motor 2.8D que equipa as Hilux não traz radiador de óleo (oil cooler). Atenção: por incrível que pareça, e por alguma razão inexplicada, algumas Hilux dependendo do ano trazem sim esse radiador de óleo, embora a grande maioria não;
"

Nunca vi original... mas alguns amigos instalaram

Pollito
29/07/2011, 00:15
Elmestizo,

Você poderia falar mais sobre essa instalação (custo, peças a adquirir, etc.)? E se depois de instalado o radiador de óleo a bomba injetora foi regulada conforme a da SW4? E se isso de fato implicou num ganho de potência (que no caso de 77 cv a 88 cv deve ser bem notado)?

Muito obrigado,

Pollito - JP-Xoyota