Ver Versão Completa : Spoa X Asfalto
samuca79
30/04/2007, 17:10
Saudacoes!
Ja li a maior parte dos topicos sobre SPOA disponiveis no forum e em alguns outros sites.
Ja formei minha opiniao a respeito do item, mas gostaria do parecer de pesoas que tem ou ja rodaram em jeeps SPOADOS no asfalto, pois alem de trilhas diversas costumo usar meu jeep pra viajar pro interior, e como nem sempre temos acesso pela terra, tenho q rodar no asfalto.
Quais as principais diferencas no comportamento do CJ5 spoado quando roda no asfalto? (viajando a 70 ou 80 km/h)?
Ficaria um CJ5 SPOADO, com GM 151, caixa de C10 3 marchas e eixos de rural, com rodas originais e pneus 750-16 (sem alteracao de off set) instavel e ruim para viajar no asfalto?
Posso SPOAr e utilizar jumelo alto, com feixe original flat(reto, sem arqueamento)? Ou jumelo alto e incompativel com SPOA?
Se for inviavel viajar, poderia gastar a grana do SPOA num bloqueio tb
Nao vou abrir mao das viagens para ter melhor performance em trilhas, prefiro usar guincho ou ser rebocado pelos amigos do que deixar de viajar de JEEP!
Abracos e agradeco respostas!
Samuca
Sergio Rocha
30/04/2007, 17:28
Samuca
Jumelos altos não vão bem com spoado nem com não spoado.
se vc pretende viajar a 80 kmh não faça spoa, não vai ficar bom pra isso.
Use pneus grandes do tipo 750x16 que é bem mais seguro.
[]'
leopoldo
30/04/2007, 19:12
1-Quais as principais diferencas no comportamento do CJ5 spoado quando roda no asfalto? (viajando a 70 ou 80 km/h)?
2- Ficaria um CJ5 SPOADO, instavel e ruim para viajar no asfalto?
3- Posso SPOAr e utilizar jumelo alto, com feixe original flat(reto, sem arqueamento)?
4- Ou jumelo alto e incompativel com SPOA?
5- Se for inviavel viajar, poderia gastar a grana do SPOA num bloqueio tb
6- Nao vou abrir mao das viagens para ter melhor performance em trilhas, prefiro usar guincho ou ser rebocado pelos amigos do que deixar de viajar de JEEP!
1- A diferença resume-se no CG mais alto e no comportamento que isto acarreta: mais cuidado deve ser tomado nas curvas ... e mais atenção, sempre.
2- Não. Viajei assim durante uns bons anos. Na Imigrantes cheguei a 140 km/h sem problemas, mas ... na reta.
3- Jumelos altos em um SOA ergue demais o jeep.
4- Em geral, sim, a não ser que vc use pneus acima do 36"
5- Inviável não é.
6- Ai está um bom argumento. Sem dúvida, entre colocar um bom guincho, blocantes e outros acessórios interessantes (X) a dor de cabeça desta modificação, nem perderia tempo pensando em colocar as maledetas molas por cima.
José Augusto
30/04/2007, 20:56
A rural está atualmente no estaleiro, mas quando testei ela já estava SPOADA com feixes de toyotas planos e bem alta, andei com ela em alguns lugares e viajei um pouco.
Andava com ela na cidade em avenidas à 80 km/h, sem problemas de estabilidade mesmo em curvas, após essa 1a reforma ela ficou bem estável.
Na estrada andava entre 90 e 110 km/h.
Ela estava com pneus 35"x15"x12.5" montados em rodas tala 10".
O fundamental é estar com o veículo bem alinhado, principalmente o ângulo do cáster, o SPOA deve ser bem feito.
É natural que com o veículo mais alto ele se torne menos estável, mas com eixos mais largos (de rural) já devem compensar.
E mesmo assim sempre existe a possibilidade de instalar barras estabilizadoras.
Vale aqui um comentário, se vc não pretende colocar pneus realmente grandes, 35 ou maiores, não há necessidade de fazer SPOA, tenho os 35" no meu CJ e ele não está SPOAdo.
Sergio Rocha
30/04/2007, 21:54
:shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
Spoa pra quem vai rodar mais em estrada ? :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
110, 140 kmh num jeep spoado ? :putz:
E eu que sou maluco ?:discordo: :discordo:
[]':lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Se for usar eixos de rural, o centro de gravidade praticamente não muda.
Procure fazer com quem realmente entenda do assunto, pra não ter problemas com o ângulo do cáster, como o Zé Augusto falou.
samuca79
02/05/2007, 09:44
Muito obrigado pelas experiencias compartilhadas pessoal !!!!
Apesar de curtir demais o visual do SPOA , acho q vou manter as molas quietas onde elas estao e fazer so um body lift pra os pneus pararem de pegar na lataria...
SO surgiu mais uma duvida ....
Qual a finalidade do SPOA, alem de permitir a utilizacao de pneus gigantescos e aumentar o curso da suspensao?
Pergunto isso, pois muita gente fala que pra pneus menores q 33" nao precisa de "trepar as molas em riba dos eixo", mas mesmo mantendo os pneus 32" (750x15) no teria a vantagem do maior curso de suspensao? Esse beneficio por si so , nao justificaria o SPOA?
Abracos
Novamente obrigado pelas preciosas informacoes e opinioes.
joão k. chikui
02/05/2007, 11:36
[quote=samuca79;388295]Muito obrigado pelas experiencias compartilhadas pessoal !!!!
...
Qual a finalidade do SPOA, alem de permitir a utilizacao de pneus gigantescos e aumentar o curso da suspensao?
Samuka
Prá quem faz trilha em lama em locais com facões, além de enroscar a bola do diferencial(que é arredondada e lisa) , se enroscar os malditos grampos de mola ,força demais o guincho , aí dá vontade de chorar...
leopoldo
02/05/2007, 12:32
A finalidade do SPOA (SOA) ?
- Permitir a utilização de pneus de grandes para gigantescos e aumentar o curso da suspensão, em alguns casos.
José Augusto
02/05/2007, 15:29
[quote=samuca79;388295]Muito obrigado pelas experiencias compartilhadas pessoal !!!!
...
Samuka
Prá quem faz trilha em lama em locais com facões, além de enroscar a bola do diferencial(que é arredondada e lisa) , se enroscar os malditos grampos de mola ,força demais o guincho , aí dá vontade de chorar...
X2:concordo: , considero esse o 2o maior beneficio, depois de propiciar pneus grandes.