Ver Versão Completa : Cambio duro c/ Jeep frio
Ois a todos. Tenho notado que o câmbio do Lineu (original) fica duro pracaraca quando o carro tá frio. Baixar de terceira pra segunda em curso, impossível. Só "no tempo", embreado. Depois que o cambio/carro/motor esquentam, fica tudo beleza, parece um chevette (opa... nem tanto). Qual seria a causa? Nivel de óleo tá ok, antes que perguntem.
Agradecido por suas futuras sugestões,
Cacá
Sergio Rocha
02/05/2007, 13:56
Ois a todos. Tenho notado que o câmbio do Lineu (original) fica duro pracaraca quando o carro tá frio. Baixar de terceira pra segunda em curso, impossível. Só "no tempo", embreado. Depois que o cambio/carro/motor esquentam, fica tudo beleza, parece um chevette (opa... nem tanto). Qual seria a causa? Nivel de óleo tá ok, antes que perguntem.
Agradecido por suas futuras sugestões,
Cacá
Cacá
Já experimentou (dupla debreagem ) pisar na embreagem duas vezes seguidas antes de engrenar ? Se isso resolver o problema é a embreagem
como o oleo tá no nível, pode ser a qualidade.Ele sempre fez isso ?
[]'
Cacá
Já experimentou (dupla debreagem ) pisar na embreagem duas vezes seguidas antes de engrenar ? Se isso resolver o problema é a embreagem
como o oleo tá no nível, pode ser a qualidade.Ele sempre fez isso ?
[]'
Opa Sérgio, beleza?
Já tentei a pedalada, nao melhora não. Qdo fiz o motor, verifiquei platô e disco, estão novos. O problema começou quando mandei completar o óleo do câmbio. Será que pode ter sido isso? Diferença de densidade? Óleo muito grosso?
[s],
Cacá
joão k. chikui
02/05/2007, 15:59
Cacá, já vi caso de colocar oleo muito grosso (90 onde o correto era o 80, p.ex) e acontecia exatamente isto.
Mas, na maioria dos casos uma acelerada sem a embreagem acionada , quando na passagem da 1ª p/ 2ª, resolve até o oleo afinar.
Lucas Nassif
02/05/2007, 17:01
To axando que o Lineu tá fazendo manha pra funcionar direito!!! :mrgreen: Muuuito preguiçoso pro meu gosto!! :twisted:
Falano sério, verifica o óleo que vc colocou, se tá na especificação correta! Como vc completou, deve ter misturado o certo com o errado, ai virou no que que deu!! :parede:
[]'ssss
Sergio Rocha
02/05/2007, 17:17
Opa Sérgio, beleza?
Já tentei a pedalada, nao melhora não. Qdo fiz o motor, verifiquei platô e disco, estão novos. O problema começou quando mandei completar o óleo do câmbio. Será que pode ter sido isso? Diferença de densidade? Óleo muito grosso?
[s],
Cacá
Vc mesmo deu a solução.Troque o oleo. Oleo SAE 90 para engrenagens
abs
ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
02/05/2007, 21:49
abs
Aproveite e coloque um aditivo à base de grafite. Há um ótimo para diferencial de deslizamento limitado (veja na concessionária Nissan qual o que usam na Frontier)
Opa, Sérgio. Foi o óleo 90 mesmo que o meca colocou e é exatamente esse o problema. Pelo que vi no manual, tardiamente, o óleo recomendado é 80, e não 90.
Esses mecas...
