PDA

Ver Versão Completa : Resolução 201 CONTRAN. E agora?



FleckRanger
04/05/2007, 16:22
E aí pessoal.

Bem, o negócio é o seguinte. Tem um tópico sobre este assunto lá no forum geral, mas não está sendo muito visitado e fala-se muito sobre jipes.

Eu gostaria muito de saber a opinião de vcs sobre essa Resolução 201 que entra em vigor no final de agosto/07.

O que vamos fazer com os pneus 31, 33?

E com a suspensão das caminhonetes?

Eu lí toda a resolução e, sinceramente, estou confuso. Alías, acho que a confusão vai ser geral, pois, a rigor, até um acessório de caminhonete poderá ser considerado como "alteração do estado original do veículo", e aí já sabem ...

Levei um ano pra deixar a Ranger como queria. Se tiver de depenar ela, vendo a caminhonete e volto ao reino daqueles que trafegam a um metro do chão!! :(

Abraços.

murilloaquino
04/05/2007, 16:24
Eu acho q so vale para as alteraçoes apartir do momento da efetivaçao da lei...
Será q estou certo?

abreu
04/05/2007, 16:28
Relaxa, os caras não vão encher o saco com isso não...
E estamos no Brasil, R$20 e vc vai para casa tranquilo.

Um amigo meu norte americano certa vez me disse:
"O brasileiro cria a dificuldade para vender a facilidade"

Ou seja, eles criam a lei, para te vender a corrupção.

Abraços.

Maranguas
04/05/2007, 16:56
Abreu,

Vc deve ter ficado muito orgulhoso de ter escutado isso...
cada um nesse forum viu...

Miranda
04/05/2007, 17:01
Cara, mas vc fez alguma alteração na suspensao da sua caminhonete? Pq pelo que sei, bodylift nao mexe na suspensão.. ou to errado?

FleckRanger
04/05/2007, 17:20
Miranda,

é que o problema não é só com a suspensão. Tem também o diametro dos pneus. Não podem ser alterados em relação ao original. Como ficam os 31" e 33"?

Outra. Se vc. troca o farol de sua caminhonete por um de modelo mais novo, já tá ferrado. E isso está expresso na Resolução. Como a fiscalização vai saber a diferença entre os modelos eu não sei, mas estaremos sempre sujeitos a encontrar um chato pelo caminho...

Se a Resolução for levada e fiscalizada à risca, vai acabar também com a gabinagem de caminhonetes. Mas e aí, como é que fica a capota de fibra?

ramonpoa
04/05/2007, 17:39
O que diz a Resolução

Art. 6º Ficam proibidas as modificações da suspensão de veículos das espécies passageiro, misto e carga.
Parágrafo único: Excetuam-se do disposto no caput deste artigo os veículos com PBT igual ou superior a 3500Kg, e os veículos que tiveram suas suspensões modificadas para compensar o rebaixamento natural decorrente da instalação de Gás Natural Veicular – GNV ou blindagem, desde que mantida a altura original do veículo.

Acho que jipe se enquadra em veículo misto, tipo “outros” vide abaixo CTB
Como ficam os off Road???? A meu ver sujeitos a multas...

Art. 8º Ficam proibidas:
I - A utilização de rodas/pneus que ultrapassem os limites externos dos pára-lamas do veículo;
II – O aumento ou diminuição do diâmetro externo do conjunto pneu/roda;

..... putz.... sem exceções.... ferrou....

O QUE DIZ O CBT sobre espécies de veículos
II - quanto à espécie:
a) de passageiros:
1 - bicicleta; 2 - ciclomotor; 3 - motoneta; 4 - motocicleta; 5 - triciclo; 6 - quadriciclo; 7 - automóvel; 8 - microônibus; 9 - ônibus; 10 - bonde; 11 - reboque ou semi-reboque; 12 - charrete;
b) de carga:
1 - motoneta; 2 - motocicleta; 3 - triciclo; 4 - quadriciclo; 5 - caminhonete; 6 - caminhão; 7 - reboque ou semi-reboque; 8 - carroça; 9 - carro-de-mão;
c) misto: 1 - camioneta; 2 - utilitário; 3 - outros;
d) de competição;
e) de tração:
1 - caminhão-trator; 2 - trator de rodas; 3 - trator de esteiras; 4 - trator misto;
f) especial;
g) de coleção;

cincero g silva
04/05/2007, 21:23
[quote=FleckRanger;389942]Miranda,

é que o problema não é só com a suspensão. Tem também o diametro dos pneus. Não podem ser alterados em relação ao original. Como ficam os 31" e 33"?

