Ver Versão Completa : Instalando v8 no cj5
leonsrad
01/05/2007, 20:24
To com um CJ 5 no inicio de uma longa jornada de restauração e gostaria de instalar um V8 de maverick com cambio automático. Como ainda estou iniciando e este é meu 1º 4x4, e estou tentando outra coisa que não instalar um ap2000 gostaria que me esclarececem algumas dúvidas:
1- Vi na revista 4x4 e cia deste mes um CJ V8 com cambio automático e me parece que não usuou o adaptador importado. me pareceu pelas fotos que bastou levar à frente a travessa dianteira para colocar o maior cambio. Isso é Possível sem usar o kit de adaptação importado?
2- Rodando nas dunas aqui de Fortaleza, será que o cambio automático irá poupar um pouco mais as pontas de eixo, diferenciais e redução, do que o cambio manual?
3- Se o automático for inviável, posso usar qual cambio manual e que flange se adaptaria?
4- Ter um motor v8 na duna, representa realmente alguma vantagem real, claro, levando-se em consideração a mesma experiência do piloto.
5- Qual a diferença de consumo
6- Vi poucos tópicos a este respeito, e alguém teria fotos desta adaptação?
Toda ajuda é bem vinda...:rolleyes:
leopoldo
01/05/2007, 20:41
1-CJ V8 com cambio automático e me parece que não usou o adaptador importado. me pareceu pelas fotos que bastou levar à frente a travessa dianteira para colocar o maior cambio. Isso é Possível sem usar o kit de adaptação importado?
2- ... será que o cambio automático irá poupar um pouco mais as pontas de eixo, diferenciais e redução, do que o cambio manual?
3- Se o automático for inviável, posso usar qual cambio manual e que flange se adaptaria?
4- Ter um motor v8 na duna, representa realmente alguma vantagem real, claro, levando-se em consideração a mesma experiência do piloto.
1- Não é possível colocar o V8 + auto sem kit no CJ-5 sem jogar o motor, a grade, o capo, a suspensão uns 50 cm para frente.
Entretanto, no CJ-6 é possível. Esse tem 51 cm a mais no entre-eixo.
2- Sim para poupar,
mas
no eixo dianteiro, os semi-eixos são completamente SUB-dimensionados para o torque dísponível.
3- Pode. Porém, não há flange disponível, mas pode se fabricada.
4- A vantagem é duvidosa pois o jeep fica + pesado e esse peso desloca-se para frente.
5- Consumo comparado a oque ?
6- Existem vários e vários tópicos.
leonsrad
01/05/2007, 22:31
Leopoldo, valeu mesmo pelas dicas...
mas sabe como é minha inesperiência, associada à falta de pessoas que já fizeram esse tipo de adaptação, só cria uma série de dúvidas..
Inicialmente até pensei que seria possivel a instalação sem o ki AA ficando mínimo a distância entre a redução e o eixo trazeiro, mas pelo visto a coisa não para por aí..
Partindo então para o cambio manual, saberia me indicar qual caixa clark seria viável para o v8 e como faço ou quem teria a flange para essa adaptação?
Sei que estou é inventando dor de cabeça para mim, mas o barulho do V8 é paixão antiga e não seria nada mal podê-lo ouvir no meu CJ5. Tem até mesmo a questão do aquecimento do conjunto que não deve ser brincadeira.
Sei que não fundo estou tentando colocar turbina de 737 em uma ferrari, mas sei que logo conseguirei subsídios para isso, graças à ajuda e informação que estou encontrando aqui...
Agora vem mais uma questão, com cambio manual haveria a necessidade de deslocar a travessa dianteira?:putz:
1- ...
5- Consumo comparado a oque ? ...
A boing...:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
leonsrad
01/05/2007, 22:41
Realmente... colocar V8 e estar querendo saber o consumo é meio incoerente.. foi mal...
Leon,
Eu acho que foi na edição de abril da 4x4&Cia que saiu um "jeep do leitor" que era um CJ5 com V8 do Dodge Dart (com câmbio e tudo). O dono é um moleque, mas certamente é um caminho pra você fazer contato com o mecânico que fez a adaptação e esclarecer algumas dúvidas.
Abraço,
Fabiano Borges.
leopoldo
01/05/2007, 23:08
KIM,
Boing Boing é a loura da TV.
Será que vc se referia a um BOEING ???
LEON,
O landau/galaxie tem opção mecanica de 2 cambios: 3 e 4 marchas, ambos clark.
Se vc quer um cambio para um V8, use um dos dois.
A flange, vc terá de desenvolver.
Meu CJ-5 tinha cambio 4 marchas do OHC e transferencia do jeep.
Se isso cabe, o clark manual cabe. Seu cardan ficará em 30 a 40 cm, dependendo do arranjo das peças.
Desculpe Leopoldo, é boeing!
Temho um 6cc, e o consumo é alto, devido à relação "curta", imagino um V8...
leonsrad
02/05/2007, 08:30
Fabiano,
Realmente a revista é de abril... tentarei entrar em contato...mas sabe como é, aqui em Fortaleza, esse tipo de adaptação não está tão acessível quanto em Sampa... Falar aqui em mecânica v8 em CJ faz os cabelos do mecanico cairem...não conheço nenhum por aqui tem já tenha feito isto. Até porque, com os que tenho falado, só recebo o nome de doido...dizem que a frente do carro vai ficar tão pesada que vou ter um submarino nas dunas....mas valeu o toque (no bom sentido, é claro:discordo: ).
Leopoldo,
Cara, realmente obrigado pela ajuda.... sua experiência é de grande valia e se não for te encher o s... vou procurar assimiliar o que for possível.
Que você me diz de usar o conjunto motor e câmbio do Landau/Galaxie. Economizaria trabalho com torneiro para executar a flange, ou este motor e meio "fraco" e de peças difíceis?:pensativo:
Lucas Nassif
02/05/2007, 13:55
Temho um 6cc, e o consumo é alto (...)
E vc ainda fala pra eu colocar um desses no Cascão!!! :mrgreen:
No dia em que eu comprar um posto, quem sabe...:twisted:
Motor beberrão já basta o BF, preciso de mais nenhum nao!!! :twisted::twisted: :mrgreen::mrgreen:
[]'s desviando totalmente do assunto :putz:
leopoldo
02/05/2007, 19:24
V8 302 + cambio automático do landau é o que eu uso.
Gastar com torneiro vc irá de qualquer forma.
To com um CJ 5 no inicio de uma longa jornada de restauração e gostaria de instalar um V8 de maverick com cambio automático. Como ainda estou iniciando e este é meu 1º 4x4, e estou tentando outra coisa que não instalar um ap2000 gostaria que me esclarececem algumas dúvidas:
Toda ajuda é bem vinda...:rolleyes:
3-Vou fazer a mesma adaptação, inclusive estou reformando o motor agora. Vou usar o câmbio 260-F, pelo que pesquisei aguenta a usina.
Flange pode comprar na Deep Tec, TT4, acho que o Marcel aqui do fórum também faz, deve ter mais gente por aqui, não sei de todos.
5- E tu ainda pensa em consumo? Vai ser proporcional à emoção causada, pode ter certeza. :mrgreen:
6- Tem alguns tópicos aqui no fórum, mas as ferramentas de busca não são boas para palavras curtas, eu uso o google, é bem melhor, vai em busca avançada e pede pra procurar somente no www.4x4brasil.com.br (http://www.4x4brasil.com.br).
[]'s
leonsrad
02/05/2007, 22:37
Jeisonk,
valeu a dica do câmbio...a Deep tec tem o kit para instalar na redução...
mas quanto a flange para o motor? conhece alguma já fabricada... aqui no
Forum encontrei 03 marcel . Boa sorte nas sua adaptação.. Espero poder
receber mais dicas...
Se minhas perguntas estiverem demasiadamente ridículas, relevem... sou
iniciante na mecânica 4x4, mas garanto que aprendo rápido.. agora este
motor deve esquentar "pra burro". Tive um maverick e sei como é isso..
Novamente, se alguem puder me esclarecer o procedimento para encaixe
deste câmbio no motor v8, e tiver a paciência de começar do início..este leigo agradece...:parede: :concordo:
Estou quase me decidindo por esta motorização... pena que o cambio automático seja tão trabalhoso no cj5
leonsrad, quando comprei a flange pra redução na Deep Tec, comprei com eles também a capa seca para juntar o BF x 260F, acredito que também tenham ou fabriquem para o V8 x 260F.
Também desisti por enquanto do câmbio auto, vai ficar pro futuro, quando alongar a viatura, outra etapa, vou é juntar grana por alguns anos porque daí vou partir pra eixos ignorantes juntamente com pneus ignorantes.
Ah, o Marcel é esse:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=511
[]'s
não é mais facil pegar a capa seca original do motor?
foi o que fiz
tenho um v8 318 1976 do charger r/t e comprei um cambio clark de 3 marchas da c10(mesmo cambio do v8 versão 3 marchas manual) peguei a capa seca original e o kit de embreagem original
foi como se tivesse tirado o powertrain inteiro de um dodge, e colocado no jeepe adaptei o cambio a t-case, sem flange tambem, foi direto
não usei nenhuma flance na adaptação do v8 no jeep
[]´s
V8_Off_Road
03/05/2007, 02:05
Boa noite a todos
Leon
Eu optei p/ uma caixa Toyota Bandeirante
A trabalheira é ajustar capa seca ao comprimento da Prize original da Toyota e a fixação desta caixa a capa seca.
Mas não terei problema de acoplamento da caixa c/ a Sobre-Caixa (T-Case)
Acho que a Sobre-caixa original Jeep não suporta este motor.
Caixa da Band tá prontinha, é confiável e foi projetada p/ 42kgfm/N (???) do motor MB 608
No V8 302 são 38,8 kgfm/N (???) minha dúvida é a unidade... :pensativo:
Nem o MWM Sprint 2.8 empurra tanto, 32 ou 34 Kgfm/N (???)
Consumo?... ande menos vezes mas seja feliz !!!
O ronco do V8... Não tem preço, ou tem!? Sei lá... :lol: :lol: :lol:
Refrigeração tb terás de dar uma atenção especial, Radiador MAOIR.e mais ESPESSO.
Vi que estás preocupado c/ a travessa de apoio da caixa. Este é teu menor problema. Talvez vá ter que fazer uma.
Ah! a Caixa da Band é a mais cara, mas vem T-Case e não vai te incomodar.Nem vai ter que adaptar saida da caixa a Sobre-Caixa. Mão de obra economizada.
Vá analisando as alternativas.
Parabéns p/ iniciaiva, mais um V8 sempre é ótimo
leonsrad
03/05/2007, 19:03
Motor V8 fascina qualquer um:twisted: . Vale a pena o esforço. Já estou na procura de um.
Também tem que se ter atençao à possibilidade de possíveis incêndios,
como relatou o Leopoldo, vale a pena pensar cuidadosamente nisso, senão
pode ser prejuízo na certa:parede: .
Aqui em Fortaleza, evito até tocar no assunto "cj c/ v8" para não ser
taxado de doido... aqui o negócio é motor ap... justamente a configuração
que estou evitando.
Alguém já andou num CJ v8 nas dunas?:pensativo: saberia dizer pós e contras...
Gostaria de saber o peso do conjunto v8 (motor 302 e cambio clark) e o
peso do motor/cambio original 6 cil do CJ... será que a diferença é
grande?
estou pensando no maior peso bem como na posição mais à frente do novo conjunto.
Flávio Carvalho
Afonso Carlos
03/05/2007, 23:22
Grande aqui na TT4 já fizemos mais de 20 jeep´s V8 o meu particular inclusive é V8 Dodge, O Jeep da revista foi todo feito por nós, mas o motor e o cambio atuais não pois, não tinhamos espaço na epoca, e indiquei um amigo meu para o serviço, mas forneci o mais importante, hehehehe, motor cambio etc...
Abração.
Afonso Carlos
03/05/2007, 23:23
Ps: tenho motores V8 e cambios auto para venda.
Abração.
Giuseppe
04/05/2007, 08:08
Ps: tenho motores V8 e cambios auto para venda.
Abração.
Fala Afonso,
Não tem nenhum V8 Chevrolet por aí? Quem sabe um 307...
[]s
Giuseppe CJ5-69 SPOA 35
Pedro Freitas
04/05/2007, 09:56
tem chevrolet 350?
Afonso Carlos
04/05/2007, 11:51
Moçada Chevrolet não tenho nada no momento, o que eu tenho é 302 Ford, e está para entrar 318 cherokee, a e tenho cambios C4 também.
Abração.
leonsrad
04/05/2007, 14:27
Beleza...
Teria como me quotar um 302 v8 com c4.. tem câmbio automático p/ esse motor também?
Obrigado.. Flávio
Afonso Carlos
04/05/2007, 14:41
Ok Motor para fazer R$ 1.500,00 precisa de troca de aneis, bronimento, retifica de vira, e troca de bronzinas.
Motor pronto pra rodar (revisado/retificado) R$ 4.500,00
Com garantia.
Cambio C4: R$ 1.500,00 em perfeito estado.
Abração.
bodão Guara
05/05/2007, 17:33
Leonsrad, saudações.
Em Franca tem um mecânico preparador de jeeps que tem colocado muitos V8 Dodge em Jeep e com sucesso.
O mais comum tem sido usar câmbio 3M da C10. Precisa de força e não de velocidade. Mas também ja colocou com câmbio automático,do Dodge, 3M, do qual tira o canhão e ai instala a caixa de transferência.
Também tem colocado motor GM, L6 com diferentes câmbios.
Um dos problemas de V8 é o aquecimento. Vai precisar melhorar a colméia do radiador e colocar ventilador elétrico.
Um belo conjunto seria um L6 4.100 com pistões 4" do 4cc e comando 250S. Motor forte, bem equilibrado e duravel. O bloco deve ser um de opala mais antigo ou encamisar um dos mais novos.
Aceita facilmente uma série de câmbios, como o automático ZF - 4HP-2. Cãmbio do Diplomata 89/91 , 4M. Mesmo da Mercedes mais antiga. Igual o sensorizado do Omega 4.1, eletrônico. Manutenção facil, comum.
Outro motor pode ser o 4.8L do caminhão GM. Mas com manutenç~~ao mais dificil. Não é arroz com feijão.
Posso procurar o endereço deste "alemão", como chamamos.
A seu dispor, necacamarneira@bol.com.br
leopoldo
05/05/2007, 19:26
1-.... tira o canhão e ai instala a caixa de transferência.
2- Um dos problemas de V8 é o aquecimento. Vai precisar melhorar a colméia do radiador e colocar ventilador elétrico.
1- Se tira o canhão e faz emenda com solda no eixo para colocar a redução ... e isso é obvio que deve fazer, é pagar para ver o eixo moendo a caixa .... não deve ser feito se não for com critérios de fabricação.
2- Não é problema desde que use por exemplo o radiador do landau (que cabe certinho no vão das longarinas) com sistema selado e retorno com vazo de expansão. O meu não chega aos 90º nem em dia quente.
realmente ta justo o preço, pois entre zerar o bura, fazer o motor(assim como o dele, com retifica no eixo) embreagem e mão de obra, o motor me saiu por volta de 4000 reais tambem(incluindo peças e tudo)
por enquanto ta assim(foto), levei hoje pra oficina pra pintar e montar, e na quarta deve ir pro eletricista pra ligar o pequenino
Ok Motor para fazer R$ 1.500,00 precisa de troca de aneis, bronimento, retifica de vira, e troca de bronzinas.
Motor pronto pra rodar (revisado/retificado) R$ 4.500,00
Com garantia.
Cambio C4: R$ 1.500,00 em perfeito estado.
Abração.
Fábio André Lermen
06/05/2007, 12:29
Olá pessoal,
Já que vai se gastar uns R$4.500,00 num V8 pq não colocar um V6 de Ranger ou F250 que é bem menor, tem injeção eletronica e pesa menos que os V8?
Não tenho nada contra V8, muito pelo contrário... mas acho que temos opções bem mais atuais hoje em dia... vejo que muitos tem receio de usar motores injetados com medo de terem problemas em trilhas, posso garantir que se a adaptação for bem feita a incomodação é bem menor que nos motores carburados...
Aqui na região já se usam motores injetados a mais de 4 anos e olha que ninguém reclama ou retorna para os carburados!!!!!!!! Eu por exemplo, tirei um 250s do opala que estava no meu jeep e estou colocando um V6 da F250 com caixa da C10 e tração Willys, conjunto já testado e aprovado em trilhas bastante difíceis...
Att,
Fábio
leopoldo
06/05/2007, 15:41
Isso Fabio.
O V6 - HOJE, diferentemente do que era a uns 10 anos atras, é uma otima opção. Se fosse hmontar um CJ5 agora, partiria para um V6 injetado, desde que não tivesse que fazer gambiarra em cambio/redução.
Nade destas coisas de cortar e soldar eixos de cambio, que é um serviço pra lá de PUERCO se não for feito com critério de fabicação.
serviço de "puerco" é muito boa...
por esse lado de ser mais leve e mais moderno tudo bem, mas normalmente quem põe um v8 num jeep, não é só pela força, mas pela mistica dos v8, o barulho, etc
v8 é motor que faz emocionar, acelerar o coração, arrepia, o resto é propulsor e só faz andar(com exessão dos L6 que tambem são motores muito fodas)
se for por ser moderno, economico, e leve, eu prefiro pegar um motor 4 cilindros normal e fuçar até o talo pra ficar bom pra trilhas
[]´s
leopoldo
06/05/2007, 18:55
É verdade ... a mística de ver o tanque esvaziar em 2 quadras depois de sair do posto ... é uma mágica ... e sem vazamentos ... acelerar e ouvir o moer da engrenagens de cambio, o estouro das cruzetas e e semi-eixos, dos pedaços de cardan que voam e batem no chão, sem contar o ruido de metal atravessando a carroceria em baixo dos nossos pés. ... e só dá tempo de pensar ....
IH :shock: ! FUD :mrgreen: .... BUMMMMMM ! :twisted:
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Mas tirando a gozação .... o V8 tem suas qualidades mas, os motores mais modernos são bem sedutores com toda a eletronica disponível, desde que a migração para o chassis de mais de 20 anos seja completa.
O problema não é V (X).
É ver as peças de reposição não serem algo do tipo missão impossível ou toda vez que tiver um mero, misero probleminha, ter de recorrer a torneiro, frezador, ferramenteiro, pai de santo, benzedeira .... e mau humor da namorada pois aquela tarde de passeio prometido a meses virou varios fins de semana debaixo da graxa ... de novo !
Quando eu montei o meu, landau era que nem paralelepípedo ... tinha em todo lugar até debaixo do asfalto.
Hoje, toda vez que vou procurar uma peça, escuto aquele sonoro ... TEM NÂO sô.
Tudo bem ... parece a propaganda da fordtudo !
mas tem nos EUA ... aos montes, qualquer peça, qualquer acessorio mas temos só o probleminha do hemisfério.
com certeza, mas como disse, se quiser facilidade de achar peças, e baixo peso, põe motor ap, ou motor de fuca, que tem peças baratas, e se acha em qualquer armazem
e outra, se adaptar um v8 da cherokee, land cruiser, dodge ram, etc, não pode dizer que não é um motor moderno, porem peças só por encomenda, por serem importados
um apaixonado por v8, não põe um v8 por facilidade de peças, peso ou muito menos por economia de combustivel
eu simplesmente jamais tiraria meu v8 pra colocar um v6, nem um v10, nem um v12, nem um L6, nem L5 muuuito menos um L4...
é gastão, quebrador, manutenção cara, dificil de achar peças, mas nenhum outro motor vai me proporcionar a felicidade que um v8 me proporciona
até por que, se se tivesse tão preocupado com essas questões, jamais teria comprado um jeep
[]´s
Quando eu montei o meu, landau era que nem paralelepípedo ... tinha em todo lugar até debaixo do asfalto.
Hoje, toda vez que vou procurar uma peça, escuto aquele sonoro ... TEM NÂO sô.
Sabe que essa era uma preocupação minha quanto à peças, comprei o motor sabendo que teria que depená-lo e comprar várias peças e consequentemente já preocupado em onde achar as ditas.
Consegui com um amigo que montou 2 Dodges o telefone de 3 vendedores de peças para motores V8, e pra minha surpresa, da lista que eu tinha em mãos, todos tinham a pronta entrega o material.:shock:
Lógico, todos trabalham com peças importadas, houve uma dor no rim que me resta, mas pelo menos tem disponível, nada que uma boa negociada no preço e prazo não resolva o problema.:mrgreen:
[]'s
Giuseppe
07/05/2007, 08:13
Grande Leopoldo,
Dei uma vasculhada na net e encontrei pouca informação sobre pesos de motores, e ainda nada confiável .:parede:
Pelo que achei, a diferença entre o motor GM250 e um GM V8 small block é muito pequena. Teria alguns números para podermos comparar? Tb não sei o quanto um V6 GM vortec seria mais leve.:pensativo:
Creio que fica difícil avaliar entre um motor e outro sem nenhum número. Para alguns este item pode ser mais relevante e para outros não...isso vai de cada aplicação.
Com relação ao valor da peças, já tive uma SS10 americana com motor V6 e sei que algumas vezes é mais vantajoso comprar as peças lá fora, o que aconteceria também num V8.
[]s
Giuseppe CJ5-69 SPOA 35"
PS: Como vão as coisas depois das mudanças em SJK? :concordo:
V8_Off_Road
07/05/2007, 11:58
com certeza, mas como disse, se quiser facilidade de achar peças, e baixo peso, põe motor ap, ou motor de fuca, que tem peças baratas, e se acha em qualquer armazem
e outra, se adaptar um v8 da cherokee, land cruiser, dodge ram, etc, não pode dizer que não é um motor moderno, porem peças só por encomenda, por serem importados
um apaixonado por v8, não põe um v8 por facilidade de peças, peso ou muito menos por economia de combustivel
eu simplesmente jamais tiraria meu v8 pra colocar um v6, nem um v10, nem um v12, nem um L6, nem L5 muuuito menos um L4...
é gastão, quebrador, manutenção cara, dificil de achar peças, mas nenhum outro motor vai me proporcionar a felicidade que um v8 me proporciona
até por que, se se tivesse tão preocupado com essas questões, jamais teria comprado um jeep
[]´s
Disse tudo!!!
bodão Guara
07/05/2007, 13:02
Leonsrad.
Aqui vai o telefone do Leandro. Ele feito belas modificações nos diferentes Jeeps. Tem experiencia em colocar V8. Prefere o 318 pelo torque em baixa rotação e durabilidade. 016 - 3703-52 72 (cel. 9969 72 00)
necacamarneira@bol.com.br
Afonso Carlos
07/05/2007, 13:16
Nade destas coisas de cortar e soldar eixos de cambio, que é um serviço pra lá de PUERCO se não for feito com critério de fabicação.
Grande Mestre Leopoldo, pela primeira vez vou dar um pitaco em assunto por vc abordado.
Emendo eixos de cambios aqui na oficina a quase 8 anos, nunca tive problema algum com este serviço, tenho clientes que moeram literalmente seus conjuntos de transmissão, e seus respectivos eixos (emendados), alem de não quebrarem, ainda se econtravam em perfeito estado, trabalhando perfeitamente dentro do centro, sei disso porque alem do exame visual coloquei no torno entre pontas e conferi com o relogio comparador.
Garanto a vc que se bem feito roda muito bem.
Meu Jeep está com motor Dodge 318 a 6 anos, com eixo emendado, Pneu 37 bead lock etc... Já cansei de trocar coroa, pinhão, semi eixo, t case, mas nunca mexi no eixo.
Isso sem falar na galerinha aqui, que tem 318 turbo, 250 S turbo etc..., tudo com enormes pneus e vontade de acelerar mesmo.
Como vc disse tem que ser bem feito.
Abração.
Afonso Carlos
07/05/2007, 13:32
Olá pessoal,
Já que vai se gastar uns R$4.500,00 num V8 pq não colocar um V6 de Ranger ou F250 que é bem menor, tem injeção eletronica e pesa menos que os V8?
Não tenho nada contra V8, muito pelo contrário... mas acho que temos opções bem mais atuais hoje em dia... vejo que muitos tem receio de usar motores injetados com medo de terem problemas em trilhas, posso garantir que se a adaptação for bem feita a incomodação é bem menor que nos motores carburados...
Aqui na região já se usam motores injetados a mais de 4 anos e olha que ninguém reclama ou retorna para os carburados!!!!!!!! Eu por exemplo, tirei um 250s do opala que estava no meu jeep e estou colocando um V6 da F250 com caixa da C10 e tração Willys, conjunto já testado e aprovado em trilhas bastante difíceis...
Att,
Fábio
OK Fabio, Concordo totalmente com vc na parte da injeção, carburador nem se compara com injeção ainda mais no nosso esporte.
Mais nenhum motor seja ele, 4 6 10 12 cilindros vai ter a alma e o som de um V8, e pode ser 272, 292, 302, 318, etc... V8 é V8 e fim, só quem tem sabe da magica.
Obviamente está é uma opnião pessoal, de um eterno apaixonado por essa configuração de motor.
E sei que V8, ainda mais num Jeep, custa caro, só na minha familia são 3 Jeep´s sem contar os de clientes, mas fazer o que paixão é paixão.
Pode me falar de V6 com injeção, acho um puta motor tenho alguns clientes com esses motores, mais pergunte pra eles quando estamos numa trilha, que ronco eles querem ouvir.
Pensando logicamente, concordo com vc totalmente, mas encontrar V6 de GM ou Ford com nota e baixa por R$ 4.000,00 está muito dificil, T garanto que vc acha V8 de cheroka por um pouco mais que isso, obviamente já um motor injetado de fábrica.
E tem alma hahahahaha.
Alem disso, tirando a injeção, a parte mecanica é o bom e velho 318.
Em relação a peças, nunca vi tanta oferta de peças para V8 como vejo hoje, e a preços ótimos.
Cota uma retifica completa de um V6 e depois me fala c 8 cilindros é caro.
Abração.
Marcos ET
07/05/2007, 16:50
Grande Mestre Leopoldo, pela primeira vez vou dar um pitaco em assunto por vc abordado.
Emendo eixos de cambios aqui na oficina a quase 8 anos, nunca tive problema algum com este serviço (...) Meu Jeep está com motor Dodge 318 a 6 anos, com eixo emendado, Pneu 37 bead lock etc... Já cansei de trocar coroa, pinhão, semi eixo, t case, mas nunca mexi no eixo. Isso sem falar na galerinha aqui, que tem 318 turbo, 250 S turbo etc..., tudo com enormes pneus e vontade de acelerar mesmo.
Sem querer confrontar o conhecimento mecanico, muito menos tirar a importancia e o zelo das observações feitas, nao seria o caso de que "NA PRÁTICA, A TEORIA É OUTRA"?
Eu tbem uso eixo piloto adaptado (cambio Willys 3m com eixo piloto de GM) com motor GM 151 álcool com cabeçote rebaixado, carburador SEIE 34 e pneus 285x85x16 (da Ford F350) e até agora (acho que já tem uns tres anos de uso) nada além de uma T-Case levemente danificada.. mas o eixo piloto tá lá.....
nunca vi o pessoal aqui ter problemas com eixo imendado tambem, mas realmente, não só isso, mas tudo deveria ser feito com criterios de fabricação
iamos ter muuuuito mais qualidade em nossos jeeps, motores, cambios, t-cases, eixos, suspensões, etc...
e concordo com o que o afonso carlos disse a cima
nenhum outro motor tem a alma e o ronco de um v8
por isso não troco por nada, e assim que quitar meu gol 1.merd@, vendo e compro um carro de verdade... de preferencia um charger r/t
[]´s v8tados
Afonso Carlos
07/05/2007, 20:39
Certeza hahahaha V8, + Rock = combinação fatal.
V8 forever.
Abração.
Fábio André Lermen
07/05/2007, 22:02
OK Fabio, Concordo totalmente com vc na parte da injeção, carburador nem se compara com injeção ainda mais no nosso esporte.
Mais nenhum motor seja ele, 4 6 10 12 cilindros vai ter a alma e o som de um V8, e pode ser 272, 292, 302, 318, etc... V8 é V8 e fim, só quem tem sabe da magica.
Obviamente está é uma opnião pessoal, de um eterno apaixonado por essa configuração de motor.
E sei que V8, ainda mais num Jeep, custa caro, só na minha familia são 3 Jeep´s sem contar os de clientes, mas fazer o que paixão é paixão.
Pode me falar de V6 com injeção, acho um puta motor tenho alguns clientes com esses motores, mais pergunte pra eles quando estamos numa trilha, que ronco eles querem ouvir.
Pensando logicamente, concordo com vc totalmente, mas encontrar V6 de GM ou Ford com nota e baixa por R$ 4.000,00 está muito dificil, T garanto que vc acha V8 de cheroka por um pouco mais que isso, obviamente já um motor injetado de fábrica.
E tem alma hahahahaha.
Alem disso, tirando a injeção, a parte mecanica é o bom e velho 318.
Em relação a peças, nunca vi tanta oferta de peças para V8 como vejo hoje, e a preços ótimos.
Cota uma retifica completa de um V6 e depois me fala c 8 cilindros é caro.
Abração.
E aí Afonso,
Olha o meu caso, comprei o motor da F250 completo por R$ 1500,00 com 26 mil quilometros e dei outro para o mecânico fazer o serviço de montagem... eu sei, foi um achado, e também sei que na maioria das vezes o preço é bem mais salgado...
Talvez eu tenha me expressado mal, eu adoro um V8, principalmente, os dodges... já tive um Charger e quando puder vou comprar outro.
O que quero dizer é que hoje temos a possibilidade de colocarmos motores seminovos, com potência e torque de sobra e que, geralmente, estão com baixa quilometragem.
E de quebra, não destruimos nenhum dodge ou maverick....
Ah! Já que estamos falando de V8, o mecânico do meu jeep tem um de Cherokee (falta o modulo) e ele estava vendendo, se alguém se interessar eu vejo o preço...
Falow.
Afonso Carlos
08/05/2007, 00:32
OK Fabião entendi seu ponto de vista, mas vejá só:
Trabalho com motores (Compra e venda retifica) e te garanto que pagar R$ 1.500,00 num motor deste completo com nota, baixa é um presente, mas está totalmente fora de mercado, o que eu quis dizer foi isso.
A uns anos atrás motor V8 vc comprava por kilo, hoje o mercado c inflacionou, mas quem gosta, gosta e não tem jeito.
Por isso que eu repito, embora seja minha Opnião o motor perfeito para mim é o da cheroka V8 + injeção.
"Não adianta, o motor pode parecer perfeito, ter 500 Hp, Torque de 80 Kgf, Injeção, etc...
mas c não for V8 nunca vai ser perfeito não tem alma". Forcei né, mas paixão é isso mesmo.
Ps: tenho intere-se neste motor do seu amigo, c puder me passa o fone dele em MP.
Abração, de quem teve também Dodge, Landau, Maverick, e hoje c contenta com um Galaxie 500 1968 impecavel, unico dono, tirado zero, pelo meu Pai, com um motor 272 fraquinho com apenas 164 HP mas com muita Alma, hahahahahaha.
Abração.
Fábio André Lermen
08/05/2007, 20:00
OK Fabião entendi seu ponto de vista, mas vejá só:
Trabalho com motores (Compra e venda retifica) e te garanto que pagar R$ 1.500,00 num motor deste completo com nota, baixa é um presente, mas está totalmente fora de mercado, o que eu quis dizer foi isso.
A uns anos atrás motor V8 vc comprava por kilo, hoje o mercado c inflacionou, mas quem gosta, gosta e não tem jeito.
Por isso que eu repito, embora seja minha Opnião o motor perfeito para mim é o da cheroka V8 + injeção.
"Não adianta, o motor pode parecer perfeito, ter 500 Hp, Torque de 80 Kgf, Injeção, etc...
mas c não for V8 nunca vai ser perfeito não tem alma". Forcei né, mas paixão é isso mesmo.
Ps: tenho intere-se neste motor do seu amigo, c puder me passa o fone dele em MP.
Abração, de quem teve também Dodge, Landau, Maverick, e hoje c contenta com um Galaxie 500 1968 impecavel, unico dono, tirado zero, pelo meu Pai, com um motor 272 fraquinho com apenas 164 HP mas com muita Alma, hahahahahaha.
Abração.
Fala Afonso,
Vou amanhã pela manhã até a oficina dele e vejo o preço correto do motor e te passo os dados do cara amanhã a noite.
Att,
Fábio
Afonso Carlos
09/05/2007, 00:41
Ok Valeu.
Abração.
Marcos ET
09/05/2007, 11:48
PessoALL, pra quem gosta de V8....
http://www.dndmotorsports.com/?page=shop/flypage&product_id=85&category_id=6834dda8e3e6e5aa18bafc63a57fd04a&PHPSESSID=aae370acdb2bdd670241f0a640351039
Espero q gostem...
leonsrad
09/05/2007, 21:00
por esse lado de ser mais leve e mais moderno tudo bem, mas normalmente quem põe um v8 num jeep, não é só pela força, mas pela mistica dos v8, o barulho, etc
v8 é motor que faz emocionar, acelerar o coração, arrepia, o resto é propulsor e só faz andar(com exessão dos L6 que tambem são motores muito fodas)
se for por ser moderno, economico, e leve, eu prefiro pegar um motor 4 cilindros normal e fuçar até o talo pra ficar bom pra trilhas
[]´s
Concordo em gênero, número e grau.... falou tudo...
Agora... depois de torcer as engrenagens, estava pensando se realmente vale a pena a redução da toyota, e como posso reforçar os cardans...
Agradeço a todos pelas valiosas dicas...
Precisando... tô ai..:twisted:
Flávio leon:concordo:
leopoldo
10/05/2007, 00:02
Marcos ET, Smooth, Afonso Carlos, entre outros:
Quando um trem de engrenagem (eixos, rolamentos, mancais, engrenagens) é dimensionado, observa-se por exemplo, o torque de entrada e a severidade do emprego da caixa, entre alguns outros detalhes.
Um aço (X) será selecionado, ou melhor, escolhido desde que se enquadre para resistir às demandas com mais um (dx) de coeficiente de segurança.
Calculam-se os esforços supondo o aço numa condição ótima (o tipo e o tratamento termico) para os esforços e mais o acabamento e outros detalhes para a vida em fadiga, a flexa (empenamento) e a rotação crítica(harmonico para que ele não entre em ressonancia).
O que isto quer dizer:
Um certo elemento X (aqui é o menino super-poderoso) ... está qualificado para trabalhar naquele motor ou eixo ou cambio dentro de uma especificação tecnica que: acredite, leva-se um bom tempo no desenvolvimemto até acertar todas as suas particularidades, afinal nenhuma fabrica quer arcar com custo de recall de centenas ou milhares de unidades defeituosas.
O componente X assim qualificado trabalha com uma boa margem de segurança em todos os parametros esperados.
Pois bem.
Ao mudar as características do emprego, tais como aumento do torque, severidade do emprego, junção soldada nas coxas, riscos de usinagem, mau acabamento, tratamento termico inexistente ou pouco preciso, toda margem de segurança ou diminui ou simplesmente desaparece (inexistente)
O quanto uma adaptação está dentro da faixa de segurança ?
100%, -50%, +20%, -2% ??????? :pensativo:
Vc's sabem calcular isto ???? :rolleyes:
O fato de um bom número de adaptações não estar simplesmente estourando por aí pode ser explicado pelo seguinte:
1º- adaptações simplesmente primorosas, onde o componente adaptado é super-dimensionado para a aplicação agora em moda. :concordo:
2º- adaptações onde o componente ainda está trabalhando com alguma margem de segurança e não sofre abusos. :dance:
3º- adaptações onde o componente está trabalhando abaixo da margem de segurança, mas ainda não foi abusado o suficiente para falhar. :putz:
Nas adaptações onde o componente classicamente trabalha bem abaixo da margem, falha a qualquer momento e isto é obvio. Por exemplo: semi-eixos dianteiros em jeep com V8. Bem esperado pois já quebra se for com a propulsão original. :parede:
Só que ainda temos que considerar outro objetivo: a vida em fadiga.
Mesmo considerando o caso 1º e 2º, dependendo da forma como a adaptação foi feita, temos a falha inexplicavel de algo que parecia superdimensionado ... mas falhou e normalmente a falha é gritante, bem sonora e algumas vezes, catastroficas. Por exemplo, a falha por fadiga de um semi-eixo traseiro, numa estrada, a 80 km/h, falha de um eixo de reduzida adaptado.
O que deve ser observado é que existem 2 tipos de falha:
Por esforço e por fadiga, um obvio e outro, não tão obvio.
Ao soldar um componente como um eixo de saída de cambio, sem os devidos tratamentos termicos, podemos ter uma aço razoávelmente amolecido, mas ainda com o diâmetro da seção resistente para absorver um certo torque. Porém este mesmo aço, considerando o local onde está, pode muito bem falhar por fadiga por condições adversas de acabamento, pois desconfio que este eixo não terá sido retificado, ao pé da letra .... não é coisa de tornearia e sim de tempera, revenimento e retifica mesmo.
Submetido às condições de rotação, pior a condição de fadiga fica pois a fadiga deste eixo poderá ser em alta rotação onde impera a fadiga em altos ciclos, ou seja, a falha se dá em alta rotação e isto é bem perigoso e destrutivo.
Caso tenha-se a sorte, como ocorre em um chassis, a trinca corre lento o suficiente para ser detectada antes de fraturar. :pensativo:
É quanto a estes aspectos que alerto quando digo : não soldem isto ou aquilo.
Não é por sem impossível, pois não é. É pelo método que normalmente vejo ser empregado que sei que o resultado pode ser duvidoso.
Algumas vêzes, inocentemente alguém mete a vareta de solda ali, dá uma torneada e sai vendendo um produto X ou simplesmente inventa um treco como o prolong da vida.
Resistencia ao esforço? coeficiente de segurança ? flexa? rotação critica? fadiga? tensões cíclicas ? vibração torcional ? corrosão ? Picos de tensão ?
:stop: Quiquiéisso?????? :oops:
Vc's não são fábricas, não produzem componentes qualificados com ensaios serios, não estão civilmente falando, cobertos de certificação de engenharia. Não tem como se defender de uma inocente orelhada, caso alguem simplesmente corte um dedo e a capa preta peça para uma perícia esclarecer o porque. :twisted:
Caso vc's produzam algo dentro do conceito 1º, :palmas: .
Caso contrário, cuidado para a cabeça de alguém não rolar no colo de vc's. :shock:
Isto é um alerta para os que tem boas intenções mas só achem que tudo dá certo, sem ter muita certeza de como isto pode ser ou acontecer.
É um alerta para aqules que querem comprar, desconfiar que se não vem da embalagem de uma montadora, pode ser até lesado, sem intenção.
MAS
O que eu digo, NÃO é um motivo para vc's esmorecerem ou desistirem ou desestimularem. Apenas levem algumas .... quem sabe se o que eu digo é .... orientações, procurem, pesquisem e perguntem e quando um pentelho como eu diz para ter cuidado, não usem apenas o argumento: faço assim, ou conheço quem faz assim a muito tempo e não deu problema, pois se deu, com quem deu pode estar debaixo da terra. :???:
Sempre cito a história do mecanico de manutenção de um certa empresa aérea que uma vez peguei apertando os rolamentos da roda de um 737 sem girar e sem torquímetro e que me disse: fazia assim a 20 anos .... pois é disse eu .... faz errado a 20 anos ..... foi só abrir o manual de serviço e lá estava todo o procedimento que ele não lia a 20 anos.....
está roxo de raiva já fazem uns 15 anos, ainda anda de cabeça 1/2 baixa (não deveria) quando me vê, mas não põe mais a vida dos outros em perigo.
Afonso Carlos
10/05/2007, 00:46
Grande Mestre Leopoldo, estou sem palavras.
Mas quando c faz uma, duas, três, dez, vinte, trinta vezes, e da certo, será sorte ? Ou se encaixa em uma das categorias por vc descritas ?
Experiencia conta neste processo ? pouco ? muito ? nada ?
Abração.
leopoldo
10/05/2007, 01:36
Não existe sorte em algo que pode ser quantificado, mensurado.
Ou está certo, ou não se sabe por falta de analise, ou está errado.
Então, se coberto está pelo bom senso e a coisa não foi pro brejo, pode estar enquadrado no 1º ou 2º caso.
Experiência conta no desconfiômetro. Mas a experiência conta quando a coisa é +/- obvia. Quando lidamos com fatores mais sutis, a coisa fica muito complicada. O Sena dançou e até o onibus espacial já foi literalmente pro espaço, mesmo com projetos desenvolvidos por pessoal tecnicamente qualificado que não viu algo ..... sutil.
Se vc quer ter certeza, tem de desenvolver metodologia e calculo para testar a sua hipótese.
É exatamente assim que por exemplo, um avião é desenvolvido. Ele voa ? prove ! só pq tem motor e asa ? Não. Mostre todos os calculos de comportamento e desempenho, propulsão, sistemas, calcule até o último rebite, parafuso e fio que decola, voa e volta, em todas as condições possíveis e quase inimagináveis.
No caso de a transmissão do jeep, se vc põe um motor mais potente, vc até pode calcular a margem do seu semi-eixo.
No meu caso, por exemplo, eu calculei que com o cambio automatico reduzido e as 4 rodas no chão tracionando, a margem dos meus semi-eixos é de +/- 5% no entalhado da roda livre, mesmo usando uma aço nobre como o SAE4340 temperado e revenido para a máxima resistencia, por limitação de diâmetro do eixo.(o material original não aguenta nem por sonho).
É por isso que eu sei que se estiver em 1º reduzida em 4x4, se abusar no pé e por causa do bloqueio, a margem fica negativa, se apenas uma roda sai do chão. O torque nas outras 3 rodas pode extrapolar de 8% a 10%.
Se quebrar, culpa minha pois eu estou ciente do limite.
Leonardo Raffi
25/07/2010, 20:45
noticias do V8??? fotos
abraços