Ver Versão Completa : Turbina Ranger 2.5 Babando
EDYNEVES
04/05/2007, 13:00
Caros Amigos, e ai belêza?
A algum tempo, coisa de uns 02 meses, andei notando que a turbina garret da minha ranger 2.5/98 4x4 maxion está mandando óleo p/ o coletor, apesar de não ter folga, está mandando bem óleo ( se tirar a mangueira do coletor e passar o dedo fica razuavelmente lambuzado ).
Levei num bombista, e esse me recomendou troca-la p/ uma nova, visto que este modelo de turbo não apresenta boa recondicionabilidade, mas o mais fd é o preço que o cara me cobrou R$ 1.500,00 pratas mais R$ 150,00 de mão de obra.
Alguem sabe de algum distribuidor GArret, ou um bom fabricante que possa substituir a original, c/ preço bom, mais aqui em São Paulo??
Por favor, se puderem me ajudar agradeço!!
Abs......
Edintruder
04/05/2007, 13:11
Troca essa turbina pois corre-se o risco de estourar o retentor e deixar vazar um volume de óleo suficiente para não desligar o motor (em último caso). A turbina pode ser recondicionada, porém como tem um tamanho pequeno ela trabalha em rpms mais elevadas e dessa forma o serviço de recondicionamento não dura muito. O melhor mesmo é colocar nova que dura tanto quanto a tua durou.
Mal pergunte, quantos km ela está?
Caros Amigos, e ai belêza?
A algum tempo, coisa de uns 02 meses, andei notando que a turbina garret da minha ranger 2.5/98 4x4 maxion está mandando óleo p/ o coletor, apesar de não ter folga, está mandando bem óleo ( se tirar a mangueira do coletor e passar o dedo fica razuavelmente lambuzado ).
Levei num bombista, e esse me recomendou troca-la p/ uma nova, visto que este modelo de turbo não apresenta boa recondicionabilidade, mas o mais fd é o preço que o cara me cobrou R$ 1.500,00 pratas mais R$ 150,00 de mão de obra.
Alguem sabe de algum distribuidor GArret, ou um bom fabricante que possa substituir a original, c/ preço bom, mais aqui em São Paulo??
Por favor, se puderem me ajudar agradeço!!
Abs......
EDYNEVES
04/05/2007, 14:22
Fala grande Edintruder, joinha!!
Ela está 150.000 km cravados!!
Vc conhece um bom fabricante??
tem uma turbina da Master Power por 950 pilas Nova a base de troca, vale a pena??
Leo Vicente
04/05/2007, 22:23
Fala grande Edintruder, joinha!!
Ela está 150.000 km cravados!!
Vc conhece um bom fabricante??
tem uma turbina da Master Power por 950 pilas Nova a base de troca, vale a pena??
E ai Tche tudo bom...
Uns 6 meses atras eu retifiquei o motor da minha ranger, uma 98 2.5 euro I, e aproveitei p/ revisar a bomba e a turbina.
A bomba fiz na autorizada bosh aqui em POA e a turbina coloquei essa Master Power que voce viu por R$ 950,00. Paguei R$ 750,00 na epoca comprando direto da fabrica em Sao Marcos/RS. Veio com garantia de 6 meses, tudo direitinho e até agora nao tive problema nenhum com ela...
Abraço.
A minha tá com 80.000 e o mecânico já disse que está passando óleo, ainda dura um bocado, más realmente parece que não é viável recondicioná-la!
Pequeno jr
05/05/2007, 10:46
A minha esta com quase 250.000 e a turbina agora q começou a passar um pouco de óleo.
Walter L. L. Casitta
05/05/2007, 10:53
A minha com 150.000 ta sequinha....
Edintruder
05/05/2007, 17:35
A durabilidade da turbina depende mais do jeito que se anda do que a km final. Quanto mais acelera mais ela desgasta.
A MasterPower é muito boa, conheci dois engenheiros da Master Power que deram uma "aula" sobre turbinas.
A MP trabalha com todas as linhs nacionais, desde pequenas até grandes, e a durabilidade final deverá ser equivalente à Garret.
EDYNEVES
08/05/2007, 13:01
E ai Tche tudo bom...
Uns 6 meses atras eu retifiquei o motor da minha ranger, uma 98 2.5 euro I, e aproveitei p/ revisar a bomba e a turbina.
A bomba fiz na autorizada bosh aqui em POA e a turbina coloquei essa Master Power que voce viu por R$ 950,00. Paguei R$ 750,00 na epoca comprando direto da fabrica em Sao Marcos/RS. Veio com garantia de 6 meses, tudo direitinho e até agora nao tive problema nenhum com ela...
Abraço.
E ai Gaúcho joinha.....
Quanto pagou pela retifica, e c/ quantos km estava????
Vc tem o contato da fabrica?? por favor se puder me passar fico agradecido.
O Edintruder valeu tambem pelas dicas, são muito uteis.
Mas se algem souber do tel da Garret em sampa, agradeço!!
Valeu galera abraços.....
EDYNEVES
08/05/2007, 13:04
E ai Gaúcho joinha.....
Valeu galera abraços.....[/QUOTE]
Leo Vicente
08/05/2007, 15:55
E ai Gaúcho joinha.....
Valeu galera abraços.....[/quote]
E ai tche.
Entao...
Peças: R$ 3.400,00
MO + Retifica R$ 1.500,00
Bomba Injetora R$ 2.000,00
Turbina: R$ 750,00
Total R$ 7.650,00
Esses foram os gastos....
Como a caminhonete fundiu dentro dos 3 meses de garantia, fiz um acordo com a loja que me vendeu, e ao invés de fazer uma meia sola, resolvi pagar a diferença e fazer tudo da forma correta. viajo muito com a caminhonete e nao ficaria seguro de andar com um motor remendado...
A quilometragem quando comprei marcava 120 mil km.
tenho o telefone de uma loja autorizada da MP aqui em Porto Alegre. Fone é 51 3337-4488 Fala com o Alexandre.
Abraço.
andraschko
08/05/2007, 16:29
Minha Ranger 2.5 TDI 1998, com 160.000km está babando a turbina, consumindo aproximadamente 05,l em 3mkm.
Pergunto aos mais experientes:
1- Quanto tempo ainda posso rodar sem me preocupar, considerando que troco o óleo a cada 5mkm e não exijo muito da pkp (velocidade de cruzeiro +/- 100km/h)
2 - quais os problemas que posso ter rodando assim, qual o pior que pode acontecer? É apenas ficar sem turbo e perder a potência até consertá-lo?
3 - Como peço uma turbina similar de outra marca (não sei a medida da original da ranger) essa da Masterpower é plug and play?
4- Se o óleo ficar passando para o intercooler pode acarretar danos ao mesmo?
Walter L. L. Casitta
08/05/2007, 20:41
Minha Ranger 2.5 TDI 1998, com 160.000km está babando a turbina, consumindo aproximadamente 05,l em 3mkm.
Pergunto aos mais experientes:
1- Quanto tempo ainda posso rodar sem me preocupar, considerando que troco o óleo a cada 5mkm e não exijo muito da pkp (velocidade de cruzeiro +/- 100km/h)
2 - quais os problemas que posso ter rodando assim, qual o pior que pode acontecer? É apenas ficar sem turbo e perder a potência até consertá-lo?
3 - Como peço uma turbina similar de outra marca (não sei a medida da original da ranger) essa da Masterpower é plug and play?
4- Se o óleo ficar passando para o intercooler pode acarretar danos ao mesmo?
O pior que pode acontecer é o pior que se pode esperar. Se a quantidade do óleo que vasa pela turbina aumentar o motor pode disparar, você não consegue desligar, quebrar por excesso de RPM...
andraschko
09/05/2007, 09:02
O pior que pode acontecer é o pior que se pode esperar. Se a quantidade do óleo que vasa pela turbina aumentar o motor pode disparar, você não consegue desligar, quebrar por excesso de RPM...
Mas isso pode ocorrer de uma hora para outra ou o vazamento deve ser maior do que os atuais 0,5l a cada 3mkm para que eu fique alerta? É que no desempenho eu não sinto diferença e não quero ficar trocando antes da hora...
fernandoof
09/05/2007, 10:09
Mas isso pode ocorrer de uma hora para outra ou o vazamento deve ser maior do que os atuais 0,5l a cada 3mkm para que eu fique alerta? É que no desempenho eu não sinto diferença e não quero ficar trocando antes da hora...
Que pessimo heim?
Minha L200 ta com o mesmo problema, relatei isso em outro tópico com fotos e tudo mais, porém ninguem quis me ajudar. Entao... Nessas situações, no meu caso (l200 sport, Turbina TGV e tal..) vale a pena recuperar a turbina, ou eu vou ter q comprar uma nova?
Edintruder
09/05/2007, 22:41
Desculpa Fernando, teria te respondido, mas como eu não ando muito nos tópicos de L200 eu não vi...
dalmo cruz torres
11/05/2007, 11:19
Essa é outra coisa que eu não sabia sobre as turbinas, que se vazar muito óleo o motor pode disparar, e o pior é que a minha turbina também está vazando um pouco de óleo. Mas eu fiz uma observação que eu não entendi; no caracol frio vaza óleo o bastante para umidecer o caracol, mas o caracol quente vaza muito pouco óleo, não mais que uma gota. Porque será?
Anthoniusnikos
01/11/2011, 22:18
Olá pessoal.
No lugar da turbina Garret da Ranger 2.5 coloquei uma Master Power equivalente.
A velha já estava começando a espirrar óleo e com muita folga.
Estou estranhando que a partir dos 90 km/h ela começa a apitar alto e forte a ponto de incomodar. Será que tem alguma coisa de errado na montagem ? Nota: ela já vem com calibração de bancada e pronta para ser apenas substituída.
Notei também que nas subidas não ficou nada melhor que a velha, tenho que colocar segundona. Será que o motor já está mesmo fraco ? :?:
Anthon
TylerNTL
02/11/2011, 10:53
Foi vc mesmo que trocou a turbina ou levou para um mecânico?
Quanto custou a turbina nova?
Conseguiste receber alguma coisa pela turbina velha?
Sua viatura tem manômetro?
Walter L. L. Casitta
02/11/2011, 10:55
Olá pessoal.
No lugar da turbina Garret da Ranger 2.5 coloquei uma Master Power equivalente.
A velha já estava começando a espirrar óleo e com muita folga.
Estou estranhando que a partir dos 90 km/h ela começa a apitar alto e forte a ponto de incomodar. Será que tem alguma coisa de errado na montagem ? Nota: ela já vem com calibração de bancada e pronta para ser apenas substituída.
Notei também que nas subidas não ficou nada melhor que a velha, tenho que colocar segundona. Será que o motor já está mesmo fraco ? :?:
Anthon
Confere as mangueiras. Apito pode ser vazamento...
Anthoniusnikos
02/11/2011, 19:14
Foi vc mesmo que trocou a turbina ou levou para um mecânico?
Quanto custou a turbina nova?
Conseguiste receber alguma coisa pela turbina velha?
Sua viatura tem manômetro?
Eu mesmo troquei. É só desaparafusar o coletor do bloco do motor que a turba sai junto. Troquei também a mangueira flexível que estava com vazamento e fica logo embaixo.
Paquei R$ 950,00. Como não pesquisei antes no ML não sei se tem por preço melhor. A Garret estava por R$ 1.600,00
A velha Garret ficou onde mandei para ver se dava retífica.
Ainda não coloquei manômetro.
O Walter deve ter razão, a mangueira que vai para o intercooler está remendada. Será que mesmo bem remendada ainda pode aspirar ar ?
Anthon
Anthoniusnikos
14/12/2011, 16:33
Coloquei mangueira nova que vai para o coller e a turbina, após os 2000 rpm, continua gritando com um som metálico estridente, como se não estivesse lubrificada, porém tenho certeza que o óleo está lubrificando normalmente.
Além da mangueira, poderá haver vazamento por algum lugar na turbina; ou será que o coller está furado ?
Anthon
Blazer 2.5 Maxion começou babar óleo no coletor.. Quanto tempo posso rodar? Quais riscos?
Edintruder
08/07/2015, 13:13
Cris, coletor de escapamento ou admissão?
Se for na frente da turbina não tem problema pois é assim mesmo. Repara que os gases do cárter vão para o sistema de admissão para não serem lançados na atmosfera. Assim os vapores de óleo sujam a turbina toda na parte fria. É isso aí mesmo.
Se a mangueira do respiro do cárter na tua Blazer estiver desconectada da tubulação entre o filtro de ar e turbina, então saí sim é turbina.
Tem duas coisas que precisas avaliar numa turbina antes de gastar com a troca dela:
- Vazamento significativo de óleo;
- Folgas no eixo que fazem o rotor encostar no corpo do caracol.
Danilo Garcia
06/06/2017, 17:46
Cris, coletor de escapamento ou admissão?
Se for na frente da turbina não tem problema pois é assim mesmo. Repara que os gases do cárter vão para o sistema de admissão para não serem lançados na atmosfera. Assim os vapores de óleo sujam a turbina toda na parte fria. É isso aí mesmo.
Se a mangueira do respiro do cárter na tua Blazer estiver desconectada da tubulação entre o filtro de ar e turbina, então saí sim é turbina.
Tem duas coisas que precisas avaliar numa turbina antes de gastar com a troca dela:
- Vazamento significativo de óleo;
- Folgas no eixo que fazem o rotor encostar no corpo do caracol.
Fala Edintruder, tudo bem?
Minha ranger 3.0 esta com uma sujeira de oleo na turbina onde entra a mangueira que vem do filtro de ar (a que recebe a mangueira que vem do respiro do motor). Existe algum problema? Meu motor esta soprando um pouco entao creio que esse oleo deva ser que vem pelo respiro. Como faço para ver se a turbina esta passando oleo? Desconecto a mangueira que vem do filtro, limpo a turbina e monitoro? Qts kms ja seria necessario?
obrigado
Danilo