PDA

Ver Versão Completa : SPOAdos: como proteger sua barra de direção?

Marcos ET
04/05/2007, 12:18
Pessoal, seguinte... foi mal se já apresentaram alguma coisa parecida aqui no fórum... a questao é que procurei e nao encontrei nada neste sentido (a nao ser as montagens com HighSteer.... entao aih vai:

Percebi que alguns modelos possuem um "protetor de barra de direção" fixo no chassis mas, até agora, ainda nao vi nenhum que fosse fixo no próprio eixo... (claro que devem existir milhoes, mas eu ainda nai vi nenhum), quanto o assunto e SPOAr um jeep, ou o cara tem que montar suportes high steer ou entao correr o risco de tomar uma pancada na barra de direção que fica ainda mais exposta (sob as molas, como os eixos).

Entao, resolvi pensar em algo pra proteger as barras de direção (tanto para jeeps SPUA como SPOAs, porém, especialmente para este ultimos).

Fiz um desenho (paint brush) do que seria um protetor para a barra de direção que é fixado nos grampos de mola do jeep... neste desenho tem duas propostas, um composto somente por uma barra tubular fixa a dois suportes perfurados (que sao os fixadores, os furos sao onde entram os grampos das molas) e o outro que é uma prancha de aço com uma barra tubular para reforço.

A versao da barra é só pra proteger, enquanto a versao da prancha eu pensei em algo para melhor "escorregar" sobre o barro..... nao sei se funcionaria. tbem nao sei se os grampos de mola aguentam segurar este suporte em uma batida mais forte num "cupinzeiro" ou pedra.... a idéia é proteger a barra de direção qdo instalada na posição original do eixo.

Entao, como ainda nao montei isso... gostaria de opinioes, prós, contras, se alguem ja viu algo parecido.. estas coisas.... pedradas serao bem vindas desta vz!

gde [] !

felipemendes
04/05/2007, 13:32
Até que a idéia é boa, mas não sei se funciona :pensativo:
Acho que a sua barra protegeria o que está por cima das molas, e a barra de direção ficaria por baixo das molas.

Vc pode fazer:
1 - Colocar pinos de alinhamento dos feixes maiores.
2 - Usar sua invenção entre o eixo e o feixe. Pra isto que vc alongou os pinos.
3 - Seu invento teria que ficar de cabeça para baixo no desenho, e ainda assim, teria que ser estendido para baixo da barra de direção, pois do jeito que está ele ainda ficaria por cima.

No desenho anexo, tudo em vermelho já é existente, e em verde o protetor.

Boa iniciativa!:palmas:

FernandoRisso
04/05/2007, 14:44
A solução é simples, passa tudo por cima dos feixes de mola :mrgreen:

José Augusto
04/05/2007, 15:09
Na minha opnião a solução mais simples e eficaz é que o colega Fernando Risso fez, highsteer passando tudo por cima, quanto mais alto melhor.

Se pensarmos em proteger a barra em baixo criando parachoques ou anteparos no eixo, vc só agrava o problema, poluindo a frente, criando mais pontos para enganchar em algo ou acumular barro.

Marcos ET
04/05/2007, 15:12
Pozé Felipe, a idéia era esta mesmo.... a barra ficaria da maneira que vc colocou no desenho! as tuas considerações falam exatamente da maneira como pensei, porém, eu desenhei a coisa de maneira errada.... rsrsrs da maneira como está, serve para os SPUAdos....

Fernando, blza? meu amigo, eu sempre considerei a idéia de usar High Steer como no seu caso... porém, acho que usando as barras de direção no lugar original ainda fica mais "simples" doq montar dois hig steer e passar o resto da vida verificando se nao afrouxou os prisioneiros.... nas palavras do Leopoldo, as "micromovimentações" naquele lugar vao exigir "cuidados especiais" e, no caso desta proteção extra, basta fixar a barra protetora e pronto... nao muda nada mais. (e ainda tem a vantagem da "chapa" para o jeep "escorregar" sobre a lama (teoricamente... claro)

Augusto, a parte do "High Steer" eu falei acima... mas a parte de enganchar... sera que a prancha nao surte o efeito contrário, como nas antigas blingagens dos Willys???

pessoal, valeu! continuo esperando as pedradas! rsrsrs

Beto Lacerda
04/05/2007, 15:51
cara SPOA sem high steer vai ficar ruim de dirigir pelos problemas de bumb steer por ex ..
ai ja que fez high steer faz nos 2 lados e liga as rodas por uma barra passando dentro dos feixes como no dos irmão risso
o trampo que vai lhe consumir esse "protetor" é o mesmo se não maiorque o de fazer high steer

[]'s

Marcos ET
04/05/2007, 16:17
cara SPOA sem high steer vai ficar ruim de dirigir pelos problemas de bumb steer por ex ..

Mas sera que dá Bump Steer com a barra de direção quase na horizontal? atualmente meu jeep tá SPUA com caixa de direção do Opala mecanica.... olhando o jeep de frente, a barra de direção tem a parte mais baixa no lado que fica preso à caixa! rs SPOAndo o bicho, é certo que a parte mais baixa parassa a ser do lado do munhão.... mas sera que vai ser tanto assim?

o trampo que vai lhe consumir esse "protetor" é o mesmo se não maiorque o de fazer high steer

Será mesmo? sabe, tudo isso de montar este protetor apareceu qdo eu li o texto do Leopoldo sobre o trabalho que vai dar (pro resto da "vida") ficar cuidado de mais uma folga no jeep (a dos prisioneiros). Além do mais, acho que uma simples barra com duas chapas perfuradas é menos trampo doque desmontar os dois munhoes, trocar prisioneiros, regular novamente as folgas dos rolamentos, fixar com travante, soltar tetentor da "bola" do munhao (para os modelos de hight steer presos à lateral do munhao) etc... etc... etc...

MAS, é claro que tou ponderando TODAS as observações! e é claro que vou pensar muuuito antes de qualquer coisa. por isso tou agradecendo mais uma vez as considerações de vcs.

FernandoRisso
04/05/2007, 16:50
Marcos,

Naum comprica... essa chapa vai enroscar em td qto é lugar, vai por mim. Vai parecer uma pá qdo entrar em um atoleiro ou pegar um degrau.

Qto as micromovimentações e folgas, acho q existem soluções e a manutenção vai ser mais frequente, porém compensa a falta dos enroscos e barras de direção entortadas que serão evitadas.

[]'s jogando td pra cima !!!

Marcos ET
04/05/2007, 18:20
Marcos,

Naum comprica... essa chapa vai enroscar em td qto é lugar, vai por mim. Vai parecer uma pá qdo entrar em um atoleiro ou pegar um degrau.

Qto as micromovimentações e folgas, acho q existem soluções e a manutenção vai ser mais frequente, porém compensa a falta dos enroscos e barras de direção entortadas que serão evitadas.

[]'s jogando td pra cima !!!

Fernando.... eu sei q posso estar complicando... na verdade, qdo coloquei esta idéia aqui, era justamente pra ver as considerações de vcs.... mas tenho q discordar que a chapa vai virar uma "pá"... pois ela é inclinada para cima.... como um "peito de aço"... e pra pegar em degrau, é sinal que o eixo ia pegar este degrau de qqr maneira entende?

Quanto a manutençaõ ser mais frequente, é justamente isso que queria evitar.... desculpa estar sendo teimoso, mas é que nao vejo como ela enroscaria tanto.... estive olhando o seu fotolog, achei show d bola! inclusive, parece que vc usa algo parecido para proteção do cambio (aquela chapa de 1/4"... poize, ela nao é uma pá pq tem a ponta virada para cima... eu pretendo montar algo semelhante, porem, ainda mais "para cima"......

outro problema, além de maior manutenção, maior quantidade de peças, muito mais $$ pra montar e etc.. é a mudança da angulação dos braços de direção que existem nos munhoes.... eu fiz outro desenho (péssimo, pra variar) disso... considere que o angulo "a" é o original.... me parece que ao montar high steer, existe uma mudança para a angulação "b", justamente porcausa da diferença (angulo "c") entre o olhal original e o do high steer... talvez para quem ande em estradas de chao ou pouco isso nao seja problema, mas para quem anda no asfalto certamente dará alguma diferença nas curvas.... tou certo??? ou seja: com o jeep andando "reto", fica tudo igual.. mas ao esterçar, a difernça angular vai causar um comportamento diferente em uma roda com relação à outra...

Beto Lacerda
04/05/2007, 21:35
ET no seu desenho (mto bom por sinal) os braços do high steer estão "instalados" invertidos ...
da maneira certa os pivots ficam na mesma posição que o original , só mais altos .
a angulo de ackerman se mantem inalterado ...
o ideal é que aquele angulo "a" do seu desenho , as linhas se encontrem no centro do eixo traseiro .
nem sempre isso é possivel ...
[]'s

Elmer_Jeep
05/05/2007, 09:49
Discordo sobre a invenção do ET, prefiro um kit high-steer com barras e terminais reforçados.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/adffa27097903081cf73340b6c9cccec.jpg

e acredito que os riscos envolvidos são mais frequentes em viaturas com pneus 33" em diante.

