Ver Versão Completa : adaptação de feixes de molas
diego marcelo
15/04/2004, 10:15
Pessoal, estou querendo uma suspensão mais mole, porém boa pra trilha, conservando o sistema de feixes de molas. Andei num jeep com molas de toyota e adorei :D porem um mecânico me disse que tem mil problemas com jiming. :oops: Meu jipinho é um cj3b, poderia alguem me orientar mais detalhadamente nas modificações que devo realizar, assim como que peças devo utilizar; tipo: modelo e ano do feixe, suportes, tamanho do alongamento de chasis se for necessario, etc... e por último. Será que as de ranger, estrada ou blazer ficam melhor do que as de toyota?????????? muito obrigado.
O quê que é "jiming"?!?!
Se for "shimmy" o prroblema que está falando, isso tem poquíssimo haver com os feixes em si, o seu mecânico está cheirando escapamento........ :roll:
O seu Jeep é SPOA?!? Se não, o primeiro passo é esse.
Quanto os feixes, o Melecão está vendendo um jogo Rancho........
diego marcelo
16/04/2004, 10:08
Bill muito obrigado pela tua resposta. Eu sou novo no off road faz uns anos que tenho meu jeep e fui mal :oops: é shimmy do que eu falava, desculpa. :wink: Respeito ao SPOA não sei o que é. Preguntei por aquí e ninguém conhece essa expressão. :?: Não quero amolar vcs, mas agradeceria o esclarecimento.
Muito obrigado.
diego.
andretomasi
16/04/2004, 10:14
Bill muito obrigado pela tua resposta. Eu sou novo no off road faz uns anos que tenho meu jeep e fui mal :oops: é shimmy do que eu falava, desculpa. :wink: Respeito ao SPOA não sei o que é. Preguntei por aquí e ninguém conhece essa expressão. :?: Não quero amolar vcs, mas agradeceria o esclarecimento.
Muito obrigado.
diego.
Diego, não se preocupe em perguntar, no máximo vai levar uns esporros do Bill ás vezes :lol: :lol: :D
SPOA é Spring Over Axle = Feixe de molas sobre o eixo..
Se você der uma boa Pesquisada, use o http://www.4x4brasil.com.br/forum/templates/subSilver/images/botoes/Pesquisa_Azul.jpg ali em cima, você vai achar muita coisa sobre isso..
Pesquise também sobre feixe de molas toyota, a maioria dos cjteiros que fez adaptou esses feixes.. tem também feixes de pick-ups e outros, dando uma pesquisada você encontra :wink:
[ ]´s
diego marcelo
16/04/2004, 15:15
Keko obrigado pelo apoio.... Vou ter que me acostumar com o Bill.
Pesquisei o site só que o que estou procurando é ajuda mais precisa, exemplo: alonga o chassi xxx cm na dianteira e xxx na traseira. Coloca os suportes tal em tal lugar etc....
Por favor, me expliquem como se tivesse 3 anos.
Valeu a força. Toda informação é útil pra mim. Foto mais ainda, uma imagem vale mais do que mil palavras.
Um abraço.
Diego.
Sergio Rocha
17/04/2004, 19:30
Pessoal, estou querendo uma suspensão mais mole, porém boa pra trilha, conservando o sistema de feixes de molas. Andei num jeep com molas de toyota e adorei :D porem um mecânico me disse que tem mil problemas com jiming. :oops: Meu jipinho é um cj3b, poderia alguem me orientar mais detalhadamente nas modificações que devo realizar, assim como que peças devo utilizar; tipo: modelo e ano do feixe, suportes, tamanho do alongamento de chasis se for necessario, etc... e por último. Será que as de ranger, estrada ou blazer ficam melhor do que as de toyota?????????? muito obrigado.
Uma receita fácil e relativamente barata.
Coloque fitas de radiografia ente as molas com bastante graxa.
coloque um calço entre a segunda e a terceira mola,no meio ,aonde elas ficam fixadas ao eixo (conte de baixo pra cima), pra que elas só funcionem quando o Jeep arriar bem.
Use amortecedores mais moles, tipo ranger, 608, s 10.
Use jumelos um pouco maiores."
Foi o q fiz no meu.Acho otimo, se for fazer trilhas mais radicais não deve funcionar bem.Nas leves e no asfalto fica show.
Billy, não perdoua MATA.
Mauro B.
17/04/2004, 20:00
Oi Sérgio !!! :D
coloque um calço entre a segunda e a terceira mola,no meio ,aonde elas ficam fixadas ao eixo (conte de baixo pra cima), pra que elas só funcionem quando o Jeep arriar bem.
Qual a espessura desse calço ???? :?: Manteste o n° de lâminais original???
Use jumelos um pouco maiores.
Obs: Jumelos maiores deixam mais duro :wink:
[]'s
Fabiano-SL
17/04/2004, 20:35
Olá amigos!
Tenho um cj-3b, a pouco tempo me quebrou uma mola mestra dianteira, troquei a mola quebrada e mandei arquear todas as molas do jeep e troquei os jumelos pelos ORIGINAIS. Embora eu saiba que o recomendável é trocar as molas ao invés de arquear, o próprio dono do posto de molas (trabalha com caminhôes e empresas de ôbinus, é o melhor que tem por aqui) disse para eu trocar as quebradas e arquear as outras, que ficaria bom... achei o cara bem "camarada" pois eu disse a ele que queria trocar as 4 molas mestras e ele disse que não precisava.... não faço trilhas pesadas, até pq me jeep é ORIGINAL...
PERGUNTA: Notei que o jeep ficou bem mais duro...o rapaz do posto de molas disse que talvez eu precisa-se trocar os amortecedores... QUAL A MELHOR OPÇÃO? vi aqui sugestões de amortecedor da ranger, 608, s10, QUAL O MELHOR CUSTOXBENEFÍCIO?
Aguardo comentários.
sds. Fabiano
Oi Fabiano,
Infelizmente você deveria ter trocado as molas.
Arquear danifica a mola e realmente tende a deixar mais dura.
Tocar os amortecedores por mais moles só vai fazer as molas arqueadas terem que ser trocadas mais rapidamente.
Se eu fosse você voltaria lá e informaria que o serviço não ficou bom e que você gostaria de molas novas... claro que você só deve pagar a diferença.
Lembre-se do ditado... arquear nunca.
Fabiano-SL
17/04/2004, 20:56
Ola Wallace!
O serviço (arqueamento) foi feito a frio, em uns rolos (máquinas)... me disseram para não fazer (esquentando as molas). Por isso optei por este posto de molas que faz com equipamentos e não esquentando as molas e "marreteando".
Será que mesmo desta forma (arqueamento nos rolos) danifica a mola e ela volta para o lugar mais cedo? Devo trocar só as mestras, certo? sei que o ideal serial trocar tudo, mas a grana, bhá.... insisto, não faço trilhas pesadas, só leves e ando na cidade (se bem que eu não sei o que é pior, andar na cidade esburacada ou fazer trilhas pesadas... hehehe)
E amortecedor qual o melhor? pois de qualquer forma irei trocá-los, pois acho que já estão em final de carreira....
aguardando mais dicas..
sds.
Fabiano
Sergio Rocha
18/04/2004, 15:15
Qual a espessura desse calço ???? :?: Manteste o n° de lâminais original???
Aproximadamente o dobro da espessura da mola.E'só pra que a prim. e seg. mola não fiquem encostadas nas outras e com isso, quando o Jeep arria elas encostam e só aí é q funcionam.Assim, em pequenas ondulações no chão, elas não funcionam fazendo a suspensão ficar mais macia.
Não eu tirei a terceira mola.Mas veja bem eu uso o Jeep em trilhas leves.
Com os jumelos maiores vc faz uma alavanca maior, o que amolece o cjto.
Mauro B.
18/04/2004, 15:40
Com os jumelos maiores vc faz uma alavanca maior, o que amolece o cjto.
Sérgio, com um jumelo maior o que acontece é ao contrário: para um mesmo deslocamento vertical do chassis, o feixe terá que trabahar (flexionar) mais. E isso ocasiona um endurecimento da suspensão. Pensando de outra maneira, para um mesmo trabalho (flexão) do feixe, a carroceria deslocará menos. Isso significa que ficará mais difícil para o chassis flexionar o feixe, pois seria como dizer que a constante elástica do feixe aumentou (do ponto de vista de quem está sobre o chassis)! :wink:
Explicar isso por palavras é meio difícil, mas se vc fizer um desenho irá perceber. Faça primeiro um desenho com um jumelo pequeno, depois um com um jumelo bem grande(mesmo!). Ficará fácil de visualizar.
Ah, outra coisa: com um jumelo maior, vc estará aumentando o deslocamento horizontal do feixe! :wink:
Os dois fatores juntos significam que vc perderá curso de sua suspensão com um jumelo maior.
Eu fui testemunha de que jumelo grande deixa mais duro, pois já cheguei a substituir os jumelos originais (7,6cm) por uns de 16cm ! :shock: Não preciso nem dizer que troquei logo! :P
Ah, esqueci de dizer: essa alavanca maior que vc disse deixa o jipe mais "bamba" lateralmente, mas não mais macio!
[]'s menos desconfortáveis!
Sergio Rocha
18/04/2004, 16:44
Concordo com quase tudo que vc falou.Qdo troquei o jumelo por um de mais 5 cm., a altura do Jeep aumentou em 2,5cm.Notei que ficou mais macio.Imaginei que fosse devido ao aumento do jumelo, como dizem em toda propaganda sobre jumelos maiores.Mas, como tb engraxei o feixe de molas, pode ter sido por isso q ficou mais macio. :D :D :D
diego marcelo
19/04/2004, 08:34
Sergio, obrigado pela dica :D . As laminas de radiografia, não será que elas vão se despedaçar com os feixes raspando sobre elas? :oops: Quanto tempo vc. Acha que vai durar a graxa entre elas? O que vc acha de por laminas de aço inox de 1mm que são vem lisas e mais duras? :idea:
Mas....para não fugir do assunto original, não compensará trocar pelos feixes de Toyota? Já que as trilhas que eu faço são...digamos...medias não são trilhas leves.
Um abraço... :wink:
Diego.
andretomasi
19/04/2004, 12:58
Fala Diego,
Eu uso as lâminas de raio-x há meses, ainda estão inteirinhas.. o Mauro aqui do fórum usa há mais de ano, se não me engano, e estão aguentando firme também..
[ ]´s com raio-x nos feixes :lol:
diego marcelo
19/04/2004, 16:06
ok Keko, obrigado pela informação. Vocês me deixam com mais duvidas do que antes.... adapto feixes de toyota ou não? acho que vou fazer uma enquete ao respeito.
Mas me diga.... onde acharam as láminas com 1.10 mtrs para colocar entre as folhas? ou colocaram por partes as lámimas.
1 abraço....
Diego
andretomasi
19/04/2004, 17:18
Fala Diego,
Um trabalho do cão! :lol: :D :lol: Hehe brincadeira, fiz tudo em uma tarde.. cortei as lâminas na largura das molas, e ia colando uma tira atrás da outra, fazendo um vinco dobrado na ponta delas pra juntar uma na outra.. tentei com poxipol e outras colas, a que melhor pegou foi superbonder, ela meio que "derrete" a lâmina, daí ali onde cola não solta mais :wink:
Ficou show de bola, sumiram os rangidos e ficou mais macio.. Recomendo! :D
Mas se você tem as latinha$ pra molas de Toyota, vai fundo, só ouvi bons comentários a respeito..
[ ]´s
diego marcelo
19/04/2004, 17:32
obrigado KEKO....
O das latinhas é um tema sempre difícil :cry: :cry: :cry: Sempre tem outros lugares aonde serem destinadas (sem fugir do mesmo cj). O ponto é que como tb tenho que trocar os suportes do chassi (já caíram na minha mão e soldei daquele jeito) então achei uma boa oportunidade para trocar tudo :cry: :cry: :cry: Mas por aqui o pessoal é "exeptico" à troca do original, chegaram a me dizer que na primeira lombada eu sairia que nem foguete do jeep pela força dessas molas. (não concordo)
A minha dor é ter que alongar o chassi, por isso queria saber se não tenho como fugir disso, e... de alongar... será que na traseira também ia precisar? de ser assim gostaria de ver fotos de algum jeep por que não sei como faze-lo, onde vou colocar os calços da carroceria????
{}´s
Diego
Sergio Rocha
19/04/2004, 19:59
Sergio, obrigado pela dica :D . As laminas de radiografia, não será que elas vão se despedaçar com os feixes raspando sobre elas? :oops: Quanto tempo vc. Acha que vai durar a graxa entre elas? O que vc acha de por laminas de aço inox de 1mm que são vem lisas e mais duras? :idea:
Mas....para não fugir do assunto original, não compensará trocar pelos feixes de Toyota? Já que as trilhas que eu faço são...digamos...medias não são trilhas leves.
Um abraço... :wink:
Diego.
Eu coloquei as laminas de radiografia a mais ou menos 4 meses.Tão lá inteirinhas e engraxadas, pelo menos até um mes atras.Não acho vantagem colocar de aço inox.As de radiografias são de graça se as de aço forem tb aí sim.
Não tenho experiencia com feixws de Toyota.Aqui no foum muita gente usa.
Esqueci de dizer, Não colei as laminas,coloquei graxa dos dois lados das laminas de radiografia.Nunca soltaram ou rasgaram. :D :D :D
Mauro B.
19/04/2004, 20:04
Qdo troquei o jumelo por um de mais 5 cm., a altura do Jeep aumentou em 2,5cm.Notei que ficou mais macio.(...).Mas, como tb engraxei o feixe de molas, pode ter sido por isso q ficou mais macio. :D
Eu tinha trocado meus jumelos pelos grandes (8,4cm maiores) porque eu queria um jipe mais alto. Ficou mais alto, mas "de cara" senti o jipe mais duro. E olha que eu tbm achava que ficaria mais macio. Foi daí que na Jipenet explicaram porque fica mais duro.
Bom, como queria deixar o jipe alto, mas tbm queria mais macio, foi falado do tal "kit Fess", que deixaria mais macio. Comprei as molas, fiz o suportes e instalei. Resultado: pulava moooiiitoooo !!!! :shock: Primeiramente pensei que o kit não funcionava e que deixava mais duro, e que tava todo mundo enganado a respeito dele. Mas depois de analisar melhor, concluí que o problema foi ter instalado o kit Fess com jumelos gigantes!. A mola do kit deve ser instalada num espaço reduzido entre o eixo e chassis, o que não acontecia no meu caso porque os jumelões deixaram grande a distância entre eixo-chassis. Ah, vale lembrar que junto com o kit fess coloquei tiras de radiografia engraxadas entre as lâminas! :wink:
As laminas de radiografia, não será que elas vão se despedaçar com os feixes raspando sobre elas?
o Mauro aqui do fórum usa há mais de ano, se não me engano, e estão aguentando firme também..
A última vez que olhei para as tiras elas estavam com as pontas rasgadas, mas acho que rasgaram porque eu as fiz um pouco mais compridas que as lâminas do feixe. Eu acho que dou um prazo de mais dois anos para as minhas tiras de radiografia! :wink:
Mas me diga.... onde acharam as láminas com 1.10 mtrs para colocar entre as folhas? ou colocaram por partes as lámimas.
Raio-X nos feixes de mola (http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=515&highlight=raiox)
O ponto é que como tb tenho que trocar os suportes do chassi (já caíram na minha mão e soldei daquele jeito) então achei uma boa oportunidade para trocar tudo Mas por aqui o pessoal é "exeptico" à troca do original, chegaram a me dizer que na primeira lombada eu sairia que nem foguete do jeep pela força dessas molas. (não concordo)
Diego, uma tal de "molas FF" vende o kit completo (feixes, jumelos e suportes) por mais de R$1000 . É por isso ($$$) que eu só trocaria os feixes se estes estivessem pedindo aposentadoria. Se só os suportes estão velhos, acho que é pouco motivo para trocar. Mas cada um com seu cada um... No mais, primeiro eu faria tentativas baratas de deixar o jipe mais macio (radiografia e graxa). Depois, mas só depois, partiria para métodos mais caros (leia-se "feixes de band"). :wink:
Bom, liguei mês passado para uma loja que vende feixes aqui em Porto Alegre e me parece que cada feixe de toyota com somente 3 lâminas custava R$115.
Sobre o jipe virar um foquete com feixes de band...só se ele não tiver amortecedores e utilizar o feixe completo...o que não se faz! :wink:
Todos os relatos que já lí de quem instalou os feixes de band são muito positivos. Se o problema não for dinheiro, acredito que vc não irá se arrepender com a troca! :P
[]'s
Paulo Quintal
20/04/2004, 08:18
Senhores, opa! digo, amigos!!!
Tenho entrado aqui a alguns dias, e matado e iniciado um monte de duvidas... Entrei em alguns álbuns... Parabéns p/ o GIOVANNI, IASSIS, BILL, MAURO e outros tantos que disponibilizam suas dicas e "conselhos" aos iniciantes! Veículos como o T-rex, kriptonita, azulão foram responsáveis por encharcar vários babadores!
Já tive um CJ5-63 e uma Rural, mas já faz muito tempo... Agora tive uma recaída! Estou com um CJ5 78 a duas semanas, e cheio de melhorias (correções) a fazer, pois já o "adadotei" com caixa de direção VW, freios a disco na frete, caixa de F-1000, umas trapizongas p/ aliviar o esforço na embreagem... Um freio HORRIVEL de duro (será que é assim mesmo?)!
Pontos de melhora urgente!
1- o Bicho está adernado p/ a Direita, não muito, mas detesto coisa torta!
2- a caixa VW está na roda mais perto...
3- O freio está uma pedra!
4- A capota ATLANTIDA, precisando de lona...
5- os BF 31, tão meio calvos... Recauchutado vale a pena?
Um Abraço! Paulo Quintal.
PS. Em partículas magnéticas, talves eu possa ajudar!
diego marcelo
20/04/2004, 09:01
Um freio HORRIVEL de duro (será que é assim mesmo?)!
3- O freio está uma pedra!
Bom.. vamos por partes. Seu freio tem hidro vacuo instalado, no meu jeep uma pedaleira suspensa de opala com hidrovacuo do proprio e bomba de WV resolveu o problema....a bomba de s10 me dizeram que fica melhor já que dá um curso maior, eu já tinha adaptado.
- a caixa VW está na roda mais perto...
Olha os entendidos dizem que não deve se fazer isso. No meu jeep foi feito desse jeito e em um monte de jeeps por aquí. Até agora nenguem reclamou. Mas eu não posso te dizer se é certo ou se deve trocar até porque como eu já dize meu jeep tmb está assim e não penso em trocar. Se alguem achar que nós deveriamos trocar por favor nos avise. :?:
- os BF 31, tão meio calvos... Recauchutado vale a pena?!
Eu uso pneus recauchutado (ou resolado) há anos e nunca me deram problemas nem no asfalto nem na trilha, aquí só se vê pneu resolado (fronteira) na trilha. O desenho você escolhe segundo a utilidade que for dar ao seu jeep. Agora tem facil no mercado uns remoude ou algo assim que me parecem muito legais mas eu não tenho experiencia com eles.
- PS. Em partículas magnéticas, talves eu possa ajudar
Será que isso pode fazer meu jeep gastar menos????????????? :wink:
Obs: Parabens pela compra.
1 abraço...
Diego
Paulo Quintal
20/04/2004, 12:39
Obrigado pelas respostas!
Por partes...
FREIOS: são os originais do jeep comando hidráulico simples. E devo mantê-los assim por um tempo, pois um servo assistido não sai por menos de 500 (latinhas, em moeda local!), e com a compra do Jeep, estou na estica... O caso é que eles realmente são ou estão muito duros, já tive Rural com pneus grandes e não era assim! Alem do mais, eles são a disco, e eu me surpreendi quando fui fazer um teste de frenagem, que as rodas "a tambor" freiam melhor, ou seja, travam antes das da frente, isso é normal?
Ainda quanto ao sistema de freios, um colega sugeriu a instalação de um cilindro duplo com menor diâmetro... Do ponto de vista "físico" faz sentido, menos esforço no pé, mais força nos cilindros da roda... e seria uma opção barata!
DIREÇÂO: a barra curta transmite o movimento vertical da suspensão p/ a caixa, a longa transmitiria menos, pois trabalharia com ângulos menores devido ao maior tamanho, minimizando a sensação de giro do volante quando a suspensão trabalha. Porem essa sensação pode passar desapercebido no uso urbano e/ou camuflada pelos solavancos naturais das trilhas, mas uma coisa é certa, em condições extremas fará muita diferença!
PARTICULAS MAGNÉTICAS: é um ensaio não destrutivo que visa detectar trincas em peças que não podem ser observadas a olho nu, fiz essa citação, pois li em alguns tópicos do pessoal do site, querendo fazer um vaquinha p/ comprar o equipamento... principalmente visando não perder rodas traseiras... Acho viável e é um ensaio de simples execução.
