Ver Versão Completa : Velas Aquecedoras Hilux - CUIDADO!!!
Leonardo Dic
04/05/2007, 00:32
Pessoal ano passado coloquei umas velas aquecedoras do paralelo na Hilux, e como sempre antes do inverno dou uma olhada nelas. Fui mexer nisso agora a noite.
Resultado todas queimadas e ja caindo pedaços pra dentro do cilindro. Estavam muito duras pra tirar, pois queimam e vão encabeçando a ponta lá dentro. E pior uma delas quebrou no tirar, ficando uns 2 mm pra fora somente, acabei de tira-lá depois de 2 horas de trampo, gastei uma lata de WD, um alicate de bico, que fui limando a ponta dele e girando bem devagar saindo mm a mm, e tb muita, mas muita fé mesmo. Já tava vendo que teria que tirar o cabeçote fora. Mas deu certo. Mais foi um suadô.
Fica aí o aviso. Ou comprem original, ou da Bosch. Pois queimar e apodrecer as 4 velas em 1 ano de uso, vai ser ruim assim lá na China. E acho q convem retira-las pelo menos a cada 6 meses pra inspecionar.
Vai uma foto das belezas de velas. Pode ver q ja tava caindo material pra dentro do cilindro.
Abraços aliviados.
Bom dia amigo. sou novato por aqui e tambem com toytas bom eu comprei uma hilux e gostaria de saber qual a função das velas de aquecimento.
Leonardo Dic
05/05/2007, 20:31
All, procurei em varias concessionárias "as tar" velas e a original mais barata que achei foi a 640,00 as 4. Aí achei da Bosch Duraterm por 400,00 as 4. Fui comparar com as original na concessionaria e são iguais. Parece que as originais são Bosch. Aí depois olhando a embalagem da Bosch, vi que são Made in Japan. Fica aqui o código pra quem precisar. 0 250 202 096, não caiam no conto das chinesinhas a 25,00, quase tive que abrir o cabeçote por isso.
Neoti a função dessas velas é pré aquecer a camara de combustão antes da partida. Elas são ligadas a um timer q deixa ligada por no máximo 20 segundos apos ligar a chave ou ate o motor entrar em funcionamento. Aquela luz em forma de resistencia no painel indica a corrente q vai pra elas.
Abraço
ok leonardo muito obrigado pela explicação
J.Carlos
31/05/2007, 15:59
All, procurei em varias concessionárias "as tar" velas e a original mais barata que achei foi a 640,00 as 4. Aí achei da Bosch Duraterm por 400,00 as 4. Fui comparar com as original na concessionaria e são iguais. Parece que as originais são Bosch. Aí depois olhando a embalagem da Bosch, vi que são Made in Japan. Fica aqui o código pra quem precisar. 0 250 202 096, não caiam no conto das chinesinhas a 25,00, quase tive que abrir o cabeçote por isso.
Neoti a função dessas velas é pré aquecer a camara de combustão antes da partida. Elas são ligadas a um timer q deixa ligada por no máximo 20 segundos apos ligar a chave ou ate o motor entrar em funcionamento. Aquela luz em forma de resistencia no painel indica a corrente q vai pra elas.
Abraço
__________________________________________________ ________
Agora com a temperatura realmente baixa, próxima de 0 grau pela manhã, notei que a SW4 requer uma pequena pisada no acelerador para manter a rotação do motor, ao dar-se partida. Depois tudo bem.
Me veio então a idéia de talvez trocar as velas aquecedoras. Conforme já discutido no fórum, recomendam os colegas as originais ou da marca BOSH. Entretanto, liguei no serviço de atendimento da BOSH 0800, e fui informado de que não fabricam a tal vela aquecedora para motor toyota hilux diesel 3.0, apenas na versão 2.8 . Fica registrada a informação.
Grand Vinicius
27/09/2011, 17:57
Também queria pro meu Grand Vitara Motor Mazda RF, mas no catálogo da bosch só tem pro Tracker e Grand Vitara motor Peugeot RHZ :cry:
Mas valeu muito o alerta, pois já estava prestes a comprar essas: BauruLamp (http://www.baurulamp.com.br/produtos.aspx?Fabricante=111)
Será que prestam? São da Delphi. As que você comprou tinham marca?
E essas NGK (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-199370390-vela-aquecedora-gran-vitara-diesel-tracker-motor-mazda-_JM)?
elmestizo
27/09/2011, 19:14
NGK é top...............
v_jordao
04/07/2013, 12:43
rescucitando o tópico: amigos, quem ja usou velas aquecedoras da delphi, quais foram as conclusões: são duráveis, em relação a preço, encontrei em curitiba na loja 4x4 no hauer a R$45,00 cada uma, achei um ótimo preço se comparar com as importadas que tem loja vendendo a R$30,00 cada, então se puderem opinar agradeço. ontem tive o maior trampo trocando as velas, coloquei um jogo importado que eu ja tinha comprado no fim do ano passado, mais só agora deu problema, mas não botei fé nessas velinhas importadas, uma quebrou em cima onde prende a chapinha na primeira colocação, sorte que umas das velas velhas ainda prestavam, mais acho que vou trocar todas novamente, e estava pensando nessa marca "delphi", pois bosh aqui não encontrei em lugar nenhum.
Vlw pela dica amigo, boa observação. []s
v_jordao
05/07/2013, 07:01
então pessoal, antem fui na loja mas o rapaz que tinha me passado por telefone os preços disse que no momento não tinha a peça e segundo uma oficina passou pra ele, é usado nas hilux 2.8 a mesma vela da kia besta, alguém ja ouviu falar sobre isso? e se caso alguém no fórum utilize essas velas delphi se puder passar o código delas eu agradeço, lembrando que o código original toyota é 19850-54090,
então pessoal, antem fui na loja mas o rapaz que tinha me passado por telefone os preços disse que no momento não tinha a peça e segundo uma oficina passou pra ele, é usado nas hilux 2.8 a mesma vela da kia besta, alguém ja ouviu falar sobre isso? e se caso alguém no fórum utilize essas velas delphi se puder passar o código delas eu agradeço, lembrando que o código original toyota é 19850-54090,
Só fazendo a comparação, de qualquer forma, você está trocando seis por meia dúzia, pois são chinesas do mesmo jeito, aí já viu né, fique atento!
Amostardeiro
05/07/2013, 08:43
rescucitando o tópico: amigos, quem ja usou velas aquecedoras da delphi, quais foram as conclusões: são duráveis, em relação a preço, encontrei em curitiba na loja 4x4 no hauer a R$45,00 cada uma, achei um ótimo preço se comparar com as importadas que tem loja vendendo a R$30,00 cada, então se puderem opinar agradeço. ontem tive o maior trampo trocando as velas, coloquei um jogo importado que eu ja tinha comprado no fim do ano passado, mais só agora deu problema, mas não botei fé nessas velinhas importadas, uma quebrou em cima onde prende a chapinha na primeira colocação, sorte que umas das velas velhas ainda prestavam, mais acho que vou trocar todas novamente, e estava pensando nessa marca "delphi", pois bosh aqui não encontrei em lugar nenhum.
v_jordao
Anos atras tive muita dor de cabeça com as velas aquecedoras xingling, era um jogo a cada 2 meses, coloquei as Delphi e fim do problema, vendi a vtr uns dois anos depois com elas, é bom lembrar tem que ser avela especifica para cada motor.
Abs
v_jordao
06/07/2013, 08:43
então pessoal, li outros posts de proprietários das L200 que só resolveram o problema com velas aquecedoras usando as Delphi, então é por isso que vou arriscar, e o preço é aceitavel, aqui em curitiba nas lojas que vendem peças pra toyota a melhor que encontrei foi a delphi, bosh nem por sonho.
Mantiqueira
06/07/2013, 10:30
então pessoal, li outros posts de proprietários das L200 que só resolveram o problema com velas aquecedoras usando as Delphi, então é por isso que vou arriscar, e o preço é aceitavel, aqui em curitiba nas lojas que vendem peças pra toyota a melhor que encontrei foi a delphi, bosh nem por sonho.
Essas velas aquecedoras Bosh é igual caviar agente ouve falar, mas ninguém viu. :parede: Por isso te digo vá de original, na minha ex L200 eu troquei em 2006 e està funcionando atè hoje. É um sacrifício que vale a pena pelo tempo que elas duram.:concordo:.
Essas são as Bosch.
Bosch Glow Plug 1KZTE 3 0 Diesel Surf Landcruiser Hilux Prado KZJ120 KZN130 | eBay (http://www.ebay.com/itm/BOSCH-GLOW-PLUG-1KZTE-3-0-DIESEL-SURF-LANDCRUISER-HILUX-PRADO-KZJ120-KZN130-/120889852944?pt=AU_Car_Parts_Accessories&hash=item1c2598c410&vxp=mtr)
Não sei se são vendidas por aqui.
Grande abraço
Fabrizio
v_jordao
06/07/2013, 19:01
acho que é diferente da minha, visto que a sua é o motor 1kzt e o meu é o 2.8, o código no catalogo toyota pras sw4 92 - 96 e 18950-54090
pra minha seria essa:
http://www.ebay.com/itm/TOYOTA-CRESSIDA-HIACE-1-3-4-HILUX-2-LAND-X6-H10-N-BOSCH-GLUHKERZE-DURATERM-/370585605005?pt=DE_Autoteile&fits=Make%3AToyota&hash=item56489f938d (http://www.ebay.com/itm/TOYOTA-CRESSIDA-HIACE-1-3-4-HILUX-2-LAND-X6-H10-N-BOSCH-GLUHKERZE-DURATERM-/370585605005?pt=DE_Autoteile&fits=Make%3AToyota&hash=item56489f938d)
acho que é diferente da minha, visto que a sua é o motor 1kzt e o meu é o 2.8, o código no catalogo toyota pras sw4 92 - 96 e 18950-54090
pra minha seria essa:
http://www.ebay.com/itm/TOYOTA-CRESSIDA-HIACE-1-3-4-HILUX-2-LAND-X6-H10-N-BOSCH-GLUHKERZE-DURATERM-/370585605005?pt=DE_Autoteile&fits=Make%3AToyota&hash=item56489f938d (http://www.ebay.com/itm/TOYOTA-CRESSIDA-HIACE-1-3-4-HILUX-2-LAND-X6-H10-N-BOSCH-GLUHKERZE-DURATERM-/370585605005?pt=DE_Autoteile&fits=Make%3AToyota&hash=item56489f938d)
To usando Bosch. Um amigo daqui de Brasilia me faz preco com desconto, pq compro como pessoa juridica. Abracos
v_jordao
07/07/2013, 22:14
To usando Bosch. Um amigo daqui de Brasilia me faz preco com desconto, pq compro como pessoa juridica. Abracos
E esse amigo não vende pra mais amigos? essas velas são mosca branca no mercado.
Te falar, assim que tiver a oportunidade vou comprar um jogo e deixar de standby, vai saber né.
Te falar, assim que tiver a oportunidade vou comprar um jogo e deixar de standby, vai saber né.
Amigo, me enganei. Não é Bosch, e sim NGK. Saudações
v_jordao
08/07/2013, 19:44
encontrei aqui em curitiba a bosch por míseros R$ 168,00 cada, o que acham, to pensando nessas via ebay
:GLP042 Bosch Glow Plug Toyota 4 Runner 2 4 Turbo Diesel 90 95 2Lt 92BHP | eBay (http://www.ebay.com/itm/GLP042-BOSCH-GLOW-PLUG-TOYOTA-4-Runner-2-4-Turbo-Diesel-90-95-2LT-92bhp-/380623942063?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM&hash=item589ef471af)
v_jordao
08/08/2013, 21:49
Hoje chegaram as velas que comprei no e-bay, acabei comprando um jogo da marca NGK, custou menos que paralela aqui no brasil e demorou cerca de 20 dias para chegar, código Y-715 (5376) semana que vem arranco fora as paralelas que coloquei lá pra quebrar um galho antes que o pior aconteça
Olá Viatureiros do TÓPICO: VELAS AQUECEDORAS HILUX - CUIDADO!!! (http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/28094-velas-aquecedoras-hilux-cuidado.html)
Para quem possa interessar e ainda não conhece, segue o site em que voces poderão consultar tudo e de todos os carros, poderão ver todas as marcas e códigos de todas as peças, inclusive as originais têm o mesmo código que varias paralelas. Esse link é das hilux 2.8 diesel ( as japonesas):
Car Part for TOYOTA HILUX II Pickup (_N_) 2.8 D All-wheel Drive: Glow Plug (http://www.findpart.org/car/toyota-hilux-ii-pickup-n-28dall-wheeldrive/10252)
grande abraço
v_jordao
15/08/2013, 13:58
hoje troquei as velas, as que estavam lá, troquei mes passado e tinham rodados uns 500 km, estavam até que boas, mas o meu maior medo era que se deixasse por muito tempo lá, pudessem vir a estourar dentro do bloco e depois o barato sair caro, coloquei as NGK, ficou ótimo, ainda mais pra nosso clima aqui de Curitiba.
OLÁ PESSOAL A DELPHI NÃO FABRICA VELA PARA A SW4 97 3.0 TD, CONVERSEI COM MECÂNICOS QUE TRABALHAM COM TOYOTA , ME FALARAM QUE PODE COLOCAR A DA 2.8 QUE FUNCIONA PERFEITAMENTE, ELA É MAIS CURTA 1.5 mm, O QUE ACHAM É ISSO MESMO
OLÁ PESSOAL A DELPHI NÃO FABRICA VELA PARA A SW4 97 3.0 TD, CONVERSEI COM MECÂNICOS QUE TRABALHAM COM TOYOTA , ME FALARAM QUE PODE COLOCAR A DA 2.8 QUE FUNCIONA PERFEITAMENTE, ELA É MAIS CURTA 1.5 mm, O QUE ACHAM É ISSO MESMO
Sinval, recebi essas velas da Ferraço que mandaram por engano. NÃO COMPRE. Se ela é menor, é pq NÃO é pro seu carro. Velas pra nossas SW SÓ originais. São caras, mas rodam fácil 100 k km!
OK dorderf (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/21820.html)
,
VOU DE ORIGINAL OBRIGADO
hoje troquei as velas, as que estavam lá, troquei mes passado e tinham rodados uns 500 km, estavam até que boas, mas o meu maior medo era que se deixasse por muito tempo lá, pudessem vir a estourar dentro do bloco e depois o barato sair caro, coloquei as NGK, ficou ótimo, ainda mais pra nosso clima aqui de Curitiba.
v_jordao, como esta sendo a experiencia ?
sandro_ventania
27/01/2015, 12:34
Estou usando Delphi, já a alguns milhares de km...até agora, tudo bem!
jipinhotoyota
27/01/2015, 22:48
As minhas também são DELPHI, trocadas há cerca de 20.000Km. Até agora, tudo tranquilo.
Nada de comprar de outra marca que não seja a original, BOSCH, NGK ou DELPHI. Essas muito baratinhas sairão caro.
v_jordao
05/02/2015, 09:51
nunca mais tive problemas, eu comprei através do ebay,
Victor420
22/02/2016, 12:38
Qual o código da aquecedora para japa 1995 2.8?
Qual o código da aquecedora para japa 1995 2.8?
19850-54090
Alguém conhece esta marca de vela anunciada no Ebay?4 STÜCK You s Orignal Glühkerzen Toyota 4Runner 95 02 3 0 Turbo D 92 KW Neu | eBay (http://www.ebay.com/itm/4-Stuck-YOU-S-Orignal-Gluhkerzen-TOYOTA-4RUNNER-95-02-3-0-Turbo-D-92-KW-NEU-/161875074760?hash=item25b0819ec8:g:fXEAAOSw9mFWNPx H)
A minha vou dar uma olhada nas velas e provavelmente vai ser preciso trocar.. No ML as Delphi estão com preço otimo.. mas a minha Japa está sem o fusível da vela.. qual fusível usar e como testar se está funcionando ok as velas... Grato a Ajuda...
SandroGaúcho
07/09/2016, 21:01
A minha vou dar uma olhada nas velas e provavelmente vai ser preciso trocar.. No ML as Delphi estão com preço otimo.. mas a minha Japa está sem o fusível da vela.. qual fusível usar e como testar se está funcionando ok as velas... Grato a Ajuda...
Oi Eliezer
O eletricista pensou em trocar o relê quando aconteceu comigo mas não foi preciso, de acordo com que ele falou é um relê mais potente e em torno de 100 reais.
Para testar as velas eu li muito aqui no Forum e pesquisei videos mosntrando como se faz e é bem tranquilo.
As velas Delphi foi fácil de achar e na troca verifiquei que a minha Toyota estava usando velas chinesas e isso foi por uns 5 anos.
Espero ter ajudado!
SandroGaúcho
07/09/2016, 21:25
Apenas complementando:
As velas que foram substituídas: NCK HP-22 11v.
As velas novas: DELPHI DS-004 (R$58,00 cada)
Sandro
Oi Eliezer
O eletricista pensou em trocar o relê quando aconteceu comigo mas não foi preciso, de acordo com que ele falou é um relê mais potente e em torno de 100 reais.
Para testar as velas eu li muito aqui no Forum e pesquisei videos mosntrando como se faz e é bem tranquilo.
As velas Delphi foi fácil de achar e na troca verifiquei que a minha Toyota estava usando velas chinesas e isso foi por uns 5 anos.
Espero ter ajudado!
Apenas complementando:
As velas que foram substituídas: NCK HP-22 11v.
As velas novas: DELPHI DS-004 (R$58,00 cada)
Sandro
No ML tem as da Delphi.. na faixa de 50 cada...
Victor420
31/10/2016, 13:54
538395
Velas Delphi Made in italy
JDANIELDIAS
25/03/2017, 09:54
Bom dia a todos!
Pessoal, li o tópico e descobri algumas coisas... estou precisando de velas aquecedoras para minha SW4, 3.0, 2000, TD... alguém pode me indicar alguma coisa???
Euclides Mendonça Júnior
22/06/2017, 21:03
Gostaria de saber ae está vela aquecedora e para usar na Toyota Prado.?
Boa noite, gostaria de saber qual os “sintomas” que o carro apresenta quando as velas aquecedoras estão precisando ser trocadas!
Eu tenho uma sw4 diesel 2013 adquirida há três meses, portanto, sou iniciante nesse nível de carro.
A minha tinha 129.000 km quando comprei e no negócio ficou acordado que a concessionária me entregaria a mesma com uma revisão completa e que equivaleria aos 130 mil km. Duas coisas não ficaram boas, umas foram as pastilhas de freio que ficaram fazendo um barulho horrível ao frear, principalmente dando ré, mas já está sendo solucionado( estou aguardando chegar as pastilhas originais). Mas uma coisa me encuca MUITO, ao dar a partida pela primeira vez no dia, com uma 10/15 segundos “o tom” do motor muda, começa um barulho de estalos( nada muito alto) mas me deixa chateado por não saber do que se trata!
Se alguém puder me ajudar, eu agradeço de antemão.
OBS: Li em um tópico aqui que tem que esperar as luzes apagarem, estou fazendo isso... Mas primeiras vezes que esperei apagar, o barulhinho simplesmente não apareceu, mas agora, mesmo esperando os mesmos 10, 15 segundos com meia chave para depois ligar, o barulho retornou!!!
Graxa veia
09/08/2019, 18:42
Sintomas de velas queimadas:
Dificuldade de pegar a frio ou fumaca branca quando pega.
Esses estalos podem ser O oleo recém subindo para o comando de válvula, batendo um pouco os cames nos tuchos...Mas isso é normal.
Antunes Freire
07/11/2019, 07:41
Bom dia meu caro, ví sua publicação você poderia me informar onde comprou seu jogo de velas, tenho uma SW4 2002. Meu Zap é 85 9 9697-8101
Abraço
Antunes Freire
08/11/2019, 10:42
Bom dia meu caro, onde você comprou as velas da bosch tenho uma SW4 2001/2002 e estou com uma delas queimada e está dando trabalho para pegar pela manha tenho que da na chave umas 2 vezes e na terceira da uma segurada para pegar segundo o mecânico é por conta de uma das velas.
Velas aquecedoras, nos motores diesel, fazem um pré aquecimento do combustível, facilitando a partida a frio, economizando bateria e motor de partida. Qdo estão queimadas, os sintomas estão descritos neste tópico. A priori, todos os motores diesel precisam destas velas aquecedoras. Mas, atenção: cada tipo de motor, exige o seu tipo específico de velas de pré aquecimento. A vela é específica com rosca, tamanho e amperagem, específica para o motor designado. Não comprem as chinesas, por motivos já descritos aqui. O Idea, é retirar uma das velas pra saber o comprimento e outros dados. Marcas boas, Bosch, Delphi, denso, e......se for de fabricação japonesa, aínda que não seja uma destas marcas, podem colocar. Tem a loja América, de ponta Porã, que consegue estas velas aquecedoras destas marcas citadas ou outras, japonesas.