PDA

Ver Versão Completa : Válvula termostática para BF-161



flaviovs
30/04/2007, 23:13
Salve pessoal.

Afinal de contas aonde eu acho a tal válvula termostática para BF-161?

O modelo é igual a de algum carro nacional mais recente com peças para reposição no mercado?

Já fui em várias lojas e já ouvi de tudo (hoje tive que ouvir que "o motor original não tem válvula"). Também não achei no catálogo online da Donatti, Agromotor etc. Estou pra disparar um e-mail para outras lojas e perguntar, mas se puder ir logo alí na esquina e comprar, melhor.

Desde já, meu valeu.

Kim
01/05/2007, 10:02
Caro amigo!

No BF pode ser colocado a válvula termostática do opala, diminuindo um pouco seu diâmetro (trabalho de esmerilho).

Fica muito bom, já vi vários motores assim.

Quando passei o BF de meu ex-willys a álcool (tá lá na página das Fs), coloquei a válvula do corcel/del rey.

Passa graxa nela e coloca dentro da mangueira superior, fica excelente!

Abraços.

Kim.

flaviovs
01/05/2007, 21:44
Tudo bem, a do Opala fisicamente cabe, depois do desbaste.

Mas e as temperaturas de fechamento e abertura? São as mesmas?

Kim
01/05/2007, 22:02
Caro flaviovs!

Quanto à temperatura de funcionamento, sendo carro a gasolina, a faixa de temperatura é a mesma, inclusive nos cebolões de acionamento da ventuinha.

Qualquer uma das duas que citei tem a mesma faixa de funcionamento.

Abraços.

Kim.

Sidnei
03/05/2007, 12:55
Flavio,

Tem sim no site da donatti a valvula termostática original do bf161

Digite "termostatica" sem acento na busca do site da donatti e vc encontrará.... custa R$ 40,95

flaviovs
03/05/2007, 13:18
Fala Sidnei. Rapaz, que coincidência, hoje cedo entrei lá e vi a dita cuja. Vou ver se encomendo.

Nerso
03/05/2007, 13:58
Salve Salve

Desculpem minha intromissão, mas não esqueça de verificar a posicação da dita cuja, pois aqui na minha terrinha já vi valvula invertida !!!! e cuidado para não dar entrada de ar no sistema.

Alias a minha valvula é a do opala 6cc ( 38 latinhas em janeiro ), cabe certim !!! o duro foi que ao soltar os parafusos da tampa antiga eu a quebrei e descobri que a do opala 6CC tambem da certim !!!

:concordo:
nerso

flaviovs
04/05/2007, 23:47
Fala Nerso. Nada a desculpar, pelo contrário, só agradecer sua intromissão.

Bem lembrado. Nunca troquei a válvula e vou fazer eu mesmo. Só pra garantir: o lado da mola fica virado para o motor, não é isso? ;-)

Quanto à válvula do Opala, bem, o Kim falou que cabe com desbaste. :pensativo: A sua foi plug'n'play?! Quem bebeu mais aí? :mrgreen:

Lama
05/05/2007, 11:47
Fala Flaviovs!

Tenho uma Rural 74 com Bf-161 e tbm coloquei a válvula do opala, só que comprei a válvula pra alcool por engano e vou ter que trocar, tá esquentando muito o motor. No meu caso foi Plug and play.

Dica importante: Se o alojamento da válvula do seu motor for preso com parafusos sextavados, tenha cuidado na hora de tirar o parafuso que fica pro lado do suporte do filtro de óleo. Na hora de tirar o meu, acabei forçando um pouco demais e quebrei o alojamento da válvula porque a chave de boca não cabe direito e fica dificil de girar o parafuso. Depois vi que o alojamento tava todo podre - tbm, a peça só tem 33 anos! Comprei um alojamento novo em aluminio fundido (acho que foi ums R$25,00) e coloquei parafusos Allen inox com arruelas de pressão pra prender o alojamento no motor. Acho que agora não vai dar mais problemas quando for tirar a válvlua por algum motivo.

Abraços.

Marcelo Rabello
05/05/2007, 11:52
Colega.
No início do ano encontrei a válvula original, isto é, sem precisar qualquer adaptação, na Jipebrás.
Abç.
Marcelo Rabello

Lama
05/05/2007, 12:02
Ops!! Esqueci de dizer!

Coloquei os parafusos Allen pra ficar mais fácil de tirar depois, devido ao fato de que chave de boca não cabe direito por causa do suporte do filtro de óleo.

Coloquei Allen inox pq os parafusos que tavam nela já estavam todos podres e, inclusive, tive que repassar as roscas para por os parafusos novos. As arruelas de pressão são para que os parafusos não afroxem e são de inox tbm.

Acho que a rosca dos parafusos é 5/16" UNC - não me lembro bem mas, acho que é isso!

Abraço.

Nerso
05/05/2007, 13:59
salve !!!

É Flaviovs vc viu que se não tomar cuidado corre-se o risco de quebar o alojamento da valvula !!!

Alias na caixinha da mal fadada valvula vem as instruções não se preocupe, mas vc acertou

Ah !! no meu caso a valvula para motor a gasolina do opala 6cc caiu como uma luva ..... ( plug'n'play é muito chic !!!)

boa sorte

nerso
:dance:

Nerso
05/05/2007, 14:01
salve !!!

É Flaviovs vc viu que se não tomar cuidado corre-se o risco de quebar o alojamento da valvula !!!

Alias na caixinha da mal fadada valvula vem as instruções não se preocupe, mas vc acertou

Ah !! no meu caso a valvula para motor a gasolina do opala 6cc caiu como uma luva ..... ( plug'n'play é muito chic !!!)

boa sorte

nerso
:dance:

leopoldo
05/05/2007, 19:49
....tive que repassar as roscas para por os parafusos novos....

Se vc repassou a MESMA rosca - 5/16 UNC, tudo bem.

Se vc repassou outra rosca, criou um problemão.

Lama
06/05/2007, 18:33
Leopoldo.

Repassei a mesma "bitola" de rosca que é a original, na verdade, a rosca não foi nem repassada, a única coisa que fiz foi repassar o macho para retirar a quantidade muito grande de sujeira - causada pela própria deteriorização dos parafusos - que havia nos fios das 3 roscas do cabeçote.

Pra vc ter uma idéia, não usei nem o desandador ("vira-macho"), bastou um pouco de força com a mão mesmo!

Abraços do amigo não tão "meia-roda" assim!!! Hehehehe!

Falow.

leopoldo
06/05/2007, 19:07
Ah ! bão.

Rosca limpa ! missão sucesso.

flaviovs
08/05/2007, 12:22
Eu encomendei a minha na Donatti. Deve chegar esta semana e devo instalar no FDS.

Valeu mesmo é pela dica de cuidado na hora de soltar o alojamento!

Agora... se a válvula do Opala gasolina é plug'n'play e as temperaturas são as mesmas então, ora bolas, a válvula do BF é a mesma do GM, hmm?

flaviovs
16/05/2007, 21:29
Chegou a válvula da termostática. Então... a famosa "válvula termostática para BF-161" da Donatti é nada mais nada menos que a do Opala a gasolina.

Lama
22/05/2007, 22:32
Troquei a válvula termostática na Aleluia no final de semana.

Sai válvula do Opala a álcool (abre a 86°)

Entra válvula do Opala a gasolina (abre a 75°) - Ufa, bem melhor!!!!!

Como já disse, é plug and play. e com parafusos Allen na fixação do alojamento, não tive maiores problemas. Troquei em menos de 3 minutos, sério!

Abraços