Danniel Pizatto
20/04/2004, 13:01
Falta uma válvula equalizadora pros freios traseiros
Numa frenagem forte a traseira fica mais "leve" e as rodas travam com mais facilidade
Paulo Quintal
20/04/2004, 13:20
Ok... Deixa eu ver se entendi... A válvula que vc se refere são aquelas utilizadas em caminhonetes p/ compensar a carga (ou seria a altura)? A principio no comando simples, a distribuição da força não é naturalmente equalizada?
Agora quanto ao cilindro duplo, vejo duas vantagens, 1- talvez diminuir o esforço no pedal visto o menor diâmetro do embolo do cilindro mestre. 2- principalmente ter circuitos independentes, uma grande vantagem em caso de rompimento de algum mangote flexível ou tubulação e/ ou perda de alguma roda, pelo menos ainda restarão duas rodas p/ parar o "bicho".
Por fim o mais importante... Alguém já fez ou viu essa adaptação? É possível (e viável)?
Mauro B.
20/04/2004, 14:09
Oi Paulo Quintal !!! :D
Lendo suas mensagens percebí que vc responde suas próprias dúvidas !!!! :D hehehe! :D
Vamos lá ver no que posso ajudar!
:arrow: JIPE TORTO
Rerira os feixes, lixa, pinta, coloca radiografia com graxa entre as lâminas e monta. Melhorou??? Se sim, blz! Se não, coloca o Kit Fess! :D
:arrow: BARRA CURTA DA CAIXA
Como já muito esplainado por aqui, a comprida é melhor. Eu sou adepto da filosofia de "só trocar quando alguma coisa quebrar" , mas como direção é um ítem de segurança e a colocação de uma barra longa é relativamente simples, faria a mundança! :wink:
:arrow: FREIOS
Freios a disco sem servo fica mais duro que tambor (foi o que me disseram!). Deve ser este o seu problema.
Bom, sem o servo freio não há como vc reduzir a força que vc faz no pedal sem aumentar o curso do pedal. Vc tem várias alternativas para reduzir a força no pedal, mas todas elas vão vir junto com o aumento do curso do pedal. A única excessão fica por conta da instalação do servo, pois nesse sistema, o vácuo da admissão do motor ajuda com uma parcela da força.
Paulo, teve um cara uma vez que me disse (por e-mail) que dá para intalar apenas o servo (sanfona) da F-4000 no cilindro original, mantendo a pedaleira original no assoalho. Sairia mais barato. Essa pessoa iria me mandar o esquema de como fazer, mas perdí seu e-mail e então nunca recebí tal "esquema". Mas fica aí a informação no ar...se alguém souber de algo a respeito....GRITA! :wink:
Ah, como da frenagem o peso é aliviado na traseira, tende a patinar mais fácil. Mas o projeto do sistema de freios já prevê isso: parece que os êmbolos dos burrinhos de freios das rodas dianteiras do jeep tem área 21% maior que os de trás, para freiar mais na frente! :wink:
:arrow: PNEUS RECAUCHUTADOS
Se vale a pena??? Vale! :D
[]'s
Acho que todos os veiculo tem algum tipo de válvula equalizadora... somente não vai ter quando conseguirem dimensionar perfeitamente o freio... o que é algo meio complicado de conseguir.
Paulo Quintal
20/04/2004, 20:13
"Lendo suas mensagens percebí que vc responde suas próprias dúvidas !!!! :D hehehe! :D "
Mauro, realmente lendo as minhas mensagem, parece isso... Tenho uma visão global sobre carros/mecânica/equipamentos, porem alguma prática me diz que não devemos dispensar ajuda e que novas opiniões sempre ampliam horizontes... Alem disso tentativas e erros tem cu$tos... rs
Voltando aos freios...
Acho que já vi em algum lugar anunciando o sistema de freio que vc falou, parece uma cuíca que entra de lado no cilindro, mas tb não tenho maiores informações...
Vc fala em curso de pedal, o meu freio é duro "praca..." e o curso é mínimo, completamente justo!
Vc saberia dizer qual o diâmetro do cilindro mestre? Pois no caso do duplo que pensei em utilizar (da variant II) ele tem 19 de diâmetro e 30de curso, isso em cada sessão, se o do Jeep for significativamente maior, talvez se consiga um "ganho".
Também esqueci de citar que o pedal lá em baixo tá com uma folga danada, de modo que a "força" vai um pouco de banda e não alinhada com o pistão, será que isso tem efeito prático?
O cilindro pode trabalhar um pouco inclinado? Se puder fica fácil de eu modificando o ponto de apoio no pedal melhorar bastante o efeito alavanca e diminuir o esforço, já que curso eu tenho de sobra!
ATENÇÂO!!!! Não vale sacanear que eu estou me respondendo! Preciso de opiniões antes de fazer a "M". rs
Um abraço, Quintal.
Mauro B.
20/04/2004, 23:57
Oi Paulo !!! :D
Mauro, realmente lendo as minhas mensagem, parece isso... Tenho uma visão global sobre carros/mecânica/equipamentos, porem alguma prática me diz que não devemos dispensar ajuda e que novas opiniões sempre ampliam horizontes... Alem disso tentativas e erros tem cu$tos... rs
Concordo inteiramente com vc! A tem mais, é muito bom a gente saber o que vc já sabe, pois daí poderemos ir mais a fundo no assunto e resolver melhor os problemas! :D Tipo assim, não adianta tentar explicar uma coisa um pouco mais complexa para alguém que não sabe o básico! (eu acho que tbm me encaixo na categoria "visão global") :wink:
Voltando aos freios...
Acho que já vi em algum lugar anunciando o sistema de freio que vc falou, parece uma cuíca que entra de lado no cilindro, mas tb não tenho maiores informações...
Bah cara, valeu por essa informação! Deve ser isso mesmo! :P Se vc puder saber mais a respeito...!
Vc fala em curso de pedal, o meu freio é duro "praca..." e o curso é mínimo, completamente justo!
Bom, então testa prender o cilindro um pouco mais para baixo, para o torque nele ser maior.
Vc saberia dizer qual o diâmetro do cilindro mestre? Pois no caso do duplo que pensei em utilizar (da variant II) ele tem 19 de diâmetro e 30de curso, isso em cada sessão, se o do Jeep for significativamente maior, talvez se consiga um "ganho".
Na página http://ruralwillys.tripod.com/mecanico/m162.gif tem tudo que vc quer! O êmbolo dos burrinhos dianteiros term área 26% maior que os traseiros!
Agora que vc tem os dados, é só saber as profundidades de ambos para calcular o volume. Mas isso é com vc! :D
]Também esqueci de citar que o pedal lá em baixo tá com uma folga danada, de modo que a "força" vai um pouco de banda e não alinhada com o pistão, será que isso tem efeito prático? Isso eu não sei te dizer. Só olhando.
O cilindro pode trabalhar um pouco inclinado? Se puder fica fácil de eu modificando o ponto de apoio no pedal melhorar bastante o efeito alavanca e diminuir o esforço, já que curso eu tenho de sobra!
Acho que pode trabalhar inclinado, desde que não seja muito... :o
ATENÇÂO!!!! Não vale sacanear que eu estou me respondendo! Preciso de opiniões antes de fazer a "M". rs
Não adianta pedir, nós somos maus mesmo! :twisted:
[]'s
Paulo Quintal
21/04/2004, 00:37
Mauro,
Já olhei o endereço dos freios... o diametro do cilindro mestre é de 1", como o duplo da VARIANT II é de 19mm, isso representa uma redução de aréa de +/- 43%, que deverá se reverter proporcionalmente na redução do esforço tb!
Agora mais perguntas:
1- os cilindros duplos são circuitos independentes (dianteiro/trazeiro)?
2- são duplos mas saem p/ um unico sistema que se divide em quatro?
3- me explica direito a tal valvula de redução p/ a trazeira...
4- a capacidade de deslocamento de oleo tb se reduzirá em 43%, mas como são dois cilindros independentes os 57% restantes serão dobrados?
5- fale sobre o kit FES (eu acho que atende, mas o pessoal malha muito ele por aqui), sobre as molas semi elipticas da pick up fiat (jeep do Iassis) e finalmente do os feixes do BAND (precisa modificar muita coisa?)
Viu agora é vc quem responde! pq eu não sei mesmo! heheheheheheh
um abraço!!!
Um sistema de duplo circuito deve ser cruzado, ou seja, cada circuito tem uma roda da frente e a oposta traseira.
Paulo Quintal
21/04/2004, 16:28
Wallece,
Só pode ser assim? eu tinha pensado em colocar na frente e atrás, assim se eu perdesse por qualquer motivo um, teria o outro...
Qual dos sistemas necessita de maior volume de oleo o a disco (dianteiro)ou o tambor (traseiro)?
Qual o probelma de não trabalhar cruzado?
O correto com dois circuitos é em diagonal.
Se perder o da frente no seu projeto não vai parar nunca... e vai ficar bem complicado em balancear o sistema.
O problema não é volume... é pressão... o traseiro normalmente precisa de menos pressão... é o motivo da válvula limitadora (de pressão).
Me desculpem, mas:
Acho que você conhecem muito pouco de freio para fazer qualquer modificação num sistema de grande importância como este.
Gostaria de alertar que Freios foi a matéria que achei mais complicada quando fiz o curso de Engenharia Mecânica Automobilística.
Paulo Quintal
21/04/2004, 17:41
Wallace,
Realmente não conheço bem sobre os detalhes de funcionamento dos diversos tipos de sistemas de freios, mas concordo e sigo a premissa que são "coisas muito sérias", por isso estou me informando antes de fazer "M"!
Meu problemas é o seguinte, meu problema é DIN$$ DIN$$, comprei o Jeep agora (na hora errada), pois estou em final de construção... minha verba p/ "brinquedos com a patroa tá "NEGATIVA" rsrsrsrsr
Meu freio original está realmente péssimo (muito duro), como eu ganhei um cilindro mestre (novo) de VARANT II, pesquisei as suas especificações e cheguei a conclusão que a menor área de seus êmbolos, seria positiva p/ uma maior eficiência e reduzir o esforço no pedal.
Se eu não fiz conta errada, os 19mm contra os 25,4mm do Jeep, me daria uma otimização de uns 43% em termos de força, sei que perderia em volume, mas como serão dois cilindros ao invés de um, acho que compensará com vantagem, visto que o meu freio está muito duro, mas o deslocamento do pedal é mínimo, me fazendo imaginar que o deslocamento de óleo não será o problema!
Quanto a adaptação de um cilindro no lugar do outro, do ponto de vista mecânico não é muito difícil de adaptar (minha formação é mecânica e trabalho com inspeção de equipamentos, de vez em quando transgredir umas “NRs” , “ASMEs”, dispensar uns “ENDs” me fazem bem!), acho que consigo fazer na oficina de um amigo, com um grau de segurança legal e CUSTO ZERO!
Vc vê algum problema nesta adaptação, mesmo adorando o circuito cruzado (correto) e a válvula limitadora... por falar nela, eu tenho como regular a pressão evitando que as rodas de trás travem antes?
Um Abraço, Quintal.
Paulo Quintal
21/04/2004, 18:54
Mauro, descobri onde eu tinha visto o anuncio do HIDRO com cuíca de lado p/ Jeep, na TRATORGAMA.
www.tratorgama.com.br/telas/promocoes.htm
Dê uma olhada!
Quintal.
Oi Paulo,
Você é bom de conta certo.
Só que esqueceu de um detalhe... se são dois pistões tem que multiplicar a força por 2... ai vai ficar uns 12% mais duro o freio (já que você gosta de números).
Já pensou em somente mudar as alavancas do sistema de acionamento do freio?
Ai sim pode ganhando curso no pedal, diminuir a força.
As válvulas normalmente têm uma porcentagem de alivio fixa, mas existem as reguláveis, acho que encontra em oficinas de preparação de carros de competição. Custam mais, mas é bem provável que saia mais barato (e melhor) no final. Já que só vai ter que comprar e instalar uma única vez.
Meu problemas é o seguinte, meu problema é DIN$$ DIN$$, comprei o Jeep agora (na hora errada), pois estou em final de construção... minha verba p/ "brinquedos com a patroa tá "NEGATIVA" rsrsrsrsr
Meu freio original está realmente péssimo (muito duro), como eu ganhei um cilindro mestre (novo) de VARANT II, pesquisei as suas especificações e cheguei a conclusão que a menor área de seus êmbolos, seria positiva p/ uma maior eficiência e reduzir o esforço no pedal.
:D Grande Paulo!!!!
:D Grana, ou melhor, a falta dela, é um problema que todos jipeiros enfrentam... Uns mais do que outros, mas faz parte... 8)
:D 500 latas por servo-freio à vácuo??? :shock: É de algum carro importado???? Tchê, com umas 250 latas vc põe pedaleira suspensa e servo-freio do Opala... Só de pensar em tanta gambi que estão estudando, com vácuo não sei do que, cilindro de variant (argh :P ), adaptações, etc... vc instala tudo novo e evita muita dor de cabeça! Espere um pouco se fôr o caso ($$$), mas faça a coisa certa de uma só vez! :wink:
:D Com freio à disco na dianteira e cilindro original, fica duro mesmo, então ponha o vácuo. Quando der, ponha disco na traseira também. Tenho isso no meu jeep à uns 6 anos! Só recentemente troquei as pastilhas... Problemas? ZERO!!!!! Quando vc quiser investir em freios à disco, me envie uma mensagem, te passo o telefone do cara que fez os freios do Azulão (é o protótipo!) e os do T-Rex... Um pessoal daqui do fórum também já comprou, sai mais em conta ($$) e são melhores que os SBD, SuperB*st@Disk... :lol:
[]'s
... Grana, ou melhor, a falta dela, é um problema que todos jipeiros enfrentam... Uns mais do que outros, mas faz parte... 8)
:D 500 latas por servo-freio à vácuo??? :shock: É de algum carro importado???? Tchê, com umas 250 latas vc põe pedaleira suspensa e servo-freio do Opala... Só de pensar em tanta gambi que estão estudando, com vácuo não sei do que, cilindro de variant (argh :P ), adaptações, etc... vc instala tudo novo e evita muita dor de cabeça! Espere um pouco se fôr o caso ($$$), mas faça a coisa certa de uma só vez! :wink:
:D Com freio à disco na dianteira e cilindro original, fica duro mesmo, então ponha o vácuo. Quando der, ponha disco na traseira também. Tenho isso no meu jeep à uns 6 anos! Só recentemente troquei as pastilhas... Problemas? ZERO!!!!! Quando vc quiser investir em freios à disco, me envie uma mensagem, te passo o telefone do cara que fez os freios do Azulão (é o protótipo!) e os do T-Rex... Um pessoal daqui do fórum também já comprou, sai mais em conta ($$) e são melhores que os SBD, SuperB*st@Disk... :lol:
[]'s
:) Giovani
:) Mais em conta quanto masi ou menos?
:) Serve pro eixo traseiro também?
[]'s
Paulo Quintal
22/04/2004, 09:17
Ok, Mestres vcs tem razão!!!
Me rendi, desisto da gambiarra do duplo de VARIANT...
Vou comprar a briga com a "patroa"!!!
Agora quanto ao preço (500 a 600), é o que estão cobrando na minha cidade, que por ser pequena, tem um cara que faz (o mesmo que fez as outras adaptações, todas funcionam, mas o acabamento é nas coxas mesmo!).
Vou eu mesmo botar a mão na graxa! faço a parte da adaptação e o mecânico o resto!
Agora me digam quais as opções de pedalheira que eu tenho, pelo visto a melhor é a do opala, quanto ao hidro, serve de qualquer um? ou deve ser o do opala tb?
SE VCS ASSISTIREM NO JORNAL QUE UM CARA FOI EXPULSO DE CASA A PANELADAS... SABERAM QUE SÃO OS RESPONSÁVEIS!!!!! HEHEHEHEH
Quintal.
Mauro B.
22/04/2004, 12:18
Já olhei o endereço dos freios... o diametro do cilindro mestre é de 1", como o duplo da VARIANT II é de 19mm, isso representa uma redução de aréa de +/- 43%, que deverá se reverter proporcionalmente na redução do esforço tb!
Paulo, representaria uma redução de 43% se fosse apenas um êmbolo da Variant, mas são dois.... :shock:, e como já foi dito, a simples troca do original por este duplo deixaria mais duro! Então não tem porque fazer isso, a não ser que vc queira um sistema duplo mesmo...! :wink:
1- os cilindros duplos são circuitos independentes (dianteiro/trazeiro)? 2- são duplos mas saem p/ um unico sistema que se divide em quatro?
São independentes: cada cilindro mestre atua em 2 rodas, e essas duas rodas estão em diagonal. De nada adiantaria, em termos de segurança, ter dois cilindros se eles fossem unidos... :wink:
3- me explica direito a tal valvula de redução p/ a trazeira...
Eu não sei como é essa válvula, e tbm não sei de que veículo poderias utilizar (alguém tem uma dica???), só sei que ela reduz a pressão para o circuito traseiro, pois ele precisa de menos força (caso contrário derrapa!) :D
4- a capacidade de deslocamento de oleo tb se reduzirá em 43%, mas como são dois cilindros independentes os 57% restantes serão dobrados?
Sim!
5- fale sobre o kit FES (eu acho que atende, mas o pessoal malha muito ele por aqui), sobre as molas semi elipticas da pick up fiat (jeep do Iassis) e finalmente do os feixes do BAND (precisa modificar muita coisa?)
Aconselho vc a pesquisar sobre esses itens no menu http://www.4x4brasil.com.br/forum/templates/subSilver/images/botoes/Pesquisa_Azul.jpg . Tem bastante coisa a respeito!
Mauro, descobri onde eu tinha visto o anuncio do HIDRO com cuíca de lado p/ Jeep, na TRATORGAMA.
www.tratorgama.com.br/telas/promocoes.htm
Paulo, eu acho que não é esse não.... essa fotos desse site http://www.tratorgama.com.br/ImagemII/V/Conjunto%20de%20Servo%20Feio%20para%20%20Jeep%20Wi llys%2051.jpg mostra um cilindro de freio que não é o do jeep. Pra mim a cuica só está de lado para a foto, mostrando o conjunto demontado... :D
Só de pensar em tanta gambi que estão estudando, com vácuo não sei do que, cilindro de variant (argh ), adaptações, etc... vc instala tudo novo e evita muita dor de cabeça! Espere um pouco se fôr o caso ($$$), mas faça a coisa certa de uma só vez!
Aee Giovani !!!
Eu descordo de vc em um ponto: se realmente dá para adaptar o servo da F-4000 (apenas a cuica) no cilindro original, mantendo a pedaleira no assoalho, acho que é muito mais simples e barato. :D E o resultado vai ser um freio mais macio, como o desejado! :D Mas tem um porém...eu nunca vi e não sei como é feita na prática essa adaptação... :cry:
[]'s
Oi Mauro,
A válvula pode ser simplesmente uma mola que segura parte da pressão.
Cícero Franco
22/04/2004, 15:33
Vamos voltar para as molas?
A Potranca precisa ser erguida um pouco e está com as molas muito duras. Dá para trocar por feixes de Toyota? Como se faz a adaptação?
[]s
Os CJteiros que tem Feixe de toyota, costumam usar quantas laminas?
Para mim, as molas da toyota eram mais duras do que as do CJ...
Eu daria uma olhada nos tirantes (feixe de molas com uma lamina só) da Fiat. Fiat Fiorino, etc..Parecem ser bem resistentes e com certeza vao dar uma maciez pra suspensão, alem de flexão.
Cícero Franco
22/04/2004, 16:32
Mas um tirante de uma fiorino não ficaria muito fraco prá uma rural???
diego marcelo
22/04/2004, 16:49
Pelo que pesquisei o comprimento das molas dianteiras de toy. seria de 1.10mt, já meu feixe traseiro está bem perto disso (cj3b) correto? não teria problema em mexer nos suportes sem ter que alongar chassi que é o que eu não quero fazer.
Já na frente tenho alguns cm de diferencia com o qual teria que mexer muito mais nos suportes e alongar o chassi (coisa muito desagradável que não penso em fazer). Teria algum problema si eu mexe-se o eixo dianteiro uns 5 cm para trás??? isto teria alguma complicação??? Prefiro encurtar o cardã a alongar chassi??? alguém já fez????
Experts..... Dem-me uma mão aí...
Diego
Mas um tirante de uma fiorino não ficaria muito fraco prá uma rural???
Oi Cicero,
Para a Rural não sei, mas a Fiorino aguenta cargas de até 705 kg no eixo traseiro + o peso do carro, que chuto uns 1.000 kgs, sendo uns 400kg na traseira. Então, no carro todo, teoricamente aguentaria até 2 * 700 + 2*400 = 2.000 kgs
Oi Osvaldo,
Não, não... está errado.
Nem toda a carga colocada numa picape vai para o eixo traseiro.
Tem que verificar qual o peso máximo em cada eixo especificado pelo fabricante.
Oi Osvaldo,
Não, não... está errado.
Nem toda a carga colocada numa picape vai para o eixo traseiro.
Tem que verificar qual o peso máximo em cada eixo especificado pelo fabricante.
Wallace,
Fiz uma aproximação...Pelo que vi, eu acho insuficiente para uma Rural. Uma Rural com 2 pessoas ja passaria dessa aproximação.
Mas em Jeep talvez ficasse legal, vide o Jipe do lassis que ta quase rodando (Tem mais informações na Seção Frota4x4).
Em Samurai creio que deva ficar bem melhor que original, so gostaria de confirmar o tamanho das molas da Fiat e do Samurai pra ter uma ideia se seria interessante colocar no mesmo local do suporte atual (ganhando assim em altura e flexão) ou então aumentar alguma coisa.
Mauro B.
23/04/2004, 14:26
A válvula pode ser simplesmente uma mola que segura parte da pressão.
Essas válvulas geralmente equipam os veículos "normais" que andam por aí ??? Tenho uma F-1000 cabine dupla que anda normalmente descarregada e ela praticamente não freia porque as rodas traseiras derrapam em qualquer freiada! Como poderia saber de uma para instalar???
Os CJteiros que tem Feixe de toyota, costumam usar quantas laminas?
Acho que usam com 3 ou 4 lâminas. :wink:
Já na frente tenho alguns cm de diferencia com o qual teria que mexer muito mais nos suportes e alongar o chassi (coisa muito desagradável que não penso em fazer). Teria algum problema si eu mexe-se o eixo dianteiro uns 5 cm para trás??? isto teria alguma complicação??? Prefiro encurtar o cardã a alongar chassi??? alguém já fez????
Acho que se tiver que alongar....alonga! :shock: 1° porque deve ser coisa simples e 2° porque fica estranho um jipe com as rodas dianteiras "pra dentro"...! :wink:
Mas eu não sei se realmente precisa alongar. Olhe a foto abaixo: é um cj3 com feixes de Band!
http://caminho4x4.no-ip.org/oficina/direcao/DM.jpg
[]'s
Cícero Franco
23/04/2004, 14:27
Osvaldo, a Rural pesa sozinha uns 1600 kg + 500 kg de carga. Isto dá 2100 kg!!!
Sim, as válvulas equipam quase todos os veículos.
Alguns como camionetes tem uma válvula que varia sua atuação com a carga do veiculo.
A sua certamente tem alguma coisa errada.
diego marcelo
23/04/2004, 16:32
Obrigado Mauro essa foto foi esclarecedora demais.... Realmente parece que o camarada não alongou o chassi, porem o jumelo ficou pra frente e não aprumado como deveria ser, não vejo problema algum nisso. vou jogar os suporte o mais pra frente que puder e compensar atrais o que for correto, acredito que ficará que nem o jipe da foto.
1 abraço...
Diego
roger_caldas
23/04/2004, 22:52
E que tal os feixes da Pampa. ME parecem mais robustos. Alguém já tentou!?
Um abraço,
Rogério
Paulo Quintal
24/04/2004, 09:20
Mestres!!!
Quanto ao freio tá resolvido! vou colocar as pedaleiras do Opala!
Agora os detalhes... se tiver o conjunto completo com o HIDRO, tem alguma forma de saber se está legal? Sei que tem ótimas opções de cilindros (aprendi aqui) mas dá p/ usar o do Opala sem problemas, alem disso comprendo tudo junto de sair bem ma$is em conta!
Suspensão...
Tb já "desencarnei do milagre de KITS FES e HELICOIDAIS, vou a principio desmontar, lixar, pintar, engraxar, e colocar as fitas de RX, pensei em colocar duas camadas coladas na mola p/ garantir que só que o atrito seja só nas películas, assim elas devem durar mais e "deslizar tb"!.
Caso durante a desmontagem eu ache molas de curvatura diferente, devo tentar corrigir, para de manter a simetria entre os dois lados e o bicho não ficar torto!
Quanto a colocar um calço entre a terceira e a segunda mola (de baixo), para deixa-lo macio quando estiver leve e em "condições normais" isso dá certo? qual seria a altura e o comprimento desse calço? tem algum material especifico?
Um Abraço! Quintal.
Sergio Rocha
24/04/2004, 14:23
[quote="Paulo Quintal"]Mestres!!!
Quanto a colocar um calço entre a terceira e a segunda mola (de baixo), para deixa-lo macio quando estiver leve e em "condições normais" isso dá certo? qual seria a altura e o comprimento desse calço? tem algum material especifico?
Paulo
Eu coloquei no meu, calços de 10 cmm de comprimento, a largura é a mesma da lamina do feixe, e a espessura é de aproximadamente o dobro da da lamina do feixe.Não esqueça que tem q fazer um furo central no calço e coloca-lo preso ao mesmo parafuso que prende as laminas dos feixes.(aquele q fica na altura do suporte de fixação do feixe ao eixo).O material é barra chata (ferro).
Eta explicaçãozinha mal feita.Entendeu :?:
Uso a algum tempo e acho otimo, ficou bem mais macio
Tb tirei a terceira mola, mas só uso o Jeep em trilhas leves.
Paulo Quintal
24/04/2004, 20:39
Sergio,
Deixe-me ver... vc tirou a terceira mola certo? e colocou o calço entre a 4a e a 2a, sendo assim não teria sido a mesma coisa (ou quase) vc colocar o calço entre a 3a e 4a mola?
Sds, Quintal
Mauro B.
24/04/2004, 22:59
Alguns como camionetes tem uma válvula que varia sua atuação com a carga do veiculo.
A sua certamente tem alguma coisa errada.
E tem coisa errada mesmo. Aconpanhei a tubulação de freio e descobri que realmente tem essa válvula e tbm possui um mecanismo que atua na válvula de acordo com a altura da suspensão traseira. Pedi para o meu irmão comprimir e levantar a suspensão traseira e o mecanismo não se moveu. Deve estar emperrado. Vou ferificar.
Valeu! :D
Realmente parece que o camarada não alongou o chassi, porem o jumelo ficou pra frente e não aprumado como deveria ser
Errado ! O jumelo não tem que ficar na vertical não! O jumelo tem que ficar mais ou menos como o jipe da foto.
Vou aproveitar o gancho e fazer uma pergunta técnica que já faz um tempo que quero saber: Qual o ângulo correto que devemos montar o jumelo???
Olhem o que pensei: montamos a mestra no suporte fixo (já fixado ao chassis), montamos o jumelo na mestra e montamos o mesmo jumelo no seu suporte (ainda não fixado ao chassis). Como é a posição desse suporte do jumelo que determinará o ângulo dele, imagino o seguinte: comprimimos essa mestra até que ela fique reta, pronta para inverter. Então soldamos o suporte do jumelo no chassis numa posição de forma que o ângulo do jumelo com a vertical nesse instante fique em 45°. O que acham desse ângulo nessa posição ????
[]'s
Thiago Rodeghel
25/04/2004, 01:21
Errado ! O jumelo não tem que ficar na vertical não! O jumelo tem que ficar mais ou menos como o jipe da foto.
Vou aproveitar o gancho e fazer uma pergunta técnica que já faz um tempo que quero saber: Qual o ângulo correto que devemos montar o jumelo???
[]'s
Grd Mauro :D
Nessa foto realmente o CJ, não foi alongado :D , como vc cita, porém a mola mestre da Band parece q foi beeem encurtada e foram feito os"olhais" novamente para os jumelos :shock: , não é isso mesmo... Como já foi discutido em outro tópico lembra, de um kit da toyota pronto para ser instalado em CJ :roll: , custa uns 1000,00 :shock: +ou- :? é feito o mesmo esquema molas mestre retrabalhadas 8)
E se lembram dos jumelos em U, dos M38. Dizem q é mais macio e melhor q o jumelo comum :shock: , alguém sabe???
[s]
Sergio Rocha
25/04/2004, 11:53
Sergio,
Deixe-me ver... vc tirou a terceira mola certo? e colocou o calço entre a 4a e a 2a, sendo assim não teria sido a mesma coisa (ou quase) vc colocar o calço entre a 3a e 4a mola?
Sds, Quintal
Paulo acredito que sim.Só q no feixe do meu Jeep a terceira mola ficava dentro do grampo.Teria que deixa-la por fora , achei q talvez assim por fora ela desalinharia com o uso.Não cheguei a experimentar.Como o q fiz ficou legal parei por aí. :wink:
Paulo Quintal
25/04/2004, 12:46
Ok,
Sérgio, tá falado!
Estou longe do Jeep agora, não tenho certeza de como está a fixação da mola, mas acho que mesmo se ela estiver fixada nos grampos (os mesmo são na extremidade não?) posso tentar colocar o calço as afastando um pouco as molas...
De qualquer forma, pelo que vc disse estou inclinado a colocar o calço entre a 3a e a 4a mola, se ficar mole D+ ou baixo, eu coloco na segunda... e por ai vai!
Sei (aprendi aqui) que não devemos arquear as molas, mas tb acho que os "grandes" arqueamentos visando "levantar" devem ser grandes vilõesna vida das molas! Penso em simplesmente ajustar a simetria das molas, p/ nivelar o BICHO.
Agora a perguntas p/ os MESTRES de plantão!
- SE TODAS MOLAS ESTIVERM SIMETRICAMENTE ARQUEADAS É CERTO QUE O JEEP FICARÁ NIVELADO?
- OU PODE HAVER CASO EM QUE CURVATURAS IGUAIS, POR ALGUMA "MOLA CANSADA" COMO DIZEM, A RESISTENCIA DO CONJUNTO FICAR DIFERNTE?
OBS: NÃO FALO DA AÇÃO DE ARQUEAR, QUE NÃO FAREI! MAS DE PEQUENAS CORREÇÕES.
Abraços, Quintal.
:) Mais em conta quanto masi ou menos?
:) Serve pro eixo traseiro também?
:D Grande Fugger!!!
:D Em preço, pouco mais barato... Em redimento, muito! Mas não vou fazer aqui uma longa narrativa das vantagens... Me envie uma MP, que te passo o telefone do cara que faz os Kits. :wink: Ah sim, tem pro freio traseiro também, com e sem freio de mão mecânico. :wink:
Aee Giovani !!!
Eu descordo de vc em um ponto: se realmente dá para adaptar o servo da F-4000 (apenas a cuica) no cilindro original, mantendo a pedaleira no assoalho, acho que é muito mais simples e barato. E o resultado vai ser um freio mais macio, como o desejado! Mas tem um porém...eu nunca vi e não sei como é feita na prática essa adaptação...
:D Grande Mauro!!!
:D E onde vc vê vantagem nisso???? Deixar aquelas ótimas, funcionais e eficientes pedaleiras originais? Ou então permanecer com o indispensável e extremamente confiável e prático, cilindro mestre com reservatório embutido??? Me poupe... :lol: :lol: Isso não vale nem a queima dos neurônios... :lol: Também nunca vi, nem faço questão de ver, esse vácuo da F-4000. Só de pensar me arrepia! :lol:
:D De tão simples que é pôr pedaleira e servo-freio à vácuo, me arrependo até hoje, de um dia ter trocado o cilindro mestre original, por outro, também original... :roll: Mas naquela época não existia o Fórum... :wink:
[]'s
roger_caldas
25/04/2004, 21:08
Professor Giovani,
meu OHC tem o filtro de ar redondo e fica na posição horizontal, como nos antigos Corcel II. Tenho a preocupação de não ter espaço pra instalao servo e o cilindro por ali.
Você teve alguma dificuldade nesse sentido?!
Abração,
Rogério
Professor Giovani,
meu OHC tem o filtro de ar redondo e fica na posição horizontal, como nos antigos Corcel II. Tenho a preocupação de não ter espaço pra instalao servo e o cilindro por ali.
Você teve alguma dificuldade nesse sentido?!
:D Grande Roger!!!
:D No meu jeep, tinha outro filtro... De qualquer forma esse filtro que vc possui não é mais indicado para uso Off-road... Então solucione 2 problemas de uma só vez. :wink: Ponha um filtro de Kombi diesel, aí sobra espaço para o servo-freio. Não compensa em nada querer fazer o oposto, preservar o filtro e fazer uma grande gambiarra no freio... :wink:
[]'s
Marcos ET
25/04/2004, 23:53
Grd Mauro :D
Nessa foto realmente o CJ, não foi alongado :D , como vc cita, porém a mola mestre da Band parece q foi beeem encurtada e foram feito os"olhais" novamente para os jumelos :shock: , não é isso mesmo...
E se lembram dos jumelos em U, dos M38. Dizem q é mais macio e melhor q o jumelo comum :shock: , alguém sabe???
[s]
PessoALL, só pra lembrar, as molas DIANTEIRAS da Band são praticamente do mesmo tamanho das TRASEIRAS do CJ3A (que deve servir no CJ3B e até mesmo nos CJ5, que sao um pouco maiores) mas depois de queimar a "mufa" pra adaptar uma mola sem alongar chassis e sem encurtar as molas refazendo os "olhais" da tranqueira, vi que AS MOLAS DIANTEIRAS DO SAMURAI (que sao praticamente as mesmas da Towner) são menores que as da Band, cervem com menos esforço na dianteira do jeep...
tava "programado" pra comprar as molas da Band e da Towner em Julho, mas depois destes calços entre as molas do Jeep... vou tentar esta primeiro!
Valeu!
AH! dêem uma olhada no tópico "!#@$ da embreagem", tow na minha última tentativa de arrumar o problema, sem ter que desmontar a adaptação novamente e procurar caminhos mais "drásticos"...
[]'s
roger_caldas
26/04/2004, 10:40
:D Grande Roger!!!
:D No meu jeep, tinha outro filtro... De qualquer forma esse filtro que vc possui não é mais indicado para uso Off-road... Então solucione 2 problemas de uma só vez. :wink: Ponha um filtro de Kombi diesel, aí sobra espaço para o servo-freio. Não compensa em nada querer fazer o oposto, preservar o filtro e fazer uma grande gambiarra no freio... :wink:
[]'s
Saaalve professor Giovani! :D
Muito obrigado pela dica! Vou fazer isso já!
Tem alguma adaptação pra fazer essa troca, ou é só tirar um e por o outro?! :?:
Brigadão,
Rogério
Marcos ET
26/04/2004, 11:48
Falando em FILTROS... (ainda que meio OFF)
PessoALL, AJUDA....
acho que tow usando um carburador mosca branca.... uso um Brosol 2e venturi de 40... usando nos Opala e NAO ENCONTRO EM LUGAR NENHUM um filtro de ar que sirva naquele bocal... ele é muito maior que os usandos no Corcel, Escort e aprentes afins... será que alguém tem a !@#$!@#$!@ do filtro de ar pra me arrumar????? tow querendo muito colocar o filtro da kombi diesel ou da pampa para serviços pesados (tem o do Uno mais novo tbem) mas nao encontro aquele "joelho" que sirva no carburador....
[]'s desesperados por andar (raramente) com o jeep sem filtro de ar!
(e com probmeas na !@#$% da embreagem.... :twisted: )
essa do filtro de ar e nova pra mim ... giovani , o meu e dakeles originais , grandes , o da kombi a diesel q vc falou , e tipo plug and play ? alguem sabe quanto custa mais ou menos ?
[]´s com poucas latinhas ( de skoll !)
Tem alguma adaptação pra fazer essa troca, ou é só tirar um e por o outro?! :?:
:D Grande Roger!!!
:D Mais ou menos... É preciso comprá-lo com o suporte junto. Aí vc pode fixá-lo em qualquer lugar, em cima do pára-lama, por exemplo. Depois basta puxar uma mangueira filtro até a boca do carburador. :wink:
:D Respondendo à dúvida de outro colega, paguei umas 20 latas no filtro, num desmanche. Isso já faz algum tempo, pode ser seja mais caro... E não use mangueira de aspirador para fazer essa conexão. Quando vc menos espera ela rasga e vc não vê. Depois que entra a poeira, ou mesmo lama, é que vc se dá conta... Compre logo mangueiras de borracha lonada, é mais caro, mas compensa. :wink:
[]'s
roger_caldas
27/04/2004, 00:54
É preciso comprá-lo com o suporte junto. Aí vc pode fixá-lo em qualquer lugar, em cima do pára-lama, por exemplo.
Saaaaaalve professor Giovani! :D
Não querendo ser, mas já sendo muito chato :lol: , eu queria saber se róla de fixar este filtro da Kombosa dentro do cofre do motor. Sabe como é, né? Sou uma pessoa muuuuito discreta... hahahah :lol:
[]´s procurando o filtro,
Rogério
outra perguntinha meio boba hehehe , alguem ja experimentou akeles filtros de ar esportivos num jeep ? qual foi o resultado hehehe
roger eu acho q ele tava falando pra prender no paralama por dentro hehehe
andretomasi
27/04/2004, 11:06
Fala Roger,
O meu filtro de Kombi tá preso no paralama, dentro do cofre :wink:
Santoro, aqueles filtros esportivos, teve um teste aqui no fórum ano passado, não lembro quem foi que fez, mas não deu certo.. o filtro entupiu de tanta terra que entrou :? Não é aconselhável pra rodar off-road..
[ ]´s
roger_caldas
27/04/2004, 11:24
Salve Keko! :D
Kumpadji, faz alguma diferença entre a boca do filtro ficar apontando pra frente, pra trás, pra cima ou pra baixo?!
É o filtro de ar da Kombi Diesel, certo?! Algum ano específico?
Como você fez as conexões desde o carbura?
[]´s abusando da boa vontade do camarada,
Rogério
andretomasi
27/04/2004, 13:10
Fala Rogério,
O ano não sei, mas acho que não tem diferença, todos que eu vi lá no desmanche eram iguais, peguei o que tava em melhor estado..
Faz diferença na hora de colocar a mangueira.. se você experimentar ele com a mangueira antes fica mais fácil.. no meu caso, coloquei primeiro o filtro, e só um tempo depois, quando começou a funcionar, fui pensar na mangueira..
A saída do filtro de ar pro carburador ficou voltada pro motor.. como o diâmetro da boca do carburador era um pouco maior que o da saída do filtro, já matei dois coelhos com uma cajadada só: usei uma mangueira com curva no diâmetro da saída do filtro na ponta dele, e uma mangueira com outra curva no carburador, com diâmetro um pouco maior que a outra mangueira.. assim entubei a primeira mangueira na segunda, botei uma abraçadeira e pronto.. resolvi o problema das curvas e também o do diâmetro.. ficou bem firme e bem resistente, fiz com aquelas mangueiras lonadas, de borracha e lona com alma de aço.. furar é meio impossível :D
[ ]´s
roger_caldas
27/04/2004, 13:19
Salve Keko! Salve Galera!
Meus amigos, me desculpem por ter invadido o tópico de feixe de molas de vocês com esse papo de filtro de ar.... :oops:
Keko, valeu pela dica. Parece ser uma posição muito boa, principalmente pra encaixar o snorkel na sequência.
[]´s
Rogério
Mauro B.
27/04/2004, 16:34
Nessa foto realmente o CJ, não foi alongado :D , como vc cita, porém a mola mestre da Band parece q foi beeem encurtada e foram feito os"olhais" novamente para os jumelos :shock: , não é isso mesmo... Como já foi discutido em outro tópico lembra, de um kit da toyota pronto para ser instalado em CJ :roll: , custa uns 1000,00 :shock: +ou- :? é feito o mesmo esquema molas mestre retrabalhadas 8)
E se lembram dos jumelos em U, dos M38. Dizem q é mais macio e melhor q o jumelo comum :shock: , alguém sabe???
Oi Thiago! :D
Então deve ser desse kit mesmo...sei lá!! :shock: :D Já ouvi falar tbm que esses M38 eram mais macios por causa dos jumelos "U"...talves seja porque eles não sejam tão rígidos e permitam certa deformação, no sentido de abrir e fechar o "U"....não vejo outra causa que possa ser atribuída somente ao jumelos... :cry:
:D E onde vc vê vantagem nisso???? Deixar aquelas ótimas, funcionais e eficientes pedaleiras originais? Ou então permanecer com o indispensável e extremamente confiável e prático, cilindro mestre com reservatório embutido??? Me poupe... :lol: :lol: Isso não vale nem a queima dos neurônios... :lol: Também nunca vi, nem faço questão de ver, esse vácuo da F-4000. Só de pensar me arrepia! :lol:
:D De tão simples que é pôr pedaleira e servo-freio à vácuo, me arrependo até hoje, de um dia ter trocado o cilindro mestre original, por outro, também original... :roll: Mas naquela época não existia o Fórum... :wink:
Eaee Giovani !!! :D
Tu queres saber da vantagem que eu acho??? Então tá: din din... ($$$). :P
Giovani, fála sério, tu tens algum trauma com o cilindro e pedaleira original né.... conta pra nós! :lol: :lol:
O negócio é que o problema do Paulo era freio duro. E deixar mais macio sem modificar o curso do pedal acho que só servo freio.... :shock: O problema do Paulo em nenhum momento foi com as excelentes e funcionais pedaleiras no assoalho ou com o super confiável e prático cilindro original com reservatório embutido. As pedaleiras continuam lá dando sustentação e eixo aos pedais e o cilindro mestre contina lá dando a pressão necessário para freiar bem o jipe. O único problema é que estava duro. Então Giovani, se a pedaleira e o cilindro estão em condições, pra quê trocá-los? Pra quê ???? Trocar uma coisa que está boa e ainda gastar dinheiro com isso eu acho disperdício...e ainda com o colega dizendo que tá com pouca grana e tal, mas apesar disso ainda quer deixar mais macio...
