PDA

Ver Versão Completa : Injeção eletrônica ...



billj
17/04/2003, 12:30
Quanto a questão de injeção, discordo com você em gênero número e grau........... :P

Sim, se, se, se a injeção der problema lá no mato, o conserto é mais complicado do que de um carburador. Porem, quando, quando, quando você já viu injeção dá problema?? Eu nunca vi.........

Seguindo esse racocínio, seria melhor fazer trilha com rodas e pneus de ferro fundido, como os velhos tratores de 1900 e bolinha. Afinal, desse jeito nunca teria que se preocupar com um pneu furado, lá no meio do mato........ :P

Injeção é melhor, melhor, melhor que o carburador. Não há argumentos que hoje em dia sustentam uma posição contrária.........

Abraços,

monge
18/04/2003, 01:33
Então Bill :) :)

Não estou falando que é ruim... só disse que se, se, se, der problema é mais complicado de arrumar. :D

Sei que motor ie é melhor que carburado infinitamente, mas é o caso do se... se ela queima no meio do mato?

Se o jipe pega fogo??? :) :) :)

Se quebrar o diferencial? :)

Se quebrar a caixa de marchas? :)

Se quebrar o eixo todo? :)

Se vc for resgatar uma toyota e um CJ5 ao mesmo tempo com o guincho, e após vc ancorar seu jeep numa árvore, ao invés dos outros dois virem seu jeep parte no meio e o guincho com a frente do jeep vai fazer uma visita pros atolados lááá no meio do brejo :) :) (este aqui particularmente eu acho que foi o oscar das idiotíces feitas em trilhas) :wink:

É tudo se... mas um dia pode acontecer... E estes "se's" que eu disse, ja vi alguns e ouvi histórias de outros...

[]'s :D

Eugênio

Giovani
18/04/2003, 02:19
:D Salve galera!!!

:D Quanto se, se, se, !!!!! :lol: :lol:
:D Tá ficando gozado esse negócio!!! Como italiano metido que sou, não posso ficar fora dessa! Vou fazer eco com o Bill!!! É muito se, se, se, para "se" fazer um jeep decente... As vantagens da Injeção Eletrônica são enormes, mas eu pergunto: Vc vai fazer um jeep levando em conta as eventualidades ou a regra??? 8) Vai sofrer com regulagens, consumo, etc. o tempo todo ou vai "talvez, quem sabe nunca ou eventualmente" ter algum contra-tempo? :wink:
:D Isso vale para uma porção de coisas que dizem por aí... Tipo: não ponha dir. hidráulica porquê vc terá uma correia à mais para "pular" quando for em uma trilha! :shock: Pode?!?!? :shock: :lol:
:D Gente, cada um tem uma opinião à esse respeito, e eu respeito a de todos, façam e sejam felizes! :D Mas tive que dar a minha também, OK? :wink:
:D Abraços à todos e Feliz Páscoa! :D Desejo à todos muitos ovinhos... :lol:

Leandro
18/04/2003, 14:03
Ola pessoal.
Não querendo ser chato mas ja sendo, eu acho o seguinte:
Quando se vai a uma trilha, vc tem que estar sujeito a tudo.
SE caso der problema na IE (tb acho muito difícil), fazer o que, baixa o towbar e pronto, ja deixa o jipe na oficina.
Com certeza terá outra trilha no próximo final de semana.
Além do mais, não é só a IE que pode "acabar" com o nosso "passeio".
Por ex. nós estavamos numa estrada de terra a caminho da trilha e
a luz do oléo de um dos jipes não apagava. Paramos, mas não
conseguimos resolver, o jeito foi rebocar o jipe. Parece pouca coisa mas...
Bom pessoal, desculpem-me se fui incoviniente, mas é isso q eu acho.
Um grande abraço.

monge
18/04/2003, 16:52
Eita... :D

Este bate boca tá legal... hehehehe :) :) :)

Então gente, quando eu digo motor com ie e sem ie é mais pela praticidade da coisa... morro de vontade de colocar um 4.1 mpfi no meu jeep, assim como morro de vontade de colocar um V8, V12, diesel turbinado e intercoolado... mas infelizmente ainda falta $$$$$

Temos que optar e correr atrás daquilo que pensamos que vai nos satisfazer, seja na trilha ou on-road.

Não é o caso, mas sou gaioleiro também, já tives motores 1.300, 1.500 e 1.700 na gaiola. É show, mas no dia que andei numa gaiola com motor do Golf 2.0 MPFi e tive que voltar a andar na minha... putz... :? queria botar fogo nela... :cry:

Esta gaiola com motor do golf é o trem mais impressionante que já pude ver em gaiolas. Depois que andei nela, já estou estudando um meio de colocar o motor 4.1 MPFi na minha. Æ sim, vai ser show. Já até tenho o motor em vista, mas falta $$$$$$ e como a gaiola só ando em pista, não to nem æ com motor ser ie ou não... só quero uma coisa ignorante pra andar... :D

É como já disse, temos que correr atrás das adaptações que vão nos satisfazer.

[]'s motorizados de qualquer maneira, o importante é estar andando... :lol:

Eugênio

Pavani
21/04/2003, 15:41
SE fomos pensar em cada ''SE'' que pode acontecer com vc, e melhor ficarmos em casa... Por que dai nao corremos o risco.... Off Road e isso, e estar curtindo a natureza passando por trechos complicados.... Logico que se expor de mais nao e uma atitude inteligente, mas.... Tem muita gra;a no nosso esporte, que rola um risco, todos os esportes radicais sao assim, rolam um risco... E e isso que nos da vontade de praticar cada vez mais....
Minha opiniao e a seguinte, sao motores MUITO mais modernos.... E se vc manter uma manuten;ao constante, pode prevenir muita coisa, agora e logico.. Sempre vai correr o risco....
Abra;o....
Pavani

Luis Assis
09/05/2003, 02:37
PessoALL,

Depois de ler a apostila que eu mesmo postei, ( http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=413 ), sobre injeção eletronica, fiz algumas experiencias, com meu carro, e fiquei bastante impressionado, e gostaria de contar aos senhores....

Todas as injeções eletronicas digitais, possuem um modo de operação que se chama modo de emergencia. Caso um dos sensores da IE pare de funcionar, ou simplesmente comece a jogar valores absurdos no módulo, a Central descarta este sensor, e começa a calcular este valor em tempo real, usando para isso, os demais sensoreos que estao OK.

Caso mais de um sensor falhe, ela usa, parametros pré programados de fábrica para substituir as informações que os sensores defeituosos deveriam estar enviando, sendo assim ela consegue manter o motor funcionando...

Ok, dai eu não feliz com a explicação, parti para a aula pratica...
Fui até a garagem e fiz algumas exepriencias com meu carro ( Vectra 2.2 ).

Com o motor ligado, eu desconectei o sensor de fluxo de ar... O Motor caiu um pouco a aceleração momentaneamente, e voltou ao seu estado normal... Acelerei e parecia estar tudo Ok, O motor ainda estava vivo... Só que com a lampada acessa do Painel!

Fiz o mesmo com o sensor de temperatura da agua... A Central ligou a ventoinha imediatamente ( Deve ter pensado, como eu nao sei a temperatua, pelo sim, pelo não, deixa eu arrefecer este motor, antes que ele funda!!! ) e o motor continuava a funcionar!!

Não feliz, desliguei o sensor de temperatura do ar, e sonda lambida, de uma só vez!!! O motor de novo caiu a marcha lenta, mas voltou ao normal... Percebia-se que a mistura do motor, ja não estava tão perfeita, mas que o motor ainda estava inteiro... Entrei no carro e dei uma volta no quarteirão, e ele não estava nada diferente de um carro carburado...

Resumo da opera: Eu andei com meu carro, com 4 dos 7 sensores desligados e ele andou na boa... Se eu estivesse numa estrada, eu poderia ter rodado mais muitos Kms sem problema algum!!

Na verdade os únicos sensores que não podem pifar, é o de rotação do motor e de fase... Estes sensores são responsaveis por informar a central a posição que os pistões estão, para que ela possa mandar os comandos de abertura de bico e centelha de velas... Ela é como se fosse o distribuidor do motor carburado!!

Descobri mais coisas interessantes nesta apostila, vou contar depois... Mas fiquei impressionado como que a injeção eletronica, ao contrario do que pensava, não é nem de longe um sistema sensivel, e sujeita a falhas..

Para aqueles que pensam que IE não serve para jipes, sugiro que leiam um pouco mais e que façam alguns testes...

[]'s

Leandro
09/05/2003, 12:23
Grande Gustavo.
Tenho certeza q a IE deixa o carburador no chinelo. Com a sua ultima mensagem, mais um ponto pra injeção. Que venha a defesa!!!! (do carburador), :lol: :lol: :lol: :lol:
Abraço.

Luis Assis
11/05/2003, 23:43
PessoALL,
Para aqueles que não sabem, existe uma maneira bem simples e rápida de descobrir qual o problema de um motor com IE, sem ter um scanner.

As chamadas Injeções digitais, ou seja, quse todas, conseguem informar através de relampejos da luz de pane ( luz do painel ), quais os códigos dos erros que ela esta detectando no sistema...

Na pratica, quando seu veiculo parar, localize o conector onde é ligado o scanner, e usando um Jumper ( um fio qualquer ), feche circuito, entre dois terminais ( pernas ) pré estabelecidas. ( Exemplo Linha GM em anexo )

Apartir deste momento, a Luz de Problemas na Injeção Eletronica, no painel, ao invés de permanecer acesa, ela irá piscar, informando assim os códigos de erros que ela encontrou no sistema... Bsta contar as vezes que ela piscou entre os intervalos

Vamos a um exemplo...

PISCA PAUSA CURTA - PISCA PISCA PAUSA LONGA : Código 12
PISCA PISCA PAUSA CURTA - PISCA PISCA PISCAPAUSA LONGA : Código 23

Com o código fornecido pela Central da Injeção Eletronica, e com uma tabelinha especifica para seu motor na mão, voce consegue descobrir facil o problema

Aqui alguns exemplos dos códigos da Injeção Eletronica dos motores GM ( MOTRONIC ):
12 Sem sinal do sensor de rotação e PMS
13 Circuito aberto na sonda lambda - sensor de oxigênio
14 Sensor de temperatura do líquido de arrefecimento - tensão baixa
15 Sensor de temperatura do líquido de arrefecimento - tensão alta
16 Sem sinal do sensor de detonação
17 Falha no circuito do eletroinjetor
18 Sem sinal de regulagem do sensor de detonação
19 Sinal incorreto do sensor de rotação e PMS
21 Sensor de posição de borboleta de aceleração - tensão alta
22 Sensor de posição de borboleta de aceleração - tensão baixa
24 Sem sinal do sensor de velocidade
25 Tensão alta nos eletroinjetores (monoponto ou simultâneo) ou no eletroinjetor 1 (seqüencial)
26 Tensão alta no eletroinjetor 2
27 Tensão alta no eletroinjetor 3
28 Tensão alta no eletroinjetor 4 (todos exceto Corsa GSI) Mal contato nos terminais do relé da bomba (Corsa GSI)
29 Tensão baixa no relé da bomba (motor 4 cilindros) Tensão alta no eletroinjetor 5 (motor de 6 cilindros)
31 Nenhum sinal do sensor de rotação Falha na eletroválvula de gerenciamento de vácuo da válvula EGR

[]'s quase injetados
Gustavo