PDA

Ver Versão Completa : O que é "OD Off" no painel da L200???

Djamdjian
30/04/2007, 20:45
Boa Noite,

Sou novo no fórum e nos 4x4.
A uns 20 dias adquiri uma L200 Sport HPE Automática 2004.
Fiquei meio assustado, pois acendeu uma luz no painel escrito OD Off. Achei que era falta de óleo diesel no tanque, e nada, dpois olhei óleo do motor, estava meio baixo e completei, e mesmo assim não apagou.
Ouvi dizer que tem haver com o cambio, mas não sei como liguei ou como desligar isso.

Espero ajuda...rsss:-D

Obrigado a Todos

Carlos

Edintruder
30/04/2007, 21:40
Quer dizer Over Drive desligado.
O Over Drive (OD) é uma sobre-marcha disponível nos câmbios automáticos, no caso da L200 é a 4a marcha. Quando desliga só vai até a 3a marcha. Esse dispositivo para desligar serve para aproveitar melhor a potência do motor em locais aonde permita uma velocidade de cruzeiro e precisa de mais força motriz ou freio motor (caso de serra, veículo pesado ou com reboque). Em uso urbano não muda grande coisa.

Djamdjian
30/04/2007, 22:33
Obrigado Edintruder

Agora fico mais tranquilo...

Amanha tento fazer o cambio voltar ao "normal"...

Obrigado

murilloaquino
01/05/2007, 00:50
Na l-200 se nao me engano é um botaozinho na propria alavanca do Cambio...

davilsantos
01/05/2007, 11:48
do lado esquerdo

edubelem
01/05/2007, 16:22
Este botão não é desativado apos o deligamento do motor? Necessitando ser reativado apos a artida?

[]'s

Rogério Silva
01/05/2007, 16:51
A hilux não tem isso não neh?

Waldir Carlos
01/05/2007, 18:03
OFF: Rogério, te enviei uma MP. Quando possível, favor me responder.

[]s

Rogério Silva
01/05/2007, 21:25
OFF: Rogério, te enviei uma MP. Quando possível, favor me responder.

[]s

Waldir, já tinha respondido antes, no mesmo dia em q tinha recebido, não sei o q houve, pois acho q não chegou. De qualquer forma, enviei novamente, caso não receba, me avise ok?

Abraço

ramonpoa
02/05/2007, 08:57

O over-drive também é útil em ultrapassagens em auto-estradas... você empurra a marcha para baixo antes de começar a acelerar.... (no corolla fica na própria alavanca do câmbio)....

Na HILUX AT não existe o botão... você controla na alavanca (em D ou 3, pois o 3 é só deslocar a alavanca para o lado... uso de vez em quando em estrada, para ultrapassagem ou subida de serra com muitas curvas.).....

FlavioLouveira
02/05/2007, 08:59

Tem sim, é só puxar a alavanca (em D senao me engano)para a esquerda que ele fica em 3 marchas só...

Esse recurso é muito util em serras, na descida, assim vc nao prescisa ficar brequando o tempo todo, ou quando subindo, vc nao deixa o cambio ficar trocando marcha o tempo todo... ou com reboque e outros já citados

Na L200, é um botaozinho no proprio cambio que ativa/desativa-o

Djamdjian
02/05/2007, 16:00
Isso mesmo.....
Descobri pra que servia o botão...
Isso que da ser novato...

Valeu pela ajuda pessoal...

Rogério Silva
02/05/2007, 19:29
Ah, blz, valeu os esclarecimentos galera!

Waldir Carlos
02/05/2007, 21:10
Sou manco quando o assunto é câmbio AT. Quem sabe, eu não mude os planos e parta para as "tomáticas"... he, he, he. Tô espiando e queria entender melhor. A explicação da funcionalidade [sobre-marcha 4=>3 e tal] eu acho que entendi. Agora, a parte construtiva: a explicação dada pelo ramonpoa para a Hilux eu captei. Tô enrolado é em relação à L200. Flavio, poderia destrinchar melhor isso?

OFF: no caso do Alexandre-AKPG, se ele usar esse "botãozin" na dele, o motor pode fundir. Putz, tomara que ele não leia isso aqui:putz::putz:.