[s],
Cacá
To axando que o Lineu tá fazendo manha pra funcionar direito!!! :mrgreen: Muuuito preguiçoso pro meu gosto!! :twisted:
Falano sério, verifica o óleo que vc colocou, se tá na especificação correta! Como vc completou, deve ter misturado o certo com o errado, ai virou no que que deu!! :parede:
[]'ssss
Num fui eu, eu não sabia nada sobre isso, mandei pro meca. Foi ele, Lucão :parede:
Agora toca eu mesmo esgotar tudo e fazer de novo... :pensativo: E a patroa? Faço o que com ela quando o chão estiver cheeeeeio de óleo??? :shock:
[s],
Cacá
Aproveite e coloque um aditivo à base de grafite. Há um ótimo para diferencial de deslizamento limitado (veja na concessionária Nissan qual o que usam na Frontier)
Oi Antonio, e o que é diferencial de deslizamento limitado ??? :pensativo:
[s],
ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
03/05/2007, 10:54
Oi Antonio, e o que é diferencial de deslizamento limitado ??? :pensativo:
[s],
É o LSD (limited slip differential) que tanto falam aqui, também já vi como tração poisitiva (nas C10/C14) ou dif. anti-derrapante da Willys. A Nissan recomenda um aditivo grafitado (S7098 - redutor de atrito) e custa R$ 56 na concessionária. É caro, mas você acha em auto-peças bem mais barato, há várias marcas com o mesmo efeito. Isso é muito bom para as caixas de marchas e T-Case. A grafita é um excelente redutor de atrito, além de ser hidro-repelente e ficará depositada nos dentes das engrenagens, especialmente nos dos sincronizadores que são de bronze, o que fará acabar com esse "câmbio-duro" quando a caixa está fria. Na verdade, o que ocorre é que o lubrificante escorre para as partes baixas, deixando 'secas' as altas (onde está a árvore secundária - sincronizadores, garfos e todo o conjunto seletor das marchas). Só depois de algum tempo girando (em ponto-morto sem embariagem) é que o óleo vem para essas partes altas. Sempre usei estes aditivos grafitados, quer nos diferenciais quer na caixa e não apenas nos 4x4. Tive um Monza que, de manhã, só conseguia engrenar a ré depois de uns 30 s funcionando. Isso acabou depois do aditivo.
Isto, não exclui a obrigatoriedade de usar o óleo recomendado (no caso da Willys/Ford - óleo mineral puro SAE-80 EP para a Cx e T-Case). Não é chegar e pedir óleo 80 ou 90. Para cada componente há um lubrificante específico e o do diferencial é diferente do da caixa (creio que na seção de downloads - manutenção - o Mestre Leopoldo já mostrou isso).
Mas como a sua pergunta também foi específica - sobre o LSD - aqui vai uma imagem off-topic
Mas como a sua pergunta também foi específica - sobre o LSD - aqui vai uma imagem off-topic
Obrigado, Alexandrino. A cada problema, uma aula:concordo:
Valeu mesmo!
[s],
Lucas Nassif
03/05/2007, 17:37
Agora toca eu mesmo esgotar tudo e fazer de novo... :pensativo: E a patroa? Faço o que com ela quando o chão estiver cheeeeeio de óleo??? :shock:
[s],
Cacá[/quote]
Num fui eu, eu não sabia nada sobre isso, mandei pro meca. Foi ele, Lucão :parede:
Tô ligado!! Esses mecas viu......:parede::parede:
Agora toca eu mesmo esgotar tudo e fazer de novo... :pensativo:
Bem melhor.. :palmas:
E a patroa? Faço o que com ela quando o chão estiver cheeeeeio de óleo??? :shock:
Fala que o Lineu começou a passar mal e não deu tempo de chegar ao banheiro...:dance: Igual aconteçe com crianças..:mrgreen: :twisted:
Mas num tem desculpa não. Você apanha dela de qualquer jeito!! :twisted: :palmas: :palmas:
[]'s:concordo:
Sergio Rocha
03/05/2007, 19:25
Opa, Sérgio. Foi o óleo 90 mesmo que o meca colocou e é exatamente esse o problema. Pelo que vi no manual, tardiamente, o óleo recomendado é 80, e não 90.
Esses mecas...
[s],
Cacá
Nos manuais que eu tenho todos falam sae 90.
O samurai é que usa 80
[]'
Nos manuais que eu tenho todos falam sae 90.
O samurai é que usa 80 []'
Olha, eu acho que muda conforme a caixa, sei lá. A prova do crime tá anexa tbém.
:concordo:
Sergio Rocha
03/05/2007, 20:07
Foi a primeira vez que eu vejo recomendar óleo 80 pra jeep.
Sempre usei 90 e tenho inclusive outros manuais que falam no 90.
