PDA

Ver Versão Completa : @#$%#@% da embreagem!

Marcos ET
14/04/2004, 19:59
PessoALL, mais um problema...

Tow parecendo novato com estas crises existenciais... :oops:

Andei no jeep hoje, da oficina para casa... mas a !#$$ da embreagem nao tá funcionando corretamente...

Seguinte: se eu piso na embreagem até o batente (no assoalho - pedaleiras originais) a embreagem nao "abre" o bastante, se coloco 1ª (só engata com o jeep desligado) o jeep começa a andar pra frente... pensei que regulando o cabo ficasse bom, mas já tá no fim de curso...

MAS... o problema nao é tao simples de resolver... pois se eu tiro o pé da embreagem ela fica patinando! ou seja, nao agarra totalmente pra andar, nem solta totalmente pra passar as marchas! que !#@$# de mecânico....

tow usando o acionamento original do Jeep, com o platô do opala (o motor GM151) e disco do jeep (pra nao ter que cortar o eixo piloto)...

AJUDA !!

leopoldo
14/04/2004, 20:48
Pode ser :

1-o disco está virado do lado errado.

2-só regulagem mesmo ou

3-pode ser simplesmente problema no dimensionamento dos componentes do sistema.

Agora, se soltando tudo (não é soltando o pé não, é soltando o sistema) ainda patina, tem problema lá na embreagem.

Eduardo Velo
14/04/2004, 21:14
Marcos , vou dar meu chutinho ... di bico , hehehe ...
Pode ser garfo quebrado ou trincado no furo do eixo , forçando abre mas não o suficiente e qdo solta não volta . Abrindo a cx seca vc mata a xarada . Depois conta pra nóis ...

[]s e bom trampo ...

dptucunduva
15/04/2004, 09:22
Marcos,

Uma outra solução é embuchar a manga do eixo piloto e usar rolamento + garfo do opala.

Marcos ET
15/04/2004, 16:41
Leopoldo, valeu pela dica, verei se o disco nao tá do lado "B"....
Eduardo, acho que o garfo tá ok, foi revisado antes de recolocar.... mas vou ver tbem por aquele buraco q fica entre motor e capa seca do opala.
Daniel, na hora que andei no jeep lembrei das tuas palavras "cara, bota logo o acionamento do opala"... tow parecendo aquela propaganda do cara que nao usa tubos e conexões tigre... tow até vendo eu andando nas ruas com aquele "mico" no ombro.... :oops:

Fora isso, motor show d bola... só faltam alguns ajustes finais.

[]'s e valew

LuizCabral
15/04/2004, 18:50
cara, tenho um maverick que esta com esse problema tambem. O mecanico disse para adaptar uma bomba de freio (do fusca) para fazer uma embreagem hidraulica.

O pedal fica macio e com o curso total.
Pergunte a seu mecanico se ele sabe fazer esta adaptação.

Beto Lacerda
16/04/2004, 00:18
cara, tenho um maverick que esta com esse problema tambem. O mecanico disse para adaptar uma bomba de freio (do fusca) para fazer uma embreagem hidraulica.

sugestão caso opte por acionamento hidraulico (não sei se isso vai resolver seu problema) , nem imagino qto. pode custar essa adaptação de fusca , mas uma otima opção em embreagem hidraulica , dica que me deram no forum , testei e fica muito bom , o sistema da Toyotossauro motor mercedes 709, 215 latas na toyomax em 2X , toca a embreagem da silverado facinho facinho, deve dar conta do maverick , pro ap aguenta sussegado
[]'s

Marcos ET
17/04/2004, 22:05

Legal instalar o acionamento hidráulico, mas nao sei como colocar o atuador para acionar o platô, tem alguma foto aki no fórum? a parte de colocar o cilindro mestre do fuca tá blz, mas como instalar o atuador para a embreagem? tem que tirar o motor/câmbio?? é só colocar o atuador no lugar do cabo de aço????? kuméqfaz?

[]'s esperando esclarecimentos...

Thiago Rodeghel
17/04/2004, 22:13
Tbm já vi esse sistema de embreagem hidraulica :D

Em um CJ com motor F1000 3,6L, usando pedaleiras do Opala, e o cara adaptou o reservatório direto nela :wink: , lá na Deep Tec.

Bom duvido muuito q não aguente um motor do Maveko, se aguenta da F1000 :roll: e com certeza aguenta um motor Opala e VW AP.

[s]

Wallace
18/04/2004, 00:18
É por essas e outras que o melhor é automático...;-)

Thiago Rodeghel
18/04/2004, 00:24
É por essas e outras que o melhor é automático...;-)

Concordo totalmente 8)
Finalmente concordamos em algo :lol: :lol:

[s]

Mauro Darezzo
18/04/2004, 20:43
Já que vc trabalha com ferramentas importadas, vou ver se vc me fornece uma bem especial....
Tô precisando daqueles cintos explosivos que o pessoal do Hamas usam nos atentados com homens-bomba. Vc tem? Preciso dar um jeito no meu Jeep.
Podemos ainda inverter o sentido e enviar meu Jeep para ser usado como carro-bomba. hehe.
Pelo amor de Deus alguém responde meu tópico.
BUÁÁÁÁÁ!!!!!!!!!!!!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=3255

Beto Lacerda
18/04/2004, 22:22
Legal instalar o acionamento hidráulico, mas nao sei como colocar o atuador para acionar o platô, tem alguma foto aki no fórum? a parte de colocar o cilindro mestre do fuca tá blz, mas como instalar o atuador para a embreagem? tem que tirar o motor/câmbio?? é só colocar o atuador no lugar do cabo de aço????? kuméqfaz?

[]'s esperando esclarecimentos...
Marcos , vc vai ter que fazer um suporte para o atuador empurrar o garfo , no mesmo lugar onde o cabo puxava vc poe o atuador, parece complicado mas não é não , se vc vai ter que tirar o motor e cambio depende se vc tem espaço pra trabalhar o suporte no seu jeep ou não :wink: (internamente não precisa fazer nada na embreagem).
[]'s

Marcos ET
19/04/2004, 09:05
eh... Valeu Beto, mas queria saber de onde eu vou arrumar o atuador, como botar ele pra funcionar já saquei...
é da linha industrial? é de alguma Pick-up? é o do Lada? de onde tiro aquele atuador???

Ainda ontem passei sete horas!?! fuçando debaixo do véio, fiz uma nova furação para reajustar aquele ferrinho que sai do pedal da embreagem e vai pro balancin, furei no balancin mais perto do eixo, a embreagem ficou dura, o curso de acionamento do garfo aumentou, mas mesmo assim nao abriu todo, pra engatar 1ª tem que desligar o motor.... será que é o disco?

[]'s desesperados pra andar de jeep....

dptucunduva
19/04/2004, 09:17
Daniel, na hora que andei no jeep lembrei das tuas palavras "cara, bota logo o acionamento do opala"... tow parecendo aquela propaganda do cara que nao usa tubos e conexões tigre... tow até vendo eu andando nas ruas com aquele "mico" no ombro.... :oops:

Marcos,

Eu só falei isso pque é a solução que eu uso no meu, não que seja melhor ou pior. Ambos se feitos corretamente deveriam funcionar........

Eu devo desmontar e vender tudo do meu daqui uns meses (capa seca, volante, embreagem completa, talvez câmbio).... Se até lá vc não tiver resolvido... :roll:

Beto Lacerda
19/04/2004, 12:35
eh... Valeu Beto, mas queria saber de onde eu vou arrumar o atuador, como botar ele pra funcionar já saquei...
é da linha industrial? é de alguma Pick-up? é o do Lada? de onde tiro aquele atuador???

[]'s desesperados pra andar de jeep....
Eu uso a da band (709) segundo sugestão do pessoal do forum, comprei na toyomax (a dois meses era o lugar mais barato R$215,00), vem tudo , atuador, cil. metre, flexiveis, etc.

Beto Lacerda
19/04/2004, 20:56
O gustavo usou de caminhão volks , e fixou no chassis , eu fixei o da band no suporte original do atuador do motor (veio sem o atuador mas com suporte , foi só mudar a furação) , tem uma foto do CJ5/7 do Gustavo que mostra bem como é simples http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2174&postdays=0&postorder=asc&start=15
não sei se precisava mas optei por fixar o atuador junto ao motor para caso o motor se desloque (o minimo de torção que seja ) não "entortar" a haste , e garantir um alinhamento perfeito do atuador com o garfo sempre (se vai fazer diferença não sei , mas não custava nada :wink: )
[]'s

Marcos ET
19/04/2004, 23:29
Valeu Beto, mas no meu caso nao dá pra instalar desta forma, pois o garfo original do CJ3A ficou "embutido" dentro da capa seca do GM... :oops: já tow bolando um mecanismo pra arrumar a bagaça, mas tá brabo...

Pior de tudo é ver o resto do Jeep implorando por uma reforma, mas o tempo ($$$) akbow... rsrs

Terminando a bagunça, vou abrir um álbum das "matadas" que a "gangue" de mecânicos-carniceiros-ninjas fizeram por aki...

grande []!

Marcos ET
25/04/2004, 23:16
PessoALL, sem querer parecer muito Prof. Pardal, nem "mestre das gambiarras", vou tentar resolver o problema da embreagem assim:

Descobri que o disco do Jeep é mais grosso que o disco do Opala, por isso o platô nao abre o bastante. Desta forma, amanhã vou retirar o plato e colocar arruelas pequenas entre este e o volante, bem naqueles parafusos de fixação que prendem todo o conjunto, desta forma, o conjunto de acionamento, molas e plato, vao ficar 1,5mm mais afastados do volante, abrindo mais e largando o mardito disco de embreagem, assim poderei engatar a 1ª com o jeep ligado novamente! oq vcs acham?

olhem o desenho pra ver como é que vou fzer, as arruelas eu coloquei pintadas de vermelho, pra achar mais fácil no desenho... percebam que o plato ficará mais afastado do volante...

[]'s esperando morrer como um pássaro (tomando pedradas! hehehe)

fugger
26/04/2004, 00:46
:) Marcos ET

:) Não faça esta besteira! :shock: :lol: :)

:shock: Pode desbalancear todo o conjunto,bem como fu@#$%^com tudo.

:) Procure uma oficina que recondiciona embreagem e mande fazer um disco de opala (é este o motor que vc usa, né) com o miolo de jeep. :wink:

:) tem um monte de cJ assim andando bem por aí

[]'s

leopoldo
26/04/2004, 01:02
Boa noite Marcos,

ÓTIMO que você tenha fuçado, achado o problema e já tenha bolado uma solução.

Vou melhorar um pouco o seu kit de reparo:

Em vez de usar os mesmos parafusos que prendem o platô ao volante, já que você vai colocar arruelas espaçadoras, vá a uma loja especializada em parafusos e vê se êles tem um prisioneiro, não do tipo rosca inteiriça, mas aquele que tem rosca nas pontas mas no meio tem uma parte sem rosca. Essa parte sem rosca, se tiver 3 mm, resolve seu problema. É mais seguro o uso dessas coisinhas e facilita na montagem do conjunto no jeep. A parte que rosca no volante pode ser travada com trava química e as porcas, podem ser tipo parlock, não sei se você conhece.

Só umas questões:

1- o disco de fricção tem o mesmo diâmetro externo que o do OPALA?
2- o disco de fricção desliza sobre o entalhado do piloto de forma livre?

Caso sua experiência ainda não dê o resultado esperado, você pode pensar em como fazer o platô ser mais alavancado, como mudando a alavancagem sobre o rolamento, mais isso eu não recomendaria pois vai solicitar ainda mais o mancal traseiro do motor e com o tempo, vai dar folga longitudinal no girabrequim, ou seja, problema no motor.

Só cuidado para não exagerar no calçamento do paltô para o disco não ficar patinando depois, mas isso é um ajuste que você vai tirar de letra.

Boa sorte.

Marcos ET
26/04/2004, 11:11
Salve Fugger, blz?

Já pensei em transplantar o miolo do jeep para o disco do Opala, mas creio que seria uma besteira maior ainda, pois o pessoal daki nao é lá uma "brastemp" pra estas coisas... sóp sabem o feijão com arroz mesmo! além do mais, nao queria separar o motor do câmbio novamente... cada arruela pesa menos de 10g, além do mais, o conjunto do jeep nao foi balanceado mesmo... e o motor do opala é de baixa (até média) RMP, oq nao aumenta muito o "peso" pela força centrífoga.... resumindo, nao creio que o resultado seja tão desastroso quanto retirar novamente o motor, abrir tudo, mandar fzer um disco que poderá nao ficar bom, pra depois montar tudo novamente!

Leopoldo, valeu pela dica, mas ainda nao entendi qual a vantagem de trocar os parafusos por prisioneiros... usando as porcas parlock, arruelas e o prisioneiro... será que nao vai "entulhar" d+ as coisas lá dentro nao? acho que o espaço vai ficar apertado... afinal de contas, as "cabecinhas" das parlock são muito mais altas que a cabeça chata dos parafusos originais....

quanto suas perguntas: o disco que uso é original do jeep, é uns 25mm (no diâmetro) menor que o do opala e uns 1,5 a 2 mm mais espesso que o do opala. Sendo original, está trabalhando livre no entalhado do eixo piloto (pelo menos foi oq pareceu, vendo sob o jeep, o deslocamento é milimétrico....

quanto a alavanca de acionamento, já "fucei" lá, só que nao no garfo, refiz a furação do balancin, aquela vareta que vem do pedal de embreagem agora fica mais perto do centro de rotação, na ponta que liga ao balancin... (eu ia aumentar a outra ponta, mas nao deu por falta de espaço, então reduzi a ponta, aquela que trabalha rente ao chassis...)

PessoALL, valeu pelas dicas, vou fuçando e depois conto como foi....

grande [] !

Mauro B.
03/06/2004, 21:59
Em vez de usar os mesmos parafusos que prendem o platô ao volante (...) vá a uma loja especializada em parafusos e vê se êles tem um prisioneiro, (..) É mais seguro o uso dessas coisinhas e facilita na montagem do conjunto no jeep.
Oi Leopoldo !!! :D

Porque os prisioneiros são mais seguros que os parafusos normais? Qual a vantagem deles sobre os parafusos normais com cabeça ???

A parte que rosca no volante pode ser travada com trava química

Como é essa "trava química" ??? Tem pra vender por aí ??? E seu eu quiser retirar o parafuso depois, fica muito difícil ???

PessoALL, valeu pelas dicas, vou fuçando e depois conto como foi....

E aí Marcos, já resolveu teu problema??? Como fez???

[]'s com dúvidas

Marcos ET
07/06/2004, 09:08
Eh Mauro, resolvi o problema.... nao tive como contornar a situação...

Cortei o eixo piloto, coloquei a ponteira com o entalhe do opala (estria grossa), depois instalei o garfo de atuação do opala mesmo (agora o varão empurra o atuador - antes puxava) tendo que inverter o balancin para funcionar, fiz uma luva pro rolamento e joguei o disco antigo (de jeep) e todos os agregados fora.... "morri" em mais uns R$ 300,00 e o jeep deve sair do "hospital" ainda esta semana...

bom, mas dos males o menor, agora com o sistema do opala, fica bem mais fácil colocar o atuador hidráulico (quando passar as pedaleiras para cima....)

[]'s cansados de gastar $$, mas animados com a possibilidade de andar de jeep o quanto antes!

bibizinhu
24/03/2005, 19:32
pessoal.. o meu jeep acontece a mesma coisa.. ele só engata as marchas quando o sistema de embreagem tarbalha enforcado... e quando saio com ele, patina de mais.. só que esta com o garfo do jeep... e com o disco (miolo do jeep) e o resto de opala!!!
me ajudem tambem... qual a diferença c eu colocar um garfo de opala ou deixar o de jeep??

abraços.. ( e não liga pro meu login.. pq esse nome é meu priminho que deu)

leopoldo
26/03/2005, 02:53
Na montagem que o Marcos estava propondo, onde iria colocar o espaçamento no plato, nada como prisioneiros para a motagem assim o palto não iria cair na cabeça dele e ele não iria ficar lutando com as arrulelas e tentando pescar com os parafusos.

Com o prisioneiros no lugar, seria só colocar as arruelas e lá estaria todo o conjunto esperando o platô por cima.

Travas qímicas são fornecidas pela Locktite:

www.permatex.com

E sim, dependendo do caso, é uuuito difícil remover um prisioneiro travado quimicamente na rosca.