Sobre o Ackerman algumas imagens(gifs) em anexo ;-)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=80525&d=1178368588

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=80526&d=1178369289

[]'s

folgado
05/05/2007, 10:31
Elmer, você teria mais fotos para postar do "high-steer"?
Se tiver também do amortecedor de direção, agradeço.
Abraços.
Antonio.

Elmer_Jeep
05/05/2007, 10:41
Antonio, as fotos que tenho estão na pagina do Prateado, é só clicar na assinatura, mas vou logo adiantando que meu high-steer não serve como exemplo pois meus eixos dana tem carcaças de munhão da toyota band onde a fixação dos braços e terminais é diferente dos munhões de CJ's.

Tem informações naqueles dois tópicos que mandei pra vc por MP pois ali a galera tava buscando solução pra munhões CJ e ao meu ver somente a TT4 fabrica um kit resistente(pelas características de montagem) e funcional (por manter o angulo de Ackerman correto). Tô certo Afonso ?

[]'s

folgado
05/05/2007, 11:27
Eu dei uma olhada no site da TT4 e o kit high steer parece ser muito bom.
Obrigado Elmer.

Marcos ET
07/05/2007, 10:03
Pô Elmer... acho que vou largar o Paint Brush.... humilhou..... rsrsrsrs

Galera, blza entao.... convencido de que a idéia nao prospera..... (nem mesmo na questao da "prancha" para ajudar o eixo a escorregar sobre o barro)

Agora, pergunta que nao quer calar... pq os High Steer, além dos já existentes pontos de fixação - tampa do rolamento e lateral, pq nao aproveitam tbem o proprio braço do munhao como fixação extra? Como o braço do munhao é o ponto mais distante "disponível" para fixar algo que suporte as solicitações mecanicas do conjunto, nao seria interessante prender o braço do hight steer lá tbem? eu sei que ja teve colega nosso aqui do fórum que montou assim, mas a questao é: "POR QUE NAO É ASSIM NATURALMENTE"?

[]'s em luto por uma idéia "falecida" rs

Elmer_Jeep
07/05/2007, 10:17
ooo ET, os desenhos que postei eu peguei num forum mexicano, ce não viu que ta tudo em espanhol lá...

eu não sei desenhar que preste nem com lapis no papel, muito menos no computador.

[]'s

Marcos ET
07/05/2007, 10:28
hehehe pelo menos isso... já ajudou a melhorar minha moral....

Afonso Carlos
07/05/2007, 15:33
Tem informações naqueles dois tópicos que mandei pra vc por MP pois ali a galera tava buscando solução pra munhões CJ e ao meu ver somente a TT4 fabrica um kit resistente(pelas características de montagem) e funcional (por manter o angulo de Ackerman correto). Tô certo Afonso ?

[]'s

OK.
Grande Elmer, quanto a resistencia está correttissímo, mas quanto ao angulo de Ackerman não.

Porque ? Nosso hi steer foi projetado para trabalhar como ligação da caixa (direção/setor) as rodas, ou seja c vc instalar 2 peças sendo uma com 2 furos e outra com 1 furo para fazer o sistema completamente por hi Steer o angulo de Ackerman não será mantido.

Voltaremos para prancheta ops... Cad.

Abração.

Marcos ET
07/05/2007, 16:29
ET no seu desenho (mto bom por sinal) os braços do high steer estão "instalados" invertidos ...
Da maneira certa os pivots ficam na mesma posição que o original , só mais altos .
O angulo de ackerman se mantem inalterado ...

Olha, pra falar a verdade, eu ainda nao vi um Hight Steer destes "ao vivo" e à cores... apenas olhei fotos que vcs mesmo colocam aqui no fórum... só que sempre tive dúvidas quanto a esta parte, daih o Afonso (melhor doq ninguem) esclareceu minha dúvida, falando exatamente oq eu tava pensando:

OK.
Grande Elmer, quanto a resistencia está correttissímo, mas quanto ao angulo de Ackerman não. Porque ? Nosso hi steer foi projetado para trabalhar como ligação da caixa (direção/setor) as rodas, ou seja c vc instalar 2 peças sendo uma com 2 furos e outra com 1 furo para fazer o sistema completamente por hi Steer o angulo de Ackerman não será mantido.

Entendem? como eu mesmo havia dito, assim, com o dito "Angulo de "Ackenaton" (ou Tutankamon) ou Ackeman (sei la) alterado, certamente a coisa "complica" na hora de fzer uma curva (quanto menor o raio da curva, maior será meu problema pra virar)....