Outra. Se vc. troca o farol de sua caminhonete por um de modelo mais novo, já tá ferrado. E isso está expresso na Resolução. Como a fiscalização vai saber a diferença entre os modelos eu não sei, mas estaremos sempre sujeitos a encontrar um chato pelo caminho...

Se a Resolução for levada e fiscalizada à risca, vai acabar também com a gabinagem de caminhonetes. Mas e aí, como é que fica a capota de fibra?[/q
as pecapes que estiverem foram das especificaçoes originais não passará nas vistorias, deve ser isso que vai acontecer pois nenhum guarda em blitz vai saber detalhes de cada carro pra barra-lo

Walter L. L. Casitta
04/05/2007, 21:44
Na prática: Eu já fui parado várias vezes. Apenas fizeram uma revista na picape, olharam documentos e até já me pediram a nota fiscal de mercadorias que carregava. Nunca me questionaram das modificações na Ranger (BL e 33”) nem no Samurai (Lift 3” e 31”) que tive por 5 anos. No caso do meu irmão, S10 (BL e 31”) e Ranger também com (BL e 33”). levou multas por alta velocidade, arrancada brusca, mas nunca questionaram as modificações.

Lsdez
04/05/2007, 22:58
Puxa, agora q estava animado para dar uma remodelada:putz: , vou ter q esperar até o final do ano para ver como vai ficar...:parede:
Será o governo não tem outra coisa mais importante para fazer?:evil:

Gouveia
05/05/2007, 08:47
Olha, em alguns estados a polícia deve fazer vista gorssa para esta lei, mas em outros, talvez stenham mais um motivo para cobrar "a cervejinha" Porém, acho que o bom senso é o que vale. O que costumo ouvir de gente que reclama que o guarda parou, multou ou recolheu o veículo (seja rebaixado ou picape levantada) é que estavam fazendo "arte" (leia-se cantando pneu, subindo calçada, fazendo racha, andando na praia, etc). O que ocorre é que os guardas aproveitam a infração e já autuam por tudo qu etiver errado no carro, até extintor.. .mas a culpa é da infração inicial e nõa das alterações no veículo.

Então eu tenho um frase: "A sua responsabilidade dirigindo deve ser diretamente proporcional ao número de alterações que vc fez no carro" Ou seja, se tem motivo para os guardas te pararem, dirija certinho e respeitanto os limites de velocidade e as leis de tânsito... e nada de ficar se exibindo com a caminhonete ou mentedo o carro na frente dos outros em cruzamentos só porque "é grande".. hehe Afinal, quem bota BL e pneus 33 é pra se divertir no barro. a cidade é só pra ir e voltar pra casa :)

abreu
05/05/2007, 22:10
Abreu,

Vc deve ter ficado muito orgulhoso de ter escutado isso...
cada um nesse forum viu...

Hehehe, a verdade doi amigo, mas É VERDADE!

AKPG
05/05/2007, 23:22
Alguém aqui já levou multa por usar peliculas tipo insulfilm com transparência G5 ou G20? Eu uso G5 nos vidros laterais e G35 no para-brisa dos meus dois carros. Viajo por estradas federais e estaduais e nunca tive nenhum problema.

Alguém aqui já foi multado por ter engate fora dos padrões no carro? Tenho nos meus dois carros os modelos removíveis, que eu NÃO removo. Uso no dia a dia e nunca ninguém me incomodou.

Portanto, esta é mais uma lei que proibe algo e que ninguém fiscaliza. Só serve para pagar propina para algum policial mal-intencionado.

Eu não vou mudar os planos que tenho para o meu Troller por causa desta lei. É mais uma que não vai levar a nada.

Um abraço,

edubelem
06/05/2007, 00:46
Isto vai ser apenas mais um motivo pro guardinhas pedirem um trocado.

[]'s

murilloaquino
06/05/2007, 11:06
Se é que os guardinhas souberem dessa lei né.Normalmente eles mutam sem as vezes nem saberem as leis certas...

Fernando Lages
06/05/2007, 11:49
Bem, o negócio é o seguinte. Tem um tópico sobre este assunto lá no forum geral, mas não está sendo muito visitado e fala-se muito sobre jipes.


Fui eu quem postei, achei que fosse melhor lá, mas realmente quase ninguém respondeu... :(
Em compensação, assuntos como brigas, etc, dão um quórum...
Das duas uma, ou são tudo umas véia fofoquêra :twisted: ou ninguém tá dando a mínima para a resolução :mrgreen:

Eu acho que vai ser difícil eles fiscalizarem, dependendo do veículo, como vão saber que houve alteração? A não ser que seja muito na cara...

Pelo menos na Pathfinder o 31" é opcional de fábrica :) mas eu queria ter a opção de um dia por o 33" e com essa resolução fiquei com medo :(

murilloaquino
06/05/2007, 11:52
Eles nao têm nenhum valor de referencia para a altura do veiculo bem como os pneus.Como vao saber se sao originais ou nao?

Fernando Lages
06/05/2007, 11:57
Cara, mas vc fez alguma alteração na suspensao da sua caminhonete? Pq pelo que sei, bodylift nao mexe na suspensão.. ou to errado?

Olha, tem um cara no grupo das Pathfinder que fez um BL de 6", parece que ele tá tentanto regularizar e os caras pediram laudo do INMETRO pros calços, e disseram que era alteração na suspensão. Que eu saiba, BL tá na massa suspensa, assim como a carroceria, e eixo, rodas, na massa não suspensa. Suspensão seriam as molas, amortecedores e se tiver mais alguma coisa com certeza não são os calços do BL. Se os caras acham que isso é alteração na suspensão, trocar de CD player ou botar um porta-copos também são :mrgreen:

Fernando Lages
06/05/2007, 12:07
Eles nao têm nenhum valor de referencia para a altura do veiculo bem como os pneus.Como vao saber se sao originais ou nao?

Acho que quem vai estar mais ralado são os rebaixados...

Eu tenho o manual de oficina da Pathfinder, lá não diz nada quanto à suspensão traseira, somente a altura livre e espessura das molas. Duvido que eles vão ter os manuais dos carros à mão. Nem ao menos uma "listinha", acho que não é tão simples fazer as medições. Por exemplo, para medir a altura da dianteira da Path tem que tirar a distância do centro do parafuso da fixação da balança inferior até o chão, depois a distância da parte inferior do batente que limita o esterçamento da direção, e subtrair uma da outra... fora que tem que se enfiar embaixo do veículo... :mrgreen:

Acho mesmo é que é só não ficar muito exagerado, se os pneus não ficarem pra fora, se algum detalhe extra na suspensão não ficar pintado em cor diferente do chassis de repente os caras não vão encher o saco...

Mas que seria um saco ficar parado na estrada por causa dessa resolução, seria... Imagina se os guardas resolvem esperar a saída de uns 50 jipes pruma trilha... que festa... :parede:

Edintruder
06/05/2007, 19:41
Em relação à isso tudo a legislação é clara no que diz respeito à alterações de características, porém os guardinha não encomodam muito quando se trata de veículos utilitários ou Jipes.

varejera
08/05/2007, 19:12
Infelizmente então eu fui o 1º vitimado pela lei; Fui parado em 1 posto da PRF quando estava indo p/ Torres-RS, e não teve choro suspensão alterada,pneus p/ fora do para-lama( uso alargadores especiais na xj),e o guarda simplismente disse que se as alterações não estivessem no sistema do detran, teria que aprender o doc da caminhonete até a regularização, dando um prazo de 5 dias corridos p/ regularizar e voltar p/ resgatar o doc.Não teve negocio e tive que voltar a Porto Alegre (rebaixar a bichinha) e voltar ao mesmo posto policial p reaver/ o doc.Para minha surpresa nem olharam a xj (de joelhos)
Acho que vou ter que mudar de divertimento.

AKPG
08/05/2007, 19:39
Infelizmente então eu fui o 1º vitimado pela lei; Fui parado em 1 posto da PRF quando estava indo p/ Torres-RS, e não teve choro suspensão alterada,pneus p/ fora do para-lama( uso alargadores especiais na xj),e o guarda simplismente disse que se as alterações não estivessem no sistema do detran, teria que aprender o doc da caminhonete até a regularização, dando um prazo de 5 dias corridos p/ regularizar e voltar p/ resgatar o doc.Não teve negocio e tive que voltar a Porto Alegre (rebaixar a bichinha) e voltar ao mesmo posto policial p reaver/ o doc.Para minha surpresa nem olharam a xj (de joelhos)
Acho que vou ter que mudar de divertimento.
Acho que te pararam devido ao fato dos pneus estarem para fora do para-lama. A muito tempo atrás, eu tive uma pkp corsa com pneus/rodas que saiam para fora o para-lama dianteiro. Uma vez, meu pai estava viajando com o carro e foi parado. Os guardas reclamaram disso.
Agora quanto a altura, acho muito difícil eles questionarem. Uma montadora pode ter lançado uma versão mais alta, mas nunca terá lançado uma versão com pneus para fora do para-lamas.

Um abraço,

Walter L. L. Casitta
08/05/2007, 20:30
Antigamente tinha o teste da moedinha. O policial segurava a moedinha na lateral do pára-lama e soltava. Se ela caindo esbarrasse no pneu, Multa...
Mas isso tem muito tempo e eu nunca mais ouvi falar disso.

varejera
08/05/2007, 21:26
Mas a questão é que a minha xj tem alargadores, embora não sejam os originais os pneus não ultrapassam a largura, porem o guarda me informou que não é permitido o pneu p/ fora do para-lama, mas se considerarmos uma cherokee original e tirarmos o alargador original, o pneu fica p/ fora tambem.

varejera
08/05/2007, 21:28
Mas a questão é que a minha xj tem alargadores, embora não sejam os originais os pneus não ultrapassam a largura, porem o guarda me informou que não é permitido o pneu p/ fora do para-lama, mas se considerarmos uma cherokee original e tirarmos o alargador original, o pneu fica p/ fora tambem.Quando argumentei isto, me informou que os carros importados deveriam se adequar a legislação do país.

Fernando Lages
08/05/2007, 23:28
A Pathfinder tb, as que vêm com o pacote opcional "Sport Package" vêm com pneu 31", se tirar o alargador o pneu passa um pouco do paralama.

Outro problema é esse aí, pega um guarda que tá de mal com a vida e quer fazer valer a lei do achismo.
Pior deve ter sido você ter tido o trabalho de "originalizar" a xj, voltar lá e ninguém ao menos dar uma conferida...:putz:

Fernando Lages
08/05/2007, 23:29
Aliás, se os "achistas" soubessem alguma coisa, eu poderia levar uma multa quando a resolução entrar em vigor, pois a minha está com pneus 255, ao invés de 31"... e eu cobraria de quem, da DPaschoal, que me informou errado? Da Goodyear, pior ainda? Nehuma das duas lista o 31" para a Pathfinder... A DPaschoal lista o 255, que nunca foi utilizado, e a Goodyear lista o 235, que só vale para as que não têm o sport package, só que a esmagadora maioria das que o Brasil importou é SE Sport Package...

Se os próprios caras que fabricam e vendem os pneus não sabem, como os guardas vão saber o tamanho dos pneus originais? :roll:

Fernando Lages
08/05/2007, 23:52
... e não teve choro suspensão alterada,pneus p/ fora do para-lama( uso alargadores especiais na xj) ...

De onde foi que o guarda tirou que a sua XJ estava com a suspensão alterada? Tava muito na cara? Ou ele bateu com alguma coisa?

Sidnei Diogo
09/05/2007, 00:01
...Em compensação, assuntos como brigas, etc, dão um quórum...
Das duas uma, ou são tudo umas véia fofoquêra :twisted: ou ninguém tá dando a mínima para a resolução :mrgreen:


:pensativo: É! Assim vc vai acabar conseguindo quórum; só não sei em qual dos 3 tópicos:roll: :mrgreen: .

[ ]'s

Fernando Lages
09/05/2007, 00:21
:pensativo: É! Assim vc vai acabar conseguindo quórum; só não sei em qual dos 3 tópicos:roll: :mrgreen: .

[ ]'s

Viu só? Já tô conseguindo... :lol: :grin: :lol: :grin: :lol:

Edintruder
09/05/2007, 22:52
Mas a questão é que a minha xj tem alargadores, embora não sejam os originais os pneus não ultrapassam a largura, porem o guarda me informou que não é permitido o pneu p/ fora do para-lama, mas se considerarmos uma cherokee original e tirarmos o alargador original, o pneu fica p/ fora tambem.

Não tem choro. Na legislação de trânsito tem um artigo que fala a respeito da proibição de alargadores de pára-lamas para esse fim. Tanto é que eu montei os penus 33" nos aros originais da minha Ranger para manter os pneus para dentro da linha dos pára-lamas. Eu usei o olhômetro para verificação e logo após um pêndulo (me esqueci o nome daquele peso preso à um cordão com um taquinho de madeira que serve para verificar o alinhamento vertical de uma parede) de pedreiro. Coloquei o taquinho no pára-lamas e o peso não encostou em nenhum pneu.

Fernando Lages
09/05/2007, 23:48
Se eu entendi bem, o que não pode são novos alargadores, correto?
Digo, "alargadores mais largos" que os originais :discordo: neca!

LLeeoo
10/05/2007, 18:41
Bom, se for ver os absurdos que rolam por aí, tem a história de um cara que teve sua Audi RS-4 apreendida por ter trocado o motor. Acontece que as Audis RS vinham com motores Porsche (escrito Porsche mesmo nos cabeçotes). Não teve choro nem vela... o carro foi guinchado até que ele provasse que a Audi vinha assim de fábrica.

Se mesmo com tudo certo já dá zica, imagina quando essas alterações forem proibidas? Vai ser o fim da picada!

Enquanto nos States não há problema nenhum em andar com um bigfoot na rua (eu já vi vários), aqui não vai ser possível nem andar com penus de 31"... aliás, sequer pneus mais largos teoricamente vão ser permitidos...

Ou se muda essa lei abrindo-se uma excessão para os off-road, ou homologam-se versões alteradas (por exemplo, homologar um kit 33" + BL e comercializar), ou acabou a brincadeira!

LLeeoo
10/05/2007, 18:47
Enquanto isso... num país sério...

http://icarros.uol.com.br/icarros/noticias/ultnoticiasdetalhe.jsp?id=4762


Policiais são multados na Inglaterra por excesso de velocidade
09/05/2007 - Redação
Ao menos na Inglaterra estão dando o exemplo de que perante a lei todos são iguais, e que até mesmo os policiais podem -e devem- ser multados quando estiverem dirigindo em excesso de velocidade.

Segundo a famosa rede de comunicação britânica BBC, as câmeras Gatso, usadas para detectar os amigos do acelerador, flagraram 640 oficiais de polícia ultrapassando os limites de velocidade nos condados ingleses de Avon e Somerset durante o ano passado.

A grande maioria estava atendendo chamados de emergência, e por isso se livraram das multas. Porém, mais de 50 policiais foram surpreendidos em altas velocidades sem motivos aparentes, de modo que foram multados como qualquer cidadão sem uniforme. Que os bons exemplos sejam seguidos.

varejera
10/05/2007, 19:05
É ela astava bem alta, mas não teve nem um tipo de parâmetro ou medidas p/ saber se a altura era original, ele se pegou mais pelas rodas.

JairoM
10/05/2007, 19:30
Não tem choro. Na legislação de trânsito tem um artigo que fala a respeito da proibição de alargadores de pára-lamas para esse fim. Tanto é que eu montei os penus 33" nos aros originais da minha Ranger para manter os pneus para dentro da linha dos pára-lamas. Eu usei o olhômetro para verificação e logo após um pêndulo (me esqueci o nome daquele peso preso à um cordão com um taquinho de madeira que serve para verificar o alinhamento vertical de uma parede) de pedreiro. Coloquei o taquinho no pára-lamas e o peso não encostou em nenhum pneu.

PRUMO é o nome que os pedreiros dão.....

Fernando Lages
10/05/2007, 20:35
Enquanto nos States não há problema nenhum em andar com um bigfoot na rua (eu já vi vários), aqui não vai ser possível nem andar com penus de 31"... aliás, sequer pneus mais largos teoricamente vão ser permitidos...

Ou se muda essa lei abrindo-se uma excessão para os off-road, ou homologam-se versões alteradas (por exemplo, homologar um kit 33" + BL e comercializar), ou acabou a brincadeira!

Eu não, a Pathfinder vem com o 31" de fábrica :dance:até eles inventarem uma resolução proibindo o alargador de paralama, aí eu vou estar fu...:rolleyes:


Eu tô dizendo, daqui a pouco a gente vai ter que comprar alguma coisa tipo Ecosport "Offroad Series" com pneu 235 e ficar feliz :parede:

Mas é mesmo, se não for alterado algo na lei ou criada uma nova para permitir alterações, claro que cumprindo todo aquele blábláblá de certificação de segurança e regularizando, vão acabar com o nosso hobby... fora quem trabalha com isso...