Ver Versão Completa : pneu recauchutado
rogeriomasih
03/05/2007, 16:42
Estou pensando em usar pneus recauchutados na traseira da minha Ranger (235/75/15). Alguém já utilizou ou tem alguma informação?
Utilizo MUITO em estrada (viagens de 600km), pouco na praia e quase nada na lama.
ramonpoa
03/05/2007, 17:44
caminhão e ônibus são os reis do recauchutados, andam muito, vivem disso e as velocidades não são lá essas coisas.....
a recauchutagem é um processo à parte. tem a BOA recauchutagem e a MÁ... como descobrir qual a sua? é um problema....
não é a toa que foram proibidos para moto.... era um tombo atrás do outro...
se a carcaça do pneus nào estiver boa, não for bem lixado, o processo nào for bem feito, a banda nào for de qualidade, etc...etc... fica uma bosta....
como ando sempre meio "colado" não arriscaria rechachutado......
É aquela velha história.... o camarada economiza na troca de óleo, botando umd e qualidade inferior, quando mesmo o sintético, trocado a cada 10.000km custa menos que UM tanque de combustível....
Faça as contas de custo p/km.... compare com o combustível... sinceramente... acho que não vale a pena (para SUA segurança). Se for botar a bicha no trabalho,m com empregados, etc.... compra lá os recauchutados do paraná (que parecem de boa qualidade)....
mas se é para você e sua família... acho que não vale a economia...
Edintruder
03/05/2007, 17:55
As recapagens atuais duram muito e oferecem um bom nível de segurança. O único cuidado é manter a calibragem correta dos pneus e respeitar os limites de velocidade recomendados pelo recauchutador. Do contrário não apresenta maiores riscos.
murilloaquino
03/05/2007, 18:09
Nos camionhoes e onibus sao permitidos apenas nas rodas traseiras, que tem rodado DUPLO.
Eu penso q pneu recauchutado somente em ULTIMO caso, pois nao acredito na hipotese e segurança agente nao brinca, inda mais quando ce vai andar a mais d 100 por hora...
cincero g silva
03/05/2007, 19:28
Estou pensando em usar pneus recauchutados na traseira da minha Ranger (235/75/15). Alguém já utilizou ou tem alguma informação?
Utilizo MUITO em estrada (viagens de 600km), pouco na praia e quase nada na lama.
amigão....... recauchutado em picape jamais! pois voce não terá nenhuma segurança e não dá balancamento, mas recapagem pode ser usado sim desde que seja de uma empresa renomada e se a cacaça do pneu der recapagem com garantia, se voce recapar com as marcas MORANGONI ou BANDAG, com certeza tera pneu pra rodar por muito tempo, as morangonis geralmente dão quase a mesma quilometragem do pneu novo e tem a vantagem de não ter imenda na banda de rodagem ou seja o anel da banda de rodagem vem inteiro, agora recauchutado esqueça pois é muito perigoso
Pequeno jr
03/05/2007, 20:02
rogerio,
Claro q não sabemos como está a condição do seu bolso, mas se vc puder não compre pneus recauchutados.
Como vc disse q não passa em lama e roda muito acho q uns bons pneus ST resolveriam o seu caso.
Walter L. L. Casitta
03/05/2007, 20:30
Justamente em estradas os recauchutados não deveriam ser usados...
emerson_dickel
03/05/2007, 21:12
Eu usei pneus remold (uma evolução da recapagem) se eh que se pode dizer isso, em um Celta, e não gostei.
Em pickup não recomendo, se a grana esta meio curta ou tem outras prioridades, eh melhor vc comprar o pneu "primeira vida" não sei como são conhecidos na tua cidade, mas certamente deve ter, aqui tah inundando o mercado.
O que vem a ser os pneus "primeira vida"
São pneus importados (normalmente europa) que eles trocam quando fica um pouco gasto e eles trocam (lembrando que o padrão deles eh muito superior ao nosso ou seja ganham muito mais e as coisas custam menos lá :(
o pneu de pickup/utilitario vem em media com 9 mm (milimetros) de borracha quando novos, e vc consegue pneus com mais de 5 mm se vc tiver um pouco de sorte e saber onde ir.
Eu pessoalmente estou indo pegar um jogo amanha para mim (por ser amigo de um importador (que compra os containers da europa) ele tem separado 2 jogos (4 michelin 265 / 75 R 16 com 6mm de borracha) ou seja dura uns 40 mil km pra mais. e outro jogo de (4 bridgestone 265 / 75 R 16 com 7 mm de borracha) ou seja pneus de ótimas marcas, e a um preço de aproximadamente R$ 200,00 cada um. Pra mim escolher qual jogo quero.
Sendo que os 235 saem por menos, pessoalmente como o cara eh meu amigo e me deve uns favores ele vai me entregar os 4 por R$ 600,00 ou seja R$ 150,00 por pneu.
Sendo que esses pneus novos custam uns R$ 600,00 cada, e o 235 / 75 R 15 vc consegue por uns R$ 150,00.
Acho que vale a pena vc procurar.
Apesar de não serem novos, eh só vc verificar 3 coisas neles
1 = se não esta com banda de rodagem deslocada, pois senão não vai dar balanceamento
2 = se não esta gasto irregularmente (tipo só a parte de dentro, as laterais, ou até gasto torto.
3 = ver se não esta ressequido (alem de ver fisicamente, ver a data de fabricação do pneu que sempre tem estampado em cima.
Obviamente ver se não eh fruto de remendos nos pneus/frezamento/manchão mas isso não precisa nem falar né :)
Mas no geral vc consegue pneus bons, (com uns 20 mil km de uso ou menos) de boas marcas (Bridgestone/Michelin/Dunloop etc) a preços bons sem correr os riscos dos recapados/remoldados.
Um grande abraço e boa sorte
Pneu recauchutado em picape, é fria principalmente se é para andar mais em estradas, se não me engano esse tipo de pneu tem limite de velocidade, a maioria das vezes é de 80 km/h, como já disseram diversos companheiros, tem coisas que não devemos "economizar", lembre-se um jogo de pneus BEM UTILIZADOS, duram aproximadamente 60.000 km.
[]´s.
Pequeno jr
03/05/2007, 21:45
X2 Joris,
Economizar em segurança jamais. Ainda mais se tiver família.
A idéia do Emerson dickel é boa.
O que vem a ser os pneus "primeira vida"
São pneus importados (normalmente europa) que eles trocam quando fica um pouco gasto e eles trocam (lembrando que o padrão deles eh muito superior ao nosso ou seja ganham muito mais e as coisas custam menos lá :(
Apesar de não serem novos, eh só vc verificar 3 coisas neles
1 = se não esta com banda de rodagem deslocada, pois senão não vai dar balanceamento
2 = se não esta gasto irregularmente (tipo só a parte de dentro, as laterais, ou até gasto torto.
3 = ver se não esta ressequido (alem de ver fisicamente, ver a data de fabricação do pneu que sempre tem estampado em cima.
Obviamente ver se não eh fruto de remendos nos pneus/frezamento/manchão mas isso não precisa nem falar né :)
Não se esqueça da especificação climática de uso do pneu: Pneus de uso no verão da Europa, rodam bem no nosso Inverno, os de inverno de lá,,,,, acabarão rapidinho.....
Se o pneu estiver "Winter" ou "Snow" gravado na lateral, esqueça.....
abs
Edintruder
03/05/2007, 23:15
Eu só faço recapagens dos pneus da nossa frota de caminhões com borrachas Vipal e quando o recauchutador me dá garantia da carcaça. Em empresa que presta serviço de qualidade, a carcaça é raspada ficando lisa e após passa num aparelho de ultra-som que scaneia por deslocamentos de lonas e arames quebrados, se passar está ok e pronta para recapagem.
nos caminhões, eu utilizo no eixo dianteiro apenas primeira vida e rodo no máximo 100.000 km e passo para a carreta para desgastar até 3mm de sulco. No eixo de tração recapo apenas uma vez e na segunda recapagem vai para a carreta. Na carreta tenho carcaças que duram até três recapagens e após viram estepes. Claro que eventualmente estoura algum, mas se considerar que a nossa frota anda sempre pesada também contribui, mas mesmo assim no ano passado tive apenas 15 pneus para descarte por problemas de carcaça numa frota de 11 veículos que rodam sempre acima de 16.000km mês.
Na minha caminhonete eu pretendo recapar os 33" pois rodo muito pouco em estrada e em altas velocidades, dessa forma não terei grandes riscos de falta de segurança, porém para uso freqüente em estrada no eixo de tração não tem grandes riscos não, e é até normal de se encontrar caminhonetes nessa condição.
emerson_dickel
04/05/2007, 00:09
Não se esqueça da especificação climática de uso do pneu: Pneus de uso no verão da Europa, rodam bem no nosso Inverno, os de inverno de lá,,,,, acabarão rapidinho.....
abs
Verdade Ric Mac, não tinha lembrado desse detalhe, pelo fato de o importador amigo meu só trazer pneu de verão.
Mas bom lembrar mesmo
ramonpoa
04/05/2007, 09:11
abs
Nunca reparei essa indicação em pneus (snow)
Os pneus para lama e neve (mud and snow, ou M+S descrito na carcaça) mais tem a ver com seu desenho do que o tipo de borrachas nele empregado, sendo comum que todos pneus At ou com alguma coisa off tenham indicação M+S......
tem vários links na net sobre o assunto:
http://carros.hsw.com.br/pneus3.htm
Olha só, em Setembro de 2004 comprei meu atual veículo (S10 2.2 MPFI cab. simples). Ela veio com 4 pneus meia-vida, sendo os dianteiros Firestone e os traseiros Goodyear Wrangler, ambos na mesma medida. Logo notei que os traseiros eram recauchutados, mas como foi negócio de ocasião, resolvi pegá-la assim mesmo, para tão logo trocar seus rodantes. Quando a peguei, estava com 121 mil kms e alguma coisa. Mês passado viramos o velocímetro nos 200 mil, hoje devo estar com 203 mil e alguma coisa. Os pneus traseiros parecem estar como comprei, parece não gastar. Os dianteiros estão começando a apresentar os sinais de cansaço. Não duram mais 10 mil kms, enquanto que os traseiros, se for necessários, creio que possa rodar mais uns 25 mil ou até mais. Olha que 95% do uso é urbano/estrada e 5% terra. Muitas vezes na época de chuva, brinco com a pickup em retornos, fazendo patinar e jogar a traseira. Nunca detonou os pneus. Já viajei muito com a pickup. Desde que a comprei, nunca troquei um pneu, nunca furou sequer. Não gosto de correr, no máximo 120km/h. No mais é 80-90-100. Vou trocá-los em breve. Pretendo colocar uns BS COLWAY (235R15, na faixa de 290 cada pneu aqui no DF). Um amigo rodou 90 mil kms numa Blazer 2.5D com um jogo desses pneus, sem apresentar um problema sequer, além de outras pessoas que conheço que rodaram em pneus R13 muitos e muitos kms. Acho que é isso. Grande abraço.
cincero g silva
04/05/2007, 13:08
Olha só, em Setembro de 2004 comprei meu atual veículo (S10 2.2 MPFI cab. simples). Ela veio com 4 pneus meia-vida, sendo os dianteiros Firestone e os traseiros Goodyear Wrangler, ambos na mesma medida. Logo notei que os traseiros eram recauchutados, mas como foi negócio de ocasião, resolvi pegá-la assim mesmo, para tão logo trocar seus rodantes. Quando a peguei, estava com 121 mil kms e alguma coisa. Mês passado viramos o velocímetro nos 200 mil, hoje devo estar com 203 mil e alguma coisa. Os pneus traseiros parecem estar como comprei, parece não gastar. Os dianteiros estão começando a apresentar os sinais de cansaço. Não duram mais 10 mil kms, enquanto que os traseiros, se for necessários, creio que possa rodar mais uns 25 mil ou até mais. Olha que 95% do uso é urbano/estrada e 5% terra. Muitas vezes na época de chuva, brinco com a pickup em retornos, fazendo patinar e jogar a traseira. Nunca detonou os pneus. Já viajei muito com a pickup. Desde que a comprei, nunca troquei um pneu, nunca furou sequer. Não gosto de correr, no máximo 120km/h. No mais é 80-90-100. Vou trocá-los em breve. Pretendo colocar uns BS COLWAY (235R15, na faixa de 290 cada pneu aqui no DF). Um amigo rodou 90 mil kms numa Blazer 2.5D com um jogo desses pneus, sem apresentar um problema sequer, além de outras pessoas que conheço que rodaram em pneus R13 muitos e muitos kms. Acho que é isso. Grande abraço.
ola amigo esse pneu que esta em sua picape deve ser RECAPADO e não RECAUCHUTADO, o pneu recapado so é trocado a parte rodante do mesmo e é feito a frio, mas o recauchutado é trocado apartir da cintura do pneu e é feito a quente e geralmente é feito em pneus que não dá recapagens ou seja sem garantias, inclusive os pneus recapados podem ser usado em anibus, o que não pode ser feito com os recauchutados por ser proibido por lei, quanto a comprar esse bs colway, eu comprei uma picape com esses pneu e estavam bem novinhos mas eles acabaram com 10mil kms são uma porcaria alem de ter ficado todo deformadoparecia uma salsicha, um pneu barato e muito bom são os pneus KUMHOS ou hankuk da coreia do sul duram iguais aos good year, eu tenho carretas e so uso eles. abs
rogeriomasih
04/05/2007, 22:04
Me expressei mal...estava realmente querendo falar em recapagem. Nesse caso, tua opinião é favorável?
amigão....... recauchutado em picape jamais! pois voce não terá nenhuma segurança e não dá balancamento, mas recapagem pode ser usado sim desde que seja de uma empresa renomada e se a cacaça do pneu der recapagem com garantia, se voce recapar com as marcas MORANGONI ou BANDAG, com certeza tera pneu pra rodar por muito tempo, as morangonis geralmente dão quase a mesma quilometragem do pneu novo e tem a vantagem de não ter imenda na banda de rodagem ou seja o anel da banda de rodagem vem inteiro, agora recauchutado esqueça pois é muito perigoso
rogeriomasih
04/05/2007, 22:07
no caso dos recapados, como ressaltou o Cincero, tua opinião é a mesma?
Justamente em estradas os recauchutados não deveriam ser usados...
rogeriomasih
04/05/2007, 22:11
Vc acompanhou a estória da diferença entre recauchutado e recapado, né?
Nesse contexto, tua opinião é a mesma?
Pneu recauchutado em picape, é fria principalmente se é para andar mais em estradas, se não me engano esse tipo de pneu tem limite de velocidade, a maioria das vezes é de 80 km/h, como já disseram diversos companheiros, tem coisas que não devemos "economizar", lembre-se um jogo de pneus BEM UTILIZADOS, duram aproximadamente 60.000 km.
[]´s.
Bom pelo o que eu sei, a maioria de recalchutadoras não fazem esse tipo de serviço em pneus de pick-ups, dizem q as pick-uk andarem em alta velocidade não é recomendavel, ja em veiculos maiores, são usado mais no traseiros, ja os pneus remoldados eu tb não recomendaria:discordo: , aqui, ja adquiri esses da BS colway:putz: , e toda as viaturas que a usaram naõ aguentaram nem 3000km, estouram do nada.
murilloaquino
05/05/2007, 01:06
Eu tb nao recomendo...
Nao sei como q o pessoal diz a roda quase 100.000 km com esses pneus recauchutados.To axando q vou ter q carregar o carro nas costas agora.Todas as marcas de pneus q tive dura em media 50.000, no maximo 60.000km e ja estao quase na lona...
E olha q sao pneus de fabricantes reconhecidos....
Waldir Carlos
05/05/2007, 09:02
abs
:palmas::palmas: Nessa discussão sobre pneus, dentre outras não menos importantes opiniões, destaco e aplaudo esse teu alerta Ric Mac. É muito comum a gente ouvir a frase: "no meu carro, só boto pneus importados". Tudo bem, é uma opção. Sou leigo no assunto mas é preciso considerar o "projeto" do pneu, afinal "queimar" borracha em solo [clima tropical] brasileiro, difere bastante da concepção européia e tal.
[]s
Edintruder
05/05/2007, 16:58
Recauchutado e recapado é a mesma coisa, em ambos é apenas trocada a banda de rodagem. O serviço que vai de talão a talão é o remoldado.
cincero g silva
05/05/2007, 20:22
Recauchutado e recapado é a mesma coisa, em ambos é apenas trocada a banda de rodagem. O serviço que vai de talão a talão é o remoldado.
negativo edin, são completamente diferentes eu rodo minhas carretas sempre recapando banda de rodagem dos pneus, quando tem que ser recauchutado jogo fora, pra voce ter ideia eu rodei 20 pirelli th25 na traçao e 14 deles deram 3 recapagems cada, e olhe que minhas carretas so fazem Rondonia e Para aqui pra minas com madeiras, nos recapado so troca banda de rodagem nos recauchutados trocado é ate a cintura do pneu, ja os remold troca-se toda a borracha externa do pneu ate o anel de aço ou talão, ou seja remolds e racauchutados nao prestam
dalmolin
06/05/2007, 10:22
Eu tenho 2 recapados na traseira da F250...
No começo sao muuuito ruins , ateh a 80 ph ficam puxando... com uns 3 mil km jah começam ficar menos ruins.
Ainda naum passei de 170 , porque as retas aki são de no max 800 m , mas quanto a estourah por causa de velocidade eh conversa fiada.
As recapadoras nao fazem nemhum aviso do tipo nao passe de 80 ph , pelo contrario , eles dao garantia de se andar com 80 lbs e 2 ton em cima.
O cuidado com um pneu single , eh redobrado , qualquer naum conformidade o pneu eh descartado.
sergiozocchio
23/11/2009, 22:44
Boa noite, pessoal, tambem estava pensando em comprar pneus rechautados para a minha l200, pesquisei em vários topicos aqui do forum, pesquisei praticamente todos os sites de pneus rechautados, inclusive da Vipal, o maior fabricante nacional de bandas ( recapagem a frio), estudei a diferença também, fui visitar pessoalmente a Botta pneus e e gama 4x4 que vende peneus da genius, a minha conclusao, é a seguinte, não vale a pena a diferença de preço é pequena, o alinhamento não fica bom para veiculo que chega facilmente a 140 Km:hora, comparando pneu maxxis mud com pneus botta, a diferenca para pagamento parcelado já incluso canera agricola a R$ 70,00, ficou aapenas R$ 50,00, para comprar pneu novo.
abraços
rogeriomasih
23/11/2009, 23:46
Não achei este pneu maxxi mud:
http://www.maxxis.ind.br/portal/produtos/
eduardo1968
24/11/2009, 23:38
Caros amigos,
Depois de ler todo esse tópico e refletindo sobre o q já vivenciei sobre pneus. Desde a época q trabalhava em fazendas e rodava uns 120.000 Km/ano em d20 e f1000 (30% chão e 70% asfalto) cheguei a uma conclusão:
quase todo tipo de pneu é sorte, seja recapado, recauchutado, remoldado ou importado 1ª vida (lixo europeu), senão vejamos:
1) Quase morri numa d20 a 100 km/h quando estourou um pneu dianteiro do lado do carona num asfalto bom. O pneu era zero, ATX da firestone q eu tinha trocado 2 hs antes do acidente. A pickup rodopiou num aclive, sorte q consegui segurar na caixa e não vinha nenhum carro do outro lado da pista. Levei na loja e depois de 3 meses de enrolação me deram um novo.
2) Usei pneus recapados na trazeira de uma f1000 q duraram 50.000 km sem problema nenhum. Também eram ATX da firestone.
3) Num clio q tive coloquei os 4 pneus reconstruídos, 2 não pegaram balanceamento e tive q trocar mais 2 vezes até me venderem um conjunto bom, além disso o carro perde muito em estabilidade com esses pneus, mesmo bem balanceados, são muito macios.
4) Já vi apreensão no depósito da Receita Federal de pneus 1ª vida, se for analisá-los de cada 4 q vem 1 é bom, o restante tem defeito oriundo de geometria (cambagem), ou tem micro rachaduras ou está com a validade estourando.
Abs
Eduardo
MAURI DE
18/11/2011, 05:05
Olá Pessoal,
Depois de ter lido atentamente o tópico, axo ke me meti numa enrrascada.
tenho uma ranger 2.5 xl supercab 2001 motor maxion.
que tem agora 2 pneus atr scorpion na frente, que aliás são muito bons em conforto, que até parece ke troquei os amortecedores, Já os pneus traseiros, tenho um Goodyear LT 235x75x15 RT/S novinho E do outro lado do eixo um Pirelli meia vida. e no step um Bridgestone, e mais um bridge largado na carroceria.
Pergunta: tem algum problema rodar com pneus de marcas diferentes, mas de mesma bitola ?
alguem pode me ajudar ai. Desde ja agradeço:?
rogeriomasih
18/11/2011, 07:16
é 4x4 ou 4x2?
a marca não faz grande diferença, o problema é o tamanho e a diferença em função do desgaste. De qualquer forma, acredito que o diferencial compensa a diferença.
No meu entendimento, o único problema do scorpion é que acaba muito rápido.
christian hackbarth
18/11/2011, 15:29
se forem do mesmo tamanho, vai tranquilo. principalmente no eixo trazeiro.
é uma pena estarmos tão longe, pois tenho um goodyear igual ao teu e um pirelli novinhos guardados em casa, até anunciei eles aqui no forum.
BRAVOECONOVEMBER
19/11/2011, 09:11
Olá Pessoal,
Depois de ter lido atentamente o tópico, axo ke me meti numa enrrascada.
tenho uma ranger 2.5 xl supercab 2001 motor maxion.
que tem agora 2 pneus atr scorpion na frente, que aliás são muito bons em conforto, que até parece ke troquei os amortecedores, Já os pneus traseiros, tenho um Goodyear LT 235x75x15 RT/S novinho E do outro lado do eixo um Pirelli meia vida. e no step um Bridgestone, e mais um bridge largado na carroceria.
Pergunta: tem algum problema rodar com pneus de marcas diferentes, mas de mesma bitola ?
alguem pode me ajudar ai. Desde ja agradeço:?
Mauri, teoricamente não tem problema. Mas sempre é recomendável ter o mesmo pneu no eixo que for montado, para não dar diferença de comportamento. E muito recomendado é ter sempre o PAR de pneus do eixo no mesmo desgaste, para evitar rodar com uma roda menor que a outra, também por motivos de comportamento dinâmico, puxar, etc. Se fosse no eixo dianteiro aposto que estavas sentindo ela puxar, mas as vezes dá pra sentir mesmo no eixo de trás. Se eu fosse você, fazia um rolo com essa pneuzada aí pra conseguir um par maisoumenos pra botar na traseira, e ficar com um "ruinzinho mais bom" no estepe.
Daí deixa de carregar esse peso morto na caçamba sem uso também... kkkk.
Imperador!
19/11/2011, 17:44
Mauri, teoricamente não tem problema. Mas sempre é recomendável ter o mesmo pneu no eixo que for montado, para não dar diferença de comportamento. E muito recomendado é ter sempre o PAR de pneus do eixo no mesmo desgaste, para evitar rodar com uma roda menor que a outra, também por motivos de comportamento dinâmico, puxar, etc. Se fosse no eixo dianteiro aposto que estavas sentindo ela puxar, mas as vezes dá pra sentir mesmo no eixo de trás. Se eu fosse você, fazia um rolo com essa pneuzada aí pra conseguir um par maisoumenos pra botar na traseira, e ficar com um "ruinzinho mais bom" no estepe.
Daí deixa de carregar esse peso morto na caçamba sem uso também... kkkk.
Investimento em step de picape é perda de dinheiro, porque pneu novo (no step) no chama a atenção dos vagabundos.
Qualquer pneu o step resolve e, no meu ver, quanto mais velho (desde que rode), melhor.
Por tudo isso que o inmetro normatizou os processos.
Quer pneu bom recapado? Escolha uma empresa certificada e pronto.
Agora o cara vai ali no zé do caixão na beira da BR perto do cemiterio e compra um pneu "novo" recap, marca diabo por "deiz real" e depois vem chorar que o pneu não presta...afffff