Ver Versão Completa : Catraca/guincho manual
Mauro Darezzo
01/05/2007, 14:21
Olá Pessoal,
Criei este tópico para que possam achar com facilidade. Eu poderia ter postado dentro de outros tópicos sobre guinchos mas talvez nem todos iriam ver. Dei uma procurada em tópicos sobre guinchos e encontrei as mais diversas opiniões, necessidades e condições de compra.
Existem pessoas que fazem trilhas todo final de semana, já outros as fazem esporadicamente, outros ainda não fazem nunca, mas gostariam de ter um guincho para uma eventualidade. Temos também diversos tamanhos/pesos de viaturas e uma infinidade de marcas e modelos de guinchos, entre eles, elétricos, mecânicos e manuais. Outros ainda optaram por Tifor ou Hi Lift.
Alguns jeepeiros ainda não podem ou não querem gastar de R$2.500,00 a R$4.000,00 em uma acessório que pouco utilizará, além de aumentar o risco de ter o veículo roubado somente para a retirada de acessórios. Outros ainda poderiam usar uma catraca manual como um guincho traseiro, para auxiliar na retirada de valetas.
Se você se encaixa em uma destas alternativas, seus “probremas se acabaram-se”.....
Comprei no Josewal uma catraca manual que achei bem bacana e por um preço compatível ao fim que se destina. Ela é usada para amarrar cargas em caminhões e segundo informações passadas ao Josewal, com um cabo de 5/8 ela é capaz de tracionar até 10 ton. Existem catracas destas sendo usadas em tratores para sair do atoleiro. Coloquei nela um cabo de 5/16 com 30m de comprimento e achei bem dimensionado para o jeep.
Com os outros jeeps que tive cheguei a fazer algumas trilhas, mas depois que reformei o meu 57 ainda não tive coragem. Tá muito novinho para enfia-lo em 1m de mingau de lama, mas queria ter um guincho, vai que um dia eu precise.
Eu sei que um guincho elétrico tem todo o charme e praticidade de um guincho elétrico, é realmente mais bonito e confortável, mas para gastar todo esse dinheiro em algo de pouca utilidade para meu uso, seria preferível comprar uma catraca desta e com o restante compro um dos meus sonhos de consumo. Uma TV de plasma de 42”. :-)
O tamanho dela é o seguinte:
Compr. total= 60cm (de ponta a ponta nos eixos)
Compr. carretel = 40cm
Diam. do miolo do carretel = 10cm (4 pol.)
Diam. da aba do carretel = 20cm (8pol.)
Valor da catraca = R$338,00 (em 3X de R$112,66)
É preciso comprar avulso o cabo de aço na medida desejada, 1 gancho e 2 clips. Outra coisa que deve ser comprada a parte é o cabo para tração. Ele é encaixado na alavanca da catraca. Em qualquer loja de material de construção é possível comprar um cano d’água na medida. Se me lembro bem tem 1 ½ “ por dentro do tubo. É preciso fazer a adaptação dos mancais no veículo, mas cada caso é um caso e qualquer serralheiro meia boca faz. Tudo sai por volta de R$400,00. Um valor acessível para todos. Segue abaixo as fotos.
As primeiras catracas que chegaram no josewal já acabaram, eu comprei duas, uma para meu jeep e outra para meu irmão. Eles estão esperando chegar uma nova remessa. Quem achar que é uma boa é só fazer a reserva.
www.josewal4x4.com.br
Inté.....
Mauro Darezzo
01/05/2007, 14:23
Faltou duas fotos....e como podem ver meu jeep apesar de toda reforma não vaza óleo...ele marca território....
Mauro,
Servicinho nota 10 !!! parabéns.
Excelente opção para montar um guincho com base móvel para instalar no ponto do engate.
[]'s e parabéns tb pelos CJs prata e azul
ficou muito legal esta catraca colega....mais me diz uma coisa , ela tem alguma redução??? ja experimentou arrastar o jeep com ela , fica muito pesado???
é mesmo interessante por uns 400,00 ,,,o visual fica bem legal tb
gostei bastante ,,,
Mauro
Ficou legal, usando uma alavanda de pouco menos de 2 metros e um jipeiro de uns 90 kg da um bom braço de alavanca, (os engenheiros de plantão que calculem a força que isto gera) mas, sempre vejo a recomendação expressa de ficar longe do cabo quando se esta guinchando, incluisve li relatos sobre o cabo arrebentar e estourar o parabrisa do jeep ! No teu caso, voce estaria no extato alinhamento do cabo. Chegaste a pensar nesta possibilidade ?
José Augusto
04/05/2007, 15:52
Ficou legal e pode ajudar em uma situação de emergência, mas não pense que a catraca substitui um guincho, use uma vez para entender o que eu digo e vc só voltará a usa-la novamente quando não houver realmente outro jeito.
Luciano SHAKALL
04/05/2007, 18:28
Eu pretendo instalar uma Guincho Manual ("catraca") no meu carro - é melhor do que nada, hehehe - , simplesmente devido a total indisponibilidade de gastar cerca de
"dois paus" em um elétrico e, se eu instalar, será ou um desse aí, ou aquele da Garra 4x4 ( http://www.ciashop.com.br/garra4x4/product.asp?template_id=1&partner_id=1&dept%5Fid=75&pf%5Fid=Gu020 ).
Falando nisso, alguém aqui do fórum usa esse da Garra?
"...pode ajudar em uma situação de emergência, mas não pense que a catraca substitui um guincho, use uma vez para entender o que eu digo e vc só voltará a usa-la novamente quando não houver realmente outro jeito..."Mas o guincho, seja manual, elétrico, mecânico ou hidráulico não é pra ser usado nessas condições??? rsrsrs... :pensativo: :lol:
.
alexandre roveri
04/05/2007, 19:15
Vale a pena verificar esse site - www.famit.com.br
São opções legais para um Niva ou gaiola por exemplo !
Mauro Darezzo
04/05/2007, 22:45
Mauro,
Servicinho nota 10 !!! parabéns.
Excelente opção para montar um guincho com base móvel para instalar no ponto do engate.
[]'s e parabéns tb pelos CJs prata e azul
:-)
os jeeps sairam na revista 4x4 e cia edição 164
ficou muito legal esta catraca colega....mais me diz uma coisa , ela tem alguma redução??? ja experimentou arrastar o jeep com ela , fica muito pesado???
é mesmo interessante por uns 400,00 ,,,o visual fica bem legal tb
gostei bastante ,,,
Ela não tem redução, mas é só colocar uma patesca que resolve.
http://www.meujeepentao.hpg.ig.com.br/offroad/index.html
Nº 30/31/32
Ainda não tentei arrastar o jeep, vou ver se faço isso no domingo, se der tempo. Mas já tive catracas menores em outros jeeps, iguais aos do Gurgel, e funcionavam para pequenos atoleiros e rampas. Tive um jeep 77, lá pelos idos de 83, com pneus Maggion de 31". O pneu era mais para asfalto que para terra e não tinha bloqueio de diferencial. Algumas vezes indo para a chácara de meu pai com o jeep, mesmo tracionado, patinava e a catraca salvava.
Mas não faz milagres.
Mauro
Ficou legal, usando uma alavanda de pouco menos de 2 metros e um jipeiro de uns 90 kg da um bom braço de alavanca, (os engenheiros de plantão que calculem a força que isto gera) mas, sempre vejo a recomendação expressa de ficar longe do cabo quando se esta guinchando, incluisve li relatos sobre o cabo arrebentar e estourar o parabrisa do jeep ! No teu caso, voce estaria no extato alinhamento do cabo. Chegaste a pensar nesta possibilidade ?
Pensar eu pensei, e cheguei a conclusão que pensar cansa...:-)
Fiz um teste e ví que precisa de 8 acionamentos para recolher 1m de cabo. Usando a patesca vai precisar de 16. Demora mais, mas fica mais seguro.
Ficou legal e pode ajudar em uma situação de emergência, mas não pense que a catraca substitui um guincho, use uma vez para entender o que eu digo e vc só voltará a usa-la novamente quando não houver realmente outro jeito.
Tenho certeza que a catraca não substitui um elétrico, é mais um auxiliar para emergências. Melhor uma catraca que ficar no mato sozinho. Veja pelo lado bom, ajuda até a emagracer e perder a barriga....
Eu pretendo instalar uma Guincho Manual ("catraca") no meu carro - é melhor do que nada, hehehe - , simplesmente devido a total indisponibilidade de gastar cerca de "dois paus" em um elétrico e, se eu instalar, será ou um desse aí, ou aquele da Garra 4x4. Falando nisso, alguém aqui do fórum usa esse da Garra?
Mas o guincho, seja manual, elétrico, mecânico ou hidráulico não é pra ser usado nessas condições??? rsrsrs... :pensativo: :lol:
.
Eu achei esse meu melhor por ser bem robusto. O eixo central é de ferro maciço de 1 1/2" e atravessa o carretel de lado a lado. Além de tudo ele é maior. Guincho deve ser igual a seguro de carro e convênio médico, a gente sabe que se precisar tá lá, mas é melhor não ter que usar.
Vale a pena verificar esse site - www.famit.com.br
São opções legais para um Niva ou gaiola por exemplo !
Eu ví este site mas achei ele meio frágil. Achei que seria específico para a linha náutica também. E se é para náutica deve ser em inox e com isso o preço deve ser salgado.
Alexandre Vaz Ferreira
04/05/2007, 23:22
Ficou legal:concordo: , eu tinha um parecido mas ranquei fora...era soldado na frente do parachoque... acho que estes acessórios movidos a arroz com feijão não são meu estilo:lol: ....
[]s imaginando o neguinho forcejando alí até bota as veia do C# pra fora:shock:
José Augusto
05/05/2007, 00:06
Eu pretendo instalar uma Guincho Manual ("catraca") no meu carro - é melhor do que nada, hehehe - , simplesmente devido a total indisponibilidade de gastar cerca de
"dois paus" em um elétrico e, se eu instalar, será ou um desse aí, ou aquele da Garra 4x4 ( http://www.ciashop.com.br/garra4x4/product.asp?template_id=1&partner_id=1&dept%5Fid=75&pf%5Fid=Gu020 ).
Falando nisso, alguém aqui do fórum usa esse da Garra?
Mas o guincho, seja manual, elétrico, mecânico ou hidráulico não é pra ser usado nessas condições??? rsrsrs... :pensativo: :lol:
.
Ae Luciano td certo?
O que eu quiz dizer pode ser exemplificado, vc entra em uma trilha e olha o bosteiro na frente, nessa altura 2 situações possíveis :
1) Vc está com guincho, Ok vamos no guincho.
2) Vc está sem guincho mas com a catraca, a brincadeira nessa trilha acabou, vc volta.
Ou seja, situação sem emergência e vc não corre o risco, mas tb não continua.
O segundo exemplo, vc entrou na trilha conhecida e foi passando por vários obstáculos contando em sair dela sem ter que retornar pelo mesmo caminho, muito mais dificil na volta, mas ao chegar em um certo ponto ela fica intransponível aí vc tem que voltar e pegar aquele subidão simuoso e liso com mais de 30 m, novamente 2 situações possíveis :
1) Vc tem guincho, Ok, dá trabalho mas vc vai trocando os pontos de ancoragem e em menos de uma hora vc saí.
2) Vc não tem guincho mas tem a catraca, não consegue tracionar e acionar manualmente a catraca, vc começa a macaquear e avança 12 cm por "catracada", 30 m são 240 "catracadas" se mantiver o ritmo constante uma catracada a cada 15 segundos, depois de 1 hora, vc sai do enrrosco (se tiver braço para isso).
Nesse segundo exemplo é a tal situação de emergência.
Mauro Darezzo
05/05/2007, 20:07
Situação 1:
Você está de jeep e entra na trilha "O caminho do capeta" com buracos de 1m de profundidade, ou mais, e um mingau de lama desgraçado que chega no pescoço e ainda cheio de sanguessugas:
Opção 1: Se foi tem que estar equipado com guincho elétrico, mecânico ou hidráulico, se não tem...então porque foi...vai de zequinha.
Opção 2: Se tinha catraca e foi assim mesmo tem mais é que se fu......se sabia que não dava tem que quebrar a cara mesmo....
Opção 3: Apesar de estar equipado, o guincho comprado é de marca pouco conhecida, afinal freqüenta a trilha uma vez a cada 3 meses e queria economizar um pouco, provavelmente um ching ling da vida. Nos primeiros buracos ele até que vai bem, nos seguintes o desgraçado pifa. O jeep grudou e fez vácuo no fundo, não sairia nem puxado de helicóptero do exército com duas hélices.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKK.......
Opção 4: Você comprou um guincho de boa qualidade, ele saiu de todos os buracos e não pifa nem a pau. Todo final de semana você vai para a trilha, fez um ótimo investimento. Toda vez que volta manda para o mecânico e dá uma geral em tudo. Gasta uma grana brava, mas vale a pena. De duas uma, ou a patroa é cega ou tem PAItrocino....
Situação 2:
Estou indo passear no domingão na chácara de um parente, não sou doido de ter chácara própria. Dia de sol e a patroa "super animada" pelo passeio de jeep. Aproveitando a ida resolvemos pescar com os tios e primos na represa. O lugar é de difícil acesso e logicamente vamos de jeep. Chegamos sem problemas, a estrada, mesmo pouco conservada, é de terra batida e não dá trabalho. O dia todo fez calor, todo mundo encheu a cara de cerveja e pinga, menos eu que não bebo e tinha que dirigir na volta. No final do dia estão todos alegres, até demais, alguns nem conseguem ficar de pé. O tempo começa a fechar e resolvemos ir embora, depois de 40 minutos tentando colocar os bêbados em seus lugares e ir buscar os que ficavam saindo dizendo que amavam os peixes, conseguimos partir. No caminho caiu o mundo. A estrada que já não era grande coisa vira um sabão. O jeep consegue vencer os obstáculos NATURAIS tracionado, escorregando ora aqui, ora ali. De repente em uma depressão com água acumulada, o jeep atola. Quem mandou não ter diferencial autoblocante. Tento sair e não consigo. Os parentes começam a ficar enjoados e vomitam uns nos outros. Dentro do jeep está uma fedentina brava de vomito com peixe fresco. Aproveito a água que escorre da capota para tirar os pedaços de macarrão que estão atrapalhando a visão no parabrisa.
O que fazer? O jeep não vai para a frente e não volta. Na verdade nem se mexe. Ninguém tem condições de empurrar, principalmente meu tio que reclama de dor no peito e se alastrando para o braço esquerdo.
Não me resta outra opção. Desço para ver a situação. A água começa a subir e molha o distribuidor. Agora ferrou! Atolado e com o distribuidor molhado.
Solto o cabo de aço da catraca e prendo em uma árvore próxima. Começo a tracionar. Sei que vai ser difícil mas é minha única opção. Meu coração acelera devido ao esforço físico e acabo tendo uma arritmia (Fibrilação Atrial). Mesmo com o coração descompassado continuo a “catracar”. Depois de algum tempo, que parecia uma eternidade, o jeep saiu da água. Começo a secar o distribuidor e a remonta-lo. Tento dar a partida e ele pega de primeira (pelo menos nisso tenho que ter sorte). Quando chego perto de algum lugar civilizado consigo ligar para a família e avisar que estamos indo para o HC. Não adianta voltar para a chácara, todos os carros estão ilhados pelo barro. Pego a estrada e depois de 1 hora chego a São Paulo. Vou direto para a av. Dr. Êneas de C. Aguiar e deixo alguns na emergência do HC para tratar do coma alcoólico. Vou com meu tio para o Incor e encho de lama o pátio da emergência. Os seguranças ficam putos da vida comigo. Entramos pela porta escondida da ala dos pacientes conveniados. Eu sou cardiovertido e ele vai para a UTI. Depois de algum tempo meu tio fica bom e todos elogiam minha iniciativa de ter colocado pelo menos a catraca....
UFA!!!!!!!
Maurício D'Arezzo
05/05/2007, 21:56
Situação 1:
Você está de jeep e entra na trilha "O caminho do capeta" com buracos de 1m de profundidade, ou mais, e um mingau de lama desgraçado que chega no pescoço e ainda cheio de sanguessugas:
Opção 1: Se foi tem que estar equipado com guincho elétrico, mecânico ou hidráulico, se não tem...então porque foi...vai de zequinha.
Opção 2: Se tinha catraca e foi assim mesmo tem mais é que se fu......se sabia que não dava tem que quebrar a cara mesmo....
Opção 3: Apesar de estar equipado, o guincho comprado é de marca pouco conhecida, afinal freqüenta a trilha uma vez a cada 3 meses e queria economizar um pouco, provavelmente um ching ling da vida. Nos primeiros buracos ele até que vai bem, nos seguintes o desgraçado pifa. O jeep grudou e fez vácuo no fundo, não sairia nem puxado de helicóptero do exército com duas hélices.
Opção 4: Você comprou um guincho de boa qualidade, ele saiu de todos os buracos e não pifa nem a pau. Todo final de semana você vai para a trilha, fez um ótimo investimento. Toda vez que volta manda para o mecânico e dá uma geral em tudo. Gasta uma grana brava, mas vale a pena. De duas uma, ou a patroa é cega ou tem PAItrocino....
Situação 2:
Estou indo passear no domingão na chácara de um parente, não sou doido de ter chácara própria. Dia de sol e a patroa "super animada" pelo passeio de jeep. Aproveitando a ida resolvemos pescar com os tios e primos na represa. O lugar é de difícil acesso e logicamente vamos de jeep. Chegamos sem problemas, a estrada, mesmo pouco conservada, é de terra batida e não dá trabalho. O dia todo fez calor, todo mundo encheu a cara de cerveja e pinga, menos eu que não bebo e tinha que dirigir na volta. No final do dia estão todos alegres, até demais, alguns nem conseguem ficar de pé. O tempo começa a fechar e resolvemos ir embora, depois de 40 minutos tentando colocar os bêbados em seus lugares e ir buscar os que ficavam saindo dizendo que amavam os peixes, conseguimos partir. No caminho caiu o mundo. A estrada que já não era grande coisa vira um sabão. O jeep consegue vencer os obstáculos NATURAIS tracionado, escorregando ora aqui, ora ali. De repente em uma depressão com água acumulada, o jeep atola. Quem mandou não ter diferencial autoblocante. Tento sair e não consigo. Os parentes começam a ficar enjoados e vomitam uns nos outros. Dentro do jeep está uma fedentina brava de vomito com peixe fresco. Aproveito a água que escorre da capota para tirar os pedaços de macarrão que estão atrapalhando a visão no parabrisa.
O que fazer? O jeep não vai para a frente e não volta. Na verdade nem se mexe. Ninguém tem condições de empurrar, principalmente meu tio que reclama de dor no peito e se alastrando para o braço esquerdo.
Não me resta outra opção. Desço para ver a situação. A água começa a subir e molha o distribuidor. Agora ferrou! Atolado e com o distribuidor molhado.
Solto o cabo de aço da catraca e prendo em uma árvore próxima. Começo a tracionar. Sei que vai ser difícil mas é minha única opção. Meu coração acelera devido ao esforço físico e acabo tendo uma arritmia (Fibrilação Atrial). Mesmo com o coração descompassado continuo a “catracar”. Depois de algum tempo, que parecia uma eternidade, o jeep saiu da água. Começo a secar o distribuidor e a remonta-lo. Tento dar a partida e ele pega de primeira (pelo menos nisso tenho que ter sorte). Quando chego perto de algum lugar civilizado consigo ligar para a família e avisar que estamos indo para o HC. Não adianta voltar para a chácara, todos os carros estão ilhados pelo barro. Pego a estrada e depois de 1 hora chego a São Paulo. Vou direto para a av. Dr. Êneas de C. Aguiar e deixo alguns na emergência do HC para tratar do coma alcoólico. Vou com meu tio para o Incor e encho de lama o pátio da emergência. Os seguranças ficam putos da vida comigo. Entramos pela porta escondida da ala dos pacientes conveniados. Eu sou cardiovertido e ele vai para a UTI. Depois de algum tempo meu tio fica bom e todos elogiam minha iniciativa de ter colocado pelo menos a catraca....
UFA!!!!!!!
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!!!!!!!!!!!!!!!!!! !
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!!!! !!!!!
AI minha barriga , não cinsigo parar de rir!!!!!!!
Quanta desgraceira no meio da feira!
José Augusto
05/05/2007, 23:07
Mauro, to me mijando de tanto rir ...:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: , gostei muito mais do seus exemplos:concordo:.
Alexandre Vaz Ferreira
06/05/2007, 01:46
hahhahahahhahahhahaha
desgraça pouca é bobagem...
fico imaginando o cara fibrilado (com menos de 40% de função sistólica metendo catraca....hahhahahah, sendo ajudado por outro com um sindrome intermediario quase infartado....Taaa looooccoooo hahahhahuahauhaua)
[]s comprando uma catraca pra ter de reserva e colocando uns AAS no porta luvas
Acabo de tomar café e tb meu companheiro de todas as manhãs: "ATENOLOL"..... coisa de hipertenso !!! e leio a Situação 2 descrita pelo Mauro.
KKKKKKKKKKKKKKKKKK ... PQP to me mijando de rir !!!
[]'s
Mauro Darezzo
06/05/2007, 20:00
Uhauhauhauhuahuahuauhuahuauhuahuahuahuahuhauhauh!! !!!!!!!!!!!
Eu também tenho que tomar algo parecido. Tomo o propanolol, 80mg de manhã e a noite. Tenho que diminuir o ritmo cardíaco para não entrar em FA. Já tomei o atenol mas não funcionava direito no meu caso. Tudo bem!!! Se eu viver até os 92 anos faltam só 50 anos tomando isso. Mas podia ser pior, e se fosse em supositório.....xiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!!!!! !!!!!
Luciano SHAKALL
07/05/2007, 14:04
Valeu, CAmaRAda Mauro Darezzo :concordo: .
Depois de chegar a ficar desanimado com o post do CAmaRAda José Augusto :cry: , agora fiquei mais impolgado ainda pra botar o Guincho Manual (Catraca), rsrsrs... :dance: :dance: :dance:
p.peleje
07/05/2007, 14:29
:shock:
Situação 1:
Situação 2:
UFA!!!!!!!
:shock: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
KKKKK
Com certeza convenceu todo mundo agora!!!
Marcelo A. Marchiodi
07/05/2007, 16:18
Vendo este tópico me lembrei de uma antiga revista Mecanica Popular que tinha onde havia uma reportagem sobre um sujeito que equipou uma Dodge da Seg. Guerra pra rodar pela Guatemala atrás de sítios arqueológicos... isso em 1951!!!!!!!!!
E tinha uma foto do cara tocando um redutor manual do guincho! Pelo jeito ele era mecânico, mas havia a opção de manual numa emergência.
É uma opção também (usar uma redução nesse guincho manual), mais cara um pouco devido ao uso do redutor, mas bastante prática!
Isso me fez lembrar também de um outro tipo de solução como essa, mas para a partida! Quantas vezes já não ficamos sem partida onde não deveríamos, e como uma manivela seria útil numa hora dessas!!!
Segue a foto da catraca abaixo.
Cavalcante
07/05/2007, 18:05
Quantas vezes já não ficamos sem partida onde não deveríamos, e como uma manivela seria útil numa hora dessas!!!
Compre um Niva:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:: mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:. Já vem com a manivela de brinde!
Mauro Darezzo
07/05/2007, 21:01
Valeu, CAmaRAda Mauro Darezzo :concordo: .
Depois de chegar a ficar desanimado com o post do CAmaRAda José Augusto :cry: , agora fiquei mais impolgado ainda pra botar o Guincho Manual (Catraca), rsrsrs... :dance: :dance: :dance:
Quer ficar mais animado? Olha que prático o Hit-Lift! Vc vai poder ter uma academia no seu jeep. Em poucas trilhas vc vai ficar com o físico do Quasímodo (O corcunda de Notre-Dame). Realmente é bem prático. Imagine a corrente cheia de barro....
hehehehe
http://www.youtube.com/watch?v=bOcQHqLx90g
essa subida nem de guincho
http://www.youtube.com/watch?v=zs8RNjKDVdE&mode=related&search=
E tinha uma foto do cara tocando um redutor manual do guincho! Pelo jeito ele era mecânico, mas havia a opção de manual numa emergência.
É essa a idéia....uma emergência.
Se ficar sentado no jeep dá para brincar de remo.
:shock:
Com certeza convenceu todo mundo agora!!!
hehehehe Quando minha muié fica em greve eu conto cada estória....mas normalmente não cola....snif, snif.
Mauro Darezzo
20/06/2007, 21:17
Acabo de tomar café e tb meu companheiro de todas as manhãs: "ATENOLOL"..... coisa de hipertenso !!!
[]'s
Olá Gnecchi,
Olha a reportagem que eu achei na revista Veja. Como eu não tomo café, evito refrigerantes a base de cola ou guaraná, chá preto ou mate de jeito nenhum, e várias outras coisas que sejam estimulantes (só não consegui largar de usar muié), virei adepto do suco de laranja. Afinal qual mal poderia fazer esse suco? E não é que não pode misturar com atenolol! Eu tomo o propranolol que é primo do atenolol, o efeito deve ser o mesmo. Pscológico ou não parece que o remédio está fazendo mais efeito. Sei lá! Experimenta não tomar suco ou laranja in natura e veja como reage a pressão. Acredito que a mexerica ou até o suco de limão devam também cortar o efeito. São todos cítricos! E aí? Tem algum médico que possa dar seu parecer? hehe.
Olá Gnecchi,
Olha a reportagem que eu achei na revista Veja. Como eu não tomo café, evito refrigerantes a base de cola ou guaraná, chá preto ou mate de jeito nenhum, e várias outras coisas que sejam estimulantes (só não consegui largar de usar muié), virei adepto do suco de laranja. Afinal qual mal poderia fazer esse suco? E não é que não pode misturar com atenolol! Eu tomo o propranolol que é primo do atenolol, o efeito deve ser o mesmo. Pscológico ou não parece que o remédio está fazendo mais efeito. Sei lá! Experimenta não tomar suco ou laranja in natura e veja como reage a pressão. Acredito que a mexerica ou até o suco de limão devam também cortar o efeito. São todos cítricos! E aí? Tem algum médico que possa dar seu parecer? hehe.
E aí Mauro, td certo?
EU tomo o Atenolol de 25mg (deve ser o menor que tem) sempre em jejum logo que acordo, com água ou leite. Não tenho hábito de tomar com suco de laranja, pois pra ajudar tenho hérnia de hiato e sou totalmente dependente de outro remédio: Pantozol que diminui a produção de suco gástrico..... ou seja evito tomar bebidas cítricas e não tomo refrigerante.
Em compensação :mrgreen::mrgreen:... tomo cerveja, vinho, café... putz !! :oops: mas pelo menos não fumo :discordo:
[]'s e valeu pela dica... arrumei mais um motivo pra não tomar o suco de laranja !! rsrs
Luciano SHAKALL
21/06/2007, 19:01
CAmaRAdas, não sou nenhum especialista mas, de uma maneira geral, não deve-se misturar medicamentos, salvo quando por orientação médica, pois a interação medicamentosa pode ter efeitos imprevisíveis, como um anular, reduzir ou potencializar demasiadamente o efeito do outro, ou gerar efeitos colaterais acentuados ou imprevisíveis...
Por exemplo, os CAmaRAdas que possuem mulheres (esposas, namoradas, amantes, concubinas, etc.) que tomam pílula anti-concepcional, saibam que se ela precisar tomar antibióticos, a eficácia do anti-concepcional pode ser reduzida à metade... :shock:
Vale lembrar que a "interação prejudicial", não ocorre somente entre medicamentos, mas também entre determinados medicamentos com determinados alimentos, pois alguns nutrientes presentes nos alimentos podem degradar o principio ativo do medicamento, ou formar compostos complexos, que impedem a absorção de ambos.
Devido a isso, deve ser revista a "mania" de alguns de tomar comprimidos com outra coisa que não água, como sucos (principalmente o de laranja ou outros cítricos),
refrigerante e até café ou bebida alcoólica (já vi isso... :putz: ) ou mesmo leite - exceto nos casos de orientação médica!
- O ácido ascórbico (Vitamina "C") presente nas frutas cítricas, e/ou o Ácido Fosfórico (presente, por exemplo, nos Refrigerantes "COLA") podem "degenerar" o "princípio ativo"
de alguns medicamentos, anulando seu efeito, enquanto que a cafeína, também presente nos Refrigerantes "COLA" - além do café, alguns Chás (mate, preto...),
podem acentuar o efeito de alguns estimulantes ou anti-depressivos, ou atenuar - ou mesmo anular - o efeito de alguns "calmantes".
- No caso do Café (ou Chá, quando quente), há também o inconveniente de que alguns medicamentos são "termo-sensíveis",
e tem seu "princípio ativo" degradado quando submetido a uma temperatura elevada.
Deve-se lembrar também, que os diferentes comprimidos devem ser absorvidos em locais específicos do organismo, como estômago OU intestinos (geralmente, no delgado).
Alguns medicamentos tipo comprimidos vem envolvidos em uma "casquinha" encerada, que resiste a ação do ácido clorídrico (presente em grande quantidade no "suco gástrico", além de enzimas como Pepsina, Renina...) ao passar pelo estômago, devendo ser "digerido" - e absorvido - no intestino, o que não ocorre quando se fraciona (quebra "ao meio") esses comprimidos, o que algumas pessoas fazem a fim de facilitar a deglutição. :parede:
Outros medicamentos, notadamente os anti-inflamatórios, podem "agredir" a mucosa estomacal (pior ainda pra quem sofre de gastrite),
devendo ser ingeridos já com "algum alimento" no estomago.
O que NÃO quer dizer que QUALQUER remédio deve ser tomado "de barriga cheia" :discordo: , pois isso pode retardar e/ou diminuir sua absorção, ou mesmo impedi-la!
Além do que, a presença de alimento no estômago, ao reduzir o tempo de esvaziamento gástrico, aumenta o "tempo de exposição" do medicamento a ação do ácido clorídrico do suco gástrico, o que degrada, o principio ativo de alguns medicamentos, como por exemplo, o antibiótico Penicilina.
Até na alimentação a interação pode nos "pregar peças":
Quem não já ouviu falar que Beterraba com leite é uma poderosa vitamina, rica em ferro (Proveniente da beterraba) e cálcio (presente no leite)?
Quando misturado com suco de laranja (Vitamina "C") então, é "a fonte da juventude"...
Pois é... Só que separados, esses alimentos são "uma beleza", mas juntos, não tem a esperada função nutricional, pois o cálcio inibe a absorção do ferro pelo organismo, enquanto que o ácido ascórbico (Vitamina "C") "quebra" as propriedades do cálcio...
Bom, nesse caso mal não faz, mas nem de longe traz o benefício esperado... Pode tomar por achar gostoso, mas não por achar que é uma "bomba legal"...
ou seja, quem achava ruim e tomava por "suas propriedades" se F***U ... :mrgreen:
[]'s
p.peleje
21/06/2007, 23:13
Quem não já ouviu falar que Beterraba com leite é uma poderosa vitamina, rica em ferro (Proveniente da beterraba) e cálcio (presente no leite)?
Quando misturado com suco de laranja (Vitamina "C") então, é "a fonte da juventude"...
Pois é... Só que separados, esses alimentos são "uma beleza", mas juntos, não tem a esperada função nutricional, pois o cálcio inibe a absorção do ferro pelo organismo, enquanto que o ácido ascórbico (Vitamina "C") "quebra" as propriedades do cálcio...
Bom, nesse caso mal não faz, mas nem de longe traz o benefício esperado... Pode tomar por achar gostoso, mas não por achar que é uma "bomba legal"...
ou seja, quem achava ruim e tomava por "suas propriedades" se F***U ... :mrgreen:
[]'s
Então se entendi a aula direito, qdo for catracar o guincho manual, dois dias antes tome bastante beterraba com leite, e no dia da catracada tome apenas o suco de laranja, não é isso?:pensativo::?:mrgreen:
[]s de quem toma redoxon durante 10 dias uma vez por mês:mrgreen:
Peleje
Luciano SHAKALL
22/06/2007, 02:51
"...dois dias antes tome bastante beterraba com leite, e no dia da catracada tome apenas o suco de laranja..."
[]s de quem toma redoxon durante 10 dias uma vez por mês :mrgreen:
Sem querer ser chato (mas já sendo): Redoxon durante 10 dias, em que dosagem? :pensativo:
O excesso de Vitamina C também é prejudicial (todo remédio é também um veneno, depende da dose... ;-) ).
Pequenos excessos são eliminados na urina, mas doses maiores podem ocasionar desde de Diarréia, a Cálculos Renais... :shock:
Não quero dizer com isso que é pra deixar de tomar a vitamina C :discordo: , pois o consumo regular (e moderado) pode até não "evitar resfriados" - ou curá-los - , como muitos acreditam, mas ajuda na resistência à infecções (reduzindo a severidade dos sintomas), e auxilia no processo de cicatrização de ferimentos e recuperação de queimaduras
(por participar da síntese de colágeno e desenvolvimento do tecido conjuntivo), além de "ajudar" a evitar a anemia, por agir na absorção de ferro pelo organismo. :concordo:
Lembrando que o excesso de ferro também é prejudicial, podendo acarretar dores de cabeça, náuseas, febre, sudorese e convulsões em "pequenos" excessos;
e até mesmo o desenvolvimento de "Diabetes Mellitos" e Cirrose em casos extremos! :shock:
Cálcio em excesso também "faz mal", pois além de dificultar - ou mesmo impedir - a absorção de ferro pelo organismo,
pode gerar deformidades devido à calcificação excessiva dos ossos e tecidos moles; e ainda, falência renal ou até mesmo "comportamentos psicóticos" :shock:
PS.
Beterraba com leite, só se achar gostoso... :mrgreen:
Se quer aproveitar os nutrientes, tome o suco de beterraba (na água), e o leite somente algumas horas depois... ;-)
[]'s
p.peleje
22/06/2007, 10:10
:shock:Putz tá phoda viver!!!!!!:putz:
Guincho só elérico ou mecânico mesmo. Na catraca não vai dar:mrgreen:
[]s
Peleje
luciano ajv
04/08/2015, 18:11
Olá Mauro
Na Josewal 4x4 não há mais esse guincho para venda. Tu saberia o fabricante ou marca, para que possamos procurar um novo fornecedor?
e aproveita e me fala um pouco da funcionalidade desse guincho. tá valendo a pena?
abraço,
Luciano
Willian Del Piero Rocha
04/08/2015, 22:06
Luciano ,o Mauro não aparece no fórum desde 2009.....
Mas eu adianto que pelo preço de um guincho elétrico hoje ,mesmo com o dólar alto,,,, esse aí ,manual ,não compensa.
Concordo com o willian.
Hj em dia tem varias marcas fazendo guincho, então o preço baixou. Claro que ser for comprar um Warn é mais de 3000 dilmas um de 9000 lbs, mas da pra comprar um de 12000 lbs por 2000 poucos de outras marcas
Sérgio Bambirra
08/08/2015, 09:25
Para quem quiser insistir na ideia de um equipamento manual/mecânico para sair do enrosco, considere a opção de um bom hi-lift, que pode servir inclusive para arrastar a viatura para fora da situação.
Sds.
Bem lembrado Sergio, além de ser uma ferramenta muito útil em vários outros aspectos.
Da uma olhada em hi-lift Luciano, é uma peça que com certeza se paga com o tempo, ela te livra de cada uma rs