Eu tenho um sentimento de preservação: se funciona, deixa lá! Se posso melhorar gastando pouco, então vou fazer! :D
Eu tenho problemas com a pedaleira original no meu jipe: quando a caroceria torce muito, os pedais meio que trancam. Por enquanto, prefiro abrir um pouco o buraco, e enquanto ainda estiverem em condições, não irei trocá-los, deixando dinheiro para coisas realmente necessárias. Mas não tenhas dúvidas: quando o cilindro de freio ou pedaleira começar a pedir aposentadoria, não penso duas vezes antes de colocar uma pedaleira suspensa com servo! Isso podes ter certeza! :D
Como já disse antes, não conheço como fica a adaptação, mas acretito ser coisa simples...e sem precisar comprar um cilindro de freio novo, uma pedaleira nova, sem ter que comprar cabo para embreagem, cabo para o acelerador, mangueira para ligar ao coletor, acredito sem ter que mecher na tubulação de freio, sem ter que fechar os buracos da antiga pedaleira e sem o serviço todo em si (que como sabemos não é complicado). :P
Fiquei curioso para saber mesmo como é esse esquema, e com vontade de fazê-lo, até para terem um exemplo aqui no forum. Giovani, tu foste um pouco terrorista né!?! :lol: Acho que vale a pena sim gastar alguns neurônios...pra sair do lugar! E se não valer, eu ainda tenho muitos! 8) :lol:
Bom, o Paulo já fez sua escolha. E não se arrependerá! E todos aqueles que escolherem a pedaleira suspensa e servo tbm não se arrependerão. Só estou buscando uma solução alternativa e mais racional (no sentido de não gastar para jogar fora peças que ainda estão em boas condições) :wink: :lol:
Ah, querem uma dica de freio? Tambor traseiro do Landau. É plug-&-play e parece que fica bem bom...melhor que SBD! :shock:
[]'s cansados de falar bem de uma adatação que não sei como é !!! :lol:
Paulo Eduardo
28/04/2004, 01:14
daês...
Marcos, procure a tampa do carburador da c-20 4.1 , das mais novas que saíram com carbura 3e, é tipo um funil, que vai em cima do carbura e tem a entrada p/ a mangueira é o melhor que vc pode achar. Ou veja os filtros e tampas dos modelos WV que usam o 2e, (gol, santana, parati), eu sei que existe o filtro tipo panelão, e os tipo garrafa, que são melhores p/ jeep.
[]´s
Mauricio Mei
28/04/2004, 09:19
Pessoal
com relação ao filtro esportivo no Cj, quem usou fui eu (infelizmente)...O filtro NAO serve para nada relacionado a po, terra.
Quando abri o carburador apos um Raid tinha quase um dedo de po/barro dentro do bicho...coincidencia ou nao meu motor fundiu....
Sai fora.....nao vale a pena eu fui literalmente enganado por um daqueles comerciantes que ficam no Ibirapuera de quinta feira, aqui em SP ( nao vou mencionar nomes, pois nao vale a pena)
[]'s com filtro de ar da kombi
Mei
Marcos ET
28/04/2004, 10:57
daês...
Marcos, procure a tampa do carburador da c-20 4.1 , das mais novas que saíram com carbura 3e, é tipo um funil, que vai em cima do carbura e tem a entrada p/ a mangueira é o melhor que vc pode achar. Ou veja os filtros e tampas dos modelos WV que usam o 2e, (gol, santana, parati), eu sei que existe o filtro tipo panelão, e os tipo garrafa, que são melhores p/ jeep.
[]´s
Paulo, valeu pela dica, verei o da C.20, mas os do Gol sao pequenos... a boca do carburador e meio grande.... (bemmm maior que os carbura dos VW...)
Qaunto aos filtros esportivos.... tow fora! rss
mas tenho que admitir que já tava pra colocar um daqueles fitros pequenos de papelao usados na Brasília dois carburadores e cortar a base até caber... (mesmo que tenha que cortar uns 90% da base....)
valeu!
Beto Lacerda
28/04/2004, 11:39
eu fui literalmente enganado por um daqueles comerciantes que ficam no Ibirapuera de quinta feira, aqui em SP ( nao vou mencionar nomes, pois nao vale a pena)
kra era até bom vc mencionar quem foi por 2 motivos ,
-evita que outros sejam enganados
-não culpa os inocentes , ja que vc disse que era no ibira , da nome aos bois :lol: (la no ibira tem uns 6 fornecedores e "generalizar é sempre um erro " :lol: )
[]'s
Paulo Eduardo
28/04/2004, 16:00
Daê Marcos...
Cara, se o teu carbura é mesmo uma 2E, é igual a dos WV sim, pois só muda por dentro, a carcaça é sempre a mesma, ele tem que ter três furos p/ fixação, mais três p/ a colocação da tampa (pode ser que tenha prisioneiros), em cima, e essa tampa que eu digo, da c-20, é difícil de achar, eu, pelo menos não encontrei pro meu jeep, então uso uma mangueira grande, tipo aquelas de aspirador de pó, que encaixa certinho na cabeça do carbura, e tb dá certinho na saída do filtro de ar da f-1000.
2E é 2E, os venturis mudam, mas a carcaça é exatamente igual.
[]´s
roger_caldas
28/04/2004, 18:39
:wink: Ponha um filtro de Kombi diesel, aí sobra espaço para o servo-freio.
Graaaande Professor Giovas!!! :D :D :D
Socoooorro... :lol: :lol: :lol:
Estive numa concessionária VW procurando pelo tal filtro de ar da Kombi Diesel (Concessionária, é claro...gosto de tudo originalzinho no meu Jeep hahahhaa :lol: ), mas o raio do filto que o caboclo me mostrou lá como sendo esse do modelo diesel é quadrado! :shock:
Pelo que eu vi na instalação da galera porraê, o filtro é cilindrico, não?!
Não seria da Kombi a gasolina?! Neste caso, seria mais interessante o das Kombis mais novas, injetadas, já que o fluxo de ar é maior?!?!?
Oh Mestre do Oráculo, por favor dê-me uma luz! :idea: :lol:
[]´s desfiltrados,
Rogério
:wink: Ponha um filtro de Kombi diesel, aí sobra espaço para o servo-freio.
Graaaande Professor Giovas!!! :D :D :D
Socoooorro... :lol: :lol: :lol:
Estive numa concessionária VW procurando pelo tal filtro de ar da Kombi Diesel (Concessionária, é claro...gosto de tudo originalzinho no meu Jeep hahahhaa :lol: ), mas o raio do filto que o caboclo me mostrou lá como sendo esse do modelo diesel é quadrado! :shock:
Pelo que eu vi na instalação da galera porraê, o filtro é cilindrico, não?!
Não seria da Kombi a gasolina?! Neste caso, seria mais interessante o das Kombis mais novas, injetadas, já que o fluxo de ar é maior?!?!?
Oh Mestre do Oráculo, por favor dê-me uma luz! :idea: :lol:
[]´s desfiltrados,
Rogério
:D Grande Rogério!!!!
:D Então vá num desmanche e peça pelo da Diesel... Vão te mostrar o redondo... :lol: :lol: Ao menos foi assim que comprei 3 desses filtros... :wink: :D
:D Quanto ao fluxo de ar, não deu problema, mas se quiser pôr um buraco maior :P , não vejo uma contra-indicação... :wink:
:D Ah, comprando essas coisas "supérfulas" em concessionária, em pouco tempo seu jeep vai custar uma "baba", e não vai ter nada que te ajude à sair do sufoco... :wink:
[]'s
Tu queres saber da vantagem que eu acho??? Então tá: din din... ($$$). :P
Giovani, fála sério, tu tens algum trauma com o cilindro e pedaleira original né.... conta pra nós! :lol: :lol:
Fiquei curioso para saber mesmo como é esse esquema, e com vontade de fazê-lo, até para terem um exemplo aqui no forum. Giovani, tu foste um pouco terrorista né!?! :lol: Acho que vale a pena sim gastar alguns neurônios...pra sair do lugar! E se não valer, eu ainda tenho muitos! 8) :lol:
:D Grande Mauro!!!
:D Trauma??? Eeeuuu??? Magina.... :lol: Foi um tiozinho que deve ter ficado com trauma de Jeep... O Azulão passou à 1 fio de cabelo da porta de um Fiesta novinho, sem placas ainda... O tiozinho que tava na direção só viu aquela coisa azul crescendo pra cima do carrinho... :lol: Fiquei só imaginando a "estampada" do estribo na porta do carrinho... Depois disso cruzei uma avenida movimentada em 2 saltos e parei numa vala... :lol: :lol:
:D Te digo uma coisa: din-din vc vai precisar quando tiver que pagar o conserto do carro de algum Tiozinho... :wink: 8) Um amigo meu estampou o pára-choque do Jeep na traseira de um Gol... Dobrou o carro no meio, chegou à baixar o teto! Sorte que era só um Gol... Imagina se é alguma outra "jóia"... :wink:
:o Sabe o que eu vivia dizendo pra ele? Põe logo um freio descente nesse Jeep! Sabe o que ele me respondia??? É caro, e agora não tenho dinheiro... :roll: O que ele gastou no Gol, dava pra pôr freio à disco nas 4 rodas e servo-freio com pedaleira! 3 VEZES!!!! :shock: :P
[]'s
Mauro B.
29/04/2004, 00:26
Aee Giovani !!! :D
O que que aconteceu com os freios do azulão e desse outro jipe??? Onde ocorreu o defeito ??? :shock:
[]'s curiosos e precautivos...
roger_caldas
29/04/2004, 09:01
:D Ah, comprando essas coisas "supérfulas" em concessionária, em pouco tempo seu jeep vai custar uma "baba", e não vai ter nada que te ajude à sair do sufoco... :wink:
:lol: :lol: :lol: Saaaaaaaalve Mestre Giovas! :lol: :lol: :lol:
Fala sério, né?! Tu achou mermo que eu comprasse essas powra em concessionária?!?!? hahahahaha :lol: :lol: :lol:
Só vou pra procurar o melhor "modelo"...ou como já disse um colega nosso aí pelo fórum, abusar da liberdade artística das peças do catálogo... :lol: :lol: :lol:
[]´s pilotando o Jeep de 6 milhões de dólares :D ,
Rogério
Duda Lopes
29/04/2004, 13:37
abusar da liberdade artística das peças do catálogo... :lol: :lol: :lol:
Grande Roger, essa foi muito boa, adorei!!!!
Abracos,
Aee Giovani !!! :D
O que que aconteceu com os freios do azulão e desse outro jipe??? Onde ocorreu o defeito ??? :shock:
[]'s curiosos e precautivos...
:D Grande Mauro!!!
:D No azulão foi o cilindro mestre! Cada dia precisava "bombar" mais até ter freio... Aí levei num "mexânico" que trocou ele. Saí para testar... Depois de umas 30 pedaladas pegou de leve... :roll:
:D O outro tinha problemas crônicos em todo sistema... Cilindros de roda trancados ou vazando... Um lixo! :P
[]'s
Thiago Rodeghel
02/05/2004, 17:57
Só vou pra procurar o melhor "modelo"...ou como já disse um colega nosso aí pelo fórum, abusar da liberdade artística das peças do catálogo... :lol: :lol: :lol:
Rogério
Fala Rogério
Algumas vezes as peças são trocadas de fornecedor coisa e tal, mudando o ano :roll: ... Mas se o cara t passou esse modelo como se fosse a diesel não tem problema... Fui comprar uma junta de cabeçote na concessionária VW e era diferente o modelo do meu para o novo q agora é de aço, mas o resto igualzinho :wink: . Atualmente as kombis saem com o filtro de ar em forma de tambor (melhor q redondo :shock: :lol: )mas só gasosa :D
[s]
dickvigarista
02/05/2004, 22:17
8) Tchê esse esquema do Sérgio Rocha é bem :idea: :idea: interessante, será que tu tens foto do feixe de mola após a modificação para deixar mais macio.
Sergio Rocha
03/05/2004, 19:59
8) Tchê esse esquema do Sérgio Rocha é bem :idea: :idea: interessante, será que tu tens foto do feixe de mola após a modificação para deixar mais macio.
Aí vai, desculpe a qualidade, deitar em baixo do Jeep a essa hora...Pra ficar mais fácil coloquei mais fotos no meu album.
Um abraço.
roger_caldas
03/05/2004, 20:27
Salve Sergião :D :D :D
na verdade, as fotos estão profissionais demais.... :lol:
O único ponto, porém, é que eu não entendi muito bem a funcionalidade e o benefício desse calço...
Róla uma explicação para leigos!? :P
[]´s
Rogério
Sergio Rocha
03/05/2004, 23:22
Mais leigo do q eu não existe.
Apenas uma experiencia q fiz e pro meu gosto e uso e ficou ótimo.
Dá uma olhada em
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=3482&start=0&postdays=0&postorder=asc&highlight=
Se não der pra entender posso tentar explicar melhor.
Sergio Rocha
03/05/2004, 23:40
Oi Roger
Agora é q lembrei q vc tava no outro topico tb.
Deixa eu explicar a minha teoria.
as duas primeiras molas são as chamadas molas de força, colocando o calço eu separo elas das demais. Andando normalmente na cidade o balanço do Jeep não chega a arriar tanto q faça com q essas duas molas sejam acionadas, assim elas não são usadas.Quando vc encara um buraco, por exemplo, aï sim o Jeep arria o bastante pra aciona-las.
Resumindo, andando no asfalto o Jeep fica mais macio, sendo q quando é necessário as duas molas de força estão lá prontas pra funcionar.
Se vc reparar nas molas de caminhões vai ver q alguns deles tem 2 feixes de mola.Um está sempre trabalhando e o outro só entra em ação quando se coloca peso no veículo ou seja quando ele arria.Tentei reproduzir isso da maneira simploria de colocar um calço entre as molas pra q só fucionem com o jeep carregado ou quando ele anda em trilhas.Note q o meu Jeep é um CJ 3 bem mais leve que um CJ 5.Cheguei a esta conclusão tirando e botando molas e alterando o lugar do calço diversas vezes.Se vc resolver experimentar parta desta posição do calço e tente outras.O importante é que o calço afaste as molas q estiverem abaixo dele das de cima.Fiz um calço de barra chata(ferro) de 10 cm de comprimento, da largura da mola e com a espessura aproximada do dobro de uma mola. :wink:
Deu pra entender :?:
Um abraço
Mauro B.
04/05/2004, 00:34
:D No azulão foi o cilindro mestre! Cada dia precisava "bombar" mais até ter freio... Aí levei num "mexânico" que trocou ele. Saí para testar... Depois de umas 30 pedaladas pegou de leve... :roll:
:D O outro tinha problemas crônicos em todo sistema... Cilindros de roda trancados ou vazando... Um lixo! :P
Eaee Giovani !!! :D :D :D
Essa de dar várias pedaladas até pegar tá me cheirando sangria mal feita... Tem vários caras que não sabem fazer, e principalmente em jipes MCE (SPOA).
O diferencial traseiro quando se levanta o jipe é apontado para cima, e consequentemente os cilindros de roda traseiros tbm inclina. Isso pode dificultar a sangria. O correto, pois, é fazer a sangria dos cilindros de roda traseiros com a traseira mais alta que a frente. Já nos cilindros de roda dianteiros, já ví alguns jipes em que os mecânicos giraram o prato do freio para que a entrada do cilindro de roda não coincidisse com bem em cima do pino-mestre. O certo é ali mesmo, bem acima do pino mestre. É meio apertado mesmo! Então, com essa rotação do prato em um parafuso para frente ou para trás, o cilindro de roda inclina, o que faz as bolhas não saírem direito. Dái, mesmo fazendo a sangria do modo correto, é impossível ter um freio bom! :wink:
Tinha problema de ter que dar várias pedaladas no meu freio. Foi só fazer a sangria direito e o freio pegou bem, bem mesmo, lá em cima. Se os lilindros estão bons, e a sangria foi feita bem, tem que pegar lá em cima!
Sobre o super prático reservatório embutido no cilindro, o que eu fiz no meu foi fazer um furinho na tampa, colocar um nipelzinho, uma mangueirinha e conectar num pequeno reservatório mais em cima, na altura da caixa de fusíveis. Problema resolvido! :P
Giovani, eu não acho que o sistema de freio do jeep é bom, mas tbm não acho que é esse terrrrooor assim... :D
[]'s
Essa de dar várias pedaladas até pegar tá me cheirando sangria mal feita... Tem vários caras que não sabem fazer, e principalmente em jipes MCE (SPOA).
Sobre o super prático reservatório embutido no cilindro, o que eu fiz no meu foi fazer um furinho na tampa, colocar um nipelzinho, uma mangueirinha e conectar num pequeno reservatório mais em cima, na altura da caixa de fusíveis. Problema resolvido! :P
Giovani, eu não acho que o sistema de freio do jeep é bom, mas tbm não acho que é esse terrrrooor assim... :D
:D Grande Mauro!!!!
:D Não era sangria... Era na porra do cilindro mesmo! Troquei por outro e funcionou. E o jeep ainda era SPUA, só mandei as molas pra cima quando já tinha disco nas 4 rodas... :wink:
:D Eu também tinha esse reservatório separado, mais alto. Um belo dia a manguinha escapou, quando o eletrecista tava puxando uma fiação, ali pela região... O babaca não viu... Imagina o que uns 100ml de fluído faz na tinta... :roll:
:D Bom, quando fiz a 1ª reforma do jeep (ocasião da troca dos cilindros), troquei todos os cilindros de roda, lonas, molinhas, etc. Ficou 10! Fritava os pneus! Ruim não é mesmo, se tudo estiver em ordem.
MAS... Imagina a situação (real, aconteceu numa trilha): uma travessia de 100 metros por dentro de um riacho, sai do riacho, anda 5 metros (não cabe nem 2 jipes) e sobe por uma inclinação de + ou - 35 à 40 °, no meio do mato, com pedras e raízes aparentes. :wink: Foi um show de demolição! Se o cara não subia na primeira, despencava de ré, sem freios batendo nas árvores! Nenhuma Rural saiu ilesa! Tivemos que agüentar a bronca do pessoal por ter feito uma trilha "muito difícil" e daquele ponto em diante, a "caravana" reduziu pra menos da metade! :wink:
:D Agora, se todos tivessem freios eficientes, não sujeitos à ação da natureza, coisa normal em trilha, não teriam problemas! Teve uma Rural que além do teto e lateral amassados, quebrou 2 vidros. Sacou? Não havia espaço para secar os freios! Eu mesmo, atropelei um pé de cactos, de uns 3 metros, para não voltar para trás, pois na época, só tinha freio à disco na dianteira que, devido à inclinação, não segurava... :wink:
:D Então, se vc somar o que vc vai gastar para deixar os freios originais em ordem, já dá partir prum freio à disco, que dispensa comentários sobre sua eficiência. :wink:
[]'s
Mauro B.
05/05/2004, 00:43
Então, se vc somar o que vc vai gastar para deixar os freios originais em ordem, já dá partir prum freio à disco, que dispensa comentários sobre sua eficiência. :wink:
Eaee Giovani !!! :D
Cara, concordo plenamente contigo!!! Freio a disco é tudo de bom!!! :D Mas é que eu tava falando do cilindro mestre e pedaleira originais...e não do sistema nas rodas! 8)
Mas é isso aí mesmo: freio a disco e servo que é a melhor coisa que tem! :D
[]'s
dickvigarista
07/05/2004, 08:06
8) Sergio valeu o espirito de parceria e tirar foto a esta hora.Ajuda um monte com fotos, valeu mesmo. :lol:
Sergio Rocha
07/05/2004, 22:34
8) Sergio valeu o espirito de parceria e tirar foto a esta hora.Ajuda um monte com fotos, valeu mesmo. :lol:
Uai so mas aki num é pra todo mundo se ajudar :?:
Antão :?: Num fiz mais do q minha obrigação. Até rimou :wink:
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