[]s

murilloaquino
02/05/2007, 22:04
Normalmente é usado para bloquear o carro na 3 marcha.O principio da hilux é o mesmo da L-200.Na hilux é movimentando a alavanca, na l-200 é por um botao...
O principio é o mesmo

Walter L. L. Casitta
02/05/2007, 22:26
Eu acho que vocês estão enganados. Pelo menos na Cherokee Sport que tive. Com o OD ligado ou não sempre existiam as 4 marchas, mas com o OD ligado em todas as 4 marchas o motor trabalhava com menos RPMs inclusive ficando mais lerda na arrancada.

murilloaquino
02/05/2007, 22:32
Pelo menos no corolla e na l-200, quando ce desliga o OD, que significa Overdrive e normalmente é a ultima marcha, o cambio reduz uma marcha e ´´trava`` na esquerda.
Lembro q o vectra nao tinha o OD, mais tinha a tecla sport q segurava mais a marcha e trocava com uma rotaçao mais alta...
Era muiito util em ultrapassagens

AKPG
03/05/2007, 09:16
Sou manco quando o assunto é câmbio AT. Quem sabe, eu não mude os planos e parta para as "tomáticas"... he, he, he. Tô espiando e queria entender melhor. A explicação da funcionalidade [sobre-marcha 4=>3 e tal] eu acho que entendi. Agora, a parte construtiva: a explicação dada pelo ramonpoa para a Hilux eu captei. Tô enrolado é em relação à L200. Flavio, poderia destrinchar melhor isso?

OFF: no caso do Alexandre-AKPG, se ele usar esse "botãozin" na dele, o motor pode fundir. Putz, tomara que ele não leia isso aqui:putz::putz:.

[]s
Waldir, eu li!!!!!! Hehehehehe

Falando sério: Eu uso este "botãozin" direto. Sempre que o carro está na quarta marcha e eu preciso de força, eu aperto ele e o câmbio passa para terceira. É a mesma coisa que vc reduzir de quinta para quarta ou terceira, quando precisa de mais força no motor ou precisa esticar as marchas.
No meu caso, sempre que eu aperto o botão (OD OFF) a velocidade em terceira marcha chega até a 120 km/h e não passa disso. O giro fica lá em cima (não me lembro mas acho que mais de 3500 rpm). Se eu quiser passar para quarta marcha tenho que desligar o botão. Ai na hora é engatada a marcha superior.
Em todos os casos em que usei, a quarta marcha nunca foi engatada. Só é engatada quando desligo o botão. Porém vale ressaltar que eu sempre estava com o pé no talo e talvez por isso é que a quarta não entrou (afinal, por estar com o pé no talo, o botão do kick-down estava pressionado). Acredito que o comentário do Walter esteja correto. Mesmo com o OD OFF, a quarta marcha vai entrar sim, porém em uma rotação maior. Depois vou tentar fazer este teste e respondo aqui.

Um abraço,

AKPG
03/05/2007, 09:18
Normalmente é usado para bloquear o carro na 3 marcha.O principio da hilux é o mesmo da L-200.Na hilux é movimentando a alavanca, na l-200 é por um botao...
O principio é o mesmo
Murillo,

Na Hilux vc travou o câmbio em terceira. Na L200, vc aumentou a rotação de troca de marcha. Por isso é que são princípios diferentes. Mas vou confirmar isso depois que eu fizer o teste.

Um abraço,

Waldir Carlos
03/05/2007, 09:46
Putz, o "homi" leu! Como diabos ele achou esse meu comentário "escondidin"? Ufa, ainda bem que não brigou comigo... he, he, he. Também, a L200 dele agora é ex-quentona:putz: . Falando sério: tô ligado nessas explicações de vocês... valeu pelos esclarecimentos.

:concordo::concordo:

[]s

ramonpoa
03/05/2007, 10:17
Eu acho que vocês estão enganados. Pelo menos na Cherokee Sport que tive. Com o OD ligado ou não sempre existiam as 4 marchas, mas com o OD ligado em todas as 4 marchas o motor trabalhava com menos RPMs inclusive ficando mais lerda na arrancada.

Nunca prestei atençào no funcionamento disto na cherokee ou na l200.
No corolla e na hilux que tenho o "OD"(over drive) tira fora de ação a sobremarcha (ou quarta marcha).. que uma marcha naturalmente mais longa...

Para aumentar a rotação sem dispensar marcha? como faria? daria hora-extra pro conversor de torque? num sei.... mecânica nào é meu forte....

Mas no corolla ele TIRA a sobremarcha e na Hilux, por óbvio, botando em 3 e nào em D, tira fora de açào a marcha..

Na Audi não tem isso (até proque a que tenho é tiptronic)... ou você usa o tiptronic ou pisa no fundo e entra no modo esportivo....

Este recurso do "OD" é muito útil em ultrapassagens e subidas de serra e a maioria não o usa... é só praticar...

FlavioLouveira
03/05/2007, 15:08
Murillo,

Na Hilux vc travou o câmbio em terceira. Na L200, vc aumentou a rotação de troca de marcha. Por isso é que são princípios diferentes. Mas vou confirmar isso depois que eu fizer o teste.

Um abraço,

é a mesma coisa AKPG, na Hilux vc vai ate uns 170 em terceira e nao passa disso (nao passa a marcha, eu ja fiz isso) e na L200 eu ja fui ate 140 e nao passa a marcha nao, nao prescisa testar nao hehe!!

O que EU entendo disso é o seguinte,os AUTO sao comuns fora daqui e lá fora os caras realmente carregam coisa e andam em montanhas que é fogo, se vc for brequando pega fogo na lona no final da descida... entao esse overdrive serve mesmo para essas situações, quando vc reboca ou esta numa subida e quer ficar ate o final com a marcha reduzida (ou em caso de ultrapassagem em baixa), ou quando vc esta em descidas/ montanhas em alta e nao pode ficar com o pé no freio direto senao vc queima a lona e acaba com o disco hahaha....

AKPG
03/05/2007, 16:51
é a mesma coisa AKPG, na Hilux vc vai ate uns 170 em terceira e nao passa disso (nao passa a marcha, eu ja fiz isso) e na L200 eu ja fui ate 140 e nao passa a marcha nao, nao prescisa testar nao hehe!!

Flávio, a Hilux chega a 170 em terceira marcha? É isso mesmo?

ramonpoa
03/05/2007, 17:33
Flávio, a Hilux chega a 170 em terceira marcha? É isso mesmo?

heheeh nunca testei...... acho que nào...mas se chegar.... deve sair o ponteirinho dos rpm do painel... hehehehe mas não esquenta....

por falar nisso Alexandre, tu sabes que após toda a "fama" da L200 ela deve vender mais aqui no Rio Grande do sul...... o camarada compra uma l200 e consegue esquentar a água pro chimarrão o próprio radiador... já tem até mecânica adaptando saída de água pro habitáculo interno... heheh

FlavioLouveira
03/05/2007, 17:41
Sim, chega sim...
A L200 que tem o motor mais fraco chega em 140... A Hilux nao foi surpresa para mim, nao me pergunte o giros, eu nao reparei...

vc vai ficar curioso, pode fazer, numa reta na estrada, ela estica gostoso ate 140....nao chega no vermelho nao...fica bemmmmm perto hehehe

Edintruder
03/05/2007, 17:46
heheeh nunca testei...... acho que nào...mas se chegar.... deve sair o ponteirinho dos rpm do painel... hehehehe mas não esquenta....

por falar nisso Alexandre, tu sabes que após toda a "fama" da L200 ela deve vender mais aqui no Rio Grande do sul...... o camarada compra uma l200 e consegue esquentar a água pro chimarrão o próprio radiador... já tem até mecânica adaptando saída de água pro habitáculo interno... heheh

Pois é Ramon, não tinha pensado nisso. Desse jeito vou trocar a minha Ranger numa L200.

edubelem
03/05/2007, 18:42
Pois é Ramon, não tinha pensado nisso. Desse jeito vou trocar a minha Ranger numa L200.

Ed, quando vc trocar a sua ranger por uma L-200, vê se vc faz uns porta espetos no cabeçote, p/ fazer um churrasquinho e cuidado com o chimarrão, por que a água vai tar muito quente, o pessoal de MG, já adaptou p/ fazer pão de queijo, he he he he....:twisted: por aqui agente já cozinha a maniçoba.

Quero ver o dia que estas bichinhas pararem de esquentar, este fórum vai ficar muito monótono.:pensativo:

[]’s

AKPG
03/05/2007, 20:07

Poxa vida Ramon!!!! Então quando eu resolver vender a minha:pensativo: :pensativo: , não conseguirei mercado ai no sul:discordo: :discordo: !!!!! Vou ter que vender pro pessoal aqui de SP mesmo!!!!

Afinal, a minha não esquenta mais!!!!:dance: :dance: :dance: :dance:

:twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Um abraço,

AKPG
03/05/2007, 20:09
Quero ver o dia que estas bichinhas pararem de esquentar, este fórum vai ficar muito monótono.:pensativo:

No que depender da minha L200, o assunto já morreu!!!!! :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

[]'s esperando a cavalaria e pra animar um pouco a conversa hehehehehehe

Jorge T
03/05/2007, 20:31
No que depender da minha L200, o assunto já morreu!!!!! :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

[]'s esperando a cavalaria e pra animar um pouco a conversa hehehehehehe

No que depender da minha....nem começou.

Abs,

FlavioLouveira
04/05/2007, 17:22
No que depender da minha....nem começou.

Abs,

A minha tbem nao, salve salve hehehe :dance: :dance: