PDA

Ver Versão Completa : Suspensão Regulável com molas helicoidais

AUTOCARIOCA
01/05/2007, 13:12
amigos bom dia gostaria de saber se alguem sabe alguma coisa sobre isto vi em um site um jeep a venda com este tipo de suspensão alguem da alguma dica aonde se faz quais partes se usam ?

http://www.jeepportero.com/anunciados/51azul/index.html

abracos

Rui

Zepi
01/05/2007, 13:55
Cara já isso na revista 4x4 & Cia,e também queria saber se vale a pena,quanto e quem faz!Pois pelo que eu vi é quese plug'n play...quase todo parafusado....nem sei se vaisolda...acho que só no apoio das barras no chassis...

Henanh
02/05/2007, 12:39
Me parece bem estranha, será que é funcional?

JORGE DELMANTO
02/05/2007, 13:34
Pessoal,

Tive um CJ51 que coloquei uma suspensão desse tipo.

Fiz a mesma em uma empresa chamada JR....nao sei se existe ainda.

A suspensão é boa, AUMENTA A ABERTURA E DEIXA O CARRO MAIS MACIO....a montagem foi ruim...

Refiz com mecanico de confiança. O certo é soldar e travar todo o chassis para nao dar trincas...

aBÇ

Jorge Delmanto

Kako
04/05/2007, 06:48
Bom Dia Camaradas!

O que vc precisa saber sobre essa suspensão, é que ela é um monte de "LIXO!"

O bom é que, se vc comprar, terá pelo menos duas alegrias...! hehehe!

Aqui no forum tem bastante coisa sobre esses caras, "JR4x4 e Extreme4x4", tudo farinha do mesmo saco. Use a pesquisa e se "divirta!"

Com os feixes de molas dá p/ se fezer muita coiza.
Ex. SPOA, Jumelos Revolver's, Molas de Toy e pneus 35", tera uma bela configuração. Testada e aprovada por muitos! e muito melhor que essas tranqueiras que vão ficar por baixo do seu carro enrroscando em tudo, hehehe!

Beleza camarada!
Qualquer coisa, "Tamus aí!"

FernandoRisso
04/05/2007, 08:30
Kako... mandou bem !!! Tá sumido meu filho... o BoB já até andou !!! uhuhuhu

Essa é a uma famosa JR... jogue fora pq isso naum presta !!!

Se quer mesmo molas helicoidais o trabalho naum vai ser mto simples, mas vc pode fazer um 4link na traseira e um 3link com panhard na frente. Tem algumas fotos de um 4link no tópico do BoB na minha assinatura, ficou mto boa, agora estamos na fase de ajustes finos.

[]'s

Elmer_Jeep
04/05/2007, 09:11
isso aí é merd@ pura mesmo, e não tem nada de regulável...

Kako
04/05/2007, 23:26
Grande Fernando!

Tô sabendo do BoB. Eu estava enrrolado com a mudança, ainda estou mas agora na minha casa, consegui mudar no sabado retrasado, ainda não terminei a casa, mas falta pouco, hehehe!

Minha escala de horário foi trocada, agora trabalho dia sim dia não, até que em fim, vou ter tempo p/ mexer na Toy!

Precisamos marcar um dia p/ eu ver o BoB em funcionamento!

Até mais camaradas!

José Augusto
05/05/2007, 01:08
Mudar o tipo de suspensão não é coisa para amador.
Acertar uma suspensão com molas helicoidais é bastante trabalhoso mesmo para quem entende.
Quanto a JR4x4 ....

R.Fael
09/05/2007, 17:26
Boa tarde pessoal, sou novo aqui no forum, mas já sou trilheiro a bom tempo. Acredito que fui um dos primeiros clientes da jr4x4. Gostaria de dizer que tenho este sistema de suspensão desde o fase 1 (5 anos). Como o Jorge, na primeira vez também tive alguns problemas na instalação, mas daí conversei com o Ruy, e pelo que pude sentir na segunda vez que estive lá para instalar o fase 2, realmente saí muito mais satisfeito, com os prazos de instalação cumpridos e o acabamento com muito melhor qualidade. O meu jeep ficou muito mais confortável, e nas trilhas não sinto nescessidade de bloqueio, pois o jeep tem uma articulação bem maior do que com os feixes de mola. Também utilizo para passear com a minha família e faço viagens com muito mais segurança e sem aqueles solavancos dos feixes de molas que diga-se de passagem era uma carroça.
Vou aproveitar aqui para fazer a seguinte colocação, diga-se de passagem que não preciso e nem estou puxando o saco de ninguém, mas o Ruy entende do que faz, eu ví ele fazer uma hilux azul, que ficou com mais de dois metros de altura e a dita faz umas curvas de alta velocidade que vc não acredita. Na trilha também não deixou a desejar, passamos por áreas de muita dificuldade e a hilux passou em todas.
Estava vendo a discussão sobre JR 4x4 e Extreme. A extreme eu desconheço, não tenho nada para falar dela, mas eu tenho o produto da JR 4x4 e não é LIXO como alguns andam dizendo. Ando muito bem, e sempre tive um bom suporte desta empresa.

Rafael
CJ5 35,5x15

FernandoRisso
09/05/2007, 17:33
Rafael,

Seja bem-vindo ao fórum e saiba que essa discussão é antiga, contando com a presença do jorge e/ou ruy aqui no fórum. Eu particularmente não gosto do princípio da suspensão (2-link c/ panhard) e acho o acabamento ruim e sem capricho, além de ir contra os princípios de vão-livre.

Se funciona para vc, ótimo. Mas simplesmente acho que não vale o que custa e que existem outros projetos mais modernos e eficazes. Corri o risco e monteu um 4link com a ajuda do brother e muitas consultas à internet. Ficou fantástico, precisa apenas de alguns ajustes finos como todo projeto que foi feito do zero, mas ficou muito melhor que meu engesa.

[]'s com a mão na massa !!!

Alexandre Vaz Ferreira
09/05/2007, 19:10
Rafael
Bem vindo ao fórum ...
Quanto a essas suspenções tipo delivery só vi aberrações...e se o cara entende do que faz porque não respondeu nenhuma pergunta técnica do pessoal aqui? se eu tivesse tempo procurava o tópico...tem umas rampas de RTI de cinema....

[]s com feiches Spoa e sem ser carroça

Loras
10/05/2007, 04:28
Rafael,

Bem vindo ao fórum!!!:!:

É sempre bom ouvir opiniões diversas às nossas... agora reverter a imagem que a JR4x4 criou no universo off road brasileiro não será tarefa fácil...:discordo:

Vamos lá:

Boa tarde pessoal, sou novo aqui no forum, mas já sou trilheiro a bom tempo. Acredito que fui um dos primeiros clientes da jr4x4. Gostaria de dizer que tenho este sistema de suspensão desde o fase 1 (5 anos). Como o Jorge, na primeira vez também tive alguns problemas na instalação, mas daí conversei com o Ruy, e pelo que pude sentir na segunda vez que estive lá para instalar o fase 2, realmente saí muito mais satisfeito, com os prazos de instalação cumpridos e o acabamento com muito melhor qualidade.

Há diversos relatos de pessoas que ficaram muito insatisfeitas com o serviço... tem uma história de uma Blazer que é de arrepiar os cabelos...:pensativo:

O meu jeep ficou muito mais confortável, e nas trilhas não sinto nescessidade de bloqueio, pois o jeep tem uma articulação bem maior do que com os feixes de mola. Também utilizo para passear com a minha família e faço viagens com muito mais segurança e sem aqueles solavancos dos feixes de molas que diga-se de passagem era uma carroça.

IMHO nunca vi 4x4 tão perfeito assim. Melhor no off road, pior no on road. Não existe almoço de graça...:oops:

O que você quer dizer com articulação maior? Por curiosidaade, qual o RTI atual do seu Jeep?:?:

Vou aproveitar aqui para fazer a seguinte colocação, diga-se de passagem que não preciso e nem estou puxando o saco de ninguém, mas o Ruy entende do que faz, eu ví ele fazer uma hilux azul, que ficou com mais de dois metros de altura e a dita faz umas curvas de alta velocidade que vc não acredita. Na trilha também não deixou a desejar, passamos por áreas de muita dificuldade e a hilux passou em todas.
Estava vendo a discussão sobre JR 4x4 e Extreme. A extreme eu desconheço, não tenho nada para falar dela, mas eu tenho o produto da JR 4x4 e não é LIXO como alguns andam dizendo. Ando muito bem, e sempre tive um bom suporte desta empresa.

Rafael
CJ5 35,5x15

Desculpe a sinceridade. Mas aqui se escreve, aqui se prova...:concordo: :mrgreen:

Que tal inscrever um Jeep com a suspensão JR4x4 no Rock Crawling para que todos possam ter certeza do que você está falando?:idea:

Eu, se fosse empresário do setor, não teria melhor vitrine para o produto...:twisted:

Abs,

R.Fael
10/05/2007, 14:49
Boa tarde amigos, eu gosto de trilhas, e principalmente daquelas que são consideradas as mais dificeis...... isto que vocês estão fazendo aqui comigo é a mesma coisa que a gente faz quando leva um novato pra um passeio??? e diz que a lama é divertida!!! que o horário da volta é o combinado sem nenhum atraso!!! hehehe.... pode deixar que sua roupa não vai nem sujar !!! É um batismo pra poder participar aqui do forum??? hehehe se for tô dentro.... pois estou começando a achar que aqui o pessoal é sério e fala do que entende. Ou pelo menos alguns....

Fernando obrigado, pra mim realmente funciona e estou muito satisfeito, e posso dizer que eu realmente uso, e bastante. Só não tenho o mesmo saco que você de ficar com o jeep parado por dois anos e pouco e sem utilizar, e daí resolvi comprar algo pronto e me dei muito bem, inclusive na parte de acabamento não só no meu como também vi em outros, estou muito satisfeito. Alexandre e Loras, não estou aqui aqui pra defender ninguém, pelo menos não diretamente... hehehe, mas uma coisa é certa e digo isto de boca cheia, vocês realmente não conhecem a JR 4X4. Loras, pelo que estou vendo você escrever, esta blaser a que você se refere, é uma preta do Rio de Janeiro. Foi na mesma época que foi feito o meu CJ. Pelo que eu vi o dono levou o carro até o Rio e lá não conseguiu fazer alinhamento. Alguns dias depois vi esta blaser de novo na JR 4x4, foi quando o Ruy me alertou sobre lugares para fazer alinhamento (não é para qualquer um). Este carro foi rodando para o Rio (400 km com um carro que o dono falou que não anda???).....

__________________________________________________ ________

Desculpe a sinceridade. Mas aqui se escreve, aqui se prova...:concordo: :mrgreen:

Que tal inscrever um Jeep com a suspensão JR4x4 no Rock Crawling para que todos possam ter certeza do que você está falando?:idea:

Eu, se fosse empresário do setor, não teria melhor vitrine para o produto...:twisted:
__________________________________________________ __________

Primeiro Rock Crawling que teve em Sampa a JR 4x4 participou e ganhou taça....vocês não viram?? Eu estive lá como espectador e ví que não deixou a desejar (Jeep azul com pneus 35").
É Loras, não devemos julgar sem antes conhecer as duas partes, ou faces.... senão podemos acabar falando coisas que nem sabemos...
`
Esta história parece com o que acontece com alguns ditos populares: " É a cara do pai em Carrara esculpido" - virou: " É a cara do pai escarrado e cuspido" :p :palmas: :dance:

Agora vou aproveitar um pouquinho de vocês :stop: , e perguntar o que é e como é tirada esta medida de RTI, que estou vendo vocês me perguntarem. É uma medida de razão ??? pois se for, me envie tabela para eu saber se meu jeep está dentro ou fora destas medidas!!! fiquei curiosooo....
Fernando, de qual forma eu posso estar aumentando o vão livre de meu jeep? Me refiro ao vão livre entre o solo e o diferencial. :concordo:

Abs Rafael
Gosto de Jeep na Lama

FernandoRisso
10/05/2007, 14:55
Fernando, de qual forma eu posso estar aumentando o vão livre de meu jeep? Me refiro ao vão livre entre o solo e o diferencial. :concordo:

Abs Rafael
Gosto de Jeep na Lama

Rafael,

Primeiro pegue uma esmerilhadeira porreta e corte td que prende a suspensão de seu jeep ao eixo e comece td de novo, sem aquele monte de peças pra baixo do eixo. :concordo:

Ou tire td e faça SPOA.

[]'s

p.s.: eu lembro do jeep que participou do RC com uma CV instalada no eixo pq naum encaixava na saída da t-case... :parede:

Elmer_Jeep
10/05/2007, 14:59
Vai la na JR e pede pro Ruy medir o RTI (se é q ele sabe o q é isso)...

Pra aumentar o vão livre só removendo essa tranqueira de baixo do seu chassi e dos eixos. Já reparou bem a forma como o sistema vai fixado no eixo trazeiro por exemplo. ?

Vão livre entre solo e eixos se ganha somente com pneus grandes ou em eixos portais (naturalmente).

[]'s

Loras
10/05/2007, 15:13
Boa tarde amigos, eu gosto de trilhas, e principalmente daquelas que são consideradas as mais dificeis...... isto que vocês estão fazendo aqui comigo é a mesma coisa que a gente faz quando leva um novato pra um passeio??? e diz que a lama é divertida!!! que o horário da volta é o combinado sem nenhum atraso!!! hehehe.... pode deixar que sua roupa não vai nem sujar !!! É um batismo pra poder participar aqui do forum??? hehehe se for tô dentro.... pois estou começando a achar que aqui o pessoal é sério e fala do que entende. Ou pelo menos alguns....

Rafael,

Novamente, repito: é sempre bom ouvir os dois lados da história.

Felizmente o fórum 4x4 Brasil sempre se motrou (a mim) uma excelente fonte de referência sobre serviços, adaptações e empresas.:concordo:

Infelizmente a reputação da JR não é das melhores por aqui. Nunca tive Jeep com suspensão deles e não conheço ninguém lá pessoalmente. Agora considerando tudo que observei, estudei e aprendi, conclui que para meu Jeep eu não quero...:discordo:

De repente você me convence do contrário...

Fernando obrigado, pra mim realmente funciona e estou muito satisfeito, e posso dizer que eu realmente uso, e bastante. Só não tenho o mesmo saco que você de ficar com o jeep parado por dois anos e pouco e sem utilizar, e daí resolvi comprar algo pronto e me dei muito bem, inclusive na parte de acabamento não só no meu como também vi em outros, estou muito satisfeito. Alexandre e Loras, não estou aqui aqui pra defender ninguém, pelo menos não diretamente... hehehe, mas uma coisa é certa e digo isto de boca cheia, vocês realmente não conhecem a JR 4X4. Loras, pelo que estou vendo você escrever, esta blaser a que você se refere, é uma preta do Rio de Janeiro. Foi na mesma época que foi feito o meu CJ. Pelo que eu vi o dono levou o carro até o Rio e lá não conseguiu fazer alinhamento. Alguns dias depois vi esta blaser de novo na JR 4x4, foi quando o Ruy me alertou sobre lugares para fazer alinhamento (não é para qualquer um). Este carro foi rodando para o Rio (400 km com um carro que o dono falou que não anda???).....

Foi esse carro mesmo... salvo engano tem um tópico no fórum...:pensativo:

O dono não falou que não andava... andar, até o Arapuca andava... dá uma espiada na Frota 4x4.:shock:

Alinhamento especial? Isso pode ser considerado cartel (é isso mesmo?)...:mrgreen:

__________________________________________________ __________

Primeiro Rock Crawling que teve em Sampa a JR 4x4 participou e ganhou taça....vocês não viram?? Eu estive lá como espectador e ví que não deixou a desejar (Jeep azul com pneus 35").
É Loras, não devemos julgar sem antes conhecer as duas partes, ou faces.... senão podemos acabar falando coisas que nem sabemos...
`
Esta história parece com o que acontece com alguns ditos populares: " É a cara do pai em Carrara esculpido" - virou: " É a cara do pai escarrado e cuspido" :p :palmas: :dance:

Hum.... o primeiro Rock Crawling? Eu estava lá também e não me lembro. :oops:

Ganhou a taça... tá certo, parabéns! Mas o esporte estava engatinhando. Agora que temos Jeeps mais bem preparados, maior competitividade, por que não participar? Uma única prova parece que não provou nada a ninguém...

Tive contato MUITO próximo com um Jeep CJ5 verde do Anonimatos (em 2003), que possuia tal suspensão. Fizemos um passeio para a Ilha Comprida. Sabe o que o dono dele passou o passeio todo fazendo?

Regulando, reapertando, ajustando, mexendo na suspensão para conseguir completar o passeio...:mrgreen:

Agora vou aproveitar um pouquinho de vocês :stop: , e perguntar o que é e como é tirada esta medida de RTI, que estou vendo vocês me perguntarem. É uma medida de razão ??? pois se for, me envie tabela para eu saber se meu jeep está dentro ou fora destas medidas!!! fiquei curiosooo....

Não sei exatamente como se mede o RTI. Salvo engano suba com o Jeep em uma rampa, somente a roda dianteira (as outas 3 rodas não podem perder o contato direto com o solo). No limite de abertura da suspensão mede-se algumas distâncias e através de uma razão entre elas temos o RTI... o Elmer deve saber explicar melhor isso.

Vão livre por definição não é a diferença solo - bola do diferencial!!!:discordo:

É a diferença solo - ponto mais baixo da viatura (exceto pneus e rodas)... por isso o Fernando disse que a suspensão JR 4x4 prejudica o vão livre ao ser instalada por baixo do eixo.:idea:

Não leve isso tudo como crítica, pedradas, trote, agressão, etc. Eu mesmo quase comprei um Jeep com essa suspensão no ano de 2000. Até hoje agradeço aos céus por não ter comprado.:concordo:

Abs,

FernandoRisso
10/05/2007, 16:49
Bom,

RTI = Ramp Travel Index é igual a medida q se sobe na rampa dividido pelo entre-eixos do carro. A rampa tem no mínimo 20º de inclinação, mas o normal são 30º depois da evolução das suspensões nos últimos anos. Veja esse link http://www.4lo.com/calc/rticalc.htm. Só como referência o jeep do brother tem um RTI de 998 em uma rampa de 20º. :dance:

Se seu CJ-5 sobe em um degrau de 70cm e mantém as outras rodas no chão vc já tem um curso muito bom de suspensão, porém curso de suspensão não significa nada caso a geometria está toda errada, o que vai gerar um comportamento horrível no carro.

Bom, após esse debate fui ver o site da JR4x4 e vi que nada mudou. Naum tem como confiar em um cara que bota um jumelo com uns 30cm de comprimento para erguer um carro. :parede:

http://www.jr4x4.com.br/images/l200rampa.jpg

[]'s botando a mão na massa pra valer.

Alexandre Vaz Ferreira
10/05/2007, 19:05
....andar, até o Arapuca andava... dá uma espiada na Frota 4x4.:shock:

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :palmas:
falando no Arapuca lembram quando eu "anunciei" o "Kit de Suspenção" à venda no tópico no Frota....esses dias recebi uma MP de um cara interessado:shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :lol: :lol: :lol: :lol: , quase me urinei de tanto rir...
Lembrando que ainda está a venda:mrgreen:
[]s Cada vez tendo mais certeza que tem loco pra tudo

Alexandre Vaz Ferreira
10/05/2007, 19:13
Mas voltando ao assunto...Voces tão muito bonzinhos heim...EU desisto....

E brabo mas é queijo dizia uma véia comendo um pedaço de sabão...

[]s

R.Fael
10/05/2007, 20:35
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :palmas:
falando no Arapuca lembram quando eu "anunciei" o "Kit de Suspenção" à venda no tópico no Frota....esses dias recebi uma MP de um cara interessado:shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :lol: :lol: :lol: :lol: , quase me urinei de tanto rir...
Lembrando que ainda está a venda:mrgreen:
[]s Cada vez tendo mais certeza que tem loco pra tudo

Alexandre, isto realmente é um monte de lixo e o cara ainda tenta vender??? (tem louco para tudo :!: :!: :!: ). É bem diferente do que eu tenho no meu CJ, não tem nada em comum.

Abs
Rafael

Alexandre Vaz Ferreira
10/05/2007, 20:59
NOSSA QUE COISA IMPRESSIONANTE:shock:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=81151&d=1178839898

NUNCA VI NADA IGUAL....É IMPORTADO:?: :mrgreen:

[] sabendo diferenciar lixo enferrujado de lixo pintado

Dennis Figueiredo
11/05/2007, 01:08
se o cara esta feliz com ela, beleza :concordo:

[]'s preferindo a minha feita por mim mesmo :mrgreen:

http://inema.com.br/Albuns/0067879/al1/20060919105816.DSC09193.jpg

GustavoRisso
11/05/2007, 10:26
Realmente... este negócio de fazer a própria suspensão não tem a menor graça.... :mrgreen:

FernandoRisso
11/05/2007, 10:33
se o cara esta feliz com ela, beleza :concordo:

[]'s preferindo a minha feita por mim mesmo :mrgreen:

http://inema.com.br/Albuns/0067879/al1/20060919105816.DSC09193.jpg

Afê... essas molas de niva funcionam msm... :putz: :mrgreen: e o chassis tb... hehehehehe

[]'s :mrgreen: :mrgreen:

Dennis Figueiredo
11/05/2007, 11:13
Afê... essas molas de niva funcionam msm... :putz: :mrgreen: e o chassis tb... hehehehehe

O difícil não é fazer o bolo, e sim inventar uma receita ao teu gosto e ao tamanho da forma :concordo:

Quanto ao chassis, eu ja te falei que eram os B. lift soltos...... paiáço :evil:

:mrgreen:

R.Fael
11/05/2007, 13:50
Bom,

RTI = Ramp Travel Index é igual a medida q se sobe na rampa dividido pelo entre-eixos do carro. A rampa tem no mínimo 20º de inclinação, mas o normal são 30º depois da evolução das suspensões nos últimos anos. Veja esse link http://www.4lo.com/calc/rticalc.htm. Só como referência o jeep do brother tem um RTI de 998 em uma rampa de 20º. :dance:

Se seu CJ-5 sobe em um degrau de 70cm e mantém as outras rodas no chão vc já tem um curso muito bom de suspensão, porém curso de suspensão não significa nada caso a geometria está toda errada, o que vai gerar um comportamento horrível no carro.

Fernando, aproveitei este link para fazer uns testes. Peguei meu Jeep e subi em uma rampa com 20° de inclinação. RTI score = 1240 subindo de frente (altura atingida de 840 mm) e RTI score = 1624 subindo de ré (altura atingida de 1100 mm).:D :-D :concordo: Meus pneus são 35x12,5/15 e estão com 28 lbs.

Acho que está legal, até porque ainda uso meu Jeep para passeios e viagens, além de trilhas.
Obrigado pela dica.

Abs
Rafael
[]´s CJ satisfeito com o kit da JR 4x4.

FernandoRisso
11/05/2007, 18:03
Rafael,

Meus parabéns... poste fotos de seu incrível jeep.

[]'s e nos vemos na trilha...

Loras
12/05/2007, 03:32
Rafael,

Não leve a mal as provocações...:concordo:

Esse é o espírito da coisa!!!!:mrgreen:

Ninguém aqui duvida de vossa palavra. Mas da qualidade das suspensões JR sim, muitos duvidam, duvidaram e duvidarão.

Onde estão as fotos do seu Jeep na rampa?:?:

Quanto seu Jeep tem de vão livre (considerando a parte mais baixa)?:?:

Já analisou sua suspensão traseira? O que acontece se os olhais inferiores dos amortecedores quebrarem?:?:

Salvo engano, sua suspensão desmonta... ou seja, fica sem molas...:pensativo:

Abs,

Elmer_Jeep
12/05/2007, 09:12
Realmente... este negócio de fazer a própria suspensão não tem a menor graça.... :mrgreen:

Pois é, duvido se a dianteira do kit JR comprime desse jeito: (fotos em anexo) :mrgreen:

imagina se tivesse com os revolver ;-)

José Augusto
12/05/2007, 22:20
R.Fael, preste bem a atenção nas fotos que o Elmer postou, não adianta um RTI alto se o Jeep "sobe" demais como um todo e pende demais para o lado, o ideal é ter equilibrio na coisa, se 3 molas "tracionam" (ficam muito pouco comprimidas) e apenas uma "comprime de verdade" já tá errado, pois vc está em uma situação de equilibrio instável e dependedo da condição a mudança de comportamento é brusca (e é ai que mora o perigo, vc tomba sem perceber), esse "jogo" de "adivinhar" qual deve ser a elasticidade da mola tb é complicado.

[]'s ("mexer em suspensão não é coisa pra amador").

Varela
19/05/2007, 22:48
NOSSA QUE COISA IMPRESSIONANTE:shock:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=81151&d=1178839898

NUNCA VI NADA IGUAL....É IMPORTADO:?: :mrgreen:

[] sabendo diferenciar lixo enferrujado de lixo pintado

O pior é que se observar direito o pneu dianteiro direito está no ar...

mak (SP/ZN)
20/05/2007, 13:43

os padrões de rampa de RTI da JR e EXTREME são diferentes do resto dos mortais...
Alguem disse que a JR4x4 ganhou trofeu de RC??? Qual foi, qual lugar e QUANTOS carros haviam na categoria???

elmestizo
20/05/2007, 18:55
Ops..

vc´s lembram o que aconteceu com a roda do carro da Jr?

Varela
20/05/2007, 19:18
os padrões de rampa de RTI da JR e EXTREME são diferentes do resto dos mortais...
Alguem disse que a JR4x4 ganhou trofeu de RC??? Qual foi, qual lugar e QUANTOS carros haviam na categoria???

Deve ser melhor né Mak, já que 2 rodas ficam no ar e a carroceria vai junto... heheheheheheheh

Alexandre Vaz Ferreira
20/05/2007, 23:05

E eles colocaram um monte de capim pra disfarçar:lol: :lol: , mas é um bom sinal:shock: , nas fotos mais antigas não usavam este artificio:parede: , sinal que estão aprendendo:mrgreen: e tem até clientes satisfeitos:putz:

[]s desanimados

Mourão GP
26/05/2007, 15:27
Tem uma opção de suspenção no forum de Land: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=25964