Aproveitando a oportunidade.. Ô Afonso, será que vc pode me falar pq os Hight Steer fabricados nao aproveitam tbem o próprio braço do munhao para diminuir ainda mais as tais "micromovimentações" que tanto exigem cuidados? (falar de custos nao vale! hehehe)

Afonso Carlos
07/05/2007, 16:48
OK, Grande Marcos, por causa de custos sim é só visualizar, o Hi Steer na sua posição, a distancia que fica dos braços do munhão, alem do que, para ser efetivo, teria que ser feito uma bucha conica para c ajustar ao furo do terminal, um prolongamento até o braço etc...

Abração.

Marcos ET
07/05/2007, 16:59
Outra coisa... nao sei se estou errado, mas um Hight Steer com o angulo de Ackeman correto, pela altura que ele vai ficar e pela angulação... por acaso a cabeça do terminal de direção nao vai esbarrar no pneu ou mesmo no aro da roda? Para sanar este problema, creio que o comprimento do braço do Hight Steer deva ser encurtado, exigindo uma barra de direção mais forte devido à mudança da alavanca... nao?

Marcos ET
09/05/2007, 11:59
Outra coisa.... procurando kits na internet... encontrei estes daih.

Será que isso permite a instalação da barra de direção nos olhais originais SEM Hight Steer? ao que parece, o prolongamento dos pinos deve colocar a barra de direção bem acima das molas caso seja montado na posição invertida às das fotos... a única coisa que me preocupa é o aumento no efeito de torçao que o olhal do munhao passará a sofrer.... alguem já viu destes kits?

[]'s NAO querendo re-inventar a roda... mas inconformado por só ver UMA única alternativa para a questao....

Elmer_Jeep
09/05/2007, 12:16
Outra coisa... nao sei se estou errado, mas um Hight Steer com o angulo de Ackeman correto, pela altura que ele vai ficar e pela angulação... por acaso a cabeça do terminal de direção nao vai esbarrar no pneu ou mesmo no aro da roda? Para sanar este problema, creio que o comprimento do braço do Hight Steer deva ser encurtado, exigindo uma barra de direção mais forte devido à mudança da alavanca... nao?

Sim, acontece exatamente o q vc falou pois os terminais saem da linha de centro do aro, mas isso pode ser resolvido usando espaçadores pra afastar as rodas.

[]'s

Elmer_Jeep
09/05/2007, 12:35
Outra coisa.... procurando kits na internet... encontrei estes daih.

Será que isso permite a instalação da barra de direção nos olhais originais SEM Hight Steer? ao que parece, o prolongamento dos pinos deve colocar a barra de direção bem acima das molas caso seja montado na posição invertida às das fotos... a única coisa que me preocupa é o aumento no efeito de torçao que o olhal do munhao passará a sofrer.... alguem já viu destes kits?

[]'s NAO querendo re-inventar a roda... mas inconformado por só ver UMA única alternativa para a questao....

Fala ET, esse esquema aí é pra montagem de terminais rotulares, e pra falar a verdade não gostei dessa altura toda...

Beto Lacerda
09/05/2007, 12:57
sem contar que terminais rotulares em sistema de direção + lama = folgas
[]'s

Marcos ET
09/05/2007, 15:13
Fala ET, esse esquema aí é pra montagem de terminais rotulares, e pra falar a verdade não gostei dessa altura toda...

Poize... eu tbem tava vendo isso.... acho que a alavanca aumenta tanto que pode romper o braço do munhao por torçao....

sem contar que terminais rotulares em sistema de direção + lama = folgas
[]'s

É... abrasividade alta.... mas tem uns destes com um revestimento de borracha..... se nao fosse o problema da altura, acho que seria uma boa saida...

José Augusto
09/05/2007, 16:38
Esse é um exemplo do que não deve ser feito, engana diretinho pois está bonito, mas conceitualmente errado, do jeito que está concebido vc acaba com o encaixe do pino cônico do munhão, esse sistema nunca fica sem folga.

Marcos ET
10/05/2007, 01:17
Esse é um exemplo do que não deve ser feito, engana diretinho pois está bonito, mas conceitualmente errado, do jeito que está concebido vc acaba com o encaixe do pino cônico do munhão, esse sistema nunca fica sem folga.

Poizé Augusto.. eu tbem nao concordo mto com esta adaptação.... mas encontrei ela em um Site Americano de preparaçao de veículos especiais... é uma coisa estranha... mas como nós temos o costume de dar certo crédito a tudo que vem dos EUA (tou falando tudo em questao ao automobilismo).. entao resolvi postar....