Esse teu manual é dos jeeps Ford então é dos modernos.
Eu vou continuar a usar o 90.
Sabe a marca do oleo que vc tá usando ?
Eu uso Texaco.
[]'
Sergio Rocha
03/05/2007, 20:13
Mais uma tabela de lubrificação.
[]'
ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
04/05/2007, 00:37
Mais uma tabela de lubrificação.
[]'
80 e 90 não faz tanta diferença assim... a partir de 76 (4 m), os manuais da Ford recomendam o SAE-80 Ep, mas todos recomendam que seja óleo mineral puro.
O manual do mecânico Willys até dá algumas marcas e referências. Eu prefiro óleos mais finos, a menos que se trate de temperatura-ambiente mais alta.
Sergio Rocha
04/05/2007, 18:34
80 e 90 não faz tanta diferença assim... a partir de 76 (4 m), os manuais da Ford recomendam o SAE-80 Ep, mas todos recomendam que seja óleo mineral puro.
O manual do mecânico Willys até dá algumas marcas e referências. Eu prefiro óleos mais finos, a menos que se trate de temperatura-ambiente mais alta.
Aki na minha região a temperatura é sempre alta.E como uso o jeep em condições severas, prefiro usar o 90.
[]'
joão k. chikui
04/05/2007, 19:30
Sergio Rocha
Essa Frase "no nosso grupo gay não entra, não insista"
Não deveria ter uma vírgula depois de grupo? "no nosso grupo , gay não entra......"
ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
04/05/2007, 19:54
Sergio Rocha
Não deveria ter uma vírgula depois de grupo? "no nosso grupo , gay não entra......"
Pô, João... esse é o grupo deles, não insista.
Sergio Rocha
04/05/2007, 22:07
Sergio Rocha
João
No nosso grupo, gay não entra, não insista.
ficou melhor ?
Mas, não adianta, que gay continua não entrando.:mrgreen:
[]':lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol ::lol::lol::lol::lol::lol:
Eu acho que a vírgula é depois da gay, não é?:twisted:
Em todo caso, não vou insistir...:mrgreen:
[s],
franzlana
04/05/2007, 22:40
Esses mecas...
[s],
Cacá
Caro colega.
Tem nada a ver.
tenho dois CJ% com óleo 90 na caixa e funcionam legal.
Provavelmente tens problema no sincronizado ou macaquinhos da caixa.
Franz.
Mauro Darezzo
04/05/2007, 23:03
O correto é com as duas vírgulas. Elas fazem muita diferença na sentença.
No nosso grupo, gay não entra, não insista.
ou ainda....
Matar o Papa não é pecado!
Matar o Papa não, é pecado!
:-)
Variações:
Gay, não entra!
Pode ser um aviso para que o frô não entre. Ou uma informação vinda lá de trás :mrgreen:
Gay não entra.
Aí sim, fica claro que é pro frô dar o fora.
:shock:
Lucas Nassif
05/05/2007, 11:03
Eu acho que a vírgula é depois da gay, não é?:twisted:
Em todo caso, não vou insistir...:mrgreen:
[s],
:palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:
:concordo:
Sergio Rocha
05/05/2007, 11:47
Se eu tivesse escrito de uma maneira mais fácil não teriam tantos gays querendo participar.:mrgreen:
Só uma explicação, a vírgula é sempre atraz do Gay.
E eu não vou corrigir.:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgr een:
[]'
Lucas Nassif
05/05/2007, 11:55
Só uma explicação, a vírgula é sempre atraz do Gay.
Uuuuuuuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii..... .........:oops: :oops: :oops: :oops: :oops:
[]'ssss:mrgreen:
Uuuuuuuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii..... .........
[]'ssss:mrgreen:
Ahhhh... deixa isso espalhar aqui em Campinas...:dance: :shock: :mrgreen: :twisted:
:palmas:
Lucas Nassif
05/05/2007, 12:09
Ahhhh... deixa isso espalhar aqui em Campinas...:dance: :shock: :mrgreen: :twisted:
:palmas:
hauhauhaauhauaauhauahuahuhauh...........:mrgreen: