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Ver Versão Completa : Ajuda por favor " chassis CJ3A "



CJ3A1951
04/05/2007, 13:31
Boa tarde,

To com meu chassis quaze todo desmontado e vo remover a tinta...

Mas nao tenho conhecimento em TINTAS a melhor que ja li a respeito e que protege por mais tempo sem ferrugens e a Hammerite.

Iria usar o Supersarcao Hammerite de fundo
Preto Martelado de Acabamento

http://www.tintascoral.com.br/do/hammerite/submitSearch?searchType=byType&searchKey=100

Preciso de opnioes para nao fazer um serviço ruim ???

Mauro

OBS: ja tinha postado sobre isso mas acho que foi em lugar errado

leopoldo
04/05/2007, 22:44
A tinta é acabamento. É a cobertura do bolo. É + importante o que está por baixo.


Depois de decapar o chassis, o correto é a minuciosa inspeção visual para determinar ou não a presença de trincas, empenamentos, corrosão, rebites soltos, etc ...

Remover as trincas e remover a corrosão.

As trincas devem ser enchidas de solda e depois, a área reforçada.

A corrosão deve ser removida com escova de aço rotativa, lixamento, jato de areia, etc ....

Depois, aplicar ferrox.

Depois, lavar com água em alta pressão(WAP) com detergente.

Melhor se for com água quente.

Depois, o desengraxe com thinner.

Depois, passar wash primer.

Depois, a tinta que vc ..... ou melhor ..... o especialista da loja de tintas puder te orientar: qual a tinta a ser usada.

franzlana
04/05/2007, 23:02
Boa tarde,

To com meu chassis quaze todo desmontado e vo remover a tinta...

Mas nao tenho conhecimento em TINTAS a melhor que ja li a respeito e que protege por mais tempo sem ferrugens e a Hammerite.

Iria usar o Supersarcao Hammerite de fundo
Preto Martelado de Acabamento

http://www.tintascoral.com.br/do/hammerite/submitSearch?searchType=byType&searchKey=100

Preciso de opnioes para nao fazer um serviço ruim ???

Mauro

OBS: ja tinha postado sobre isso mas acho que foi em lugar errado
Olá.
Em 06/03/07 o usuário vitor cuiaba abriu um tópico sobre Manual de Pintura e lá tem 2 paginas com dicas interessantes sobre pinturas.
Franz.

CJ3A1951
05/05/2007, 00:48
Primeiro Obrigado pelas respostas....

To terminando de desmontar o chassi e amaham desmonto o restante (cabio, direçao e diferencial Diant.) ai vo remover toda a tinta mas ja vi irregularidade (rachadura e soldas)...

Vo levar em um funileiro apos ter tirado toda a tinda p ele fazer os reparos...

e depois sim vo começar a pintura...

Mauro

CJ3A1951
05/05/2007, 21:23
Boa Noite,

Achei umas coisas ruin :( no chassi rachaduras e soldas estranhas

Oque devo fazer ???

DJunior
05/05/2007, 22:23
Boa Noite,

Achei umas coisas ruin :( no chassi rachaduras e soldas estranhas

Oque devo fazer ???

Mauro,

Bem vindo ao mundo do CJ3. Até hoje, nunca vi um CJ3 sem enormes trincas na travessa tubular dianteira...

Para ficar bom, a única saida é a troca de travessa. Já ouvi falar que existem travessas novas para vender, mas eu nunca vi uma. No meu caso, utilizei tubo reto sem costura de cardan de caminhão. Você também pode utilizar perfil "U" no local da travessa. No meu link tem uma foto da travessa tubular nova.

Com relação as soldas do chassi, você de limpar a solda velha, abrir um "V" com a esmerilhadeira e refaze-lá com solda MIG.

Abraços,

Dirceu

leopoldo
05/05/2007, 23:03
consulte:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=7448

Fabiano-SL
06/05/2007, 10:48
Eu estou reformando meu cj3-b 1954.

Aí vai uma "receita" do Leopoldo sobre a travessa dianteira. Coloquei um tubo com parede de 6mm. Veja como ficou no anexo.

O chassis foi jateado, feito soldas, trocado suportes de chassis, amortecedores e molas. Tudo foi pintando com fundo oxi.

felipemendes
06/05/2007, 11:51
Bem vindo ao mundo do CJ3. Até hoje, nunca vi um CJ3 sem enormes trincas na travessa tubular dianteira...


O meu! Apesar de o chassis estar empenado (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=24486), a travessa tá intacta, não sei até quando. O meca até sugeriu mudar a posição dela pra trocar de radiador, mas fui contra. Será melhor trocar antes que quebre?

CJ3A1951
06/05/2007, 16:10
Eu estou reformando meu cj3-b 1954.

Aí vai uma "receita" do Leopoldo sobre a travessa dianteira. Coloquei um tubo com parede de 6mm. Veja como ficou no anexo.

O chassis foi jateado, feito soldas, trocado suportes de chassis, amortecedores e molas. Tudo foi pintando com fundo oxi.


Primeiramente Obrigado galera pela ajuda...

Esse suportes do amrotecedor vende prontos ou tem que ser feitos ???

Outra coisa meu jeep nao vo fazer trilhas e bom reforçar o chassis ???

Grato Mauro

leopoldo
06/05/2007, 18:07
à mão e ...... muito bem feitos

jeep de rua não precisa de reforço, porém é um benefício a longo prazo.

Com o jeep montado, o custo é que pode inviabilizar mas, uma vez que o jeep está desmontado, porque não fazer?

Já pensou se daqui alguns anos vc arrepende de não ter feito ?

DJunior
06/05/2007, 21:11
à mão e ...... muito bem feitos

jeep de rua não precisa de reforço, porém é um benefício a longo prazo.

Com o jeep montado, o custo é que pode inviabilizar mas, uma vez que o jeep está desmontado, porque não fazer?

Já pensou se daqui alguns anos vc arrepende de não ter feito ?

Concordo com o Leopoldo.

Seguindo a tradição do "já que". Já que o jeep está desmontado, porque não fazer.

Segue mais algumas fotos como referência.

Abraços,

Dirceu

CJ3A1951
06/05/2007, 21:12
à mão e ...... muito bem feitos

jeep de rua não precisa de reforço, porém é um benefício a longo prazo.

Com o jeep montado, o custo é que pode inviabilizar mas, uma vez que o jeep está desmontado, porque não fazer?

Já pensou se daqui alguns anos vc arrepende de não ter feito ?

Primeiro obrigado pela ajuda...

Ta certo concordo com o reforço... ta tudo desmontado nao pode perder a oportunidade.

otavio_gomes
07/05/2007, 15:07
Primeiro obrigado pela ajuda...

Ta certo concordo com o reforço... ta tudo desmontado nao pode perder a oportunidade.

Caríssimo Mauro,

Tenho até receito de "contradizer" o Leopoldo mas, pessoalmente, não concordo com reforço de chassis de uma maneira geral.

O seu Jeep é do mesmo modelo que o meu, CJ3A, ele é o modelo de Jeep mais macio de todos (da linha CJ) e essa característic é devida principalmente a seu chassis bem flexível.

O tubo redondo da frente não pode ser reforçado ou "bem" fixado com solda pois isso o fará trincar.

Tente manter o seu chassis o mais original possível para que ele mantenha a flexibilidade.

Quando chegar a hora das molas, JAMAIS arqueie as molas pois isso tira a flexibilidade das mesmas.

Veja as fotos de meu Jeep em jeepdootavio.blogspot.com
as fotos aventura10 e aventura12 mostram pelo enrugado da capota o tanto que o chassis trabalha.

Observação - o motor do Jeep Willys nunca foi da marca "Continental"
sempre foi o motor da própria Willys - motor L134 também conhecido como "Go Devil".

Quem usava o motor Continental era a Bantam nos veículos que ela produziu para o exército americano BRC40 e BRC60 - Inclusive a Willys ganhou a concorrência exatamente por utilizar um motor maior e mais potente o motor "L134 - Go Devil".

Um grande abraço,

Otávio.

leopoldo
07/05/2007, 21:44
A contradição deve ser apresentada com um arrazoado analítico do "porque".

Minha justificativa:

O jeep possui um chassis ... obvio.

O mesmo possui no mínimo, uns 24 anos (o mais novo).

As condições de rodagem nada amenas, o abuso, o descaso, a corrosão e a fadiga e encruamentos localizados que fragilizam, já consumiu muito chassis por aí, até virar pó.

O chassis, embora dimensionado para a trabalhar dentro do regime elástico, depois dos fatores acima + idade, tende a trabalhar abaixo ou muito abaixo da faixa de resistência inicialmente considerada.

Somando-se a isso, as modificações, temos um elemento estrutural velho e cansado e ... mais abusado. Não é de admirar as condições péssimas de muitos por aí.

Se fosse economicamente viável, poderia-se removê-lo, jatear, recozer, recuperar as partes trincas e/ou corroídas, galvanizar, e pintar.

Mas isso seria muito caro.

O melhor seria substituir por um novo.

Mas não existem mais.

O processo mais simples então, é revitalizar colocando por exemplo: o bacalhau, remendando e reforçando.

Neste processo, ao material base do chassis soldamos um novo perfil. É esse novo perfil que agirá como o chassis. O material base só dá a forma e o contorno. Coloca-se um material mas espesso, mais novo, portanto, teóricamente mais resistente e durável.

Incrivelmente, isso também é feito em aviões, mesmo os de grande porte. Existem aviões com uma centena de reparos estruturais voando por ai. Reparos internos e externos.

Quem tiver a chance de observar a fuselagem de um grande jato como um 737, poderá ver uma monte de remendos. São chapas de alumínio ou Inox rebitados onde houve uma corrosão, uma batida ou uma fragilização da área.

Podem ser em 2 camadas (doblers) = material base + reforçoou mais modernamento em 3 camadas(triplers) = material base + 1 reforço e uma camada intermediária

Exemplo de um doubler externo de reforço:

http://www.twinbeech.com/images/sparstrap/DSC05768.JPG

No jeep, o mais fácil é soldar. Portanto é plenamente justificável e compreensível o processo de revitalizar o chassis com por exemplo:

O bacalhau.

No caso de travessas, acontece o mesmo. O ideal e substituir com material novo da mesma espessura. Mas não impede de usar sobrematerial.

Concordo que: apenas no caso da flexbilidade, quanto mais espessa a travessa, menos flexível será o chassis, mas o reforço na longarina apenas recupera o que foi perdido nos anos precedentes.

A Longarina ganha de longe com o reforço. A travessa, depende da espessura, da solda, da suspensão.

E dependendo da suspensão, ao enrigecer o chassis, para-se de romper a carroceria. No caso de suspensão com molas helicoidais (veja o engesa ou jeeps modificados), quem trabalha é a suspensão, um benefício.

Mas ainda prefiro reforçar doque ficar remendando eternamente.

CJ3A1951
08/05/2007, 00:14
Boa noite,

Obrigado pela ajuda...

Entao hj levei meu chassis para fazer os reparos e colar o reforço (chapa de 1/4 que Leopoldo recomendou)

so que tenho umas duvidas tenho uma foto modelo e fiz um desenho nela gostaria de saber se o "reforço 1" pode ser feito nao vai prejudicar na montagem do carro.

Outra coisa é vitalicio mandar jatear (areia) o chassis p/ ver irregularidades ?

fotos da minha travessa tubular (sera que tem recuperaçao?)


Grato Mauro

CJ3A1951
08/05/2007, 00:36
Segue FOTOS :oops: !!!

CJ3A1951
08/05/2007, 21:32
Caros amigos gostaria de saber a respeito do reforço....

Vo remover os suportes de amortecedor, motor etc...

Ai vai ??? sao arrebitados certo entao como vo recolocalos (nao sei como arrebitalos de volta) tem outra forma ouvi falar em parafusos ALEN com porcas.

Preciso de AJUDA

leopoldo
09/05/2007, 00:05
Jato de areia ou oxido de alumínio ou granalha de aço, entre outros, tem a capacidade de remover tinta, e corrosão de uma forma muito peculiar ... entrando nos vãos. Seria muito difícil e penoso fazer à mão.

entre outras coisas, com o jato, a superfície metálica está pronta pra ser soldada.

Embora o tempo máximo de exposição, sem pelo menos um banho e ferrox ou wash-primer, seja de 3 h.

entre outras coisas, muitas trincas são mais visíveis embora as de menor porte acabem ficando mascaradas.

leopoldo
09/05/2007, 00:07
Allen cabeça abaulada INOX com porca INOX parlock é um bom acabamento porém NÂO substitui a capacidade de "junção" do rebite.

Sustituir pode mas, onde só havia rebite, agora tem de ter um tratamento com a união através de solda.

otavio_gomes
10/05/2007, 11:38
Allen cabeça abaulada INOX com porca INOX parlock é um bom acabamento porém NÂO substitui a capacidade de "junção" do rebite.

Sustituir pode mas, onde só havia rebite, agora tem de ter um tratamento com a união através de solda.

Leopoldo,
Meu chassis foi "aparafusado" com parafusos de aço diferentes:
tinha cabeça redonda sem lugar para ferramenta, logo abaixo um trecho frisado mais largo que o parafuso como os prisioneiros de roda e eram aparafuisados com porcar parlock.
Os furos nas travessas, longarinas, parachoques eram um pouco menores que a parte frisada do parafuso.

CJ3A1951
13/05/2007, 21:06
Fala amigos preciso de AJUDA achei uns JUMELOS que dizem ser original do meu carro CJ3A 1951 segue foto

CJ3A1951
13/05/2007, 21:07
Fala amigos preciso de AJUDA achei uns JUMELOS que dizem ser original do meu carro CJ3A 1951 segue foto

A foto galera

otavio_gomes
15/05/2007, 09:27
Fala amigos preciso de AJUDA achei uns JUMELOS que dizem ser original do meu carro CJ3A 1951 segue foto


Mauro,

Os jumelos originais são esses mesmos porém estão incompletos. Eu tenho esse tipo de jumelo no meu CJ3A, são fabricados hoje na india ou na china, não me recordo.

Esses junelos funcionam como parafusos dentro de porcas, tudo lubrificado com graxa.
minha opinião: tem muito menos desgaste lateral que os jumelos comuns. Como nossos carros têm os jumelos dianteiros na frente das molas, dá uma diferença muito grande na direção do veículo.
Ficam mais bonitos no carro
Não tem opção de jumelo alto.

Assim, considerando a dificludade de se comprar isso aqui no Brasil, 2 jumelos (nas molas dianteiras) bastam. na traseira, tenho outro tipo de jumelos.

Outra coisa:
existem jumelos com rosca direita e com rosca esquerda e a sua instalação deve obedecer esse aspecto. Veja instruções no anexo (em inglês)

A partir de uma determinada data (final dos anos 50), todos os jumelos passaram a ter rosca direita apenas. Assim se você encontrar apenas com rosca direita, não se preocupe. (essa informação aparece em outro manual)

No anexo, um capítulo do manual do Jeep MB com informações sobre os jumelos e molas.

O manual completo está em http://jeepdraw.com/TM10-1513.html

Quando comprei há uns 2 anos atrás, comprei 2 por 7 dolares cada e um colega trouxe dos EEUU na bagagem normal.


Um abraço,

Otávio.